Page 1

52

a

a ad c s de bu

a

Em ntid e

id

d

jor

nse

e an

2013


O PINHÃO CONVIDA! O Pinhão contém uma árvore. O Pinhão enfrenta o frio. O Pinhão alimenta serelepes, capivaras e pássaros. O Pinhão cai do Céu. O Pinhao nos reúne em volta do fogo. O Pinhão, sapecado ou cozido. O Pinhão é uma festa. O Pinhão vem antes de nós. O Pinhão fica, a gente passa. O Pinhão enfeita o paiol. O Pinhão é bolo, bolinho e molho. O Pinhão é recheio, farofa e paçoca. O Pinhão tem sua festa nos dias 17, 18 e 19 de Maio. No Mercado Municipal.


TODAS AS FACES DA SOCIEDADE UNIDAS NUMA “COLCHA DE RETALHOS”

A semente do Pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), mais conhecida como Pinhão, amadurece com a chegada do outono e marca o princípio do frio com dias claros e secos, típicos da Mantiqueira. Há muitos motivos para festejar, pois a abundância dessas sementes representa a garantia de sobrevivência de muitos animais silvestres da região, fruto que garante as reservas para enfrentar o rigoroso inverno que se aproxima. A tradicional FESTA DO PINHÃO DE CAMPOS DO JORDÃO, em sua 52ª edição, é considerada a mais antiga do Brasil e no ano de 2013 além do reencontro da população com suas tradições, inova ao incluir diversas manifestações culturais como o Ballet, a Música Clássica e o Teatro. Sem abrir mão da história da cidade.


O PINHÃO NA PANELA A gastronomia na Serra da Mantiqueira tem fundamento. A história aqui se inicia aos pés das Araucárias. Se hoje com todo o desmatamento, há fartura, imaginem antes do desbravamento. O Historiador de Campos do Jordão, Dr. Pedro Paulo Filho, afirma que o Pinhão é que garantiu a fundação da cidade, ao permitir a permanência e sobrevivência das primeiras populações que aqui chegaram.


O tempo passou. Primeiro aldeia, depois vilarejo, a seguir seu crescimento como local de cura e hoje o mais importante pólo de turismo de inverno no país. Durante esse tempo, o pinhão sobreviveu como iguaria e alimento, sendo importante elemento da cultura popular. As localidades rurais permaneceram colhendo pinhão para estoque, alimento e diversão.

Nas matas, ainda se acende fogo para assar pinhões na brasa, catados ali mesmo. A Festa do Pinhão que está sendo retomada quer resgatar antigas receitas em busca da nossa identidade e também buscar de novas receitas para o deleite da população e turistas. Melhor que isso só dois disso: “Os pinhões não estão sozinhos, há trutas, framboesas, amoras, mel, peras, castanhas, juás e mugangos”. A vida é longa, os caminhos muitos e os pinhões, deliciosos.


UMA FESTA PARA TODOS Por meio de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Agricultura da gestão 2013/2016, todas as demais Secretarias da Prefeitura Municipal estão envolvidas e assumiram tarefas para viabilizar a execução da Festa do Pinhão 2013. Também de forma inovadora, todos os funcionários públicos municipais estão sendo convidados a participar de uma pesquisa que colheu as variadas opiniões sobre a festa e como cada um imagina poder participar. Vamos criar um movimento cultural e de cidadania e que possa trazer de volta o espítiro jordanense, o povo da montanha!


VENHA CONSTRUIR CONOSCO O FUTURO DE CAMPOS Os 3 dias de festividade significam a coroação dos esforços em conjunto. Nosso ideal é que a cada ano a Festa do Pinhão evolua com a sua participação, voltando a ser um marco na história da cidade. Dentro da programação, que foi divulgada a partir da festa de aniversário da cidade, contaremos com apresentações de grupos de dança, música, teatro, fanfarra e oficinas diversas. Sem esquecer da tradicional eleição da Rainha da Festa e dos diversos concursos como os de pratos típicos, fotografia e poesia, teremos também muitas atrações surpresa. Campos do Jordão vive novos tempos e resgatar a Festa do Pinhão é uma forma de valorizar a participação de famílias, comunidades, associações e entidades dispostas a trabalhar voluntariamente pelo amor a nossa bela cidade! Esperamos por Você!


ÃO al NAÇuniciprdão E RD a M Jo

o O CO efeitur pos d Pr Cam O RIA TIV de DO ung A A I CURané Yo TO CR I a M NCE Ros S CO agner AÇÕE i t W STR Con ILU anoel CÍNIO M RO iva PAT exto da V nt an Co pag Pro

3 1 20


CARTILHA FESTA DO PINHÃO 2013  

Cartilha da Festa do Pinhão 2013 de Campos do Jordão

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you