A arquitetura na saúde e sua importância no processo de cura Promovendo o bem-estar para os pacientes, a arquitetura nas clínicas, hospitais e demais espaços voltados para a saúde, ultrapassa as paredes e passa a ajudar nos tratamentos. Para criar ambientes eficientes e ao mesmo tempo acolhedores, é preciso vocação, conhecimento, além de uma vivência e um envolvimento profundo com saúde. A Arqcorp, único escritório focado em arquitetura corporativa na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, possui uma equipe especializada em projetos para empresas, profissionais liberais e clínicas. Com foco no desenvolvimento de ambientes de trabalho com funcionalidade, flexibilidade e conforto, a equipe de profissionais da Arqcorp é comandada pela arquiteta rio-pretense Bruna Romani Oliani.
Filha de médico, Bruna cresceu vivenciando ambientes clínicos e hospitalares, mais um ponto que lhe dá gabarito para desenvolver projetos na área da saúde. Diferentemente do mito criado de que arquitetura tem apenas o objetivo estético com foco no luxo e que trabalha quase sempre com os prazos estourados, a Arqcorp busca equilíbrio entre praticidade, funcionalidade, qualidade e economia, além de ter como premissa o comprometimento com os prazos pré-estabelecidos, respeitando o tempo do cliente. Um dos projetos mais recentes desenvolvido pela Arqcorp foi a clínica do médico nutrólogo, Dr. Júlio Palazzo de Mello. Para entendermos mais sobre os desafios e as curiosidades deste projeto, vamos acompanhar a entrevista que fizemos com a Arquiteta, diretora da Arqcorp. Confira:
BRUNA ROMANI OLIANI • Arquiteta formada pelo Mackenzie em 2007, especialização em sustentabilidade pela Politécnica da Catalunha - Barcelona em 2009 e mestrado pela Politécnica de Madrid em 2011; • Possui também título de especialista em projetos para ambientes de trabalho pelo Instituto Alemão Mensch&Buro Academie; • Trabalhou no escritório de arquitetura paulistano RoccoVidal, que foi adquirido pela Multinacional Perkins+Will; • Atualmente Bruna Oliani comanda o conceituado escritório de Arquitetura Arqcop; • Com uma equipe de Arquitetos competentes, Bruna Oliani escolheu seu espaço no universo da Arquitetura, mantendo o seu foco máximo em “Espaços de Trabalho”.
O fascínio pelo desafio do investimento certeiro e flexibilidade necessária para este tipo de projeto e obra, entusiasmo pela atenção personalizada com excelência aos clientes e grande empenho para entender o dia a dia e necessidades de cada espaço de trabalho, fizeram com que o meu desejo de trabalhar com obras empresariais crescesse. Após minha experiência de cinco anos na Europa, tive a oportunidade de realizar o projeto e obra da Unidade de Reprodução Assistida do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Covilhã – Portugal, o que me deu uma grande experiência na arquitetura para consultórios, clínicas e hospitais. Bruna Romani Oliani
62
Revista Saúde | Março . 2018 | rsaude.com.br
Entrevista: Revista Saúde Rio Preto: Quais os principais desafios do projeto recém-inaugurado da clínica de Nutrologia?? Bruna Oliani: Há mais de 20 anos no mesmo local, o grande desafio da equipe Arqcorp foi adequar o espaço limitado de duas salas no Edifício Georgina, de forma eficiente e ao mesmo tempo acolhedora, promovendo o bom desempenho do especialista num espaço mais reduzido com aproveitamento otimizado.
Revista Saúde Rio Preto: Quais os pontos de atenção que tiveram que ser levados em consideração para o desenvolvimento desta nova clínica? Bruna Oliani: Além da necessidade de ser eficiente e acolhedor, o espaço também exigia adequações às normas técnicas da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Atrelado a isso, o resultado do projeto tinha que, necessariamente, ter “a cara” do Dr. Júlio Palazzo de Mello e promover o bem-estar de todos os pacientes e funcionários, já que é o que a especialidade propõe.