Pelos indesejados? A MELHOR SOLUÇÃO É A DEPILAÇÃO A LASER Se seus pelos formam uma discreta e suave penugem loira, harmoniosamente distribuída pelo seu corpo, a depilação a laser definitivamente não é prioridade em sua vida. Mas se você faz parte da legião de mulheres que sofre com uma multidão de pelos escuros, grossos, rebeldes, espalhados pelo corpo todo, o método pode ser libertador. Ele permite ainda resolver problemas como pelos encravados e foliculites. Também os homens, que se barbeiam com frequência, têm se beneficiado do tratamento.
Como funciona: Durante a remoção dos pelos, o laser é atraído pela melanina do folículo piloso. Ao atingir a raiz, a luz é absorvida pelo pigmento e isso o enfraquecerá ou destruirá. A depilação a laser é um método duradouro e pode ser permanente. O número de sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento deles. Várias sessões são necessárias (em média 6 sessões), pois o laser atinge o folículo quando o pelo está na fase de crescimento e o enfraquece. A cada aplicação, muitos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pelos. Outros são danificados permitindo que os fios voltem a crescer. A cada sessão adicional, os sobreviventes vão diminuindo e depois de 4 a 6 aplicações restarão apenas alguns pelos na área tratada.
As áreas com melhor resultado são onde o pelo é preto e grosso, como axila e virilha. Áreas de pelo fino demoram mais a responder e necessitam mais sessões. Há vários tipos de lasers usados na depilação definitiva. Laser de diodo, alexandrite, NdYag, Q switched. O dermatologista é o médico especialista que pode indicar o mais adequado para sua pele e para seu tipo de pelo. Se feita sem os cuidados adequados, pode causar queimaduras, manchas e cicatrizes definitivas no corpo, cegueira ou ainda apresentar resultados insatisfatórios. O resultado varia de paciente para paciente, pois fatores como cor da pele, cor do pelo, espessura do pelo e o laser escolhido são determinantes. De modo geral, 80 % dos pelos são eliminados.
DRA. JULIANA BUISSA DE MARQUI SOUZA - CRM-MT 3505 DERMATOLOGIA - RQE 994
• Graduação em Medicina - FMRP - USP; • Residência Médica em Dermatologia - FMRP - USP; • Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
56
MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA DAS PÁGINAS 8 A 15