Ritidoplastia A Cirurgia da Face
Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, tais como:
• Flacidez no terço médio da face; • Rugas profundas abaixo das pálpebras inferiores; • Rugas profundas ao longo do nariz que se estende ao canto da boca; • Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada; • Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada; • Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
DRA. HELOISE DALL’AGO TOMASI CRM/PR: 35938 | CRM/SP: 139973 CIRURGIA PLÁSTICA - RQE: 20592
DR. CARLOS MORA MANFRIM CRM/PR: 24525 | CRM/RJ: 5296827-7 CIRURGIA PLÁSTICA - RQE: 20582
60
A técnica constiste na retirada e reposicionamento dos tecidos da face, com o intuito de retardar os efeitos do envelhecimento, buscando-se, com isso, uma harmonia estética. Durante o procedimento, podem ser tratados a testa, as pálpebras, as bochechas, os lábios, o queixo e o pescoço, tendo cada região sua abordagem específica, que pode envolver ressecção de pele, reposicionamento de estruturas, preenchimentos e peelings. As cicatrizes são posicionadas em áreas encobertas pelo cabelo ou por dobras naturais da pele, ficando, normalmente, quase imperceptíveis. Uma dúvida frequente no consultório são quantos anos é possível rejuvenescer com esta cirurgia e, para tristeza de muitos, não é possível estabelecer este período antes da cirurgia, mesmo por que
MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA NAS PÁGINAS 4, 5 E 6
o intuito não é promover uma face de 25 anos numa senhora de 50, mas sim reestabelecer a harmonia facial e trazer de volta a face saudável de antigamente. É interessante frizar que a cirurgia da face retarda, mas não interrompe o processo de envelhecimento, de forma que a cirurgia pode precisar de novos complementos no decorrer dos anos. Os riscos deste tipo de cirurgia são os mesmos para qualquer outro procedimento, mas é possível reduzi-los ao máximo por meio de uma boa entrevista e exames pré-operatórios adequados. O pós-operatório é geralmente pouco doloroso e o controle com analgésicos comuns normalmente é suficiente. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório e, geralmente, advém da “ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado antes de pelo menos 3 a 6 meses de pós-operatório. Seguir as orientações do seu cirurgião plástico faz parte do tratamento, e é responsável por grande parte do resultado final. Procure um membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tire todas suas dúvidas sobre o assunto.