Revista Saúde Campo Grande/MS - Edição 3 - 03/2013

Page 82

ARTROSE DO JOELHO CONCEITO: A osteoartrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem articular, promovendo deformidade progressiva da articulação. CARTILAGEM ARTICULAR: A Cartilagem normal é um tecido extremamente diferenciado. Sem inervação e avascular, formando por uma matriz extracelular abundante (95%) e escassa celularidade (5%) composta por condrócitos e condroblastos. PATOGENESE - Mecanismo da Degradação da Cartilagem A (OA) osteortrose é o resultado do desequilíbrio entre os mecanismos de degradação e de reparação elaborados pelos diferentes elementos celulares da articulação. Um dos aspectos mais importante na patogênese da AO é a mudança da síntese, liberação e ativação de mediadores inflamatórios, citocinas e fatores de crescimento.

retardamento na evolução do processo degenerativo. O uso de drogas que aliviem o processo inflamatório será útil como auxílio ao programa de reabilitação e também como coadjuvante da doença. Drogas ondroprotetoras como a glucosamina, condroitina e a diacereína, entre outras, são indicadas nos casos leves e moderadas. Elas têm a propriedade de melhorar a atividade dos condrócitos, comprometidos pelo processo de artrose, na preservação da matriz condral. A viscossuplementação intra-articular com o ácido hialurônico, também indicada nas fases de artrose leve e moderada, tem o objetivo de devolver mesmo que parcialmente a capacidade de dissipação de forças sobre a cartilagem articular e do líquido sinovial. TRATAMENTO DA CARTILAGEM: O tratamento ortopédico da lesão cartilaginosa atualmente é feito de duas formas: 1. Retirada da cartilagem doente e estímulo a uma cicatrização fibrosa através da vídeoartroscopia. 2. Implante de cartilagem retirada de local sadio ou cultivada, colocada no lugar da lesão condral degenerativa.

ETIOPATOGENIA (causas) - A osteortrose é um processo progressivo associado a múltiplos fatores causais e/ou agravantes que levam à degradação da cartilagem articular. Entre eles, idade, fatores genéticos, hormônios sexuais, trauma, obesidade, atividade ocupacional e não ocupacional. QUADRO CLÍNICO NA (OA) OSTEOARTROSE DO JOELHO: Dor, Inchaço, Limitação do movimento do joelho, Deformidades angulares, Rigidez matinal com duração menor do que 30 minutos, Fraqueza muscular e Depressão associada . INDICAÇÕES NO TRATAMENTO DA OSTEARTROSE EXISTEM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Tratamento Conservador : A adequação do peso corporal aliada a um correto equilíbrio muscular, alongando-se a musculatura flexora e fortalecendo a musculatura extensora, poderá levar a um importante alívio dos sintomas e também a um

TRATAMENTO DAS DEFORMIDADES ÓSSEAS As Osteotomias: Na indicação das osteotomias ao nível do joelho, o limite de 15 graus de deformidade em varo ou 10 graus em valgo é clássico na literatura, porém, acreditamos que a valorização apenas de um aspecto é um critério muito limitado. ARTROPLASTIAS: A indicação das artroplastias totais do joelho baseia-se nos desvios de eixo, no comprometimento dos compartimentos da articulação do joelho e na idade dos pacientes. No que se refere à idade, 60 anos é uma idade de consenso para os pacientes que apresentam desestruturação articular sem indicação de osteotomia.

DR. OSMAR DE CAMPOS JUNIOR

Foto: Marcos Vollkopf

CRM 3277/MS | RQE 6447 ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

82

• CIRURGIA DO JOELHO VIDEARTROSCOPIA • TRAUMATOLOGIA DO ESPORTE • PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA DE JOELHO E VIDEARTROSCOPIA PELO I.O.T DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA FMUSP-SÃO PAULO/SP


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.