Revista Saúde Umuarama/PR - Edição 31 - 12/2011

Page 38

Mitos na Terapia Hormonal na Menopausa Um tema que se mantém polêmico diz respeito à utilização da Terapia Hormonal (TH) e recentemente realizou-se levantamento de publicações científicas produzidas nos últimos quinze anos em vários países e alguns conceitos foram estabelecidos.

Osteoporose: o benefício na prevenção da osteoporose com o uso de hormônios combinados ou isoladamente trouxe melhora na densidade mineral óssea, superior mesmo à utilização de fitoterápicos e outros suplementos nutricionais; Sintomas: a melhora dos sintomas vasomotores como exemplo os calores (fogachos) e a sudorese excessiva é nítida nas usuárias da TH; Urogenital: vantagens também são observadas em relação ao aparelho urogenital, proporcionando uma qualidade de vida significativamente superior nas usuárias, redução de infecções urinárias de repetição é observada e uma adaptabilidade melhor à prática sexual, assim como melhora do desejo sexual hipoativo, relatada como diminuição da libido; Psiquismo: aspectos cognitivos como memória não se observou progresso, porém uma melhora do sono e aspectos da motivação global foram vistos; Peso: um assunto sempre relevante é o ganho de peso e os trabalhos de uma forma geral mostram que ganharam mais peso as não usuárias e as usuárias ou mantiveram ou até melhoraram a massa magra; Câncer de mama: extremamente questionada é a relação do uso da TH e a ocorrência de câncer de mama e sobre esse assunto existem dois grandes trabalhos de pesquisa conhecidos pelas siglas WHI e HERS que totalizam mais de 300 mil pacientes. Estudos realizados nos EUA mostram que não houve aumento na mortalidade por essa patologia nas usuárias de TH. Em tempo alguns estudos chegam a falar em redução de impressionantes quarenta por cento na mortalidade global ao longo de 10 anos de acompanhamento de usuárias de TH quando comparadas às não usuárias, claro que isso se deve a outros fatores de melhora da qualidade de vida que as clientes que usam a TH costumam desenvolver, como parar de fumar, realizar atividades físicas, dietas equilibradas e principalmente estarem mais próximas dos seus médicos, fazendo exames periodicamente. Não entendemos porém que usar TH em todas as mulheres está recomendado, pois seria um grande equívoco. Pacientes com quadros de doenças embólicas, tromboflebites, doença coronariana, cefaléias sem causa definida ou com antecedentes de acidente vascular cerebral entre outras situações, não devem usar TH. O assunto é extenso e polêmico como já dissemos, porém intrigante e ainda vai gerar muito debate nos meios científicos. O que pretendemos é alimentar a discussão saudável, não nos contentarmos com argumentos sem sustentação na ciência e permitir que nossas clientes decidam o que consideram melhor para si mesmas, amparadas no conhecimento de seus médicos.

Dr. Marcelo Faria Sanches Ginecologia e Obstetrícia CRM 11553-PR

38

44 3624.2953 | 44 3624.3075 Rua Antonio Ostrenski, 3818 Umuarama - PR


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Saúde Umuarama/PR - Edição 31 - 12/2011 by Revista Saúde - Issuu