Revista Saúde Cianorte/PR - Edição 13 - 08/2016

Page 18

Menina ou Menino?

Mamães e papais curiosos para descobrir o sexo do bebê já podem realizar o Teste de Sexagem Fetal. Com essa técnica, é possível descobrir se o bebê é menino ou menina a partir da 8ª semana de gestação.

Sexagem Fetal é um teste utilizado para se determinar o sexo do bebê por meio de uma pequena amostra de sangue periférico materno. Uma vez que, tanto células fetais quanto, principalmente, o DNA fetal livre de célula atravessam a barreira placentária e alcançam a corrente sanguínea da gestante. Assim, uma simples punção venosa permite a realização do teste em qualquer situação em que se deseje conhecer o sexo do bebê. Esse teste se baseia na identificação de sequências do cromossomo Y em uma amostra de plasma materno, por meio da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo, sua presença indica um menino e, por exclusão, sua ausência indica uma menina. As principais vantagens dessa técnica sobre as outras formas de determinação do sexo durante a gestação são: não se trata de um procedimento invasivo como a aminiocentese e, a biópsia do vilo corial, pode ser realizada após a 8ª semana de gravidez, uma idade gestacional bem anterior às exigidas, como por exemplo, pelo ultrassom. Fase da gravidez

Sexo feminino

Sexo masculino

Até 8ª semana

74,0%

>99,0%

8ª a 10ª semana

99,0%

>99,0%

DRA. ANA CLÁUDIA COSTA MARTINS CAZON CRM/PR: 34285 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - RQE: 19241

• Graduada na Universidade de Alfenas/MG; • Pós-Graduada na Universidade de Uberaba/MG em Ginecologia e Obstetrícia; • Ultrassonografia na Fértile em Goiânia- GO.

18

MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA NAS PÁGINAS 6, 7 E 8


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Saúde Cianorte/PR - Edição 13 - 08/2016 by Revista Saúde - Issuu