Revista Saúde Rondonópolis - Edição 11 - 03/2017

Page 22

DESCOLAMENTO DE RETINA

pode comprometer a visão Do que se trata? A retina, normalmente, está em contato com as outras camadas da parte interna do globo ocular e delas depende para o seu bom funcionamento. O descolamento de retina ocorre quando há separação entre a retina e as outras camadas da parte interna do olho. Nesta ocasião, a retina começa a sofrer um processo gradativo de morte celular, que implica perda da visão proporcional ao tempo e extensão do descolamento. Casos envolvendo a região da mácula – região central da visão, podem acarretar perda visual severa. Atenção para os riscos: Os principais fatores de risco para descolamento de retina são: descolamento do vítreo, rotura retiniana (rasgo), traumatismos na região dos olhos, histórico familiar de descolamento de retina, inflamações oculares, alta miopia e cirurgia de catarata prévia. Como descobrir o problema? O diagnóstico é feito através do mapeamento de retina - exame realizado com a pupila dilatada. Em situações especiais, é necessário a realização de ultrassom ocular para confirmar o diagnóstico.

Rotura ou buraco

Retina descolada

Vítreo

Os principais sintomas de descolamento de retina são: • Perda visual súbita e sem dor; • Mancha ou sombra no campo de visão periférico que progride em direção ao centro; • Muitas vezes, esses sintomas são precedidos pela percepção de flashes de luz e moscas volantes (pontos pretos no campo de visão). Como tratar a doença? Quanto mais tempo a retina permanecer descolada, menor a probabilidade de que a visão seja recuperada. Desta forma, é muito importante reconhecer os sintomas e buscar a ajuda de um oftalmologista sem demora. Durante o exame oftalmológico de rotina, se forem identificadas roturas na retina ou lesões predisponentes, está indicada, em casos seleciona-

DR. JOSÉ PAULO SPILA

CRM/MT 5509

MÉDICO - OFTALMOLOGISTA RQE 1919 - CBO 229978

22

Revista Saúde | Março . 2017 | rsaude.com.br

MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA DAS PÁGINAS 10 A 15

dos, a aplicação de laser (fotocoagulação) para redução do risco de descolamento de retina. Quando o descolamento de retina já está estabelecido, o tratamento é sempre cirúrgico. A técnica a ser empregada, cuidados pré e pós-operatórios dependem de gravidade do caso e das características de cada paciente. Prevenção: A maioria dos casos de descolamento de retina não pode ser prevenida. No entanto, você pode reduzir o risco de lesões oculares que causam o descolamento da retina ao utilizar óculos de proteção para algumas práticas esportivas; óculos de segurança para algumas atividades profissionais e por meio de exames oculares realizados regularmente com seu médico oftalmologista.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Saúde Rondonópolis - Edição 11 - 03/2017 by Revista Saúde - Issuu