IMPLANTODONTIA
Como os implantes dentários podem melhorar a qualidade de vida?
A saúde bucal deve ser observada como componente da qualidade de vida, pois além de proporcionar melhora estética, restabelece a capacidade de mastigar, falar e sorrir, devolvendo assim a autoestima, bemestar físico, social e principalmente, qualidade de vida.
A ausência de dentes é um problema que afeta milhões de pessoas em nosso país. Atualmente novas e modernas técnicas de implantes dentários podem proporcionar uma solução definitiva e adequada, restabelecendo a capacidade de mastigar, falar e sorrir para tantas pessoas, devolvendo assim a autoestima, bem-estar físico e social. Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista fixar o dente sobre eles. Principais benefícios dos implantes dentários: • Método seguro: O implante dentário é a opção mais segura para a reabilitação oral e estética. Com a evolução da odontologia e da tecnologia, o tratamento tem altos índices de sucesso, chegando a 98% dos casos. • Devolução da qualidade de vida para o paciente, restabelecendo funções essenciais como a mastigação, a fala e uma aparência mais rejuvenescida;
• Melhora da função estética: Os implantes dentários proporcionam aparência e sensação de dentes naturais, pois se integram diretamente às estruturas do osso, prevenindo a perda óssea, que sempre acontece com o uso de pontes fixas e removíveis convencionais. • Com a função mastigatória estabelecida: Com os implantes, o paciente tem significativa melhoria da oclusão, que devolve as condições ideais da articulação da mandíbula e de alimentação. Apesar dos implantes já estarem amplamente divulgados no meio odontológico, para muitos pacientes o tratamento com implantes dentários ainda permanece como um paradigma, cercado de dúvidas e receios. Porém, os implantes dentários evoluíram rapidamente para suprir essa necessidade e com o surgimento de novas técnicas, o procedimento está cada vez mais seguro e acessível para pacientes que sofreram a perda de dentes anteriores e não se adaptam a próteses removíveis.