Revista Pontos de Vista edição 57

Page 62

MEDICINA REGENERATIVA

» UNIDADE DA ANCA

OPINIÃO Dr. Jorge Cruz de Melo, Diretor da Unidade da ANCA

Medicina Regenerativa Da utopia à realidade

A Pedra Filosofal é um mito, algo com poderes incríveis, capaz de transformar qualquer metal em ouro. Segundo as lendas, a Pedra Filosofal também poderia ser usada para criar o Elixir da Vida, que tinha a propriedade de prolongar a vida da pessoa que o bebesse.

A

pontos de vista

62

nível teórico, com a Pedra Filosofal e o Elixir da Vida era possível obter juventude eterna. A Medicina Regenerativa tem como objetivo principal o reparo e a substituição terapêutica de tecidos lesados e/ou degenerados por complexos celulares ou moleculares com estruturas e funções equivalentes. A medicina regenerativa e a engenharia de tecidos constituem na atualidade uma área auspiciosa da medicina no que se refere ao tratamento de patologias que exigem a substituição de alguns tecidos e órgãos afetados de forma irreversível e cujo tratamento convencional não resolveu. Baseia-se na potencialização de células que permitem ao próprio organismo reparar tecidos e órgãos lesados. Aproveitamos a possibilidade de promover a renovação das células dos tecidos velhos, por células e tecidos novos. Presentemente pode ser considerada a maior e melhor contribuição para a vida. Este ramo da medicina e da investigação tem tido nos últimos anos uma enorme evolução. Noticias como estas são cada vez mais frequentes: “Uma equipa de cientistas norte-americanos, do Instituto Wake Forest, desenvolveu uma técnica que pode ser revolucionária nos processos de implantes e na medicina regenerativa. Os cientistas imprimiram tecido com a forma de uma orelha e implantaram-no em ratos. A estrutura acabou por se transformar em tecido funcional, tendo até criado um sistema de vasos sanguíneos. Estes resultados abrem assim caminho para que a técnica possa ser aplicada no corpo humano.”; “Um grupo de cientistas conseguiu obter em laboratório um membro posterior de rato totalmente orgânico dando mais um passo na área da medicina regenerativa para obtenção de órgãos completos.” A Medicina Regenerativa tem sido chamada de “a próxima evolução de tratamentos médicos», pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos, dos EUA, mas esta realidade está mais próxima do que se imaginava.

PREVENÇÃO

O Homem desde a antiguidade que procura o Elixir da Vida, ou seja a possibilidade utópica de manter a juventude eterna. Assistimos na atualidade a uma procura desesperada deste estado. O ser humano procura fugir, esconder, retardar o seu normal processo de envelhecimento. Somos diariamente bombardeados por publicidade, ideais de beleza e “juventude”, estilos de vida ativos onde apesar da idade continuamos a realizar e usufruir de atividades antes julgadas apanágio dos jovens. A “juventude” é hoje procurada, seguindo modelos

samos rapidamente para os extremos, de não fazer nada para realizar cargas e atividades extremas, por vezes agressivas e nefastas. Deve-se procurar seguir dietas equilibradas, seguir um estilo de vida calmo, equilibrado e evitar práticas destrutivas, como o tabaco e o álcool. A Medicina de Saúde Publica e ainda mais a Medicina Anti-Aging, estão vocacionadas para a prevenção. Prevenir o aparecimento de patologias e retardar o processo natural de envelhecimento. Não podemos parar o tempo, o relógio biológico mantém a sua contagem de forma contínua. Procuramos alterar o ritmo do tempo e as suas consequências, atuando nas causas do envelhecimento e minimizando as suas consequências.

PRESERVAÇÃO

“A ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência.” Charles Darwin

de moda, roupas descontraídas e juvenis; com a prática de atividades desportivas com o objetivo de manter uma aparência física atlética, esbelta, tonificada, mas também com o objetivo de criar uma aura de energia, de jovialidade; com dietas cuidadas procurando não perder o controlo da aparência física; com o uso de produtos de estética “antiaging”. Os publicitários usam bem este sentimento humano. Deparamo-nos por todo o lado com frases como estas “renova a juventude do seu rosto graças ao poder da renovação das células…” A Organização Mundial de Saúde define saúde como ““um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades». Saúde e bem estar são um bem precioso, que deve ser preservado com todos os cuidados e atenções. Uma vida saudável, equilibrada, cuidada pode ser a base para uma longa e boa vida. O desporto efetuado de forma moderada e equilibrada é ótimo, mas lembro que estamos em tempos em que pas-

Perante o processo patológico, a anomalia, a doença, pode ser encarada com uma atitude preservadora, atuando com gestos terapêuticos, médicos ou cirúrgicos, com vista a preservar a estrutura, o órgão, a função. A medicina e cirurgia preservadora visa a manutenção por um tempo mais prolongado, seja de um órgão, seja de uma articulação. Por desvio profissional, abordaremos aspetos ligados à ortopedia. O diagnóstico correto e atempado, o uso de medidas preventivas, terapêuticas médicas e cirúrgicas, podem minimizar e retardar as manifestações e evolução de certas patologias, nomeadamente da artrose, ou seja do desgaste articular. O uso de suplementos como os condroprotectores, Calcio, Vitaminas D podem ter um papel importante na proteção osteoarticular. O equilíbrio postural, a tonificação muscular e protocolos personalizados de fisioterapia podem ser particularmente úteis. A Fisioterapia, a Osteopatia, Pilates, Pilates com máquinas, Hidroterapia, etc permitem equilibrar e melhorar o sistema musculo-esquelético. Infiltrações articulares com Acido Hialurónico, com Plasma Rico em Fatores de Crescimento, com Colagéneo, são soluções para manter a função articular por um tempo mais prolongado. A cirurgia preservadora, aberta e sobretudo a artroscópica, tem um papel importante nesta preservação, nomeadamente em patologias como o conflito femoro-acetabular e a displasia na anca, as lesões meniscais e de ligamentos no joelho. O objetivo dos cuidados preservadores é manter a articulação, o órgão a função pelo maior tempo possível.

REGENERAÇÃO

A Medicina Regenerativa tem como objetivo prin-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.