PÓS-VENDA 10

Page 25

Top Car Cascais

Top Car Setúbal

TopCar Tondela

(MANIQUECAR II)

(ADÉRITO MACHADO)

(AUTO REPARADORA DO AREAL)

A Maniquecar tem a particularidade de ser, há cerca de 20 anos, representante da Toyota em Cascais. Em 2007 começou a trabalhar a reparação multimarca mas apenas para clientes empresariais. Em Abril de 2014 decidiram abrir a reparação multimarca ao público e decidiram aderir à Top Car. “Para nós a decisão foi muito fácil. Começamos a trabalhar com a ONEDRIVE e passado pouco tempo aderimos à rede Top Car, não só porque acreditamos no projeto, mas sobretudo por tudo o que traz, pela formação, imagem, acordos que tem celebrado ano após ano e pela sua dimensão”, explica Pedro Ramos. Mantém a oferta Toyota e multimarca, com receções diferentes para não criar confusão nos clientes. “É importante termos as duas ofertas, porque a Toyota, pela quebra de vendas geral no país, obrigou-nos a procurar outras possibilidades para podermos compensar essas perdas.” A Maniquecar faz todo o tipo de serviço, da mecânica a pneus, chapa, pintura e colisão e conta atualmente com 23 funcionários, entre as duas oficinas. Os únicos carros que não são assistidos na Top Car em Cascais são os Toyota, que são encaminhados para a oficina oficial. “O cliente Toyota é fiel à oficina oficial, porque os custos de reparação são muito competitivos”, explica Pedro Ramos que fala do prémio recebido com orgulho: “É o culminar de um projeto que iniciamos há dois anos. É uma rede que tem um potencial enorme já que é a única rede a nível nacional que tem por trás uma casa de peças que tem não só mecânica como também colisão. Ficamos muito felizes por ter recebido este prémio, que é de toda a equipa”. Pedro Ramos gostava de voltar para o ano, mas mais importante é “partilhar boas práticas”.

A Top Car Setúbal é a primeira oficina da rede a ganhar o prémio pela segunda vez, depois de ter arrecadado a distinção em 2013. “Agora traz-nos ainda mais responsabilidade”, explica Aderido Machado, que acrescenta: “Na primeira vez atingimos patamares de excelência mas para voltar a ganhar as dificuldades foram ainda maiores, até porque a rede cresceu e tem-se tornado cada vez mais exigente.” Neste três anos que separam os dois prémios, Adérito Machado explica que mudou muita coisa na Top Car Setúbal. “Mudamos de instalações, mudou a concentração de toda a área da oficina num só local, porque antes tínhamos a colisão e a mecânica dispersas e crescemos também em termos de pessoal.” Em 2013 eram três colaboradores e agora são 10. “É sempre um prazer receber este prémio, mas agora obriga-nos a trabalhar ainda mais para fazer o hat-trick”. Apesar de manter uma grande especialização na Renault, o encerramento das concessões da Opel e da Ford em Setúbal trouxe muitos clientes dessas marcas à Top Car. A oficina é cada vez mais multimarca e tem chegado a muitos clientes de outras marcas. Se na oficina mudou muita coisa, o que mudou na rede em três anos? “A rede evoluiu como todos os anos e como todo o setor, com as novas metodologias e ferramentas de orçamentação, formação, divulgação da marca ao cliente, marketing ou novas parcerias. Isso faz com que nós também tenhamos que evoluir”, explica o responsável da Top Car Setúbal, que não deixa de sublinhar a ajuda da rede na digitalização do negócio, numa altura em que os carros são cada vez mais tecnológicos. “Temos ótimas ferramentas e hoje estão muito consolidadas”.

A Top Car Tondela entrou na rede há dois anos, num processo de passagem de testemunho ente gerações. A oficina era do pai de Diogo Calçada, com muita tradição na zona de Tondela. Diogo formou-se em engenharia mecânica e passou por concessionários e empresas de peritagem até que decidiu pegar no negócio da família que, para ele, só fazia sentido na Top Car. “Quando tentei entrar para uma rede tivemos várias propostas, mas senti mais confiança por parte da Top Car também porque já tinha trabalhado com o Grupo Nors. Chegámos rapidamente à conclusão que era a melhor aposta que podíamos fazer”, sublinha. Entre os pilares fundamentais estão a “formação, imagem e todo o acompanhamento e apoio que é dado aos parceiros da rede. Não se trata apenas de representar um nome de uma rede, temos uma equipa de trabalho na rede que nos dá um grande apoio”. Diogo Calçada sente-se orgulhoso pela evolução que a oficina teve em tão pouco tempo, o que trouxe mais negócio. Atualmente com oito pessoas “este é um prémio que me enche de orgulho, juntamente com a minha equipa, porque em dois anos conseguimos erguer um projeto com grandes alterações face ao que era a nossa oficina. É uma grande responsabilidade daqui para a frente para mantermos este nível.” O processo de passagem de testemunho teve alguma “negociação” entre pai e filho, mas, no final, o apoio foi total e tanto o pai como a mãe de Diogo Calçada ainda hoje trabalham na oficina. Para Diogo Calçada esta foi a melhor forma de garantir o futuro da oficina, afirmando-se como uma casa de referência na zona onde está inserida, mantendo a tendência de crescimento.

PUBLICIDADE

JULHO 2016

| 25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.