Revista Vitti, Outubro 2016 Edição n130

Page 52

Gastronomia

A milenar cozinha chinesa A

Por Rafael Ferro

variedade de ingredientes e modos de confecção dos pratos fazem da cozinha chinesa uma das mais ricas do mundo. Com mais de 5000 pratos, cerca de 20 cozinhas regionais diferentes, a gastronomia chinesa assenta num fundo cultural com mais de quatro milênios. A culinária é explorada não só pela medicina, mas também por manifestações religiosas, filosóficas, poéticas e até políticas. A maior parte das técnicas da culinária internacional que conhecemos hoje teve inspiração na culinária chinesa.

Yakimechi

52 | Vitti | revistavitti.com.br

Além de técnicas, os ingredientes de origem dessa região são os mais variados, inclusive aqueles que fazem parte da nossa alimentação cotidiana como algumas espécies de arroz, soja, gengibre e muitos outros. Diversos utensílios também foram criados por eles para suprir as novas técnicas que surgiram com o passar de seus estudos. A riqueza cultural chinesa é consequência da construção histórica-política do país. As grandes dinastias que imperavam na região eram extremamente poderosas fazendo com que chegasse ali uma quantidade e variedade de itens do mundo inteiro para comercialização.

A cozinha chinesa é de um modo geral “saudável”. Há técnicas mais saudáveis que outras. Os chineses valorizam a rápida cocção dos alimentos o que mantém os nutrientes dos mesmos. Por outro lado, as frituras, também uma técnica muito apreciada pelos chineses, é muito presente no cotidiano. Devemos muito ao povo da China pelo conhecimento passado por séculos de estudos sobre as técnicas culinárias.

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz 3 dentes de alho amassados Sal 2 colheres (sopa) de óleo de soja 4 xícaras (chá) de água 100g de presunto magro em cubos pequenos 1 colher (chá) de óleo de gergelim 2 ovos 1 cenoura cortada em cubos pequenos 2 colheres (sopa) de cebolinha verde 1 colher (sopa) de shoyu

Preparo: Doure o alho no óleo e acrescente o arroz lavado e escorrido. Acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo e com a panela semi tampada até secar a água e reserve depois de pronto. Jogue em uma frigideira o óleo de gergelim, a cenoura e o presunto e doure até ficar al dente. Em outra panela frite os ovos e acrescente a cebolinha. Misture tudo ao arroz e sirva quente.

Rafael Ferro é Chef de cozinha e Professor de Gastronomia na Universidade do Vale do Paraíba. Contato: rafaelferro@univap.br

Outubro, 2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.