1 minute read

Nas páginas do tempo, as escritas da história presentes nos espaços de memória

Esse bem que poderia ser o título de uma dissertação de mestrado, mas é tão somente a abertura da oitava edição da Revista Oxente! Um veículo de comunicação que destaca o jornalismo cultural e se utiliza de uma narrativa de um jornalismo literário, mais livre, mais ousado.

Outubro de 2022 tem sido um mês complexo, em meio a um processo eleitoral polarizado, com muita desinformação e violência, não só simbólica, mas física. Outubro de 2022 reflete no Brasil, a fotografia de um tempo, um tempo sombrio, onde os direitos dos cidadãos tem sido retirados e questionados, sobretudo, das consideradas minorias em direitos, mas que nem sempre se configuram como minorias em número, como mulheres, comunidades LGBTQIA+ , negros, indígenas e outros.

Advertisement

Outubro de 2022 queima aos nossos olhos, quando o sol chega ao meio do céu e as temperaturas marcam 38º, o mundo parece parar, provavelmente, cansado da humanidade desumana que aqui reside. O que resistirá ao tempo e chegará aos anais da história? História que hoje apresenta versões negacionistas e paralelas. História que até o terraplanistas querem revisar.

O impensável e o imponderável tomou conta das mentiras vendidas nos mercados das redes sociais, como versões da verdade.

Mas felizmente, nem tudo é sombrio neste outubro de 2022. A Revista Oxente chega a sua oitava edição trazendo um interessante percurso pela Teresina do presente e do passado que ativa tempos entre tempos, memórias e se coloca para a história.

O percurso do leitor pode ser o que melhor lhe convier. Podemos começar conhecendo o Troca-troca na beira do rio Parnaíba e de lá pegar um barco para a Jericoroa, onde tradição e belezas aguardam os visitantes. Mas também é possível iniciar a trajetória pela praça Pedro Segundo, conhecida como P2 e lá percorrer os sebos que resistem às transformações mercadológicas temporais. A visita aos monumentos do Gregório e do Cabeça-de-cuia também pode ser realizado nas páginas da oitava edição da Revista Oxente! Sem contar um mergulho nos festivais de música e nas exposições de artes plásticas, para além de outras possibilidades de entrar em contato com a cultura local, nacional e internacional.

Então, outubro de 2022 é também vida que avança, é também cultura que resiste, é também afeto e acolhimento.

Nossos futuros jornalistas já estão prontos para contar ótimas histórias com suas narrativas instigantes e intrigantes. Boa leitura!

This article is from: