Revista Saúde Ribeirão Preto - Edição 7 - 06/2018

Page 29

Cápsula Endoscópica O que é o exame? Consiste na ingestão de um comprimido descartável que contém câmeras que registram fotos de todos os órgãos do nosso trato digestório. O mesmo é ingerido com um copo de água e eliminado pelas fezes. As imagens ficam gravadas em um aparelho sem fio acoplado na cintura e são analisadas pelo médico em um computador. Para que serve o exame? O exame tem como objetivo a detecção de lesões em todos os órgãos pelos quais a cápsula percorre. A saber: esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso. Sua função principal é detectar as principais doenças, sejam tumores ou vasos sangrantes, das regiões as quais a endoscopia e colonoscopia não conseguem percorrer.

Manometria Anorretal A manometria anorretal é um exame que tem por finalidade, o estudo da região anal, com a mensuração das suas pressões. É um exame seguro e tem duração média de 20 a 30 minutos. Para que serve o exame? É útil porque fornece informações que irão orientar o médico no tratamento de pacientes que sofrem de constipação intestinal, incontinência fecal, fissura anal e pré e pós-operatório de doenças orificiais (hemorroidas, fissuras etc.).

pHmetria do Esôfago de 24 horas O que é o exame? A pHmetria do esôfago é um exame que detecta a quantidade de refluxo ácido que o esôfago recebe no período de 24 horas. Consiste de uma sonda flexível que detém sensores que detectam o pH ácido dos líquidos que são originados do estômago.

Para que serve o exame? É útil para detectar a doença do refluxo gastroesofágico, sendo considerado o exame mais adequado para detectar esta doença.

Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado para Intolerância a Carboidratos (Lactose, Sacarose e Frutose) O que é o exame? É um exame que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar várias condições que originam sintomas digestivos, como dor abdominal, estufamento, flatulência e diarreia. Consiste em detectar o hidrogênio exalado pelos pulmões que se forma a partir da fermentação dos açúcares que não foram absorvidos pelo intestino. Essa não absorção pode ocorrer devido à deficiência de algumas enzimas, no caso do leite, a lactase. O açúcar não digerido (lactose do leite, frutose das frutas e sacarose do açúcar comum) passa para um segmento do intestino, chamado de grosso, onde a ação de bactérias causa o desprendimento de hidrogênio, que é absorvido pelas paredes do intestino, dissolvido no sangue e eliminado pelos pulmões. Uma concentração aumentada do hidrogênio expirado, após a ingestão de uma dose padrão do açúcar estudado, caracteriza uma má absorção ou intolerân-

cia. É considerado o melhor exame para o diagnóstico de intolerância à lactose, pois além de apresentar grande sensibilidade e especificidade, é um exame não invasivo (sem coleta de sangue), indolor, o que facilita sua realização por gestantes e crianças. Para que serve? Serve como exame complementar para auxiliar o médico no diagnóstico de patologias do sistema digestório, que podem causar dor abdominal, distensão abdominal, flatulência e diarreia, dentre as principais: intolerância na absorção de alguns alimentos como leite e derivados (lactose), frutas (frutose), açúcar comum (sacarose), sorbitol (presente em gomas de mascar e creme dental) e xilitol (adoçante); supercrescimento bacteriano do intestino delgado, quando as bactérias do intestino grosso (cólon) se movimentam para o intestino delgado e determinam o tempo de trânsito dos alimentos nos intestinos.

Manometria do Esôfago A manometria do esôfago é um exame que analisa o funcionamento do esôfago e suas válvulas (esfíncteres inferior e superior). Consiste de uma sonda flexível que detém sensores que analisam a pressão e funcionamento do órgão. Os dados são enviados a um computador para a análise por um médico. Para que serve o exame? É útil para o estudo complementar da doença do refluxo gastroesofágico, posicionamento da sonda de pHmetria nas 24h, na avaliação pré-operatória da cirurgia antirefluxo, detectar doenças motoras do esôfago como espasmo esofagiano difuso e esôfago em quebra nozes e estudo da dor torácica de origem não cardíaca e distúrbios da deglutição (entalos e engasgos).

DR. HEMANOEL RIBEIRO

DR. RAFAEL KAHWAGE

DR. FLÁVIO MARSON

CRM-SP: 137.859 RQE: 58.107

CRM-SP:147.256 RQE: 65.286

CRM-SP: 68.854 RQE: 54.506


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.