CIRURGIA A LASER Cirurgia para correção do grau A Cirurgia Refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para correção do “grau dos óculos” (miopia, astigmatismo e ou hipermetropia) feita por meio de um equipamento chamado Excimer Laser, através do modo PRK ou do LASIK. O uso do laser torna a cirurgia rápida e precisa, permitindo o retorno em poucos dias às atividades sociais e profissionais. Aparelhos de última geração e a experiência do oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa fazem com que a previsibilidade, a segurança e a estabilidade da cirurgia tornem-se mais altas. PRK O PRK consiste em uma das modalidades da cirurgia refrativa em que a aplicação do laser ocorre diretamente sobre o tecido corneano superficial. No PRK, a visão demora alguns dias para recuperação completa. Nesta técnica, o oftalmologista remove o epitélio, uma fina camada que recobre a córnea, deve-se olhar para a luz do Excimer para que o laser seja aplicado e, assim, remodelar a forma da córnea. Alguns pacientes poderão apresentar embaçamento da visão por um período que varia de 1 a 30 dias e certo desconforto, até que o epitélio cicatrize e recubra a área tratada. O resultado visual alcançado é avaliado num período que varia de algumas semanas a 3 meses em média, de acordo com as características de cicatrização de cada pessoa.
DRA. GABRIELA PUEL DE OLIVEIRA SCHELEMBERG CRM/SC: 17680 OFTALMOLOGIA - RQE 12440
• Graduação em Medicina: Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB • Pós-Graduação em Oftalmologia: Especialização em Oftalmologia: Hospital Governador Celso Ramos - HGCR • Fellowship em Córnea e Catarata: Hospital Governador Celso Ramos- HGCR e Hospital Universitário Polydoro Ernani São Thiago - HU/UFSC
22
LASIK O LASIK consiste em outra modalidade de cirurgia refrativa e seu nome deriva da abreviação do termo inglês “laser-assisted in situ keratomileusis”. A técnica do LASIK difere da PRK porque corrige a visão agindo em uma das camadas internas, ao invés de atuar na superfície da córnea. Com isso, a melhora da visão ocorre mais rapidamente, geralmente em 24 horas.
No LASIK, um instrumento chamado microcerátomo realiza um corte muito delicado e preciso na superficie da córnea com a finalidade de levantar uma fina camada (lamela). Esta mesma etapa pode ser realizada com um outro tipo de laser chamado de Femtosecond Laser. Após a confecção da lamela, deve-se olhar para a luz do Excimer para o laser ser aplicado e remodelar a forma da córnea. Por fim, a lamela é recolocada de volta ao lugar sem necessidade de pontos.
DR. AUGUSTO MATTOS SCHELEMBERG CRM/SC: 13346 OFTALMOLOGIA - RQE 9950
• Graduação em Medicina: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC • Pós-Graduação em Oftalmologia: Especialização em Oftalmologia: Hospital Regional de São José HRSJ • Fellowship em Retina e Vítreo: Hospital Governador Celso Ramos - HGCR