Revista Progetto - Ed nº 2

Page 1

ZAHA HADID Design inovador com curvas que desafiam a l贸gica. Leia mais: Paisagismo, Cinema, Arte, Lazer, Turismo e Comportamento.


2

Inovação / Geometria



4

Inovação / Geometria



• Av. Floriano Peixoto, 4090. 6(34) 3212.4005 Inovação / Geometria


TRANSFORME SEUS PROJETOS EM REFERÊNCIA.


8

sumário

12

Conheça as tendências e as novidades de iluminação. Exclusivas e diferenciadas luminárias para deixar seu ambiente mais agradável.

74 Rosana Gomes

18

Artista que ganhou a capital mineira com grafitti se dedica à projetos sociais e à trabalhos com arquitetos e designers.

36

Dona das curvas mais desafiadoras do mundo, arquiteta iraquiana é inspiração para profissionais que têm visão futurista e trabalham com a contemporaneidade.


26

pag.

58

Andreia Hartmann

66 Áurea de Biaggi

Marley e Márcia em Paris

48

pag.

Paisagismo com Marcelo Novaes

98

pag.

82 Elte Maximiano

90 Luiz Márcio

Turismo e Comportamento

107

pag.

Sofisticado

114

pag.

Um sonho sob hélices!

120

pag.

Os prazeres do Aprazível

30

Social - Lançamento Revista Progetto

124

pag.

Cinema

128

pag.

Esporte


10

Editorial / Expediente

Cada edição da Revista Progetto é uma aventura. Uma aventura focada na missão principal de colocar em suas mãos mais conhecimento, cultura, informação e entretenimento. Inspirados em referências mundiais, trazemos até você toda a fluidez,

expediente A Revista Progetto é uma publicação bimestral da empresa Fibbra Gestão em Comunicação.

precisão e versatilidade dos projetos de Zaha Hadid, arquiteta iraquiana que atua em 44 países e conquista respeito e admiração

Jornalistas Responsáveis Alanna Guerra MTB 18.149/MG e Fernando Boente MTB 15.618/MG

de profissionais no mundo todo.

Redação Alanna Guerra, Ana Júlia Muniz, Caroline Aleixo, Fernando Boente, Hismênia Keller, Karen Cardoso, Marcelo Calfat e Vinícius Lemos

projeto de decoração de Andréa

Direção Administrativa Fábio Ordones fabio@fibbra.com.br

um ambiente ideal para receber

Comercial Fibbra Gestão em Comunicação 34 3217 4330 Projeto Gráfico Fibbra Gestão em Comunicação Fotografia Cleiton Borges Diagramação e Criação Raphael Lalli Produção Monique Soares Gráfica 3 Pinti Tiragem 2.000 Exemplares Distribuição Dirigida e Gratuita A revista Progetto é uma publicação distribuída gratuitamente e não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. A reprodução é permitida desde que previamente autorizada, por escrito, pela direção da revista e com o créditos da fonte.

Para anunciar: contato@fibbra.com.br 34 3217 4330

Delicadeza e sofisticação em um Hartmann. Aurea de Biaggi revela seu apego aos detalhes e mostra como fazer da sua área de lazer convidados. Luxo e modernidade ficam por conta da arquiteta Rosana Gomes em um projeto cheio de novidades. Elte Maximiano evidencia a transformação de uma antiga casa em uma luxuosa clínica de estética. Por meio de Luiz Márcio Carvalho, trazemos até você um projeto arquitetônico funcional, aconchegante e espaçoso. Curta, viaje e delicie-se sem precisar sair do lugar com matérias sobre turismo, cultura, lazer, esporte e entretenimento em cada uma das páginas da Revista Progetto, que tem a 2ª edição feita com muito carinho e pensada especialmente em você.

FÁbio Ordones Editor


Marcelo Calfat, 27 anos, é jornalista, graduado

pelo Centro Universitário do Triângulo, de Uberlândia. Atualmente, é repórter da TV Paranaíba Record e também trabalha com assessoria de imprensa, além de assinar mensalmente uma coluna de Veículos na Revista Cult e ser editor-chefe do blog Garagem do Calfat.com.br. No currículo, ainda constam experiências profissionais em veículos impressos, como jornais e revistas, emissoras de rádio e jornalismo online.

Alanna Guerra,

25 anos, jornalista graduada pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Já realizou trabalhos em assessoria de imprensa nos ramos pessoal, corporativo e de eventos. Estagiou na TV Band Triângulo, como produtora, atualmente atua como freelancer e é editora executiva do programa Balanço Geral da TV Paranaíba, afiliada Record.

Ana Júlia Muniz,

28 anos, é formada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri) e Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência em assessoria de imprensa, redação publicitária e jornalismo impresso e, atualmente, é editora-chefe do programa Balanço Geral, da Tv Paranaíba, Rede Record de Televisão. Aprecia arquitetura, moda, viagens, gastronomia e literatura.

Vinícius Lemos é

repórter da TV Vitoriosa –SBT e Jornal Correio de Uberlândia. Mantém também o Blog Cinefilia, especializado em Cinema (blogcinefilia. wordpress. com). É entusiasta do diploma para o jornalista e corinthiano desde sempre.

Fernando Boente Hismênia Keller,

27 anos, jornalista natural de Uberlândia e graduada pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Além de freelancer, já trabalhou em assessorias de imprensa na cidade e atualmente é editora de conteúdo no site Globoesporte. com nas regiões do Triângulo Mineiro e Zona da Mata

Karen Cardoso,

25 anos, formada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Apaixonada pela Assessoria de Imprensa, área essa que atua há quase 4 anos. Atualmente é assessora de imprensa no setor político, além de estar sempre ligada nas redes sociais.

é jornalista diplomado, tem 25 anos e atua na área de comunicação há sete anos. No portfólio, trabalhos em assessorias de imprensa para clientes nos ramos corporativo, político e de eventos. Foi produtor jornalístico da TV Paranaíba, afiliada Record, e repórter policial do extinto jornal Tudo Já. Atualmente, é repórter do caderno Cidade & Região do diário CORREIO de Uberlândia.

Caroline Aleixo,

23 anos, é jornalista graduada pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Já foi assessora de imprensa de empresas e eventos e, além de freelancer, é repórter nos sites G1 e Globoesporte. com do Triângulo Mineiro. Pelo twitter, @Aleishow expõe diariamente seus pensamentos, ironias e assuntos relevantes (ou não).


12

Vitrine / Cristiana Bertolucci

Cristiana Bertolucci

C

ristiana Bertolucci formou-se em desenho industrial na Universidade Mackenzie em 1981. Em Firenze fez curso de

especialização na área por mais dois anos. Trabalhou por 25 anos como diretora de arte na Bertolucci, cuja empresa é especializada em iluminação e foi fundada por seu pai Walter Bertolucci. Nesses anos, produziu centenas de produtos com design diferenciado e exclusivo colocando a marca como uma das mais importantes do mercado nacional. Hoje, abre o próprio estúdio onde desenvolve aquilo que sabe fazer com muito talento: produtos para iluminação. Sentindo-se livre para criar

1

também outros produtos, vem ensaiando em outras áreas além da iluminação. As peças são exclusivas, algumas são únicas e outras podem

1

ser reproduzidas. Materiais como o bronze, o ferro forjado e a madeira fazem parte do novo universo de criação explorado pela profissional.

Luminária Holi 1 Inspirada em chapéu de guerreiro chines quando vai pra guerra.

1


3

3

Móbile 2 As hastes móveis desta peça permitem que ela seja equilibrada de diversas maneiras, criando várias configurações para o móbile. Com leveza e movimento, a peça se equilibra com três, cinco ou sete cúpulas em diversas cores e acabamentos.

3

2 3

Cacho 3 As diferentes quantidades de cúpulas presentes nos quatro modelos deste pendente fazem da peça o curinga do estúdio. Como todas as peças de Cristiana, as cúpulas podem ser feitas em uma ampla cartela de cores, à escolha do cliente, que podem ser organizadas em diferentes alturas originando várias configurações. Sendo assim, ela pode ser usada em mesas de jantar, quartos, halls, cabeceiras ou cantos de sofá, por exemplo.

3


14

Vitrine / Cristiana Bertolucci 5

4

4 Legno 4 As linhas simples

5

desta coluna de leitura e deste abajur permitem

Sutra 5

discrição e as

As peças mais novas do

cores disponíveis

estúdio são da família

para as cúpulas,

sutra, composta de coluna,

destaque, se for

coluna tripla, pendente

desejado. Uma

e arandela. As cúpulas

abordagem atual

são reguláveis, assim

para a clássica

como a altura da cúpula

luminária de braço, o freijó e o tecido aquecem qualquer ambiente. A arandela é a peça mais recente desta família.

na coluna e no pendente.

4

Disponíveis em latão, com acabamento cromado, envelhecido ou polido.


Sita 6 Como uma escultura, esta coluna e abajur de bronze têm vocação para ponto focal. Podendo ser polidas ou com acabamento marrom, elas ficam entre o clássico, pela riqueza, e o atual, pelo desenho. Atemporal.

6

6

6

5

5


16

Vitrine / Cristiana Bertolucci

Galho 7 Os galhos deste abajur são moldados a partir de galhos reais e fundidos no bronze.

7

Cada peça é única, pois os galhos são soldados um a um.

7



18

Arte / Grafitti

Dequete: seis vidas pela arte urbana Artista da capital mineira conta como o grafitti, que salvou sua vida, tornou-se um trabalho sustentável aliado à arquitetura e ao design. “Pixação é arte. É um grito silencioso na hipocrisia da

desde adolescência, mas somente depois de sofrer

sociedade e diante das desigualdades deste país, onde

um atentado, em que levou seis tiros (episódio esse

poucos tem tanto e muitos possuem tão pouco”.

que rendeu seu pseudônimo, pois ele afirma que

F

oi assim que o grafiteiro, Tiago Santos, conhecido como Dequete, começou definindo a arte urbana. Dequete, que é a maneira “aportuguesada”

do inglês “The Cat”, está envolvido com “pixação”

Imagens: Dequete/Divulgação

já gastou seis das sete vidas que um gato possui) que ele resolveu se dedicar profissionalmente ao graffiti, em italiano, ou grafite, em português. Natural de Belo Horizonte, Dequete, de 30 anos, é


casado e tem um filho de 3 anos que, segundo o artista, já se mostra interessado pela arte urbana. Mesmo de família humilde, o grafiteiro não se acomodou e buscou estudar para adquirir ainda mais técnicas e aprimorar o dom que desenvolvia nas ruas da capital mineira. Atualmente morando em Uberlândia, em entrevista à revista Progetto, Dequete contou sobre sua trajetória, seu trabalho e os planos para o futuro.

PROGETTO: Tem

P: Qual a diferença básica entre grafitar e “pixar”? D: Ambas são veículos de comunicação visual. Para nós, grafiteiros, não há diferença entre “pixação” e graffiti. “Pixadores” e grafiteiros são “escritores urbanos”. O que fazemos é o mesmo que outros jovens fazem no mundo inteiro, divulgar nosso nomes (apelidos) nas ruas. Uns dedicam mais técnicas, tempo e material e

formação em arte?

outros não, mas a essência é a mesma. Para a lei, se

DEQUETE: Minha formação, enquanto escritor

eu for pego fazendo um graffiti sem autorização, posso

urbano (grafiteiro), vem das ruas. Faço isso há 14

ser autuado como “pixador”. Então graffiti e “pixação”

anos. No entanto, sou graduado em Educação

são a mesma coisa, o que difere é a estética. Ambas

Artística pela escola Guignard/Universidade do

expressões são formas do homem se relacionar com

Estado de Minas Gerai, de Belo Horizonte.

seu meio, com o espaço urbano, que dizem ser público.


20

Arte / Grafitti

P: Como foi que o grafite entrou na sua vida? D: Minha relação com o graffiti surgiu quando comecei a reparar os muros de Belo Horizonte em 1994. Os muros falam e eu comecei a ouvi-los. Comecei a reproduzir nos cadernos alguns inscritos que eu via nos muros e que me chamavam a atenção, mas somente em 1999 passei a produzir minhas próprias interferências nas paredes da capital, na forma de “pixação” e tag (assunatura). Logo em seguida, comecei a fazer formas de letras de graffiti chamadas de BOMB (do verbo bombardear) ou throw-up (letras redondas, de fácil feitura e poucas cores). Ainda envolvido com gangues, eu pintava os apelidos dos caras em camisas e começa a ganhar, ali, meus primeiros trocados com a arte (customizando camisas, algo que até hoje faço). No entanto, só depois dos tiros que recebi em 2001, levei o graffiti a sério e comecei a usá-lo como uma ferramenta social.

Imagens: Dequete/Divulgação


P: Como você define o trabalho que você desenvolve hoje? Qual é o seu estilo? D: No graffiti, enquanto escritor urbano, atuo no estilo

que têm como base as “pixações” em Belo Horizonte, porém, as transformo ao agregar cores e técnicas de pintura como volume e perspectiva, além de arabescos e outros signos. Algo influenciado pelo design e outras linguagens. Por isso é free. Mas sou mais conhecido mesmo é pelo meu personagem “Ogato”. As pessoas

freestyle, pois agrego diversas técnicas na minha

se identificam mais com ele do que com meus

caligrafia que denomino de “pixografitismo”. Faço letras

“pixografitimos” que são ilegíveis, apesar de coloridas.

Dequete/Divulgação

P: Esse personagem “Ogato”

alterego, um signo urbano que eu inventei para

é o que aparece em vários

reproduzir a minha história de sobrevivência e

dos seus trabalhos? Conte um pouco sobre essa sua criação.

nova vida pelas ruas. Artistas e admiradores do Brasil inteiro conhecem o meu trabalho. Alguns não sabem por qual razão eu pinto um gato, mas,

D: O personagem de boné é um gato estilizado,

quando passam a saber o motivo, admiram mais

meu “Ogato” (Dequete). Sou eu mesmo. É o meu

ainda o meu trabalho e a militância pela vida.


22

Arte / Grafitti P: Por falar em militância, uma de suas dedicações é a de passar o graffiti para outros jovens. Com isso, você acredita que essa difusão da arte urbana é a comprovação de que ela ajuda a dar um norte para alguns jovens sem condições?

D: Sim e eu sou a prova viva disso. Antes eu portava armas de fogo e estava disposto a matar ou morrer por ideais errôneos. Hoje, minhas armas são o spray e o conhecimento. Por isso, me formei em artes, me tornei um pesquisador e um educador social. Antes eu pregava a morte, se fosse preciso, e quase morri. Hoje, eu prego a vida. Com minha experiência de vida, entre erros e acertos, consigo entrar em qualquer periferia aqui de Uberlândia ou nas favelas de Belo Horizonte e São Paulo e falar da minha história para a garotada. Onde vou, sou respeitado por pintar minha vida nos muros e pregar a paz.

Imagens: Dequete/Divulgação


P: A sua arte não é mais

P: Com essa exposição, os

só nas ruas. Agora, você

designers e decoradores

também produz grafite em confecções e quadros. Como é transformar essa

passaram a conhecer seu trabalho e você se tornou parte da cartilha deles? D: Sim, trabalho decorando ambientes através

arte urbana em acessórios

de pessoas que me procuram, mas também faço

para o dia a dia?

forma de linguagem artística que faço casa muito

parcerias com decoradores e arquitetos. Essa

bem com esse ramo de design de interiores. D: Eu pinto telas e as exponho em galerias formais. Eu decoro ambientes internos de residências ou empresas, pinto ao vivo em eventos, dou aulas, mas tudo isso é trabalho, não é graffiti. São as técnicas do graffiti que utilizo para sobreviver e dar algum conforto para minha família. O graffiti só existe nas ruas. Necessariamente,

P: Quais são suas influências e suas inspirações na hora de criar? D: Várias coisas me inspiram: Deus, a própria vida, minha família (esposa e filho) e minha mãe

ele precisa estar nas ruas para ser graffiti. No entanto,

que sofreu tanto para me criar. As influências

ocupar os espaços formais para as artes também é

vêm de artistas urbanos como Osgemeos, Zezão

importante, até porque, nestes espaços, podemos utilizar outras técnicas, que na rua provavelmente não usaríamos, como uma instalação por exemplo.

e meus “brothers” de Belo Horizonte e do Brasil afora, mas também de pintores como Picasso, Miró, Amilcar de Castro, Du Champ, Valdelice Neves, Lúcia Castanheira e tantos outros mais.


24

Inovação Arte / Grafitti / Geometria

P: Quais são suas pretensões artísticas? Onde espera que seu graffiti chegue? D: Quero ter meu trabalho reconhecido nacionalmente e internacionalmente. E, para a Uberlândia, que adotei como minha casa, quero lançá-la no cenário da arte urbana nacional. Há muito potencial aqui para isso. Com outros escritores urbanos, quero fazer grandes paineis pela cidade e divulgar isso em outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Fazer eventos aqui e convidar artistas de fora para conhecer e pintar por aqui. A ideia é pintar as fachadas de prédios, mas, para tanto, precisamos de apoio.

P: Pra quem quer conhecer seu trabalho, te contratar, quais são seus contatos. D: Sigam minha fanpage www.facebook.com/ dequetegraff ou meu instagram @dequete.

Imagens: Dequete/Divulgação

Dequete atua com “pixações” urbanas e, atualmente, em trabalhos com arquitetos e designers.


Casa bonita, moderna e sofisticada.

É CASA IMPERMEABILIZADA.

Zapi Impermeabilizantes 20 anos fornecendo as melhores soluções em impermeabilização para Construção Civil. Infiltração, vazamento, umidade e trinca. Fale com o Dr. Zapi, autoridade no assunto, e deixe sua casa livre dessas ameaças.

Loja 1 Rua Ceará, 1652 - Umuarama.

/drzapi www.drzapi.com.br /drzapi www.drzapi.com.br

3232-8990 loja 2 Av. João Naves de Ávila, 3737 Santa Mônica.

3291-2500


26

So cial / Marley e Mรกrcia em Paris


Clåssica e contemporânea Paris inspira profissionais premiadas pelo De Ponto a Ponta. Mårcia Paiva e Marley Gerab ficaram cinco dias na capital francesa e desfrutaram da arquitetura privilegiada.


28

So cial // Marley Inovação Geometriae Márcia em Paris

A

partir da premiação do De

inspiração para nós. É uma das cidades

Ponta a Ponta, profissionais

mais belas do mundo”, disse Marley.

Márcia Paiva e Marley Gerab,

ganharam uma viagem de cinco dias para a capital parisiense. Embora não tenha sido a primeira visita delas à cidade francesa, a oportunidade foi aproveitada para conhecer locais distintos aos pontos turísticos tradicionais. No roteiro, locais como

Felizes com mais uma experiência, elas ressaltaram que, pelo aspecto turístico, é muito interessante e visível o contraste de projetos modernos inseridos em uma paisagem tão clássica e tradicional, o que permite a Paris ser tão sofisticada e admirável.

museu George Pompidou, Palácio de

Já pelo ponto de vista turístico, as

Versalhes, Champs Elysees, Feira Maison

mineiras pontuaram o fato de a

Object e vários bairros alternativos,

cidade estar em constante movimento

hotéis e restaurantes de design.

e comportar uma noite belíssima.

A designer de interiores Márcia Paiva disse que apreciou cada uma das visitas

“São muitas pessoas andando, seja a pé ou de bicicleta. E sempre nos

e que foi impossível eleger um local em

deparávamos com monumentos, belos

específico que mais tenha gostado. “A

jardins e um anoitecer imperdível,

experiência de uma viagem é sempre

que justifica muito bem o nome de

rica e gratificante. Foi muito bom voltar

Cidade Luz”, observou Márcia.

a Paris. Gostei de tudo. Cada local tem sua particularidade e é difícil escolher

As profissionais

os de preferência”, comentou.

Márcia Paiva é designer de interiores

O pensamento não foi diferente para

pela Universidade Federal de Uberlândia

a arquiteta Marley. Com a câmara

(UFU) e Marley Paiva Gerab é arquiteta

fotográfica em mãos, elas não hesitaram

formada pela Universidade Presbiteriana

em registrar cada detalhe e passeio,

Mackenzie. Com o escritório de

sempre com o olhar bastante clínico a

arquitetura e interiores instalado em

fim de admirar a arquitetura de Paris

Uberlândia, as duas atuam nas áreas

que, do clássico ao contemporâneo, é

residencial, comercial, corporativa

uma das mais apreciadas do mundo.

e restaurantes em diversas cidades

“Sem dúvidas, tudo serviu como fonte de

no Brasil e, também, no exterior.


Visita ao Palácio de Versalhes.

Entardecer em Paris visto do terraço do Restaurante Georges, no Centro Cultural Georges Pompidou.

Visita ao Hotel Design Mandarin Oriental, um dos pontos “tops” para um happy hour.

Fachada do movimentado Centro Georges Pompidou.

Visita à Maison & Object.

Interior do Restaurante Georges com decoração super moderna.


30

So cial / Revista progetto

Novidade Profissionais das áreas de arquitetura, design e decoração prestigiaram e conferiram a primeira edição da Revista Progetto.

Imagens: Cleiton Borges

O

lançamento da revista Progetto trouxe muitas novidades e marcou o início de uma nova era para a comunicação local

nas áreas de arquitetura, design e decoração. O evento ocorreu no dia 28 de setembro, na Interpam Iluminação, e contou com a presença de profissionais renomados do Triângulo Mineiro. Enquanto experimentavam delícias da culinária mexicana, os presentes no lançamento puderam se surpreender com uma revista de características muitas singulares. Isso porque ela foi preparada com o intuito de atender à todas as pessoas com bom gosto e também aquelas ansiosas por mais conhecimento. Fora a abordagem plural com matérias dos setores de arquitetura, design e decoração, a Progetto também trouxe reportagens de Cultura e Entretenimento, Turismo e Comportamento e Tecnologia e Empreendedorismo. Temas que garantem o ar de inovação para a publicação e que terão espaço reservado nas próximas edições. Veja a opinião de profissionais que acompanharam o nascimento da revista:


Annaisa Crosara Petri Hoje, os clientes, de uma forma geral, estão mais antenados e sabem bem o que querem ao nos contratar. Assim, a revista, além de ser um importante meio de informações gerais, auxilia o cliente a se identificar com o estilo do profissional. A revista Progetto, como veículo para os profissionais apresentarem seus trabalhos, traz algo além: matérias interessantíssimas sobre a arquitetura e design em Uberlândia, no Brasil e no mundo. Como profissional, só tenho a ganhar e agradecer.


Inovação / Geometria

Imagens: Cleiton Borges

Patrícia Guimarães Paulo Munhoz Agradecemos à equipe da Revista Progetto, por apresentar à Uberlândia um veículo de comunicação que valoriza a identidade de cada profissional, democratizando e tornando a arquitetura cada dia mais acessível às pessoas. Parabéns!



Imagens: Cleiton Borges

Paulo Sérgio A Revista Progetto é um excelente meio de comunicação que, com a qualidade gráfica e de conteúdo apresentadas, será de grande importância para estreitar o relacionamento entre fornecedores e profissionais e trazer conhecimentos técnicos para designers e arquitetos.



O Centro Aquático de Londres, criado por Zaha Hadid para sediar as Olimpíadas de 2012, é considerado um marco da arquitetura do século 21.

Imagem: Divulgação


Zaha hadid A mestra das curvas


38

Arquitetura e Design / grandes projetos

O

fôlego se perde e se

encontra. O fôlego se esvai e se recupera. O movimento vale para os nadadores dentro das piscinas do Centro Aquático de Londres e também para aqueles que visitam, pela primeira vez, as curvas do espaço criado na cidade europeia para as Olimpíadas de 2012. O dono do traço, que desenha formas tão originais e curvas que parecem desafiar a lógica, na verdade, não é dono. É dona. A arquiteta Zaha Hadid, de origem iraquiana, se formou em 1977 na Architectural Association em Londres. Depois, fundou um escritório na cidade, empresa que já coordenou 950 projetos, envolvendo 400 funcionários, em 44 países e 55 nações.

Divulgação


Espaço interno do Centro Aquático tem design futurista e comporta até 2,5 mil pessoas.

Imagem: Divulgação

Com quase 37 mil m², o prédio possui telhado ondulado e transmite um visual de imponência.

Imagem: Divulgação


40

Arquitetura e Design / grandes projetos

Imagem: Divulgação

Para muitos, Zaha Hadid, que completa 63 anos em outubro, está longe de se deixar limitar pela idade ou pelo passado. Ao contrário, a arquiteta está à frente de seu tempo, junto a outros arquitetos, como Norman Foster e Daniel Libeskind, que trazem a ideia de contemporaneidade no desenho arquitetônico. Para o professor universitário Hélio Ferreira Vaz, “é uma arquitetura conceitual, moderna, com linhas que aglutinam valores às pessoas e que surpreendem”.


Imagem: Divulgação

Zaha Hadid brinca com as formas geométricas e, inspirada nos movimentos da água, criou o Centro Aquático.

A surpresa, aliás,

internacional promovido pelo

arrebatou o próprio professor que, em visita a

Conselho de Esportes do Japão após os organizadores afirmarem

Londres em janeiro deste

que “a dinâmica de entrada e

ano, conheceu o Centro

o design futurista incorpora a

Aquático. “A sensação é de

mensagem que o país quer

tirar o fôlego e mostra que Zaha Hadid tem consciência dos valores sociais que aquele

transmitir ao mundo”. O estádio, que ficará próximo a Shinjuku, Tóquio, foi

edifício vai imprimir na sociedade.

projetado para abrigar

Não há como não ver um marco do

80 mil pessoas e tem

século 21 e da tecnologia,” afirma Vaz.

o teto retrátil. Tanta

Inspirado na fluidez geométrica do movimento da água, o Centro conta com telhado ondulado e possui capacidade para 2,5 mil pessoas em área total de 36.875 m². Outro desenho esportivo de Zaha, que vai sair do papel em breve, é o novo Estádio Nacional do Japão. Em novembro de 2012, ela venceu o concurso

modernidade parece ter sido o motivo da escolha do estádio como local das cerimônias de abertura e de encerramento das Olimpíadas


42

Arquitetura e Design / grandes projetos

Imagens: Divulgação


Tóquio 2020 e também dos Jogos Paraolímpicos. Em seu site oficial, no dia 11 de setembro, a profissional agradeceu o “apoio do público, que tem sido memorável” e se disse “muito orgulhosa de fazer parte disso”. A chave, segundo ela, pode estar no trabalho em conjunto. “Nós reunimos uma excelente equipe para entregar um magnífico local na programação da Copa do Mundo de Rugby 2019 e dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano seguinte”, finalizou.

VERSATILIDADE Saindo dos esportes, Zaha Hadid tem, no currículo, as mais variadas criações nas áreas de design, arquitetura e moda: de hotéis, museus, centros culturais, prédios e espaços residenciais a móveis, objetos de decoração e figurinos de espetáculos de balé. A versatilidade da profissional, aliás, é vista na parceria com a marca brasileira de calçados Grendene. Numa edição limitada, em 2008, a sandália de plástico mais famosa da empresa ganhou curvas futuristas e a etiqueta Melissa + Zaha Hadid. “A sandália traz a linha projetual de Zaha que mesmo em um material que seria inóspito, difícil, como o plástico, brinca com as dimensões”, reflete o professor Hélio Vaz. E ele explica: “O universo humano


Arquitetura e Design / grandes projetos

44

é feito de chapas planas, como o tijolo, a tábua de madeira. E o que Zaha Hadid faz é brincar, com maestria, com as possibilidades de se deformar o plano. É nesse momento que ela demonstra que não se importa com escala e um simples objeto do cotidiano pode ter conceito.”.

Imagens: Divulgação

O Museu Nacional de Artes do século 21 fica a cerca de 20 minutos do centro histórico de Roma, Itália.

Divulgação


TECNOLOGIA

MULHER E PREMIADA

Antigamente, o ato criativo de arquitetos

Em 2004, Zaha Hadid foi a primeira mulher

esbarrava, por diversas vezes, na limitação

a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura

dos materiais disponíveis na construção. O

(considerado o Nobel da Arquitetura). Para

que se via eram arranha-céus lineares que

muitos estudiosos, o fato foi revolucionário.

possuíam entre 10 e 20 andares. Com a

Para outros, apenas um reflexo dos

chegada de outros materiais, como o aço,

tempos. “Há décadas, a mulher vem

o ferro, o alumínio, os moldáveis, além da

ocupando espaço em um mundo que era

aparição do computador e de softwares

essencialmente masculino: o da construção

que facilitam o desenho técnico, tal como

civil”, afirma Vaz. E o professor, que atua

o CAD, o que se vê é a possibilidade de

na área de Projetos em uma faculdade

deixar a imaginação correr solta. Explorar

particular de Uberlândia, complementa:

os recursos dessas ferramentas fez com

“Hoje, tenho mais alunas do que alunos

que os traços de Zaha fossem possíveis

na sala de aula. O que é bom, pois elas

e, acima de tudo, fossem executados.

apresentam uma visão sensibilizada.”.


46

Arquitetura e Design / grandes projetos

PASSADO X FUTURO Foi no país berço de artistas renascentistas como Michelangelo, Rafael e Leonardo da Vinci que a arte de Zaha Hadid ganhou destaque na mídia recentemente. O projeto da arquiteta para o MAXXI – Museu Nacional de Artes do Século 21 – chamou a atenção para o primeiro museu de arte contemporânea de Roma. Na imprensa, cogitou-se que “entre os 15 projetos finalistas no concurso promovido pelo Ministério da Cultura italiano, o de Hadid tenha sido escolhido por sua capacidade de romper com a tradição da cidade, introduzindo-a, por definitivo, no século 21”. O espaço, inaugurado em 2009, conta com três pavimentos em uma área de 30 mil m² e convive com vários prédios antigos ao redor. Sobre a mobilidade, Hélio Vaz, que já visitou o museu, diz que “você está andando na calçada e sem querer o edifício o coloca dentro dele”. E o que Hélio e os mais de 200 mil visitantes anuais encontram dentro do museu romano é um espaço iluminado, fluido, sem compartimentos, nem paredes onde se possam pendurar quadros – um desafio aos curadores das exposições. Já o desafio que Zaha Hadid propõe ao público é outro: manter-se indiferente ao trabalho dela. “É impossível”, finaliza Vaz.

Imagens: Divulgação


EFICIÊNCIA E SOLIDEZ A união de novos conceitos com 22 anos de tradição.

34 3231 7007 / 9123 9003 Rua Abdalla Haddad, nº 189 N. Sra. Aparecida - Uberlândia - MG elloengenharia.com


48

Arquitetura e Design / Paisagismo

Os jardins tropicais de Marcelo Novaes Referência no mercado, paisagista brasileiro tem mais de 30 anos de experiência e explora estilo mais “clean”.

“Todo jardim é feito para durar bastante tempo, bem mais que uma tendência. O que acontece no paisagismo é que ele evolui conforme as alterações e costumes da sociedade”.

E

ssa é a definição do arquiteto paisagista Marcelo Novaes para explicar as mudanças que o mercado apresenta

e que, segundo ele, tendem para jardins cada vez mais “clean” e definidos.

Imagens: Divulgação


As tendências paisagísticas surgem em

alinhar as constantes do ambiente,

função de fatores como o crescimento

como incidência solar, vento e índices

das cidades, segurança e costumes.

pluviométricos. Foi considerando essas

Como qualquer outro projeto criativo, a

opções que Novaes optou por explorar

busca pela adequação às necessidades

projetos de estilo tropical. “Sou adepto

dos seus usuários se faz presente na

a um jardim mais exuberante, mais

criação de todo e qualquer jardim,

tropical. Mesmo que o jardim seja

demonstrando utilidade não apenas

clean e mais moderno, podemos tirar

pelo aspecto ornamental como

partido de plantas nobres e tropicais,

também pela funcionalidade.

cores e aromas, buscando despertar

O Brasil oferece uma série de opções ao paisagismo em virtude das condições climáticas variadas nas diferentes

curiosidade nos usuários”, defende.

Estilo ultrapassado Uma técnica ainda muito utilizada por

localidades e é por isso que um

paisagistas brasileiros é a topiária,

jardim, ao ser implantado, deve se

que consiste em projetos com plantas


50

Inovação / Geometria Arquitetura e Design / Paisagismo

podadas e flores anuais que precisam ser trocadas a cada dois ou três meses. Na visão do paisagista brasileiro, esse estilo, que é bastante usado em jardins europeus, está ultrapassado e precisa ser revisto. Para ele, um jardim bonito é aquele que chama a atenção das pessoas e que as convidam para caminhar por ele, descobrindo a cada momento sensações diferentes como perfumes, barulhos, pássaros e frutas, por exemplo. Tudo de forma natural e o mais real possível. A tendência aos jardins mais “clean”, inclusive, deve-se justamente à evolução do paisagismo que foi moldado por uma nova maneira de ver e conceber esses projetos.

Plantas “da moda” Imagens: Divulgação

A escolha de plantas está diretamente ligada ao local onde será plantada e ao gosto do cliente principalmente. No caso de projetos ao estilo tropical, as palmeiras são uma boa pedida e nunca sairão de moda por serem consideradas clássicas, como é o caso das palmeiras imperiais (Roystonea oleracea), as nolinas (Beaucarnea recurvata) conhecidas como patas de elefante, as cicas (Cycas revoluta), as palmeiras rabo de raposa (Wodyetia bifurcata). Hoje, também se encontra no mercado as palmeiras azuis (Bismarckia Nobilis). Além dela, é possível encontrar no mercado grande variedade da espécie que não era oferecida há 10 anos. Por causa do fácil acesso a essa vegetação, plantas como a Ptychosperma (Ptychosperma elegans), Veitchia(veitchia montgomeryana) e a Carpentária (Carpentaria acuminata) passaram a fazer parte do cotidiano paisagístico.


Projeto assinado por Novaes No projeto desenvolvido em um condomínio fechado de Bragança Paulista, Marcelo não poupou a utilização das palmeiras. Foram utilizadas quatro espécies começando pela Phoenix canariensis na entrada da residência. A palmeira azul foi plantada para contrastar com os diferentes tons de verde do jardim. Os outros tipos de palmeiras utilizadas foram as exuberantes Wodyetia bifurcata e Washingtonia filifera, que apresentam porte elevado apesar de se tratar de um jardim ainda novo. Em função de o terreno ser de esquina e por isso muito visível de quase todos os lados, dois pontos principais fundamentaram a proposta: providenciar privacidade às áreas de lazer da residência por meio de uma barreira visual vegetal e a valorização da casa dando ênfase às entradas, criando um projeto que envolvesse toda a arquitetura. No nível da rua, por exemplo, plantas de maior porte como o Choppo (Populus nigra) foram utilizadas para dar privacidade aos moradores, já que não existe muro na propriedade. Para preservar a vista, foram utilizadas as Impatiens


52

Inovação / Geometria Arquitetura e Design / Paisagismo

Imagens: Divulgação

hawkerii em volta do deck de madeira, com exceção de uma face, em que foi plantada Pleomele reflexa para criar um ambiente mais privativo. “O jardim é assim de aspecto “clean” e, apesar de abraçar toda a área construída, não compete com a arquitetura, e sim a valoriza”, completa o paisagista.

Arquiteto Marcelo Novaes é arquiteto paisagista de Campinas-SP e atua em todo o território nacional. São 34 anos de experiência desde que se formou pela Faculdade de Arquitetura da PUC. Desde então, vem assinando jardins de grandes ou pequenas áreas e, para atender à alta demanda do mercado, centraliza a execução e implantação de micros e macros jardins em sua empresa Viveiro Novaes, a qual conta com uma equipe de profissionais, agrônomos, arquitetos e jardineiros.


GERALDO NOVAES “O paisagismo valoriza e envolve o ambiente, trazendo a natureza para perto de você”

34 3214

1380 / 9937 7666

Av. Liberdade, 1.005 Morada da Colina - Uberlândia - MG paisagismo@geraldonaves.com


54

Arquitetura e Design / De Ponto a Ponta

Núcleo De Ponto a Ponta Um consolidado conceito de parceria e valorização dos profissionais no mercado de arquitetura e decoração.

Criado em 2010, o Núcleo De Ponto a Ponta é

disseminador da nova postura econômica, que pretende

uma entidade sem fins lucrativos que reúne um

estreitar o relacionamento entre arquitetos, decoradores

seleto grupo de empresas uberlandenses. Todas,

e demais profissionais e empresas que atuam no setor

em comum, têm a alta qualidade dos produtos

de construção civil e acabamento. Bem como, dessa

e serviços oferecidos aos consumidores.

forma, proporcionar o fortalecimento do mercado e

Por meio de campanhas, o Núcleo já premiou dezenas de

gerar negócios de sucesso entre os participantes.

pessoas envolvidas nas áreas de arquitetura e decoração

CADASTRE-SE

como forma de reforçar a sua credibilidade e de se firmar como um importante mecanismo para o encontro

Você já se cadastrou? Se não, corra e faça o seu

de profissionais criativos e empresários visionários.

cadastro em www.depontoaponta.com.br para

Assim, o Núcleo De Ponto a Ponta constitui-se em um

acumular pontos e trocar por viagens incríveis.

www.depontoaponta.com.br


O PORTAL

prossegue até 31 de março de 2014. As novidades

O site www.depontoaponta.com.br foi desenvolvido inspirado no novo perfil do Núcleo De Ponto a Ponta e, por isso, a facilidade de navegar continua presente. Na página virtual, você confere as lojas integrantes do Núcleo e tira todas as suas dúvidas. São lojas conceituadas de variados segmentos que oferecem produtos diferenciados para todos os passos da construção, desde o início da obra até o

reservadas são muitas, incluindo novos destinos relacionados aos prêmios em viagens. Para participar, um cadastro deve ser feito no site www.depontoaponta.com.br. Após isto, é só começar a pontuar para poder concorrer à Campanha 2013. E, você que já está cadastrado, continue pontuando. Quanto mais pontos acumular, maiores prêmios você pode ganhar.

acabamento e a ambientação. Além disso, pelo site,

A proposta do Núcleo De Ponto a Ponta é proporcionar

é possível acompanhas as campanhas do núcleo

experiências incríveis aos ganhadores em cada

que garantem viagens e divulgação de projetos

uma dessas viagens. Nelas, os profissionais visitam

em matérias especiais aqui na Revista Progetto.

mostras de decoração e feiras, possibilitando unir

CAMPANHA 2013

a descontração do passeio com o aprimoramento

Não fique de fora da 4ª Edição da Campanha

das experiências adquiridas com outras culturas e

do Núcleo De Ponto a Ponta. A nova campanha

padrões, agregam novas ideias e melhoram seus

está em andamento desde o dia 1º de abril e

projetos, fortalecendo ainda mais o mercado.

dos seus conhecimentos. Os participantes, por meio

www.depontoaponta.com.br


Argentina Passagem Traslado Hospedagem Visita a Casa FOA

Punta Cana Passagem Traslado Hospedagem

www.depontoaponta.com.br


Dubai Passagem Traslado Hospedagem

Santiago - Chile Passagem Traslado Hospedagem Visita a Casa Cor

www.depontoaponta.com.br


58

Arquitetura e Design / Ambientar

Andréa hartmann Requinte e sofisticação em uma linguagem minimalista. Decoradora

Imagens: Cleiton Borges.


L

inhas retas, design sofisticado, integração

Salas, varanda com piscina em uma área integrada,

de ambientes, cores neutras com detalhes

afim de, otimizar o espaço. A ligação das salas

em cores fortes, essas são algumas das

de estar e jantar é total com a varanda, deixando

características marcantes desse projeto. Com uma linguagem minimalista, as poucas peças e objetos utilizados esbanjam conceitos. O tom

o local confortável e disponível para receber um grande número de pessoas. Trabalhado e projetado com tonalidades claras e neutras, com detalhes em cores fortes como o preto e laranja.

café com leite é predominante em quase todos

A iluminação valoriza o projeto. Luminárias de

os ambientes dando a ideia de sofisticação.

coluna com a luz indireta dá um ar de suavidade,


60

Arquitetura e Design / Ambientar Inovação / Geometria

Imagens: Cleiton Borges.

também é usada a iluminação natural. O vidro, que separa os ambientes, faz com que o jardim integre a casa, a sensação é que o jardim está dentro de casa. O design dos móveis é clássico, imponente, trabalhando sempre com a linha reta. Poucos objetos são responsáveis pela linguagem minimalista que o ambiente transmite. Os clientes valorizam a arte regional e logo na entrada os visitantes encontram um quadro com uma pincelada impressionista. A sala de TV é reservada tornando-se uma sala mais intima, no espaço foi trabalhado painel para TV, laca e cores sem fugir da tonalidade do restante da casa. A cozinha tem painéis de madeira e equipamentos em inox, utilizados para aquecer o ambiente e fugir do tradicional branco. O tampo de cinex é de tom bronze, que da uma ambientação no lugar, trazendo um mix de cores, com a pedra preta, as madeiras e os equipamentos em inox. Nessa residência também foi montado um espaço gourmet, um espaço destinado ao convívio e, para isso, foi planejado nos seus mínimos detalhes. Som ambiente que fica embutido, refrigeração especifica para bebidas, piso de pedra, madeira bruta e mobiliário estilizado. o preto a madeira bruta, pedra no piso, mobiliário estilizado, cadeiras, espreguiçadeiras. Cadeiras e espreguiçadeiras, assinadas por grandes

Dias que earchil eaquaspe doluptas moluptaest aut rene nostrumqui volupti sequam aut inverumquis



62

Arquitetura e Design / Ambientar

designers e originais, são usadas na parte externa. Imagens: Cleiton Borges.

Nessa parte a decoração tem um tom mais coral, com a mistura das cores azul, branco e verde, que está presente na varanda e no paisagismo. A área externa conta com um lavabo, que atende e dá apoio ao escritório da casa. A iluminação aproveita à luz natural, além de utilizar de outro recurso, o sensor de presença, a pessoa pisa no ambiente e ele se ilumina. A bancada é de mármore branco champagne, juntamente com a



64

Arquitetura e Design / Ambientar

luz dá a ideia do translucido, no local foi explorado o uso excessivo do branco, as pastilhas trazem movimento na parte da ducha. Sempre com linhas retas que predominam em todo o projeto. O escritório foi pensado para ser um home-office, com apoio de TV, papel de parede, persianas, couro na bancada e iluminação direcionada. Versátil, o local também pode ser transformado em uma suíte para receber visitas.

Imagens: Cleiton Borges.


PRAZER DE RECEBER EM CASA

CHURRASQUEIRA . FORNO DE PIZZA FOGÃO A LENHA . ACESSÓRIOS

Av. Ro��o� Pacheco� 1�01 � L���ce U�e�l����a MG � 34 3215.7010

www.telhasul.com


66

Arquitetura e Design / Ambientar

Áurea de Biaggi Exuberância ao receber convidados Designer de Interiores

Imagens: Cleiton Borges.

Á

rea de lazer! Importante para receber bem os familiares e amigos e poder agrada-los, deixando-os confortáveis. Todo o espaço foi planejado no intuito de acolher bem os

convidados a frequentar esse ambiente agradável e aconchegante. Um lugar especial para quem gosta de música é a lounge. Criada para que o filho do casal possa receber seus amigos. Com mobiliário prático e de fácil manutenção, de couríssimo e recouro, para adolescentes e jovens


aproveitarem. Os papeis de parede e as madeiras dão um ar intimista e a iluminação é para uma boate domiciliar, sendo bem despojado durante o dia e aconchegante a noite. O espaço conta também com um ambiente externo, na reforma foi feita uma ampliação da garagem com integração da área de lazer, integrados virão um salão de festa. A parte de revestimento interno e externo foi pensada para receber grande número de pessoas. A iluminação tem dois focos, um para local de circulação e passagem e o outro foco foi usado para criar cenas, em cada canto um


Arquitetura e Design / Ambientar

Imagens: Cleiton Borges.

68

tipo de iluminação, adequada para cada espaço. Assim toda a parte externa torna-se funcional e uniforme. Uma área para relaxar também foi criada. A sauna é integrada com o spa, ideal para quem quer descansar. Com planejamento cuidadoso e muita atenção nos detalhes, para que o espaço seja revigorante aos seus usuários.



70

Arquitetura e Design / Ambientar Inovação / Geometria Nem mais nem menos. O projeto de interiores de cozinhas prima pelo uso racional de materiais, por móveis de linhas retas e cores predominantemente sóbrias. A cozinha gourmet integrou a parte de bar, churrasqueira e cozinha. Com materiais práticos, o local é espaçoso comportando uma grande circulação de pessoas. O revestimento em pastilhas, granito, porcelanato, foi o ideal para área externa. E para tornar os dias mais quentes bem agradáveis, uma bela piscina com

Imagens: Cleiton Borges.

paisagismo e iluminação foi reformulada e, uma cascata que pode ser utilizada como ducha foi instalada, tornando a área de lazer o cantinho mais agradável da residência, sendo possível receber todos os familiares e amigos.



72

Arquitetura e Design / Ambientar

Imagens: Cleiton Borges.


ILUMINAÇÃO E SOM DE QUALIDADE É TUDO O QUE SUA FESTA PRECISA.

3219-5503

(34) / 9976-1873 Rua José de Oliveira Pinto, nº 90 Bairro : Cidade Jardim festsom.com.br


74

Arquitetura e Design / Ambientar

Rosana Gomes Cuidado e bom gosto são grandes aliados Arquiteta e Decoradora

P

repare-se! Nas páginas a seguir o que temos é um projeto contemporâneo, harmonioso, aconchegante, sofisticado, com ambientes

integrados, acabamento arrojado e com contrastes de cores fortes. Tudo isso, pensado e montado

Imagens: Cleiton Borges.

para atender o gosto do cliente. Com o propósito de criar espaços com harmonia e buscar excelência no trabalho, através da sinergia com o cliente, no oferecimento de soluções práticas e sensatas.



76

Arquitetura e Design / Ambientar

Imagens: Cleiton Borges.


A casa possui uma arquitetura limpa e a concepção do projeto busca a integração dos espaços, a harmonia dos materiais de acabamento e formas. Tudo levado


78

Arquitetura e Design / Ambientar

em consideração para que os ambientes ficassem sempre bem aconchegantes. As salas, varanda e cozinha podem ficar abertas e totalmente unidas para que a casa e seus ocupantes possam formar um conjunto único. A sala de jantar grande, com 12 lugares, conta com um toque de sofisticação e ousadia na escolha do mobiliário. Cozinha espaçosa, com mesa para lanches rápidos e apoio na hora da manipulação de alimentos. Com muitos armários para aliar praticidade e conforto. Com iluminação baixa o local torna-se bem agradável no dia a dia. Local desejado para o descanso. O quarto do casal foi especialmente pensado para promover aconchego e união. Criados, poltrona, cabeceira, reforçam a sofisticação

Imagens: Cleiton Borges.



80

Arquitetura e Design / Ambientar

do ambiente. O painel de TV, fixada na parede, se abre para o banheiro, assim pode ser assistida nos dois ambientes. Para criança o local não poderia ser diferente. O quarto da filha se tornou um ambiente alegre. O cuidado, a dedicação e o carinho podem ser vistos nos detalhes. Com muito bom gosto, as cores, rosa e branco, dão o tom singelo ao local.

Imagens: Cleiton Borges.


Decks Pérgolas Escadas Portas Pisos Painéis Fachadas Bancadas Mobiliários em Geral

Para aqueles que buscam sofisticação e elegância.

34 3212

4000 | 9659 4949

R. Montreal, 99 - Tibery | contato@deckorrevestimentos.com.br | deckorrevestimentos.com.br


82

Arquitetura e Design / Ambientar

Elte Maximiano Um pedacinho da GrĂŠcia romana aliada com a modernidade do sĂŠculo 21 Arquiteto e Urbanista


Imagens: Cleiton Borges

C

om ar clássico e inspiração greco-romana, assim foi o pedido das clientes. Um local que antes era uma casa, agora foi todo transformado em

uma bela e imponente clínica. Para isso, foi necessária a criação de grandes colunas, algumas paredes e a fundação da antiga casa foram mantidas e o pé direito de alguns cômodos precisou ser aumentado.


84

Arquitetura e Design / Ambientar Inovação / Geometria

Imagens: Cleiton Borges

A recepção era antes duas salas, de visita e de jantar. Sendo preciso tirar uma parede para integrar o ambiente. Um pedaço da cozinha foi transformado em dois lavabos, feminino e masculino, com acessibilidade. Na transformação de salas para recepção o pé direito, que antes era baixo, foi aumentado, tendo a necessidade de derrubar a laje. Para a decoração foi usado papel de parede, mobiliário com materiais sintéticos, para facilitar a manutenção, já os mobiliários de tecido foram impermeabilizados. A iluminação foi feita com luz direcionada no balcão e lustre ao centro da recepção.



86

Arquitetura e Design / Ambientar

A transformação também precisou ser feita nos quartos, que viraram salas de espera e consultórios. A casa tinha dois quartos, uma suíte e um banheiro social. O banheiro social foi destruído e parte dele virou uma sala para exames, o banheiro da suíte transformou em outros dois lavabos, um para cada sala, assim, os consultórios ficaram espelhados, iguais. Um corredor, que antes fazia


Imagens: Cleiton Borges.


88

Arquitetura e Design / Ambientar

Imagens: Cleiton Borges.

a ligação da casa com o fundo, virou um jardim de inverno, que pode ser visto de todas as janelas. Nos consultórios a decoração conta com papeis de paredes laváveis, tetos brancos, dando o ar de amplitude e melhorando a iluminação. As mesas com tampos de vidro e mobiliário em sintonia com o ambiente criado e pedido pelas clientes.



90

Arquitetura e Design / Ambientar

Luiz MĂĄrcio Um convite ao convĂ­vio com requinte Arquiteto e Urbanista

Imagens: Cleiton Borges.


O

Empreendimento nasceu do ímpeto

Poucos são os espaços de cafés fora dos centros

empreendedor de um jovem casal

urbanos. A proposta arquitetônica viabilizou o novo

de proprietários que, explorando a

empreendimento como uma pausa no meio do agito

potencialidade da região com uma nova função.

social, propondo uma gentileza urbana e conforto no

Além de alimentícia compartilha com outros

formato de uma galeria que, tem como seu núcleo

administradores e expectadores uma visão de futuro.

propulsor um café, lanchonete e lounge. Para criar


Arquitetura e Design / Ambientar

uma atmosfera de liberdade e amplitude, o espaço central é aberto, o que proporciona um microclima agradável neste ambiente. O pavimento térreo é composto por um aglomerado de unidades comerciais, com instalação de lojas e departamentos, com pavimento duplo para futuras utilizações. O projeto conta com sanitários para visitantes, estacionamentos, que destina vaga para portadores de necessidades especiais. O acesso ao pavimento superior Imagens: Cleiton Borges.

92

é garantido por escada e elevador de alta qualidade. No local, os frequentadores, encontram mais unidades



94

Arquitetura e Design / Ambientar

comerciais e salas administrativas. Em primeiro

na paginação de piso das áreas comuns, tanto no

plano visualizamos através de um painel envidraçado

pavimento térreo quanto no pavimento superior,

todo o interior dos espaços de convívio e lojas,

foi utilizado o mosaico de pedra portuguesa.

acima deste a abertura no pórtico assume tons propositalmente subjetivos e etéreos. Para dar uma ideia de continuidade e permanência

Imagens: Cleiton Borges.

O design de interiores e paisagismo é assinado pela Decoradora Maria Júlia Bueno. Com sua habilidade e requinte, assimilou a ideia fundamental


do projeto arquitetônico e deu o tom de elegância a este espaço comercial. A edificação possui em sua fachada principal um conjunto que inclui um pórtico em concreto armado aliado à logomarca, elementos que despertam uma curiosidade sobre o local. Pórtico imponente, que de ponta a ponta define


96

Arquitetura e Design / Ambientar

e delimita do terreno utilizado, tornou-se uma moldura viva que interage com os usuários através de um imaginário visual. O design da edificação primou por linhas contemporâneas e o geometrismo puro. Assim, a projeto arquitetônico financiou o convívio, os ângulos inusitados, os sabores e o bem-estar, para que as pessoas possam desfrutar dos ambientes oferecidos.

Imagens: Cleiton Borges.



98

Turismo comportamento / Grandes Destinos Inovação /eGeometria

Conrad Maldivas Rangali Island: o paraíso na Terra! Luxuoso resort oferece quartos de frente para o mar e bangalôs construídos sobre as águas dos lagos locais.

Imagens: Divulgação


F

azer uma refeição no fundo do mar ou

variados estilos, quatro bares, business e

ficar por horas deitado em bangalôs com

fitnees center, lojas, spas, espaço para prática

vista para uma paisagem paradisíaca

de esportes aquáticos, cinema ao ar livre

são dois dos inúmeros atrativos de um dos

e, claro, com águas cristalinas por todos os

mais luxuosos resort do arquipélago das

lados, opções de mergulho na região, além

Ilhas Maldivas, no Oceano Índico. Com paisagem exuberante a sua volta, repleto de areias brancas, águas cristalinas em tom azul-esverdeado, o Conrad Maldivas Rangali Island, além de oferecer aos seus hóspedes variados estilos de hospedagem em casas de praia de luxo (nada parecido com a concepção

de um submarino próprio, que comporta até três pessoas. Durante 30 minutos, o “Nemo”, como foi batizado, realiza dois passeios com vista de 360 graus do fundo do mar, permitindo ficar mais perto das variadas espécies de peixe e corais do Oceano Índico.

que os brasileiros têm de hotéis e pousadas

Nas cotações para o mês de outubro, o valor

a beira mar), tem o único restaurante

de uma diária* para casal varia entre R$ 2.900

submerso do planeta: o Ithaa – que significa

até R$ 9.600 por noite, com café da manhã

pérola na língua Divehi, das Maldivas.

incluído. A casa de praia da acomodação do

O Conrad Maldivas Rangali Island ocupa

Sunset Watter Villas mostra um pouco do que

áreas em duas ilhas da região, com direito

os hóspedes que escolherem conhecer as Ilhas

a quartos de frente para o mar e bangalôs

Maldivas e o Conrad Rangali vão encontrar.

construídos sobre as águas dos lagos que

Construídos sobre palafitas em seu próprio

fazem parte do local. O luxuoso resort

espaço privado da lagoa, o local hospeda

também oferece sete restaurantes dos mais

realezas, celebridades e estrelas do esporte.

Imagine um restaurante submerso onde você pode transformá-lo em quarto e passar uma noite embaixo da água.


100

Turismo e comportamento / Grandes Destinos

A suíte comporta até quatro adultos e tem andares de vidro na sala de estar, que oferecem vistas espectaculares sobre a vida marinha abaixo, enquanto uma cama redonda gira 270 graus para acompanhar o pôr do sol. O segundo quarto king size tem uma TV de tela plana, que desce do teto do quarto, banheiro adjacente com chuveiro ao ar livre. Esta acomodação também vem com kitnet e serviço de mordomo 24 horas por dia, televisão por satélite por toda parte, DVD e CD player. Uma hospedagem de sete dias nessa suíte não sairá por menos de R$ 70 mil. A gastronomia do famoso resort não fica atrás quando o assunto é versatilidade e bom gosto. Pratos com inspiração japonesa no Koko Grill ou escolher entre os 101 dos melhores queijos do mundo ou uma boa garrafa de vinho fino entre as 20 mil disponíveis no bar The Chesse & Wine são algumas das 11 opções oferecidas nos bares e restaurantes.


Ithaa Mesmo com tantas opções, não há o que pestanejar. O queridinho do Conrad Maldivas Rangali Island é o famoso restaurante submerso: o Ithaa. Localizado a cinco metros abaixo das ondas do Oceano Índico e rodeado por uma barreira de corais, o espaço de nove metros de comprimento e cinco de largura tem um vidro transparente de 125 mm de espessura, que permite aos frequentadores admirar os cardumes com tranquilidade. Toda estrutura do restaurante foi feita em terra firme e “colocada” dentro do oceano em um único pedaço, o que custou algo em torno de US$ 5 milhões. O peso total do restaurante é de 175 toneladas. A cozinha mescla técnicas atuais e antigas de preparação de pratos da gastronomia das Maldivas, incluindo as especiarias locais. Doze pessoas (crianças são aceitas apenas no horário de almoço e o jantar é reservado para maiores de 16 anos apenas) podem ser atendidas

Imagens: Divulgação


102

Turismo comportamento / Grandes Destinos Inovação /eGeometria

no restaurante, que cobra

TripAdvisor, maior site de

US$ 320 por pessoa à noite

viagens do mundo que

e US$ 195 durante o dia.

compartilha dicas, avaliações

Pensa que parou por aí? Muito pelo contrário. Com reserva de 14 dias de antecedência,

e comentários de hotéis e pousadas, restaurantes e atrações turísticas.

o hóspede pode solicitar algo mais privado e transformar o restaurante em um

Ilhas Maldivas

quarto (com direito a jantar,

A Maldivas é um arquipélago

champanhe e café da manhã

na costa sul da Índia com

na cama), ou até realizar uma

1.190 ilhas de corais em pleno

cerimônia de casamento para

Oceano Índico, agrupadas

renovação de votos. Mas

numa cadeia de 27 atóis, que se

tanto luxo e conforto tem seu

estendem por 823 quilômetros

preço. Para garantir o espaço

de norte a sul, formando um

e chamar de ‘seu’ por uma

dos destinos mais elegantes

noite, é preciso desembolsar

e exclusivos do planeta.

aproximadamente US$ 11.700.

Apenas 250 dessas ilhotas

Com tanta comodidade e

são habitadas, sendo que a

espaço para relaxar e esquecer

maior delas, Male, é a capital,

os “problemas” e estresse

com apenas dois quilômetros

diário, o Conrand Maldivas

quadrados de extensão.

Rangali Island é considerado

Além do cenário encantador,

o “Melhor Resort de Luxo das

o país tem uma rica fauna

Maldivas” e recentemente

subaquática, onde é possível

recebeu o Certificate of

nadar ao lado de arraias,

Excellence Award do site

tubarões, tartarugas, golfinhos

Imagens: Divulgação


Com muito luxo e conforto, os visitantes podem escolher ficar em quartos ou em bangalôs.

Localizado no continente asiático, o sol e a água do oceano Índico são atrativos para os viajantes nas Ilhas Maldivas.


Turismo e comportamento / Grandes Destinos

e os mais variados peixes. Para Imagens: Divulgação

104

se deliciar com o aquário natural, não é preciso mergulhar com cilindro. Com snorkel, ou mesmo da varanda dos bangalôs, é possível observar a vida marinha.

Saiba Mais Melhor época: as Maldivas têm boas temperaturas o ano todo, entre 25 e 33 graus. Porém, está sujeita à ventos forte e chuvas no período de maio a agosto, conhecido como monções. Portanto, a melhor época para aproveitar o país é de setembro a abril. Vizinhos mais próximos: Sri Lanka, Índia e Seychelles. Idioma: Dhivehi. Com tudo, o inglês é falado pela maioria das pessoas. Moeda local: Rufiyaa. U$ 1 = Rf$ 12,75 (mas o dólar é a moeda usada nos hotéis). Documentos: apenas passaporte e certificado de vacinação contra Febre Amarela. Como chegar: via Emirados Árabes, Qatar, África do Sul, Sri Lanka, Índia, Itália, Malásia ou Cingapura. Mais informações: http://www.visitmaldives.com/ http://www.conradhotels.com/ maldivesinfo@conradhotels.com ou maldives@conradhotels.comcotação de acordo com site hoteis.com


Aproveite para relaxar, praticar esportes e desfrutar de uma magnífica piscina. Muito conforto, maravilhosos lugares e o alto astral da Costa Cruzeiros certamente farão de sua viagem um momento inesquecível.

A viAgem dos seus sonhos mais perto de você! Consulte nossos roteiros

Cruzeiro

de 3 noites*

a partir de 10 x

A MSC Cruzeiros trás nessa temporada mais uma gama dos melhores cruzeiros do mundo como espaço e privacidade para seu conforto. Desfrute a variedade de instalações de entretenimento, bem-estar, esportes e relaxamento de todos estes navios.

r$

134,00

Consulte promoção, segundo passageiro

viaja free!

*(Saídas iniciando em Novembro)

3292 2600

34 Av Floriano Peixoto, 182 - Centro - Uberlândia - MG - 38400-100 alexandre@meridianos.com.br

meridianos.com.br


106

Empreendimentos Inovação / Geometria / Soluções Corporativas

Imagens: Cleiton Borges


Sofisticado Estética nada convencional e funcionalidade marcam projeto de transportadora. Colunas e tirantes de aço sobre a cobertura do prédio deram origem ao projeto e priorizam as linhas diagonais.

Q

uem passa pela BR-050 no perímetro urbano de Uberlândia não consegue evitar o desvio da atenção para as margens da rodovia, onde está instalada a nova

unidade da empresa Cocal Transportes. Projetada pela equipe Schmidt Arquitetura, a transportadora foge do convencional e desperta a curiosidade pela estrutura inusitada e atrativa. As colunas metálicas na diagonal, pintadas de branco e fixadas por apenas dois apoios nas extremidades, deram a origem à proposta. Elas realçam a cobertura de 180 m por 50 m e honram cada detalhe do projeto inicial, cujos estudos foram iniciados em 2008. “Eles não queriam simplesmente um galpão, queriam algo em que o apelo estético fosse marcante. A Cocal foi fiel ao projeto desde o começo e, por isso, tivemos o resultado plástico que não é comum à empresas de transportes”, ressaltou o arquiteto José Antônio Schmidt.


108

Empreendimentos Inovação / Geometria / Soluções Corporativas

Imagens: Cleiton Borges

A área total do terreno é de 100.743 m². Além dos cerca de 30.000 m² de pátio para 121 carretas estacionadas e mais o espaço de jardinagem, são 8.250 m² construídos de área corporativa, vestiário e refeitório, oficina, depósito, recepção, sala de motoristas, de inspeção e abastecimento. O restante pertence à área que ainda não foi construída e que está reservada para um futuro armazém, que irá receber cargas pela linha férrea que passa atrás da empresa. As cores branco e vermelho, que estão dispostas de forma discreta, sem forçar a plástica, foram escolhidas pelo grupo de arquitetos em virtude da logomarca da Cocal.

Estrutura diagonal fora do padrão O prédio corporativo também foi desenvolvido com a pretensão de poupar as triviais linhas retas e verticais. Em alusão às colunas e tirantes de


Abatex, apaixonados por divisórias. Tudo o que se faz com amor, se faz muito melhor. A Abatex produz divisórias com muita dedicação, comprometimento e muito conhecimento técnico. Afinal, são mais de 20 anos trabalhando para produzir as divisórias que estão nos principais projetos de escritórios do Brasil. Abatex, líder na América Latina e apaixonada por divisórias desde sempre. Abatex, experts em divisórias.

Center Flex Representação de Móveis e Equip. LTDA. At.: Sr. Bruno Teixeira Tyrone Rua Rodolfo Correa 470 - Lidice - Uberlândia/ MG CEP: 38400-148 Tel. / Fax: (34) 3229-6658 Cel.: (34) 8849-9817 E-mail: giroflex@netsite.com.br

PR

ODUTO

www.abatex.com.br 11 4186 9600 sac@abatex.com.br


110

Empreendimentos / Soluções Corporativas

aço, a fachada do prédio também foi feita inclinada

de ter uma vista ampla para o pátio onde fica a frota

e o destaque está na sala da presidência, criada

de veículos, além da visibilidade da rodovia. “Acabamos

no segundo pavimento e que tem uma parte dela

colocando a sala com esse volume ressaltado para

sobressaindo ao restante da estrutura. Com isso, há

facilitar a visão dele, para que ele pudesse acompanhar

a impressão de que seja um cômodo suspenso. Segundo Schmidt, o presidente da empresa fazia questão

e fiscalizar do próprio local, até porque o empresário tem essa preocupação naturalmente”, disse.

Imagens: Cleiton Borges.

Para atender o cliente, Antônio e sua equipe de profissionais colocaram um painel de vidro do tipo laminado na parede. Na composição, o “vidro inteligente” tem elementos que filtram a radiação solar e auxiliam na climatização do ambiente. O mesmo estilo de vidro foi utilizado em todos os painéis envidraçados da ala administrativa.

Imagens: Cleiton Borges


giroflex-forma LEMBRE DESSE noME quanDo pREciSaR uniR

qualidade e design no SEu ESpaço DE tRaBaLho. Reparou como cada vez mais as pessoas estão chegando mais cedo e saindo mais tarde do trabalho? É por isso que a giroflex-forma juntou qualidade, modernidade durabilidade, design e beleza para oferecer soluções inteligentes para o seu espaço de trabalho.

loja giroflex-forma uberlândia

Rua Rodolfo Correa, 470 38400-148 — Lidice — Uberlândia — MG T 55 34 3229.6658 andre.silva@giroflexformauberlandia.com.br

www.giroflexforma.com.br


112

Empreendimentos Inovação / Geometria / Soluções Corporativas

Ambiente interno Da sala do proprietário ao primeiro pavimento, o acesso pode ser feito por meio do elevador ou pela escada envolta de vidro e aço, que deixa clara

informação e atendimento ao motorista, à frente dos cômodos divididos está uma sala externa bastante ampla, que contempla o refeitório e também é o espaço para recepcionar clientes e visitantes.

a preferência pelo bom gosto. O cliente optou por

O ambiente funcional e aconchegante também tem vista

criar o local como um salão corporativo, onde os

para o lado de fora e para o projeto paisagístico, que ficou

escritórios são separados por divisórias baixas

sob a responsabilidade de um profissional especialista.

de vidro e madeira laminada. Enquanto uma área

Além da iluminação natural pelas vidraças, logo na

maior foi destinada à sala de arquivos e as demais

entrada, os arquitetos criaram um efeito de iluminação

divididas entre os departamentos de telefonia,

com luminárias circulares instaladas na própria parede.

Imagens: Cleiton Borges


Funcionalidade A primeira impressão que se tem ao chegar à empresa é o toque de sofisticação com que foi tratada toda a obra, principalmente, pelo pé direito duplo logo na entrada. Ele foi feito, justamente, para impressionar a clientela. Por esse aspecto, de acordo com o arquiteto, foi preciso sair do contexto funcional para se alcançar os resultados. Mas, do ponto de vista de circulação de veículos, de visitantes, dos aspectos de segurança (incluindo a sinalização interna de trânsito) e conforto ambiental, não há dúvidas de que foi priorizado a funcionalidade para garantir praticidade nos procedimentos internos.


114

Tecnologia Inovação| Luxo Tecnologia / Geometria / aviação

e Luxo

Eurocopter X3: um sonho sob hélices! Modelo é considerado o helicóptero mais rápido do mundo e oferece maior possibilidade de manobras com a aeronave.

Imagem: Divulgação

À

s vezes, o trânsito nas cidades ou nas rodovias

deverá superar os US$ 6,5 milhões (cerca de R$ 14,5

é tão intenso que dá vontade de sair voando,

milhões), sem impostos e frete, que é o preço de

não é mesmo? É nessas horas que um

outro modelo de luxo da Eurocopter, o EC 145.

helicóptero resolveria o problema do deslocamento de forma imediata. Com esse objetivo, o Eurocopter X3, modelo de helicóptero considerado o mais rápido do mundo, poderá solucionar de vez a situação.

O primeiro voo aconteceu em 6 de setembro de 2010 e impressionou o próprio fabricante. Mas foi a partir de junho de 2013 que a máquina realmente se tornou o helicóptero mais rápido do mundo, superando os

A aeronave ainda está em fase experimental. A

255 nós, que equivale 470 km/h, durante o voo. O

expectativa é de que ele entre em produção comercial

antigo recorde pertencia ao modelo Sikorsky X2.

em 2020. O preço ainda não foi divulgado, mas


O X3 é equipado com duas turbinas, rotor principal

adaptada para missões militares em operações

de cinco pás e um par de motores turbo-hélice

com forças especiais e transporte de tropas, se

também com cinco pás instaladas em curtas asas

beneficiando da vantagem de ser uma aeronave

fixas na fuselagem. Uma vasta gama de configurações

com velocidade de cruzeiro mais alta, pouso e

do X3 está sendo prevista, incluindo Busca e Resgate

decolagem vertical e capacidade de voo pairado.

(SAR) em grandes distâncias, guarda costeira, patrulha de fronteira, serviços de transporte de passageiros e de transporte intermunicipal.

Além das funções militares, nada impede que o helicóptero também possa ser usado para fins comerciais e executivos. Para quem tem condições

Tudo vai depender de como o helicóptero será

de investir, certamente, será um bom meio de

usado. A nova aeronave também pode ser

transporte. Ao menos, é o que garante a Eurocopter.


116

Tecnologia / aviação e Luxo

Frota brasileira é uma das maiores do mundo A frota brasileira de helicópteros é hoje uma das maiores do mundo. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe), o Brasil tem 1,9 mil helicópteros registrados, o que o coloca em terceiro lugar no ranking de países com as maiores frotas de aeronaves civis do mundo. Quem encabeça a lista são os Estados Unidos, com 12 mil, seguidos por Canadá, com 2,7 mil. Depois do Brasil, aparecem na lista a França, com 1,3 mil, e o Reino Unido, com 1,2 mil. Com 411 helicópteros, São Paulo é a cidade com a maior frota do mundo. O número é 242% maior que o de Nova Iorque, que tem 120 aeronaves. Na maior cidade do Brasil, são 2,2 mil pousos e decolagens por hora. “O número exorbitante prova nosso potencial”, disse Luciano de Oliveira, diretor da Abraphe. Os dados para essa pesquisa foram colhidos em sete organizações internacionais.

Monitoramento: segurança para os voos O espaço aéreo brasileiro é monitorado por torres de controle espalhadas por quase todos os aeroportos do país. São profissionais que garantem a segurança do voo enquanto aeronaves se deslocam para seu destino. Só que o controle desses voos é realizado apenas para os aviões. A monitoria de helicópteros é algo recente. Há, pelo menos, 12 anos, a circulação dos helicópteros comerciais, no polo

Imagens: Divulgação


financeiro, desperta a atenção da Aeronáutica.

único no mundo. Depois da implantação, a média

Antes, os helicópteros não eram monitorados e

de alertas acionados caiu para dois por mês,

dividiam o espaço aéreo com um dos terminais mais

além do menor risco de acidentes aéreos.

movimentados do país, o aeroporto de Congonhas. A monitoria era feita apenas pelo autocomando,

Regras e restrições

que é o uso de rádio frequência e contato visual.

O espaço aéreo dos helicópteros em São Paulo

Só que essa convivência trouxe prejuízos e atrasos

é gerenciado por uma das torres de controle de

para as principais companhias aéreas. Pelo menos

Congonhas e por quatro controladores de voo

80 alertas eram acionados por mês, avisando que

específicos para esse tipo de aeronave, a cada turno

existia mais de uma aeronave no mesmo perímetro.

de 8 horas com intervalos. Até seis aeronaves podem

Isso gerava riscos iminentes de desastres.

circular com plano de pouso definido e autorizado por

A solução veio, em 2004, com um sistema chamado

vez no setor. Caso um sétimo helicóptero apareça, deve esperar. Além disso, esse monitoramento

Helicontrol. Trata-se de um controle de

específico é restrito a apenas um quadrilátero de 60

radar de helicópteros criado pela

quilômetros quadrados, somente na capital paulista.

Aeronáutica em parceira com associações do segmento. É algo moderno e

Conheça a fabricante Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão da EADS, líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Atualmente, a empresa emprega 17,5 mil pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição como a fabricante de helicópteros número 1 do mundo no mercado civil e governamental, com um faturamento


118

Tecnologia / aviação e Luxo

de 4,8 bilhões de euros, além da entrega de 346 novas aeronaves. Com 49% de participação nos mercados civil e governamental, a Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 27 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 33% da frota mundial de helicópteros. Mais de 11,2 mil helicópteros Eurocopter estão atualmente em operação e atendem cerca de 2,9 mil clientes em 147 países.

Imagens: Divulgação

Caracteristicas Tripulação: 2 Motopropulsor: 2 × Rolls Royce Turbomeca RTM322 motores de turbina Potência: 1.693 kW de 2.270 hp cada Hélices: 2 pás de hélices nos motores secundários e cinco pás nos motores principais. Velocidade máxima: 472 km / h Altitude máxima: 10 mil pés Velocidade de cruzeiro: 407 km / h Teto de serviço: 12.500 pés (3.810 m) Taxa de subida: 25 m/s (5000 pés / min)


SUA CASA eM SUAS MãoS. SoM e iMAGeM ideAl pARA voCê.

3214 1804

34 / 9225 0011 R. Alexandrina de Castro Cunha, 125 - Morada da Colina - Uberlândia - MG adrianojb@newhomeautomacao.com.br


120

lazer e entretenimento / Gastronomia

Os prazeres do Aprazível Conheça o restaurante da boemia carioca, de alma brasileira e pitada mineira.

N

o dicionário, aprazível significa agradável, que apraz. No Rio de Janeiro, Aprazível é o nome de um restaurante agradavelmente

caseiro e que apraz os sentidos – em especial o paladar. O endereço do lugar, por coincidência,

Aprazível” de chorinho, que existe desde o início da empreitada, se apresenta dentro e fora do restaurante atualmente e até já gravou um CD. E se a música tipicamente carioca oferecida é

compartilha da origem do nome. Em 1997, a chef

um tanto aprazível, é na comida que o Aprazível

mineira Ana Castilho morava na casa de número 62,

ganha o público com louvor. O conceito do

da Rua Aprazível, localizada no boêmio bairro de Santa Teresa. E foi naquele ano que a profissional, que na época trabalhava em um restaurante e na

cardápio prioriza os sabores brasileiros, com a maior influência da cozinha mineira.

fabricação de tortas caseiras, decidiu incluir sua

É que, nascida em Belo Horizonte

casa no festival gastronômico e cultural chamado

e criada no interior de Minas

“Arte de Portas Abertas”, organizado por um grupo de artistas para promover o bairro. O sucesso foi tão grande que as portas não fecharam mais. Aliás, o que se viu foi mais gente chegar. Hoje, o restaurante conta com os sócios Pedro e João

Gerais, a chef Ana Castilho traz para a criação de seus pratos as lembranças das mesas fartas, do fogão a lenha e dos almoços

Hermeto, que cuidam da administração e da área

de domingo, da pimenta e da

musical do restaurante, respectivamente. O “Trio

cachaça, tão típicos do Estado.


Imagens: Divulgação


122

lazer e entretenimento / Gastronomia

Imagem: Divulgação

Menu de delícias A influência mineira serve como o temperinho para experiências culinárias bem sucedidas. No cardápio de petiscos, o restaurante Aprazível oferece cestas de pães de queijo, cuja receita é da avó materna da chef Ana Castilho, feita com polvilho especial de Minas. Já o “Acarajé do Cerrado” tem o pastel de angu recheado com carne moída apimentada como substituto do tradicional bolinho de feijão baiano com camarão. Nos pratos principais, o destaque fica por conta da

Polvo Carnaval Tentáculos de polvo grelhado, acompanham batata rústica ao alecrim, azeitona preta e tomates assados, com lasca de abobrinha e berinjela grelhados, regados com azeite extra virgem.

legítimo baião-de-dois, arroz branco, queijo coalho e quiabo. Nas sobremesas, entre outras delícias, há os doces caseiros em calda feitos em tacho de cobre e servidos com queijo minas da Serra da Canastra.

Cachaçaria O Aprazível oferece aos clientes os sabores do Botequim do Souza - batizado com esse nome em homenagem ao pai da chef Ana Castilho, Sylla Souza - que estão em uma carta de cachaças

“Galinhada Caipira”, o arroz com galinha caipira e

especial, escolhida pelo cachacier e presidente da

linguiça mineira, servido com couve mineira refogada,

Academia Brasileira da Cachaça, Paulo Magoulas.

banana da terra assada, geleia de pimenta dedo de

Dentre os rótulos, está o “Santa Cana”, edição única

moça e feijão surpresa. A criatividade, também na

e limitada de uma bebida destilada e envelhecida

junção das culinárias mineira e nordestina, está no

em barris de carvalho que ficaram, acidentalmente,

prato “Rainha do Baião” - filé de tilápia temperado com

enterrados no sítio de Sylla, no interior de Minas,

azeite de coentro e pimenta de cheiro, servido com

por 30 anos. Mais raízes mineiras, impossível.


fibbra.com.br COMPROMETIMENTO E PRAZO DE ENTREGA.

“Planejamos sua campanha e definimos estratégias de ação rápida. Assim, você não perde tempo em divulgar seu serviço ou produto.”

MAIOR RETORNO FINANCEIRO. “Visando maior lucratividade no seu negócio, utilizamos metodologias em comunicação e divulgação.”

COMUNICAÇÃO MAIS EFICIENTE PARA SUA EMPRESA. “Mostramos para o seu p[ublico-alvo o que sua empresa tem a oferecer, através de uma comunicação clara e objetiva.”

B2B.

OS MELHORES RESULTADOS PARA SUA EMPRESA. “Temos o objetivo de posicionar sua empresa no topo do mercado visando bons resultados para o seu negócio. Para isso utilizamos estratégias em comunicação de forma segura e eficiente.”

“Aplicando a troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais, para criar e transformar assim suas relações de negócios.”

“Com a Fibbra você encontra as melhores soluções em comunição e gestão para o seu negócio.” contato@fibbra.com.br 34 3217

4330


124

lazer e entretenimento / Cinema

Da expecativa oscarizada à realidade criticada Filme sobre Lady Di não foi bem recebido pela crítica especializada.

D

e candidato a Oscar à pior recepção de um

foi visto com bons olhos pelos primeiros a terem

filme nos últimos anos. Poucos esperavam

contato com “Diana”. O jornal The Daily Telegraph, com

que o filme “Diana” tivesse tantas críticas

um texto intitulado “Uma classe especial de terrível”,

negativas em suas primeiras exibições para a imprensa

afirmou que qualquer um duvidaria que um filme

especializada na Europa. A primeira grande produção

pudesse transformar Lady Di em uma espécie de

que trata da vida de Lady Di (16 anos depois da

Bridget Jones (personagem literária britânica neurótica

morte de uma das mulheres mais populares da

também levada ao cinema). Enquanto isso, o The

história recente) não deve ter caminho tranquilo em

Guardian cravou que a princesa morreu novamente

suas estreias comerciais pelo mundo. Os brasileiros

e questionou: “será que este filme faz parte de um

poderão dar seu veredito no fim de outubro.

complô do MI5, o serviço secreto inglês, para manchar

O filme do diretor alemão Oliver Hirschbiegel,

seu nome e fazê-la parecer de plástico e absurda?”.

conhecido por “A Queda! - As Últimas Horas de

É importante lembrar que a imprensa inglesa nunca

Hitler”, trata dos últimos dois anos da vida da

foi conhecida por ser sutil. Ou seja, qualquer coisa

princesa de Gales em meio a um romance com

que trate de um verdadeiro patrimônio nacional

o médico cardiologista Hasnat Khan. A produção

terá tratamento criterioso em solo britânico. O

se baseia no livro de Kate Snell e tem roteiro de

que não impediu que a revista Variety, uma das

Stephens Jefreys, que, até então, havia escrito apenas “O Libertino” - não à toa, uma visão sobre a vida do poeta inglês John Wilmot, outra personalidade dos livros de História, que viveu no século 17. Pois nem o time que pareceu ser escolhido a dedo

maiores publicações sobre cinema dos Estados Unidos, também criticasse o longa-metragem e o chamasse de “exposição desajeitada”. De qualquer forma, “Diana” nasceu para ser polêmico, afinal de contas, o cardiologista Khan nunca confirmou


Imagens: Divulgação

Naomi Watts no papel de Lady Di


126

lazer / Cinema Inovaçãoe /entretenimento Geometria

Imagens: Divulgação

o relacionamento com a princesa. Atualmente,

enfrentar esse grande desafio nas telas”, disse Naomi

o médico trabalha no Hospital Universitário de

durante a divulgação da escalação. O caminho poderá

Basildon, no Condado de Essex, na Inglaterra.

ser até mais desafiador para ela nos próximos meses.

A surpresa em relação às críticas pode ter vindo da expectativa quanto ao trabalho de Naomi Watts.

Oscar & crítica

Primeiro porque a atriz inglesa criada na Austrália tem

Se serve de consolo a Naomi, em 2011, Meryl Streep

um histórico de interpretações indicadas ao Oscar e é

venceu seu terceiro Oscar interpretando Margaret

verdadeiramente uma boa atriz, ainda que não tenha

Tatcher, a ex-mulher forte do governo inglês, em “A

uma carreira marcada apenas por acertos. Depois,

Dama de Ferro”. O filme em si dividiu a crítica, ainda

ela foi escolhida em detrimento a outra atriz que abre

que o trabalho de Meryl tenha sido reverenciado em

caminho pelo mundo do cinema: Jessica Chastain.

praticamente todos o textos sobre a produção. Fora

Ambas têm o mesmo número de nomeações ao

isso, houve uma ótima caracterização de Streep, que

prêmio da Academia: duas. “É uma grande honra poder

levou outro prêmio da Academia pela maquiagem.

interpretar este papel icônico. A princesa Diana era

Pelo menos nesse segundo quesito, Watts parece ter

amada em todo o mundo e eu mal posso esperar para

nascido para ser Lady Di em frente das câmeras.


Não é mais uma biografia É interessante observar que “Diana” não se trata de uma biografia, como o título pode levar a crer. A exemplo de produções como “Sete Dias com Marilyn”, a respeito

Gente bonita

vs.Gente de verdade

Naomi Watts é um raro caso de intérprete com a mesma beleza do interpretado. A regra normalmente é: elenco bonito para interpretar pessoas com aparência nem sempre idem.

de Monroe, ou mesmo o recente “Somos Tão Jovens”, sobre Renato Russo, o filme de Oliver Hirschbiegel cobre apenas parte da vida de Lady Di. É interessante lembrar que

Em “W.” Josh Brolin é o presidente George W. Bush Thandie Newton é Condoleezza Rice

o próprio título da produção foi mudado para que levasse o grande público a ligar o nome à pessoa. Antes de ser “Diana”, o filme se chamava “Caught in Flight”. A morte de Diana também se tornou ponto de partida de outra não-biografia: “A Rainha”, de

Em “As Horas” Nicole Kidman usa prótese de nariz para viver Viriginia Woolf Em “Monster - Desejo Assassino” Charlize Theron engorda para viver a assassina Aileen Wuornos

2006. No longa, que foi melhor recebido pela crítica mundo afora, Hellen Mirren interpreta a rainha Elizabeth II tendo que lidar com a perda de Diana após um acidente de carro. O dilema da família real, recém-saída do escândalo da separação entre Diana e o príncipe Charles, e a comoção nacional pela perda da princesa do povo rendeu o Oscar a Mirren.

Em “Johnny & June” Joaquin Phoenix é o cantor Jhonny Cash Em “Não Estou Lá” Cate Blanchett é o cantor Bob Dylan Em “J. Edgar” Leonardo DiCaprio é o diretor do FBI J. Edgar Hoover


128

Imagem: Divulgação

Inovação / /Geometria Esporte tendência

voo sobre as águas Brinquedo sensação no hemisfério Norte chega ao Brasil e tenta se consolidar como opção de esporte radical.

Voos podem chegar até 10 metros de altura no brinquedo criado na França.

C

riado na França e sensação do último verão europeu e norteamericano, o brinquedo aquático

Flyboard acaba de chegar ao Brasil e já pode ser visto nos litorais e represas do país. Mirando o crescimento da febre, representantes locais do produto começam a apostar na redução dos preços, na criação de um calendário e em acertos na legislação no intuito de transformar o uso do equipamento em uma moda esportiva local definitiva. O Flyboard foi criado pelo francês Franky Zapata. Adepto da prática de jetski desde os 16 anos, em 2011, ele idealizou um aparelho com uma prancha acoplada a propulsores onde uma pessoa pudesse subir e, a partir de controles manuais e com jatos d’água, conseguisse alçar voos de até


10 metros de altura acima do nível da água.

guincho do Flyboard, já que uma norma da Marinha

Assim, o primeiro protótipo foi lançado no

estabelece uma série de determinações e restrições

semestre inicial do ano seguinte. Basicamente, o

para veículos rebocados em água. No entanto,

aparelho utiliza o motor de um jetski e a força dele depende da potência de um sistema de rotação gerado pela moto aquática. No ar, o brinquedo

conforme o fabricante, a função dele se restringe a servir apenas como a bomba propulsora.

garante uma grande liberdade para manobras.

Sendo assim, não há restrições para a prática

Poucos meses depois do lançamento oficial, já em

de modalidade quanto à localidade, desde que

2012, o primeiro campeonato mundial de Flyboard

a profundidade mínima do leito de água seja

foi realizado no Qatar, no Oriente Médio. Nessa

de 1,5 metros. Ou seja, o “flyboardismo” pode

mesma época, a adesão ao aparelho na Europa se intensificou e, empolgados com a nova sensação, representantes da Federação de Esportes Radicais (FER) do Brasil conheceram Zapata e resolveram trazer a novidade para o maior país da América do Sul. Inicialmente, o Flyboard chegou a ser comercializado

ser realizado tanto no litoral quanto em lagos e represas. É importante lembrar que a operação do equipamento é restrito a maiores de 18 anos.

Onde comprar

por R$ 35 mil no país, além do valor do curso de

No Brasil, o Flyboard pode ser encontrado nas

5h para aprender a controlar o aparelho. Hoje, é

lojas náuticas JetChula (Bertioga-SP), ProNautica

possível encontrar versões mais modernas entre

(Florianópolis-SC) e Magarão (Lauro de Freitas-BA) por

R$ 20 mil e R$ 25 mil com os representantes locais existentes (leia mais nesta reportagem). Com essa redução e a possibilidade de disseminação do produto, a FER pretende realizar, ainda este ano, um campeonato nacional para “flyboardistas”.

Legislação Embora seja considerado legal pela maioria das

preços que chegam até R$ 30 mil. A compra também pode ser feita pelo site www.flyboardnobrasil.com.br. Aqueles que querem experimentar o produto antes de comprarem e se tornarem “flyboardistas” definitivamente também podem alugar o aparelho pelo site. O custo para locação é de R$ 3 mil por 24h

autoridades, a prática Flyboard, por ser novidade,

em média. O preço poderá ser elevado caso o cliente

não se enquadra em nenhuma regulamentação

peça o auxilio de um instrutor durante a locação.

específica existente no Brasil. Algumas polêmicas foram levantadas principalmente pela Capitania dos Portos, por causa dessa circunstância. A

Para aluguel, também é necessário que o cliente possua um jetski de qualquer marca, com 4 tempos,

principal dúvida seria sobre a relação entre o jetski

3 lugares e 120 hp de potência. Além disso, ter colete

e a prancha propulsora usada para os voos.

salva-vidas, capacete e um veículo que consiga rebocar

Pensava-se que o jetski poderia servir como

todo o equipamento, que deve pesar entre 40 e 50 kg.


130

Imagens: Divulgação

Esporte / tendência

Personalidades A sensação do Flyboard na Europa e nos

Jatos d’água que saem do equipamento a partir dos propulsores é o que garantem o voo no aparelho.

Estados Unidos atraiu muitos famosos. Paparazzos não tiveram dificuldade para encontrar e fotografar estrelas de Hollywood e personalidades de diversos setores utilizando o equipamento em momentos de folga e descontração. Em agosto deste ano, o ator Leonardo DiCaprio foi flagrado em Ibiza, na Itália,

No ar, a ergonomia do equipamento permite que o usuário tenha liberdade para fazer manobras com segurança.

praticando o “flyboardismo” logo após o lançamento do filme “O Grande Gatsby”. Outro flagrado este ano, desta vez

O Flyboard é uma prancha acoplada à propulsores alimentados pelo motor do jetski.

em Cancún, no México, foi Vin Diesel, conhecido por seus filmes de ação. Esportistas reconhecidos como os futebolistas Lionel Messi e Cesc Fàbregas, o tenista Juan Carlos Ferrero e o pugilista Wladimir Klitschko também foram vistos usando o brinquedo. No Brasil, a equipe do Pânico na Band chegou a gravar uma reportagem especial, veiculada no início deste ano, em que repórteres e panicats brincavam com o Flyboard. O ex-jogador de vôlei Tande também gravou material para o programa Esporte Espetacular, da Globo, quando ainda era apresentador do períodico.

Usuário do Flyboard pode manobrar o brinquedo, mergulhar na água e voltar ao ar diversas vezes.

Um curso é oferecido para compradores do equipamento, que podem treinar manobras em costas ou lagos na sequência.


EXPERIÊNCIA, QUALIDADE E CONFIANÇA.

Tudo isso você encontra na Via Lazer, sua loja de piscinas, aquecimento solar e produtos para manutenção. FERNANDO GUIMARÃES Arquiteto e Urbanista 34 9676-6565

(34) 3236-8936

Av Getulio Vargas, 1870 Bairro Daniel Fonseca, Uberlândia - MG fernando@vialazerudi.com.br vialazerudi.com.br


132

compre aqui

Rua Amaral Coutinho, 130 - Bairro Minas Gerais Uberlândia - MG (34) 3229-5000 alumividros@centershop.com.br www.alumividrosmetais.com.br

Praça Cícero Macedo, 36 - Bairro Fundinho Uberlândia - MG (34) 3219-3707 monopolio@monopoliodecoracao.com.br www.monopoliodecoracao.com.br

Av. Dimas Machado, 118 - Bairro Tubalina Uberlândia - MG (34) 3231-9700 cozix@cozix.com.br www.cozix.com.br

Av. João Pinheiro, 1915 - B. Nossa Srª Aparecida Uberlândia - MG (34) 3226-0300 controle@controlege.com.br www.controlege.com.br

Rua Rodolfo Correa, 470 - Bairro Lídice Uberlândia - MG (34) 3229-6658 bruno.tyrone@giroflexformauberlandia.com.br www.giroflexforma.com.br

Rua Johen Carneiro, 130 - Bairro Lídice Uberlândia - MG (34) 3236-9281 interpam@triang.com.br www.interpam.com.br

Rua Juca Lúcio, 130 - Chácaras Tubalina Uberlândia - MG 34) 3238-8942 ferreirasant@netsite.com.br

Rua Melo Viana, 79 - Bairro Martins Próximo à Av. Getúlio Vargas Uberlândia - MG (34) 3236-0204 america@americadecoracoes.com.br www.americadecoracoes.com.br

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1695 Uberlândia - MG (34) 3215-0309 comercial@danyhome.com.br www.danyhome.com.br

Rua Montreal, 99 - Bairro Tibery Uberlândia - MG (34) 3212-4000 contato@deckorrevestimentos.com.br http://www.deckorrevestimentos.com.br

Av. Liberdade, 1.005. Bairro Morada da Colina Uberlândia - MG (34) 3214-1380 paisagismo@geraldonovaes.net

Rua Felisberto Carrijo, 829 - Bairro Fundinho Uberlândia - MG (34) 3236-2067 italiamolduras@netsite.com.br www.italiamolduras.com.br


Avenida belo Horizonte, 747 - Bairro Martins Uberlândia - MG (34) 3303-1973 www.imperiodastintas.com.br

Rua Coronel Antônio Alves Pereira, 1389 B. Saraiva, Uberlândia - MG (34) 3223-4747 comercial@italodesign.com.br www.italodesign.com.br

Av. Getúlio Vargas, 959 - Bairro Centro Uberlândia - MG (34) 3219-5530 contato@amaisdecor.com.br www.amaisdecor.com.br

Rua Alexandrina de Castro Cunha, 125 - Jd. da Colina Uberlândia - MG (34) 3214-1804 comercial@newhomeautomacao.com.br www.newhomeautomacao.com.br

Av. Rondon Pacheco, 1901 - Bairro Lídice Uberlândia - MG (34) 3215-7010 sac@telhasul.com www.telhasul.com

Rua Maipó, 55 - Bairro Santa Rosa, em frente a Av. Monsenhor Eduardo - Uberlândia - MG (34) 3232-5491 contato@aunidas.com.br www.aunidas.com.br

Rua Duque de Caxias, 1535 - Bairro Vigilato Pereira, Uberlândia - MG (34) 3236-8688 contato@kazsaportas.com.br www.kazsaportas.com.br

Av. Vasconcelos Costa, 405 - Bairro Martins Uberlândia - MG 34) 3221-6000 metalnobre@metalnobreacabamentos.com.br www.metalnobreacabamentos.com.br

Av. Floriano Peixoto, 4090 B. - Custódio Pereira, Uberlândia - MG (34) 3212-4005 polipedras@polipedras.com.br www.polipedras.com.br

Avenida João Naves de Ávila, 1331. Center Shopping (34) 3219-9290 magali.carvalho@sertabrasil.com.br http://www.sertabrasil.com.br

Av. Francisco Galassi, 1478 - Bairro Morada da Colina Uberlândia - MG (34) 3223-5313 terraverde@terraverdeirrigacao.com.br www.terraverdeirrigacao.com.br

Av. Getulio Vargas, 1870 - Bairro Daniel Fonseca Uberlândia - MG (34) 3236-8936 fernando@vialazerudi.com.br www.vialazerudi.com.br


134

Inovação / Geometria

3223 4747

34 R. Cel. Antônio Alves Pereira, 1389 - Uberlândia - MG projeto@italodesign.com.br


italodesign.com.br


136

Inovação / Geometria

PEDRA MADEIRA

QUARTZITO BRANCO SAMURAI

PEDRA FERRO

ARENITO AMARELO

PEDRA FERRO

LIMESTONE

A BELEZA E A RESISTÊNCIA DA NATUREZA NO SEU PROJETO.

Av. Rondon Pacheco� 1�01 � L�dice 34 3215.7010 Uberlândia MG www.telhasul.com

DISTRIBUIDOR EXCLUSIVO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.