Revista Saúde Maringá/PR - Edição 32 - 06/2016

Page 54

Endoscopia das Vias Aéreas Superiores (Nariz e Garganta) Consiste na introdução de um endoscópio flexível através das fossas nasais e da garganta. É realizado pelo médico otorrinolaringologista, no próprio consultório, poucos minutos após a aplicação de anestésico tópico em spray.

Por que Fazer ? Endoscopia Nasal (Vídeo Endoscopia Nasal) O motivo mais frequente para se realizar esse exame é avaliar de forma bem detalhada as fossas nasais, principalmente em quadros de obstrução nasal. Desvios do septo nasal e hipertrofia das conchas nasais, são as causas mais comuns de obstrução nasal em adultos. Avaliação da nasofaringe / rinofaringe (parte da garganta que fica atrás do nariz). Essa região é a localização que se encontra a adenoide (a chamada “carne esponjosa”), que quando aumentada, causa quadro de roncos e respiração oral em crianças. Quadros de sinusite aguda podem ser diagnosticados, quando se visualiza secreção, sendo drenada através dos óstios de drenagem dos seios da face. Episódios de sangramento nasal podem ter sua localização melhor visualizada.

Outros achados (menos comuns), podem ser a presença de pólipos, corpos estranhos e até mesmo tumores nasais, que, muitas vezes, são diagnosticados ao acaso, por meio da realização desse exame por outro motivo. Endoscopia da Garganta (Vídeo Faringo-Laringoscopia) Uma das indicações desse exame é para confirmar a presença de corpos estranhos (espinhos de peixe, por exemplo) na garganta, bem como auxiliar na retirada dos mesmos. A avaliação do espaço que as amígdalas ocupam na garganta - importante nas queixas de roncos e para auxiliar no diagnóstico de apneia obstrutiva do sono - é uma boa indicação para o exame. Outra indicação comum também é a avaliação das cordas vocais nos quadros de disfonia (alterações da voz). É também Importante para o diagnóstico inicial de tumores na região da laringe, muito incidente em etilistas e tabagistas. Avaliar uma queixa muito comum na garganta - globus faríngeo (sensação de “bola na garganta”), pigarro e tosse crônica - que, muitas vezes, se deve à irritação da laringe por acidez (laringite crônica por refluxo).

É importante lembrar que a consulta com o seu médico otorrinolaringologista deve ser realizada antes, para se definir a necessidade ou não em realizar o exame endoscópico das vias aéreas superiores, de acordo com a queixa clínica e após a realização do exame físico detalhado.

DR. CARLOS EDUARDO BORGHESAN

CRM/PR: 22705

OTORRINOLARINGOLOGIA - RQE: 2829

• Graduação em Medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá/PR; • Residência Médica no Instituto e Hospital Cema, na Especialidade de Otorrinolaringologia - São Paulo/SP.

54

MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA NAS PÁGINAS 6, 7, 8 E 9


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Saúde Maringá/PR - Edição 32 - 06/2016 by Revista Saúde - Issuu