Ureterorrenolitotripsia Flexível e Holmiun Laser Tratamento Minimamente Invasivo dos Cálculos Urinários a ureterorrenolitotripsia flexível é uma técnica endoscópica minimamente invasiva que permite o tratamento de cálculos que estejam localizados fora do alcance dos aparelhos semi-rígidos tradicionalmente utilizados.
O ureteroscópio flexível pode atingir todos os locais do aparelho urinário através da uretra, sem que para isso seja necessário qualquer incisão na pele. Nesta técnica a fonte de energia utilizada para quebrar o cálculo urinário é o Holmiun Laser. A energia do laser é gerada pela conversão de energia elétrica em energia luminosa, que atua como uma onda de choque responsável pela destruição dos cálculos. Quando acionado, o laser inicia a pulverização do cálculo sob o controle visual do cirurgião. Os fragmentos restantes podem ser retirados com pinças ou “cestas” ou quando são de tamanho muito pequeno são eliminados espontaneamente na urina. A grande vantagem da tecnologia a Laser é a sua capacidade de fragmentar todos os tipos de cálculos com índices de sucesso que chegam próximos a 98,5%. A diferença entre a ureterolitotripsia rígida e a flexível é que a primeira é feita com um ureteroscópio rígido que permite a visualização e manipulação de cálculos apenas em linha reta, e é utilizada principalmente para as pedras localizadas próximas a bexiga. Já a ureterolitotripsia flexível é realizada com um ureteroscópio flexível que pode ser curvado até 270°, o que permite a eliminação dos cálculos localizados no interior do rim. A ureterolitotripsia flexível a holmiun laser permite tratar múltiplos cálculos renais na mesma cirurgia com a vantagem de retorno rápido às atividades diárias.
Dr. Cleyton Heitor Tokarski
CRM/PR 17104
Urologia - RQE 12243 • Residência em Urologia no Hospital das Clínicas de Curitiba - UFPR; • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); • Membro da Associação Americana de Urologia.
34
MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA NAS PÁGINAS 6 E 7