Rivazto # 10 - janeiro 2016

Page 1

Tatiana Dapper Coelho

Revista Rivazto Janeiro 2016 #10 - ano 2 distribuição gratuita Santo Antônio da Patrulha - RS


Carta do Editor

Nós da Rivazto estamos muito felizes com esta primeira edição do ano de 2016. Em primeiro lugar, por podemos escrever, junto ao número da edição, o “ano 2”. Passamos de ano. Foram várias etapas transpostas desde abril de 2015, quando a revista passou a ser impressa em papel. De outra forma, a felicidade está em colocar nas páginas desta edição personagens que foram destaque nas primeiras postagens da Rivazto ainda apenas na rede. Estão nesta edição o professor de educação física Jefferson Penha, riograndino boa gente que escolheu Santo Antônio da Patrulha para cuidar de gente. E também estão aqui o casal Maria Cristina e Bernardo. Os dois que fazem um artesanado pra lá de descolado usando pedras, fios metálicos e couro. Há dois anos são sucesso de vendas na internet para todo Brasil. Também chamamos a atenção para a capa desta edição, com a empresária Tatiana Dapper Coelho, dona da Vivenda. Há quase sete anos, a sua lojaespaço de criação tem contribuído para fazer de Santo Antônio uma referência em decoração de interiores e soluções para racionalizar espaços de morar e trabalhar. Um história de empreendedorismo e também de superação de muitas adversidades ao longo da vida. A todos, uma boa leitura!

EXPEDIENTE Rivazto Sociedade Estilo Negócios é uma publicação de Assis & Medeiros LTDA CNPJ 04.124.551/0001-18 Edição de Miguelito Medeiros - Mtb 15.798 (51) 3662 7267 (51) 9821 1973 www.rivazto.com www.facebook.com/rivazto twitter.com/revistarivazto miguelito@rivazto.com

O convite para que Tatiana Dapper Coelho fosse a capa da primeira edição da Rivazto de 2016 tem a ver com novidade e esperança. Novidade porque é disso que vive o seu negócio, a Vivenda. Tem sempre que estar atenta às novidades do mercado e tentar antecipar tendências do design de interiores. E tem a ver com esperança porque é início de ano e Tatiana é uma das empresárias que acreditam em Santo Antônio da Patrulha. As fotos que ilustram a matéria são do fotógrafo Jonathan Santhus. Um profissional e tanto que ajuda esta edição a brilhar. Obrigado.

Daniela C. da Rocha OAB/RS 78.222 Camila B. Soares OAB/RS 86.339

51 3662-5155

2


empresas vencedoras anunciam

sempre

quem anuncia na

TEM MOVIMENTO

cafés especiais comidinhas - milkshakes - amizades - chopp imigração maquininha de cartão - quiches - sanduíches - conversa - torta fria - torta assada - gente boa - torta da casa borges de medeiros, 647 - cidade alta - santo antônio da patrulha

3


Informe publicitário

50 anos de Acisap em livro

A sede em 1987

O ano de cinquentenário

2017

marca

o

da reorganização administrativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha (Acisap). Para contar essa história e a relação entre comércio e consumidor, a entidade lançará em 2017 o livro de seus 50 anos. Um resgate da história, memória e de todos os biênios que evidenciam a influência da entidade no desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha. Resgatar um pouco, do que a Acisap fez para contribuir com o município, desde sua primeira organização na década de 1940 é o principal objetivo deste material. O livro Acisap 50 anos na relação Comércio Consumidor foi um dos projetos contemplados pelo Fundo de apoio à Cultura, um mecanismo de fomento direto que disponibiliza os recursos financeiros diretamente para os proponentes de projetos selecionados através De editais. O ano de 2016 será de elaboração dos conteúdos do livro, que terá quatro capítulos, o primeiro abordando o período de 1940 à 1966, o segundo o período de 1967 à 1989, o terceiro capítulo sobre o período de 1990 à 2015 e por fim, o quarto e último capítulo que terá uma homenagem ao jubileu de ouro e depoimentos de ex-presidentes e pessoas que fizeram ou fazem parte da associação. Para a elaboração do livro, serão utilizados documentos históricos que a entidade possui e materiais oferecidos pelos próprios associados. Como contribuição, está prevista para 2016 a Gincana Memória da Acisao 49 anos, onde os elementos trazidos nas provas também servirão de base para o conteúdo do livro. Quem tiver algum documento, dado ou registro sobre a Acisap e a formação de empresas do município poderá fornecer à entidade até o mês de junho de 2016.

4

A sede atual


jefferson penha jefferson consulfit Jefferson Penha é um riograndino gente boa nascido há 48 anos. Tem uma vida inteira dedicada ao esporte. Foi remador, surfista, nadador, treinador da seleção de punhobol (disputando títulos na Europa e na África) e há uns 20 anos é personal trainer de mão cheia. Dono da ConsulFit, um estúdio (ele não chama de academia) onde, junto com mais três professores, faz treinos físicos personalizadíssimos, baseados em rigorosa avaliação. “Não quero que ninguém seja escravo da moda, meu negócio é deixar a pessoa de bem com seu corpo”, diz. Musculação como profilaxia, como manutenção da saúde e acompanhamento individual são as chaves para o sucesso da ConsulFit. Pai da Isadora, filha do primeiro casamento, e de Gulherme, fruto da união com a patrulhense Indiara Peixoto, Jeff é shaper nas horas vagas. Shaper é o sujeito que faz os blocos das pranchas de surf. Já fez mais de 500 nos últimos dez anos. É um trabalho artesanal, feito para cada surfista amigo que lhe pede um serviço personalizado. Como suas aulas.

Jeff fazendo os blocos de pranchas de surf. Ainda faz umas três por semana. Abaixo, cantando o hino brasileiro junto com os jogadores do punhobol em excursão pela Europa.

5


Foto: Jonathan Santhus

tatiana dapper coelho empresária, mãe, inquieta, criativa

Talvez tenha sido lá atrás, quando

a menina de 11 anos sofreu uma grande perda em sua vida, que o destino tenha sido selado. Há quase trinta anos, um acidente na piscina da família levou a irmã mais nova, com apenas dois anos. As circunstâncias marcaram para sempre a pequena Tatiana. Aos doze anos, a quase adolescente precisava fazer alguma coisa que minimizasse a tristeza. Brincadeiras de costura com tecidos para as roupas das bonecas, pinturas nos bonecos de gesso com formas de Mickey e Pato Donald feitos pelo irmão e a confecção de moveizinhos de madeira lhe introduziam no mundo da criação. Tati lembra que brincava de feirinha, montando uma pequena mesa na frente de casa na Cidade Alta para vender suas artes, talvez estes fossem os primeiros sinais de que dali surgiria uma mulher empreendedora e criativa. 6

O tempo passou rápido para a menina. Aos 18 anos casou-se com Maurício Coelho, e tiveram a primeira filha. A gravidez da Gabriela foi uma reviravolta na vida de Tatiana. Maurício era comissário de bordo na Varig (hoje é empresário do varejo de tintas). Jovem, criou a filha com o pai viajando. “No início foi mais complicado porque a base dele era em São Paulo, e mesmo vindo toda semana para casa, a distância era o que mais incomodava, lembra Tatiana. “Depois meu esposo teve a base estabelecida em Porto Alegre, e essa proximidade me deixou mais tranquila”. Hoje, Gabriela, com 22 anos, estudante de arquitetura, trabalha na Vivenda junto com a mãe. Há 15 anos chegou o Felipe, para completar a família. A Vivenda existe há seis anos. Antes de se dedicar inteiramente a este projeto, Tati dirigiu seu ateliê de pintura onde levou muitas pessoas a encontrar nas artes uma maneira de serem mais felizes.


Sonho de uma Santo Antônio turística “Parte do meu sonho, quando o assunto é turismo, já se concretizou, ver a Borges de Medeiros toda colorida é muito bom. Mas espero o dia em que ela esteja cheia de mesas e cadeiras, cafés, restaurantes, vida e turismo andando por aqui. Tudo preparado para atrair visitantes, isso vai fazer de Santo Antônio uma cidade turística de verdade, com as pessoas querendo sair de suas cidades para virem passear por aqui”. “Não sou política, não torço para este ou aquele partido, mas, às vezes, me ferve o sangue e me dá vontade de fazer um monte de coisas pela cidade”. “Sou sim, movida a desafios. Quer me ver fazer uma coisa difícil? Diz pra mim que eu não consigo. Aí tu vais ver”, brinca. “Não tenho medo da palavra não. Não tenho medo do trabalho. Pra mim, a melhor maneira de aprender ainda é enfrentando as dificuldades com criatividade”. “Em outras cidades as pessoas se unem pelo turismo. Tenho certeza de que aqui em Santo Antônio, se houver união, devagarinho nós vamos construindo uma cidade turística. Não é toda cidade que tem esse nosso patrimônio, essa nossa história. Mas para que essas ideias se consolidem é preciso o interesse e o trabalho coletivos, e a forte atuação do poder público.

A Vivenda A Vivenda é o único negócio de móveis, design de interiores e soluções para ambientes comerciais e residenciais de nossa cidade, que conta com assessoria profissional de relações públicas e marketing de relacionamento. E isso nos permite estar sempre conectados com nossos clientes, conhecê-los melhor e irmos em busca do projeto mais adequado à sua necessidade. “ Mas para isso, tem que ter foco no negócio, e isso não é só da boca pra fora não. É foco mesmo, é atenção, é cuidado. Eu procuro sempre ter uma novidade, antecipar uma tendência, é isso que nossos clientes buscam”. Na Borges da Medeiros, instalada em uma casa com mais de 150 anos, a Vivenda é referência. Depois dela, outras lojas e espaços surgiram em Santo Antônio da Patrulha. A Vivenda foi um fator essencial para o desenvolvimento de uma indústria de móveis e uma nova visão para a valorização dos interiores de casas e prédios comerciais. “Dificuldade sempre existirá para quem se propõe a tocar um negócio próprio. É da exigência do negócio estar sempre em busca de renovação, trazer capacitação técnica para os colaboradores, ampliar os horizontes buscando a contribuição de parceiros, esse é o norte da Vivenda. Temos a necessidade de investir em algo novo. Sempre”. “A Vivenda tem essa visibilidade hoje, porque é fruto de seis anos de um trabalho que não para de inovar e de mostrar algo diferente. Quando eu e Danúbia Bühler (que saiu da sociedade no final do ano passado) começamos, não haviam espaços que oferecessem o mix que a Vivenda possui, e ter encontrado essa

Acima, Tatiana junto à equipe Vivenda. Na foto do meio, com o marido Maurício, rodeados pelos filhos Gabriela e Felipe. Ao lado, a menina Tatiana aos cinco anos

vertente me deixa orgulhosa, mas principalmente com sentimento de muita responsabilidade.

Projetos - coisas que vão sair do papel já em 2016 As novidades não vão parar. Este ano será um tempo de trabalho redobrado na Vivenda, além de aprimorar a cada dia a oferta de serviços e produtos, a empresária salienta que o planejamento da empresa, privilegia o envolvimento com ações comunitárias e de responsabilidade socioambiental. “A Vivenda é um negócio feito por pessoas e para pessoas, ninguém é uma ilha, vivemos em comunidade e eu acredito que se cada empresário chamar para si um pouco da responsabilidade sobre lugar onde vivemos, teremos uma vida melhor para todos”. 7


Sociais kids

Isabella Thomas Santos (7 anos) Rafaella Thomas Santos (3 anos) filhas de Larissa e Magnus.

Felipe Nunes Rolin 8 meses filho de Fernanda e Cristiano.

Leonardo Oliveira da Silveira 04 meses filho de Catiane e Rodrigo.

Mara Ioni Marques Catelli Corretora de Imóveis

confiança - solidez - dedicação Rua João Pedroso da Luz, 384/103 - Santo Antônio da Patrulha - Fones: (51) 3662-2090 - (51) 9711-0520 - (051) 8448-8688 maracatelli@hotmail.com www.maracatelliimoveis.cim.br

8


Maria Júlia Galindo da Silva 06 meses filha de Pâmela e Diego.

João Vitor Oliveira Flor 04 anos filho de Angela e Juliano.

As MEL HOR con d volt ições ES a à s au na las Rua Capitão João de Oliveira Lima, 129 (Rua da Foto Aimoré) Centro - Santo Antônio da Patrulha - RS 9


Jorge Tello Gamara. 35 anos, nasceu na cidade andina de Huancayo, no Peru. Há quase onze anos no Brasil, escolheu Porto Alegre para a pósgraduação. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), fez o mestrado e o doutorado. Com pesquisas nas áreas do agronegócio e da indústria metalmecânica, Gamarra gosta muito de Santo Antônio da Patrulha, município cuja base da economia está focada na sua área de interesse acadêmico.

cidades poderosas têm empresas poderosas

Cidades fortes, poderosas, só podem ser desenvolvidas a partir de empresas fortes e poderosas. A frase é

do professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) do campus de Santo Antônio da Patrulha. Jorge Tello Gamarra, engenheiro mecânico por formação com mestrado e doutorado na área da administração de empresas, tem trabalhado junto à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio (Acisap), na identificação do perfil sócioeconômico do município. Para ele, o criador da da riqueza de uma cidade não é o governo, o poder público municípal ou a prefeitura, representando o estado. É, sim, o conjunto das empresas, a partir do trabalho dos empreendedores privados, é que origina a riqueza de uma comunidade. “Países desenvolvidos têm empresas fortes”, lembra o professor. “As grandes marcas globais são oriundas de países fortes, poderosos, são essas empresas que fazem a força dos países”, completa. Há três anos em Santo Antônio da Patrulha, Gamarra já conseguiu identificar pontos fortes e fracos da cidade, especialmente quando o assunto é a identificação da vocação da cidade. “Há um segmento forte na produção de alimentos, de beneficiamento de arroz, de industrialização dos derivados do açúcar”, diz o professor. “Mas, infelizmente, as empresas de doce, que são muito fortes aqui, ainda não conquistaram um mercado expressivo fora daqui”, 10

Para ele, há a necessidade de levar produtos como rapaduras e outros doces coloniais para muitos outros mercados. “Sei que marcas daqui estão nas gôndolas de muitos supermercados, mas ainda é pouco”, sentencia. O professor lembra que Santo Antônio da Patrulha tem uma localização muito privilegiada, a proximidade com a capital Porto Alegre, o aeroporto, a free-way e a pouca distância com o litoral e a presença de uma universidade federal. “Tudo isso é um conjunto de pontos fortes”. Gamarra lembra ainda que a prefeitura tem incentivado muito o desenvolvimento do ensino superior na cidade, No entanto, a baixa qualidade da infraestrutura, a falta de hoteis e o transporte coletivo deficiente formam o quadrante dos pontos fracos da cidade. A relativa falta de uma visão de cidade, nas palavras do professor, também tem sido uma resistência ao desenvolvimento do empreendedorismo em Santo Antônio. “Essa falta de visão, para onde a cidade quer ir, se reflete em um certo medo dos empresários de Santo Antônio em crescer”, enfatiza. No entanto, ele faz a ressalva: “Note que isso é relativo, pois Santo Antônio tem empresários corajosos e visionários, mas, ainda são poucos”. Como professor da área de administração, Gamarra faz questão de lembrar que as empresas, para contribuírem para o crescimento das comunidades, precisam sempre ter como objetivo a busca do lucro, o crescimento e a perpetuidade.


Informe publicitário

Confira as alterações da substituição tributária para o ano de 2016 Muitos do produtos que utilizamos no nosso dia a dia sofrem a incidência de ICMS . Alguns são cobrados por substituição tributária, ou seja, o primeiro da cadeia cobra o imposto e faz o papel de substituto tributário. A Cadeia que nos referimos seria no caso: INDUSTRIADISTRIBUIDOR ATACADISTA-COMÉRCIO VAREJISTACONSUMIDOR FINAL. Neste caso a Industria é o substituto tributário e cobra o icms ST nas suas operações e tem a obrigação de repassar o valor do ICMS ST ao Estado. O Convênio ICMS 92/2015, estabeleceu a sistemática de uniformização e identificação das mercadorias passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária através da criação de tabela única que relaciona essas mercadorias. Com esta medida, muitas mercadorias não poderão continuar sendo tributadas pelo regime citado, como por exemplo: brinquedos e bicicletas. A partir de 01JAN2016 os contribuintes do ICMS devem observar o seguinte: 1- LISTA ÚNICA DE MERCADORIAS SUJEITAS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Poderão ser incluídas no regime de substituição tributária ou antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativa às operações subsequentes: autopeças; bebidas alcoólicas, exceto cerveja e chope; cervejas, chopes, refrigerantes, águas e outras bebidas; cigarros e outros produtos derivados do fumo; cimentos; combustíveis e lubrificantes; energia elétrica; ferramentas; lâmpadas, reatores e “starter”; materiais de construção e congêneres; materiais de limpeza; materiais elétricos; medicamentos de uso humano e outros produtos farmacêuticos para uso humano ou veterinário; papéis; plásticos; pneumáticos, câmaras de ar e protetores de borracha; produtos alimentícios; produtos cerâmicos; produtos de papelaria; produtos de perfumaria e de higiene pessoal e cosméticos; produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos; rações para animais domésticos; sorvetes e preparados para fabricação de sorvetes em máquinas; tintas e vernizes; veículos automotores; veículos de duas e três rodas motorizados; vidros; venda de mercadorias pelo sistema porta a porta. 2- MERCADORIAS QUE SAIRÃO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

DO

REGIME

DE

Os produtos que não estão relacionados nos grupos mencionados anteriormente, tampouco na relação por descrição e NCM, de acordo com o anexo do Convênio ICMS 92/2015, estarão FORA da ST em 2016. Alguns produtos, tais como artefatos de uso doméstico (exceto os plásticos e papéis relacionados no anexo); artigos para bebê; baterias; bicicletas; brinquedos; colchoaria; disco fonográfico e fotográfico; instrumentos musicais; isqueiros; máquinas e equipamentos (verificar as exceções de eletroeletrônicos e eletrodomésticos); pilha; artigos de vestuário, serão excluídos do regime de substituição tributária em 2016, por não terem sido relacionados na lista única das mercadorias. Fonte: COAD JUS BRASIL - Informações Confiáveis

51 3662-2245


LETRA JURÍDICA

Evitando ou diminuindo riscos nas férias

Aberta a temporada de verão, muitas pessoas saem de férias. Viagens programadas, compras, aluguéis de imóveis, são algumas das opções mais utilizadas. Contudo, é preciso estar atento para que as férias não ocasionem danos. Por isso, valem algumas dicas de como evitar ou diminuir as chances de prejuízos. Um dos problemas mais recorrentes quando se fala em viagens aéreas é o extravio de malas pelas companhias. É quase impossível evitar. No entanto, algumas atitudes ajudam a diminuir o prejuízo, caso seja necessária uma demanda judicial. É importantíssimo guardar todos os recibos e notas fiscais de objetos comprados na viagem e que serão despachados na mala no momento do retorno. Quando for necessário levar objetos de valor nas malas, é importante registrar antes do embarque na Receita Federal. Objetos pequenos e de valor devem ser levados na bagagem de mão. Outra prática recorrente das companhias aéreas é o chamado “overbooking”, que é o cancelamento de reservas feitas por venda de passagens acima da capacidade do avião. Os prejuízos nesse caso são diversos, como o tempo e a espera de outro embarque, carro alugado no local de destino, reservas em restaurantes e hotéis, etc. Neste caso, deve-se guardar todos os comprovantes, para que seja possível a indenização equivalente. Se você viu anúncios de pacote de viagens, preste muita atenção nos serviços ofertados. Guarde os folhetos. Ao assinar o contrato, verifique com cautela se constam todos os serviços especificados, como a qualidade do hotel, transporte, passeios e refeições. Guarde sempre o contrato assinado e datado. Quando houver incompatibilidade entre o que foi disponibilizado e o que foi contratado junte comprovantes (fotos, por exemplo).

Em viagens de avião ou ônibus, caso haja interrupções, atrasos ou cancelamentos, o consumidor tem direito a alimentação e hospedagem, mais indenização em casos de prejuízos. Caso o tempo de espera ultrapasse uma hora, poderá ser exigida a restituição do valor, o embarque no próximo vôo com mesmo destino ou em outra empresa que preste serviço equivalente. Procure o balcão de atendimento ou o responsável pela viagem. Ao alugar um imóvel, agende uma visita ao local na presença do proprietário. Caso não seja possível, busque informações com quem já ocupou o lugar antes. Não confie apenas em fotos e exija sempre recibo das quantias pagas. Quando for às compras, exija nota fiscal. Repare com atenção se o objeto não tem defeitos e pergunte pela garantia do produto. Independentemente da garantia dada pelo vendedor, quando o produto for defeituoso você tem direito à garantia estipulada em lei, que é de 30 dias quando o bem for não-durável, ou de 90 dias quando for durável. Caso haja garantia do fornecedor, soma-se o prazo da garantia legal. Ao realizar uma compra, tenha certeza de que quer mesmo adquirir aquele produto. Ao contrário do que muitos pensam, a troca não é um direito, mas uma faculdade do vendedor, só sendo obrigatória, quando não for adquirido no estabelecimento (internet, etc.) ou quando há defeito. Com estas dicas, você poderá aproveitar as suas férias com mais tranqüilidade, evitando posteriores dores de cabeça. Daniela C. da Rocha e Camila B. Soares, Advogadas

automóvel - residência - empresa - vida - consórcio - fiança locatícia


Tudo novo lá em casa Bateu aquela vontade de mudar a casa? Vem pra Vivenda.

10%

20%

40%

30%

50%

off

de janeiro a 12 de fevereiro

#tudonovoláemcasa # tud e Alta - Santo Antônio da Patrulha - 3662 5214

13


Dando sequência à série de Perspectivas 2016, duas jovens que fazem muito por Santo Antônio. A relações públicas Joseana Reinaço, responsável pela comunicação social da Acisap, 23 anos, e a modelo patrulhense Claudia Portal, 20 anos, com uma bela carreira na Ásia.

Foto: Karina Jacques e Marcos Castellan

Perspectiva 2016

Joseane Reinaço Claudia Portal - Na sua opinião, o que há de melhor em Santo Antônio da Patrulha? “Sem dúvidas a riqueza cultural do município, que pode apropriar-se e desenvolver projetos, ações e atividades que envolvam toda a comunidade, poderes públicos, entidades a fim de fortalecer a identidade e a economia patrulhense”. - O que você vai fazer para que 2016 seja um ano melhor? “Acredito que nós, cidadãos, temos o poder de fazer a diferença. De colocar-se no lugar do outro, de buscar sempre o melhor para o bem comum e de respeitar as diferenças”.

Controle de pragas cupins - morcegos - insetos - ratos

51 3662-6779 51 9537-8980 imunizadora_santoantonio@outlook.com

“Temos pessoas que ainda acreditam em nosso município e que trabalham duro para transformar e melhorar ainda mais nossa cidade. Adquirimos com o tempo uma diversidade em pontos turísticos e uma culinária que encanta a todos que chegam por aqui. Uma universidade que vem enriquecendo e abrindo portas para educação dentro da nossa cidade. Somos ricos socialmente e culturalmente”. “Os problemas que enfrentamos é nítido aos olhos do povo mas por aqui ainda somos uma das melhores cidades para se viver. Cresci e tive muitas oportunidades em Santo Antônio, o orgulho de ser Patrulhense ainda permanece forte dentro de mim! A todos eu desejo um feliz 2016, que seja um ano de amor e esperança pra todos nós”.


chile uns vêm O casal de artesãos patrulhenses

Maria Cristina Righetto e Bernardo Winck voltou do Chile. Passaram pouco mais de duas semanas conhecendo as belezas do deserto do Atacama, Viña del Mar e da capital Santiago. Divulgaram suas peças feitas com pedras e fios metálicos que têm feito sucesso em todo o Brasil entre os pessoal que busca uma forma mais alternativa de vida. A ida para o Chile teve a ver com aprender novas culturas e conhecer gente. Distribuíram cartões e divulgaram o trabalho, que é vendido pela internet há dois anos. Todo dinheiro gasto com a viagem teve origem nas vendas das peças. Agora, o objetivo é conhecer a Califórnia nos Estados Unidos. Quem sabe lá, conhecer o lugar que dá nome à marca dos dois artesãos. A bela e divertisíssima praia de Venice, distrito de Los Angeles.

outros vão

Carlito Ramos de Souza, o Cai, segue para

o Chile neste janeiro. Vai pedalando, protagonista do projeto Cai na Estrada. Divulgando Santo Antônio da Patrulha, seus patrocinadores e o jeito mais saudável e menos poluente para se deslocar, Cai espera pedalar mais de 2.800 quilômetros, indo até Valparaíso, na costa do Oceano Pacífico. Não é a primeira viagem de bicicleta do pizzaiolo de 30 anos. Em 2012 ele já havia feito uma viagem de mais de 700 quilômetros até o Uruguai. A viagem de Carlito no Cai na Estrada podem ser acompanhadas pela página no Facebook/ cainaestradadebike. O projeto é colaborativo. Quem quiser ajudar ou mesmo patrocinar com a marca de seu negócio pode entrar em contato com Fernanda no (51) 9662-7655.


Informe publicitário

paseo Conheça o Paseo 555. Aprecie o paisagismo, o acabamento, os lugares para sentar e descansar. As lojas e escritórios que estão sendo abertos. Desfrute das facilidades do estacionamento rotativo e do acesso controlado. Conheça o Paseo. Você vai gostar. 22


EMPRESARIAIS Previna,

de Rafael Hnszel, se prepara para novos produtos, além dos seguros, neste ano de 2016. A loja - uma das pioneiras no Paseo 555 - já vende consórcios. Também está investindo na qualificação para a comercialização de planos de previdência complementar, produto que vem registrando demanda crescente nos últimos dez anos.

Consórcios de automóveis e imóveis

têm registrado procura crescente no Brasil desde meados do ano passado. Com a exigência cada vez mais rigorosa de garantias para a o financiamento do carro zero quilômetro, o bom e velho consórcio volta com força. No setor de imóveis, o aperto no crédito também tem levado mais consumidore a optarem pelo sistema. Entidades nacionais do setor de consórcios acreditam em crescimento na venda de novos planos neste ano na casa dos 35% para imóveis e de mais de 40% para autos.

Eu ki Fiz a padaria e confeitaria que é

sucesso na Várzea vai abrir uma filial bem no Centro. Até março a nova loja fica pronta na Francisco J. Lopes.

Ortobom a loja especializada da marca em

Santo Antônio da Patrulha está com uma grande promoção de saldos de verão. Descontos muito bons na maoria da linha de colchões e acessórios.

Está quase pronta a nova agência dos Correios voltada ao atendimento ao público em Santo Antônio da Patrulha. Localizada no Paseo 555, a nova agência vai ampliar o atendimento dos serviços de Banco Postal.

23


Cabala em Rivazto por Regina Chedid

Ao cuidar do outro, Deus cuida de você Certavez, em umaaulade Kabbalah,

cujo tema central era deixar de lado o egocentrismo e colocar em prática o compartilhar, o professor falou que era preciso “sentir a dor do outro”. Na hora não entendi muito bem e, inicialmente, por acreditar que é necessário um certo distanciamento para poder auxiliar alguém, cheguei a pensar que aquilo não poderia ser bom, pois para ajudar o outro não se pode entrar no problema dele, trazendo-o para si. Então, deixei a ideia de lado, embora me lembrasse dela de vez em quando.

somente em si para passar a cuidar de outras, tiveram reduzidos os riscos de infarto agudo do miocárdio e outras doenças, diferentemente daquelas que permaneceram se preocupando consigo próprias. Nas palavras da médica, “é como se cuidar salvasse”.

Ali estava o significado de “sentir a dor do outro”. Entendi, então, que não se trata de absorver o sofrimento alheio, mas de estar presente, através de um ouvir amoroso. Essa escuta é capaz de despertar esperança em quem é ouvido, e dar ao que ouve a noção exata do que pode ser feito por aquele ser Bastante tempo passou, até que, há alguns dias, humano que está à sua frente. Uma verdadeira recebi de uma grande amiga um vídeo que mudou conexão, que infalivelmente traz benefícios a ambas um pouco minha compreensão sobre o assunto. as partes. Não era sobre Kabbalah, mas afinal, a sabedoria de Deus está em todos os lugares e felizmente não é Praticar esse ouvir amoroso muda vidas. Fazer monopólio de ninguém. O vídeo era parte de uma alguma coisa para diminuir o sofrimento de uma palestra em que uma médica cardiologista, a Dra. pessoa que está próxima de nós pode parecer Luciana Fornari, falava sobre coisas como empatia, uma atitude isolada, mas faz a diferença. Como? compaixão e altruísmo. Está no You Tube, procura É simples. Pode ser uma visita a quem está só, ou lá. Ela falou sobre a importância de conseguirmos doente, ou passando por alguma dificuldade. Todos nos colocar no lugar do outro (empatia), tendo temos oportunidades para exercitar o altruísmo e o impulso de ajudar (compaixão) e entrando em você perceberá as suas. O mundo precisa de pessoas ação, com as ferramentas que nosso ofício nos com senso de humanidade, que façam o bem não por ansiar pelos créditos, pelos likes nas redes sociais ou proporciona (altruísmo). pela aprovação alheia. Os olhos da pessoa que você Fundamentando suas afirmações em estudos ajudar refletirão quem você é, a sua essência. Se científicos realizados em duas universidades você conseguir enxergar seu coração nesse espelho, americanas, a médica brasileira me fez lembrar quanta iluminação verá! de outro ensinamento que aprendi na Kabbalah: o de que, quando deixamos de nos preocupar Bom mês a todos! somente com nós mesmos, com nossos problemas, e passamos a ajudar os outros – familiares, colegas, amigos, pessoas próximas – a Luz de Deus cuida de nós. Segundo um dos estudos antes citados, a Dra. Luciana referiu que pessoas que, mesmo em situações de estresse elevado, causado por perdas financeiras ou doenças, deixaram de pensar


PR

OM

ÀS

20

ÃO AU LA VOL S TA

16

ÓTIMOS DESCONTOS À VISTA!!!

A ABC LIVRARIA E PAPELARIA SEGUROU O AUMENTO DE IMPOSTOS E ESTÁ COM SUPER PREÇOS EM MATERIAL ESCOLAR APROVEITE E ANTECIPE SUAS COMPRAS !!!! *OTIMOS PREÇOS. *CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA PAGAMENTO.

As MEL HOR con d volt ições ES a à s au na las Rua Capitão João de Oliveira Lima, 129 (Rua da Foto Aimoré) Centro - Santo Antônio da Patrulha - RS 27


ROVALY JEANS terรงa-feira, 8 de dezembro de 2015 10:52:35

ouรงa sempre

20


LetĂ­cia 21


Letícia dos Santos Geraldo

21 anos Filha de Silvia Sptznargel dos Santos e Paulo Ricardo da Silveira Geraldo.

“Atualmente moro com minha mãe e minha irmã (Milena Geraldo). Sou professora de educação infantil, formada em magistério e graduada em pedagogia. Recentemente me inscrevi para pós-graduação em Docência no Ensino Superior, mas pretendo futuramente focar meus estudos na área de neurociência. Acredito que com este entendimento poderei aperfeiçoar cada vez mais o meu trabalho e oferecer uma educação de qualidade para meus alunos. Apostando na educação é que teremos um mundo melhor. As crianças de hoje são a esperança de uma nação justa e democrática de amanhã. ‘Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’, diz Paulo Freire Conheci o trabalho do fotógrafo Édipo Mattos pelas redes sociais. As pessoas comentavam que o trabalho dele era ótimo, então resolvi marcar um ensaio. O ensaio fotográfico foi perfeito! Realmente um excelente fotógrafo. Durante as sessões sempre procurou conciliar minhas opiniões com seu profissionalismo. Acredito que essa humildade fez toda a diferença, pois tudo saiu exatamente como gostaríamos. Adorei ser convidada para participar da revista. Com certeza é uma experiência maravilhosa e que guardarei com todo carinho. Obrigada Édipo por todo carinho e dedicação que tu tiveste”.

VENHA CONHECER A LINHA ESPECIAL DE CHURRASCO

22

Deixe sua lista de:

Chá de Macho, Chá de Casa Nova Chá de Bar, Chá de Panela e Casamento.


23



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.