Revista Pontos de Vista Edição 100

Page 16

Transformação Digital em tempo de Pandemia

Masterlink

Business Innovation

Nuno Rosa

Carlos Pereira

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação de elevada complexidade, a Masterlink, hoje, distingue-se pela sua equipa de consultoria especializada e pelo constante desenvolvimento e inovação da sua tecnologia: a Plataforma Masterlink. Nuno Rosa, Diretor de Marketing e Operações e Carlos Pereira, Diretor Comercial, em conversa com a Revista Pontos de Vista, explicaram a importância que, em tempos de pandemia, a transformação digital tem nas organizações.

A

tualmente assistimos a complexos desafios provocados pelo novo coronavírus. A pandemia fez com que nos deparássemos com mudanças inesperadas e para as quais não estávamos preparados, como o isolamento social, o encerramento de atividades comerciais e serviços públicos. O mundo teve que se reinventar e se adaptar às novas circunstâncias utilizando todo o conhecimento e oportunidades que, ao longo dos anos, a evolução tecnológica trouxe a seu favor: o teletrabalho, os serviços online, entre outros. Em momento de pandemia é essencial compreender a importância da transformação digital para as organizações. O papel das tecnologias neste cenário é evi-

14 | PONTOS DE VISTA |

dente e as empresas dos mais variados setores procuraram, na tecnologia, soluções para melhorar o seu desempenho, produtividade, agilidade e eficácia, e assim conseguirem manter os seus negócios ativos e competitivos. Carlos Pereira, garante que “esta transformação já se encontrava em ascensão em Portugal. Contudo, a pandemia veio impulsionar a sua relevância tornando-se imperativo para as empresas que ainda não se tinham dedicado à sua digitalização começarem a fazê-lo”. A transformação digital ganhou uma nova dinâmica, fruto da pandemia que estamos a viver, algo que também se nota em termos estratégicos”, afirma Carlos Pereira. “De alguma forma, todas as organizações foram for-

temente pressionadas com o confinamento generalizado da população e assistimos a uma verdadeira corrida pela sobrevivência”, complementa Nuno Rosa lembrando que este é um tema global e não exclusivamente nacional. Este cenário reforçou a importância da digitalização nas organizações e o sentido de urgência na persecução deste objetivo. O que antes era uma estratégia de médio prazo e com níveis de prioridade flexíveis passou a ser de curto prazo e essencial para a sobrevivência das organizações. Este contexto, numa escala global, traz uma pressão nunca sentida sobre os recursos humanos especialistas em TI. Não é difícil perceber o efeito em cascata consequente: escassez de recursos humanos, custos elevados e extrema dificuldade de retenção com profundo impacto à continuidade do negócio. Num cenário pré-pandemia, na relação entre oferta e procura de recursos humanos de TI já era possível observar um crescente défice. Atualmente a situação intensificou-se levando a que as organizações vivam profundas dificuldades em implementar a sua estratégia de transformação digital. Não é de todo surpreendente que tecnologias (low-code) que permitam otimizar os recursos humanos de TI, aumentando a sua eficiência operacional, e tecnologias (no-code), que permitam a recursos humanos não especializados em TI desenvolverem as suas próprias aplicações participando ativamente na transformação digital da sua organização, se tornem opções naturais das organizações. Carlos Pereira, sustenta que esta transformação começa pelas pessoas: “A transformação digital começa em cada um de nós e, se olharmos para uma organização, é nas pessoas enquanto agentes desta transformação que a nossa tecnologia no-code faz a diferença. Permite que alguém, cuja formação de base não é nas áreas das TI, consiga construir soluções para o seu negócio”. Com a Plataforma Masterlink as organizações têm à sua disposição uma ferramenta que possibilita a automação/digitalização dos processos: criar a estrutura de informação a manter e gerir, implementar o ciclo de vida (workflows) da mesma e implementar automatismos ou regras de negócio. A plataforma suporta abordagens ágeis, iterativas e incrementais, que permitem focar nas necessidades especificas da organização, em cada momento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.