Revista Saúde Goiânia/GO - Edição 2 - 06/2016

Page 26

A Radioterapia no tratamento do câncer O diagnóstico do câncer traz, para o paciente e para a família, várias dúvidas e incertezas. Antes, uma doença quase sempre fatal, o câncer hoje é cada vez mais diagnosticado precocemente, o que aumenta as chances de cura e de tratamentos menos radicais. Muito desconhecida de todos, a Radioterapia tem sido usada no tratamento do câncer há mais de 100 anos. Durante todo este tempo, vimos uma evolução da técnica e do conhecimento, proporcionando aos pacientes e médicos maior segurança e melhores resultados nos tratamentos. Como funciona a Radioterapia? O tratamento com Radioterapia consiste no uso de radiação para tratar o câncer e algumas doenças benignas. O objetivo é fornecer o máximo de radiação no tumor, evitando danos a tecidos sadios. A Radiação funciona através do dano ao material genético das células, limitando sua habilidade de reproduzir. Células normais também são afetadas, mas, diferentemente das células doentes, são capazes de corrigir o dano. A indicação do tratamento com Radioterapia é feita pelo médico Radioterapeuta e o tratamento pode ter o objetivo de curar ou apenas de reduzir os sintomas causados pelos tumores, melhorando a qualidade de vida do paciente. A Radioterapia pode ser usada como tratamento exclusivo ou em conjunto com a Quimioterapia ou com a Cirurgia, dependendo do tipo do tumor apresentado pelo paciente.

Equipe Vários profissionais altamente qualificados estão envolvidos no tratamento de Radioterapia. A equipe é liderada pelo Radio-Oncologista ou Médico Radioterapeuta, que é um médico capacitado para usar radiação no tratamento do câncer. A equipe deverá contar também com Enfermeiro dedicado, Físicos-médicos (atuam no planejamento e execução do tratamento) e Técnico de Radioterapia (responsável pela administração diária do tratamento). Além disso, durante a Radioterapia, poderá ser solicitado o atendimento de outros profissionais, como odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas ou mesmo outros especialistas médicos. Tipos de Tratamento Existem várias formas de se tratar alguém usando Radioterapia. Dependendo da localização, tamanho e tipo de tumor, o paciente pode receber um ou mais tipos ou técnicas de Radioterapia. As duas formas mais comuns de se administrar a Radioterapia são: Radioterapia Externa e Braquiterapia. A Radioterapia Externa ou teleterapia, pode ser mais simples ou mais sofisticada. Cabe ao médico recomendar qual o tipo de tratamento é necessário para cada paciente. A Radioterapia E xterna pode ser: Convencional, Conformacional, com Intensidade Modulada de Feixes, Guiada por Imagem, Estereotáxica, Radiocirurgia, entre outros.

DRA LUCIANA PECLAT DE PAULA

Braquiterapia é um método onde há a colocação de fonte radioativa diretamente no tumor ou em área muito próxima ao tumor. Essas fontes radioativas podem ser colocadas permanentemente (braquiterapia com semente) ou temporariamente na região tumoral. Efeitos Colaterais Diferentemente da Quimioterapia, que é um tratamento sistêmico, a Radioterapia é um tratamento localizado, portanto a maioria dos efeitos colaterais provocados se limita a área que está recebendo a radiação. Dependendo da região onde se encontra o tumor, pode-se ter diferentes efeitos colaterais. Estes efeitos também são dependentes da dose de radiação, da susceptibilidade individual de cada paciente e do uso concomitante de outros tratamentos como a Quimioterapia. São efeitos temporários e devem ser tratados conforme orientação médica. Existem vários temores em relação ao tratamento com Radioterapia, mas os tratamentos modernos, hoje utilizados, são seguros e eficazes. Sempre que for diagnosticado um câncer, o paciente deverá procurar um centro de tratamento especializado, com pessoas bem preparadas para lidar, de forma profissional e segura, com as dificuldades que possam vir a se apresentar. Procure seu médico. Tire suas dúvidas. Juntos podemos ter resultados melhores.

CRM/GO 8592

RADIOTERAPEUTA - RQE: 6008

• Graduada pela Univesidade Federal de Goiás/GO; • Especialização em Radioterapia no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho/SP; • Fellow de Pesquisa Clínica na Oregon Health and Science University - EUA; • Membro da Sociedade Brasileira de Radioterapia - SBRT; • Membro da Sociedade Americana de Radioterapia - ASTRO.

26

MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA NA PÁGINA 4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.