Page 1

Ano IX - nº 57 - Outubro 2011 - R$ 12,90 Diretor Responsável: Valdir Carleto

REVISTA GUARULHOS

Bebês

Um breve manual com dicas e orientações para cuidar bem dessas fofuras

casa

segurança

gente

Prateleiras para organizar e decorar

Monitoramento a distância

Ademil Andrade e Maytê Carvalho

Escolas: Roteiro e critérios para facilitar sua escolha


O MBA ESPA se destaca pelo pioneirismo em cultivar o espírito empreendedor na sala de aula para que você faça a diferença na sua organização. Aqui, você aprende a encarar cada desafio como uma oportunidade e desenvolve habilidades para capitalizar essas possibilidades em empreendimentos rentáveis e sustentáveis. Para competir decisivamente no mercado de trabalho, o aluno do MBA da Faculdade ESPA tem a opção de escolher programas dentro das principais áreas de gestão: \\ MBA em Gestão Empreendedora de Negócios; \\ MBA em Gestão de Pessoas; \\ MBA em Gestão de Marketing e Vendas; \\ MBA em Gestão Financeira; \\ MBA em Gestão de Operações e Logística; \\ MBA em Gestão Pública; \\ MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos; \\ MBA Clássico FranklinCovey; \\ MBA Controladoria e Gestão Estratégica.


O MATER FOI A BASE PARA AS MINHAS CONQUISTAS. O GRANDE DESTAQUE SÃO OS PROFESSORES, QUE NOS AJUDAM MUITO, DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. Afonso DA SILVA ALVES Bento ÚNICO ALUNO DE GUARULHOS APROVADO NO DIRETO DO 3º ANO, SEM CURSINHO.

MEDICINA

ITA

USP

APROVADO EM NA E TAMBÉM EM MEDICINA NA UNESP, UNIFESP E UFRJ.

O Colégio Mater Amabilis tem os pais mais felizes de Guarulhos. Seus filhos nos levaram ao 1º lugar no ENEM e nos colocaram entre os 10 melhores colégios do estado de São Paulo no ranking geral do exame, com uma média de 703,62 pontos. Eles também foram aprovados nos melhores cursos das maiores universidades públicas do país, venceram inúmeras olimpíadas científicas e, acima de tudo, tornaram-se seres humanos éticos e responsáveis. Agradecemos pela confiança de entregarem seus filhos aos nossos cuidados. Se somos um dos melhores colégios do país, é porque temos os melhores pais e alunos.

www.materamabilis.com.br R. Josephina Mandotti, 158 - Jd. Maia, Guarulhos

3809-2000


FOTO: MÁRCIO MONTEIRO

índice

16 capa Cuidados

com os bebês, sem dúvidas

10 entrevista Ademil Andrade

educação 34

74 – Livros - Leitura para os pimpolhos 76 - Casa - Prateleiras para organizar e decorar 86 – Moda – Berkana e Espaço Allure 94 – Tecnologia – O sucesso dos vídeos virais 96 – Saúde – Acupuntura sem agulhas 102 – Lançamento – Guarulhos Office Tower 104 – Nossos Filhos – Fofuras da mamãe 116 – Registrando – Tudo que marcou o mês 144 – Humor – Mas que pergunta, hein?! 146 – Lista 7 – Os profissionais que mais tomam café

76 perfil

6

opções da boa mesa

138 Veículos

Conheça o perfil das principais escolas particulares

Maytê Carvalho

110 gastronomia

Peugeot aposta em modelo esportivo

80 segurança

Monitoramento a distância


valdir carleto Um sucesso atrás do outro A edição de setembro da RG bateu todos os recordes de repercussão e sucesso nesses nove anos de circulação da revista. A “República Gastronômica de Guarulhos” surpreendeu a todos os leitores e mesmo a empresários do ramo, pela quantidade de estabelecimentos relacionados. Vários entre os que nunca anunciaram conosco disseram ter apreciado o critério jornalístico adotado, pois, ao serem informados de que seria publicado um roteiro de restaurantes, imaginavam que se resumiria a uma lista de locais, sem a riqueza de dados que foram fornecidos aos leitores. A tiragem divulgada foi, como de costume, de 10 mil exemplares. Porém, como prevíamos que haveria uma grande procura, encomendamos à Editora Parma 11 mil exemplares. Como a revista é composta por vários cadernos de 16 páginas, a gráfica produz um número maior de cada um deles e, em não havendo grandes perdas durante o processo, costuma haver um adicional de exemplares, que é colocado à nossa disposição. Dessa vez, foram 360 e nós os adquirimos. A tiragem total somou, portanto, 11.360 exemplares, conferidos em nossa sede pelo anunciante Milton Berkana, da Berkana Modas. Ainda assim, foi tal o sucesso que só ficamos com exemplares essenciais para nosso arquivo. Todos os elogios que continuam chegando até nós compensaram todos os esforços de nossa equipe para que pudesse ser ofertado aos leitores um produto editorial que superasse as expectativas. No envio do material à gráfica, chegamos a varar a noite trabalhando, somando 30 horas ininterruptas de dedicação. Mas, valeu! Considerando que a revista Weekend, que editamos semanalmente, vem sendo sucesso absoluto, tanto entre leitores quanto anunciantes, e é o principal concorrente da RG, não cogitávamos produzir tão logo outra edição com 148 páginas, mas eis que esta que você tem em mãos repete esse número. Destaque-se que em ambas não há um centavo sequer de publicidade da Prefeitura ou de qualquer outro órgão público. Esperamos que o conteúdo desta edição, voltado principalmente aos bebês e à Educação, além de todas as demais seções costumeiras, também agrade. Afinal, é para você, guarulhense, que há mais de 30 anos praticamos Jornalismo, tendo a utilidade pública como principal missão. Afinal, veículo de comunicação que não tem utilidade pública não tem utilidade nenhuma.

cartas

REPÚBLICA GASTRONÔMICA DE GUARULHOS SETEMBRO/2011

Marinalva Pereira Cavalcanti Essa edição está maravilhosa. Parabéns! O grupo Carleto Editorial, com certeza, é a mola propulsora que elevará cada vez mais a cidade de Guarulhos. Um trabalho de valor imensurável... Parabéns! Kátia Nishida Figueiredo Essa edição vai virar um guia! Todo mundo vai querer tê-la e vai guardar para ter referência. André Nishida Parabéns a toda equipe pela RG de setembro. Realmente deve ter sido um imenso trabalho de formiguinha para reunir todo esse acervo gastronômico em Guarulhos. Foi uma ótima ideia, já que o boom gastronômico foi muito grande neste ano. Espero poder utilizar muito esse guia! Celi Pereira Parabéns pela capa. Muito bela e criativa. Reproduz com certeza a gastronomia de nossa cidade, que é riquíssima. E principalmente, parabéns pelo conteúdo da revista. Isa Mara Espina Mesquita A RG está muito bem feita, mesmo. Adorei! Realmente há motivos para se orgulhar. Tenho certeza de que essa é uma edição que todos irão guardar em casa como referência. Vocês mostram coisas que nem nós, guarulhenses, conhecemos. Parabéns!

Parabéns a toda a equipe que produziu a matéria República Gastronômica de Guarulhos. Um verdadeiro marco no Jornalismo da nossa gastronomia. Além da elaboração de uma belíssima capa, a revista conseguiu reunir e organizar sete roteiros para deixar à disposição dos guarulhenses. Sem dúvida, esta publicação confirmou a gastronomia como nosso principal atrativo turístico. Danilo Duarte Ramalho Presidente da Abrag (Associação de Bares e Restaurantes de Guarulhos)

Essa foi a melhor edição que já vi da RG, não só por ter dado uma grande ênfase na gastronomia de Guarulhos, mas também pela capa e pelo conteúdo, que está maravilhoso. Que capa, hein? Vai ser criativo assim lá longe! Elogiar o trabalho da equipe é muito difícil, pois a cada edição nos surpreendemos com algo inovador. Parabéns.

expediente

Sérgio Lombardi - Varanda´s Grill

Diretor responsável: Valdir Carleto (MTb 16674) Editor executivo: Fábio Carleto Editora assistente: Vivian Barbosa Redação: Amauri Eugênio Jr., Elís Lucas, Tamiris Monteiro, Tatiana Soledade e Val Oliveira Colaborou no roteiro de escolas: Jéssica Batista Diagramação: Douglas Caetano, Mariana Vasquez, Rogério Hanssen e Williane Rebouças Fotos: Márcio Monteiro e Rafael Almeida Comercial: Ana Guedes, Bruna Tessaroto, Maria José Gonzaga, Patrícia Matos, Thaís Tucci Administrativo: Laila Inhudes e Viviane Sanson A RG - Revista Guarulhos é uma publicação da Carleto Editorial Ltda. - M.E. opiniao@revistaguarulhos.com.br - www.revistaguarulhos.com.br Redação e Comercial: Av. João Bernardo Medeiros, 74 - Bom Clima - Guarulhos/SP CEP 07197-010 - Telefone: (11) 2461-9310 Impressão: Editora Parma - Tel: (11) 2462-4000 Tiragem desta edição 11 mil exemplares. Assinaturas R$ 129,00 (12 edições) 7


Fotos ilustrativas. Incorporação registrada sob a matrícula 118091 no 2º cartório de Guarulhos. Alvará A701/2011 expedido em 24/08/2011.


.P Av lo au i cc Fa ni

R.

s

nt

ho Fil

do

ea

Guarulhos Office Tower

Bosque Maia

nha

Pe

o ad alg

eo

s Cu

贸t

Bem-vindo ao

ra R. B

im

.S Av

Dr .T

ia asil . Br

ira

live

eO

C. d

R

. Av

es

nt

de

a Tir

Av .P

au

R.

lo

Fa

Jo

cc

ao

in

bro

etem

de S

ntes

ade

te R. Se

m

s

R. Do

s

ve

Tir Av.

al

nc

Go

i

Ponte Estaiada

ru

lho

Av. Antonio de Souza

ua

d.

Ro

. es Pr

tra

Du

llo

nie

A Av.

Av .G

obato

teiro L

on Av. M

II Pedro

tric

Pa i

es or

ad

b

h al

ra sT

d

o .d

Ro a ilv

aS

R

on yrt .A od

d na

n

Se

Parque Ecologico do Tiete


entrevista Por Valdir Carleto

Cidadão guarulhense e próximo governador do Rotary FOTOS: MÁRCIO MONTEIRO

Radicado em Guarulhos há 42 anos, Ademil Martin Andrade recebeu em setembro o título de Cidadão Guarulhense. Ele também foi eleito governador do Distrito 4430 do Rotary Clube, para o período 2012-2013, e comandará 58 clubes, dos quais cinco em Guarulhos

Revista Guarulhos - Onde nasceu? Quando e por que veio para Guarulhos? Ademil Martin Andrade - Nasci em Primeiro de Maio, no Norte do Paraná, próximo a Londrina. Minha família veio para Guarulhos em 1969, porque meu pai teve problemas financeiros nas duas farmácias que tinha na cidade e resolveu tentar a vida em São Paulo. Como um irmão e uma irmã dele moravam em Guarulhos, veio para cá e começou a trabalhar na Farmácia Drogalar, do senhor Milton Fujishima. RG – Que idade tinha e como foi o início de sua vida estudantil e profissional?

AMA - Tinha 12 anos. Concluí o Ginásio na Escola Estadual de Gopoúva e o Colegial no Conselheiro Crispiniano. Comecei trabalhando como office-boy na Drogalar. RG - Qual sua formação? AMA - Cursei Odontologia, na Universidade Mogi Cruzes. Para ajudar a pagar a faculdade, juntava turma de Guarulhos dos que saíam no meu horário, às 23h30, para completar a lotação de um ônibus da Nasser fretado para Guarulhos. A partir de um número de passageiros, eu ganhava alguma coisa, para ajudar a pagar a faculdade.

RG - Conte-nos um pouco como foi o início de sua trajetória. AMA - Fiz Odonto a duras penas. Tentei vaga em universidade pública. Estudava no Objetivo, em São Paulo e trabalhava na Polidura, atual DuPont, em Cumbica, da meia-noite às 8 da manhã. Era muito puxado e quando senti que não conseguiria entrar numa faculdade gratuita, resolvi cursar a UMC. Eu me formei em 1982 e, com o dentista e ex-vereador Jorge Singh, meu primeiro emprego como dentista em seis meses já éramos sócios da Sincol Assistência Odontológica e a Prevodonto, que faziam convênios com

Artigos para tapeçaria residencial e automotiva Toda linha de tecidos para cortinas PAGAMENTO 3X NO CARTÃO VISA OU MASTER Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8 às 17h – sábado, das 8 às 12h

10

• Voil • Cetim • Rústico • Verona • Tergal verão • Rendas Kit de varão, suportes, presilhas, ponteiras, ilhoses, argolas, entretelas, etc

Material para estofados • TNT • Chenile • Jacquard • Suede • Couro natural • Couro sintético • Espumas Grampeadores, cola, linha, etc. Tapetes: vários tamanhos, cores e modelos

Av. Otávio Braga de Mesquita, 412 - V. Fátima PABX:

2468-8030


empresas para atendimento dos funcionários e atuavam em nível estadual. Chegamos a ter 18 consultórios próprios em Guarulhos. Em 1990, juntamente com a minha esposa Elisabeth montamos a Golden Farma. RG - Qual o ramo de atividade da sua empresa? AMA – Oferecemos um benefício muito importante para as empresas , que repassa aos seus colaboradores e família a possibilidade de efetuarem compras de medicamentos, em uma ampla rede de farmácias credenciadas sem que ele tenha que ter dinheiro no ato para a compra, facilitando o seu tratamento clinico, de maneira simples ágil e segura com desconto na folha de pagamento. RG - Quando e como surgiu esse tipo de atividade? AMA - Dormindo, sonhei com isso. No sonho, misturei o que fazia quando era office-boy da farmácia com o convênio odontológico. Imaginei um cartão com o qual o empregado das empresas adquiriria o remédio, pagando depois e nós receberíamos uma comissão de cada venda. Como na época era tudo manual, os primeiros passos foram muito difíceis, pois era preciso convencer os dois lados de que éramos uma empresa confiável, que iríamos honrar o pagamento à farmácia. Cada vez que um empregado era demitido, a empresa nos informava e era preciso avisar cada uma das farmácias conveniadas, por telefone. Imaginem o trabalho que isso dava. Hoje é muito mais prático, porque é tudo absolutamente

R 2011 VESTIBULA DISTA

EAD METO UE FAZ

. CONEXOÃLUOIR Q A DISTÂNCIA

informatizado. Até por isso, não temos muitos funcionários atualmente: são pouco mais de trinta. RG - Quantas empresas e quantas farmácias são conveniadas? AMA – Hoje, 21 anos depois, são mais de 8 mil farmácias, de todo o Brasil, de Manaus a Porto Alegre; mais de um milhão de cartões, nas mãos de funcionários e de seus dependentes , atendemos cerca de duas mil empresas. RG - Há quanto tempo faz parte do Rotary Clube? AMA - Entrei em 1998, uma das decisões mais felizes e principais realizações de minha vida. RG - Quais funções já exerceu no Rotary? AMA – Desde a minha posse venho assumindo cargos no clube, colaborando em todas as gestões. Fui presidente em 2004-2005 e ocupei diversos cargos distritais, entre os quais o de Governador Assistente, em 2007-2008, gestão de Ronald Delia. Fui também Instrutor Distrital Assistente. RG - O que representa ser eleito governador do Distrito? AMA - Uma grande honra para um guarulhense poder exercer esse cargo. Serei o terceiro em 58 anos que o Rotary está na cidade e sucedendo o segundo, que é o companheiro Enio Caramella. José Luiz Toro foi o primeiro guarulhense a assumir a governadoria, em 2004-2005. Sempre citamos dois anos, porque a posse se dá em julho e o mandato termina em junho do ano seguinte.  polo Guarulhos (11) 2486-9446

metodista.br/ead

outras localidades 0800 889 2222

twitter.com/metodista

VOCÊ EV

Conexão

ê evoluir. que faz voc

Educação. todista de à Rede Me Conectada e.

los de leta dos po lista Comp Confira a

nosso sit nCial em apoio prese

11


entrevista RG - O trabalho social é uma das marcas dos clubes de serviços. Tem algum plano especial nesse sentido? AMA – Estou estabelecendo algumas metas, uma delas voltadas para as novas gerações, jovens de 8 a 30 anos, através dos vários projetos estruturados. Porém, o norte da gestão nos será dado no treinamento que haverá em janeiro de 2012 nos EUA, com uma visão geral para o ano rotário. A equipe, no entanto, já estão sendo convidadas. Obter voluntários para todas as funções é complexo, pois envolve muitos clubes e cargos, e todos os cargos são exercidos de maneira voluntária por empresários, profissionais liberais, que de maneira geral são muito ocupados. Se bem que já está provado de que os mais ocupados são sempre os que mais aceitam incumbências e se saem bem ao executá-las. Como dizemos, o Rotary capacita os escolhidos, não escolhe os capacitados. Eu mesmo terei de me capacitar, porque é uma grande responsabilidade ser governador, cargo que só se reporta ao presidente de Rotary Internacional, que será do Japão, Sakugi Tanaka.

Cidadão Guarulhense da Câmara Municipal. Qual sua relação com a cidade e o que essa láurea representa? AMA – Sou apaixonado por Guarulhos. Não saio daqui para nada. Quando era jovem, não tinha nada na cidade; agora encontro tudo em Guarulhos. Temos bons restaurantes. Gosto do shopping, dos cinemas. Adoro tudo. A cidade está muito mais bonita, mais verde. Só o trânsito, que já está estressante. Receber esse título foi emocionante para alguém que saiu de uma cidade que

RG – Fale um pouco sobre sua família. AMA – Sou casado com Elizabeth, há 29 anos, e temos três filhos: Ademil Filho, administrador e advogado, que trabalha conosco; Rafael, cursa último ano de veterinária, e Rodolfo, que está no 3º ano de odonto.

tem hoje dez mil habitantes e é reconhecido por uma metrópole de um milhão e 300 mil. Toda minha família ficou muito honrada. Eu agradeço muito à vereadora Luíza Cordeiro, que apresentou a propositura, e aos amigos rotarianos José Augusto Pinheiro e João Batista Alvarenga, que sugeriram a ela que a apresentasse.

RG – Em setembro, recebeu o título de

12

RG – Se fosse prefeito de Guarulhos por um breve período, qual sua primeira atitude? AMA - Nunca pensei nisso, porque jamais tive qualquer pretensão político-eleitoral. Mas, eu procuraria ouvir a população dos bairros, pois há coisas que dá para resolver; as soluções às vezes estão em atitudes simples; não precisa reinventar a roda. RG – Algo a acrescentar? AMA – Quero dizer que sou muito grato aos meus pais, José Martin e Iracy. Meu pai sempre me incentivou, desde que viemos para Guarulhos, passamos muitas necessidades, eles com três filhos pequenos, eu e minhas duas irmãs. Foi um grande batalhador para que eu pudesse chegar onde cheguei, fizeram esforço sobrenatural para que eu me formasse. Isso me faz acreditar em Deus. Quem não tem Deus no coração acaba sendo corrompido durante a vida. Eles me ensinaram a ter responsabilidade, amor, integridade. O homem tem de ter palavra, foi o que aprendi. E digo que tive muita sorte de conhecer a Elizabeth. Estudamos no mesmo colégio, tínhamos amigos em comum, mas eu a conheci mesmo no último ano da faculdade, quando buscava passageiros. Cheguei a mudar o roteiro do ônibus para passar na porta da casa dela! Ela me apoia muito, me acompanha e me anima. É o grande amor da minha vida. E agradeço também muito ao Rotary, onde conquistei grandes amizades, aprendi e evoluí muito, doando parte do tempo e da experiência a causas humanitárias. É minha outra paixão. 


capa Por Vivian Barbosa

BANCO DE IMAGENS

E agora, pais? Muitas dúvidas nascem junto com os bebês. Elucidá-las é fundamental para criá-los corretamente

A gravidez é o momento mais esperado pela maioria dos casais. Mas, depois que os nove meses passam, é hora de cuidar do pequeno. Muitos dizem que o instinto de pais ensina tudo, mas é na prática que as maiores dúvidas aparecem. Por isso, a RG reuniu dicas simples sobre o que deve ser feito durante o primeiro ano dos bebês para garantir a eles bem-estar e bom desenvolvimento. A alimentação é fundamental para fornecer minerais e vitaminas essenciais ao recém-nascido. O que acontece é que pais de primeira viagem podem não ter tanta noção sobre os benefícios de determinados alimentos, principalmente os do leite materno.

16

Para garantir que a qualidade de vida das crianças seja sempre boa, alguns exames devem ser feitos logo que elas chegam ao mundo. Tais procedimentos garantem que muitas doenças não se aproximem ao longo dos anos. Além disso, dicas para não deixar que a chupeta atrapalhe a saúde bucal dos bebês. O comportamento e o relacionamento com os pais são fundamentais para desenvolver a parte psicológica e motora das crianças. Por isso, brinquedos educativos, desenhos, formas e cores podem ajudá-los a compreender melhor o mundo dos adultos. Agora, é só tomar nota e aproveitar o delicioso contato com o universo dos pimpolhos. 


capa Por Val Oliveira

Gugu, dada, papá Alimentação infantil: O que pode, ou não, fazer parte do cardápio dos bebês Nove meses se passaram e a nova mamãe se vê com um bebê nos braços e muitas preocupações na cabeça. E agora? Como alimentar adequadamente este pequeno ser que não sabe pedir e muito menos entende de sabores e valores nutricionais? De acordo com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, salvo raras exceções, até o 6º mês de vida, o leite materno deve ser o único alimento, pois ele supri todas as necessidades nutricionais da criança, ele atua mo fortalecedor do sistema imunológico e assim, previne doenças na infância e também na vida adulta. Além disso, o ato de amamentar proporciona maior proximidade e cumplicidade entre a mamãe e o bebê. Segundo Clara Korukian Freiberg, nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNG – Universidade Guarulhos, não há um horário exato para as mamadas. Deve-se analisar o comportamento do bebê para identificar quando o choro é de fome.

Como introduzir alimentos na dieta do bebê A partir do 6º mês, o organismo dos pequenos já está preparado para receber outros tipos de alimentos, pois apresenta novas necessidades. É nesse período que a alimentação deve receber a adição de papinhas doces e salgadas. “Inicia-se com frutas, na forma de sucos e legumes, em forma de papa”, diz a nutricionista. Para não bagunçar o paladar do bebê, ofereça um alimento novo por dia e observe a aceitação. Caso haja recusa, não desista. Faça intervalo de alguns dias e ofereça novamente o mesmo alimento. Em alguns casos, a criança só vai aceitar a novidade após muitas tentativas e, fazê-lo aceitar sabores diferenciados colabora na formação do paladar. Por isso, vale a pena tentar. No início, recomenda-se também que a papinha salgada, à base de legumes, seja servida apenas no almoço, ao passo que a de frutas pode ser dada até duas vezes ao dia. A partir do 8º mês de vida, os legumes também podem ser con-

sumidos no jantar. Com oito meses, o bebê já aceita a maioria dos alimentos de um cardápio adulto, inclusive carnes - desde que estejam bem amassadas ou cortadas em pedaços pequenos. Deve-se evitar o uso do liquidificador, pois a mastigação é um processo importante na formação dos dentinhos. A nutricionista recomenda evitar também o uso de alimentos industrializados e embutidos, por causa dos conservantes artificiais. A ingestão de produtos como sucos “enlatados” e salgadinhos pode provocar cáries e alergias, além de favorecer o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade. Outro cuidado importante é com a quantidade de sal e óleo durante o preparo da comida. Para variar e dar mais sabor, pode-se fazer uso da salsinha, cebolinha e coentro. “Dá um toque especial e é muito saudável”, completa Clara. MÁRCIO MONTEIRO

18


FO

TO

S:

BA

NC

O

DE

IM

AG

EN

S

Água e chá Segundo Clara Korukian, 88% da composição do leite materno é água. Entretanto, com a inserção de outros alimentos, a partir dos seis meses de vida, faz-se também necessário que a criança tome água, nos intervalos das refeições. É mais adequado que se faça uso do copo, pois além de mais higiênico que as mamadeiras, não desencoraja a sucção do seio e assim, não reduz o apetite

pelo leite materno. A nutricionista diz também que é um engano pensar que o chá pode aliviar as cólicas, tão comuns nos primeiros meses de vida. “Se o bebê receber outro tipo de alimento nesse período, as cólicas podem ser piores, pois a digestão é mais difícil e requer maior trabalho do intestino. A fermentação do leite e de outros alimentos causa gases e é outro causador de cólicas. Por isso, para que o chá?”, pergunta.

Higiene

Importante:

Com a diversificação dos alimentos, a possibilidade de contaminação é maior e, consequentemente, os riscos de doenças, sobretudo as intestinais. Para manter o bebê longe desse perigo, os alimentos frescos e em bom estado de conservação devem ser a preferência. A papinha deve ser preparada e consumida imediatamente. As sobras de uma refeição nunca devem ser guardadas para outra. As mãos devem ser bem lavadas toda vez que for preparar os alimentos ou servir a criança. Os utensílios que são usados para preparar e servir a comida precisam ser higienizados cuidadosamente. A água deve ser filtrada ou fervida.

-Água e outros tipos de alimentos entram na dieta, após o 6º mês de vida, em complemento ao aleitamento materno, que deve ser mantido até os dois anos de idade. -Os bebês já nascem com aceitação maior para os sabores doces. Porém, a adição de açúcar deve ser evitada nos dois primeiros anos e as frutas e sucos devem ser oferecidos in natura. -Em geral, crianças precisam ser estimuladas a comer, mas nunca devem ser forçadas. Assim, será mais fácil delas associarem a hora da refeição a uma atividade prazerosa. -O visual do prato também deve ser estimulante. Os alimentos coloridos impressionam a criança. -O momento da refeição deve ser tranquilo, sem a realização de atividades paralelas como assistir TV, correr ou brincar.  19


capa Por Tamiris Monteiro

Saudável e feliz

Cuidados com a saúde do bebê contribuem com um crescimento livre de possíveis doenças

O desenvolvimento de um bebê envolve diversos cuidados, principalmente, os que dizem respeito à saúde. Ainda no hospital, muitos exames são feitos para identificar possíveis doenças. E após sair da maternidade, a saga para conservar o bem-estar do neném continua. Entre uma visita e outra ao pediatra, os pais vão adaptando-se às principais necessidades do pequeno. Alimentar, trocar fralda, dar banho e levar para tomar vacina são só algumas das tantas tarefas que implicam em um crescimento sadio. É claro que as preocupações são muitas, mas para um crescimento saudável, basta que mamães e papais sigam algumas regras básicas e essenciais que poderão ajudar positivamente o bebê até a fase adulta.

20


Alimentos Para o pediatra Cláudio Alberto Galvão Bueno, o que torna a qualidade de vida de um bebê ainda melhor é o leite materno. “Apesar de não acontecer na maioria dos casos, a amamentação deve ser mantida até os nove meses, pois é a partir dessa idade que acontece a formação do primeiro sistema imunológico do bebê. Até lá, ele depende dos anticorpos que vêm por meio do leite. Mamar no peito pode ser considerado a vacina da vida”, afirma. Outro fator que tanto pode contribuir como desfavorecer a saúde é a introdução de outros alimentos na dieta. De acordo com o médico, a obesidade infantil tem se tornado cada vez mais comum. E isso acontece com colaboração involuntária dos pais. “A alimentação é feita de forma errada. A criança é o reflexo dos hábitos da família. Hoje, os distúrbios alimentares interferem não só no peso como também na imunidade”, alega.

Primeiros exames Ao nascer, o primeiro exame que um bebê faz é o clínico, também conhecido como Apgar. Na análise, o médico verifica a vitalidade do bebê, por meio da frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, reflexos e cor da pele. Há também outros exames que são feitos ainda no hospital, como o exame do olhinho ou o teste do reflexo vermelho, que serve para identificar se existe algum tipo de problema na visão do bebê. O exame auditivo, que é realizado já no

segundo ou terceiro dia de vida para detectar possíveis doenças auditivas. E o exame do pezinho simplificado, que ajuda a detectar antecipadamente vários tipos de doenças metabólicas. Após duas semanas, o bebê já pode fazer a primeira visita ao pediatra e, daí em diante, as consultas devem ser mensais. É o médico que verificará peso, estatura, perímetro cefálico e por meio desses exames, identificar possíveis doenças durante o desenvolvimento.

21


capa

Banho

Sono

O banho deve ser leve, com sabonete neutro e sem a necessidade de esfregar muito a pele do bebê. A limpeza deve ser mais elaborada somente nas partes íntimas, por causa da evacuação da urina. Um bom horário para o banho é o momento do dia em que faz menos frio. A temperatura da água deve ser próxima da temperatura corporal. O local onde será dado o banho não deve ter a passagem de correntes de ar. No fim, o neném deve ser envolvido na toalha e o mais rápido possível vestido.

A quantidade ideal de sono é variável. Nos primeiros meses, a criança dorme cerca de 20 horas por dia. Essa quantidade vai decrescer ao longo do tempo. No início, os cochilos contínuos são essenciais, pois durante o sono são secretados hormônios do crescimento que colaboram para o bom desenvolvimento do bebê.

Ambientes Evitar locais fechados diminui o risco do bebê sofrer com problemas respiratórios durante o primeiro ano de vida. “Lugares como shopping, supermercado, igreja e afins são frequentados por pessoas doentes também. E isso não dá para prever com antecedência. Frequentar esses ambientes é uma forma de expor o bebê. Com a imunidade incompleta por causa da idade, fica mais fácil de adquirir novas doenças”, adverte.

22


capa Banho de sol O banho de Sol é muito importante para o bebê. Cláudio explica que a radiação solar tem a propriedade de transformar a pró-vitamina D da pele do bebê em vitamina D. Essa é responsável também pela calcificação óssea. O ideal é expor o pequeno ao Sol até às 10h, por 20 ou 30 minutos diários.

Vacina Durante o primeiro ano de vida, o bebê deve tomar algumas vacinas que ajudarão a evitar doenças. Todas as doses podem ser encontradas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). BCG ID: a vacina é aplicada logo após o nascimento e em crianças com no mínimo dois quilos. A dose é única e imuniza contra a tuberculose. Hepatite B: é aplica em três doses, a primeira deve ser ministrada ainda no bebê recém-nascido; a segunda deve ocorrer após um intervalo de 30 dias e a terceira no sexto mês de vida. Tríplice Baciteriana (DTP ou DTPa): protege a criança contra a difteria, o tétano e a coqueluche. São cinco doses dadas aos dois, quatro e seis meses. Após esse período, é necessário fazer os reforços. Haemóphilus B: é uma vacina in24

dicada para a imunização de crianças entre dois meses e cinco anos contra meningite, sinusite e pneumonia. Doenças causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Poliomielite: imuniza contra a poliomielite ou paralisia infantil. É administrada em três doses e um reforço. As doses são dadas aos dois, quatro e seis meses. O reforço deve ser aos 15 meses. Rotavírus: previne contra o rotavírus. O bebê deve receber duas ou três doses da vacina. Isso vai depender do fabricante da vacina. Pneumocócica conjugada: protege contra as bactérias tipo pneumocóco, que causam doenças como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia. A primeira dose deve acontecer no segundo mês de vida, e as outras duas aos quatro e seis meses.O reforço é feito após um ano de vida.

Meningocócica C conjugada: previne o bebê da bactéria meningocóco C, que causa meningite em crianças, principalmente, de até 4 anos. A primeira dose é feita aos três meses, a segunda no quinto mês e o reforço aos 15 meses. Influenza (gripe): protege contra a gripe e é ministrada em duas doses, aos seis e sete meses. 


25


capa Por Vivian Barbosa

Chupeta: até quando? Conheça os prós e contras sobre o uso do objeto mais querido no mundo dos bebês

A atividade mais comum entre os bebês desde o nascimento é o choro. Pode ser por fome, sono, frio, calor, dores ou até por medo de alguma coisa. Não importa! O que vale é que o bebê nasce sabendo se comunicar. O problema é que muitas mães não entendem os reais motivos do choro de seus filhos. E é na intenção de interrompê-lo que a chupeta entra em ação. De fato, o papel da chupeta é tranquilizar o bebê. Mas ela não deve ser usada como uma “muleta” na educação dos pimpolhos. É preciso entender que a sucção faz parte da fase oral dos bebês, que é responsável pelo desenvolvimento psicossexual. Este momento vai até os 18 meses de vida. A estrutura sensorial que compete a esta fase é a boca, sendo fonte de prazer e redução da tensão. Quem explica é a psicóloga especializada em crianças Beatriz Azevedo. “Toda a criança passa pela fase oral, quando levam objetos até a boca. Se não for a chupeta será o dedo ou um ‘paninho’”, diz. A odontopediatra Daltyra Mendes explica que a sucção é natural e essencial para os bebês. “Toda criança tem necessidade de sugar. Ela ocorre desde a vida intra-uterina, quando o bebê suga dedos, lábios e até a língua. Isso acontece por instinto, mas pode ter finalidade nutritiva ou não”. Ela ainda diz que o bebê pode sentir vontade de sugar mesmo depois da mamada e que este é o momento ideal para apresentar a chupeta a ele. “O filho deve conhecê-la aos poucos. Não basta colocá-la diretamente na boca e esperar que ele comece a sucção imediatamente. A dica é liberá-la devagar, molhar os lábios

26

do bebê com a chupeta e, quando ele começar a sugar, puxe-a levemente”. Para completar, ela explica que a sucção não-nutritiva envolve o lado emocional, quando o bebê busca tranquilidade, segurança e satisfação. A idade em que o bebê deve começar a usar a chupeta é uma das questões que mais confunde a cabeça das mães, principalmente as de primeira viagem. Daltyra afirma que os recém-nascidos devem conhecer o objeto apenas após 15 dias do nascimento, pois precisam aprender a mamar primeiro. “A chupeta deve ser bem pequena, sempre de acordo com a idade da criança. O bico ortodôntico, que tem formato anatômico, é o mais indicado, inclusive, nas mamadeiras”, completa. Os problemas causados pelo uso prolongado da chupeta – e também mamadeiras e dedo são variados. Quem pensa que apenas os dentes podem sofrer alterações está enganado. A especialista diz que mesmo a ortodôntica pode causar danos quando a criança usa por mais de dois anos. “A mãe deve estar atenta sempre. O bom senso é o melhor conselheiro para saber a hora de tirar a chupeta e até mesmo a mamadeira. A partir dos dois anos, ela deve começar a falar com o filho sobre a substituição do objeto, que deve ser feita, no máximo, até os três anos”, diz. Caso isso não aconteça, a criança pode ficar com a mordida aberta, com problemas na fala, e até na deglutição, já que, por causa da mordida, a língua fica entre os dentes e se torna mais relaxada, sem poder cumprir com eficácia a função de ‘juntar’ os alimentos durante a mastigação. 


Troca perfeita Quem é mãe sabe que não é tarefa fácil tirar do bebê a chupeta, mamadeira e, principalmente, o dedo. Beatriz explica que não é certo brigar. “O ideal é tentar substituir o dedo e a chupeta de forma gradativa, o que ajuda a evitar crises de ansiedade no bebê. A melhor maneira de desempenhar essa função é trocá-los por conversas e outras distrações”, diz. Quanto à mamadeira, Beatriz afirma que é correto trocá-la quando o bebê tiver condições motoras de segurar o copinho com bico ou caneca com canudinho. Outra dica importante para incentivar o bebê a deixar a chupeta de lado é falar sobre seu crescimento. Beatriz sugere que os pais falem mais sobre o crescimento do filho. “Falar que chupeta não é coisa para os mais crescidinhos incentiva a independência e a maturidade deles”, completa. Usar histórias, trocar a chupeta por algo do interesse do filho e sugerir leituras divertidas sobre o assunto são bons aliados para o momento. Beatriz indica o livro “Chupeta Capeta” de Fabiano Hervas, para ajudar os pais neste momento.

FOTOS: BANCO DE IMAGEM

Beatriz Azevedo www. bia-ludoterapia.blogspot.com Daltyra Mendes 11 2440-4966

27


capa Por Amauri Jr.

Inteligência desde o berço Assimilação do mundo: primeira forma de desenvolvimento intelectual Todo e qualquer indivíduo sempre quis saber como um bebê pensa, e como ele constrói linhas de raciocínio. Ou se pensa, de fato. O filósofo John Locke (1632-1704) dizia que o cérebro de uma criança é como uma tábula rasa ou uma folha em branco, pronta para ser preenchida; ao passo em que o teórico Jean Piaget (1896-1980) defendia que até os dois anos de idade não há pensamentos propriamente ditos, tampouco linguagens, mas sim o estabelecimento de esquemas de ações que ajudam o bebê a assimilar o mundo ao seu redor. Apesar de não haver consenso sobre como crianças nessa faixa etária “compreendem” o mundo, é notório que eles conseguem “conceituar” o claro e o escuro, assim como focar objetos relativamente próximos. “Mesmo que um bebê não possa avaliar de imediato a profundidade, seu comportamento é governado pela informação visual desde os primeiros minutos de vida. Desde o início, eles olham para o mundo que os cerca de maneira nada casual”, explica Sueli Rizzutti, neurologista pediátrica.

28

Fica a dica Entre os quatro e nove meses de vida, as funções motoras já permitem que o bebê gire o corpo sozinho, e a visão está desenvolvida - com isso, ele consegue reconhecer adultos. Podem ser usados objetos coloridos e sonoros para incentivar a associação do som à função do objeto.


Brinquedos e desenvolvimento motor A relação entre crianças e brinquedos é fundamental. “Independentemente do local, época ou cultura envolvente, os bebês sempre procuraram brincar e ter brinquedos”, diz a neurologista pediátrica. Conceitualmente falando, eles estimulam o desenvolvimento cognitivo do bebê, ao incentivarem o uso da imaginação e, por consequência, à construção do raciocínio. “Os brinquedos auxiliam muito no desenvolvimento. Mas devem respeitar as fases de maturação cerebral, e permitir a aprendizagem e a diversão”, ressalta a médica. Para crianças com idade inferior a um ano, são indicados móbiles - popularmente conhecidos como “brinquedos de berço” -, que ficam pendurados sobre o próprio móvel e que estimulam tanto a audição quando a visão do bebê, assim como o seu desenvolvimento motor. “Um verdadeiro brinquedo é um elemento educativo, pois ele tem importância crucial no desenvolvimento psicológico da criança”, destaca a es-

pecialista. Afinal, é na hora da brincadeira que os pequenos assimilam os aspectos mais comuns do cotidiano. Eles também colaboram com a parte física. O desenvolvimento motor pode demonstrar evolução mais rápida, mas as habilidades cognitivas são mais percebidas após o primeiro ano. “Os pais devem respeitar sempre a fase de desenvolvimento do bebê, inclusive na hora de escolher os brinquedos”. Ela ainda indica que a casa não precisa ser “à prova de crianças” até o pequeno começar a andar. Por consequência, por tratar-se de processo de evolução tanto motora quanto física em caráter contínuo, o bebê passa a sentir-se mais seguro para engatinhar ou arrastar-se, em média, aos oito meses de vida e, no mês seguinte, já pode apoair-se em móveis para dar os primeiros passos. “A partir do momento em que a maturação das áreas cerebrais responsáveis pelo ato de andar estiverem desenvolvidas, a criança começa a andar. Por consequência, o equilíbrio e a segurança surgem paralelamente”, relata a neurologista pediátrica.


Movimentos e cores O movimento é um dos aspectos que prende a atenção de crianças com idade inferior a um ano. E, em âmbito cronológico, o bebê passa a interessar-se por rostos e por objetos em geral, até passar a ter noção de profundidade, por volta dos sete meses de vida. “Ele observa os objetos até achar os limites e, então, passa a examiná-los. O movimento também prende a atenção do bebê nessa fase,

de modo que ele olhará para corpos e objetos que se mexem com grande contraste entre claro e escuro”, relata a pediatra. Por outro lado, sabe-se que cores fortes chamam mais a atenção dos bebês – tanto que dormitórios voltados para eles vêm sendo decorados com tons mais chamativos, mas em harmonia com tonalidades suaves, para não deixa-los demasiadamente

agitados. Essa preferência por cores mais fortes deve-se à formação do globo ocular, ainda em desenvolvimento. “As células nos olhos necessárias para perceber o vermelho, verde e azul já estão formadas no fim do primeiro mês, inclusive talvez já no nascimento, sempre de acordo com cada caso. Por isso, eles conseguem identificar e gostar de cores fortes”, finaliza Sueli Rizzutti. 

Atenção, papais! Até os três meses de vida, os bebês já percebem diferenças de entonações, graças ao desenvolvimento das áreas motor e auditiva. Os pais podem aproximar o rosto com o bebê, dizer frases simples e fazer expressões. Eles as estudam e, consequentemente, as imitam.

Tome nota! Com um ano de idade, o bebê consegue entender perguntas simples, e tenta respondê-las com “esboços” de palavras. Por esse motivo, os pais podem repetir os gestos, pois isso ajuda a estimular as conexões cerebrais e, assim, o bebê pode conhecer o mundo.

30


31


educação Por Valdir Carleto

Qual é a escola

Conheça as várias propostas de ensino e consulte amplo

Chegando o fim do ano, muitos pais veem-se frente a uma difícil decisão: escolher a escola dos filhos. Seja a primeira escola, a mudança para uma nova, ou, ainda, para outro nível de ensino, como definir os critérios para uma boa escolha? Na opinião de Venerando Oliveira, o professor Venê, coordenador pedagógico do curso Objetivo – Unidade Guarulhos, o primeiro passo é visitar a escola e conversar com os seus responsáveis. Com perguntas bem direcionadas, trará informações escla-

34

recedoras sobre a escola: a distância entre a escola e a casa é razoável? O valor das mensalidades está adequado ao orçamento da família? Como são as instalações da escola? Ele salienta que se refere ao espaço das salas de aula, biblioteca, quadras, laboratórios e equipamentos tecnológicos, mas também considera importantes as áreas de recreação e alimentação. Ele entende que se deve indagar sobre existência de segurança na entrada e saída de alunos; se os espaços de convivência são ade-


ideal para seu filho? roteiro de escolas da cidade e sua respectiva localização no mapa

quados para as diferentes idades; se a equipe de professores é qualificada, tanto quanto à formação quanto em relação à experiência. Outro critério a ser analisado, em sua opinião, são os resultados que a escola obtém em avaliações externas, como Saresp, Enem e aprovações em vestibulares. Ao falar sobre avaliações, o professor observa que uma questão mais complexa refere-se à parte pedagógica. A maioria das pessoas não conhece as inúmeras linhas pedagógicas, desenvolvidas, principalmente, na primeira metade do século XX. Nomes como Piaget, Vygotsky, Montessori, Rudolf Steiner, John Dewey e Escola Tradicional podem aparecer numa conversa com a coordenação pedagógica. E muitos pais não terão ideia do que se trata. Por isso, ele entende como muito válido que a Revista Guarulhos busque transmitir uma noção do que representam as várias linhas adotadas pelas escolas. Venê lembra que a maioria das escolas acaba mesclando diversas linhas pedagógicas, com ênfase maior ou menor na memorização e acúmulo de conteúdo (linhas mais tradicionais) ou no desenvolvi-

mento crítico, criativo e mais livre. Segundo ele, as escolas nas quais as linhas mais tradicionais sobressaem costumam passar um volume maior de tarefas de casa, aplicar avaliações mais padronizadas e pouco criativas, concentram seu trabalho na figura do professor e na sala de aula. Essas escolas costumam dar muita importância para os vestibulares mais tradicionais, atingindo bons resultados de aprovação. “Nessas escolas, desde a mais tenra idade, os pequeninos são incentivados a se enquadrarem no modelo de bons alunos e a competirem entre si”, diz ele, que complementa: “Outras escolas, que privilegiam o pensamento livre, argumentativo e criativo costumam ter desempenho inferior quando o assunto é aprovação nas instituições mais tradicionais. No entanto, seus resultados costumam ser mais vistosos em avaliações como o Enem, que ganha importância na medida em que tem valido para classificação em número cada vez maior de universidades federais”. Venê aconselha os pais que estejam em dúvida a conversar com outros pais ou amigos que também tenham filhos na escola avaliada, pois

isso ajuda muito no processo de reconhecimento e aumenta a segurança sobre a escolha. “Devemos levar em conta que nossos filhos passarão parte significativa das vidas deles no ambiente escolar. O espaço da escola muitas vezes funciona como continuação do espaço familiar. Assim, é importante checar se os valores que orientam o trabalho da escola se aproximam dos valores da família. A disciplina na escola é rígida demais ou é mais solta, livre? E na família? Como a escola lida com o erro e a motivação? Como são as avaliações? Como a escola trabalha o respeito às diferenças, a socialização, a solidariedade, o trabalho em grupo?”, enumera. O coordenador ressalta que, depois de escolhida a escola, há um critério que pode ser usado como avaliador da escolha feita: os olhos dos filhos brilham quando falam da escola? Eles sentem prazer e motivação em estudar? Estão felizes? Se a maioria das respostas a essas perguntas for sim, relaxe: a escolha foi bem feita. Porém, se quando o fim de semana termina é um sofrimento para o aluno, a escolha deve ser repensada. 

35


educação

Linha pedagógica: qual escolher? Não é uma regra, mas, para muitos, saber a linha pedagógica da escola é um critério fundamental. As linhas pedagógicas definem como cada escola lida com a individualidade da criança e como se dá o aprendizado, e devem combinar com os valores e preferências da família. “É de fundamental importância saber que existem diferentes linhas pedagógicas e compreendê-las, porque a opção escolhida tem grande peso na formação do indivíduo. Além do método tradicional, há muitas alternativas. Uma delas é a linha construtivista, que permite ao aluno participar ativamente do próprio

36

aprendizado”, opina a pedagoga Ana Maria. Conheça aqui as linhas pedagógicas mais aplicadas e outras menos comuns:

Construtivista O saber não é passado do docente ao aluno: o estudante é que constrói o conhecimento, por meio da formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do construtivismo é que o aluno adquira autonomia. A teoria de aprendizagem foi desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget e propõe que o conhecimento resulte da interação da inteligência com o ambiente.

Montessoriana Cada sala de aula mantém, em média, 20 alunos e mantém materiais para estimular a aprendizagem. Em vez de a professora passar as lições, as atividades ficam dispostas em sala e o aluno escolhe qual irá fazer. Ele deve cumprir os módulos obrigatórios para avançar os estudos. As salas podem ser ordenadas por séries, como no ensino tradicional, ou por ciclos, com alunos de idades diferentes na mesma sala. O professor localiza e trabalha as dificuldades de cada criança, que deve ser incentivada a desenvolver o senso de responsabilidade pelo aprendizado. 


educação Tradicional

Na pedagogia tradicional o professor é a figura central. A linha tradicional de ensino alastrou-se no século XVIII, a partir do Iluminismo, e tinha por objetivo universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. Foi considerada não-crítica e ultrapassada nas décadas de 60 e 70, mas ainda tem muita importância para os educadores. As escolas que seguem esta linha pedagógica privilegiam a transmissão do conteúdo. O professor, cuja função é transmitir conhecimentos e informações para os alunos, é o guia do processo educativo. Waldorf

Criada pelo filósofo Rudolf Steiner, com foco em atividades motoras, sem utilizar materiais artificiais. A ideia é que a turma seja acompanhada durante vários anos por um mesmo professor, para que ele dê atenção individualizada à criança. Além disso, pede a participação ativa dos pais em várias atividades pedagógicas e prioriza as necessidades do desenvolvimento do estudante. A trajetória da criança é composta por ciclos de sete anos, nos quais ela tem um tutor. As aulas do ensino infantil nesse sistema têm ênfase em artes e em trabalhos manuais.

38

didos e que o estudante adquira os comportamentos desejados. O professor controla o tempo e as respostas dos alunos, dando retorno constante. O aluno é visto como alguém que pode aprender a partir de estímulos que são recompensados caso os objetivos sejam alcançados. Freiriana

Os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno devem ser levados em conta. Esta postura implica ouvi-lo para ajudá-lo a construir confiança, para que ele possa entender o mundo por meio do conhecimento. A educação torna-se uma ferramenta para “libertar” o aluno. Tendência democrática

Baseada na britânica Escola Summerhill. Seu grande diferencial é que seus alunos não são obrigados a assistir às aulas obedecendo a um cronograma único. Eles escolhem as atividades a fazer de acordo com seus interesses. Renovada

Composta por várias correntes que valorizam a criança como ser livre, ativo e social. O interesse pelo estudo deve partir do aluno. Nessas escolas, a autoridade é questionada.

Comportamentalista

Quase adultos

Enfoca técnica, processo e material dados em sala de aula. O objetivo é que os resultados possam ser me-

Mesmo no ensino médio, a preocupação em escolher uma boa escola para os filhos não muda, até porque

antecede a época de vestibular. Se o adolescente for entrar em ritmo de competição e se preparar para o ensino superior, há colégios que fazem disso uma prioridade. A estudante Érica Karoline diz que não teve base na escola para passar direto no vestibular, o que exigiu dela muito esforço. Hoje, é universitária do curso de obstetrícia da USP e fala como foi importante ter estudado em casa: “Além do cursinho, já estudava além do que me pediam em sala de aula, já que a formação na escola onde estudei não estava voltada para isso”, completa.

Hora da decisão Após analisar vários fatores, os pais decidirão onde matricular as crianças. Mas não podem pensar que sua tarefa terminou: acompanhar a vida escolar dos filhos é essencial, qualquer que seja a linha adotada pela escola.

Acompanhe o roteiro Segue nas próximas páginas extenso roteiro de escolas particulares situadas em Guarulhos, com dados sobre os níveis de ensino ofertados e a linha pedagógica adotada, ou, na falta de uma definição exata, outras informações. As escolas são citadas em ordem alfabética, sujeita a pequenas alterações para adequar a diagramação. Os números ao lado dos nomes identificam a posição nos mapas publicados no fim do roteiro.


Educação Infantil

Ensino Fundamental I

UNIDADE I Rua Cônsul Orestes Correa, 733 - Bom Clima UNIDADE III Rua Minnie Ida Perman, 234 - Bom Clima 40

Ensino Fundamental II

Ensino Médio

UNIDADE II Rua Salvador Gaeta, 578 - Vila Augusta UNIDADE IV Rua Noêmia Delafina, 44 - Vila Augusta


www.alucine.com.br

Antes de matricular seu filho num colégio, conheça a sala dos professores. Veja se o colégio oferece condições ideais de trabalho, se investe em cursos de atualização, se incentiva um bom relacionamento com os alunos. Afinal, os professores têm um papel fundamental na vida escolar. E, se um colégio cuida bem dos seus professores, pode ter certeza que ele cuida bem dos seus alunos.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2012.

11 2440 6101 www.colegioparthenon.com.br

Ideias que Transformam

41


educação Abelha Rainha 16

Alfa 48 Baseados na Pedagogia de Projeto, os educadores aplicam aos alunos da Educação infantil e Ensino Fundamental diversas atividades extracurriculares. Destaque para o Lego Education, método de educação tecnológica baseado nos quatro pilares da Unesco (aprender a ser, a conviver, a aprender e a fazer). Rua Joaquim Miranda, 525, Vila Augusta. Tel.: 2422-4801 www.colegioalfaguarulhos.com.br

Almanac 63 A escola para pequenos, que podem estudar do Berçário à Pré-Escola, conta com 85 alunos. Aplicando a metodologia sócio-construtivista, a Abelha Rainha funciona na Vila Aliança, região conhecida como Torres Tibagi, desde 1997.

Criarte (concurso de textos literários e apresentações teatrais), É Tempo de Fortalecer Relações, entre outros, atuam como elos entre os estudantes e a escola. Além das aulas tradicionais e demais projetos, o Almeida Gasparin dedica-se à Alfabetização Emocional, com aulas semanais direcionadas ao autoconhecimento e inteligências múltiplas, como empreendedorismo, por exemplo. Promove anualmente a Ação Comunitária, prestando diversos serviços à população, com a colaboração de empresas parceiras, visando à formação de consciência de cidadania entre os alunos.

A escola está recebendo crianças desde o Berçário até o Ensino Fundamental. Em todas as fases, é possível que a criança

Para Helena Batistela, diretora pedagógica, sua missão é formar cidadãos críticos. “Acreditamos que nossa linha pedagógica é a que mais se aproxima deste objetivo, onde o professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento que possui”, reforça. Os estudantes também têm aulas de caratê, balé, natação, horticultura e até educação financeira. Há planos para a ampliação do prédio, principalmente o berçário. Avenida Julio Prestes, 996, Vila Aliança. Tel.: 112451-1584 www.escolaabelharainha.com.br

Adventista 11 e 35 Com mais de 500 unidades escolares e 128 mil alunos apenas no Brasil, a filosofia da Educação Adventista, mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, surgiu em 1863 e é difundida até os dias atuais. O propósito do colégio é preparar o aluno, não apenas no âmbito intelectual, mas também aguçar sua consciência cristã. Está no Brasil desde 1896 e a cidade de Guarulhos conta com duas unidades. Educando há 37 anos, conta com lousas digitais, orientação vocacional, simulados, recuperação paralela, ludoteca, auditório entre outros. Rua Ananias José de Vasconcelos, 145, Gopoúva. Tel.: 2440-7977 e Rua Vicente Melro, 1072, Vila Galvão. Tel. 2452-4411 www.educacaoadventista.org.br 42

fique em período integral estudando e desenvolvendo diversas atividades. Há seis anos em funcionamento, utiliza o Sistema Dom Bosco de Ensino. Rua Santana do Jacaré, 35, Bom Clima. Tel.: 2463-2722. www.colegioalmanac.com

Almeida Gasparin 62 Formando alunos desde 1985, o colégio Almeida Gasparin oferece todas as etapas de ensino aos pais interessados em matricular suas crianças. De acordo com a diretora, Roberta Teixeira de Almeida Gasparin, a escola tem como filosofia ser “humanista”. “Desde a fundação, escolhemos teorias educacionais que se completam e continuam a evoluir. Nosso objetivo é dar ao aluno todo suporte necessário para que ele seja capaz de obter êxito nos seus futuros projetos de vida”, completa. De acordo com Roberta, atualmente há uma maior ênfase em processos educacionais envolvidos na construção do conhecimento em sala de aula, ou seja, onde haja interação direta entre professor e aluno. Projetos como o Expoarte (Exposição de Artes e Conhecimento),

Rua Cyro Schumtzer Franco, 181, Bom Clima. Tel.: 2408-7576. www.colegioalmeidagasparin.com.br

Augusto Ruschi e Jardim Encantado 13 e 14 O que começou em uma garagem de casa, com apenas alguns alunos interessados, transformou-se em dois colégios que disponibilizam aos pais e alunos (que vão do Berçário ao Ensino Médio) uma proposta pedagógica própria. São mais de 550 alunos nas duas unidades. A coordenação da escola afirma que procura “promover uma relação entre processo de aprendizagem e a vida diária”. O Colégio Augusto Ruschi dispõe de laboratórios, biblioteca, sala de artes e outros equipamentos complementares. Unidade I (Educação Infantil): 11 2440-9755. Unidade II (Fundamental e Médio): 11 2453-3535. Alameda Yayá, Torres Tibagi. www.colegioaugustoruschi.com.br


educação Bonadei 25 O instituto educacional oferece a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Para os que procuram matricular seus filhos no próximo ano letivo, haverá vagas até o quarto ano, já que o colégio está disponibilizando as séries gradativamente. Ou seja, terá todas as etapas de ensino em 2017. O método aplicado é o Sistema Uno de Ensino. Rua Ferdinando Paluan, 25, Jardim Santa Clara. Tel.: 2456-3456.

Canadá 33

Autêntico 2 A pedagoga Giseli de Oliveira Fernandes utilizou os conhecimentos adquiridos como diretora de escolas em Bragança Paulista para realizar o sonho de abrir seu próprio colégio, em Guarulhos. O Autêntico é apoiado em uma linha pedagógica diferenciada, que tem por base o desenvolvimento do aluno como resultado de um processo interativo. Por ela, o professor deixa de ser o “senhor da verdade” e passa a intervir no processo educacional, provocando o aluno a pensar por si próprio.Colégio, que completa cinco anos em 2012, possui laboratórios (física, química, biologia e informática), biblioteca, salas de audiovisual, dança, número reduzido de alunos por classe, acessibilidade, cadeiras e carteiras adequadas a cada faixa etária, entre outros. Segundo a direção, um dos diferenciais é o atendimento aos pais e alunos, professores altamente qualificados, aulas de xadrez desde o Fundamental I, dois intervalos para o ensino fundamental II e ensino médio, além do incentivo a atividades como dança e esportes como judô, futsal e handebol. Avenida Benjamin Harris Hunnicutt, 1.000, Vila Rio de Janeiro Tels.: 11 2457-8707 e 112457-8712

Atendendo alunos e pais desde 1988, o colégio Canadá conta com duas unidades que passam por todas as etapas de ensino, do Pré ao Ensino Médio. Para a escola, o objetivo “não é de apenas formar alunos e, sim, cidadãos de uma sociedade inovadora”. A linha pedagógica é a aplicada pela Rede Pitágoras de Ensino, além de outras atividades para a melhor assimilação dos exercícios pelo aluno no dia a dia, como violino, coral, informática e matemática avançadas e outras mais. Rua Alfredo Cerquinho, 21, Gopoúva. Tel.: 11 2463-3428. www.colegiocanada.g12.br

Cartesiano e Oca do Guaru 19 Baseados na proposta pedagógica sócio-construtivista afetiva, os colégios oferecem do Berçário ao Ensino Fundamental. Nesta fase, utilizando o Sistema Positivo de Ensino como apoio didático. Avenida Salgado Filho, 634, Jardim Maia. Tel.: 2440-8813. www.ocadoguaru.com.br

Ceaf - Centro Educacional Augusto Freitas 55 Em funcionamento desde 2002, o colégio atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O método aplicado está nas apostilas do Sistema Didático Etapa e nos demais espaços físicos como brinquedoteca, videoteca, salas especiais para dança e caratê, laboratórios e piscinas, utilizados como provedores de bem-estar fisico e social entre os estudantes. Em breve, a escola pretende inaugurar o Espaço Fitness. Estrada Elenco, 36, Jardim Santa Rita, Taboão. Tel.: 2406-0672 www.colegioceaf.com.br 44


educação Caparroz 60

Carbonell 47 e 53

A instituição abriu suas portas em 1997 e é dedicada exclusivamente ao Ensino Infantil. As crianças podem ingressar na escola a partir de 2 anos de idade e estudar até os 6. Quanto à metodologia, o Caparroz também é influenciado pelos pedagogos L. S. Vygotsky e Jean Wallon, que se fundamentam numa perspectiva sócio-histórica. Para os alunos, aulas de inglês, informática (inclusive com o uso de tablets) e demais atividades necessárias para a formação critica do discente nessa fase da vida. Para o coordenador pedagógico do colégio, Valdir Caparroz, a Educação Infantil assume a função de contribuir para a inserção crítica nos alunos. “É no cotidiano educativo organizado intencionalmente, nos momentos de trabalho coletivo, nas intervenções do professor e na interação com o grupo de crianças que o aluno vai-se construindo socialmente”, acredita.

A instituição, que tem mais de 30 anos de ensino na cidade, passou por uma reestruturação física e educacional em 2009 e está em adaptação. Atendendo alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Carbonell busca aliar a tecnologia a serviço da educação, de acordo com a mantenedora e responsável pelo novo conceito de educação, Andréa Lourenço. O método de ensino é um misto de idealizações e os alunos aprendem com o Sistema Etapa de Ensino, por meio de apostilas. Em 2012, duas unidades estarão em funcionamento, com a mesma proposta pedagógica. Andréa conta que a unidade Vila Augusta, em fase de conclusão, teve seu prédio projetado para dispor aos alunos benefícios como anfiteatro, biblioteca, acessibilidade para portadores de deficiência, restaurante para pais e filhos, lousas digitais nas salas e um número reduzido de alunos por aula, com um professor e um auxiliar para redobrar a atenção no discente. Uma inovação é o drive-thru, para que os pais possam entrar com o veículo e deixar os filhos no interior da escola. Com um bosque à disposição dos alunos, o Carbonell também conta com um observatório de astronomia e uma estação meteorológica. Unidade I: Rua Primeiro Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, 75, Ponte Grande. Unidade II: Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 2.687, Vila Augusta. Tel.: 2414-2492. www.colegiocarbonell.com.br

Rua São Bernardo, 244, Jardim Bela Vista. Tel.: 2402-3594. www.colegiocaparroz.com.br

Central 31

Criando 64

Oferece todas as etapas de ensino, incluindo o Ensino Médio Técnico. Aplica a linha pedagógica tradicional.

O Projeto Criando começou com quatro alunos em 2002 e hoje atende 150 crianças em duas unidades – localizadas na mesma rua. Atende do Berçário ao Pré e as crianças de zero a 5 anos são ensinadas de acordo com o método construtivista e a Pedagogia de Reggio Emilia (cidade italia-

Avenida Dr. Timóteo Penteado, 155 Centro Tel.: 2461-4284. 46

na que, após a Segunda Guerra Mundial, reuniu mães a fim de educar suas crianças, que estavam traumatizadas pelos combates). O projeto conta, além da escola, com um parque arborizado de 300m², horta, aulas de música, dança e capoeira. Av. João Bernardo Medeiros, 455, Bom Clima. Tel.:2468-1169. www.projetocriando.com.br


educação Castelo Mágico e Sainte Marie 5

Clip 18

Fundado em 1998, o Castelo Mágico deu origem ao Colégio Saint Marie; juntas, as escolas atendem mais de 600 alunos de o Berçário até o Ensino Médio. A filosofia humanista é a utilizada. Pautadas no ensino tradicional, procura seguir tendências que acompanham as necessidades dos educandos. “Um dos nossos objetivos é formar cidadãos críticos, criativos, engajados em projetos sociais e preparados para lidar com o futuro competitivo que os aguarda, como os mais tradicionais vestibulares, sem deixar de lado a formação moral, cultural e intelectual, base do bom convívio familiar e social”, conta Thiago Soares, coordenador pedagógico. Desenvolvendo diversos projetos sociais, contam com inglês na grade curricular desde a educação infantil, laboratórios de informática e ciências, treinos de futsal, período integral, oficinas educativas, incentivo às artes, palestras e desenvolvimento de projetos educativos. “Por conta das obrigações cotidianas, os pais precisam contar com um colégio cuja prática auxilia na formação completa dos seus filhos, não só no preparo para o vestibular mas também nas orientações sobre métodos de estudos e no preparo para o bom convívio familiar e social”, avalia Thiago. O colégio está ampliando suas dependências. Rua Dona Benedita, 185 /195, Vila Rosália. Tel.: 2451-6846. 48

Fundado em 1999, o Clip completa 12 anos de trajetória dedicada à educação de crianças e jovens. Ao longo deste percurso, foi adotada como proposta pedagógica a construtivista-interacionista. Nesta metodologia, aliam-se as mudanças necessárias para desenvolver o aluno face às transformações, sem que se percam as diferenças individuais. Os atendimentos personalizados, voltados para crianças portadoras de necessidades especiais, são diferenciais do colégio. São defendidos quatro pilares para a Educação do século XXI: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver em conjunto e aprender a ser. O trabalho com a educação inclusiva é adotado desde o inicio das atividades da escola. “Acreditamos que a criança em condições especiais, além de se desenvolver melhor frente ao estímulo e à convivência social, proporciona às outras crianças a oportunidade de aprender desde cedo a respeitar as diferenças e as limitações de cada um”, afirma uma das diretoras, Tânia Maria da Silva Vidal. Os pais também participam da vida escolar e acompanham os avanços pedagógicos de cada aluno até que estejam preparados para ingressar no Ensino Médio na escola pela qual, independentemente de sua metodologia. O complexo educacional conta com 5 mil m² entre área construída e recreativa e a área de vegetação natural. Além das disciplinas tradicionais, os alunos participam de atividades como horta comunitária, coral, tênis de mesa, xadrez e dama. “Temos certeza de que dessa forma estamos contribuindo para a formação de cidadãos mais completos, conscientes, atuantes e felizes”, finaliza a diretora. Av. Esperança, 1038 – tel. 2440-1038 - www.colegioclip.com.br

Casimiro de Abreu e Sol Encantado 8 Os 300 alunos dos colégios do mesmo grupo contam com a linha tradicionalista como base de estudo. Desde 1982 na cidade, o Sol Encantado oferece berçário e Educação Infantil, enquanto o Casimiro de Abreu atende do Ensino Fundamental ao Médio. Segundo Maria Inês Rezende de Oliveira, diretora pedagógica, o estudo baseado na linha tradicional tem, como aliados, outros recursos como projetos e vivências pessoais dos próprios discentes. Casimiro de Abreu: Rua São Francisco, 35, Vila Galvão. Sol Encantado: Rua São Francisco, 57, Vila Galvão. Tel.: 2455-2479.


49


educação Dom Bosco 46 Sem especificar um método pedagógico único, o colégio Dom Bosco pesquisou referências educacionais e utiliza ideias de educadores como Piaget, Vygotsky, Maria Montessori e Howard Gardner, sempre cumprindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A escola está localizada em uma área verde de 3 mil m2 e o prédio, que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio, foi inspirado no estilo germânico. Para os coordenadores da instituição, desenvolver uma postura crítica, participativa e com muito diálogo, é a meta constante do colégio. Rua Santa Isabel, 657, Vila Augusta. Tel.: 2414-4074 www.colegiodombosco.com.br

Domínio e Lápis Mágico 37

norteia o que o aluno aprenderá. Para acompanhar as disciplinas, os educandos têm à mão o Sistema Didático Etapa e diversos laboratórios, bibliotecas, anfiteatro e quadras poliesportivas. Com certificação ISO 9001/08, investe em tecnologia (como o próprio nome sugere) e oferece rede wireless, projetores multimídia, computador para o professor em todas as salas de aula e o Programa Falta Zero, onde a digital do aluno substitui a tradicional chamada e suas possíveis falhas. Rua Força Pública, 89, Centro. Tel.: 11 2472-5500 www.eniac.com.br

Traga seu filho para Elite Educandário 17 o mundo descobrir

Educandário

Elite

E.B.E. Objetivo 50

Fundados 2001, os há 22 emanos

colégios Lápis Mágico (Berçário e Pré) e Domínio educando com (Ensino Fundamental), educam cerca o e qualidade qu q ualidade ual carinho de 150 alunos com a linha pedagógica tradicionalista. Centralizado na figura do professor, o método visa a transmitir os exercícios por meio de repetições com a exigência de memorização do aluno que, em troca, recebe elogios e feedback constante de suas atividades. Os colégios estão na mesma unidade, mas há planos para atender exclusivamente crianças de 0 a 2 anos em um outro espaço. A grade curricular estende-se e aulas de balé, dança e informática compõem as atividades a fim de modelar o aluno também nessas áreas.

s Matrícula

abertas

Domingos

Rua Arujá, 44, Gopoúva Tel.: 2479-2855 www.lapismagico.com.br Magno, 168 - Guarulhos www.colegiodominio.com.br

Eniac 44 A instituição tem cursos que vão da Educação Infantil ao Ensino Superior. O sistema de ensino adotado para estudantes até o Ensino Médio é o tradicional, onde o professor 50

Inaugurado em 1987 pelo professor e empresário Takeo Futami, o Educandário Elite oferece cursos que vão da Escola Infantil ao Ensino Médio. Os mais de 400 alunos recebem livros didáticos do Sistema Positivo, que segue a linha sócio-interacionista. Isso significa que o contexto sócio-cultural que o aluno vivencia influencia seu modo de aprender. Há aulas de informática, literatura www.educandarioelite.g12.br infantil e infanto-juvenil, filosofia, espanhol, além dos treinamentos esportivos e parcerias com escolas de idiomas. A coordenadora de ensino, Andréa Amorim, comenta sobre a abertura de um prédio para abrigar a unidade infantil. Rua Domingos Magno,168 Vila Progresso. Tel.: 2409-6623. www.educandarioelite.g12.br

A Escola Brasileira de Educação - Sistema Objetivo de Ensino utiliza seu próprio método de ensino, o Projeto Pedagógico da EBE Objetivo. De acordo com Milene Juliano Hormigo, coordenadora pedagógica, a proposta está voltada para o futuro, incentivando os alunos para a pesquisa e autonomia. “Somos uma escola aberta a mudanças e novas metodologias, auxiliando nossos alunos na construção de conhecimentos e integrando-os culturalmente. Nosso processo escolar pretende que todos os envolvidos tenham prazer em aprender”, afirma. Atendendo todas as etapas de ensino, o colégio existe há mais de 15 anos na cidade e ensina 400 crianças e adolescentes, em média, todos os anos letivos. Milene explica que a E.B.E. oferece uma programação que envolve atividades variadas para suscitar a educação sensorial, a sociabilização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético. O colégio está ampliando a unidade.

Tel.: 2409-6623 / 240

Rua Argentina, 59, Vila Endres, próximo ao Internacional Shopping. Tel.: 2421-3720 www.ebeobjetivo.com.br


que todas as crianças têm de se desenvolver e aprender. O professor interage com o aluno de maneira a fazê-lo levantar e testar suas próprias hipóteses, tornando-o sujeito ativo no processo de aprendizagem”, afirma a coordenadora pedagógica, Renata Jobst. O aluno também pode participar de atividades como o Projeto Ciranda Literária e o Projeto Meio Ambiente, por exemplo. Há projetos para a construção de mais duas unidades em cidades vizinhas.

Equilíbrio – atual Finke 32 Antigo Colégio Equilíbrio, o Finke atua na cidade há mais de 20 anos. As etapas de ensino da escola vão do Berçário ao Ensino Fundamental I e a medida para uma aprendizagem mais rápida é o número reduzido de estudantes por classe. Apesar de não se definir por uma proposta pedagógica específica, Eliane Finke, coordenadora do colégio, afirma que a preocupação dos docentes é criar um ambiente para que a criança sinta-se segura e amada. Atividades extracurriculares como capoeira, balé e natação, em parceria com uma academia, estão à disposição do aluno. Rua Túlio Brancaleone, 90, Centro. Tel.: 2409-5064. www.colegiofinke.com.br

Estratégia 15

Rua Lucinda Rabello, 65, Vila Galvão. Tel.: 2455-9717 www.escolaestrategia.g12.br

Engenho 27 O colégio surgiu em 1998, depois de pedidos de pais que matriculavam seus filhos na Escola de Educação Infantil Catavento desde 1989 e queriam continuar com o mesmo método de aprendizagem. Hoje, são dispostas as etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os estudantes aprendem as disciplinas com o Sistema de Ensino Opet, que também oferece cursos de aprimoramento aos professores. Rua Freire de Andrade, 646, Jardim Vila Galvão. Tel.: 11 2421-7123. www.colegioengenho.com.br

Estrela da Manhã 54

que o aluno não acumule informações para os testes bimestrais e ainda crie o hábito saudável de estudar diariamente. “No início, os pais achavam que nossa metodologia exigia muito do aluno, mas, com o tempo, o discente acompanha o ritmo. Para isso, fornecemos aulas de nivelamento e os pais percebem que os filhos têm criado o hábito de estudar regularmente”, afirma o mantenedor Luiz Fernando Leite da Silva. A escola alcançou o 7º lugar entre todas as guarulhenses no Enem do ano passado e credita isso ao método de ensino aplicado. Os alunos também fazem aulas de ginástica acrobática, xadrez, judô, jazz, futsal entre outros. Avenida João Veloso da Silva, 1060, Cumbica. Tel.: 2446-0270. www. colegioestreladamanha.com.br

Ético 42 Cursos Fundamental, Médio e Supletivo. Av. Paulo Faccini, 337, Centro Tels. 2229-0706 e 4962-2200.

Farias Brito 29 Teve por origem o Colégio Claretiano. Disponibilizando todas as etapas de ensino, sua proposta pedagógica é a tradicionalista. Alameda Aída, 41, Gopouva. Tel.: 2443-3973

Fênix 4

Com 250 alunos divididos em duas unidades (a Escola Estratégia e o Centro de Recreação Estratégia), a instituição está em funcionamento há mais de dez anos, ensinando estudantes do Ensino Infantil e no Fundamental I. O ensino baseia-se na Rede Pitágoras, além de projetos complementares elaborados pelo próprio corpo docente. “A Escola Estratégia preocupa-se essencialmente com a formação do ser humano. Confiamos nas possibilidades

Com apenas seis anos de funcionamento, o colégio Fênix alcançou uma marca interessante: são 877 alunos matriculados do Ensino Fundamental ao Ensino Médio (com aulas em todos os períodos). Para a escola, o lema “Educar é para transformar” tornou-se vital para a formação de seus alunos. No Fênix, a linha pedagógica de ensino é a construtivista, pelo qual “o crescimento pessoal e a maturidade acontecem naturalmente, por meio do prazer por ampliar conhecimento”, afirma a diretora Jussara de Paula.

Instalado em Cumbica, próximo à Base Aérea, o colégio particular foi fundado em 1996 e disponibiliza os Ensinos Fundamental e Médio. Adota o Sistema Etapa de Ensino, porque, segundo o colégio, as três provas que geralmente são aplicadas durante a semana fazem com

O aluno é avaliado por meio de provas bimestrais, mensais, simulados, reforços, plantão de dúvidas, recuperação paralela e, para adolescentes do Ensino Médio, foi criado o projeto Leitura Dinâmica. Além da unidade guarulhense, existem outras três em São Paulo (Penha, Ipiranga e São Miguel). Avenida Benjamin Harris Hunnicutt, 80, próximo ao Carrefour Vila Rio. Tel.: 24573739. www.colegiofenix.com.br


educação a coordenação, mais que formar alunos que demonstrem bom desempenho acadêmico, a missão do colégio é promover cidadãos responsáveis. No Ensino Médio, existem várias opções para que o adolescente se especialize em áreas profissionalizantes como gestão empresarial, logística e contabilidade, entre outros. Em parceria com o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), busca proporcionar oportunidades para o primeiro emprego. Rua Octavio Forghieri, 60, Centro. Tel.: 11 2409-1627. www.colegio-kennedy.com.br

Kinder Park 65

Guilherme de Almeida 36 Em julho de 1979, surgia o Colégio Guilherme de Almeida. Instalada no bairro do Gopoúva, a instituição atende cerca de 1.200 alunos, divididos entre Educação Infantil, Ensinos Fundamental I, Fundamental II e Médio – além do Integral Opcional. A coordenação do colégio acredita que não exista apenas uma linha pedagógica aplicada no dia a dia dos estudantes. “Nossa preocupação é como se processa a aprendizagem em cada criança. À medida que vai crescendo, faz se necessário a utilização de metodologias diferentes, pois cada criança necessita de formas diferentes para a construção de seu conhecimento. Seguimos, então, a linha de Piaget”, afirma. Durante o ano, são criados eventos que reúnem todos os alunos em prol de uma atividade temática como festas juninas ou mesmo ações comunitárias, como o projeto Crer. O colégio aposta na interação com outros encontros como saraus e jogos olímpicos internos. Oficina musical, teatro, coral e curso de inglês em parceria com a Cultura Inglesa também completam o rol de atividades oferecidas pela instituição. Avenida Emílio Ribas, 847, Gopoúva. Tel.: 2464-4745 www.guilhermedealmeida.com.br

Integrado 7

Jardim Paulista 3

O Colégio Integrado de Guarulhos – CIG tem mais de 30 anos de atividade, vinculado à Unifig – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, antigas Faculdades Integradas de Guarulhos. Mantém cursos de Educação Infantil, Fundamental II e II e Médio, nos períodos matutino e vespertino, com período integral até o 2º ano do Fundamental. Utiliza proposta pedagógica e material didático do Sistema Positivo de Ensino. Segundo informe da Direção, trabalha com pequeno número de alunos por sala, para favorecer o atendimento individualizado.

Com 13 anos de trabalho no município, ensina crianças e adolescentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O colégio aplica a linha construtivista e os alunos são pautados pelo Sistema Educacional Expoente.

Rua Dr. Solon Fernandes, 155, vila Rosália Tel. 3544-0333. www.cig.br 52

Rua Araguacema, 86, Jardim Paulista. Tel.: 2451-2764. www.cjpaulista.com.br

Kennedy 38 Com mais de 50 anos de história, o colégio tem a filosofia pessoal dos fundadores: “Estudar, Viver e Vencer”. Para atender os alunos, do Infantil ao Médio, aplica o Sistema Etapa de Ensino. Para

Localizada no Bom Clima, a escola completa 15 anos, aplicando em seus alunos o método de ensino sócio-construtivista, baseado nas ideias do educador Friedrich Froebel. Também é utilizado o Sistema Maxi de Ensino, inspirado na Pedagogia Afetiva. “Acreditamos que, através da Pedagogia Afetiva, a bagagem que o aluno trás consigo e dentre outros conteúdos, podemos ensiná-los a construir um futuro melhor”, acredita a diretora e coordenadora pedagógica, Luciana Lorenzatto Rego. A escola baseia-se no princípio que, para a criança aprender, é preciso brincar. “De forma lúdica, através das brincadeiras e da música, utilizamos materiais reciclados para confecção de lembrancinhas e realização de atividades diversas”, acrescenta. A escola disponibiliza horticultura, aulas de judô, inglês e espanhol para crianças e jovens, do Maternal ao Ensino Fundamental. É possível escolher entre meio período, semi-integral e integral. Avenida João Bernardo Medeiros, 208, Bom Clima. Tel.: 2479-3873.

Machado de Assis 56 Atende desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Rua Bela Vista de Goiás, 33 - Vila Barros, ao lado do Parque Cecap – Tel.: 2402-3959


educação Maia 21

Avenida Rotary, 304, Vila Endres. Tel.: 2421-9088. www.colegiojm.com.br

Há mais de 50 anos na cidade, sob gestão da família Costa desde 1993, o colégio abriga mais de mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Baseada no método tradicionalista, a instituição acredita que a base sólida de qualquer desenvolvimento requer normas claras de comportamento. “Também incorporamos conceitos pedagógicos mais modernos e, acreditamos assim, na ênfase, no conteúdo e na disciplina. Nossa ideia é resgatar valores esquecidos”, afirma Felipe August Costa, mantenedor. Para ele, a procura por vagas se faz tamanha em colégios tradicionais e rígidos pelos altos níveis alcançados em provas como o Enem. “Hoje se fala muito em formarmos cidadãos críticos. No entanto, não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma base sólida de informações”, completa. O colégio disponibiliza diversos recursos para o desenvolvimento dos jovens educandos como natação, horticultura, culinária, balé, judô, música, ginástica olímpica, curso de desenho e clubes de incentivo aos alunos nas áreas de matemática, física e química. Conta com três pavilhões na mesma rua. Um projeto para uma nova unidade, em outro bairro, está em andamento. Unidade Educação Infantil:

Avenida Doutor Timóteo Penteado, 3.150, Centro. Tel.: 2451-6133. www.maha-dei.com.br

Avenida Renato de Andrade Maia, 201, Maia. Tel.: 2440-1999. www.colegiomaia.com.br

Julio Mesquita e Meu Cantinho 49 No mesmo endereço, as escolas atendem todas as etapas de ensino. Na escola Meu Cantinho, a filosofia de educação é ensinar através do lúdico, onde a brincadeira se transforma em saber. Para as crianças maiores, dos Ensinos Fundamental e Médio, é aplicado o Sistema Anglo de Ensino. Uma das preocupações das duas instituições é em relação ao meio ambiente, com projetos diversos, de coleta seletiva e educação ambiental, por exemplo. Literatura no teatro, plantões de dúvidas, videoaulas e cursos avançados de informática são alguns benefícios que o Julio Mesquita oferece.

Madre Leônia 6 Centro educacional, administrado pelas irmãs missionárias Claretianas, segue os princípios cristãos e vincula sua proposta ao Evangelho. A proposta pedagógica baseia-se nos valores da Infância Missionária, movimento onde a criança ajuda e evangeliza outra como, por exemplo, em arrecadações na época do Natal para presentear crianças de bairros carentes. Utiliza as apostilas do Sistema de Ensino Dom Bosco (filosofia sociointeracionista) e atende a Educação Infantil e Fundamental I. Avenida José Antonio Cabral, 59, Vila Rosália. Tel.: 2485-7046 www.colegiomadreleonia.com.br

Maha-Dei 10 Com mais de 2 mil m² de área construída, o Maha-Dei possui laboratórios, quadras e salas de informática. Utiliza como material didático apostilas do Sistema de Ensino Positivo que, segundo o colégio, reforça o conceito de inovação e segurança na educação. 54

Marconi e Cantinho da Alegria 59 e 67 Atendendo todas as etapas de ensino, incluindo a profissionalizante, o grupo Marconi conta com três unidades em Guarulhos. Desde 1987 na cidade, tem sua própria metodologia, o Sistema Marconi de Ensino. Utiliza, como parceria, o material didático Opet. O complexo educacional conta com laboratórios, bibliotecas, salas de estudos, anfiteatro, quadras poliesportivas, rampas de acesso e salas com lousas digitais. Unidade I (Fundamental II/Medio/Medio Profissionalizante): Rua João Romano, 313, Vila FlÓrida. Tel.: 2088-4188. Unidade II (Infantil/Fundamental I e II): Rua Sebastião Bernardino Seixas, 103, Vila Flórida. Tel.: 2408-2085. Unidade III (Infantil/ Fundamental I e II): Avenida Papa Pio XII, 148, Macedo. Tel.: 11 2440-1100. www.gmarconi.g12.br


educação Maria Brand 52 O colégio começou apenas com a Educação Infantil em 1983 e hoje atende até o Ensino Médio. Para sua direção, a linha de ensino precisa provocar o exercício de pensar por parte do aluno, através da investigação e comparação de fatos, dedução e conclusão do que ocorre nas situações vivenciadas. A instituição busca ressaltar as habilidades dos alunos, oferecendo cursos de Espanhol, Robótica (Lego), Judô, Jazz e Ginástica Olímpica. Avenida João Cavalari, 272, Ponte Grande. Tel.: 2421-2978.www.colegiomariabrand.com.br

Mater Amabilis e O Pequeno Príncipe 20 Fundada em 1969, a tradicional instituição de ensino tem como premissa, além da transmissão do conhecimento em âmbito educacional, a formação de cidadãos críticos conscientes de seus respectivos papéis na sociedade. Esse aspecto da formação socioeducacional inicia-se na escola O Pequeno Príncipe, por meio do incentivo ao convívio social e com atividades interpessoais, por meio de oficinas artístico-culturais, educação para o trânsito e demais atividades com viés socialmente inclusivo; assim como a hora da leitura, em que os alunos aprendem a manusear livros e a familiarizar-se com eles. O objetivo da instituição, nessa fase, é incentivar ao aprendizado por meio de brincadeiras. Com o passar do tempo, já no Mater Amabilis, o aluno, por meio de atividades regulares e extracurriculares, como excursões, discussões sobre temas de filmes e de demais aspectos cotidianos, aprimora a formação intelectual e sua visão de mundo. No Ensino Médio, além da preparação para o vestibular, o adolescente também aprende detalhadamente sobre profissões, com pessoas experientes de cada área, para familiarizar-se com o que encontrará no mercado de trabalho.

Molinari 34 Com 45 alunos, o Colégio Molinari atende da Educação Infantil ao último estágio do Pré. Dentre as diretrizes pedagógicas da Molinari, está a de Reggio Emilia, Emília Ferrero, Jean Piaget e L.S. Vygotsky. As linhas mescladas sugerem, de acordo com o colégio, que a educação seja baseada em liberdade com responsabilidade, aprendizagem significativa, valores familiares, humildade, ética, solidariedade, respeito ao próximo, entre outros princípios. Os pequeninos têm aulas de jardinagem, ética e cidadania através de fábulas, oficina de artes e reciclagem, libras, teatro, culinária e horta comunitária. Rua Doutor Lourenço Granato, 29, Gopoúva. Tel.: 4215-2283. www.colegiomolinari.com.br

Nesc - Núcleo Educacional Santa Clara 24

Alunos do Mater têm-se destacado em competições de conhecimentos específicos. Na foto, participantes do Torneio Internacional de Jovens Físicos, no Irã.

Com duas unidades, o núcleo possui uma estrutura para alunos da Educação Infantil e outra para Ensino Fundamental.

Rua Josephina Mandotti, 158, e rua Brás Cubas, 401 - Jardim Maia. Tel.: 11 3809-2000. www.materamabilis.com.br / www.pequenoprincipe.g12.br

Unidade I: Rua Serrana, 28/31. Unidade II: Rua Belo Jardim, 58, Santa Clara. Tel.: 2441-5618. www.nesc.com.br

Noster Dominus 40 Fundado em 1992, o colégio oferece aos alunos a educação inclusiva. Com ela, é possível ensinar aos alunos portadores de deficiências físicas, segundo o coordenação, mais que as disciplinas curriculares mas, também, estímulos às relações sociais. Por essa razão, utiliza o método tradicionalista e, se houver alguma dificuldade por parte do estudante, outras propostas pedagógicas serão aplicadas ao discente em questão. Os pequenos da Educação Infantil aprendem com os livros didáticos da coleção "Eu Gosto", do Ibep. Rua Santo Antônio, 193, Centro. Tel.: 2408-2715 56


educação

Novo Rumo 42 Atendendo Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, o Novo Rumo faz parte da rede Pueri Domus, que conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo País. A escola guarulhense ensina mais de 400 crianças e adolescentes com fundamentação na linha construtivista. Funcionando na cidade desde 1994, a escolha do conteúdo foi feita a partir do preceito de que apenas transmitir o conteúdo não seria suficiente. “A busca por essa proposta de trabalho veio dos estudos de Jean Piaget, no qual o construtivismo está pautado na perspectiva daquele que aprende. Propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado mediante a experimentação, pesquisa em grupo, estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio”, explica Simone Barboza Berdel, mantenedora do colégio. A escola oferece, além dos cursos tradicionais, aulas como horticultura, balé, judô, capoeira e ginástica acrobática. Rua Poeta Castro Alves, 78, Vila das Palmeiras. Tel. 11 2440-2000 www.colegionovorumo.com.br

Oficina 69

Parque Continental 1

Localizado na Vila Camargo, há 16 anos, o colégio atende 280 alunos. Segundo Márcia Almeida, coordenadora pedagógica, os projetos pedagógicos são trimestralmente elaborados pelo corpo docente, do maternal ao 9º ano, e esse é o instrumento utilizado para estimular alunos e alunas às dúvidas e interrogações que desafiam a busca, a pesquisa e as inquietações que formarão sujeitos viventes de sociedades democráticas, pois estarão habilitados para o pensar individualmente, mas com consciência coletiva. Como complemento, os alunos dispõem de aulas de robótica, educação tecnológica, ginástica artística, capoeira e dança.

Com duas décadas de ensino, o EPC atende do Maternal ao Ensino Médio aplicando a metodologia tradicional. Resumidamente, a proposta da escola para a educação infantil é que falem e escutem muito e, por meio de suas histórias, viajem por mundos imaginários; brinquem, exercitem o faz-de-conta, a interação, a independência e a autonomia, construindo vínculos e respeitando as diferenças; para os alunos do Fundamental, que desenvolvam o raciocínio lógico para compreender e expressar-se de forma crítica e criativa e conheçam mundos diferentes pelas histórias vividas, ouvidas e lidas; e que os do Ensino Médio desenvolvam autonomia intelectual e pensamento crítico que permitam escolhas, decisões e posicionamentos. Aulas de jazz, caratê, informática e idiomas também são disponibilizadas aos alunos.

Rua Silvio Barbosa, 784 Vila Camargo. Tel.: 11 2409-9722. www.colegioficina.com.br 58

Rua Paulo Castaldelli, 414, Pq. Continental I. Tel.: 11 2451-7433. www.epc.g12.br


educação

Policia Militar 22 Pertencente à Cruz Azul, a escola tem nove unidades em São Paulo. A guarulhense funciona desde 2005 e oferece todas as etapas de ensino, com base no Sistema Positivo. Um dos diferenciais do colégio é a Netsport, escola de esportes que busca potencializar a educação a partir das atividades físicas. Avenida Salgado Filho, 3.025, Vila Rio de Janeiro. Tel.: 11 2458-8800. www.craz.com.br

Presbiteriano 61 Parthenon 51 e 66 O Colégio Parthenon tem 32 anos de tradição em ensino e atende mais de 1.600 alunos com idade entre 1 e 17 anos, distribuídos em 4 unidades, oferecendo cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Segundo a diretora Jorgina de Fátima P. de Deus, conta com quadro de professores em permanente formação, adequada estrutura física e atenção individual aos alunos, proporcionando formação consistente e significativa. Entre os diferenciais, aponta: o Cine clube, as aulas eletivas, o laboratório de robótica, a realização de palestras com profissionais renomados, a participação em competições esportivas e culturais, a Escola de Pais - por meio da qual, temas ligados à educação das crianças e adolescentes são debatidos entre pais e profissionais da saúde, as mostras de Arte, Literatura, Ciência e Leitura de Mundo. “A Direção do Colégio entende que desenvolvimento e aprendizagem são dois aspectos de extrema importância e que se relacionam durante todo o percurso escolar. Nesse processo, as relações interpessoais, a relação entre cultura e educação e a ação educativa são essenciais; por isso norteiam todo o trabalho desenvolvido na escola”, comenta Jorgina.

Unidade 1- Bom Clima Rua Cônsul Orestes Corrêa, 733 Unidade 2 -Vila Augusta Rua Salvador Gaeta, 578 Unidade 3 - Bom Clima Rua Minnie Ida Perman, 234 Unidade 4 -Vila Augusta Rua Noêmia Delafina, 44 Tel. 2440-6101 www.colegioparthenon.com.br

60

Fundamentado em princípios cristãos, o Colégio Presbiteriano orienta seus alunos pelo construtivismo desde 1995. Para a coordenação da escola, o ensino está além de programas, ideias e conceitos: também envolve vidas, pessoas e relacionamentos. Como acolhe diversas religiões, não há estudos sobre um dogma específico, apenas na figura de Jesus Cristo. Atende alunos nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Pianura, 93, Cocaia. Tel.: 11 2403-3922. www.colegiopresbiteriano.com.br

Progresso Centro 30 De origem guarulhense, mantém suas atividades desde o ano de 1969. A escola, que começou atendendo apenas o Ensino Médio, dedica-se a todas as etapas de ensino, incluindo cursos de formação profissional. Baseando-se no Sistema Objetivo de Ensino, o colégio afirma promover o bem-estar e sabedoria do educando, com elogios e criticas construtivas. O espaço amplo da escola conta com anfiteatro, empresa júnior, espaço terapêutico, hotel escola, piscina semiolímpica e outros benefícios. Tem destacada atuação nas competições esportivas. Avenida Esperança, 191, Centro. Tel.: 2440-1800. www.progressocentro.com.br


Saint Germain 58 Com o ideal sócio-construtivista, as duas unidades do Saint Germain procuram ser a ponte facilitadora da construção do aprendizado de seus aprendizes. Na cidade há quase 15 anos, oferece Educação Infantil, Fundamental e Médio e, entre as atividades fora da sala de aula, educação ambiental e iniciação musical. Unidade I: Rua Padre Cláudio Arenal, 491, Vila Fátima. Unidade II: Rua Nossa Aparecida, 261, Vila Fátima. www.colegiosaintgermain.com.br

Santa Cecília 23

Progresso Vila Galvão 12 Atendendo todas as etapas de ensino, incluindo o Técnico, o Colégio Progresso Vila Galvão está em parceria com o Colégio Dom Bosco de Curitiba, que fornece o material didático para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Sistema de Ensino Dom Bosco é aliado, segundo a coordenação, a uma pedagogia carregada de espírito familiar e relacionamento sincero. Destaque para as atividades complementares, ponto forte da instituição, que disponibiliza de xadrez e tênis de mesa a basquete e handebol. Avenida Doutor Timóteo Penteado, 4.405, Vila Galvão. Tel.: 11 2452-8844 www.progressovilagalvao.com.br

Aplicando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, a escola está em fase de mudanças didáticas e, portanto, não pode afirmar a linha pedagógica que aplicará no próximo ano letivo. Informações disponíveis a partir de dezembro. Avenida Nova América, s/n Jardim Santa Cecília. Tel.: 11 2456-4492

Santa Clara 26 A escola oferece, da Educação Infantil aos Ensinos Fundamentais, o Sistema Etapa de Ensino. As provas são fragmentadas e aplicadas duas vezes por semana, para que o hábito do estudo se faça presente. Também há aulas de xadrez e música. Avenida Barber Greene, 909, Jardim Santa Clara. Tel.: 11 2457-5546. www.colegiosantaclara.com

São João Batista 28 Na cidade desde 1992, o colégio atende todas as etapas de ensino há quase dez anos. Com aulas extracurriculares de espanhol, judô e natação, entre outros, utiliza como proposta pedagógica a sociointeracionista, com o uso de livros didáticos. Alameda Yaya, 61, Gopoúva. Tel.: 11 2443-5868. www.colegiosaojoaobatista.com.br 61


educação Santa Rita 68 Com base nas apostilas do Sistema Objetivo de Ensino, o colégio ensina da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo o Médio Profissionalizante. Para a coordenação, o projeto pedagógico escolhido desenvolve novas formas de pensamento no educando, de forma dinâmica e interativa. Além das disciplinas de praxe, aulas de futsal, xadrez, robótica, tênis de mesa, capoeira, entre outras atividades. Há, também, a opção de ingressar no Ensino Superior por EAD (ensino a distância), pois a escola tem parceria com a Unip (Universidade Paulista). Rua Barbosa, 289, Macedo. Tel.: 11 2408-5407. www.colegiostarita.com.br

Vinícius de Moraes e Bambinos 43 Da Educação Infantil (Bambinos) ao Ensino Médio (Vinícius de Moraes), o grupo segue a linha construtivista. Os alunos também têm à mão as apostilas J. Piaget, pelas quais podem ouvir CDs e assistir a DVDs em casa para complementar a aprendizagem, o que reforça a proposta pedagógica. Rua Dona Antônia, 1.288, Vila Augusta. Tel.: 11 2463-3900. www.colegioviniciusdemoraes.com.br

Virgo Potens 39

São Judas Tadeu 9 Fundado em 1967, o externato atende todas as etapas de ensino. Para o colégio, as atividades curriculares e extracurriculares são trabalhadas sob o olhar da ética, cidadania e princípios de solidariedade e fraternidade, levando o aluno a refletir sobre sua relação com as pessoas e com o meio. A metodologia aplicada tem base nas apostilas do Sistema Anglo de Ensino. Além das aulas tradicionais, teatro, ateliê e horticultura também são disponibilizadas aos discentes. Avenida Sete de Setembro, 1.450, Vila Galvão. Tel.: 11 2485-5550. www.esjt.com.br

Serrano Guardia 57 Há 30 anos na cidade de Guarulhos, segue as diretrizes curriculares do Ministério da Educação, contextualizando os conteúdos trabalhados em cada disciplina. Semana Cultural, recursos tecno62

lógicos, atividades extraclasses e apoio psicológico são alguns dos adicionais oferecidos pela escola. Rua Príncipe Mikasa,136, Bela Vista. Tel.: 11 2402-2815 www.serranoguardia.com.br

Shekinah 41 Após seis anos funcionando como a creche Associação de Missões Transculturais Shekinah, a instituição se transformou em colégio particular. Os alunos da Educação Infantil aprendem por meio do lúdico e a base de ensinamentos da escola é na ética cristã já que, para a coordenação, "cuidar" do espírito tambem é parte importante do aprendizado. Rua Diogo Farias, 211, Centro. Tel.: 11 3435-5823. www.colegioshekinah.webnode.com

A escola católica Vicentina é dirigida por irmãs que pertencem à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. O colégio, que iniciou suas atividades em 1945, como Lar Santo Antonio, em regime de internato para crianças abandonadas, abriga os cursos de Educação Infantil, Ensinos Fundamental I, Fundamental II e Médio. Em outras épocas, teve cursos profissionalizantes e ensino supletivo para operários.Baseados na ética cristã, nomeiam-se como uma Comunidade Educativa, para promover a "cultura da solidariedade", tendo, como inspiração, os preceitos de Jesus Cristo. Segundo a coordenação, a proposta pedagógica converge diversas vertentes, com uma estrutura voltada para o PCN’S e PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais). O colégio tem como mantenedora a Associação São Vicente de Paulo. Rua Doutor Ângelo de Vita, 159, Centro. Tel.: 11 2441-9456 www.virgopotens.com.br


63


educação

Torricelli 45 Desde 1994 em Guarulhos, o colégio atende 1.370 estudantes, que estão divididos em Berçário, Maternal, Ensinos Fundamental, Médio, Médio Técnico em Informática e Administração, Médio Técnico em Informática e Eletroeletrônica, Técnico em Administração, Contabilidade, Eletroeletrônica, Informática, Logística, Meio Ambiente, Química e Segurança do Trabalho, além de Especialização em Meio Ambiente para técnicos em Segurança do Trabalho. No período diurno, a escola desenvolve seu trabalho pedagógico na teoria sóciointeracionista. A Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio utilizam apostilas do Sistema Anglo de Ensino também. A escolha pela linha pedagógica foi feita por meio de uma análise da clientela já existente do colégio e, segundo a coordenação do colégio, a educação sóciointeracionista possibilita suporte ao aluno, para que ele enfrente as adversidades que a sociedade exige. O Torricelli promove diversas atividades como interação entre pais, professores e alunos como a Mostra Literária, Mostra do Conhecimento, Noite da Poesia, Expotec, entre outras. Além disso, tem aulas extracurriculares de Educação Financeira e, ingressando no Ensino Médio,os alunos recebem Orientação Profissional. Unidade I: Avenida Monteiro Lobato, 674, Centro. Unidade II: Rua do Rosário, 423, Centro. Tel.: 2183-8461. www.torricelli.g12.br

64


65


educação

PLANTA1

01

03

05

06

Porque a base é fundamental

07

10 13

08 aio eM

09

11

15

icen R. V

te

lro Me

12

16

i r. T

D Av.

P teo

o

ead

ent

R

R

sco

nci

Fra

d . 13

o . Sã

14

27

33 66


PLANTA2

02

23

22 04 24

25

26

17

18

21 19 20

29 28 30 31

34

32

35 36

37 67


PLANTA3

45 Colégio

42 41 40 39

44

38

37 36 51 43

46

Av. Em

ílio

Riba

s

35

50

34 33

48 47

68

53 49

52


PLANTA4

54

56

55 Av .O

ctá

vio

58

Br

a

57ga de Mes

qu

ita

Av. Octávio Braga de Mesquita

59

64

60 62

63

68

65 66

67 45

61

69 Colégio

70


Na próxima edição confira nas páginas da RG tudo sobre

DECORAÇÃO

Anuncie: 11 2461-9310

72


livros

Mundo das Letras Especial Criança ARTE PARA CRIANÇAS ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM Infantil, Autor: Ilan Brenman Editora: Brinque Book

A obra conta a história do dia em que o pai de Laura pegou o livro secreto das princesas, e contou para a filha algo que ninguém sabia.

TURMA DA MÔNICA EM CONTOS DE ANDERSEN, GRIMM E PERRAUL Infantil, Autor: Mauricio de Sousa Editora: Girassol

Com capa almofadada, o obra apresenta contos clássicos representados pelos personagens da Turma da Mônica. São páginas ilustradas e coloridas para as crianças que já lêem.

ADIVINHE ONDE VIVEM Infantil, Autor: Liesbet Slegers Editora: Brinque Book Muitos são os animais e este livro revela para o pequeno leitor o habitat e alimento predileto de cada um.

74

Infanto-Juvenil, Autor: Dorling Kindersley Editora: Publifolha

O livro conduz a criançada a um passeio colorido pela arte ao longo da história. Com imagens, explica de forma didática a evolução dos estilos e das técnicas, desde a arte pré-histórica até a arte de rua. Apresenta algumas das mais importantes obrasprimas, os principais movimentos e escolas, assim como a trajetória de grandes artistas.

OS CÃEZINHOS: MEU PRIMEIRO LIVRINHO Infantil Editora: Usborne

O livro traz texto simples e é repleto de fotos e ilustrações que retratam cãezinhos amigos, curiosos, dorminhocos, brincalhões e gulosos.

Bebê Mais - Números Infantil Editora: Caramelo

O livro foi elaborado para que adultos e crianças possam interagir e fazer descobertas juntos. As abas estimulam a coordenação motora, além de surpreender a criança com diferentes imagens.


casa Por Tamiris Monteiro

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Organização já! Prateleiras tornam os ambientes funcionais e ajudam na decoração Nada melhor do que ver a casa arrumada e com cada coisa em seu devido lugar, não é mesmo? Mas, quando alguns itens começam a ocupar espaço em cima dos móveis, é sinal de que a organização está comprometida. Mas o que fazer quando o acúmulo de determinados objetos torna-se inevitável? Uma solução pode ser complementar os ambientes com prateleiras. 76

Funcionais, podem servir de apoio para livros, revistas, elementos decorativos e outros. O ideal é colocar sobre elas os objetos que condizem com o ambiente em que estão. E como apresentam opções bem variadas, é possível encontrar peças que traduzam a personalidade e estilo dos moradores. Sendo assim, a decoração fica charmosa e com a cara que a pessoa desejar.


Muito mais do que um item importante na organização, as prateleiras são feitas, primordialmente, para aperfeiçoar espaço nos ambientes. “A ideia é aproveitar as paredes para melhorar a acomodação de itens e objetos. Uma característica bacana é que as prateleiras possuem maior leveza do que estantes ou armários. Porém, existem casos em que devemos recorrer a estes elementos mais robustos para colocar itens de grande peso como, por exemplo, muitos livros”, explica a arquiteta e urbanista Fabiana Gimenez de Moura. O uso torna-se ainda mais cabível pelo fato de que as prateleiras podem ser colocadas em qualquer cômodo da casa. Só é necessário observar se a sua colocação não influenciará de forma negativa na decoração que já existe. Na hora da compra, para evitar erros, deve-se saber o que será colocado no móvel. “Para escolher a melhor peça, deve-se ficar atento aos detalhes como a dimensão e, principalmente, a profundidade e fixação”, afirma a designer de interiores Elaine Soler. Saber o peso máximo que suporta e verificar se existem tubulações elétricas ou hidráulicas que passam pela parede,

antes de fazer perfurações para fixar o móvel, também são cautelas necessárias. Se a intenção for poupar a trabalheira, a saída pode ser comprar prateleiras soltas, que não precisam ser fixadas na parede. Hoje, a variedade de materiais como acrílico, vidro, madeiras e dry-wall faz com que as peças sejam criadas com formas diferentes, inclusive de modo bastante original. Outra opção pode ser comprar a prateleira sob medida.

Apesar de acolher bem diversos objetos, deve-se tomar cuidado com exageros. Para Elaine, o ideal é não colocar objetos muito altos, para não comprometer a função das prateleiras. Para finalizar, a arquiteta Fabiana aconselha não colocar itens únicos. “É sempre mais harmonioso mesclar objetos, dispor os livros em pé ou deitados, deixar espaços vagos e outros com mais elementos. Buscando balancear e dar equilíbrio ao ambiente”, completa. 


perfil FOTOS: MÁRCIO MONTEIRO

Por Amauri Eugênio Jr.

De aprendiz a profissional Maytê Carvalho: além de um rosto bonito, uma mente brilhante

Indivíduos têm alcançado o sucesso profissional cada vez mais jovens. Mas, pelo senso comum, esse fato ainda causa estranheza em muita gente, ainda que casos com essas características tenham se tornado mais frequentes. Entre eles, podem ser citados o alemão Sebastian Vettel, que se sagrou bicampeão de Fórmula 1 aos 24 anos; e o estadunidense Mark Zuckerberg, 27, fundador do Facebook, que alcançou o posto de 52ª pessoa mais rica do mundo em 2011, segundo a revista Forbes. Por analogia, pode-se incluir na lista de jovens bem-sucedidos a publicitária Maytê Carvalho, 21. A ex-participante do reality show “O Aprendiz 6” vivenciou, após a exposição no programa, inúmeras mudanças em sua vida, especialmente em âmbito profissional. Agora ela é supervisora de negócios da New Content, editora da qual Roberto Justus é sócio, e voltada ao branded content - conteúdo customizado -. Justus a levou para trabalhar com ele logo após ela sair do programa. Maytê relata que a principal mu78

dança proporcionada pela sua participação no reality show foi amadurecer, tanto em relação à sua carreira quanto em sua vida pessoal. “Ao mesmo tempo, foi muito bom e ruim ter passado a enxergar com olhar menos ingênuo para a publicidade e para o marketing. Aprendi como funciona o mundo corporativo, o trabalho em equipe e a natureza humana”, explica. Com Justus, ela tem mais contato do que diretores e gerentes da holding, mas não conversa com ele com frequência, em virtude da agenda de Justus - “mais em evento de lançamento de algum cliente, mas ele não se envolve na parte operacional, por estar focado em questões estratégicas”, completa. Apesar da pouca idade, Maytê supervisiona contas de grandes conglomerados como a Unilever, e tem como um de seus grandes desafios coordenar equipe com mais de dez pessoas, na qual boa parte dos membros são mais velhos e experientes do que ela. “Com o passar do tempo, consegui transmitir confiança a eles e, por consequência, não preciso provar mais nada”, finaliza. 


perfil Branded content e Guarulhos É inegável que, nos últimos anos, o município tem apresentado expressivo patamar de desenvolvimento. Logo, Guarulhos está adquirindo ares mais cosmopolitas e, por consequência, o mercado publicitário vem se desenvolvendo por estas bandas. Mas no formato tradicional, em caráter de anúncio com o objetivo simples de vender determinado produto. Já o branded content consiste, por essência, em associar conteúdo a determinada marca e, dessa maneira, torná-la mais presente no imaginário do consumidor. Um caso clássico dessa modalidade publicitária é o desenho Popeye - primeiro caso de branded content sobre o qual se tem notícia, surgido a partir da encomenda feita por uma cooperativa de plantadores de espinafre a uma produtora de revistas em quadrinhos. Para a publicitária, que teve a vida construída no município e tem exatamente o branded contend como sua atividade profissional, Guarulhos tem mídia consolidada, e é necessário continuar por mais algum tempo no formato tradicional, para posteriormente serem feitos investimentos em outros formatos publicitários. “Daqui a uns quatro, cinco anos, podem ser feitos investimentos em branded content. A coisa vai profissionalizar-se muito rápido, por causa da urbanização e da mentalidade de vanguarda que está vindo pra Guarulhos”, prevê Maytê.

como pessoa recompensada “porSinto-me trabalhar com o que gosto, e ainda ganhar para isso.” O lado bonito de ser “nerd” Entusiasta por cultura e entretenimento, Maytê não esconde que sempre foi muito “nerd”. Tanto que ela cita com desenvoltura teóricos como o francês Gilles Lipovetsky, que estuda a sociedade pós-moderna e o interesse excessivo pelo consumo; e Noam Chomsky, linguista e ativista político, conhecido pela crítica aos desdobramentos da política internacional dos EUA. Por outro lado, a publicitária deixa claro seu interesse por assuntos que podem soar como banais para muita gente, como um reality show sobre culinária ou uma comédia romântica, por exemplo. “Gosto de coisas variadas. Só gostando de tudo dá para entender o mundo ao redor 80

e o ser humano. Essas referências são necessárias, pois tudo ajuda a compor visão geral do que é cultura”, completa a jovem. Esses fatores, assim como base familiar sólida, trabalho voluntário, essência do ser humano e estar em instituições acadêmicas que lhe possibilitem adquirir base intelectual sólida ajudaram - e ajudam - Maytê a tornar-se diferenciada em seu ramo de atuação. “Ver a realidade do mundo e a minha própria realidade ajuda a valorizar o que sou e tenho. A formação familiar também influenciou muito. Se meus pais não tivessem me dado essa base, eu dificilmente chegaria lá”, finaliza a publicitária Maytê Carvalho.


segurança Por Val Oliveira

Monitoramento a distância

Tecnologia permite que o dono fique “de olho” em seu patrimônio, 24 horas por dia

A tecnologia pode tornar a compra de ingressos para espetáculos e o futebol mais rápida, agilizar movimentações bancárias ou reduzir distâncias instantaneamente. Tudo graças às diversas formas de comunicação virtual. No setor de segurança, colabora para a excelência da qualidade dos serviços, tornando-se matéria-prima essencial para empresas do setor que primam pela eficiência quando o assunto é proteger patrimônios e preservar vidas. É claro que a maioria parte da premissa de que a prevenção é a melhor forma de proteção. Assim, muito tem crescido a comercialização de equipamentos e serviços para monitoramento a distância. Para se ter uma idéia, a Abese – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos - estima que o mercado brasileiro de segurança eletrônica movimente, até o fim deste ano, cerca de US$ 82

2 bilhões, e grande parte desses recursos serão usados na aquisição de câmeras de vigilância, um dos pontos de partida para o monitoramento a distância. Essa modalidade de serviço mantém comunicação direta e ininterrupta entre os contratantes e os prestadores de serviços, por meio de uma central de monitoramento. Segundo Alexandre Silveira, diretor técnico da Data Disk Monitoramento de Alarmes 24 horas, as atribuições vão além de monitorar invasões e sinais de arme e desarme dos dispositivos de segurança. “Com câmeras de super alcance, que captam imagens com boa qualidade até mesmo durante a noite, a central enxerga áreas desprotegidas do local. Nós podemos verificar também corte de telefonia, ausência do fornecimento de energia elétrica e sabotagem do sistema”, explica. 


segurança

Para manter a comunicação entre o contratante e a central de monitoramento, além do uso de linhas telefônicas, há o GPRS – módulo de sistema de segurança sem fio. O sistema eletrônico verifica periodicamente toda a “cadeia” de segurança, e em caso de falha, em algum ponto, gera, automaticamente, uma ordem de serviço para reparo e verificação. “É uma tecnologia canadense. Mais de 140 países usam as marcas Paradox ou DSC, que produzem os melhores equipamentos e são consolidadas mundialmente”, informa Silveira. Os dados ficam armazenados em um local, com acesso restrito, protegidos de qualquer eventualidade por até um ano. Contudo, o cliente pode receber relatórios periódicos sobre as ocorrências por meio de acesso ao website da empresa ou até mesmo por e-mail. Uma empresa de monitoramento deve estar preparada para todas as adversidades. Para tanto, faz-se ne-

FOTOS: RAFAEL ALMEIDA

cessário trabalhar com a prevenção. Não pode haver um único fornecedor de telefonia e no caso da energia elétrica, além do no-break, um gerador faz toda a diferença. Por isso, antes de contratar uma empresa é importante verificar sua estrutura e o grau de satisfação de outros usuários. Basicamente, na contratação dos serviços de monitoramento, avalia-se a localização e o ramo de atividade do contratante. Os serviços e equipamentos são oferecidos de acordo com as necessidades de cada cliente. A empresa deve oferecer orientação quanto ao manuseio dos equipamentos instalados. “Nós cadastramos usuários e fornecemos códigos com perguntas e respostas secretas, que devem ficar com um número mínimo de pessoas na empresa contratante. Se um meliante sabe seus dados, seus hábitos e respostas secretas, fica complicado”, alerta Silveira, explicando ainda que, no caso de vazamento dessas infor-

mações, é extremamente importante ligar para a empresa de monitoramento e solicitar a troca das senhas. Os equipamentos usados no monitoramento, geralmente, são disponibilizados em comodato, o que facilita a detecção de falhas, manutenção e atualização. Hoje, com a instalação do CFTV – Circuito fechado de dados de televisão, é possível acompanhar a movimentação dentro de sua empresa, de onde quer que você esteja, por meio dos tablets. Esse recurso está há algum tempo disponível no mercado, mas só agora está mais acessível, justamente por causa da popularização dos dispositivos móveis e a melhoria na velocidade da internet no Brasil. O tempo todo surgem novidades que acrescentam qualidade aos serviços de segurança. Nesse sentido, a empresa Haganá Segurança aposta que a tendência do setor é aliar câmeras com identificação biométrica, através da identificação facial ou da íris. No fim das contas, para estar seguro é preciso investir, usar muita tecnologia e estar “plugado” ao mercado e suas inovações, sob pena de ficar ultrapassado ou desprotegido. Então, confira na próxima edição da RG reportagem especial sobre as novas tecnologias. 


85


moda Fotos Mรกrcio Monteiro


moda

88


Campanha de fim de ano: na compra de 2 looks o 3º tem 50% de desconto. Válido até 24/12/11


Moda Fotos Márcio Monteiro

Moda em todos os sentidos Inaugurada em maio, a nova loja da Espaço Allure foi criada para proporcionar às clientes momentos memoráveis e estimular a interatividade com a moda Modelos: Daiana Peixoto e Ellen Salinas Maquiadora: Michelle Medrado/Special Models

A fim de mostrar modernidade e criatividade, a loja-conceito da Espaço Allure oferece um ambiente contemporâneo e despojado à suas clientes. Lá é possível encontrar, além de belas peças de roupa, um novo estilo de vida (lifestyle). A loja quer trabalhar sempre com os cinco sentidos de suas clientes. Por isso, promove eventos gastronômicos gratuitos, bate-papos e palestras sobre moda. Tudo para ajudá-las a respeitar o corpo e o estilo, otimizando as compras.


A Espaço Allure, que também vende por atacado, tem confecção própria com modelagens atuais, sempre antenadas nas últimas tendências de moda. Na coleção Primavera/Verão, cores fortes como o coral estão em alta. Vestidos com estampa floral, peças folk ou náuticas complementam a proposta para a nova estação. Além disso, oferece qualidade e preços diferenciados. Quem quiser saber mais sobre estilos e dicas de moda pode acompanhar as novidades postadas no site da loja ou na página do Facebook.


Moda

www.espacoallure.com.br Loja-Conceito 11 2408-0268 Rua Maria de Castro Mesquita, casa 134 Centro (atrás da Igreja Universal da Av. Paulo Faccini) Loja-02 11 2229-8587 Rua Ângelo Del Vechio, 206 salão 02 -Jd Paraventi (em frente a padaria Chego Lá)


tecnologia Por Elís Lucas

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Felipe Neto

PC Siqueira

O poder dos vídeos virais

Anônimos que se transformaram em estrelas da web Como uma espécie de vírus, que se prolifera em questão de dias ou até mesmo de horas, eles são transmitidos para milhões de pessoas em apenas um click. Transformam indivíduos comuns em estrelas da internet. Lançam cantores, humoristas ou apenas os que causam boas gargalhadas em quem está do outro lado do monitor. Estes podem ser alguns dos efeitos causados pelos vídeos virais, que aqui no Brasil tem o canal YouTube como principal difusor. Tudo começa ali, no mundo virtual, e com a quantidade de views (visibilidade da página da internet) que o artista ou apenas o produtor do vídeo alcança maiores proporções em ambos os mundos: real e virtual. Pois, a partir do primeiro aparecimento na televisão, por exemplo, seu sucesso deixa de ser construído apenas por internautas e passa a ser conhecido também pelos telespectadores.

Foi assim com o vlogueiro PC Siqueira. O garoto estrábico, com visual nerd, que em fevereiro de 2010 começou a postar vídeos críticos sobre temáticas do cotidiano, bandas teens, entre outros, em seu canal chamado “maspoxavida” no YouTube. A repercussão de seus vídeos na internet foi tão boa que no mesmo ano foi indicado ao MTV VMB (Video Music Brasil) na categoria webstar e ganhou dois prêmios como melhor da Webesfera, nas categorias Geek do Ano e Webceleb. Isso, sem contar que foi contratado pela MTV, em março de 2011, para apresentar o programa “ PC na TV”, uma espécie de brainstorming (atividade desenvolvida para explorar a capacidade criativa do indivíduo) televisivo, em que PC comenta as notícias mais curiosas e inusitadas. Com o ator e blogueiro Felipe Neto também não foi diferente. Des-

de abril de 2010 postando polêmicos vídeos em seu canal, “Não Faz Sentido”, em que aborda assuntos atuais e critica o comportamento de ídolos teens e até da própria população, levou para casa o prêmio do VMB 2010 na categoria webstar, desbancando PC Siqueira. Com os vídeos bombando na internet, não deu outra, a Rede Globo o contratou para apresentar o quadro “Sem noção”, no programa Esporte Espetacular e o programa “Até que faz sentido”, que segue o

Mallu Magalhães 94


estilo de seu canal no YouTube, toda quarta, às 22h, no Multishow. Além disso, Felipe Neto já gravou alguns vídeos com PC Siqueira, como o intitulado “PC Siqueira vs Felipe Neto e Fãs Babacas”. Ambos também foram entrevistados pelo Jô, mas em diferentes datas. Vale ressaltar que os vídeos virais não lançam apenas humoristas, mas também músicos. Afinal, diversos clipes são disponibilizados no YouTube. A cantora Mallu Magalhães, por exemplo, depois de divulgar quatro de suas músicas no Myspace, em 2007, postou o vídeo de uma delas no YouTube em 2008. Resultado: uma grande repercussão do clipe “Tchubaruba”, que até o dia 21 de outubro deste ano alcançou 904.557 views. Inclusive, Mallu foi indicada ao VMB 2008 como artista do Ano, Banda/Artista Revelação e Show do Ano. Ainda na categoria de músicos, A Banda Mais Bonita da Cidade tam-

bém utilizou o canal de vídeo para divulgar o clipe da música “Oração” (composta por Leo Fressato, que não faz parte da banda), aparentemente gravado sem pretensão alguma. Porém, eis que o vídeo publicado em 17 de maio de 2011 foi assistido por mais de 350 mil pessoas apenas no primeiro dia. Inacreditável?! Formada pelos curitibanos Uyara Torrente (vocal), Vinícius Nisi (violão, teclado e piano infantil), Rodrigo Lemos (banjolele e guitarra, e ex-integrante do grupo independente), Diego Placa (violão e baixo) e Luís Bourscheidt (percussão e bateria), os integrantes da banda sentiram na pele o veloz dinamismo da internet. Pois em apenas seis meses após ganhar vida virtual (pois a banda já existe há dois anos), concederam entrevista ao programa Fantástico e foram indicados ao MTV VMB 2011, na categoria webclip. Bom, estes foram apenas alguns dos artistas que nasceram no berço-

A Banda Mais Bonita da Cidade

da internet, e que em seguida foram migrando para outros meios como a TV e os tão almejados palcos. Enquanto PC Siqueira e Felipe Neto criam cada vez mais modos de expressar sua arte, Mallu Magalhães e A Banda Mais Bonita da Cidade ganham cada vez mais os palcos de cidades, estados e até de outros países. Tudo a partir de um simples “www” que conecta milhares de pessoas simultaneamente. 


saúde Por Tatiana Soledade

Leves batidas no lugar das agulhas

FOTOS: RAFAEL ALMEIDA

Esse é o princípio da acupuntura emocional sem agulhas

Quem não fazia acupuntura por medo das agulhas, pode agora recorrer ao método livre das espetadas, a acupuntura emocional sem agulhas. A técnica foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Roger Callahan, e aperfeiçoada pelo engenheiro também norte-americano Gary Craig. Trata-se de uma terapia com base na acupuntura tradicional, na qual as agulhas são substituídas por batidas leves com as pontas dos dedos. No método clássico, as agulhas são usadas como condutor de energia em vários pontos do corpo, os chama-

96

dos meridianos. Já no procedimento diferenciado, esses mesmos pontos são estimulados justamente pelas batidas dadas pelo profissional ou pelo próprio paciente. Quem explica é o acupunturista e massoterapeuta Davi Palma, proprietário do Espaço Ki, em Guarulhos. A primeira sessão dura uma hora e meia quando há uma conversa, comumente chamada de anamnese, para identificar possíveis queixas e problemas emocionais. “O número de sessões necessárias varia de acordo com cada caso”, diz Palma. 


saúde

As sessões seguintes duram 50 minutos, quando, ao mesmo tempo em que dá as batidas, a pessoa fala insistentemente sobre vários aspectos de um sentimento incômodo. Por exemplo, alguém que queira livrar-se do medo de altura e detalha o que lhe causou tal pavor. Palma explica que sentimentos negativos geram um bloqueio de energia, responsável pelo surgimento de várias doenças físicas, ou seja, a psicossomatização. “A técnica ajuda no desbloqueio da energia, e, consequentemente, obtém-se melhora nos sintomas. Tive uma cliente que chegou mancando e queixando-se de dor na lombar. Conversamos e ela contou sobre uma desavença familiar do passado. Com o método, eliminamos esse bloqueio de energia ligado ao desentendimento familiar, e a dor desapareceu”. Quem também tem se valido da técnica é a guarulhense Ariane Monteiro Mantoanelli (fotos), 29 anos, analista de logística. Ela conta que antes do início da terapia ficava doente com frequência e ia ao pronto-socorro no mínimo duas vezes por mês. “Eu era vítima de resfriado, dor de garganta, enxaqueca, forte cólica menstrual, entre outras coisas. Fazia diferentes exames com resultados sempre normais. Cheguei até a entrar em depressão e ter minha vida profissional prejudicada. Busquei o método e comecei a melhorar na segunda sessão. Hoje, estou na oitava e não sinto mais nada” , detalha. Palma ainda ressalta que a técnica pode ser utilizada por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e idosos, sem nenhuma contraindicação. Mas, é preciso lembrar que se trata de uma técnica complementar, o que não dispensa o acompanhamento médico.  Espaço Ki Rua Doutor José Maurício de Oliveira, 152, Gopoúva. Tels.: 2408-2078

98


INFORME PUBLICITÁRIO INFORME PUBLICITÁRIO

Proteção Animal: Precisamos Avançar em Guarulhos O balanço do trabalho de proteção animal em Guarulhos tem sido bastante positivo. O Centro de Zoonoses de Guarulhos tem realizado castrações, organizado feiras para adoção, registro e chipagem, além de ter abolido a eutanásia de animais sadios. Devemos também ressaltar o pioneirismo da Lei de minha autoria, que, ao proibir a utilização de animais em rodeios, vaquejadas, circos e espetáculos, abriu o debate para que inúmeras cidades adotassem a mesma legislação. No entanto, o número de animais abandonados e que sofrem maus tratos tem crescido assustadoramente na cidade. Buscando provocar o debate sobre o tema e apresentar novas iniciativas, organizei no mês de outubro o 1º Seminário Os Desafios da Proteção Animal e da Posse Responsável em Guarulhos, na Câmara Municipal. Reunimos entre os palestrantes, a diretora do centro de zoonoses, prote-

tores independentes, Ongs, promotores públicos, o coordenador de Medicina Veterinária da UnG e representantes da OAB da cidade. Ao final, aprovamos cerca de 20 propostas que serão levados ao poder público. Entre elas, a regulamentação da lei 6033/04, que permite a descentralização da chipagem; a criação dos centros de adoção e castração (CACs) por região; a montagem do Castramóvel; a implantação de uma Delegacia Estadual de Proteção Animal, e a criação da Coordenadoria Municipal de Proteção Animal. Estou convicto que a implantação de algumas dessas propostas levará Guarulhos a se tornar referência na causa de proteção animal no Estado de São Paulo. José Luiz Guimarães é vereador e líder do Governo na Câmara Municipal

Estado implantará oncologia em Guarulhos Saúde de qualidade para todos independente de partidarismo político. Assim tem sido a atuação do governo do Estado em relação à nossa cidade. Demonstrando, mais uma vez, a preocupação com o setor em Guarulhos, o governador Geraldo Alckmin, confirmou, no início deste mês de outubro, que até dezembro a cidade deverá contar com um moderno e avançado serviço de Oncologia. Esse importante equipamento será instalado no Hospital Geral de Guarulhos (HGG), no Cecap. O serviço seguirá o protocolo do Icesp (Instituto do Câncer do Estado São Paulo), um dos melhores do País e do mundo. Para o governador, a iniciativa tende a tornar mais eficiente o tratamento contra o câncer. «Diagnóstico precoce, tratamento, quimioterapia,

radioterapia e cirurgias, para o Hospital Geral de Guarulhos», confirmou o governador em recente visita à cidade. Stella Maris: O anúncio foi feito durante evento em que o governo do Estado assinou liberação de R$ 7,2 milhões para Hospital Stella Maris, que passa por grave crise financeira. A verba servirá para o pagamento de despesas emergenciais, como salário dos funcionários, compra de materiais e serviços. Acredito que se não fosse a intervenção do governo estadual a saúde de nossa cidade já estaria na UTI. O posicionamento de nosso governador mostra que o PSDB governa para todos, sem distinção partidária e por isso há mais de 16 anos temos total aprovação da população do Estado.

Para mais informações, sugestões ou reclamações: Escritório: Rua Iruá, 315, Vila Barros. Tel: (11) 2088-1202. Condomínio Espírito Santo 14, Apto. E 31 – Avenida Odair Santanelli - Cecap Email: geraldocelestino@camaraguarulhos.sp.gov.br

Geraldo Celestino – vereador (PSDB)


negócios

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Por Valdir Carleto

es

Sala de convençõ

Guarulhos Office Tower terá 20 andares de escritórios Empreendimento, com 500 vagas de estacionamento e 28 mil m² de área, foi quase todo vendido no lançamento A Visincorp Empreendimentos lança, lançou, no dia 11, o Guarulhos Office Tower, uma torre comercial, com 20 andares, na avenida Salgado Filho, 252, a duas quadras da praça Getúlio Vargas. Dias antes do evento, boa parte do conjunto já havia sido reservada. No lançamento, várias outras unidades foram adquiridas, restando poucas a serem comercializadas. Wendolino Israel, presidente da empresa, agradeceu a boa acolhida ao empreendimento: “Será um marco na cidade, por aliar a sofisticação à praticidade e à logística, resultando em 102

ótima alternativa para estabelecer-se em um local privilegiado”, comentou. Segundo ele, serão 240 salas e 14 lojas no térreo; 28 mil metros quadrados de construção; sete elevadores, dos quais um pressurizado, que funciona mesmo em caso incêndio. Para completar, o Guarulhos Office Tower terá um auditório, torre independente da área de lojas e mais de 500 vagas de garagem. “Tudo isso em um espaço ímpar no Jardim Maia, um dos endereços mais elegantes da cidade ”, diz Israel, entusiasmado. O engenheiro responsável, Clau-

ber Zacarias Pedro, afirma que a construção terá os melhores materiais disponíveis no mercado, reunindo o que há de mais moderno no mundo: “No Office Tower pode haver um layout exclusivo para cada tipo de escritório. Suas amplas janelas e varandas valorizam a vista para o Bosque Maia, a maior reserva verde da região”, diz ele. Israel salienta a localização central e estratégica, a poucos metros da avenida Paulo Faccini e de fácil acesso para as principais rodovias e para o Aeroporto.


nossos filhos Existe no mundo alguém mais bonito que os filhos da gente?

Estevão (8 anos), Emanuely (4 anos) e Esther Bonadias Fleming (1 ano). Filhos de Marcos e

Fabiana

Eduardo Henrique de Camargo

(10 anos). Filho de Marcio Henrique e Denise

Thales Viana Bertolino

(4 anos). Filho de Marcus e Maria Carolina

Matheus Henrique Hernando Rabesco (7 anos). Filho de Rodrigo e Greice Kelly

Maria Carolina Oliva Freire Pereira (9 anos). Filha de Leonardo e Andrea

Christopher Durlo

João Vitor Ferreira Alves

(1 ano). Filho de Renato e Reuzelaine

(5 anos). Filho de Airton e Vanessa

Leonardo M. Bolonha Rodrigues

Maria Luísa Pompêo Mandotti

(3 anos). Filho de Alexandre e Alessandra

(6 anos). Filha de Sergio e Luciana


nossos filhos

João Victor Silva Morais

(2 anos). Filho de Milton e Natércia

Maria Eduarda (1 ano), João Gabriel (4 anos) e Anna Carolina Altimari Gonçalves (1 ano).

Filhos de Felipe Lucas e Ana Paula

Julia Bernardes

(7 anos). Filha de Luiz Carlos e Paula

Joaquim Morais Magalhães

(7 meses). Filho de Felipe e Danielle

Rodrigo Shigueru Eguchi

(6 anos). Filho de Eduardo e Ana Carolina

Laura Souza Parente

(12 anos). Filha de Miguel e Maria José

Isabella Bonadias da Silva

(5 meses). Filha de Fabio e Eliane

Eduardo Hajime Eguchi

(6 anos). Filho de Eduardo e Ana Carolina

Luiz Felippe M. A. Campos

(7 anos). Filho de Cidenei e Adriana


gastronomia Por Tatiana Soledade

MÁRCIO MONTEIRO

Cia dos Espetinhos comemora um ano em Guarulhos A casa que inovou na cidade ao oferecer rodízio de espetinho salgado e doce, no qual o cliente só paga o que consumir, acaba de fazer seu primeiro aniversário. É a loja local da franquia Cia dos Espetinhos, que tem em seu cardápio mais de 30 tipos de espetos salgados, e mais de dez opções para os doces. Os espetinhos exóticos e vegetarianos têm destaque entre as opções. Os exóticos são de carne de carneiro, carne de javali, tender, lombo, pernil agridoce e camarão à grega. Os vegetarianos são de berinjela, abobrinha e rúcula. Lilian dos Reis Moraes comanda a casa ao lado do pai, Robson de Moraes. Ela conta que todos os produtos são produzidos em fábrica própria,

com matéria-prima procedente de frigoríficos registrados no SIF (Serviço de Inspeção Federal) e ingredientes de empresas registradas nos órgãos competentes. “A produção segue os mais criteriosos padrões de qualidade e higiene. Além disso, nosso tempero é exclusivo”, afirma. O cliente pode consumir os espetinhos no local, comprar para assar em casa ou contratar o serviço “A festa vai até você”, no qual é disponibilizado atendimento em domicílio com equipe integrada por churrasqueiros, garçons, entre outros. Inaugurado em outubro de 2010, o estabelecimento tem capacidade para 200 pessoas e divide-se em salão, varanda e espaço kids. Tem

música ao vivo de terça a domingo exceto as quartas-feiras. O telão da casa exibe jogo de futebol na quarta e no domingo. Aniversariantes podem fazer reserva e ganham um brinde. “Nosso diferencial está na excelência do produto e do atendimento. Somos guarulhenses com orgulho e fizemos questão de montar a franquia aqui, a fim de colaborar com a diversidade gastronômica da cidade”, afirma Lilian. Mesmo com endereço nobre e produtos de primeiríssima qualidade, os preços são bem acessíveis. O local funciona de terça, quarta e quinta-feira, das 18h às 23h30; sexta-feira e sábado, das 18h à 1h e domingo, das 15h30 às 23h. Rua Tapajós, 56, Jardim Barbosa. Tel.: 2442-7977

108


Gastronomia FOTOS: MÁRCIO MONTEIRO

Pães e Doces Real

Bar do Camarão

A tradição do estabelecimento é tamanha, que fez dele ponto de referência para a localização de endereços na região. A casa aceita encomenda de bolos, doces e salgadinhos para festas.

Festival do camarão (rodízio), que acontece diariamente, é a principal atração da casa. Há também opções à la carte feitas com peixes e carnes. Cartões: todos. Funcionamento: terça, quarta e quinta-feira, das 18h às 23h; sexta-feira e sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 16h.

Avenida Bom Clima, 944, Jardim Bom Clima. Tel.: 2443-5981.

Rua Marajó, 45, Jardim Barbosa. Tel.: 2440-5589. bardocamarao.com.br

Restaurante Dedo de Moça O estabelecimento serve almoço no sistema self-service. Toda sexta-feira é dia de peixe. No cardápio rotativo destaca-se o filé de merluza grelhada com legumes, acompanhado por arroz branco. Além disso, a casa trabalha com buffet para festas em geral. Cartões: todos. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h30. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 374, Bom Clima. Tels.: 2229-0529 e 9463-4013. boarefeicao@hotmail.com

Mão na Roda Pizzaria e Choperia Há 24 anos na cidade, o estabelecimento é tradicional. Oferece mais de 60 sabores de pizza, inclusive doce. Trabalha com chopp Brahma. Destaque no cardápio para as pizzas “Filé Mignon” (com muçarela ou catupiry) e “Mão na Roda” (a da foto; leva presunto, bacon, ovos e catupiry). Cartões: Master e Visa. Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 18h à 1h. Avenida Caetano Zamataro, 411, Ponte Grande. Tels.: 2421-5066 e 2425-4753.

110


Gastronomia Deck Restaurante

FOTOS: MÁRCIO MONTEIRO

Que tal tomar uma cervejinha acompanhada por petiscos? Toda quinta-feira, a casa oferece buffet self-service com mais de 40 tipos. Diariamente tem almoço e, de quarta-feira a sábado, jantar. A tradicional feijoada é servida na quarta-feira e no sábado. Nos dias de jogos, os clientes podem assisti-los nos telões do estabelecimento. Cartões: todos. Funcionamento: domingo, segunda e terça-feira, das 9h às 18; quarta-feira a sábado, das 9h à 1h. Avenida Doutor Timóteo Penteado, 1.002, vila Hulda. Tel.: 2358-5235.

Sodiê Doces Yakissoba Mix O estabelecimento oferece pratos das culinárias japonesa, chinesa e tailandesa, nos sistemas rodízio e à la carte. Boa pedida é o yakissoba de picanha (foto). No dia 19 de novembro, uma unidade da casa será inaugurada na Vila Maria, zona Norte de São Paulo (rua Araritaguaba, esquina com a avenida Guilherme Cotching). Cartões: todos. Funcionamento: de segunda-feira a sábado (inclusive feriado), das 11h às 15h e das 18h às 23h; domingo, das 18h às 23h. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 933. Bom Clima / Cocaia. Tels.: 2401-3039; 24010726. yakissobamix.com.br

112

O estabelecimento oferece variedade em bolos tradicionais, clássicos, especiais e zero açúcar. Um dos destaques é o bolo Sodiê, feito com pão de ló de chocolate e recheado com mousse de chocolate, além de mousse branco com morango. A cobertura leva trufado de chocolate preto e branco, mais morangos. Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h; domingos e feriados, das 8h às 18h. Loja 1 – Avenida Doutor Renato de Andrade Maia, 218, Parque Renato Maia. Tels.: 22291582; 2087-2739. Loja 2 – Rua Quitandinha, 203, Vila Galvão. Tels.: 4963-2928; 4963-6007. sodiedoces.com.br


Gastronomia Empório Cantareira FOTOS: MÁRCIO MONTEIRO

Hamburgueria & Bar Vira Latas Mais de dez tipos de hambúrgueres, petiscos e variadas cervejas compõem o cardápio da casa. Destaque para a cerveja de origem tcheca Primátor English Pale Ale. Chama a atenção por seu aroma com mistura de notas cítricas e frutadas, maltes tostados e caramelo. O sabor acompanha o aroma, sendo levemente amargo. Cartões: todos. Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 23h30; sábado, das 16h à 0h; domingo, das 15h às 22h. Avenida Doutor Timóteo Penteado, 904, vila Progresso. Tels.: 2382-7032; 2382-7033. viralatasguarulhos.com.br

114

A casa é muito mais que um empório, pois conta com bar e restaurante. Destaque no cardápio para o “Café Caipira”, preparado pelo próprio cliente na mesa. Mais de 150 rótulos de vinhos são oferecidos pelo estabelecimento, bem como variedade em cachaças. Cartões: todos. Funcionamento: segunda-feira, das 17h à 0h; de terça a quinta-feira, das 9h à 0h; sexta e sábado, das 9h às 2h; domingo, das 9h às 23h. Av. Salgado Filho, 1.798, Jardim Santa Mena. Tels.: 2408-5226; 2408-5236. emporiocantareirasp.com.br


registrando

FOTO: DIVULGAÇÃO

Unimed Guarulhos inaugura segunda unidade Cooperativa de Assistência Médica arrenda antigo Hospital Brasil para expandir atendimento Por Valdir Carleto

A Unimed Guarulhos inaugurou, no dia 19, sua segunda unidade hospitalar na cidade de Guarulhos, um ano e sete meses após ter inaugurado seu hospital próprio, na vila São Jorge. A nova unidade ocupa o prédio onde funcionou o extinto Hospital Brasil e, mais recentemente, a Samcil, no início da avenida Emílio Ribas, vila Zanardi, quase no Centro de Guarulhos. A área construída é de 9 mil m2 e as instalações foram reformuladas em 2009, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Por contar com estrutura de maternidade e amplo centro cirúrgico, passará a atender, gradualmente, mulheres e crianças. O coquetel de inauguração contou com maciço comparecimento da classe médica e autoridades, como o prefeito Sebastião Almeida (PT) e dirigentes da Unimed em outras instâncias. O ex-presidente da Uni116

med Guarulhos Eduardo Figueiredo explicou que a demanda do primeiro hospital superou as expectativas e, se por um lado, foi motivo de júbilo, por outro passou a causar preocupação. Segundo ele, como a Unimed é uma cooperativa, todos os médicos são donos e sentem-se responsáveis pela qualidade dos serviços prestados. Passaram, então, a buscar alternativa para ampliar a capacidade de atendimento aos 130 mil clientes. O presidente da instituição, Ali Mohamed Kassn Awada, afirmou que essa inauguração representa uma importante conquista para a operadora, porque o novo hospital, quando estiver totalmente implantado, contará com 102 leitos, sendo 20 de UTI, proporcionando 450 postos de trabalho. Ele enfatizou a localização privilegiada, bem próxima da avenida Tiradentes, com fácil acesso para os bairros de Guarulhos e para a rodovia Presidente Dutra.

Para o prefeito Sebastião Almeida, dar vida nova a um prédio que estava inativo, ainda que seja da iniciativa privada, é prova de que a cidade está mudando para melhor a cada dia: “É importante que as operadoras de saúde estejam preparadas para atender bem seus clientes, porque o poder público não dá conta de toda demanda, que requer pesados e contínuos investimentos”. A operadora de saúde Samcil, proprietária do imóvel, está sob intervenção da ANS – Agência Nacional de Saúde Complementar. A direção da Unimed Guarulhos arrendou o prédio com as instalações pelo período de dez anos, com direito de preferência na aquisição ao final do período. Nesse tempo, os dirigentes esperam reunir recursos para custear a compra. Avenida Emílio Ribas, 322 - Vila Zanardi Guarulhos - SP


117


Jubileu de ouro Conservatório completa 50 anos e celebra com apresentação musical inédita da Orquestra Jovem e Big Band Por Tamiris Monteiro MÁRCIO MONTEIRO

A Orquestra Jovem apresenta-se no Adamastor

Criado em 3 de janeiro de 1961, o Conservatório Municipal de Música de Guarulhos completou meio século de vida. Em seus 50 anos de história, o lugar já foi, e continua sendo, a escola de muitos mestres e aprendizes. Com cursos gratuitos destinados ao ensino de diversos instrumentos, o instituto recebe anualmente, uma média de mil alunos.

À frente da direção do Conservatório está o ex-aluno Paulo Moraes. Estudante de clarinete entre os anos de 1976 a 1981, o diretor relembra que houve muitos momentos especiais na trajetória do local. “Lembro que em 1979 o coral do Conservatório participou de uma apresentação no Teatro Municipal de São Paulo com a Orquestra Sinfônica do Estado”, conta.

119


registrando RAFAEL ALMEIDA

Destaque no ranking nacional do Kumon

O guarulhense Felipe Henrique de Moraes Avilez, 9 anos, conquistou o primeiro lugar em Língua Portuguesa e o terceiro em Língua Inglesa na “Lista Top 100” do Kumon (método de estudo individualizado que busca formar alunos autodidatas), que engloba alunos de todo o Brasil e refere-se ao mês de janeiro de 2011. Felipe, filho de Edgard Silvio Avilez e Marta de Moraes, está no 4º ano do ensino fundamental do Eniac. SIDNEI BARROS/PMG

Decreto mais brando Em 18 de outubro, a Prefeitura de Guarulhos, revogou o Decreto Municipal nº 27.630 de 2010, Guarulhos de Cara Nova, que regula a instalação de anúncios de publicidade, incluindo anúncios sonoros, folhetos, panfletos, painéis e outdoors. O novo texto, que já está em vigor, atende reivindicações dos munícipes sobre modificações na redação de alguns artigos, como a instalação do anúncio na fachada e o aumento da espessura máxima que antes era de 15 centímetros e agora é de 20.

120


Imagine ter conta em um Banco que cobra menos tarifas, menos juros e lhe repassa todo o lucro. Você imaginou uma Cooperativa de Crédito!

ww

ite: s o s s o on m.br o c . Acesse a r i tare n a c b o w.sico

R. Felício Marcondes, 240 - Centro – Guarulhos/SP Telefone: (11) 2087-6750


registrando

Pimentas recebe terminal de ônibus No dia 23 de outubro foi entregue o Terminal Pimentas, com frota de 167 veículos devidamente adaptados para o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A população contará com 22 linhas municipais, sendo 15 de micro-ônibus e sete de ônibus. Além disso, haverá no terminal posto para a aquisição e recarga do cartão do Bilhete Único. O horário de funcionamento será das 4h à 1h40.

MÁRCIO LINO/PMG

Faculdades Torricelli promovem ação social Em comemoração ao Dia das Crianças, os alunos e professores do curso de Educação Física das Faculdades In-

tegradas Torricelli, controladas pela Anhanguera Educacional, realizaram, no dia 15 de outubro, atividades lúdicas

e recreativas no Instituto Nossa Senhora das Dores, localizado na comunidade São Rafael, em Guarulhos.


registrando SILVIO SIQUEIRA/PMG

Socorro para o Stella Maris O governador Geraldo Alckmin assinou, no sábado, 1º, contrato que garante o repasse de R$ 7,2 milhões ao hospital Stella Maris. Os recursos, que somados aos R$ 2,4 milhões desembolsados pela Prefeitura totalizam R$ 9,6 milhões, fazem parte do esforço comum entre Estado e Município que objetiva garantir o funcionamento da entidade que tem 70% de seu atendimento voltado ao SUS – Sistema Único de Saúde. MÁRCIO MONTEIRO

Apresentação da Orquestra de Câmara no Adamastor A Orquestra de Câmara apresentou-se no dia 20 de outubro, no Teatro Adamastor Centro, como parte da programação que comemorou os 50 anos do Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG). Além disso, a orquestra também realizou homenagem ao Dia das Crianças e, por isso, dividiu o palco com cerca de 90 crianças e adolescentes do Colégio Guilherme de Almeida. Também participaram do evento os grupos “Cordas pra que te quero” e “Violino Suzuki”, ambos do Conservatório, sendo este último um projeto voltado exclusivamente para o ensino de música para crianças de 3 a 10 anos de idade.


registrando

Zizi Possi homenageia professores da rede pública No dia 14, os professores da rede municipal de Educação foram homenageados com o show da cantora Zizi Possi, no Adamastor Centro, por causa do Dia dos Professores, comemorado no dia 15. O evento reuniu cerca de 2.500 educadores, além do prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Educação, Moacir de Souza. SANDRO BATISTA

MAURÍCIO BURIM

Beleza e diversão no Sumirê Fashion Show A quinta da edição do Sumirê Fashion Show aconteceu nos dias 16 e 17, no Moinho Eventos, em São Paulo. Celebridades como os apresentadores Eliana, Rodrigo Faro e Ana Furtado estiveram no palco do evento. Grandes nomes da beleza, como Paulo Persil, Robson Trindade e Duda Molinos, foram homenage-

ados. A diversão ficou por conta dos shows do cantor Belo e do sertanejo Bruno, além da distribuição de brindes. Mais de dez mil pessoas circularam nos dois dias de evento, garantindo R$ 40 mil de doação ao GRAAC. Outras quatro instituições receberam R$ 10 mil como doação.


Promoção

a cada R$500,00*

ganhe

em tratamentos estéticos,

um cupom para concorrer a uma viagem com um acompanhante para

Paris Converse com uma de nossas consultoras e aproveite essa oportunidade.

Agende uma avaliação personalizada gratuita**.

2382 5700

Unidade Guarulhos

onodera.com.br

Acompanhe a Onodera:

Av. Salgado Filho, 1.183

A realização dos tratamentos somente ocorrerá após consulta médica e em pessoas acima de 18 anos, cujos eventuais resultados dependerão das condições físicas e reações de cada cliente.*A cada R$500,00 em compras em tratamentos faciais e corporais não médicos, não sendo válidos valores menores, dará o direito de receber 1 cupom para concorrer ao prêmio, que deverá ser preenchido com todos os dados pessoais, assinalada a correta resposta, bem como número do contrato e depositado em urna própria até o dia 31/12/2011, quando se encerrará a promoção. **Avaliação realizada por consultora. Promoção Autorizada - Certificado de Autorização CAIXA nº 6-0894/2011.

0034-ONDGUARU_Anu_Paris_8.5x11.75cm.indd 1

8/30/11 6:21 PM


registrando

Atleta guarulhense quebra recorde Tatiele Roberta de Carvalho, 22 anos, atleta da equipe ADC Estrela/Esporte Guarulhos, foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro Sub-23, nos dias 8 e 9, na pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Ibirapuera, São Paulo. Tatiele conquistou duas medalhas de ouro e ainda quebrou recordes. A atleta venceu as competições de 5 e 10 mil metros, com tempos de 16.24.21 e 34.20.10, respectivamente. Na mesma ordem, os resultados superaram as marcas anteriores de 16.39.84 (Zenaide Vieira - SP, 2007) e 36.11.91 (Patricia Fernanda Lobo - SP, 2005). Devido à performance excepcional, ela foi eleita a melhor atleta da competição na categoria feminina.

ACE no Taboão No dia 19 de outubro, o consultor Flávio Capaz ministrou a palestra “Como liderar sua equipe e obter os melhores resultados” aos empreendedores do bairro do Taboão. A palestra faz parte do projeto “ACE nos Bairros”, idealizado com o objetivo de aproximar o associado da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos.

128

DIVULGAÇÃO


www. ww w ititau w. aunasr sres esta tauur uran ante tee.c te.c .com com m.b br

AV. SALGADO FILHO, 1176 - JD. MAIA - 11 2181-5900 - SABLES HOTEL


registrando

ACM reinaugura ginásio poliesportivo Aconteceu no dia 22 a reinauguração do ginásio poliesportivo da unidade Guarulhos da Associação Cristã de Moços (ACM), após reformas estruturais e arquitetônicas. A solenidade contou com a presença da primeira dama, Lourdes Almeida, representando o prefeito Sebastião Almeida; o secretário municipal de Esportes, Vadinho Moreira; vereadores; dirigentes da ACM São Paulo, da ACM Guarulhos, do Y´s Men´s Club, de diversas entidades empresariais, sociais e comunitárias. Crianças de algumas escolas fizeram o desfile de abertura. Durante todo o dia, diversos jogos foram realizados nas novas quadras. Com a reforma, o ginásio poliestivo da ACM apresenta padrão de qualidade compatível com os mais modernos da atualidade.

Enem é realizado sem graves incidentes O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado nos dias 22 e 23 em todo o território nacional. A prova, que credencia alunos a ingressar em universidades federais e privadas, registrou aproximadamente 5,4 milhões de ins-

130

critos e abstenção de 26,4%. Em Guarulhos, houve 24.831 alunos inscritos e, de acordo com a organização local do exame, houve por volta de 30% de ausências. Não foram registrados incidentes graves, em território nacional.


131


registrando MÁRCIO MONTEIRO

Ciesp sob nova direção Em 29 de setembro, foi realizada no Adamastor Centro a cerimônia de transmissão de cargo da Diretoria do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) - Regional Guarulhos. Daniele Pestelli (à dir.) deixou a direção após oito anos de mandato; o então vice-diretor Luis Carlos Teodoro (à esq.) assumiu como titular, até 2015; foram empossados como 1º. vice Maurício Collin e como 2º., Antonio Roberto Marchiori. Valdir Cerqueira e Sérgio Matos são os novos diretores-adjuntos; Laudirley Ferreira Dourado, Marli Costa Pinheiro e Sergio Boff são os representantes do Ciesp, respectivamente, em Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. O evento reuniu cerca de 500 personalidades. DIVULGAÇÃO

Festa das Secretárias

No dia 23 de setembro foi realizada a tradicional “Festa das Secretárias” do Guarulhos, no Hotel Slaviero, reuninso cerca de 250 secretárias das empresas associadas à entidade. As homenageadas foram recepcionadas com um bufê e durante mais de quatro horas foram animadas com gincanas, brincadeiras, concurso de dança e sorteios de muitos prêmios. A 15ª edição da festa foi aberta pelo diretor titular, Daniele Pestelli, que dias depois transmitiu o cargo ao então 1º vice diretor, Luis Carlos Teodoro. Eles descaram a importância das secretárias na rotina e desenvolvimento das empresas.

132


registrando

Guarulhos fatura 26 medalhas no 18º Open de Natação

DIVULGAÇÃO

No dia 2 de outubro a equipe de natação Guaru ESD/Esporte Guarulhos, sagrou-se campeã do 18º Open de Natação. Em disputa realizada no Conjunto Desportivo Baby Barioni, no bairro da Água Branca, em São Paulo, em 46 provas realizadas, os atletas guarulhenses conquistaram oito medalhas de ouro, nove de prata e nove de bronze.

KS audio - aparelhos auditivos abre unidade em Guarulhos A clínica fonoaudiológica KS Audio, dirigida pelas fonoaudiólogas Karina Signorini (CRFa 8.671) e Simone Oksman (CRFa  11.345),  aberta há cinco anos em São Paulo e voltada ao cuidado com a audição e adaptação de aparelhos auditivos, abre sua primeira filial em Guarulhos. Os pacientes receberão

134

avaliação auditiva e acompanhamento necessário ao uso correto de aparelhos e acessórios, assim como serviços de manutenção. A unidade Guarulhos da KS Audio está localizada na  avenida Avelino Alves Machado, 143, Jardim Pinhal. Telefones: 7740-2604, 2087-2060 e 3666-5664.


Lipo sem cortes Massagem Caeté

Vem aí o Dolce Vitta Esperienza. Um mês exclusivo para você experimentar vários tratamentos de beleza por um preço muito especial.

tratamentos à partir de:

50,00

1 Aula de Power Plate

R$

Hidratação Capilar Lanza

Lipo sem cortes, Hidratação Capilar Lanza, 1 Aula de Power Plate ou Massagem Caeté

De 01/11/11 à 30/11/11 venha fazer parte do Dolce Vitta Esperienza, você pode escolher entre os tratamentos de Lipo sem cortes, Hidratação Capilar Lanza, 1 Aula de Power Plate ou Massagem Caeté (Cabaça). Agende já o seu horário. R$ 50,00 (para cada serviço válido no Dolce Vitta Esperienza) de segunda à quarta de (01/11/11 à 30/11/11) O serviço deverá ser com hora marcada, de acordo com disponibilidade de horário. Poderá ser agendado mais de um serviço, sendo que o valor de R$ 50,00 será para cada serviço escolhido. Nos serviços do Salão estão inclusos apenas a lavagem e o tratamento capilar, escova ou qualquer outro serviço será cobrado à parte dentro do valor da tabela. Os serviços do Dolce Vitta Esperienza serão executados dentro de até 30 minutos. A massagem será realizada apenas nas costas. A Lipo sem cortes será realizada apenas em uma região do corpo. Todos os serviços do Dolce Vitta Esperienza tem seus valores de tabela à partir de R$ 150,00. Exceto as aulas de Power Plate, que tem plano mensal de aulas.

dolcevittaestetica.com.br

R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia - Guarulhos - SP • 11 2408.3255


Inauguração de nova unidade da CVC A CVC, maior rede de agências de viagens do país, abriu, no dia 21, sua quinta unidade em Guarulhos. O empreendimento, aberto por meio de sociedade entre Lara Pontes e Adriana Rodrigues, é fruto da aposta no bom momento socioeconômico vivido pelo município. “A inauguração dessa nova unidade deve-se à evolução do bairro Macedo, que tem público especial e muito estimado, e no crescimento da empresa”, explica Nilton Ramos, gerente da unidade. A rede, que tem planos para inaugurar mais uma unidade neste ano, na região da praça Oito de Dezembro, no Taboão, visa a atender ao público de maneira a agradá-lo e fidelizá-lo, assim como a reforçar a marca da CVC nas novas áreas nas quais passará a atuar. “A nossa equipe é especializada e tem experiência no ramo, além de ter conhecimentos de pacotes de abrangência tanto nacional quanto internacional”, completa Nilton Ramos. A unidade Macedo está localizada na loja 6 das dependências do Lopes Supermercado, situado na rua Claudino Barbosa, 970.

136

DIVULGAÇÃO

registrando


13 Anos

nova era

de bons serviços Centro de Troca de Óleo

Trocas » Óleo do motor, câmbio manual e automático e diferencial

» filtros e aditivos » baterias, extintor e palhetas Limpeza motor, radiador, direção hidráulica e sistema de freio

Filtros de ar condicionado e higienização do sistema do ar condicionado serviço especializado em Motor • regulageM • SuSpenSão • Freio

2441-4622 Tel.: 2443-2679

Av. Avelino Alves Machado, 163 - J. Pinhal - Guarulhos


veículos Por Eduardo Rocha, Auto Press

Carro de imagem

FOTOS: EDUARDO ROCHA

Peugeot começa importar o cupê-esportivo RCZ para exibir a capacidade tecnológica da marca O mercado de automóveis do Brasil pode até ser a “bola da vez”, na opinião dos investidores. Afinal, novas fábricas são anunciadas, novos modelos são lançados e recordes de vendas são batidos em uma sequência interminável. Mas, analisando com cuidado, constata-se que é sempre mais do mesmo. Invariavelmente, são modelos pequenos e médios nas configurações mais consagradas. A Peugeot é uma exceção. Ela se arriscou a trazer o 3008 – um crossover no sentido original, que mistura configurações de carroceria 138

– e até hoje, quase um ano depois de lançado, tem uma fila de dois a três meses para entregar o modelo. Agora passa a vender o cupê-esportivo RCZ que, em um mercado de mesmices, se torna inusitado. Tanto que a montadora francesa não consegue apontar um rival no Brasil entre as marcas generalistas. Ela tem de voltar a mira para modelos de marcas premium. E aí aparece uma diferença fundamental: o preço. O RCZ custa “módicos” R$ 139.900. Algo como 30 a 40% menos que cupês como Audi TT, BMW

Z4 e Mercedes-Benz SLK. O grande poder de atração de um cupê esportivo é a estética. E nisso o RCZ mostra uma grande força. Principalmente nas laterais, dominadas pelos arcos em alumínio – prateados independentemente da cor do carro. São eles que desenham o habitáculo e, junto com os dois ressaltos sensuais do teto – que se espalham até o vidro traseiro – dão um especial charme ao modelo. A traseira tem paralamas bastante redondos e ressaltados e um lanterna triangular, bem caracterís- 


veículos tica da Peugeot. Uma bossa extra é o aerofólio, que se levanta automaticamente em duas alturas, a partir de 85 km/h, mas também pode ser acionado através de um botão no console. A frente acompanha razoavelmente a identidade da marca, com alguns exageros, como nos faróis e na proporção da grande, para dar agressividade ao carro. Boa parte da tecnologia que a Peugeot pretende afirmar está exatamente na construção dessa carroceria. A plataforma base do cupê é a da linha 308 – inclusive, quando foi apresentado como conceito em 2007, foi chamado de 308 RCZ. Para ser aplicada ao modelo, ela passou a misturar elementos em aço de diversas espessuras com partes em alumínio. As bitolas dianteira e traseira foram aumentadas – em 4,4 e 6,3 cm – e teve suspensão e freios redimensionados.

140

O desenho e a arquitetura do RCZ insinuam esportividade. De fato, o modelo tem uma motorização bastante interessante. Sob o capô está o propulsor da família Prince, um 1.6 16V THP – “turbo high pressure” ou turbo de alta pressão – que é gerenciado por um câmbio automático de seis marchas com modo manual sequencial e entrega 165 cv a 6 mil giros e 24,5 kgfm de torque já aos 1.400 rpm. Este motor é o mesmo que equipa o 3008 com 156 cv. Os 9 cv a mais sãooriginados do novo mapeamento preparado pela engenharia da Peugeot, além de novos pistões e um novo catalisador. O RCZ “brasileiro” – preparado para andar com gasolina misturada com 20 a 25% de etanol – é o primeiro modelo da marca no mundo a usufruir dessa evolução. A partir da linha 2012, ela passará a ser aplicada a todos os carros que usarem o pro-

pulsor – inclusive a futura versão top do sedã 408, que chega no primeiro trimestre do ano que vem. Por dentro, o carro da Peugeot é bem completo. Ar-condicionado dual zone, airbags frontais e laterais, ESP com ABS e controle de tração, revestimento em couro no banco, console e painel frontal, faróis de xênon, trio elétrico e direção eletro-hidráulica, computador de bordo e som com conexão por Bluetooth e por USB. Ou seja: o RCZ tem tudo que se espera de um carro de R$ 139.900. Pela primeira reação nas revendas, as projeções iniciais da Peugeot já se mostraram tímidas demais. A marca imaginava que venderia de 25 a 30 unidades por mês e que o lote inicial de 200 carros duraria, pelo menos, até o final do verão. Agora já se estima que o estoque não vá durar nem até o “reveillon”. 


Capacete YOHE

R$

99

,00

TUDO PARA SUA MOTO VOCÊ ENCONTRA AQUI NA MAUFA!

Trabalhamos com os melhores fornecedores

Aceitamos cartões de crédito e parcelamos ate 6 x s/juros

www.malfamotos.com.br

loja I Av. Dr. Timóteo Penteado, 1268 Vila Hulda • Guarulhos-SP Em frente ao cemitério São Judas Tadeu FONE.: 11-2468-0733 / 2447-0658 / 2461-3737

loja II Av. General Ataliba Leonel, 3601 Tucuruvi - São Paulo Próximo ao metrô Parada Inglesa FONE.: 11 2951-1010 / 2949-7780


veículos A Peugeot pesou bem e decidiu trazer a versão de menor potência do RCZ – além dessa, há outra, também da família Prince, com 200 cv e câmbio mecânico de seis marchas. Mais que um bólido, a Peugeot queria trazer um carro de imagem, que desse status a quem dirige, com uma pitada de adrenalina. E é isso que o cupê francês entrega. Tem boas acelerações e é muito bem assentado no asfalto. O zero a 100 km/h, segundo a Peugeot, é feito em 8,4 segundos e a máxima fica em 213 km/h. Não é nada que impressione muito, mas já torna o RCZ bem divertido – aliás, o cupê da Peugeot se mostra mais interessante em curvas que em retas. O rolamento lateral, mesmo em trechos bem sinuosos, é bastante sutil. O baixo centro de gravidade e a boa distribuição de peso entre os eixos deixam o modelo bem neutro. Já nas retas, quando o motor tem de falar, o cupê não consegue entregar tudo que seu desenho promete. O câmbio de seis marchas tem delays um pouco lon-

142

gos demais nas passagens manuais. Nada que não fosse contornado com a intimidade adquirida após umas poucas voltas no pequeno e travado circuito da Fazenda Capuava. Bastou antecipar um pouco o movimento na alavanca. Um ponto a favor são as várias regulagens dos bancos elétricos e do volante, que se ajustam em todos os sentidos. Também são boas a leitura dos instrumentos, a ergonomia dos comandos e, principalmente, o desenho do banco. Eles seguram o corpo com firmeza, mesmo nas curvas mais fechadas. O RCZ é um autêntico 2+2. O espaço interno é contado. Atrás, até parece que os cintos de seguranças estão ali para efeitar, tão exígua é a área reservada aos “+2”. Mesmo crianças pequenas ficam apertadas. Para os primeiros “2”, que vão nos bancos dianteiros, a situação é um pouco melhor. Mas também é ali que as duas protuberâncias no teto se explicam: elas criam um espaço precioso para impedir que os ocupantes batam, literalmente, com a cabeça no teto. 

Curiosidades: Peso: 1.363 kg. Capacidade do porta-malas: 321 litros. Tanque de combustível: 55 litros. Produção: Sochaux, França. Lançamento: 2010. Lançamento no Brasil: 2011. Itens de série: Airbags frontais e laterais, aerofólio móvel, controle de estabilidade, faróis de xenon, ABS com auxílio a frenagem de emergência e repartidor eletrônico de frenagem, sensor de luminosidade, ar-condicionado dual zone, bancos de couro com aquecimento, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, direção assistida, cruise control, trio elétrico, retrovisores eletricamente rebatíveis, rádio/ CD/MP3/USB/AUX/Bluetooth e rodas de liga leve de 18 polegadas. Preço: R$ 139.900.


R-HT-0432-11-6_anuncio_RG_17,5x11,7cm.pdf

1

10/5/11

3:48 PM

143


humor FOTOS: DIVULGAÇÃO

PIOR É QUE A GENTE PERGUNTA ASSIM MESMO... 1. Quando te veem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam: Você está dormindo? Não! Estou treinando pra morrer!

4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta: Acordou? Não... Sou sonâmbulo!

2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta: Está com defeito? Não. É que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.

5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta: Onde você está? No Polo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!

3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam: Vai sair nessa chuva? Não, vou sair na próxima.

144

6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: Você tomou banho? Não! Mergulhei no vaso sanitário! 7. Você está na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta:

Vai subir? Não, não. Estou esperando meu apartamento descer pra me pegar. 8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz: Flores? Não! São cenouras. 9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta: Tem gente? Não! É o cocô que está falando! 10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar: Em dinheiro?? Não, me dá tudo em clipes!


[ cursos ]

Aula Particular de Espanhol

Sua Festa com a Sthar Eventos

Atendimento individualizado. Básico, Avançado e Conversação. e-mail: itatiaiadias@hotmail.com

Som- DJ- Iluminação. Casam., 15 anos, confreternz., festa Inf. e outros, pintura em rosto e escultura em balões. Tels.: 2469-6214 / 7179-5486

Conservatório Musical

[ foto/filmagem]

de Guarulhos. Aulas de música, todos os instrumentos e canto. Rua João Gonçalves, 52 – Centro – tel. 2409-5830.

Foto: Casamento, Aniversário book em domicílio, filmagem e DJ. Tels.: 2995-7882 / 6150-0097

[ oportunidades ]

Esfoliação com 70% off

Procura-se advogado

Para dividir despesas de escritório. Salas individuais. Tel.: 9939-2627

[ reforma de lustres ] MiMu Correntes

Yoga com 50% de desconto

Lustres, abat-jours, arandelas, castiçais e objetos de decoração. Orçamento com Antônio: 2409-0802 / 8470-0610. contato@mimucorrentes.com.br

50% de desconto em 4 aulas de yoga (matrícula + mensalidade) de R$90 por R$45. www.clickguarulhos.com.br

[ festas ]

[ imóveis - locação]

Casamento, debutante, empresarial: voxaugustus.com.br Tel.: 9872.7613

Jardim Tranquilidade. Tels.: 2358-8933 / 2358-2933

Cristal Fest

[ imóveis - venda]

Med Trad Chinesa. Téc. milenares p/ avaliar o stress físico, mental e emocional gerados pelo dia a dia.Tel. 34365629/3435-6556/9695-1088 c/Enio.

Ap. com 90M², 3 dorms., 2 vgs de garagem, ót. localização, ao lado do Bosque Maia. R$ 280 Mil. Tel.: 8403-1491

[ promoções ]

Cerimonialista

aluga mesas, cadeiras, tendas, toalhas, freezer.Tel.:3435-5232/2809-0405

Vai Casar? Já alugou o carro?

Alugo Salas Comerciais

Imóveis/Vendo

aqui a solução.F.2468-3907 iD962*3383 www.locattilocacoes.com.br

/revistaguarulhos

70% de desconto em pacote com esfoliação e hidratação corporal - de R$150,00 por R$ 45,00. www.clickguarulhos.com.br

Carboxiterapia 58% off

[ saúde ]

Acupuntura Massagem

50% de desconto no Moloko

5 sessões de Carboxiterapia de R$ 400 por R$ 170. Até 2 cupons por pessoa. www.clickguarulhos.com.br

58% off na Nonna Fiorenza 58% de desconto na Nonna Fiorenza: 6 pizzas baby + Coca-Cola 600ml de R$ 24 por R$ 9,99. www.clickguarulhos.com.br

Vale de R$ 50 de consumo por R$ 25 no Moloko Bar. Até 2 cupons por pessoa. www.clickguarulhos.com.br

/revistarg

ADVOCACIA

SOLOMCA SAMUEL SOLOMCA

OAB/SP 45.198

Cível | Comercial Administrativa Consumidor Trabalhista Empresarial

• RECLAMAÇÃO TRABALHISTA • ACIDENTE DE TRABALHO • ASSESSORIA PREVIDÊNCIARIA • INSS • APOSENTADORIA • DANO MATERIAL

Avenida Salgado Filho, 2119, Jardim Santa Mena Guarulhos

Tel.

(11) 2464-0999

www.rinaldi.adv.br

• DANO MORAL

2408.6500

RUA MARIA DE CASTRO MESQUITA, 76 (ESQUINA DA ENERGIA BANDEIRANTES)


lista7 Pesquisa: Val Oliveira

As 7 profissões que mais tomam café A Dunkin’ Donuts – rede de cafeterias norte-americana – fez uma pesquisa para conhecer quais profissionais mais consomem café, nos Estados Unidos. Confira a lista com as sete profissões mais bem colocadas:

1. Cientistas e técnicos de laboratórios

Fonte: CareerBuilder. Pesquisa completa neste link: http://j.mp/oLByBB FOTOS: RAFAEL ALMEIDA

2. Profissionais de marketing e relações públicas

2

3. Administradores de instituições de ensino

4. Escritores e jornalistas

5. Administradores de instituições de saúde

6. Médicos

7. Cozinheiros 146


Revista Guarulhos - Edição 57  

Revista Guarulhos - Edição 57