Revista Novos Hábitos 3ª Edição

Page 10

medicina oftalmologia

Cirurgia a laser para correção de

miopia, astigmatismo e hipermetropia A necessidade de uso de óculos e lentes de contato pode, para muitas pessoas, ser motivo de desconforto e dependência.

A

necessidade de uso de óculos e lentes de contato pode, para muitas pessoas, ser motivo de desconforto e dependência. Vários tipos de cirurgia foram propostos desde o fim do século XVIII, sendo que, nos últimos 50 anos, as cirurgias na córnea, parte mais anterior e externa do olho, tem sido as mais utilizadas. A cirurgia a laser nos olhos surgiu nos anos 60 e foi aprovada para correção dos vícios de refração em 1995. Os avanços e a segurança decorrentes desta técnica, tem permitido que um maior número de pessoas se beneficiem de seus resultados. Dependendo da indicação adequada da cirurgia através do exame pré-operatório, o procedimento é muito previsível e seguro, levando em mais de 90% dos casos a uma visão normal.

NOVOS HÁBITOS

Tipos de cirurgia

10

As opções cirúrgicas mudam a curvatura das lentes naturais do olho. No caso da cirurgia refrativa, a mudança da córnea é realizada através da aplicação de laser na periferia ou na região central da córnea, corrigindo miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O laser é uma forma de luz descoberta nos anos 60 e tem sido utilizado em diversas áreas a medicina. Na oftalmologia, o laser usado é o Excimer, que consiste em um composto obtido a partir dos gases argônio e fluoreto. Na miopia, o laser é aplicado na área central, retirando tecido para que haja o aplanamento desejado. Na hipermetropia, realiza-se a retirada de tecido da periferia da córnea, aumentando sua curvatura central. No astigmatismo, o tratamento é realizado em áreas selecionadas da


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.