Revista Progetto - Ed nº 3

Page 29

1

) A madeira sólida (serrada ou roliça), mais comumente utilizada em todos os tipos e fases das obras, desde o primeiro momento ainda como piquetes de locação,

passando pelos serviços temporários de formas para moldagem de concreto, andaimes, escoramento e de forma definitiva, como estruturas de telhados esquadrias, forros e pisos.

2

) A madeira laminada colada ou MLC, (Otto Hetzer, Suiça, 1906),

composta pela colagem de lamelas(réguas de madeiras), que, unidas por adesivos, ficam dispostas de tal maneira que as suas fibras estejam paralelas entre si, apresentando ótimo desempenho e esbeltes a grandes vãos, em variadas formas como retas, arcos, curvas e torções.

3

) A madeira recomposta em OSB (Oriented Strand Board) - Painel de Partículas Orientadas (James Clarke, 1954) - é produzida a partir de lascas de

madeira, seguindo determinada orientação. As chapas ou blocos de OSB possuem baixo custo de produção e consumo, além de apresentarem ótimas propriedades físicomecânicas, que superam em muito às da madeira sólida.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.