Revista Guarulhos - Edição 59

Page 48

especial Ives Zacharias e Leonardo Ives Gabrieli Zacharias Calixto iniciou em ótica quando tinha 14 anos, fazendo limpeza e serviços de office-boy na J. Basílio, conceituada empresa do ramo, no Centro de São Paulo. Em seguida, atuou na montagem de óculos, que era feita de uma forma bastante arcaica, nada comparado ao que é hoje, quando todo o processamento é digital e computadorizado. Na mesma empresa, cuidou de estoque, até que começou a fabricar lentes e a fornecer para o antigo empregador. Depois, trabalhou como representante comercial, vendendo para óticas. Atuou por vários anos na Sistema, do grupo Fotoptica; na Smart, de Taubaté, ficou 12 anos. Teve também fábrica em Vinhedo, até que desfez a sociedade e comprou a Ótica Stella Maris, em Guarulhos, no início dos anos 1980. De lá para cá, não parou de crescer. Além da movimentada matriz, no Itapegica, tem, junto com o filho Leonardo, filiais no Jardim Presidente Dutra, Pimentas, Extra do Bosque Maia e, neste ano, inaugurou a loja do Jardim São João. Gera quase 90 empregos e já atende a terceira geração de clientes. Qual o segredo de quem começou fazendo limpeza chegar a ter uma rede de lojas? Ele responde: não ter medo do trabalho, tratar o cliente com respeito e treinar os funcionários a prestar o melhor atendimento.

Kátia Nishida Embora tenha nascido em São Paulo, Kátia Nishida Figueiredo, 29, relaciona-se com Guarulhos desde bebezinha, pois a mãe, Maria Elisa, trabalhava na Pfizer e trazia Kátia e o irmão André para passar o dia na creche da empresa. Quando tinha 4 anos, a família veio para Guarulhos. O pai, Manuel, trabalhou na Borlem e na Lorenzetti antes de abrir, em 1994, sua empresa de coleta de resíduos industriais, a Vanlix. Manuel teve de esperar muitos anos para que a empresa fosse lucrativa, mas nunca desistiu. Essa persistência é uma característica que Kátia herdou do pai. Começou a carreira dando aulas de inglês, trabalhou no ramo de aviação executiva e com comércio exterior. É formada em Relações Internacionais e tem MBA em Gestão Empresarial. Agora, estuda Farmácia, curso pelo qual se diz apaixonada. Como resultado das experiências profissionais e acadêmicas, ganhou confiança e decidiu abrir o próprio 48

negócio. Considerando a ideia de uma franquia mais interessante e pela afinidade com a área estética, escolheu a Oligoflora pelos diferenciais competitivos da marca. Abriu uma clínica superequipada e descobriu talentos que não conhecia nela mesma, por exemplo a aptidão para o marketing e a gestão de pessoas. Com menos de dois anos, a Oligoflora Guarulhos já se destaca na rede e é reconhecida na cidade pela força de seus eventos e campanhas, como o Oligoflora 200 e a promoção Um Sonho de Natal, que foram viabilizados pela construção de parcerias entre 20 empresas, tudo organizado pelo time liderado por Kátia. Chama a atenção o resultado obtido pelo tipo de comando exercido pela empresária, em que dá a cada profissional espaço para colocar seu estilo e consegue harmonizar as competências de forma que se complementem e que o grupo esteja sempre comprometido.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.