Revista Weekend - Edição 429

Page 1

Volta às aulas e promessas de ano novo

Hora de retomar atividades e de pôr em prática o que ainda não havia sido possível: investir na autoestima e qualidade de vida

Leia também:

* Na Coluna do Carleto: última edição das revistas

* E-social obrigatório para quem tem um ou mais empregados

* Academia Guarulhense de Letras dá posse a novos membros

Guarulhos (SP) janeiro/fevereiro 2023 Ano 14 n.º 429 clickguarulhos.com.br Foto: verkoka / Depositphotos.com

LIGANDO PAIS, PROFESSORES E ESCOLA

S A I B A M A I S

CÂMARA SOB NOVO COMANDO

Após uma sequência de decisões judiciais, o vereador Miguel Martello (PDT não pôde concorrer à reeleição como presidente do Legislativo guarulhense. Ainda buscou uma saída honrosa, apoiando o petista Marcelo Seminaldo, que obteve nove votos, contra os 25 conseguidos pelo candidato Ticiano Americano (Cidadania), apoiado pelo prefeito Guti (PSD).

COMPONENTES DA MESA

A mesa diretora para o biênio 20232024 tem a vereadora Karina Soltur (PSD) como primeira vice, Lamé Smeili (MDB) como segundo vice e os secretários André Alves (Cidadania), Pastor Anistaldo (PSC), Gilvan Passos (PSD) e Wesley Casa Forte (PSB).

MAIS VEREADORES EM 2024?

Com a expectativa da conclusão do censo do IBGE que apontará qual a atual população de Guarulhos, já se cogita o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal. Como é evidente que a cidade tem mais de 1,35 milhão de habitantes e não deve ter passado de 1,5 milhão, tem direito a ter 37 vereadores, conforme Artigo 29 da Constituição Federal. Embora possa parecer legislar em causa própria por facilitar a própria reeleição, a iniciativa de aumentar a quantidade de vagas cabe aos vereadores locais. A decisão interessa a partidos que não conseguiram eleger representantes por não atingir o quociente eleitoral.

O QUE É O TAL QUOCIENTE?

O quociente eleitoral é o resultado da total de votos válidos em uma eleição proporcional pelo número de cadeiras em disputa. Para eleger um vereador, o partido tem de atingir pelo menos o quociente. Mesmo o candidato mais votado do partido nesse caso não fica nem na suplência. Pode acontecer de alguém com menos votos se eleger e outro com mais votos ficar de fora.

O NÓ MAIS COMPLICADO

Os lamentáveis episódios em Brasília no dia 8/1 mostraram que o novo governo pode ter uma difícil relação com os setores militares, pois, ainda que Lula tenha procurado demonstrar disposição para o diálogo, nomeando para ministro da Defesa alguém com bom trânsito na área, José Múcio, ficou notório que alguns setores, se não contribuíram diretamente para o quebra-quebra, não foram eficazes para impedir que acontecesse.

O NÓ MAIS COMPLICADO - 2

A decisão de Lula de substituir o comandante do Exército poucos dias após a posse mostra que ele não quer correr o risco de confiar em quem não esteja inteiramente à vontade na equipe. Tendo assumido o posto em 30 de dezembro, o general Júlio César de Arruda foi substituído em 21/1 pelo general Tomás Ribeiro Paiva, que estava à frente do Comando Militar do Sudeste e que, coincidência ou não, na véspera havia defendido em discurso o resultado da eleição.

Diretor Responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674)

e-mail: valdir@carletoeditorial.com.br

Redação: Valdir Carleto e Adriana Valeriano

Distribuição: Luiz Aparecido Monteiro

Impressão e acabamento: Grass Indústria Gráfica - Tel: (19) 3646-7070

Carleto Editorial Eireli ME - CNPJ 10.741.369/0001-09

www.clickguarulhos.com.br

Av. Barber Greene, 836, sala 2, Jardim Santa Clara, Guarulhos - SP Tel.: (11) 2461-9310 - WhatsApp (11) 98849-7425

O X DA QUESTÃO

O presidente diz que quer varrer o passado e governar. O ministro José Múcio afirma que há decisão de punir todos que tenham contribuído para a tentativa de golpe perpretada no dia 8. De fato, Lula precisa preocupar-se em produzir uma gestão eficiente, principalmente na Economia, pois as promessas de campanha quanto a melhorar as condições de vida da população não tardarão a ser cobradas, mesmo que seu cumprimento não dependa exatamente do novo governo.

BOATARIA

O que não tem faltado nas redes sociais são boatos, usando dados falsos para incriminar a nova gestão por decisões tomadas ainda no governo Bolsonaro, como a não correção da tabela do Imposto de Renda na Fonte. Além de mentir quanto à origem do problema, o boato ainda inclui cálculo errado, dando a entender que o reajuste do salário mínimo para R$ 1.302 seria insuficiente para pagar o Imposto de Renda a ser retido de quem ganha um salário mínimo e meio.

ÚLTIMA EDIÇÃO

Devido à imensa dificuldade de reunir o volume de anúncios necessários para cobrir o custo de produção, lamento informar que esta é a última edição da Weekend. Deixaremos também de produzir a RG - Revista Guarulhos. Nossa gratidão a todos que contribuíram conosco por tantos anos, acompanhando nosso trabalho.

Tiragem: 13 mil exemplares

Venha conferir nas datas de circulação

Distribuição gratuita em 140 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo e em locais com salas de espera

41 anos de Jornalismo com credibilidade e responsabilidade social

[ 4 ] clickguarulhos.com.br
As melhores opções de imóveis! w w w . c a l m o n i m o v e i s . c o m . b r R. Maria Primo de Jesus, 89 Vila Galvão - 07056-040 - Guarulhos - SP Acesse nosso site! C R E C I 4 2 0 2 8 - J 1 1 2 4 5 1 - 0 0 0 6 1 1 9 5 0 0 0 - 6 5 8 0 | 1 1 9 5 0 0 0 - 6 5 9 3 |

Por qual critério você quer escolher sua profissão?

Eu venho aqui relatar que escolhi minha pro ssão Ciências Contábeis, me transformei numa contadora; z Administração de Empresas, para somar as mudanças. Depois, z pós graduação em gestão nanceira e controladoria e outra de gestão de processos. Quando tinha 15 anos de idade e escolhi a minha pro ssão, jamais iria imaginar o que viria pela frente e que está por vir. Hoje, deveria cursar uma faculdade de direito, uma de analista de sistemas e naõ sei o que mais me espera nos próximos dez anos.

Atualmente, eu tenho de lidar com a evolução da pro ssão de contador, tenho de trabalhar com alta tecnologia governamental, diversos tipos de sistema, tudo em nuvens, tenho de saber sobre análise de sistemas, malha na scal governamental e orientar as empresas para que elas se organizem e se protejam de eventuais multas. Tenho de compreender que a escrituração contábil no Brasil se juntou à de outros países e tenho de saber um inglês básico, adoção de IFRS (Internacional Financial Reporting Standards), NCM - nomenclatura de produtos de acordo com o Mercosul, legislação monofásica, alíquotas diferenciadas de acordo com o tipo da empresa e produtos. É necessário também entender de Sistema Público de Escrituração Digital - Sped.

Agora estamos no momento das obrigações sociais e acessórias e-social e DCTF Web, pelo qual os empregados serão monitorados dois dias antes de serem admitidos na empresa até o dia da sua demissão e tudo que acontece com a sua saúde, salários, etc., para facilitar a aposentadoria e demais controles.

Se você acha que BBB23 é emocionante, venha para a área das Ciências Contábeis: vivemos no Big brother digital, scal, contábil, pessoal, nanceiro. Hoje o governo controla seu faturamento, seu movimento de cartão de débito e crédito,

vai controlar o Pix, vai mandar as noticações e multas através de DEC e ECAC (caixas eletrônicas) às quais nós contadores temos acesso e sua noti cação citará o que sonegou ou, por algum lapso, deixou de declarar.

Quero dizer com esses exemplos que escolhemos a pro ssão muito precocemente e essa pro ssão poderá ser extinta ou atravessar várias mudanças. Eu, Roseli Gonçalves, pessoa física, digo com sinceridade: “faça o que vai lhe fazer feliz!” Nem tudo é dinheiro, sucesso e fama. O que vale é ser feliz e com saúde mental. Para o pro ssional que ama o que faz, o rendimento nanceiro virá com o tempo Fique atento às inovações e às pro ssões que serão de futuro pelos próximos 30 anos, como forma de buscar alguma garantia. Não siga modismos!

Importante: procure ajuda pro ssional para saber se tem per l para aquela pro ssão, conheça pro ssionais da área e passe um dia ou semana com ele para compreender se é esse o futuro que deseja. E seja um pro ssional preparado a mudanças e inovações. Mas se gostar, ve-

nha ser um futuro contador: é um ramo sempre em pleno crescimento e há oportunidades para muitos outros.

E não se esqueça: procure sempre um contador de con ança. Se resolver ser um empreendedor de sucesso, nós podemos ajudar a dar um avanço em seu empreendimento.

CONQUISTE

E

2440-4051

98678-5689

diretoria@conquistenet.com.br

www.conquistenet.com.br

[ CARREIRA ]
PUBLIEDITORIAL
Foto: Tsyhund / Depositphotos.com Roseli Gonçalves Contadora, Administradora e Pós-Graduada em Gestão Financeira e Tributária ROSELI GONÇALVES Diretora
CONTABILIDADE
CONSULTORIA
[ 6 ] clickguarulhos.com.br

(11) 99609-7535 (11) 2809-6054

comercial@sjrguarulhos.com.br

sjrguarulhos.com.br

SEGURANÇA DO TRABALHO

• Elaboração de Laudos e Programas de Segurança

• PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR 07)

• PGR (NR 9)

• Laudo Elétrico (NR 10)

• Laudo de segurança de máquinas e equipamentos

• (NR 12)

• Laudo de vasos sob pressão (NR 13)

• Laudo de insalubridade (NR 15)

• Laudo de periculosidade (NR 16)

• Laudo de ergonomia (NR 17)

• PGR (NR 18)

• ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

• Inventário de riscos ocupacionais

Treinamentos

• Atendimento da NR 1 – Ordem de Serviço

• Cipeiros e representante da CIPA (NR 5)

• EPI (NR 6)

• Primeiros socorros (NR 7)

• Riscos da exposição ao Benzeno (NR 9 – anexo 2)

• Segurança para eletricistas (NR 10)

• Segurança para trabalhos em máquinas e equipamentos (NR 12)

• Ergonomia e ginástica laboral (NR 17)

• Operação de elevadores de obra

• Segurança para trabalhos com combustíveis e inflamáveis (NR 20)

• Brigada de incêndio (NR 23)

• Segurança em espaço confinado (NR 33)

• Segurança para trabalhos em altura (NR 35)

SAÚDE OCUPACIONAL

• Exames laboratoriais, audiometria, exame de acuidade visual, eletrocardiograma, entre outros:

• Exames médicos ocupacionais

• Exames médicos complementares e laboratoriais

• Avaliação para enquadramento do PCD

• Pericias médicas judiciais

• Controle de afastamento e absenteísmo para controle do FAP

Exames Médicos Clínicos (Admissional / Periódico / Demissional / Retorno ao Trabalho / Mudança de risco ocupacional)

• Exames complementares / Laboratoriais;

• Avaliação Psicossocial

Agendamento de atendimento assistencial

• Ortopedista;

• Oftalmologista;

• Cardiologista;

• Ginecologia;

• Psiquiatria;

• Pediatria;

• Terapia Fonoaudiologia e Psicologia (mediante agendamento)

HIGIENE OCUPACIONAL

• Avaliação de Riscos Potenciais

• Estabelecimento de medidas preventivas

• Reconhecimento do risco

• Avaliação qualitativa da identificação dos riscos ambientais

• NR15

• Controle do Risco Minimização ou Eliminação dos Riscos

Rua Dr. Ângelo Vita, 40 - Jardim São
Paulo

Calmon Imóveis já nasce com experiência e tradição

ACalmon Imóveis foi recentemente instalada na Vila Galvão, mas já nasceu grande, experiente e com braço internacional, pois tem os mesmos dirigentes da Colmeia Property, com sede na Austrália: são os irmãos Ligia, Paulo e Laura Oliveira Calmon, que, desde a infância em Guarulhos acordavam, almoçavam e jantavam tratando de negócios imobiliários e iniciaram a formação de ampla carteira de clientes e grandes empreendedores.

Eles estabeleceram a nova empresa na rua Maria Primo de Jesus (praça Santos Dumont), 89, em imóvel climatizado, contando com estacionamento. “Tivemos o cuidado de planejar o ambiente e decorá-lo para oferecer conforto aos nossos colaboradores e bem receber nossos clientes, que estão convidados para saborear nosso cafezinho”, a rmam. Concluem informando que “a Calmon Imóveis reúne jeito jovem com experiência e e ciência”.

SERVIÇO:

R. Maria Primo de Jesus, 89

Vila Galvão

11 2451-0006

11 95000-6580 | 11 95000-6593

www.calmonimoveis.com.br

[ EMPREENDEDORISMO ]
Fotos: Divulgação Laura, Paulo e Lígia Oliveira Calmon
[ 8 ] clickguarulhos.com.br

Japastel reúne o “já”, o “japa” e o “pastel”

Tradicional restaurante oriental da cidade, o Japastel não para no tempo, adaptando-se às exigências do mercado e às circunstâncias do momento. É o que seu empreendedor, Rogério Goto, chama de “reinventar-se”.

A casa, que nasceu basicamente para servir comida japonesa e pastéis, foi crescendo e buscando atender sempre as expectativas de seus frequentadores.

No último trimestre de 2022, inovou mais uma vez, criando o bufê serf service, que inclui culinária japonesa, como sushis, sashimis e outras iguarias com peixes crus, legumes, saladas e pratos quentes variados e até a tradicional feijoada. Esse, portanto, é o “já”, pois basta chegar e ir já se servindo.

Veja a variedade do bufê: sushis variados, hot rolls, sunomono, yakimeshi, ceviche, yakisoba, shimeji, rolinho Primavera, croquete de salmão, batatas fritas, minipastéis, iscas de frango, de porco e de peixe, onion rings, torresmo, salmão, frango à passarinho, tempurá e frango xadrez; banana caramelada e hot roll de banana com chocolate.

Dependendo do apetite de cada cliente, pode-se optar por peso, a R$ 6,99 a cada 100 gramas; ou à vontade: por R$ 49,90. O bufê ca à disposição dos clientes, diariamente, das 12h às 16h e das 18h às 22h, inclusive nos ns de semana.

JAPA

Quem preferir pratos à la carte, tem à disposição variado cardápio de comida japonesa, além de pratos que têm grelhados como acompanhamento e, ainda, os bentôs, marmitinhas completas que saciam bem o apetite, por preços bem acessíveis. Esse é, portanto, o “japa”, el à tradição da casa.

PASTEL

E, lógico, não poderia faltar o “pastel”. São muitos os sabores, incluindo os especiais, que valem por uma refeição completa. Confeccionados e fritos na hora, têm também opções doces, que valem como sobremesa, seja no almoço ou no jantar.

Por falar em sobremesa, o menu de tortas é bem apetitoso. Vale conferir.

A casa possui 3 ambientes: um interno, um superior com espaço Kids, com possibilidade de reservas para eventos, e um piso externo onde os clientes podem desfrutar da vista para a avenida e o Bosque Maia.

SERVIÇO:

Av. Paulo Faccini, 2163 - Jardim Maia

Pedidos de delivery pelo (11) 97244-8900

ou pelo iFood.

[ GASTRONOMIA ]
[ 10 ] clickguarulhos.com.br

R. Albino Fantazini, 90 - V. Augusta - (esq. com av. Guarulhos, alt. 1320) Estacionamento por 1h na av. Guarulhos, 1231

TRATORIA

(sexta, sábado e domingo, das 12h às 16h e das 19h30 às 23h)

MASSAS ARTESANAIS servidas com vários tipos de molhos a escolher BRACHOLA ESPECIAL

BISTRÔ

(sexta, sábado e domingo, das 19h30 às 23h)

COMBOS PARA 2 PESSOAS

composto por 2 antepastos a escolher, 1 garrafa de vinho tinto Reserva Especial Bistrô do Bisnonno e cesta de pão italiano por um preço único Tudo elaborado observando as tradicionais receitas italianas da família do Chef Celso Trotta, passadas desde seus bisavós.

ANTEPASTOS:

Caponata, Sardela, Alichella, 11 tipos de patês servidos com os deliciosos pães italianos da Padaria 14 de Julho, uma das mais tradicionais do Bexiga.

Vinhos tintos Reserva Especial do Bisnonno: seco, demi sec e suave

CHÁ DA TARDE

(terça, quarta e quinta, das 16h às 19h)

AMPLO BUFFET COM MUITAS GOSTOSURAS

temos pizzas inteiras ou em pedaços • Almoço e jantar • Variedade em pães e doces • Torta de morango • Bolos • Salgados para festa • Baguetes de Metro • “O famoso pão francês”
www.padarianovaguarulhos.com.br Tel: 2422.7188 O novo endereço para agradar seu paladar Rua Santo Antônio, 1413 - Vila Galvão 95222-0395
[ 11 ]

Academia Guarulhense de Letras dá posse a seis novos membros

No dia 16 de dezembro, na Unidade 4 do Colégio Parthenon, na Vila Augusta, a Academia Guarulhense de Letras comemorou 44 anos de fundação, completados em 8 de dezembro, e deu posse a cinco novos membros. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário da Cultura, Jesus Roque Freitas; dos vereadores Rômulo Ornelas e Janete Pietá; e dos ex-vereadores Sebastião Alemão, Eduardo Kamei Yukisaki e Samuel Vasconcelos. O professor Jesus e o vereador Rômulo zeram uso da palavra, enaltecendo o quanto é válida a existência de organizações da sociedade civil trabalhando paralelamente ao setor público em benefício da cultura e da educação.

Foram empossados: a jornalista e escritora Fátima Gilioli, tendo como patrona de sua cadeira Cecília Meireles; a psicopedagoga Heidy Lirio da Cruz, tendo como patrono José Manuel Mateos Martinez; o jornalista, escritor e apresentador Roberto Samuel da Silva, tendo como patrono Cornélio Pires; o músico, militar da Aeronáutica, escritor e editor Manoel Monteiro do Espírito Santo Júnior, tendo como patrono Cassiano Ricardo; e o escritor Darlan Zurc (Cruz), que terá como patrono Ary Baddini Tavares. Também escolhida para fazer parte da AGL, a escritora Luciene Vignoli Müller, que terá como patrono Edinaldo Couto, não pôde comparecer devido a compromisso pro ssional anteriormente assumido em Recife (PE). Ao tomar posse, cada um dos novos membros falou sobre o patrono de sua cadeira, bem como sobre sua percepção a respeito da importância da defesa da literatura no âmbito da cidade, principalmente perante as populações mais jovens.

A solenidade foi abrilhantada por números musicais apresentados por Gilberto de Sucesso, da banda Capitão Albatroz; e por Hélio Doyle Pereira e Enzo França, ambos do Conservatório Musical de Guarulhos, sob direção do maestro Armando Attilio Colacioppo Sobrinho e de Wilma Colacioppo.

Pela entidade, manifestaram-se o ora-

dor o cial, José Augusto Rodrigues Pinheiro; e os acadêmicos José Roberto Jerônimo e Fernando Canto Berzaghi. O presidente Valdir Carleto, cujo mandato se encerrou em 31 de dezembro, transmitiu informalmente o cargo ao secretário-geral, Mauro dos Santos Oliveira, que assumiu a presidência em 1 de janeiro. Citou que, apesar de que gostaria de ter podido realizar mais durante sua gestão, prejudicada pelos efeitos da pandemia, entende que a Academia cumpriu dentro do possível sua missão de levar às escolas uma mensagem de incentivo ao hábito da leitura e da escrita, com destacada participação na Bienal do Livro. Agradeceu o apoio dos membros da Academia e aos colegas dos veículos de comunicação que contribuíram para tornar a entidade mais conhecida pelos guarulhenses.

Mauro cumprimentou os novos componentes, disse sentir-se honrado pela escolha para dirigir a AGL por dois anos

e que conta com a ajuda de todos para uma boa gestão, “porque ninguém faz nada sozinho”.

Concluindo a solenidade, ocorreu o lançamento da edição nº 24 da Revista da Academia Guarulhense de Letras, contendo poemas, artigos e crônicas de diversos autores, que autografaram exemplares para o público que prestigiou o evento.

[ ACONTECEU ]
Fátima Gilioli e Gil Campos Roberto Samuel e Jandilisa Grassano Heidy Lirio da Cruz e Jacques Miranda Teresinha Maltez e Manoel Monteiro do Espírito Santo Júnior
[ 12 ] clickguarulhos.com.br
Darlan Zurc e Bosco Maciel

Colégio Adventista faz Noite de Autógrafos do Projeto “Pequeno Autor”

OColégio Adventista do Gopoúva promoveu em 7 de dezembro, Noite de Autógrafos dos livros cujo conteúdo é de autoria de alunos da instituição, do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental.

As turmas foram divididas em dois horários. As famílias dos alunos da manhã foram recepcionadas às 18h e as da turma da tarde às 20h, pelo diretor,

professor Jaqueson Fernando Michels. No auditório, assistiram a apresentações musicais. Na sequência, em outro espaço, os alunos participantes autografaram os exemplares, demonstrando muita alegria em se tornarem autores ainda tão novos.

Os livros do “Projeto Pequeno Autor” foram confeccionados pela Elisvitrê School, cuja diretora, Elisandra Rosa,

comentou sobre a feliz experiência de editar os livretos, em diálogo constante com a direção da escola, para chegar ao melhor resultado.

Há planos de, em 2023, elaborar livros “Jovem autor”, com poemas e outros conteúdos de alunos das demais séries. Elisandra está propondo o Projeto Pequenos Autores a outros colégios, incluindo outras cidades. Contatos: 93205-1910.

[ ACONTECEU ]
Fotos: Click Guarulhos e Elisvitrê
[ 14 ] clickguarulhos.com.br

Ano novo: hora de pôr em prática as promessas que fizemos

Sempre que chega o m de um ano, as pessoas cam imaginando quantas coisas gostariam de ter feito e, por uma série de circunstâncias, acabaram não fazendo. Não precisa se culpar por isso: acontece com todo mundo.

E aí, em dezembro, diante dos excessos que todos cometemos nas festas de Natal e Ano Novo, fazemos para nós mesmos diversas promessas: “Assim que começar o ano, vou me matricular num bom curso de inglês”, “Quero voltar a fazer aulas de dança”, “Vamos refazer o orçamento e matricular as crianças numa ótima escola”, “Agora nada vai me impedir de aprender a tocar violão”, “Vou assumir uma dieta balanceada para perder peso”, “Vou fazer aquele check-up que venho adiando há tanto tempo”, “Aquela viagem há tanto tempo adiada desta vez sairá dos planos para a realidade”... E assim por diante.

Pois bem. Agora estamos em um novo ano, uma nova chance para pormos em prática tudo o que nos prometemos. A hora é agora.

Sempre que postergamos uma atitude positiva, acabamos colhendo consequências que poderiam ser evitadas.

ACOMPANHANDO OS FILHOS

É comum pais de lhos adultos que alcançaram uma boa posição pro ssional ouvirem deles que são agradecidos por terem investido na formação dos lhos, cuidando para que frequentassem bons colégios, acompanhando seus estudos em escolas públicas, corrigindo falhas que cometeram e ensinando a eles, com bons exemplos, o melhor caminho.

As atribulações da vida moderna muitas vezes fazem com que os pais deleguem à escola a formação dos lhos, não se preocupem com o tempo que passam na internet, achando que é suciente supri-los com boa alimentação e bens materiais. Na verdade, a atenção que podemos dar a eles é o que realmente importa. Então, melhor não deixar para depois, mas assumir desde já uma nova postura no acompanhamento dos lhos.

CUIDANDO DA AUTOESTIMA

Por outro lado, há pais que levam tão ao pé da letra o cuidado com os lhos que acabam negligenciando a atenção consigo mesmos. Quando se dão conta de que deixaram a vida passar sem rea-

lizar tanto do que queriam, podem não ter mais energia, disposição ou recursos para alcançar aqueles objetivos.

Aprender outros idiomas não é importante apenas para o currículo, mas também para a autorrealização, para usufruir melhor de tudo que a internet oferece, assistir a um lme com som original, entender o que diz aquela música que marcou sua juventude.

Tocar um instrumento musical pode signi car pôr para fora emoções, descobrir talentos escondidos e in uenciar positivamente quem puder ouvir.

Assumir fortemente o compromisso de cuidar da saúde, a começar pela escolha da adequada alimentação, é um ato de amor próprio imprescindível.

Viajar para um destino sempre almejado pode coroar toda uma vida de sacrifícios e renúncias. Vale também poder pegar o carro e sair por uma estrada, sem destino definido. Mais que uma aventura, pode ser motivo de intensa felicidade.

O QUE ESTÁ ESPERANDO?

Então, não perca mais tempo. Como dizem os jovens, “Bora viver!”

[ CAPA ] Foto: alebloshka / Depositphotos.com
[ 16 ] clickguarulhos.com.br

Para adquirir seu seminovo, conte com quem tem 30 anos de tradição de bons negócios

Conheça também nosso espaço no Autoshopping Internacional: temos o carro que você procura

Suplicy, 68 - www.metram.com.br
97405-9982 Av.
[ 17 ]

Por que crianças são alfabetizadas com letra de forma?

Por que as crianças passam tanto tempo aprendendo as letras imprensa, ou de forma, se, no futuro, precisarão aprender a letra cursiva? Não seria mais fácil ensinar logo a segunda maneira?

Ler e escrever são processos muito importantes para conectar as pessoas ao restante do mundo. Mas esses dois processos, que parecem um m em si mesmos, são, na verdade, o produto nal de vários outros processos subjacentes que precisam acontecer antes e que são extremamente complexos. A especialista em Educação Infantil e coordenadora de evolução de conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Anna Baratieri, explica que esses outros processos têm a ver com representações, com as formas que temos de representar o mundo. E a escrita não é a única dessas formas. Há a pintura, o desenho, a dança e até mesmo a própria fala. “Partindo daí, a escrita é um sistema de representação da representação. O alfabeto representa os sons da nossa fala, cada letra pode representar um ou mais sons”, detalha.

Assim como acontece com todos os outros sistemas de representação, ler e escrever são processos abstratos. E, na idade em que começam a aprender esses processos, as crianças ainda têm uma mentalidade muito concreta, apegada àquilo que é possível ver e tocar. “A criança precisa entender primeiro que o que ela fala é um sistema de representação, que a fala é um som encadeado no outro e que as letras do alfabeto representam cada um desses sons. Para ela, fazer esse primeiro movimento é difícil porque o cérebro dela ainda está muito ligado ao que é material”, completa a especialista.

O MUNDO COMO ELE É

Esse processo de abstração, que é fundamental para que os pequenos comecem a compreender que podem representar aquilo que falam por meio de

letras, sílabas e palavras completas, é muito complexo. Para evitar trazer mais complexidade ao aprendizado, pode-se iniciar a introdução a essa representação com a letra imprensa - ou letra de forma. Em termos de coordenação motora, é muito mais simples fazer o registro desse tipo de letra que o da letra cursiva, porque ela é menos rebuscada e tem traços curtos e simples. Além disso, o fato de que cada letra é desenhada isoladamente, não articulada com as demais, ajuda a criança a entender a articulação da fala. “É prestando atenção ao registro escrito de letra por letra que ela começa a fazer uma transposição para o que ela fala. Como, na escrita, ela está escrevendo uma letra depois da outra, sem articular, ela vai conseguir entender que o processo inverso é possível. Ou seja, ela pode pegar uma palavra falada de forma uida e quebrar em pequenos sons. E é a partir disso que ela vai fazer relação entre uma letra, um som; outra letra, outro som”, destaca Anna.

Outro motivo é que o mundo é um lugar repleto de letras de forma. Nas placas de trânsito, nas embalagens de produtos, nas legendas de lmes e séries, nos livros, a maior parte do que está escrito, está escrito em letra imprensa. Então, a chance de que as crianças tenham contato com esse tipo de letra é muito maior, quando comparada à letra cursiva. Assim, o reconhecimento que elas têm da letra imprensa é muito mais acelerado e o processo de aprendizagem é suavizado, uma vez que o que está sendo apresentado pelos professores são letras já familiares.

Por m, a letra

imprensa é menos variável que a cursiva. “Cada um tem seu jeito de escrever e, ainda que nas pré-escolas a gente veja uma letra mais desenhada, porque os professores têm esse cuidado de desenhar melhor as letras cursivas, a letra de forma é muito mais estática. Mesmo que as fontes sejam diferentes, o formato das letras é praticamente sempre o mesmo”, completa. A nal, é com essas letrinhas que os pequenos poderão ter contato com o registro da cultura, das histórias e de tudo o que é importante para a sociedade.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que auxiliam na aprendizagem. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo especí co, em forma de revistas e videoconferências.

Foto: Nadezhda1906 / Depositphotos.com

[ CAPA ]
[ 18 ] clickguarulhos.com.br

DO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

*Consulte Condições

SISTEMA BILÍNGUE

Cellep, a melhor escola de idiomas do país!*

EBE ESPORTES

Treinamento esportivo de alta performance para atletas. Gratuito*

EBE GAMING

Treinamento esportivo gamer para competições de e-Sports. Gratuito*

MULTIPLATAFORMAS

EBE SPECIAL CARE EBE OBJETIVO

Utilizando plataformas de tecnologia gamificadas em sala de aula para ampliar o aprendizado*

Educação Humanizada!

Atendendo as Necessidades Pedagógicas Especiais*

Ampla Infraestrutura Completa! + de 2.000 m² de área!

@ebeobjetivo

Na primeira infância a criança começa a desenvolver seu sistema motor e cognitivo. Muitos pais acreditam que algumas atitudes podem ser inofensivas nessa fase e utilizam recursos para entreter, acalmar e distrair a criança, como o uso de telas. Embora ofereçam inúmeras programações para ajudá-los nesse processo, podem ser extremamente prejudiciais para a criança nesse período, inclusive no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem.

Quem alerta é a fonoaudióloga Camilla Guarnieri (CRFa 2 – 18977): graduada pela USP, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia pela USP, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia pela USP. Durante o doutorado, realizou estágio pesquisa na University of South Florida (USF – EUA). É responsável pelas áreas de fala e linguagem na Clínica Care Materno Infantil.

Segundo ela, boa parte dos conhecimentos adquiridos acontece até os dois anos, quando a criança está tomando consciência de suas habilidades. “Por essa razão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças até dois anos não tenham contato com telas e televisores, uma vez que elas podem in uenciar no atraso do desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo a linguagem e até mesmo as sociais da criança”, a rma.

De acordo com a fonoaudióloga, o

Crianças até dois anos não devem ter contato com telas

uso de telas afeta diretamente a criança na interação com outros membros da família e pode orientar equivocadamente a forma de comunicação, uso das palavras e desenvolvimento da linguagem. “Muitos pais chegam ao consultório com queixas sobre atraso na fala, di culdades de comunicação, mau uso da linguagem, entre outros desa os, associando a transtornos ou patologias. Porém, quando vamos investigar o estilo de vida da criança, vemos que os hábitos familiares estão associados ao mau uso das telas, in uenciando diretamente nos costumes desenvolvidos”, explica.

Segundo a especialista, os meios mais utilizados e que permitem que a criança exceda os limites, in uenciando no seu desenvolvimento cognitivo, são celulares, tabletes, televisão, jogos e, para os mais crescidinhos, as redes sociais, que, além de in uenciar em todo o desenvolvimento, aumentam o risco de problemas emocionais como ansiedade e depressão, que também podem desencadear reações severas no desenvolvimento de alguns dos sentidos.

MENOS CONCENTRAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL

A exposição precoce às telas altera o processo natural de aprendizagem e desenvolvimento da criança, barrando processos neurais que in uenciam em diversas capacidades, principalmente concentração e interação social, fatores

essenciais para a evolução apropriada da fala e linguagem. “Alguns dos problemas mais comuns apresentados pelo uso são: vocabulário restrito, brincar restrito, principalmente o simbiótico (brincadeiras de faz de conta), evitar manter-se na mesma atividade quando há di culdade, interferindo na aquisição de novas habilidades e di culdades dialógicas.

Nem sempre é possível dedicar toda atenção à criança e essas novas tecnologias tornaram-se essenciais para suprir a participação dos pais. Nem tudo é nocivo, pode haver alguns ganhos, mas não se comparam com as perdas. “Se não é possível controlar 100% o acesso, há formas de driblar o conteúdo consumido, o que requer nparticipação ativa dos pais e pro ssionais para eleger conteúdos que contribuam no processo de aprendizagem”, naliza a especialista.

Para orientar os pais e responsáveis, a OMS (Organização Mundial da Saúde) disponibiliza uma tabela com recomendações por idade: crianças de 0 a 2 anos de idade não devem ser expostas a telas devido ao período de desenvolvimento neural e cognitivo; crianças de 2 a 5 anos devem ser limitadas a aproximadamente uma hora por dia. A partir dos 5 anos, o acesso dever ser de até duas horas e com monitoramento de conteúdo, devido à in uência emocional que alguns conteúdos podem oferecer.

@dra.camilla.guarnieri dracamilla.com.br

[ SAÚDE ]
Foto: PeterPike / Depositphotos.com
[ 20 ] clickguarulhos.com.br

Check-up médico é importante para diagnóstico precoce de doenças

Cuidar da saúde é, tradicionalmente, uma das mais populares promessas que as pessoas se fazem para o novo ano. Então, é importante colocar em dia o check-up médico anual da família. Segundo o clínico geral e diretor clínico do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, Antônio Claret Morais, a visita periódica ao médico não pode car fora da agenda.

Bebês e crianças vão mais ao médico. Na adolescência, o exame anual pode ser feito a cada dois anos e para os adultos, a recomendação é que a consulta seja a cada 12 meses, mesmo para aqueles que já fazem algum tratamento de doença crônica e que já têm acompanhamento regular. “O check-up é para todos, a melhor oportunidade para fazer uma avaliação geral das condições de saúde

e diagnosticar problemas silenciosos que podem comprometer a qualidade de vida no médio ou longo prazos”, ressalta.

Além de colher dados sobre o estilo de vida, condições e hábitos do paciente, o médico também vai reunir informações, durante a consulta, sobre o histórico de saúde e o familiar, ou seja, as doenças que passam de pais/mães para lhos. “Não há um modelo único de check-up. A consulta e os encaminhamentos são individualizados, para atender às necessidades de cada pessoa. Da mesma forma, a relação dos exames diagnósticos também vai seguir essa orientação”, enfatiza Antônio Claret Morais.

Além dos problemas físicos, há outro aspecto que é avaliado durante o check-up médico: o nível de estresse do paciente e os possíveis casos de transtornos

mentais que, apenas em 2022, a igiram quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Geralmente, essas são queixas comuns no consultório, o que pode resultar em orientações e encaminhamentos para especialistas”, comenta.

Mas não adianta ir ao médico, pegar a relação dos exames, ter em mãos a receita para a compra de medicamentos e voltar ao consultório só quando acontecer algum problema. A conclusão do check-up é tão ou mais importante que a consulta inicial. Para Antônio Claret Morais, o retorno do paciente, com o resultado dos exames solicitados, complementa o diagnóstico inicial e permite de nir os próximos passos para que a pessoa mantenha o cuidado com a saúde sempre em dia.

[ SAÚDE ] Foto: lightwavemedia / Depositphotos.com
[ 22 ] clickguarulhos.com.br

Colégio Saint Germain está alinhado com as propostas do Novo Ensino Médio

Com mais de 30 anos de experiência e tradição, o Colégio Saint Germain tornou-se referência na região, aliando trabalho pedagógico de qualidade ao atendimento individualizado, visando ao desenvolvimento de cada aluno a partir de um trabalho integrado entre professores, direção, pais e alunos.

Por considerar de extrema importância o incentivo à prática de esportes, oferece aulas de ginástica artística e rítmica, judô, capoeira, futsal, tênis de mesa, vôlei e teatro. Promove a autonomia dos alunos, orientando seu desenvolvimento

e possibilitando o mapeamento de suas necessidades especí cas.

Trabalha com o Sistema Anglo de Ensino, uma metodologia focada em aprendizagem, buscando o desenvolvimento do aluno tanto em sala de aula quanto na sua formação de valores. O Anglo está sempre em destaque nos vestibulares mais concorridos do Brasil.

O Saint Germain está alinhado com as Propostas do Novo Ensino Médio, cujo currículo aproxima o estudante das transformações da sociedade e do mercado de trabalho, permitindo adquirir todos os conhecimentos básicos e ainda

poder escolher as áreas de mais interesse, trazendo mais foco no protagonismo estudantil.

Rua Padre Cláudio Arenal, 491 - Vila Barros (Unidade I - 3º ano do Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio). 2382-7818

Rua Nossa Senhora Aparecida, 253 - Vila Fátima (Unidade II - Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental I) 2382-7503

@saintgermaincolegio

www.colegiosaintgermain.com.br

[ 23 ]

Adaptação escolar: embrulhar o mundo e oferecê-lo, sem medo!

Oque é habitar um território? Como sentir-se pertencente, ainda mais se for um lugar ainda desconhecido? Quais sentimentos permeiam a entrada da criança na escola?

O início do ano escolar é sempre permeado por muitas expectativas e sentimentos diversos que afetam todos os envolvidos, sejam as crianças, suas famílias e os educadores.

Para que a adaptação, ou readaptação àquelas que já frequentavam a escola, se estabeleça de maneira consistente, torna-se preciso estabelecer elos de con ança entre família e escola, compreendendo que todos têm os mesmos objetivos: o bem-estar da criança e a sua aprendizagem, além das vivências e experiências signi cativas.

Edilaine Balbino e Giselle Barros, coordenadoras pedagógicas do Colégio Parthenon Vila Augusta, consideram que habitar um novo território consiste em lidar com o desconhecido, com sentimentos que se manifestam por meio do choro, da insegurança ao deixar um familiar, euforia, alterações no sono, alimentação ou do receio em enfrentar os desa os que a vida no coletivo sugere. A validação e o acolhimento de alguns sentimentos devem ser considerados e a oferta de um abraço, diálogo ou colo são sempre bem-vindos, com a certeza de que essa fase não irá durar para sempre. Como cada criança é única e possui

uma história e os ritmos e tempos para adaptar-se são diferentes, os educadores desenvolvem um olhar humano, com escuta, acolhendo os sentimentos das famílias e dos pequenos, para além de um planejamento consistente. A escola cuida das singularidades em meio à coletividade.

Em relação às crianças, vale sempre uma conversa franca e verdadeira, mesmo com as bem pequenas, além de envolvê-las nesse movimento que é a chegada à escola, seja pela primeira vez ou retornando a um espaço já conhecido.

As que estão estreando podem ser convidadas a conhecer o espaço escolar, fazer o uso de objetos de transição ou apego (chupeta, bonecos, carrinhos ou paninhos), participar da organização do material escolar e preparar juntos a lancheira. Essas simples ações oferecem protagonismo às crianças e as envolvem de maneira signi cativa, reverberando sentimentos de pertença.

A família é um ponto de fundamental importância e, gradativamente, a parceria com a escola vai sendo estabelecida; ambos se conhecem, rmam-se os elos de afetividade e de transparência. No caso das crianças bem pequenas, um adulto de referência – mãe, pai, avós, por exemplo, permanecem no espaço até que a criança se sinta segura. Mostrar-se con ante de sua escolha e de sua decisão também ressoa con ança na criança.

Pertencentes ao espaço, elas darão sinais de que está tudo bem e frequentar a escola, rever os amigos e educadoras será um grande prazer, pois irão sentir-se parte e habitarão o território plenamente. Marcelo Cunha Bueno, pedagogo e psicólogo, diz sobre o ingresso na vida escolar: “Ato de amor, de con ança, de carinho. De dar ao mundo, pela segunda vez, a luz da vida dos nossos lhos. Aproveitem o momento. Apesar do receio, é essencial para nós e as crianças. O mundo é o maior presente que podemos ofertar a elas. Embrulhe-o e ofereça-o, sem medo!”

[ EDUCAÇÃO ]
Fotos: Divulgação
[ 24 ] clickguarulhos.com.br

EBE: único com chancela de Centro de Excelência Objetivo em Guarulhos

Com quase três décadas, a EBE atende com muito carinho e empenho alunos da educação infantil ao ensino médio. É o único colégio com a chancela de Centro de Excelência Objetivo em Guarulhos, utilizando completamente todo o Sistema Objetivo de ensino. São mais de 200 avaliações positivas no Google, com infraestrutura de ponta; disponibiliza ar condicionado em todas as salas. Principais diferenciais: CelLep com o Sistema Bilingue de ensino, EBE Special Care que atende necessidades pedagógicas especiais, aulas gamificadas para maior interação e aproveitamento do aluno, EBE Esportes e EBE Gaming, com treinamento de alto desempenho para competições.

Rua Argentina, 59, Vila Endres – próximo ao Shopping Internacional. (11) 2421-3720 (11) 97222-8744

Wizard: vários locais e metodologia exclusiva

Há 28 anos em Guarulhos, a Wizard aposta em cursos com metodologia totalmente diferenciada, visando acompanhar as características de cada aluno, preparando-o para aproveitar totalmente o seu aprendizado. “Sempre valorizando o aluno, a Wizard é a principal rede de ensino de idiomas do Brasil, com mais de 1.200 escolas. Os alunos Wizard conseguem quali car-se rapidamente no mercado de trabalho e cam devidamente preparados para a vida bilíngue. A metodologia exclusiva de ensino, aliada à tecnologia, possibilita aprendizado contínuo e simpli cado”, diz informe da instituição, segundo o qual o objetivo educacional é promover o desenvolvimento completo das habilidades de comunicação: fala, audição, leitura e escrita. “Os alunos têm a oportunidade de conhecer muito mais do que um idioma. Por meio de avançadas técnicas de ensino, desenvolvem os aspectos pessoais, culturais e acadêmicos, além de liderança e automotivação, sendo estimulados a se expressar livremente, sem inibições e bloqueios”, acrescenta. Há cursos para todas as faixas etárias: crianças, jovens e adultos.

Centro - Rua São Paulo, 238 e 334 (Wizkids) - Gopoúva - (11) 2461-0633 e 2472-1188

V. Galvão - Rua Nossa Sra. de Lourdes, 108 - (11) 2485-8896

Cumbica - Rua Juazeiro do Norte, 249 - (11) 2412-5188

Taboão - Avenida Nova Taboão, Nova Taboão, 373 - (11) 2401-8282

Bonsucesso - Estrada Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5127 - (11) 2484-4818

Picanço - Av. André Luiz, 390 - (11) 2458-8999

São João - Av. Florianópolis, 608 - (11) 2229-3745

Presidente Dutra - Av. Boa Nova, 71 - (11) 2431-2290

www.wizardguarulhos.com.br

Jardim Paraíso - Av. Brejinho, 343 - (11) 4803-7330

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação
[ 25 ]

Colégio Mater Amabilis: 53 anos de história

Com 53 anos de história, a instituição atende bebês, crianças e jovens a partir de 4 meses de idade, abrangendo o Berçário e o Ensino Infantil na Escola O Pequeno Príncipe e o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Mater Amabilis. Atua nos períodos matutino, vespertino e integral, com uma proposta pedagógica que tem como meta a formação de cidadãos críticos e autônomos, que saibam exercer escolhas conscientes, valorizar a cultura e o saber, e que sejam humanos e solidários.

Oferece aulas de inglês diariamente no Ensino Infantil e Solução Bilíngue Cel.Lep a partir do Ensino Fundamental, que abrange 5 aulas por semana, com material e curadoria Cel.Lep, dentro da grade horária dos alunos. Apresenta, ainda, aulas de Educação Socioemocional, 86 horas mensais de plantões de dúvidas e atividades extras aos alunos, e tecnologia Microsoft Schools.

Em 2022 passou a ofertar aulas de Educação Financeira e Ciências Digitais dentro da grade horária do Ensino Fundamental II, e a oferta de 20 disciplinas

eletivas dos Itinerários Formativos para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, como Biotecnologia, Audiovisual e Gami cação. Associada ao PEA Unesco desde 2009 e líder no Enem em Guarulhos, a escola possui infraestrutura única na cidade, com três quadras poliesportivas cobertas, an teatro com capacidade para 435 pessoas, sala de tecnologia, laboratórios de química, biologia, física e matemática, salas multimídia, restaurante, duas cantinas, biblioteca, salas de artes, sala de xadrez, brinquedoteca e sala de leitura, entre outros. Também proporciona aos alunos orientação pedagógica, com um psicólogo especialista por ciclo, diversas modalidades de treinamentos esportivos para alunos e famílias, e extensa programação de aulas avançadas, assessorias e teatro. Conta ainda com o SOS Mater, setor que cuida de projetos socioambientais e trabalha iniciativas em prol da cidade, com atividades lideradas pelos próprios alunos. Em 2019, conquistou o Selo Ambiental do Município de Guarulhos pelo segundo ano consecutivo.

Programa de reforço a quem tem dificuldade em escola bilíngue

OCentro Britânico Idiomas – Unidade Guarulhos oferece um programa de reforço para alunos que têm di culdade em acompanhar as aulas em uma escola bilíngue. Com o programa de reforço, os alunos recebem aulas individuais com professores altamente quali cados e experientes, que os ajudam a acompanhar o ritmo do ensino e a compreender completamente o conteúdo das aulas. Além disso, os alunos têm acesso a materiais de estudo adicionais e a recursos tecnológicos que os ajudam a praticar e aperfeiçoar suas habilidades de idiomas.

A escola oferece cursos de inglês e mais sete idiomas (espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim, japonês e português para estrangeiros) para todos os níveis, desde iniciante até avançado. Além disso, tem equipe de suporte dedicada que está sempre disponível para

ajudar os alunos com quaisquer dúvidas ou problemas que possam ter.

“Se seu lho está tendo di culdade em acompanhar as aulas em uma escola bilíngue, venha conhecer o Centro Britânico idiomas e experimente nosso programa de reforço. Temos certeza de que, com o nosso apoio, ele será capaz de acompanhar o ritmo das aulas bilíngues e alcançar seus objetivos de aprendizagem”, diz informe da instituição.

Fotos: Divulgação
94081-3534 www.centrobritanicoidiomas.com.br
Av. Salgado Filho, 1443 - Jardim Maia/ Santa Mena
4963-1133
[ 26 ] clickguarulhos.com.br
Rua Josephina Mandotti, 158, Jardim Maia 3809-2000 | www.colegioma.com contato@colegioma.com.br

Podcasts que podem ajudar quem vai prestar vestibulares

Para conciliar os estudos com momentos mais agradáveis, a equipe de conteúdo pedagógico da Escola Mais listou podcasts disponíveis nas plataformas de streaming, que podem ajudar os alunos a se prepararem para o vestibular. “São conteúdos que abordam desde história brasileira e biologia até política internacional”, informa Marina Castellani, diretora pedagógica da rede de educação básica.

Ansiedade e preocupações são sentimentos comuns aos jovens que estão prestando vestibulares. O uso de podcasts pode ser uma oportunidade para associar o estudo com momentos mais leves e descontraídos.

“Existe uma pressão natural para que os estudantes tenham bons resultados nas provas. Ouvir podcasts é uma forma de se manter atualizado e, ao mesmo tempo, descontrair e aliviar o estresse que esse período causa. É possível ouvir os conteúdos enquanto se está em trânsito, andando de ônibus ou metrô, fazendo exercícios físicos”, diz Marina Castellani.

XADREZ VERBAL

Com temas relevantes sobre política internacional, desde a América Latina, passando por Rússia e China, o podcast Xadrez Verbal faz análises, críticas e abre espaço para debates entre os estudantes. Para Marina, os temas abordados podem contribuir na hora de responder as questões. “É fundamental que o jovem tenha domínio sobre a atualidade e a dica é apostar em conteúdo para se manter informado, mas que também ajude o aluno a argumentar”, diz.

PRESIDENTE DA SEMANA

Opção para quem quer estudar história brasileira. Em 29 episódios, o podcast narra a trajetória de todos os presidentes do Brasil, desde Deodoro da Fonseca até Jair Bolsonaro. Para a diretora, a opção aparece como uma forma leve de revisão de conteúdo antes das provas, além de

oferecer em resumo o impacto de cada liderança no contexto nacional.

DÁ IDEIA

Os episódios tratam de temas atuais e pertinentes para os vestibulares, sendo uma ótima ferramenta de estudos para desenvolver uma boa escrita na hora da prova. “Cada episódio trata de um tema diferente e os conteúdos favorecem para um desempenho melhor do estudante”, avalia a diretora.

BIOLOGISMO

O podcast foi ao ar em 2019, dois anos depois de surgir como uma página nas redes sociais para tratar, de forma leve, de temas relacionados a biologia, meio ambiente e ciência. “São conteúdos diversos, que auxiliam o estudante na aula ou no preparatório das provas. Temas como crise climática, hídrica e biopirataria, por exemplo, podem ser diferenciais na hora do teste”, reforça a diretora da Escola Mais.

FRONTEIRAS DA CIÊNCIA

Também voltado à área cientí ca, o podcast explica como funciona na prática a ciência no dia a dia. Segundo Marina, os estudantes podem encontrar no podcast conteúdo que ajuda a ampliar o leque de

conhecimento na hora da prova, desde os assuntos mais curiosos, como dinossauros ou asteroides, funcionamento do corpo humano e os dilemas do universo até os relevantes para o momento atual, como negacionismo e novas descobertas na área da ciência.

6 MINUTE ENGLISH

Boa dica para quem quer treinar um segundo idioma para as provas. Em áudios curtos, o estudante pode desenvolver habilidades em inglês com situações reais e temas atuais. “É uma forma de estudar, manter-se atualizado e praticar a audição em outra língua”, diz Marina.

AMBIENTALMENTE

Temas relacionados ao meio ambiente, que envolvem questões acerca de mudanças climáticas e da poluição, podem ser coringas nos dias de hoje. “Nesse caso, ter domínio sobre o assunto estudado é essencial para quem vai prestar as provas”, comenta a diretora. O podcast tem uma linguagem simples e de fácil compreensão para quem quer se aprofundar em conteúdos mais complexos.

[ EDUCAÇÃO ] Foto: monkeybusiness / Depositphotos.com
[ 27 ]
SOBRE A ESCOLA MAIS Mais informações, acesse Escola Mais.

Acontecimentos da infância que refletem na vida adulta

De acordo com o médico especializado em homeopatia Andrei Moreira, todos trazemos dentro de nós uma criança ferida pelas circunstâncias que vivemos no ambiente familiar, pelas posturas de falta ou de excesso dos pais e responsáveis diretos; pelos abusos sofridos ou negligências experimentadas, bem como pelos contextos familiares a que fomos submetidos.

“Para sobreviver a esse contexto potencialmente lesivo, ameaçador ou traumático, desenvolvemos defesas psicológicas, reatividades emocionais e padrões de comportamento que vão sendo automatizados e de nirão a maneira de nos relacionarmos na vida adulta, conosco mesmos, e em todas as relações. Essas defesas cam ativas a vida toda e podem ser amenizadas quando a pessoa mergulha em sua história e começa um processo de autoconhecimento, integração das experiências, ressignicação e liberação emocional, permitindo a consciência das necessidades pessoais, o desenvolvimento da autonomia da vida adulta e a construção de novos modelos relacionais. Nesse processo, é fundamental que a parte adulta que existe em nós assuma o comando, acolha a parte infantil, vulnerável e fragilizada, ofertando-lhe carinhosamente o que ela necessita e se tornando o seu próprio pai e a sua própria mãe, o que também libera a pessoa para olhar para os pais com mais leveza e liberdade de amar”, disse.

Sobre pais e lhos poderem ser amigos e os riscos ou benefícios disso, o especialista contou que pais e lhos são muito mais que amigos, pois os pais são referências e modelos no processo do desenvolvimento dos lhos.

“A ordem familiar ocupa um papel fundamental que não deve ser invertido. A inversão de ordem tem graves consequências, conforme demonstra a constelação familiar. Quando os lhos veem os pais em nível de igualdade,

tendem a não respeitá-los como autoridade e a se atribuírem papéis que não lhes competem, por amor cego. Frequentemente vemos lhos no meio da relação de casal dos pais, tomando partido nas questões e temas que só dizem respeito ao homem e à mulher ou se comportando como pais dos pais, na fantasia de “salvação”, cura ou educação dos pais. Isso leva os lhos a perderem a referência de segurança, a se sobrecarregarem com posturas de cuidado, o que os deixa indisponíveis para a própria vida, muitas vezes”, disse.

No entanto, conforme Andrei, quando os pais ocupam o seu lugar na ordem familiar e liberam os lhos para suas próprias vidas, conectados com afetividade, orientação, suporte

“Perdão é libertação pessoal quando deixamos o lugar de vítimas e passamos ao de autores da nossa própria história. Não temos poder sobre os acontecimentos, mas podemos mudar a narrativa e seus efeitos, pela mudança da interpretação e da postura interior. Isso não signi ca negar as dores e feridas interiores, mas assumir a autonomia do autocuidado e se ofertar, agora, aquilo que se necessita, o que tem um forte efeito liberador.”

Segundo Andrei, o amadurecimento emocional, o passar do tempo e as novas vivências – como se tornar pai e mãe, por exemplo – também permitem ampliar a consciência sobre o que foi vivido, perceber as exigências infantis que ainda estão ativas em nossos corações e ter uma noção mais adequada do que verdadeiramente necessitamos.

e estímulos adequados a cada fase da vida, os lhos uem com mais leveza, dinamismo e segurança para seus próprios destinos, conquistas e realizações na vida.

“Para que os pais façam isso, precisam estar no seu lugar, na ordem com os seus próprios pais, o que requer, na maioria das vezes, cuidar das suas raízes – conexão com a força dos seus pais e sistemas –, através da honra e da gratidão, e acolher a sua própria criança interior ferida.”

No caso dos lhos e pais que precisam passar por um processo de perdão, o especialista falou que isso é possível ressigni cando o olhar para as circunstâncias e vivências.

“Os pais também trazem uma criança interior ferida, com suas defesas, reatividades e, muitas vezes, não estão livres para ofertar aos lhos aquilo que estes queriam ou precisavam. Compreender e decidir dar a si mesmo o que se precisa é libertador. Mais importante que o perdão é a reconciliação. Esta representa uma percepção interior do essencial, uma postura de respeito e gratidão pela vida e uma profunda conexão de honra e força com os pais e tudo que eles representam”, naliza.

Andrei Moreira é diretor voluntário da ONG Fraternidade sem Fronteiras, membro da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AmeMG), da qual foi presidente de 2007 a 2019, e preceptor do Internato em Atenção Integral à Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Alfenas, campus Belo Horizonte, no período de 2008 a 2012. É autor dos livros: “Atitude – re exões e posturas que trazem paz”; “Reconciliação: consigo mesmo, com a família, com Deus”; Cura e autocura: uma visão médico espírita” e “Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal”.

[ EDUCAÇÃO ]
[ 28 ] clickguarulhos.com.br
Fotos: deyangeorgiev2 e ridofranz / Depositphotos.com
Aquecedor (INSTALADO) Ducha Fitt Lorenzetti GRÁTIS na compra do aquecedor Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 1049 - Pq. Renato Maia - Guarulhos - SP www.cjsaquecedores.com.br | vendas@cjsaquecedores.com.br 3435-6742 / 3435-1520 O MENOR PREÇO DO MERCADO CONSULTE-NOS 5x x SEM JUROS Av. Otávio Braga de Mesquita, 2136 - Jd. Monte Carmelo Desde 1977 construindo Guarulhos e região Armação em aço sob medida Vergalhões • Distanciadores Malhas e telas • Arames e pregos • Treliças Somos referência em corte, dobra, montagem, barras e telas soldadas phone 11 2402-4011 phone 11 2402-2862 11 93031-8411 vfguarulhos � varejao@varejaodoferro.com.br � varejaodoferro.com.br Ideal para clínica de várias especialidades. Área de até 1.000 m² Av. Emancipação, 356, Centro de Itaquaquecetuba. ALUGA-SE IMÓVEL EM ITAQUÁ Tratar com o proprietário: (11) 94763-7047 Atendemos construtoras: 99656-1748 PAGUE EM PARCELAS NO CARTÃO Compre pelo nosso WhatsApp: 99624-5756 Av. Brig. Faria Lima, 1630 - Cocaia Em frente à praça dos Aviadores [ 30 ] clickguarulhos.com.br

Venha conhecer a maior escola de educação infantil em Guarulhos

Unidade exclusiva para crianças de 1 a 7 anos

9 mil metros quadrados Área verde com árvores frutíferas e animais

Acolhimento e adaptação respeitando o tempo da criança

Proposta pedagógica de excelência

Educadores altamente qualificados

Unidade de Educação Infantil, 1ºs e 2ºs anos do Ens. Fundamental

Vila Augusta

Tel: 11-2421-5588

Rua Noêmia Delafina, 44

Unidade de Ensino Fundamental e Médio

Vila Augusta

Tel: 11-2421-5588

Rua Salvador Gaeta, 578

#faça faça

educação infantil ensino fundamental I e II ensino médio

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.