O que é Sinusite? Você já teve um resfriado ou crise alérgica que demorou para curar? Se sim, há uma grande chance de você ter tido um quadro de sinusite. As estatísticas mostram que mais de 37 milhões de pessoas apresentam quadros de sinusites todos os anos no Brasil, sendo um dos problemas de saúde mais comuns.
Sinusite é a inflamação que ocorre nos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz e olhos. Essas cavidades são revestidas por um tecido que secreta muco, lubrificante natural das vias aéreas, que é responsável pela remoção das impurezas que respiramos. A doença costuma aparecer após quadros de gripe/resfriados, alergias ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. Sintomas As sinusites podem ser divididas em quadros agudos e crônicos. Sinusite Aguda O paciente com quadro clínico de sinusite aguda apresenta sintomas com duração de até 12 semanas como: obstrução nasal (entupimento nasal), rinorreia anterior (nariz escorrendo), rinorreia posterior (presença de catarro que cai do nariz para a garganta), dor de cabeça, hiposmia (diminuição do olfato), tosse e febre; os 2 últimos mais frequentes em crianças. Um dado interessante é notar que os sintomas da sinusite aguda são semelhantes aos sintomas da gripe e resfriado. Assim, o que os diferencia é o tempo dos sintomas e a piora ou não do quadro. Sinusite Crônica Sinusite crônica é todo o processo inflamatório da mucosa nasal com duração maior que 12 semanas.
Os sintomas da sinusite crônica são semelhantes ao da sinusite aguda: obstrução nasal (entupimento nasal), tosse persistente, rinorreia posterior (presença de catarro que cai do nariz para a garganta), hiposmia (diminuição do olfato) e a dor de cabeça. Porém, o quadro varia muito de intensidade para cada caso. Crianças podem ter sinusites? Os seios paranasais das crianças não são completamente desenvolvidos como nos adultos. Entretanto, as crianças podem sofrer com problemas de sinusite. Embora pequenos, os seios paranasais maxilar (na região da bochecha) e etmoidal (entre os olhos) estão presentes ao nascimento. O diagnóstico de sinusite é difícil nas crianças, pois infecções respiratórias são mais frequentes e os sintomas podem ser muitas vezes confundidos. Diferentemente de um resfriado ou alergia, nas crianças, a sinusite bacteriana requer tratamento adequado e muito cuidado com possíveis complicações como celulite orbitária e até mesmo meningite. Tratamento: O tratamento, em caso de sinusite aguda, é à base de antibiótico, anti-inflamatório, analgésico, corticoide tópico
DR. VINÍCIUS TREICHEL CAZAROTTO
nasal e lavagem nasal com solução salina. Em casos de sinusite crônica, pode ser necessário uso de antibiótico prolongado ou cirurgias para abertura e aeração dos seios da face. Cirurgia: A cirurgia endoscópica deve ser considerada quando há falha no tratamento clínico com uso de medicações adequadas, ou nos casos em que há alterações anatômicas envolvidas, como desvio septal, obstrução dos óstios de drenagem dos seios da face ou de presença de pólipos extensos, que não permitem a aeração e a entrada adequada das medicações. Dicas: 1. Trate adequadamente um quadro de gripe e resfriado para que não haja infecções por bactéria e que não evolua para uma sinusite. 2. A lavagem do nariz com solução fisiológica é sempre importante. É um procedimento simples, eficaz e que não tem contraindicações. 3. Procure um Otorrinolaringologista, caso tenha sintomas de obstrução nasal ou sintomas alérgicos, para prevenir complicações respiratórias como a sinusite.
CRM/MT 7784
OTORRINOLARINGOLOGISTA - RQE 3233
• Médico pela Faculdade de Medicina na Universidade de Passo Fundo - RS (UPF); • Residência Médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital CEMA São Paulo; • Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela AMB; • Membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
60
MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA DAS PÁGINAS 10 A 15