COLUNA VERTEBRAL
Hérnia de Disco Lombar A palavra hérnia significa deslocamento de algo para fora de seu lugar. O disco vertebral é semelhante a um chiclete “babaloo”. A goma externa, mais endurecida, corresponde ao anel fibroso, e o recheio, ao núcleo pulposo. Na Hérnia de Disco Lombar ocorre um deslocamento do nucleo, parte interna do disco vertebral, devido à ruptura do anel fibroso, parte externa. (Figura 1). Geralmente, o fragmento do disco que se desloca, comprime uma raiz nervosa, provocando dor, formigamento e, às vezes, até perda de força em uma das pernas. Quando a compressão ocorre no nervo ciático, chama-se ciatalgia.
Com se faz o diagnóstico de hérnia de disco? Além de um exame clínico que é fundamental, dois exames subsidiários são necessários: Raios X Coluna Lombo Sacral e Ressonância magnética.
DISCO NORMAL
Raiz Nervosa
HÉRNIA DE DISCO
Compressão da Raiz Nervosa
Figura 1
Cirurgia Endoscópica: hoje, a Hérnia de Disco Lombar pode ser retirada por meio de Cirurgia Endoscópica, onde não há cortes e com anestesia local. Procedimento indicado para casos selecionados. Figura 2
Toda Hérnia de Disco tem que operar? Não. A grande maioria dos pacientes que sofrem dessa doença, se beneficiam com o tratamento conservador (medicamentos, repouso, fisioterapia). Porém, entre 5 e 10% dos casos há necessidade de um procedimento cirúrgico. Quais opções de cirurgia que existem? Até recentemente, após a falha do tratamento conservador, tínhamos apenas as técnicas da Discectomia Simples ou Artrodese Lombar. A Discectomia Simples consiste na retirada do fragmento herniado simplesmente. A Artrodese Lombar é um procedimento mais complexo em que se fundem as vértebras. A técnica de Artrodese Lombar é realizada há 100 anos. Trata-se de um recurso de exceção, quando todos os outros recursos menos agressivos falharam, pois, de acordo com a literatura mundial, sabe-se que ao fundir as vértebras doentes iremos diminuir a mobilidade da coluna e, assim, sobrecarregar os segmentos adjacentes. A Artrodese Lombar pode ser realizada por via anterior (abdominal), lateral ou posterior, dependendo da indicação de cada caso. O que há de novo na Cirurgia de Hérnia de Disco Lombar? São as cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral. Essas técnicas consistem na resolução de grandes problemas com uma mínima agressão e com máxima preservação da função.
Figura 2 Estabilização Dinâmica: trata-se de um procedimento em que não há fusão vertebral como na Artrodese, mas sim uma estabilização do seguimento vertebral mantendo os movimentos. Os resultados clínicos preliminares a curto e médio prazo têm se mostrado semelhantes às Artrodeses, porém com a vantagem de ser menos agressiva e mais funcional (preserva os movimentos). Figura 3.
Figura 3
Existem complicacões. A técnica apurada feita por profissional experiente diminui bastante tais riscos, que devem ser discutidos com seu cirurgião. Dica • Procure saber se o médico escolhido é membro da Sociedade Brasileira de Coluna; • Converse com pacientes já operados pelo médico escolhido e tente esclarecer todas as dúvidas para adquirir confiança; • Avalie o hospital. Procure informações sobre a equipe médica e se o hospital possui equipamentos adequados para uma cirurgia de coluna.
DR. MARCELO T. MIURA - CRM/PR 21638 - TEOT: 9268 ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - RQE 13490 • Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT; • Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna.
68
MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA DAS PÁGINAS 6 A 10