Revista Guarulhos - Edição 95

Page 114

BEM VIVER

De olho na rotina A rotina de uma pessoa pode ser um excelente aliado para a saúde da memória ou então ser extremamente prejudicial para o seu desempenho. Para o médico Custódio Michailowsky, neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, é importante manter-se criativo e, de alguma maneira, desenvolver essa característica ao longo do tempo. “Devemos nos conscientizar da necessidade de sempre estarmos nos renovando, crescendo e aprendendo novos desafios.” Sonia Brucki complementa: “Uma pessoa sobrecarregada, tensa e estressada tem muito mais chance de não memorizar um dado ou alguma informação nova, além de não recordar o que já havia sido memorizado antes”.

A alimentação correta De forma geral, uma alimentação saudável apresenta resultados benéficos para diversas situações. É uma das maneiras mais eficazes de combater algumas doenças e obter grandes resultados para a saúde. Para a memória não poderia ser diferente. Dê preferência aos legumes, frutas, verduras, grãos, azeite e peixes, importantíssimos para manter uma boa memória. Para Michailowsky, o excesso de sal, açúcar, farinha branca e principalmente as bebidas alcoólicas, que agem alterando a consciência, deve ser evitado. Uma alimentação saudável e equilibrada visando o bom funcionamento do cérebro deve conter alimentos ricos em:  DHA (ácido docosahexaenóico): encontrado na gema de ovo, em peixes (especialmente os de água fria, como a sardinha e o salmão), entre outros;  Ômega 3: encontrado em peixes.  Ácidos graxos insaturados: encontrados no azeite de oliva e no óleo de peixe, entre outros óleos;  Antioxidantes (combatem os radicais livres e o envelhecimento celular): encontrados em frutas e vegetais, como a laranja e o brócolis;  Micronutriente Colina (melhora as sinapses entre os neurônios e ajuda a reparar as células cerebrais): encontrado no feijão, nos ovos e na soja;  Vitaminas do Complexo B (facilitam a comunicação entre os neurônios): encontradas nos ovos, grãos integrais, leguminosas, entre outros.

Atividades para melhorar a memória Para manter-se saudável e prevenir essa situação tão desconfortável e prejudicial, alguns cuidados básicos podem ser adotados por qualquer pessoa, sendo primordial continuar desenvolvendo o cérebro através de atividades. Os benefícios obtidos através da prática de exercícios físicos de longa duração e de baixo impacto são diversos. “Essas atividades retardam o processo de envelhecimento cerebral, sendo capazes de regenerar o tecido cerebral e aumentar a reserva cognitiva”, explica Custódio Michailowsky. Atividades lúdicas como a música, a dança e exercícios artísticos liberam neurotransmissores, responsáveis por retardar a degeneração cerebral. Para o especialista, tanto as atividades físicas quanto as mentais são importantes na formação de novos circuitos neuronais. Portanto, como sugere a médica Sonia Brucki, leia, escreva, aprenda novos jogos, aprenda um novo idioma e mantenha uma vida social ativa e bom humor, que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. 


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.