Revista Pontos de Vista Edição 49

Page 111

universo digital

Registry Lock Service: a segurança é a prioridade Confiança, paixão ou tradição são alguns dos elementos que caracterizam a Associação DNS.PT enquanto entidade que tem trabalhado pela manutenção dos níveis de qualidade que o registo de nomes de domínio .pt tem. Mas a Presidente do Conselho Diretivo, Luísa Gueifão, acredita que, acima de tudo, na gestão do domínio de topo correspondente a Portugal na Internet existem dois valores essenciais: segurança e fiabilidade técnicas. Com este perfil, foi lançado a 15 de setembro um novo serviço de proteção adicional de segurança: o Registry Lock Service.

A

segurança informática é fundamental para o bom funcionamento de todos os sistemas de informação, mas a verdade é que nos últimos anos temos assistido a uma colossal vaga de ataques informáticos. Recuemos a 2013, por exemplo, no momento em que o célebre site do New York Times foi alvo de um ataque informático, ficando inoperacional durante horas a fio. Este era o momento de estar novamente um passo à frente dos hackers e estudar novas questões de segurança nas áreas DNS entre a comunidade internacional. É assim que começa a ser delineado o Registry Lock Service, um serviço premium prestado pelo DNS.PT, que disponibiliza uma proteção adicional de segurança aos dados associados aos nomes de domínio .pt, evitando tentativas de alterações, transferências ou remoções não autorizadas. A Revista Pontos de Vista quis conhecer melhor este serviço que implicou um investimento significativo em termos técnicos, de desenvolvimento e de pessoal qualificado para fazer a verificação e, para tal, falou com Luísa Gueifão, Presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT. Transferência de gestão e de responsabilidade técnica de nomes de domínio, alterações da informação técnica e delegações na zona e remoção de nomes de domínio. Através da subscrição deste serviço, para a execução destas ações serão implementadas medidas de verificação adicional aos dados associados a um domínio. Por outras palavras, “quem entender que o seu domínio pode, por uma ação não autorizada ou não solicitada, ser alterado, devido a uma falha de segurança que possa existir ou pelo uso indevido das credenciais de acesso ao nome de domínio, tem aqui ao seu dispor uma dupla autenticação que é feita por nós, de modo manual”, descreveu Luísa Gueifão. Podem subscrever este serviço os titulares de domínios registados sob .pt, exceto aqueles

LUÍSA GUEIFÃO

que se encontram registados sob o domínio de segundo nível .gov.pt, mas sempre e apenas via Registrar ou entidade gestora. Para tal, a operação é bastante simples: basta consultar e aceitar os Termos e Condições aplicáveis, preencher e, por fim, enviar o formulário de subscrição. A partir daqui, será dada a garantia de que com o Registry Lock Service os dados associados ao seu domínio .pt estão ainda mais protegidos. “A segurança é uma das nossas grandes apostas. Quer diretamente, quer via Registrar, o nosso próprio sistema de registo e gestão de domínios está imbuído de uma enorme carga de segurança que faz com que a probabilidade de existirem ataques seja muito reduzida. Mas sabemos que precisamos sempre de outras soluções que combatam as falhas de segurança que possam surgir”, explicou. Já em 2010 o DNS.PT disponibilizou nesta área o DNSSEC, nome dado às extensões de segurança ao protocolo DNS, desenhadas para proteger e autenticar o tráfego DNS, melhorando assim a confiabilidade dos utilizadores nos serviços prestados. O Registry Lock Service surge, deste modo, como mais um serviço de segurança, sendo que é um serviço que implica o pagamento de um valor mensal adicional máximo de cinco euros, “um valor simbólico para a segurança que proporciona”, afiançou a diretora. 27 anos do domínio .pt “Não ter hoje uma presença na Internet é comprometer qualquer possibilidade de negócio, não só para empresas que optam pela economia digital, mas também para os setores mais tradicionais. Todos os negócios precisam de divulgação online”, afirmou Luísa Gueifão. Porquê apostar então num domínio de topo .pt? Ao longo dos seus 27 anos de existência, o .pt tem erguido com responsabilidade a bandeira de Portugal na Internet. Por-

111

tanto, respondendo à questão, “é um domínio de topo fiável que gera confiança e um sentimento de maior proximidade no consumidor”. Com base nisso, divulgar, personalizar e reforçar a sua presença têm sido três alicerces do trabalho desta associação criada em 2013 que tem ainda como missão promover projetos que incentivem as empresas a migrarem para a Internet. Exemplo disso é o protocolo assinado no âmbito do projeto “Empresa na Hora” do Ministério da Justiça, no qual é atribuído a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano, que inclui um domínio registado sob .pt, uma ferramenta para desenvolvimento de um site e o respetivo alojamento técnico e caixas de correio eletrónico. A aposta no .pt está a colher os primeiros frutos. Segundo dados recentes do CENTR, a associação europeia nos domínios ccTLD, o domínio de topo de Portugal foi o que mais cresceu na Europa no último ano. Apesar de Luísa Gueifão admitir que estes números também refletem um menor crescimento de outros países, este é também o reflexo da crescente aposta na segurança e fiabilidade técnicas e na divulgação do .pt como o domínio de Portugal. Continuar a crescer no número de domínios é a ambição para o futuro, mas as expectativas vão muito além disso. “Faz parte da nossa missão contribuir para o desenvolvimento da comunidade Internet e isso só se consegue incluindo toda a gente. Não podemos ficar contentes quando vemos que é sobretudo nos grandes centros e nos mais favorecidos que o acesso à Internet é mais facilitado. Cabe-nos promover a formação e os projetos de dinamização que garantam a inclusão de todos, os mais novos, os mais velhos e os menos favorecidos. A Internet tem de ser isso mesmo, uma rede global, de todos e para todos”, concluiu Luísa Gueifão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.