CIRURGIA OCULAR CONHEÇA AS MAIS MODERNAS TÉCNICAS PARA MELHORAR A SUA VISÃO A cirurgia a laser e o implante de lentes intraoculares (LIO) são resultados de amplos e bem sucedidos estudos realizados por cientistas e oftalmologistas do mundo todo. Para definir qual é o tipo de cirurgia mais adequado para cada caso é necessário que se faça exames específicos, como o Pentacam que é uma tomografia da Córnea, a Aberrometria ou I-Trace, o IOL Master ou Biometria por Interferometria. Assim, é possível calcular com maior exatidão a correção do grau e o tipo de LIO mais adequada ao paciente.
COMO É FEITA A CIRURGIA A LASER? A cirurgia a laser – Excimer Laser – pode ser do tipo PRK ou Lasik e é feita com a aplicação de precisos feixes de luz ultravioleta, controlados por computador e aplicados sobre a córnea, que é a camada transparente, mais superficial do olho, com o objetivo de remodelar a óptica ocular, proporcionando uma visão mais nítida através da correção de erros refrativos - miopia, hipermetropia e astigmatismo. A cirurgia a laser também pode ser do tipo Standart ou do tipo Personalizada, que é feita através de modernos aparelhos, que definem a área de aplicação do laser, ou área de ablação, personalizando o procedimento em função do tamanho da pupila de cada paciente, preservando e melhorando a qualidade da visão noturna nos pacientes operados. Esta técnica é mais indicada para astigmatismos irregulares e com alterações no exame de Aberrometria.
Dra. Simone Zaniolo Schulz CRM 13.409 Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Pós-graduada em Oftalmologia pela universidade Federal do Paraná. Membro titular da Sociedade Brasileira de cirurgia Refrativa e Catarata. Membro fundador do clube de amigos do Anel de Ferrara.
118