Revista Saúde Umuarama/PR - Edição 45 - 06/2015

Page 86

Amor ou dependência emocional Se você não consegue tomar uma decisão sem ter alguém para lhe dar dicas, não consegue terminar um relacionamento amoroso destrutivo, acha que não merece uma oportunidade de promoção ou de ter um bom cargo, não vai ao médico sem acompanhante, não veste uma roupa sem questionar se sua amiga(o) usaria a mesma coisa: Você pode ser um dependente emocional.

O dependente emocional demonstra uma dependência afetiva em relação a uma outra pessoa. Ele necessita da aprovação, aceitação e reconhecimento do outro para lidar com as situações da vida, pois não acredita no seu próprio valor, no seu poder de tomar decisões, fazer escolhas e até mesmo na sua capacidade de conquistar alguém e, muitas vezes aceita relações destrutivas como um prêmio de recompensa. É uma pessoa submissa e insegura, pois sua percepção de si mesma é muito frágil. Sente-se incapaz de agir adequadamente sem o auxílio de outras pessoas e por isso recorre frequentemente aos outros para ser orientada, ajudada e direcionada, sendo que tudo isto surge da necessidade de satisfazer suas necessidades internas e não pelo desejo de estar na companhia da outra pessoa. É possível que o dependente emocional não tenha recebido em sua formação oportunidades de treinar a independência. Pais que protegem demais podem passar, inconscientemente, a informação de que o filho é um incapaz que nunca conseguirá fazer nada sozinho. Há várias formas de proteção que atrapalham o desenvolvimento da independência, uma delas é fazer tudo pelo filho, arrumar seu quarto, guardar seus brinquedos, não dar nenhuma responsabilidade a ele.

O fato que torna mais grave essa situação é que o dependente emocional, muitas vezes, aceita qualquer tipo de relação por medo de perder a outra pessoa. Com o medo de ser abandonado, muitas vezes tolera abusos sexuais, verbais, físicos, entre outros. No processo psicoterápico, o profissional irá auxiliá-lo a identificar em que áreas da vida essa dependência surge e de que forma está afetando sua vida e suas relações, além de buscar as causas e tratá-las, fortalecendo a autoestima, tornando-o mais seguro e dependente de si próprio. A dependência emocional pode influenciar negativamente, cegar e impedir seu crescimento. Aprove-se mais, ame-se muito mais e dependa especialmente de você!

Quando as pessoas começam a gostar de si mesmas, aprendem a cuidar de suas próprias feridas. Quando nos amamos, procuramos pessoas que nos valorizem e nos respeitem pelo que somos.

Edna Zanella S. Prenholato

Psicóloga

CRP 08/09021

• Atendimento a Adultos e Adolescentes - Terapia de Casal - Orientação Vocacional - Hipnoterapia; • Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe; • Membro do Instituto Brasileiro de Hipnologia - Sociedade Ibero Americana de Hipnose Condicionativa; • Registro no Catálogo Internacional dos Hipnólogos Condicionativos. www.institutohipnologia.com.br

44 8404-2745 | Praça Hênio Romagnoli, 3800 - Ed. Centro Comercial, sala 103 - Umuarama-PR 86


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.