REVISTA SAÚDE MARINGÁ - EDIÇÃO 43 - 19/03/2019

Page 20

Ganho de peso após cirurgia bariátrica: o que, na verdade, faz você comer?

RENATA JALOTO GONÇALVES PSICÓLOGA - CRP 08/15570 • Terapia Cognitivo-Comportamental.

www.renatajaloto.com.br psicologa.renatajaloto Psicóloga Renata Jaloto

(44) 99973-3524

Av. São Paulo, 1061 - 11° andar sala 1123 - Edifício Aspen Park Trade Center

20

A cirurgia bariátrica tem sido amplamente utilizada como estratégia de auxílio às pessoas que precisam emagrecer grandes volumes de peso. Embora seja um método considerado eficaz no tratamento da obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica, em alguns casos, não é suficiente para manter o emagrecimento de forma duradoura. Os fatores psicológicos podem intervir no processo de emagrecimento e em sua manutenção em longo prazo. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é apontada como uma abordagem competente no tratamento da obesidade/sobrepeso por conseguir proporcionar uma restruturação cognitiva que capacita o desenvolvimento de habilidades comportamentais que, quando praticadas, contribuem para o advento do peso ideal. As pesquisas mostram que os fatores psicológicos interferem de forma direta no processo de emagrecimento. O ato de comer não consiste em uma ação automática. Talvez você não tenha consciência, mas sempre há um pensamento que procede o ato de comer. Sendo assim, é importante entender que a cirurgia bariátrica por si só não modificará o conjunto de crenças ou pensamentos disfuncionais de uma pessoa, então, faz-se necessário o acompanhamento psicológico com técnicas cognitivas eficazes que modifiquem o comportamento alimentar, não apenas em curto prazo, mas para o resto da vida. O tratamento na TCC se baseia no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta o que elas sentem e o que fazem (Beck, 2009). Assim sendo, é importante identificar os pensamentos que procedem a sua alimentação e que podem sabotar sua dieta, como por exemplo: • Pensamentos Sabotadores de Incentivo: pensamentos de “permissão” que autorizam você a comer como por exemplo, “Tive um dia difícil!” “Irá tudo para o lixo”; • Pensamentos Sabotadores que Minam sua Autoconfiança: pensamentos que surgem depois que você comeu algo. Por exemplo, “Eu nunca vou emagrecer!”; “Não consigo restistir!” • Pensamentos Sabotadores que aumentam seu Nível geral de estresse: pensamentos não relacionados a dieta, mas que contribuem para aumentar o estresse como, “Tenho que fazer tudo perfeito”; “Tenho que fazer as pessoas felizes o tempo todo”. Identificar o que o leva a comer de maneira inadequada, possibilita o enfrentamento e a mudança definitiva do comportamento alimentar.

Revista Saúde | Março . 2019 | rsaude.com.br

Por fim, cabe ressaltar que a complexidade da obesidade e os fatores que envolvem a cirurgia bariátrica necessitam de atenção a longo prazo dos profissionais da saúde. O psicólogo deve se atentar aos aspectos internos e externos que envolvem a pessoa cirurgiada. O trabalho multidisciplinar é fundamental para atingir as metas do cliente, bem como o entendimento sobre as técnicas para a mudança de crenças e pensamentos disfuncionais apresentadas em relação à alimentação, visão corporal, visão social e individual.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.