PONTOS DE VISTA DIA EUROPEU DA ESTATÍSTICA
“Estatística, uma Vacina para proteger a Democracia e combater o vírus da Desinformação”
TERESA ALPUIM E LISETE SOUSA
A Estatística é cada vez mais uma ciência fundamental, sendo utilizada de uma forma intensiva em praticamente todas as áreas de negócio, o que torna o Dia Europeu da Estatística, - 20 de outubro – numa celebração tão marcante. Teresa Alpuim, Presidente do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências, e Lisete Sousa, Coordenadora do Centro de Investigação em Estatística e Aplicações, ambas da Universidade de Lisboa, contam-nos mais sobre a importância desta data.
N
o Dia Europeu da Estatística – celebrado a 20 de outubro – realizaram-se, maioritariamente atividades como conferências, exposições, entre outras iniciativas interativas, tendo, todas elas, a estatística como base. Tendo em conta a v/ experiência, quão importante é esta efeméride? Lisete Sousa (LS) - Esta efeméride é de extrema importância, pois tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil e a comunidade científica para o papel relevante das estatísticas oficiais. A existência de dados com qualidade bem como a sua análise rigorosa são fundamentais para a definição de políticas públicas, tanto no que respeita ao desenvolvimento económico, como ao bem-estar social, ao combate à pobreza e promoção da saúde pública. A comunidade estatística europeia celebra o Dia Europeu da Estatística anualmente, nos anos intercalares ao Dia Mundial da Estatística (assinalado a cada cinco anos). Consideram, assim, que o
74 | PONTOS DE VISTA |
intuito de dar a conhecer (e reconhecer) a importância e o contributo da estatística na sociedade são hoje conscientes entre todos? De que forma esta consciencialização tem vindo a evoluir? LS - Essa consciência conquista-se a cada dia e ainda há muito a fazer. As empresas estão cada vez mais conscientes da importância da estatística, nomeadamente da necessidade de ligação ao meio académico, o que permite uma transferência de conhecimento de alto nível. Esta consciência evolui por vezes como consequência de situações que não controlamos. A COVID-19 veio mostrar a importância de estar bem informado e de produzir dados e modelos adequados para basear decisões políticas. Que mote acreditam que se deve defender este ano pelo universo estatístico para celebrar, refletir ou debater no Dia Europeu da Estatística – e que a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa abraçou?