Revista Saúde Umuarama/PR - Edição 51 - 12/2016

Page 74

Retinoblastoma

O que é ? Retinoblastoma é o nome de um câncer ocular originário das células da retina que pode ser uni ou bilateral. Trata-se de um tumor ocular infantil que pode levar a óbito, se não for devidamente tratado a tempo. Geralmente o retinoblastoma se manifesta com baixa visão, estrabismo, irritação e compressão pelo crescimento tumoral. Outros sintomas são: olhos vermelhos, processo inflamatório, protrusão de globo ocular, dor intensa e inclusive cegueira. Esse tumor intraocular pode crescer preenchendo o globo ocular e se infiltrar através do nervo óptico. Pode

ainda se estender ao líquor e invadir o sistema nervoso central. Além disso, pode ainda disseminar-se à distância para gânglios linfáticos, ossos, fígado e medula óssea. O retinoblastoma é um tumor de cor branca e apresenta como principal sinal a “pupila branca”, que provoca um brilho diferente no olhar da criança quando exposta à luz, principalmente ao flash da máquina fotográfica. Isso também é conhecido como “doença do brilho do olho do gato”. Causas O retinoblastoma é o tumor maligno intraocular mais frequente na infância e estima-se que seja responsável por uma incidência de aproximadamente 1 caso a cada 20 mil nascidos vivos. Tem causas genéticas, podendo ser hereditária ou esporádica, essa decorrente de mutações em células da retina. Pode ainda ser congênito ou aparecer durante os pri-

meiros anos de vida das crianças. Na maioria das vezes, acomete crianças na fase pré-verbal, por isso qualquer suspeita de caso de retinoblastoma deve ser encaminhado para consulta médica imediatamente. Tratamento Nos últimos anos, os tratamentos para o retinoblastoma evoluíram muito, porém isso tudo depende do estágio de evolução da doença. Tumores pequenos, em geral, são tratados com laser; os médios são tratados por quimioterapia, braquiterapia, fotocoagulação e laser. Já os tumores grandes, na maioria dos casos, só podem ser tratados com a remoção do globo ocular. Quando há invasão do sistema nervoso central ou metástases à distância, usa-se a combinação de quimioterapia e radioterapia. No entanto, todos os tratamentos são mais bem-sucedidos quando menos avançado é o estágio da doença.

DR. EVANDRO VIEIRA TEOLOGIDES MÉDICO OFTALMOLOGISTA CRM/PR 28780 | RQE 17004 • Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO; • Membro da Associação Pan-Americana de Oftalmologia - PAAO; • Membro da Sociedade Brasileira de Lente de Contato - SOBLEC.

74

MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA DAS PÁGINAS 8 A 12


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Saúde Umuarama/PR - Edição 51 - 12/2016 by Revista Saúde - Issuu