Page 1

STRO BING A nova

técnica de

make

Como as pessoas encaram o

casamento

nos dias de hoje?

Inteligência

emocional: pode mudar a sua vida

ANO 7 • Nº 28 R$ 14,00

Wesley

Safadão O fenômeno do Brasil


Rua Romeu Martins, 768 - Montese (85) 3498.5399 / 99767.0390


WWW.MULHERCHEIROSA.COM.BR

Capa

48 STROBING A nova técnica de make. 50 Perfil Wesley Safadão O fenômeno do Brasil. 76 Como as pessoas encaram o casamento nos dias de hoje? 92 Inteligência emocional: pode mudar a sua vida.

Alimentação

106 Estilo de vida fitness Conheça os prós e os contras de um estilo de vida saudável.

All The Beauty

A textura acetinada fez seu come-back nesta temporada.

34

116 Natália Soares Conheça as diquinhas de beleza da jovem. 118 Luana Benevides Mais dicas de beleza para você se inspirar.

Economia

Infantil

Entrevista

Moda e Estilo

104 Economizando no supermercado Dicas e reflexões para ajudar nas compras do dia a dia.

54 A super Viviane Araújo Poderosa e dona de um astral único, Vivi foi puro carisma com a gente. 58 Diário de bordo Bruna Waleska visitou e nos contou os segredos da Áustria. O outono/ inverno pretende vir mais colorido, brilhante e fluido do que de costume.

156

60 Laís Lopes Empresária e personalidade cearense conta curiosidades de sua vida pessoal. 94 Não fuja da Raia Artista completa e de carisma único, Cláudia Raia conversou com a nossa equipe sobre carreira, beleza e família.

Fígaro Barbearia

86 Cortes de cabelo masculino O que é tendência para eles!

70 A criança como ferramenta do seu desenvolvimento Conheça o método de ensino Montessori.

78 Especial Casamento O casal Amanda e Daniel realizaram o grande sonho do casamento com uma participação especial da Mulher Cheirosa. 122 Pantacourt Conforto e modernidade são as grandes aliadas da calças pantacourts. 136 Che Bello! Prepare-se para entrar no mundo poético e lírico dos casamentos no campo. 146 Beauty Show A choker, a nova trend, cada vez mais vista nos red carpets e baladas pelo mundo afora. 154 Passarela Internacional Os melhores looks das passarelas mais importantes do globo para você se preparar e se inspirar para a próxima temporada desde já.


Por Viviane Araújo

facebook.com.br/fillsetejeans

instagram.com/fillsete

www.fillsete.com.br/blog


Mulher Cheirosa

38 Evolução da maquiagem definitiva Saiba tudo sobre as maravilhas que a micropigmentação pode fazer por você.

147

40 Radiofrequência: a preferida das mulheres Um dos tratamentos mais procurados para cuidar da beleza do corpo. 42 Manual da loira Tudo que está em alta em relação aos fios claros. 46 Para cada faixa de idade, um cuidado com a pele Guia de tratamento da cútis para mulheres jovens e maduras.

Saúde e Bem-Estar 64 Problemas de memórias nos jovens Dicas para ajudar no processo de memorização.

100 Mais saúde e disposição na terceira idade Listamos a fonte da juventude para você adotar, já!

Sexualidade

84 O tempo e o sexo Ao longo do casamento a relação sexual pode ficar ainda melhor.

Teen

66 Filhos bilíngues Os benefícios que o intercâmbio para fazer pela educação dos seus filhos.

Sempre Aqui

24 MC News Novidades do momento. Trend fortíssima nas duas últimas temporadas, os babados vão trazer muito movimento e fluidez.

32

26 MC Desejo Mercado de luxo e dos sonhos. 28 Mix Chic O que é chique, tem aqui. 30 + Tendência O que está em alta na temporada para você se inspirar. 108 Mexa-se Emagreça com o HIIT. 110 Eu, leitora “Desacreditei no amor e encontrei quando jamais esperava”. 160 Destino As 10 praias mais belas do mundo. 166 MC Cultural Dicas para você ficar mais. 168 Endereços Onde encontrar.

Nossa Capa - Modelo: Juliana Lourenço (Amazing Models). Fotos: Rafa Eleutério. Assistente de fotografia: Igor Dantas (Voir Imagem). Edição de moda: Aline Matias. Stylist: Milena Lima. Beleza: Adriana Militão. Vestido. Jollie. Joias: Bayusha. Tratamento de imagem: Kalil Macedo - Creative Carbon www.mul herchei ro sa.com .b r


EDITORIAL

Para

MIM,

para

VOCÊS...

A

qui estou eu apresentando mais uma edição da revista Mulher Cheirosa. Faço isso a 28 edições e sempre fico pensando o que escrever ou contar nesta página que é totalmente dedicada a vocês, que a abraçaram e estão comigo desde o início nesse projeto. Desta vez vou fazer diferente. Isso! Não vou ficar aqui me prolongando, falando sobre nossas matérias e editoriais de moda. Quer dizer, não vou falar detalhes e dizer plausivelmente o que vem por aí. Adoro surpresas, adoro abrir um presente e ser surpreendida com o aquilo. Gosto de visitas inesperadas, encontros casuais... Gosto daquilo que me enche os olhos e faz o meu coração vibrar. Assim é com a nossa revista. Assim quero que vocês se sintam quando a abrirem e folhearem cada página. Quero que vocês sorriam ao ver uma foto, uma tendência, se interessem em ler uma reportagem e fiquem imensamente felizes com o que preparamos para esta edição. É de praxe que vocês encontrarão muita moda, cores que estão em alta, leitoras que ditam tendência, coberturas dos grandes eventos da moda mundial, como também muitas matérias de saúde, beleza, comportamento, vida em família, sexualidade, relacionamento... O que eu mais gosto da nossa revista é isso, a diversidade de assuntos, a variedade de abordagens. Temos tudo e para todos os gostos. O público teen e infantil não passam 20 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

despercebidos. As fashionistas amam o que a gente publica. As mães pedem mais assuntos do seu dia a dia. Os casais podem ler as matérias juntos e até os homens estão inseridos no nosso universo. E é assim que a gente quer continuar fazendo, escrevendo e crescendo. É assim que a gente faz a Mulher Cheirosa, faz a revista e tudo que engloba o nosso mundo e é assim que a gente quer continuar, por mim, por você e por todos os nossos milhares de clientes que fizeram a gente ser quem somos hoje, com quase 30 anos de histórias e muitas vitórias. Muito obrigada pelo carinho, companheirismo e parceria de vocês. Já já tem outra revista Mulher Cheirosa para a gente continuar batendo esse superpapo por aqui! Falei que não ia me prolongar muito e assim será feito, afinal, também quero aproveitar e usufruir tudo que só a 28ª edição tem. Beijos,

Lilianne Veloso Diretora Executiva @lilianneveloso


ALDEOTA RUA MARIA TOMASIA 764 - LOJA 01 (85) 3242.1530 (85) 98816.4930

IGUATEMI 1° PISO EXPANSÃO - LOJA 639/640 (85) 98755.6010 (85) 99862.8554

LAVIEJOIAS WWW.LAVIEJOIAS.COM.BR


NÓS POR NÓS

PRISCILA ALCÂNTARA EDITORA CHEFE

A fotógrafa Rafa Eleutério busca o melhor ângulo. As modelos Juliana e Raquel aproveitam para tirar um selfie entre uma foto e outra.

EDUARDO LIMA JORNALISTA

Retoques finais no make da Simone Cereja. Nossa produtora Aline Matias posiciona a modelo Sarah no lindo cavalo Xangai enquanto o fotógrafo Luís Moraes finaliza o click com a modelo Laís.

JULYANA SILVEIRA JORNALISTA

MIRELLA LIMA JORNALISTA

22 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

MALI MELO MODA

JAIRO GOMES DIREÇÃO DE ARTE

www.mul herchei ro sa.com .b r


f o g n i k Ma Flagra!

Olha ela! Antes do shooting nossa stylist Milena Lima é flagrada relembrando os tempos de modelo posando na escolha das locações. O fotógrafo Nicolas Gondim em click com a modelo Carol Cunha.

NICOLAS GONDIM FOTÓGRAFO

MILENA LIMA

CONSULTORA DE MODA

Luana e Natália na MC RioMar garantem a selfie perfeita.

RAFA ELEUTÉRIO E IGOR DANTAS FOTÓGRAFOS

ROMUALDO CASSIANO BOOKER

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

LUÍS MORAES FOTÓGRAFO

ALINE MATIAS

EDITORA DE MODA

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 23


MC | NEWS

25 em 1

O Redken One United All In One é o tratamento multibenefícios que proporciona beleza e proteção aos fios. São 25 benefícios em um só produto para todos os tipos de cabelos. Os resultados são instantâneos no toque, no visual e na rotina de cuidados. O lançamento da Redken garante fios macios, hidratados, brilhantes e sem frizz. Versátil, o Redken One United pode ser aplicado e reaplicado nos cabelos secos ou molhados, sozinho ou com leave-in, além de ser com ou sem enxágue. Perfeito para usar durante a secagem dos fios e na escova, pois garante proteção contra o calor do secador e agiliza o procedimento.

Para elas...

My Burberry é a nova fragrância feminina inspirada no icônico trench coat da Burberry. Tipicamemente feminino o perfume exala toques de limão siciliano, peônias, flor de pessegueiro, frésia e almíscar, entre outros componentes. Dizem que sua fragrância é um grandioso floral britânico que captura a fragrância de um jardim em Londres após a chuva. Ah, e mais um detalhe: no site da Burberry e perfumarias selecionadas, clientes podem gravar até três iniciais no frasco.

Edição comemorativa

Após 10 anos do lançamento da linha com essência de chocolate, a Truss apresenta em versão modernizada o Kit Chocolatte Gold com ativos de ultima geração aliadas a fragrância que conquistou o mundo: o chocolate! Sua fórmula possui glow system, color protection e queratina que proporcionam um brilho extraordinário com efeito 3D. Além disso, nutre, protege a cor dos cabelos coloridos e cria um filme de proteção duradouro enquanto promove rápida cicatrização capilar, aumentando sua resistência e elasticidade. Sua fórmula também conta com agentes hidratantes, pantenol e óleo de avelã que tonifica o couro cabeludo, hidrata e restaura os fios de dentro pra fora, proporcionando mais maciez, suavidade e brilho. O resultando são cabelos recuperados, saudáveis e brilhantes!

Muito mais volume

A L’Oréal Professionnel desenvolveu a linha Volumetry, formada por três produtos formulados com alta tecnologia para dar volume, brilho e movimento aos cabelos finos e com pouco volume. Baseados em pesquisas (49% das brasileiras têm cabelos finos ou muito finos e 24% sofrem com a falta de volume, por isso acumulam mais oleosidade no couro cabeludo e não conseguem manter o fio encorpado), os cientistas concluíram que a solução para o problema envolve duas ações: limpeza da oleosidade acumulada e tratamento do córtex enfraquecido. Para limpar, o ativo ideal é o ácido salicílico, que purifica suavemente, eliminando o acúmulo de oleosidade e reduzindo o risco de colapso da fibra capilar. Já para tratar o córtex, a opção é a dupla de tecnologiasIntra-cylane™ e Hydralight. O primeiro preenche a fibra capilar desde o córtex e reforça a estrutura de dentro para fora, enquanto o segundo hidrata e condiciona a fibra capilar. Como resultado, o cabelo ganha volume, força e resistência desde a raiz, mantendo sua densidade, espessura e movimento por mais tempo.


Cachos perfeitos

Você tem cabelos cacheados ou supercacheados que precisam constantemente de hidratação? O Supercream Creme de Coco para cachos da Deva Curl é o produto do momento. Um creme modelador supernutritivo com infusão de óleo de coco, que oferece para você toda a liberdade de se expressar com suas madeixas encaracoladas. O Supercream faz tudo: amacia, suaviza, modela, hidrata, define, controla o volume, doma o frizz, solta os cachos, deixa os cabelos brilhantes e levanta qualquer look! Vale a a pena adquirir este produtinho. Ele é maravilhoso e está dando o que falar.

Doses de beleza A Kerastase inova mais uma vez e traz mais um lançamento para realçar a beleza dos cabelos! Kerastase Fusio-Dose é o primeiro ritual totalmente personalizado que trata várias necessidades dos cabelos ao mesmo tempo. São 4 fórmulas concentradas para as necessidades primárias e 4 Booster para as necessidades secundárias, que combinadas entre si são diversas possibilidades personalizadas adaptadas individualmente para cada necessidade. Tem para cabelos coloridos, ressecados, quebradiços e para regenerar e rejuvenescer os fios e o couro cabeludo. Tem mais: não é necessário aplicar o condicionador após o uso da ampola, pois ela mesma já irá condicionar os fios.

Loiro ideal

A L’Oréal Professionnel trouxe ao mercado o creme matizador Color Corrector Blondes, o tratamento perfeito para cabelos loiros, com mechas ou descoloridos, que elimina instantaneamente o amarelamento dos fios e garante um loiro revitalizado como se tivesse acabado de sair do salão. Sua fórmula ajuda no condicionamento dos fios, aumenta o brilho e auxilia no desembaraçamento das madeixas. O ideal é aplicar nos cabelos lavados e secos, deixar agir de 5 a 10 minutos e, em seguida, enxaguar. O resultado? Um loiro intenso e revitalizado, livre do amarelo indesejado.

Cuidados pós-sol

A Bed Head trouxe recentemente para o mercado a linha Totally Beachin’, composta por shampoo, condicionador e leave in Colour Protection Beach Bound, que promete reduzir em até 99% os danos causados pelo sol forte, a água salgada, o cloro e a umidade. O shampoo limpa e remove os resíduos de areia e sal, repõe a umidade natural devido à glicerina e acalma o couro cabeludo. Em seguida, recomenda-se deixar o condicionador atuar de 2 a 3 minutos. Após enxágue e com os cabelos ainda úmidos, aplique o leave in para proteger a cor e dos meios externos. O resultado são cabelos bem mais sedosos, hidratados e protegidos. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 25


MC | DESEJO

Chave dos sonhos

Se você dirige um supercarro extremamente raro e caro, é justo que você gaste pelo menos US$ 250.000 na chave, certo? A Optimal Innovative Solutions certamente concorda com isso. A empresa revelou uma chave customizada para o Koenigsegg Agera R que se parece mais com uma joia do que com um controle remoto que destrava o carro. A peça é feita de platina e ônix, além de ser inteiramente cravejada de diamantes de 40 quilates. Atualmente, a chave não está disponível como uma opção, no entanto, não será surpreendente se aparecer na lista de acessórios do supercarro. A chave é uma peça única e é provavelmente uma das melhores maneiras de dar um toque especial ao carro.

Vodca mais cara do mundo

A montadora de carros europeia Dartz é detentora da vodca mais cara do mundo, se considerado o preço do litro. Com embalagem criada entre 1908 e 1912 pela montadora russa Russo-Baltique, a garrafa de 1 litro da bebida custa US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 4,7 milhões). O preço tão alto deve-se à embalagem: uma réplica do radiador usado nos carros da marca, feita de ouro. A tampa é confeccionada com o mesmo material e tem a águia imperial russa de diamantes. A garrafa em si é feita de vidro à prova de bala. O artigo de luxo foi criado em homenagem à Russo-Baltique, uma das primeiras montadoras da Rússia e do mundo, para comemorar o aniversário de 100 anos da companhia, que fechou as portas em 1923. A princesa Regina Abdurazakova, do Cazaquistão, foi a financiadora do projeto, além de ter criado o design da embalagem. A bebida também ganhou popularidade ao aparecer na terceira temporada do seriado norte-americano “House of Cards”.

Exercite-se com glamour

Olha a hora...

Os famosos halteres podem fazer “milagre” na malhação! Diversos exercícios são feitos com esses pesinhos. Os adeptos adoram e sempre têm em casa, por isso, a empresa Hock Design, fez questão de deixar os equipamentos mais luxuosos e elegantes e ainda com um toque para lá de peça decorativa. Conhecido como “Goldloft Gold 18K Dumbbell” o halteres tem 100% de madeira grenadilla com acabamento em ouro amarelo de 18 quilates, custando nada menos que US$ 125.000 (cerca de R$ 475.000). Feito à mão, na Alemanha, o produto tem estoque limitado em apenas 50 unidades, uma ótima opção como incentivo para atividade física ou como presente para aquele amigo sedentário, hein? Você pode adquirir o produto no site da Moda Operanti (www.modaoperandi.com).

Os tecnológicos mais extravagantes vão adorar esta novidade: um apple watch de ouro 24 quilates com diamantes incrustados por US$ 75.000. O cliente pode escolher entre a versão 24 quilates de ouro amarelo, ouro rosa 18 quilates e platina. A empresa vai oferecer apenas 30 unidades do chamado Lux Watch, que pode chegar a até US$ 74.995, enquanto a versão padrão chega a “apenas” US$ 8.000 porque está disponível nos mesmos metais, mas com menos diamantes. Há também uma versão média, “Deluxe”, que gira em torno de US$ 13.000. As três versões do relógio estão disponíveis em dois tamanhos, 38 mm e 42 mm. Um depósito não reembolsável de US$ 10.000 é necessário a préencomenda do Lux Watch, enquanto o padrão exige um depósito de US$ 2.000 e o Deluxe pede um de US$ 3.000. Quem arrisca?

26 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


Pedra (mais) preciosa

Gemólogos do Sri Lanka afirmam que a maior safira azul do mundo foi descoberta em uma mina do país. A pedra preciosa pesa 1.404,49 quilates (280,8 gramas) e tem valor estimado em US$ 100 milhões (cerca de R$ 400 milhões) e o atual dono estima que possa vendê-la em leilão por até US$ 175 milhões (cerca de R$ 700 milhões). A pedra foi retirada na cidade de Ratnapura, no sul do Sri Lanka, conhecida como “Cidade das Gemas”. O dono batizou a pedra de Estrela de Adão, em referência à crença muçulmana de que Adão tenha chegado ao Sri Lanka após ter sido expulso do Jardim do Éden e tenha vivido nas encostas de uma montanha conhecida hoje como Pico de Adão. Com esta pedra é possível fazer cem anéis, podendo ser vendido cada um por US$ 120 mil (aproximadamente, R$ 480 mil).

Miniautomotivos

A fabricante britânica Land Rover anunciou que pretende expandir a sua produção de automóveis voltado para o público infantil! O plano é lançar uma linha de pequenos carros com pedais a partir de 2016, com preço estimado em cerca de £ 10.000 (cerca de R$ 59.800) cada. O protótipo do veículo, apelidado de “Huey”, já foi construído e se espelha no modelo original do Defender, famoso 4×4 de design rústico produzido pela marca desde 1948. Como a primeira produção infantil já criada na história da Land Rover, o pequeno carro será montado à mão no Reino Unido, com uma estrutura feita de alumínio e uma pintura azul idêntica ao do Defender original. Além disso, o veículo possuirá placas de segurança, sistema de ré e freios manuais e miniaturas de rodas “off-road” de verdadeiros 4×4. As vendas já estão previstas para 2017.

Doce paladar

O restaurante Manila Social Club, no Brooklin, em Nova York, criou um donut para lá de inusitado. O doce é coberto por flocos de ouro de 24 quilates. Batizado Gold-Ube, o doce foi uma oferta especial do restaurante filipino, famoso pela versão do doce Ube Bae, feita de inhame roxo. Os novos donuts dourados levam ainda geleia de champagne Cristal. Desde a abertura, em abril do ano passado, o restaurante produziu um menu completo de rosquinhas luxuosas, incluindo a sua ‘Ube Bae Donut’. Ainda que inicialmente fosse uma oferta especial, o donut coberto de ouro fez sucesso e está, agora, no cardápio regular da casa, por uma pequena fortuna: US$ 100, cerca de R$ 400.

Na hora de fazer as unhas... Fazer as unhas e estar com elas impecáveis faz parte do dia a dia da maioria das mulheres e foi pensando neste hábito rotineiro que a Just One Eye, uma boutique de luxo em Los Angeles (EUA), lançou um kit manicure superexclusivo e que está dando o que falar! O kit vem composto por 13 peças em aço inoxidável, banhadas a ouro 24 quilates. O estojo de couro marrom vem acompanhado de pequenos detalhes ornamentais em ouro e pode ser guardado e transportado facilmente em viagens. E tem mais, a cor e o formato é neutro, fazendo com que o produto também seja acessível ao público masculino. O kit está disponível no site da marca por US$ 4.250, cerca de R$ 16.500.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br


MIX | CHIC

Queridinha da vez

Mesmo longe dos holofotes principais do mundo do cinema, Kristen Stewart não deixou de ser a queridinha de Karl Lagerfeld e claro, da Chanel. A atriz garantiu o posto de rosto da linha de maquiagens da grife. Fotografada pelo renomado fotógrafo Mario Testino, ela aparece lindíssima nos cliques, revelando os traços de delineado e da sombra da Collection Eyes 2016. Demais! Kristen entra agora para o hall de beldades que já estrelaram cliques de beleza da grife, como Natalia Vodianova, Karlie Kloss, Keira Knightley, Diane Kruger, Shalom Harlow e a supermodelo brasileira, Gisele Bündchen.

Nova coleção

Clair de Lune é o nome da coleção primavera-verão 2016/17 de Christian Louboutin onde cada calçado é ornado com uma constelação de strass com cores brilhantes. O método de criação e aplicação do strass, declinado em quatro tamanhos e 11 cores, é surpreendente. Colocado à mão, o cintilante vestido do calçado se destaca num fundo por vezes preto, por vezes píton. O efeito? Um jogo de imagens estelar cheio de romance. A linha Clair de Lune é composta por escarpins e plataformas disponíveis na loja on-line da grife e em algumas lojas do mundo de Christian Louboutin.

Do seu jeito

A Hermès inaugurou sua primeira “biblioteca de perfumes” em 2015 e está fazendo muito sucesso. A boutique, que fica no shopping Brookfield Place, em

Para as princesas Os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana estão entre os mais respeitados nomes do universo da moda e, agora, também podem ser considerados da realeza. A novidade da marca é uma fabulosa multicolorida e cheia de detalhes coroa de cristal de US$ 3.550, cerca de R$ 14 mil. Um acessório e tanto! Os exuberantes detalhes da coroa Dolce & Gabanna são em ouro, enquanto os adornos e flores são em cristais Swarovski. Convenhamos, é preciso ter coragem e personalidade para usar tal acessório. No que diz respeito aos detalhes e a extrema beleza, sem dúvida seria peça escolhida por uma princesa. A coroa é forrada com veludo na cor vinho contendo uma pequena placa gravada com o logotipo da marca. As interessadas podem adquirir este mimo no site da marca.

Nova York, está focada somente em aromas, todos expostos em prateleiras iluminadas de madeira. O projeto é uma colaboração entre a marca de luxo e o escritório de arquitetura RDAI & RF Studio. Lá, além de ter acesso às fragrâncias já lançadas pela marca, os clientes podem testar e até personalizar essências. O objetivo é que a loja misture o luxo da marca com a simplicidade. A fachada, coberta de concreto e vidro, leva a uma elegante sala que exibe uma projeção de vidro chamada “Oasis”, criada pelo artista nova-iorquino Daniel Gordon. Ou seja, tem tudo que a mulherada gosta!


Mundo Pet

A casa de cachorro Dream Doghouse, novo produto da Samsung, é para qualquer bichinho ficar expert em tecnologia. Chamada de “Canil” tem sala de estar com uma máquina de guloseimas sensível ao toque da pata, papel de parede e porta-retratos de outros cachorros, além de uma abertura para o céu com acesso ao teto. No quarto, há um Samsung Galaxy S Tab na parede para o entretenimento do bichano, um mecanismo para chamar o dono por meio do latido, além de almofadas. A outra seção inclui uma esteira AstroTurf para o exercício do pet e uma relaxante banheira para afastar a tensão. O Canil foi desenhado para que não seja completamente fechado e permita um fácil acesso do cachorro e interação do dono, através das paredes laterais de vidro. As instalações da casinha foram adicionadas após algumas pesquisas feitas com donos de animais de estimação que queriam alguns luxos para seus pets também. Seu preço? US 31 mil (cerca de R$ 119 mil).

VALE OURO

A pipoca é um dos lanches mais tradicionais e, certamente, conquistou este prestígio ao se adaptar a todos os padrões existentes, inclusive ao mais luxuoso. A casa norte-americana especializada em pipoca, Berco, criou a Billion Dollar Popcorn (pipoca de um bilhão de dólares, em tradução livre). Praticamente um tributo a um dos mais populares lanchinhos do mundo! Pela tamanha popularidade que a marca tem com as pipocas de sabores variados, pode ser assustador que uma delas tem um preço tão exorbitante. Na verdade, não é bem assim. A menor porção dela vem em um pacote que custa US$ 50. Ainda há mais três tamanhos: a lata pequena de 3,7 litros sai por US$ 250; a média de 7,5 litros por US$ 500; e a grande de 24,6 litros custa US$ 1.000. Feita com caramelo de açúcar orgânico, manteiga especial Vermont Creamery, Nielsen Massey Bourbon Vanilla (um tipo de essência de baunilha), Laeso (sal mais caro do mundo) e uma pitada de flocos de ouro comestível de 23 quilates. Aos que são fãs de pipoca, agora só basta escolher um filme extremamente bom para acompanhá-la.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Cinema DE LUXO

A experiência de ir ao cinema foi elevada a um novo nível graças a novidades como camas aconchegantes e banheiras quentes. Porém, a França rouba a cena do luxo nas salas de cinema graças ao multiplex EuropaCorp no shopping Aéroville, no subúrbio de Paris. A sessão especial First Class chama atenção por sua tela 3D, um lounge privado, assentos de couro e comidas do restaurante Petrossian. O menu servido no lounge tem salmão defumado, caviar e champanhe. Para os amantes de sobremesa há macarrons do chef confeiteiro Pierre Hermé. O cinema ainda possui mais três tipos diferentes de sessões: Live, a sala EuropaMax, (com 366 lugares) e mais oito salas clássicas. Os preços da sessão estão por volta de € 24,90 (R$ 85).

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 29


MAIS | TENDÊNCIA

AZUL + ROSA

REEBOK

RAG && BONE

Eleitas as cores de 2016, o azul serenity e rosa-quartz invadiram as ruas e várias coleções. Perfeitas para montar looks fresh e easy-chic, essa combinação traz toda a leveza que esse ano pede. Combinando com metalizados, é certeza de um look moderno. por Mali Melo

M2MALLETIER

TOPHSOP UNIQUE

BALENCIAGA

MIU MIU

TOPHSOP UNIQUE

GIVENCHY NEEDLE & THREAD MIU MIU

ACNE STUDIOS

GUCCI MIU MIU MM6 MAISON MARGIELA

GUCCI BALENCIAGA bolsa PROENZA SCHOULER sandália MIU MIU camisa

BALMAIN

short

BALENCIAGA VALENTINO

30 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A


MAIS | TENDÊNCIA

BABADOS

YUNOTME

Trend fortíssima nas duas últimas temporadas, os babados vão trazer muito movimento e fluidez para o nosso guarda-roupa. São a escolha perfeita para composições do fim de semana, mas, se combinados com alfaiataria, romantizam e modernizam qualquer look de escritório. por Mali Melo

HAIDER ACKERMANN

LANVIN

AGENT PROVOCATEUR

ETRO JASON WU LELA ROSE

GUCCI

DKNY

LISA MARIE FERNANDEZ

vestido Victoria Beckham sandália

Chloé

bolsa Eddie Parker

óculos Mykita + Maison Margiela

FENDI

I.D. SARRIERI

KAYU

NO. 21

32 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


MAIS | TENDÊNCIA BOTTEGA VENETA

DIANE VON FURSTENBERG

GUCCI

SOPHIA WEBSTER

FLEUR DU MAL TOPSHOP ANTONIO BERARDI

CETIM

TIBI

A textura acetinada fez seu come-back nesta temporada e é a melhor escolha para composições nortunas. Com carinha vintage, as peças que contam com esse material são facilmente sofisticadas e sexy ao mesmo tempo. por Mali Melo

ROGER VIVIER

THE ROW

OLIVIA VON HALLE

ETRO

vestido Red Valentino

bolsa Saint Laurent

MIU MIU

TOMMY HILFIGER

DRIES VAN NOTEN

sapato Jimmy Choo

MIU MIU

34 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


MAIS | TENDÊNCIA

CHILLI BEANS

GUCCI DOLCE & GABBANA

BURBERRY PRORSUM NERDY MIU MIU

KÉJI

MIU MIU

MICHAEL KORS

TOD'S

TOPSHOP UNIQUE PRADA

NERDY

CHRISTOPHER KANE

GUCCI

A insipiração no look de biblioteca veio com tudo nesta temporada. Alfaiataria e cortes clássicos são indipensáveis na trend, mas a renovação vem em combinações incomuns de cores - e também vale apostar na maximização, com mix de estampas e pontos statement (como maxilaços!) no look. por Mali Melo

camisa Stella Mccartney

COMME DES GARÇONS

short Pucci

BALENCIAGA

Emilio

jaqueta Jacobs bolsa

Marc

Gucci

sapato Burberry prorsum

MIU MIU 36 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


MULHER CHEIROSA | MAQUIAGEM

A

micropigmentação utiliza-se de novos pigmentos com o objetivo de realçar e valorizar e por vezes redefinir os traços da face, a fim de dar mais expressão ao rosto e de forma natural. Segundo a designer de sobrancelhas da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Mazé Muniz, o tratamento pode ser considerado uma evolução da maquiagem definitiva. Na maquiagem definitiva, o aparelho utilizado perfura camadas mais profundas da pele, sendo muito complicado ficar livre do pigmento. Outro grande problema é a descoloração e variação da cor. Acontece, sobretudo pelo uso de um pigmento que não é adequado para o rosto e que, com o tempo, vai ganhando tons azulados e esverdeados. Na micropigmentação não! Há uma mudança no tipo de pigmento utilizado, além do uso de um equipamento mais moderno, o dermógrafo.

Evolução da

maquiagem definitiva 38 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

O aparelho utiliza uma fina agulha que insere micropigmentos, com isso o profissional faz essa inserção em formato de linhas, podendo ser da espessura de um fio de cabelo, dando um efeito natural ao semblante. “A utilização desse aparelho permite um traço mais suave”, explica Mazé Muniz. A designer reforça que o processo é feito com agulhas descartáveis e pigmentos hipoalergênicos próprios, o que não oferece nenhum risco a saúde. Além da naturalidade do resultado, outro benefício é a possibilidade de correção da técnica, caso o resultado não seja o esperado. Mas quando a aplicação, seja nas sobrancelhas ou lábios, é realizada por um profissional é muito difícil que seja necessária uma correção. “Quem é especializado tem a capacidade de avaliar o rosto e determinar as correções necessárias bem como o pigmento mais adequado para a cor da pele. Essa pessoa pode conciliar o que a pessoa deseja com o que www.mul herchei ro sa.com .b r


JÁ FALAMOS SOBRE A MICROPIGMENTAÇÃO DE SOBRANCELHA, A TÉCNICA QUE UTILIZA PIGMENTOS NA CAMADA SUBEPIDÉRMICA DA PELE COM O AUXÍLIO DE UM DERMÓGRAFO E AGULHAS APROPRIADAS. O QUE POUCA GENTE SABE É QUE A MICROPIGMENTAÇÃO PODE SER UTILIZADA PARA O CONTORNO E PREENCHIMENTO LABIAL, COM A FINALIDADE DE DEFINIR E RESTAURAR O PREENCHIMENTO DOS LÁBIOS. ASSIM COMO NA MICROPIGMENTAÇÃO DA SOBRANCELHA, O RESULTADO É SUPERNATURAL, POIS A TÉCNICA ATINGE APENAS A CAMADA SUPERFICIAL DA PELE. AGORA IMAGINA APLICAR A TÉCNICA NOS DOIS LOCAIS? SEM DÚVIDAS, O RESULTADO SERÁ UM OLHAR EXPRESSIVO E LÁBIOS QUE CHAMAM A ATENÇÃO POR SUA BELEZA E NATURALIDADE. por Julyana Silveira for mais apropriado para o formato do rosto e a cor da pele. Isso vai garantir um semblante harmonizado e natural”, destaca a designer. Quase não existe diferença entre a aplicação nas sobrancelhas e nos lábios. No caso das sobrancelhas é utilizada a micropigmentação fio a fio, onde são usadas tintas em cores similares e harmônicas ao tom dos cabelos tanto em morenas como em loiras e ruivas. Já na micropigmentação labial é utilizado os mesmos materiais que a micropigmentação de sobrancelha, porém o tom das cores utilizadas são suaves e próprias para a cor dos lábios, sempre levando em consideração o tom da pele e dos lábios da cliente. Com a micropigmentação labial é possível ter uma boca mais definida, viva e com o tom desejado, dispensando até mesmo o uso de batom. “A técnica é uma alternativa para pessoas com lábios muito finos, sem cor ou com cicatrizes. Além disso, a micropigmentação labial pode ser muito utilizada para disfarçar os sinais do envelhecimento”, reforça Mazé Muniz. Segundo a profissional da Mulher Cheirosa, já na primeira sessão o resultado é perceptível. O procedimento dura cerca de uma hora, podendo variar de acordo com a região. Talvez seja necessária uma reposição da cor com 30 dias após o primeiro procedimento. Nesse caso é mais locaw w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

lizado e simples, com correção apenas de locais onde não houve fixação do pigmento. Depois desse retoque a cor vai durar entre um a dois anos, o que vai depender de fatores como a descamação da pele. “Isso acontece porque o pigmento só sai com a renovação da pele”, explica. Além de ser um procedimento com boa durabilidade a micropigmentação não requer tantos cuidados como a tatuagem. “Recomendamos que o local seja lavado com

água boricada, uma solução com ação anti-séptica, seguida da aplicação de uma pomada creme que o profissional vai indicar. Uma exigência que deve ser seguida é não expor o local ao sol por pelo menos uma semana”, indica Mazé Muniz. A micropigmentação pode ser utilizada tanto em mulheres quanto em homens, apenas contra indicada para gestantes, portadores de diabetes, hemofilia, câncer de pele, herpes labial, alergias tópicas, urticária física (dermografismo), portadores de marca-passo e para quem tem propensão a desenvolver quelóides. Sem dúvida, a micropigmentação é a melhor técnica para quem não abre mão de estar sempre em dia com a beleza. O procedimento é indolor, durável e pode ser removido através da despigmentação (é aplicado um ácido sobre o pigmento que acelera a descamação e estimula a renovação celular). "Mas duvido muito que depois de ver o resultado alguém queira fazer a despigmentação. Primeiro pelo efeito natural e embelezador que a técnica proporciona e segundo pela praticidade, já que o aspecto será sempre de quem fez uma maquiagem", garante a profissional da Mulher Cheirosa.

TÉCNICAS E APLICAÇÕES DA MICROPGIMENTAÇÃO O tratamento compreende diferentes técnicas, sendo as seguintes as mais usuais: Fio a Fio: utilizada especialmente para preenchimento de falhas, a técnica imita um pelo natural, dando volume e remodelando; Tridimensional: parte-se do sentido do crescimento dos fios, produzindo um efeito esfumaçado. Serve para a correção de pequenas falhas; Dégradé: permite a união das técnicas anteriores, podendo ser aplicada em todos os tipos de sobrancelhas; Esfumaçada: utilizada para dar mais cor e volume, promove um efeito de maquiagem, como se o paciente tivesse passado uma sombra na área tratada; Compacta: consiste em um traço cheio e perfeito, utilizado em casos em que o paciente não tem pelo, por exemplo. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 39


MULHER CHEIROSA | UNHAS

R adiofrequência: a preferência das mulheres QUE TAL EXPERIMENTAR O TRATAMENTO MAIS EFICAZ QUANDO O ASSUNTO É GORDURINHA LOCALIZADA, MARCAS DE EXPRESSÃO E CELULITE? NA CLÍNICA DE BELEZA E ESTÉTICA MULHER CHEIROSA TEM! CONHEÇA AGORA AS MARAVILHAS QUE A RADIOFREQUÊNCIA PODE FAZER POR VOCÊ E PELA SUA BELEZA. Julyana Silveira por

A

radiofrequência é um dos tratamentos mais procurados na Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa. Por sua versatilidade, eficácia e segurança, a técnica é um grande auxiliar da beleza quando o assunto é gordura localizada, celulite, flacidez e rugas. Além de ser um tratamento indolor e não invasivo, os resultados já podem ser comprovados na primeira sessão. Segundo a esteticista da Mulher Cheirosa, Gerlany Melo, a técnica age através da geração de calor no tecido embaixo da pele, que induz a produção de novas fibras de colágeno provocando a melhora do aspecto da cútis. Para comprovar sua versatilidade, a radiofrequência também é indicada no tratamento de fibroses tardias e na parte facial para sequelas de acne, linhas de expressão e flacidez tissular. Não resta dúvidas do porque o tratamento fazer tanto sucesso entre o público feminino.

mais especificamente no colágeno, que faz a pele retrair. Para chegar a essa reação, deve-se alcançar uma temperatura entre 39°C a 42°C. “O calor profundo, atua na célula de gordura melhorando seu metabolismo e diminuindo o estoque de energia e é aí que ocorre a 'quebra' da gordura”, explica Gerlany Melo.

A radiofrequência trabalha com a geração de energia e o forte calor, sob a camada mais profunda da pele enquanto a superfície se mantém resfriada e protegida, o que causa a contração do colágeno. Quando a onda é aplicada sobre a superfície da pele, ela é resfriada (epiderme) e ao mesmo tempo uma energia de radiofrequência é passada para as camadas mais profundas (derme). Posteriormente é obtida a produção de neocolágeno que vai produzir uma melhora ainda maior no aspecto da pele. Segundo especialistas, no tratamento é criada uma reação química nas estruturas mais profundas,

A esteticista da Mulher Cheirosa reforça ainda que a radiofrequência, apesar de não atuar diretamente no emagrecimento, pode ser um coadjuvante nesse processo. “Podemos trabalhar regiões no corpo que apresentam aquela gordura localizada ou com excesso de pele devido ao processo de emagrecimento, claro, que em menor região. Ao atingir a temperatura ele também provoca a remodelação da fibra de colágeno e elastina já existentes o que é muito importante quando o assunto é flacidez”, explica Gerlany Melo. “Com 10 sessões de radiofrequência o resultado no tecido trabalhado é tão

40 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

O tratamento é realizado com o auxílio de um aparelho específico para esse fim. Na Mulher Cheirosa, é utilizado o mais moderno do mercado de estética e beleza, o Spectra®. “Diferente de algumas marcas onde você tem que regular a temperatura manualmente com ajuda de um relógio, nosso aparelho já vem com temporizador embutido, que regula automaticamente essa temperatura. Isso é muito importante porque a pessoa não corre o risco de ser lesioanada pela temperatura excessiva”, destaca a profissional.

expressivo que podemos considerar como um cirurgia plástica”, completa a esteticista. Com um diferencial que é um tratamento não invasivo, já que não faz nenhum corte e nem utiliza anestesia, por exemplo. Apesar dos muitos benefícios, a técnica é contra indicada em mulheres grávidas, o local a ser aplicado estar com ferimento e em pessoas que usam marca-passos ou placas metálicas no corpo. “Também não recomendamos em pessoas com a pressão arterial irregular. Fora isso, qualquer um pode se beneficiar do tratamento”, reforça. Em geral, a radiofrequência não tem efeitos colaterais, no máximo pode causar vermelhidão no local. “O tratamento é seguro e não é preciso se resguardar após as aplicações”, analisa. Outra dica da profissional da Mulher Cheirosa é procurar um profissional especializado que vai indicar quantas sessões devem ser realizadas para se alcançar o objetivo. “Com essa avaliação vamos ter informações mais precisas”, diz. O geral é que em casos de tratar a gordura localizada e celulite, a técnica pode ser realizada semanalmente. Já nos tratamentos de flacidez, rejuvenescimento de pele, contra rugas e marcas de expressão devem ocorrer intervalos de duas a três semanas. Cada sessão tem duração média de uma hora, mas altera conforme a região de aplicação. “Depois podemos finalizar a seção com uma drenagem ou massagem modeladora”, conclui Gerlany Melo. www.mul herchei ro sa.com .b r


BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA COM O SPECTRA®: • Atua em 3 níveis tissulares; • Melhora a arquitetura externa da pele; • Melhora a qualidade do colágeno e da elastina; • Provoca a contração do tecido conectivo; • Reorienta as fibras de colágeno; • Incrementa a contagem de fibras; • Aumenta a espessura e densidade do tecido epitelial; • Regenera tecidos moles; • Aumenta as atividades metabólica e enzimática; • Melhora a microcirculação; • Provoca vasodilatação; • Melhora a hidratação tecidual; • Aumenta a oxigenação; • Estimula o aporte de nutrientes; • Acelera a eliminação de catabólitos; • Promove a lipólise.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 41


MULHER CHEIROSA | CABELO

Manual da

LOIRA

CAMPEÃO DE PEDIDOS NOS SALÕES, O CABELO LOIRO SEMPRE ESTÁ EM ALTA. TANTO É VERDADE QUE AS PRINCIPAIS SEMANAS DE MODA DO MUNDO NÃO ADIANTAM APENAS O QUE VAI FAZER SUCESSO NO SEU CLOSET, COMO TAMBÉM O QUE VAI SER TENDÊNCIA EM RELAÇÃO AOS FIOS MAIS CLAROS. VIVA O 'BLONDE HAIR'! por

Eduardo Lima | fotos divulgação

Gisele Bündchen

O

ano de 2016 já começou, mas as novidades em relação ao cabelo loiro surgem a todo o momento. Chegou a hora de conferir o que vai fazer a cabeça das loiras em relação aos tons e técnicas. Detalhe: tudo de acordo com as supermodelos brasileiras e os principais desfiles de moda internacionais.

por esse procedimento, é que ele é realizado no comprimento e não na raiz, o que faz com que o efeito dure mais tempo, já que não é necessário retocar constantemente", ressalta a visagista da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Érika Rodrigues. Quem usa: a modelo Gisele Bündchen é fã dessa novidade!

Tartaruga na cabeça As mechas Californianas e as Ombrés perderam força para o Tortoiseshell Hair, também conhecido como Efeito Tartaruga. "Essa técnica mescla e alterna fios em tons de castanho dourado e mel, deixando o visual bem iluminado e natural. Uma grande vantagem por quem optar 42 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Izabel Goulart

Loira com pé na morenice Outra grande novidade que chamou a atenção nas passarelas foi o Bronde Hair – fusão das palavras em inglês brown (marrom) e blonde (loiro). Esse efeito, superindicado para


De volta aos anos 90 Há quem defenda que o loiro sem mechas e uniforme saia de cena, no entanto, há um time de loiras que não abrem mão desse estilo. "O ideal, nesse caso, é optar por tons pasteis, resultando em um cabelo platinado com reflexo dourado. É importante destacar que para segurar esse visual, a mulher deve ser ousada", conta a visagista. Quem usa: a modelo e apresentadora Ana Hickmann.

Os mais variados tons Outros loiros que estão super em alta: perolados, dourados e os mais puxados para o areia. O primeiro é para quem gosta de discrição, suavidade e naturalidade. O segundo é a luxuosa combinação de tonalidades quentes e frias, como o dourado e o caramelo. Já o terceiro é mais sóbrio, combinando cores que vão do nude ao mel.

Livre, leve e solta Chapinha, babyliss e escova todo dia? Não precisa de nada disso! O que se viu nos desfiles de moda foi a valorização do formato natural das madeixas. Inspire-se na modelo Yasmin Brunet que conserva seus cabelos longos e loiros sempre com ondas naturais.

Ana Hickmann

Qual o melhor tom? Vimos que o loiro possui uma extensa e variada gama de tonalidades e técnicas. Mas qual seria a cor ideal para você? O primeiro passo é buscar um profissional que a auxilie a identificar o seu tom exato de pele. Durante a análise, serão levados em conta o gosto pessoal e a personalidade. A visagista da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Érika Rodrigues, também destaca: "outro fator importante é conhecer o histórico do cabelo para garantir que o procedimento desejado não danifique os fios". w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Yasmin Brunet

as loiras que desejam reduzir o contraste entre o cabelo e a tonalidade da pele, combina mechas costuradas verticalmente em tons de marrom e loiro. O resultado: a raiz e o fundo escuros e os fios bem claros. "O Bronde passeia entre o moderno e o clássico, por isso ele é indicado para mulheres entre os 25 e 40 anos", dispara Érika Rodrigues. Quem usa: a modelo Izabel Goulart.

Atenções especiais Manter certos cuidados com os fios antes, durante e após a realização de alguma técnica é fundamental para manter a saúde dos cabelos loiros. Confira as dicas: - Nunca lave o cabelo com água quente, pois o calor remove a hidratação natural dos fios os deixando seco. O ideal é lavar as madeixas com água em temperatura ambiente ou morna. - Quem possui cabelos loiros precisa constantemente hidratar os fios, já que são mais suscetíveis ao ressecamento. Conte com a ajuda dos especialistas da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa e saiba qual hidratação capilar realizar. - Se você utiliza química, deve então buscar preservar a estrutura dos fios. Potencialize os cuidados diários usando um shampoo específico e um condicionador hidratante. Conte com o auxílio dos nossos profissionais. - Para quem utiliza química nos fios e fica muito tempo exposta ao sol, pratica esportes ao ar livre e/ ou faz natação, o ideal é usar produtos específicos que ajudem a preservar a cor e a textura dos fios. - Modere na hora de regular a temperatura do secador, chapinha e babyliss. Opte também por usar um protetor térmico quando for utilizar algum desses aparelhos. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 43


Giovanna Ewbank

COMO FINALIZAR Curinga, ele se adapta a vários estilos. Quando modelado – com escova ou bobes –, se transforma em um clássico supercomportado. Mas ele também pode ser bem sexy quando se tem um cabelo mais volumoso ou texturizado. Neste caso, o segredo está na finalização. O mousse de volume é produto indispensável. Fazer babyliss em mechas separadas aleatoriamente também é uma ótima alternativa e deixa o resultado final mais natural. Por fim, uma cera à base de água ajuda a sustentar o ondulado e um spray de brilho dá fim à aparência opaca.

O corte que veio para ficar

COMO ADOTAR O corte é bem simples. A base é cortada reta, quatro dedos abaixo do ombro, porque o cabelo encolhe quando seco. Isso faz com que ele fique certinho na altura dos ombros. Depois, a parte de traz é toda desfiada. A frente aparece bem menos repicada e com um leve bico. Nada acentuado, para evitar que ele fique arredondado. A cor também pode influenciar no resultado final. Quando o tom é global, o desfiado não aparece muito. Descolorir sutilmente as pontas – um ou dois tons abaixo da base – ressalta o repicado, dando mais movimento.

44 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Fernanda Lima

A versatilidade também define bem essa tendência. O long bob combina com todos os tipos de mulheres e cabelos. E mais: lisos, ondulados e até cacheados aceitam bem o corte. As famosas comprovam!


MULHER CHEIROSA | PELE

Para cada faixa de

idade, um cuidado com a

pele CUIDAR BEM DA PELE É IMPORTANTE EM QUALQUER IDADE. NO ENTANTO, DEVIDO ÀS SUAS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES, CADA FAIXA ETÁRIA DISPENSA UMA DETERMINADA ATENÇÃO. CHEGOU A HORA DE CONFERIR UM GUIA COM OS TRATAMENTOS ESTÉTICOS INDICADOS PARA A CÚTIS DAS MULHERES JOVENS E MADURAS. por

Eduardo Lima

A

cada ano que se passa, as características da pele mudam e os cuidados que se deve ter com ela também. Por isso a importância em conhecer as necessidades e saber quais tratamentos faciais realizar. E tudo de acordo com a sua idade!

Cuidado aos 20 anos CARACTERÍSTICAS: é nessa faixa etária que a pele se apresenta no ápice de sua firmeza e não se pode visualizar nem rugas e nem linhas de expressão. No entanto, há uma produção excessiva de sebo, o que contribui para a formação da acne. INDICA-SE: devido a pouca idade e ao bom funcionamento fisiológico, o ideal é que o tratamento seja preventivo, como a limpeza de pele fotônica (descontaminação dermofotônica).


COMO É: "esse procedimento conta com o auxílio de um emissor de luz (LED azul), que possui ação bactericida e oxigenante, ou seja, ele elimina a bactéria que causa a acne. A limpeza de pele fotônica também promove luminosidade e hidratação em todo o rosto", afirma a esteticista da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Ana Cristina Araújo.

Cuidados aos 30 anos CARACTERÍSTICAS: é na faixa dos 30 anos que as fibras de elastina e colágeno, que sustentam a pele, sofrem alterações na produção e regulação, resultando nas primeiras linhas finas de expressão na região dos olhos, da testa e entre o nariz e a boca, além de rugas e manchas. INDICA-SE: tratamento à base do ativo Vitamina C. COMO É: esse poderoso anti-idade possui ação antioxidante, agindo como firmador facial, amenizador das finas linhas de expressão e estimulador da formação do colágeno. "O procedimento à base de vitamina C uniformiza a tonalidade da pele ao clarear as manchas reduzindo a pigmentação existente. Além do mais, esse ativo devolve à cútis a luminosidade e o brilho perdido", explana a esteticista. INDICA-SE: peeling de cristal e/ ou de diamante. COMO É: o peeling é um procedimento que envolve a remoção de células mortas por meio de uma esfoliação que estimula a renovação celular da epiderme e o aumento da produção de colágeno. Os métodos mais procurados são o peeling de cristal (recomendado para peles que precisam de uma esfoliação mais profunda) e o de diamante.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Cuidados a partir dos 40 anos CARACTERÍSTICAS: a partir dessa idade, a produção das fibras de colágeno e elastina é baixa e elas se encontram desorganizadas. Tal desequilíbrio faz com que a pele perca firmeza e elasticidade, causando o surgimento de rugas mais profundas e acentuadas. INDICA-SE: Anti-Age (tratamento que reune dois poderosos ativos: o ácido hialurônico e a vitamina C) associado ao microagulhamento. COMO É: o ácido hialurônico é uma molécula presente no organismo responsável por reter a água na pele. Porém, com o tempo, a quantidade desse ácido no corpo começa a diminuir e os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e ressecamento, passam a aparecer. "O tratamento estético que envolve essa substância ajuda a recuperar a água perdida, preenchendo os espaços entre as células e devolvendo a elasticidade facial", explica Ana Cristina Araújo. Une-se a esse procedimento o microagulhamento com roller, que por meio de micro perfurações feitas na cútis, reorganiza as fibras internas, estimula a produção de colágeno, reduz as rugas e clareia as manchas. INDICA-SE: tratamento que utiliza como ativo o hormônio do crescimento GH. COMO É: o GH é o hormônio do crescimento. Com o passar dos anos, a produção hormonal diminui, abrindo espaço para a ação natural de envelhecimento. Mas há solução! O tratamento estético que utiliza o GH como ativo, estimula a produção de colágeno e elastina, amenizando a degradação celular, suavizando as rugas existentes e protelando o surgimento de novas marquinhas.

Para evitar o aparecimento dos sinais do tempo, os tratamentos estéticos devem ser iniciados desde cedo. Não desanime se você vai começar algum procedimento agora. O importante é não querer realizar tudo de forma intempestiva. Saiba que antes de iniciar qualquer tratamento estético, a esteticista realiza uma análise facial, sempre respeitando e avaliando bem o seu biótipo, suas características individuais, estilo de vida e necessidades. Faz-se também necessário manter uma alimentação balanceada, uma vez que a harmonia das vitaminas, proteínas e minerais influenciarão diretamente na saúde da pele. Não esqueça: use protetor solar e beba muita água. Evite fumar, não consuma bebidas alcoólicas, durma bem, faça exercícios regularmente e mantenha uma rotina de atividades que lhe faça feliz, pois a felicidade é um dos mantenedores da beleza e da saúde.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 47


MULHER CHEIROSA | MAQUIAGEM

Strobing:

MAQUIAGEM DE CONTORNO MARCADA A LA KIM KARDASHIAN ESTÁ FORA DE MODA. A FEBRE DO MOMENTO É O "STROBING". SAIBA TUDO SOBRE ESSA NOVIDADE QUE IRÁ LHE GARANTIR UM VISUAL SAUDÁVEL, MODERNO E ILUMINADO. por Eduardo Lima

a nova técnica de make 48 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


S

entimos lhe dizer, mas a maquiagem de contorno "estilo Kim Kardashian" perdeu a vez. Por conta da valorização de make com aparência natural, a técnica chamada "strobing" tornou-se febre ao surgir recentemente nas passarelas nacionais e internacionais. "O intuito é fugir do visual artificial e manter a pele com um aspecto saudável e iluminado. Além do mais, essa novidade é superindicada para lugares quentes, como o Ceará, pois ela possui um efeito praia", conta a make-up artist da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa RioMar, Valéria Andrade, que complementa: "a tendência pode ser aplicada em mulheres de pele branca, morena e negra". O "strobing" consiste em iluminar os ossos da face. "Ao invés de usar tons escuros para marcar as partes mais fundas do rosto, deve-se iluminar os pontos altos com a intenção de realçá-los", afirma a make-up artist. Melhor dizendo, é uma espécie de contorno às avessas, pois enquanto esse usa tons escuros e

opacos para diminuir e afinar o rosto, o "strobing" usa o jogo de luz com iluminadores para valorizar as partes em que a luz bate primeiro, como testa, nariz, o alto das bochechas, o queixo e o "V" superior da boca. A técnica é extremamente fácil de ser realizada. A nossa profissional explica. "Para irradiar a pele, basta misturar hidratante com base, ou hidratante com um pouco de iluminador em pó ou líquido, ou até mesmo misturar base com o iluminador", diz. Depois é só iluminar as regiões estratégicas da face, ou seja, as áreas em que refletem a luz, já que são as responsáveis por deixar o rosto mais anguloso. Deve-se ressaltar que depois de iluminada, a área ganha destaque, então quem tem testa ou queixo protuberantes, por exemplo, pode decidir por não iluminá-las. Vale destacar que o "strobing" não deve ser equiparado à velha técnica de iluminação. Isso porque o objetivo é realmente dar um efeito de pele hidratada e natural. Como o lema é naturalidade, a ideia não é que a pele fique com

aquele brilho glamouroso usado em festas, mas sim com um glow que imita uma pele saudável. Por isso, também nada de olhão ou bocão! E as celebridades superaprovaram e amaram essa tendência "clean" de make, como as models Gisele Bündchen e Candice Swanepoel, que reforçam os seus traços naturais ao invés de criarem um novo contorno. Quem quiser colocar essa novidade em prática tem que ficar de olho na saúde da pele. Isso porque o brilho pode colocar pequenas imperfeições em destaque e deixá-las ainda mais evidentes. Então, evite áreas do rosto em que existam espinhas ou que os poros estejam dilatados para que esses problemas não pareçam ainda maiores. Tem mais: apesar de ser uma técnica que dá bem menos trabalho que o contorno, a cútis só pode refletir a luz se estiver saudável e bem cuidada. Isso significa que você não pode abrir mão dos cuidados diários de limpeza e hidratação. Curtiu a tendência? Então prepare-se para usá-la bastante nessa estação!

Aprenda a preparar a pele para a maquiagem A preparação da pele é considerada uma das partes mais importantes da maquiagem. Veja como fazê-la:

1

Remova as impurezas: se você estiver maquiada, primeiro passe o demaquilante e depois lave bem o rosto com um sabonete próprio. Se você está sem maquiagem, apenas use o sabonete. Lave e enxague bem a face, para assegurar-se de que se livrou de todas as impurezas.

2

Tonifique sua pele: depois de limpar o rosto, aplique um tônico facial.

O produto tem a missão de fechar os poros e manter a cútis longe da oleosidade por mais tempo.

3

Hidrate sua pele antes de aplicar a maquiagem: ninguém gosta de pele craquelada, não é mesmo? A hidratação serve para devolver à cútis a água perdida durante o dia e evitar que ela seja agredida pela maquiagem. Quem tem pele oleosa ou mista deve optar por um gel ou loção hidratante, enquanto mulheres com a pele seca devem usar cremes hidratantes.

4

Use o primer: esse produto fecha ainda mais os poros e segura a maquiagem no seu rosto. Outro benefício do uso do primer é que ele controla a oleosidade e a textura da pele para que a maquiagem não escorra ou borre durante o dia.


PERFIL

esley Safadão VOCÊ PODE ATÉ NÃO GOSTAR DE FORRÓ, MAS COM TODA A CERTEZA CONHECE O CANTOR WESLEY SAFADÃO. A NOVA CELEBRIDADE DO SHOWBIZ NACIONAL TEM APENAS 27 ANOS, CHEGA A REALIZAR 30 SHOWS POR MÊS, COMO NO PERÍODO DOS FESTEJOS JUNINOS, E POSSUI UM DOS CACHÊS MAIS CAROS DO PAÍS. NA ENTREVISTA EXCLUSIVA A SEGUIR, WESLEY FALA SOBRE O QUE FOI PRECISO PARA TRILHAR A CARREIRA DE SUCESSO, FAZ UMA VIAGEM AO PASSADO E CONTA DETALHES DA SUA VIDA ÍNTIMA AO LADO DOS FILHOS E DA ESPOSA, SEM DEIXAR DE ABORDAR, CLARO, TEMAS COMO FAMA E VAIDADE. por Eduardo Lima | fotos divulgação

50 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


TENHO MUITOS SONHOS, MAS UM DELES É REALMENTE MOSTRAR O MEU TRABALHO PARA TODO O BRASIL, PRINCIPALMENTE EM LUGARES QUE AINDA NÃO FUI.


Revista Mulher Cheirosa – Como se sente o atual fenômeno musical do País? Wesley Safadão – Estou num momento muito especial, graças a Deus, e costumo dizer que para o Brasil só tenho uns oito meses de vida. Ter feito bastante shows e ido a lugares que nunca imaginei ir para mostrar o meu trabalho me deixa muito feliz. Só tenho a agradecer! RMC – Você já dividiu o palco com grandes artistas, gravou músicas de sucesso com outros, participou de inúmeros programas de TV, enfim, é muita coisa! Qual momento dessa nova fase mais te marcou? WS – Dois fatores me marcaram por terem impulsionado o meu trabalho: a música "Camarote", que chegou muito forte em lugares onde as pessoas ainda não me conheciam, e a participação na música "Aquele 1%", após convite da dupla Marcos & Belluti, no qual sou muito grato. RMC – O que ainda falta conquistar? WS – Tenho muitos sonhos, mas um deles é realmente mostrar o meu trabalho para todo o Brasil, principalmente em lugares que ainda não fui. RMC – Voltando ao passado... Com apenas 13 anos de idade, você estreava como vocalista da banda da sua família, "Garota Safada". Qual balanço você faz desse início de jornada e longa trajetória? WS – São 14 anos de trabalho e um espaço conquistado aos poucos. Algumas pessoas só estão me conhecendo agora, mas são anos de dedicação. Eu e minha equipe começamos lá de baixo e soubemos aproveitar cada oportunidade dada. Sempre nos preocupamos com o todo, seja com a música, divulgação ou estrutura. Um conjunto de coisas foram aprimoradas com a intenção de buscar o melhor para chegar onde estamos hoje. RMC – Agora que você é uma celebridade, seu nome sempre é destaque em programas de TV e sites. Já sabe lidar com os paparazzi e a mídia de fofocas? WS – Isso faz parte, né? À medida que você vai crescendo, a exposição também aumenta, pois as pessoas querem sempre alguma notícia sua e saber o que você está fazendo. Acredito que esse é o preço que pagamos pela fama e que devemos aprender a conduzir. 52 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

RMC – Burburinhos dão conta que você e a sua mulher, Thyane Dantas, estão prestes a subir ao altar. É verdade? Porque vocês decidiram oficializar a união e o que pode ser adiantado em relação aos detalhes da cerimônia e da festa? WS – Verdade sim! Somos uma família, vivemos muito bem, nos amamos e nada melhor que oficializar essa união perante a Deus. Ainda não temos muitos detalhes para adiantar, mas já estamos nos organizando para o momento certo. RMC – Dá para conciliar a rotina intensa de shows com família, filhos (Wesley é pai dos pequenos Yudi e Ysis) e esposa? WS – A correria é grande, mas sempre tento conciliar da melhor forma. Toda oportunidade livre que tenho fico em casa e, quando preciso passar muitos dias longe, levo minha família comigo. Não consigo ficar muito tempo longe deles. RMC – Muitas pessoas não te imaginam no papel de pai. WS – Então, acredito que sou um bom pai. Como te falei, faço de tudo para ter a minha família por perto, mesmo com toda a correria. Quero sempre poder dar atenção aos meus

filhos e acompanhar o crescimento deles, enfim, estar junto em todos os momentos. RMC – Além da vida conjugal, você e a Thyane também comungam de uma união profissional. Como acontece essa parceria? WS – Somos uma parceria que deu certo. A Thyane cuida muito bem da venda e distribuição dos produtos com a minha marca. Não me preocupo com nada disso, pois ela resolve tudo. RMC – Você é religioso? WS – Sou Católico, mas nunca fui muito praticante, no entanto, faço sempre as minhas orações. Atualmente, participo de um encontro de casais de uma Igreja Evangélica e reuno amigos para orar em grupo. Tenho muita fé em Deus e o agradeço todos os dias por tudo. RMC – Além do sucesso, o cabelo e estilo de se vestir são suas outras marcas registradas. Há algum tipo de cuidado especial com a longa cabeleira e figurino? WS – Não sou muito vaidoso. Tenho uma pessoa que cuida dos meus figurinos e outra que me acompanha nos shows para cuidar do cabelo. Mas não tenho tantos cuidados não, só o necessário mesmo.

Conhecendo mais o ídolo

Durante a entrevista com Wesley, realizamos um bate-bola com a esposa do cantor, Thyane Dantas, que nos revelou algumas intimidades dele. O defeito do Wesley que mais me irrita é... a indecisão. A virtude dele que mais admiro é... a força de vontade e a determinação. A parte do corpo do meu marido que mais amo é... a orelha. O perfume dele me lembra... ele. A melhor viagem que fiz ao lado do Wesley foi para... todas com ele são inesquecíveis. Defino o Wesley pai como... um exemplo! Ele aproveita o tempo que tem ao lado da família com qualidade, amor e dedicação. Já como esposo... tenho orgulho do meu marido em todos os aspectos. Odeio quando ele veste... na verdade, ele combina com tudo, pois tem um estilo bem eclético, apesar de ultimamente estar sendo superbásico. Que difícil essa pergunta (risos)! Amo quando o Wesley veste... calça branca. O prato preferido dele é... comida caseira. Sinto ciúmes dele quando... sou bem tranquila. Por fim, dedico ao Wesley a música... Deus de Promessas (Toque no Altar).


fĂŠrias em Dubai

NewYork


ENTREVISTA

a super

Viviane Araujo PODEROSA AOS 40, VIVIANE ARAUJO É ATRIZ, RAINHA DE BATERIA, MUSA E UMA MULHER CONHECIDA POR IMPORTANTES CONQUISTAS. NOS ÚLTIMOS ANOS, A ARTISTA CONSAGROU-SE CAMPEÃ DA QUINTA EDIÇÃO DO REALITY “A FAZENDA” (REDE RECORD), INTEGROU O ELENCO DE “IMPÉRIO” (REDE GLOBO) E É SEMPRE DESTAQUE NO CARNAVAL. ATUALMENTE, ELA ENCARA OS DESAFIOS DE PROTAGONIZAR DOIS ESPETÁCULOS E ATUAR NO SERIADO "MISTER BRAU" (REDE GLOBO). EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, A NOIVA DO JOGADOR RADAMÉS FALOU SOBRE A CARREIRA NA TV, NO TEATRO E NA SAPUCAÍ, ALÉM DE TER ABERTO O JOGO SOBRE A VIDA PESSOAL E REVELADO OS CUIDADOS COM A BELEZA. por Eduardo Lima | fotos divulgação Fill Sete

54 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


EU TREINO SEMPRE QUE POSSO, MAS NÃO FICO DESESPERADA SE NÃO DER. NO DIA A DIA MANTENHO UMA DIETA, MAS NÃO ME PRIVO DE COMER O QUE ESTIVER COM VONTADE, AS MASSAS E PIZZAS, QUE EU AMO. SÓ NÃO PODE VIRAR ROTINA.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br


Revista Mulher Cheirosa – Um dos seus personagens mais marcantes na TV foi como a Naná em "Império". Como surgiu o convite para participar dessa novela? Viviane Araujo – O convite partiu do próprio Aguinaldo Silva (autor da trama). Ele me viu em "A Fazenda" e assim que deixei o reality me encontrei com os assessores dele que me disseram que o Aguinaldo estava encantado comigo e que me queria na próxima novela. Me senti muito realizada e feliz com esse trabalho, pois o público abraçou a Naná.

RMC – Falando em reality, você foi a vencedora da quinta edição de "A Fazenda". Conquistar o grande prêmio lhe garantiu fama? VA – Com certeza fiquei mais conhecida, pois estive no ar por três meses consecutivos. Após o fim do programa, graças a Deus, realizei diversos outros trabalhos, como "Império". RMC – Você também disputou e ganhou outra competição, que foi a edição 2015 da "Dança dos Famosos". Atuar, desfilar ou dançar: o que mais lhe satisfaz e por quê? VA – Olha, depois que participei desse quadro do "Domingão do Faustão" (Rede Globo) me apaixonei pela dança. Mas acredito que são trabalhos diferentes e cada um tem o seu valor. Gosto de todos e cada um passa uma emoção distinta. RMC – Atualmente você está em cartaz com as peças de teatro “Cada Um Tem o Anjo Que Merece” e “Até Que O Casamento Nos Separe”. Como é atuar em duas montagens simultaneamente? VA – O grande desafio, além de estar atuando ao mesmo tempo em dois espetáculos, é interpretar duas mulheres com personalidades tão diferentes. RMC – Em breve, você irá participar da série "Mister Brau". Quais são as suas expectativas para esse novo trabalho? VA – Ainda não posso adiantar nada sobre o assunto, mas estou bastante empolgada com o papel. Logo mais, começo a gravar. RMC – Há nove anos você é rainha de bateria da Salgueiro (Escola de samba / Rio de Janeiro). Após tanto tempo, ainda fica nervosa ao desfilar na Marquês de Sapucaí? VA – É sempre uma emoção diferente. As pessoas falam para mim – "Você já está acostumada". Respondo – "Não". Todo carnaval é uma surpresa e há sim aquele friozinho na barriga. RMC – Recentemente, você foi pedida em casamento no "Domin-

gão do Faustão". O que o Radamés significa em sua vida hoje? VA – Ele é o meu amor, o meu companheiro e incentivador. RMC – Há planos de ter filhos? VA – Tenho muita vontade de engravidar. Porém, como estou com vários projetos profissionais, o meu lado mãe vai ter que esperar mais um pouco. RMC – Você é o atual rosto da marca cearense Fill Sete. Como surgiu o convite para estrelar a campanha e o que você gosta de vestir? VA – Receber o convite e trabalhar ao lado dessa equipe que possui uma energia incrível foi maravilhoso. Com certeza é um trabalho que vai trazer sucesso para todos nós. E adoro vestir jeans e roupas leves. RMC – Como você cuida do corpo? VA – Eu treino sempre que posso, mas não fico desesperada se não der. No dia a dia mantenho uma dieta, mas não me privo de comer o que estiver com vontade, as massas e pizzas, que eu amo. Só não pode virar rotina. RMC – Quais produtos de beleza nunca saem da sua bolsa? VA – Protetor solar, pó antibrilho e batom. RMC – Para finalizar, você é uma celebridade e, portanto, alvo de paparazzi. Por outro lado, há o público que sempre trata você com muito carinho. Como explica esse tratamento e qual a saída para preservar a privacidade? VA – Por eu ser uma pessoa pública já convivo bem com isso. Acho que não há uma saída, pois as pessoas gostam de saber, mas claro que nem toda minha vida é exposta. Em relação ao carinho, talvez seja porque também trato todos com muito afeto e de igual para igual. Acredito que se você der amor você vai receber amor.


DIÁRIO DE BORDO

Sankt Anton Áustria

A BLOGGER BRUNA WALESKA FEZ RECENTEMENTE UMA VIAGEM DOS SONHOS PARA SANKT ANTON, NA ÁUSTRIA. QUER SABER UM POUCO MAIS SOBRE ESTE LUGAR PARADISÍACO? A PRÓPRIA BRUNA CONTA PARA A GENTE. por

Priscila Alcântara

ESTADIA “No mínimo 5 dias. Tem muita coisa para fazer e lugares bacanas para conhecer.”

COMPANHIA “Meu namorado. Foi curioso, porque não conhecíamos ninguém que tivesse ido esquiar na Áustria, não tínhamos dicas e nem referências. A gente programou a viagem e fomos na cara e na coragem desbravar este novo lugar totalmente inusitado para mim e para ele. Sorte a minha que o meu namorado tem um espírito de aventureiro e topa qualquer parada! Valeu a pena arriscar, foi a melhor viagem de esqui da minha vida!!! Já visitei, Aspen, Snowmass, Courchevel, Vail, Les Arc, mas nada se compara à energia de Sankt Anton!”.

ATIVIDADES DURANTE O DIA “Muito esqui, almoçar em um dos restaurantes lindos e charmosos na montanha e escolher um lugar bem animado para o "Après-ski" à tarde, que são atividades, passeios que a gente faz nos locais que a gente esquia. Muito legal. A gente passa o dia e faz tudo ali, naquele lugar e nos arredores.” 58 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


NA MALA, O QUE NÃO PODE FALTAR... “Muito, mas muito agasalho. Lá realmente faz bastante frio na temporada de esqui e roupa quentinha nunca é demais”.

OS ENCANTOS DA ÁUSTRIA “A imensidão das montanhas e as pistas sem fim. Nossa, é uma estrutura muito boa para os esquiadores e lá é onde tem a melhor área “off piste”. Quem ama esquiar em powder, que é quando a neve está fresquinha, quase intocada, tem que ir para lá. Vai adorar.”

DIETA E A NOITE? “Sankt Anton tem muitos restaurantes bacanas, com diversos tipos de culinária para a gente escolher. Passear pela cidadezinha, escolher uma boate ou bar para se divertir também é uma excelente opção.”

O QUE VOCÊ ACHOU MAIS BACANA? A estação de esqui é muito descolada, superanimada e com programas para todas as idades e todos os gostos. Tem festas, os hotéis são excelentes, os restaurantes e bares maravilhosos, sem contar que os austríacos são muito receptivos e sabem se divertir”.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

“Procuro me alimentar sempre bem. Faço uma boa refeição no café da manhã, comendo muitas frutas e cereais e durante o dia eu priorizo refeições leves e com mais proteínas”.

PRÓXIMO DESTINO? “Ah, não posso falar” é segredo. Mas logo logo vocês saberão”


ENTREVISTA

LAÍS lopes

A EMPRESÁRIA E PERSONALIDADE CEARENSE LAÍS LOPES FIGURA ENTRE AS MULHERES MAIS ELEGANTES NÃO APENAS DO NOSSO ESTADO, MAS DE TODO O MUNDO, JÁ QUE SE DIVIDE ENTRE FORTALEZA, PARIS E DUBAI. MÃE DO FRANCISCO E ESPOSA DO ÁRABE E CÔNSUL HONORÁRIO DA ÁUSTRIA E DO MÉXICO EM MAURITÂNIA, CHEBIH BUH, LAÍS RECEBEU A REVISTA MULHER CHEIROSA E REVELOU INTIMIDADES DA SUA VIDA PESSOAL E CURIOSIDADES SOBRE AS SUAS INÚMERAS VIAGENS, ALÉM DE TER ABERTO AS PORTAS DO SEU INCRÍVEL CLOSET PARA A NOSSA EQUIPE. por

Eduardo Lima | fotos Esdras Rodrigues

Vida pessoal Por ser casada com um estrangeiro, houve choque cultural quando... envolveu a prática de diferentes cultos. Sou católica praticante e meu marido é afro-árabe muçulmano. No entanto, há um respeito mútuo e a nossa relação é baseada em um tripé: eu, Deus e ele. Ganhei do meu marido e tornou-se especial para mim... um broche. Na saída do Hotel InterContinental, em Paris, fui pega completamente de surpresa por ele, que me pediu em casamento. Para selar o compromisso, tirou do paletó a joia com as bandeiras da Áustria e da Mauritânia, onde é Cônsul Honorário, e disse que era a minha aliança, fixando-a em meu casaco. Eu como mãe sou... extremamente protetora, mas vale ressaltar que além da relação maternal, o meu filho Francisco (12 anos) é o meu melhor amigo. 60 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


Viagens Uma viagem inesquecível... quando fui para a África. Lá, o meu marido armou uma tenda perto de um oásis no meio do Deserto do Saara para passarmos a noite. Uma viagem de cinema para... literalmente, o Marrocos. Viajei para o país e fiquei hospedada na suíte do hotel onde foram rodadas as filmagens de "Sex and the City 2". Foi maravilhoso! O ruim é que não dava vontade de sair do hotel para fazer turismo em Marrakesh (risos). Aconteceu um fato inusitado durante uma viagem para... o Japão. Eu e o meu marido estávamos visitando o Palácio Imperial de Nikko, quando, em uma tentativa de fazer uma brincadeira com os guardas reais, ele disse que estava à procura de um palácio para comprar. Em resposta, os guardas fizeram uma reverência a nós e se desculparam afirmando que o palácio não estava a venda. Foi aí que vimos que os japoneses, apesar de educadíssimos e prestativos, não possuem o mesmo senso de humor que os ocidentais. Ao fazer a mala para viajar, levo em conta... o clima e a cultura local para não correr o risco de usar algo que a sociedade daquele país considere inadequado. Porém, sempre carrego comigo peças de grifes francesas e brasileiras, como Reinaldo Lourenço e Lollita, além das coloridas caftans da Água de Coco, que fazem um verdadeiro sucesso em Dubai. Dentre tantas viagens, me sinto em casa em... Fortaleza. Depois que descobri que tudo que há na terra pertence à Deus e Ele é o meu Pai, qualquer lugar é a minha casa, mas o meu cantinho preferido continua sendo sempre a "Terra do Sol".

Closet Uma mudança de planos em minha vida... sou bacharela em direito e amo essa área, mas durante o curso surgiu a oportunidade de montar uma sociedade com o meu irmão no ramo da engenharia civil, o que tem dado certo até hoje. Então, optei por deixar o direito "adormecido". Quem sabe um dia isso mude... Quando o assunto é beleza, prefiro me cuidar em... Fortaleza. Na cidade de Paris não é difícil encontrar salões de beleza com arquiteturas que encantam os olhos, porém caríssimos e com serviços de péssima qualidade. De todos os que visitei, e não foram poucos, somente um conseguiu deixar meu cabelo digno de aplausos, que foi o espaço do John Nollet, hair stylist de diversas famosas. Pode ter certeza que os melhores salões de beleza estão no Brasil. Por isso, quando estou na terrinha, procuro fazer hidratações capilares na Mulher Cheirosa e cuido da pele com a minha adorada dermatologista Dra. Manoela Crisóstomo. 62 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Última aquisição fashion… uma bolsa Christian Dior "Mini Lady" branca adquirida na elegante Lisieux Maison, aqui em Fortaleza. E a próxima será… as novas e divertidas alças de bolsas lançadas pela Fendi, "Strap You". Acessório-coringa… os brincos "Ear Cuff". Eles dão vida ao look! Comprei e me arrependi… não lembro de nenhuma peça que tenha me arrependido de comprar, pois antes de fazer qualquer aquisição sempre penso se ela traduz o meu estilo e combina com o meu closet. Quando enjoo das peças… procuro usar uma roupa de mil formas diferentes, reinventando e renovando meu estilo, então, quando não vejo mais alternativas para algumas peças eu opto por doar, pois há sempre alguém que precisa mais do que nós. “Quem tem duas túnicas reparta-as com quem não tem nenhuma” - já dizia João Batista, primo de Jesus. www.mul herchei ro sa.com .b r


SAÚDE E BEM-ESTAR | JOVENS

UMA DAS GRANDES QUEIXAS DOS JOVENS DIZ RESPEITO AO ESQUECIMENTO, OU SEJA, FALTA DE MEMÓRIA. SAIBA AGORA AS CAUSAS E O QUE FAZER QUANDO ISSO DEIXA DE SER ALGO ESPORÁDICO E TORNA-SE FREQUENTE. CONFIRA TAMBÉM DICAS QUE IRÃO AJUDAR A MELHORAR O SEU PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO. E L por

duardo

ima


Problemas de

memória nos jovens P

roblemas de memória não são exclusividade dos mais velhos. Muitos jovens se surpreendem quando começam a encontrar dificuldades para se lembrar de alguma coisa, como por exemplo, esquecer onde guardou a chave do carro ou o que comeu no dia anterior. No entanto, as causas da falta de memória nos jovens são diferentes das dos idosos. Esquecer algo por não prestar atenção suficiente é extremamente comum e não significa necessariamente doença cerebral, é o que afirma a neurologista Antonia Rosivalda Teixeira Marinho. "Outras condições comuns como ansiedade, sintomas depressivos, estresse e sono insatisfatório também podem causar dificuldade de concentração e a retenção de novas informações, no entanto, não há evidências que essas causas possam levar a um quadro demencial. No entanto, essas condições devem ser adequadamente tratadas para que não interfiram no desempenho da memória", explica. Na atualidade, é impossível não associar os jovens à Internet. Mas será que os problemas de memória possuem relação, quase que exclusiva, com a comodidade que as novas tecnologias proporcionam? "Não. Os problemas de memória sempre existiram, no entanto, há de considerar que a multiplicidade de tarefas e o estresse associado a elas compromete a atenção e a concentração, que são fundamentais para o processo da memorização", afirma a neurologista. Além do mais, a Internet é uma forma de acesso à informação, onde as

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

pessoas exercitam a leitura, comunicação e informações visuais. Porém, deve-se evitar passar a madrugada na Internet e trabalhar ou estudar no dia seguinte, pois o desempenho do cérebro estará prejudicado. Cuidar bem da memória é fundamental. De acordo com a médica, tomar algumas medidas simples e optar por hábitos de vida saudáveis ajudam no funcionamento do nosso cérebro. "A prática de atividades fí-

sicas, como caminhada, corrida, ciclismo e pilates, e consumir um cardápio equilibrado que inclua cereais integrais, azeite e peixes, colaboram na redução do risco de demência. O bom funcionamento do cérebro também depende do descanso. A quantidade de sono recomendada para um adulto jovem é de, no mínimo, seis horas por noite. Além de tudo isso, o cérebro precisa ser desafiado e estimulado frequentemente com o aprendizado de coisas novas, tais como aprender uma língua ou desenvolver uma habilidade. Fazer sempre as mesmas coisas, ou seja, ter uma vida rotineira, não é indicado para se ter uma boa reserva cognitiva", esclarece. Para finalizar, a neurologista alerta: "se a falta de memória vier a piorar e estiver comprometendo o dia a dia do jovem e o prejudicando em sua performance no trabalho e/ou nos estudos, deve-se procurar a ajuda de um neurologista".

A memória é uma das funções mais complexas e importantes do cérebro humano. Quando seu rendimento cai, surgem dificuldades no trabalho, na escola e na vida social. Por isso, não descuide! Confira algumas dicas que irão ajudar a melhorar sua memória. Evite o consumo de drogas lícitas e ilícitas, já que elas são neurotóxicas. Leia sempre! A leitura facilita a formação de novas memórias e também a evocação de memórias que você já possui. Crie estratégias de memória de armazenamento. Sempre que quiser se lembrar de um compromisso ou uma informação importante, associe imagens ou palavras em torno desse conteúdo. Memórias ligadas a emoção são mais facilmente memorizadas. Por isso, reserve na agenda horários livres para fazer atividades em família, de autocuidado e de lazer. Viva tudo com intensidade e otimismo e recorde sempre das boas coisas que viveu. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais firme fica a lembrança. Com o tempo, seu cérebro se empenhará cada vez mais em reter as experiências de vida.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 65


TEEN

Filhos Bilíngues É

natural a insegurança que permeia essa decisão, diante de um sociedade cada vez mais violenta, na qual os pais criam seus filhos sob um olhar vigilante e intermitente. Permiti-los a liberdade de forma despreocupada, por exemplo, tem se mostrado uma verdadeira utopia. "Por isso é mais comum submeter as crianças e os adolescentes a preencher seu tempo com eletrônicos e atividades que não os exponham a riscos ‘desnecessários’”, analisa a psicanalista Germana Lima. No entanto, a necessidade de torná-los independentes e responsáveis faz com que alguns pais vejam o intercâmbio como o método mais eficaz para a conquista deste tão almejado processo. "Através desta experiência em outro país, o adolescente pode adquirir inúmeros benefícios, dentre os quais vale destacar o senso da responsabilidade, não só sobre si próprio, mas também sobre suas finanças e sobre uma rotina a ser estabelecida longe do monitoramento assíduo dos pais”, reforça a profissional. Pensando no crescimento pessoal e profissional do filho, Lucas Buffat Sales, 22 anos, a jornalista Christianne Sales, foi quem mais incentivou o jovem a viver a experiência. "Desde que meu filho Lucas começou o ensino médio, procurei estimulá-lo a ir mais longe. Não apenas em ser o aluno que passa de ano, mas o aluno que também pudesse questionar e conhecer a realidade do país que ele vive. Creio que isso o levou a buscar novos horizontes. Logo no terceiro semestre de Engenharia Civil, ele buscou se inscrever no Ciências sem

66 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

ESTUDAR UMA NOVA LÍNGUA, CONHECER UMA NOVA CULTURA, VIVER NOVAS EXPERIÊNCIAS, PROVAR DA LIBERDADE E DA RESPONSABILIDADE SÃO APENAS ALGUMAS DAS VIVÊNCIAS QUE O INTERCÂMBIO PODE PROPORCIONAR A UM JOVEM. MAS O QUE PARECE FÁCIL PARA ALGUNS PAIS PARA OUTROS SE TORNA UM VERDADEIRO DILEMA PERMITIR QUE O FILHO PASSE ALGUNS MESES LONGE DE CASA. ANALISAR A SITUAÇÃO, OS PRÓS E OS CONTRAS, CONHECER COMO FUNCIONARÁ O PROGRAMA, ONDE E COM QUEM O JOVEM FICARÁ DURANTE SUA ESTADIA PODE SER UMA BOA OPÇÃO PARA TOMAR UMA DECISÃO SEGURA. por Julyana Silveira

Fronteiras, estudou alemão e, enfim, conseguiu a bolsa para a Universidade de Stuttgart, na Alemanha”, destaca a jornalista. Além de permitir que o jovem vivencie do seu senso de responsabilidade, o intercâmbio também pode trabalhar sua autoestima, que nessa fase de conflitos emocionais e hormonais pode influenciar positivamente, segundo Germana Lima. “Diante de conflitos, isso o obriga a tomar decisões de forma mais racional, aguça a sua percepção diante do meio que o cerca, o torna cumpridor de leis e de regras, o estimula a se adaptar a uma cultura diferente da sua ampliando sua visão de mundo e permitindo-o transitar de forma saudável em um ambiente que até então era completamente desconhecido para ele”, explica a profissional. Da mesma forma que o adolescente que opta pelo intercâmbio é tomado pelos mais diversos conflitos, seus pais são impreterivelmente, envolvidos neste turbilhão de emoções. Confiar na criação dada aos seus filhos, nos valores transmitidos a eles e na formação de seu caráter, torna-se um exercício diário para os pais que “perdem” seu sempre bebê e praticam de fato a célebre frase de “criar seus filhos para o mundo”. Foi o que fez Christianne Sales. Apesar dos receios, resolveu apostar na vontade do jovem e nos ensinamentos. "Tive vários medos: vai se

adaptar? Será alvo de preconceito? Como vai se virar? Os meus medos caíram por terra quando fui visitá-lo e pude ver o quanto ele amadureceu e o quanto está apto a cuidar de si. A saudade é grande, mas ver a cria crescer não tem preço, afinal temos o Skype, Whatsapp e tantos outros meios para nos manter sempre conectados”, lembra a jornalista. Já na família do analista de sistemas, Rafael Lima, 34 anos, o estímulo partiu da experiência vivida pela irmã mais velha. Hoje, o analista não tem dúvidas do que quer para o filho, João Pedro. "Tive a experiência de ter que tomar minhas próprias decisões do momento em que entrei no primeiro avião. Cheguei lá sozinho e sem ter nenhuma ideia do que esperar do país, da escola, dos colegas ou mesmo da família que iria me acolher. Foi uma oportunidade única falar sobre o Brasil e poder conhecer e conviver com pessoas dos mais variados costumes, o que me deu outra visão do mundo que carrego até hoje. Voltando para casa retomei meus estudos e na primeira entrevista de emprego fui surpreendido com um questionário de perguntas técnicas de Informática, tudo em inglês. No final do processo de seleção consegui a vaga. Por tudo que vivenciei aconselho familiares e amigos a passarem por essa experiência. Por essa razão incentivarei meu filho pequeno a fazer o mesmo que eu sem pensar duas vezes”, relembra Rafael Lima. www.mul herchei ro sa.com .b r


ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA EM OUTRO PAÍS, O ADOLESCENTE PODE ADQUIRIR INÚMEROS BENEFÍCIOS, DENTRE OS QUAIS VALE DESTACAR O SENSO DA RESPONSABILIDADE No caso do analista de sistemas o que mais “pesou" ao longo do tempo que morou no Canadá foi a saudade da família e dos amigos. Mas até o que parece ser um empecilho na hora de decidir tem um lado positivo, como destaca a psicóloga Germana Lima. "Podemos dizer que a saudade é mola mestra nesta relação. Saudade no sentido mais amplo que a palavra permita, desde o cheiro do seu lar, o aconchego da acolhida, a comida, as pequenas comemorações familiares e todas as relações que o envolvem tomam ou-

tra conotação. Adquirem maior valorização e podem sim, fazer com que o adolescente reveja posturas e afira sua balança emocional”. Mesmo diante de sensações tão antagônicas, a experiência do intercâmbio traz ganhos inestimáveis para quem se permite obtê-los, ganhos que vão desde a inegável va-

Para ajudar na decisão • Escolha do lugar. Tudo deve ser levado em consideração, se gosta ou não de frio, se aguentaria viver num país muito diferente do Brasil e até mesmo o tempo de viagem. • Tipos de cursos. Existem opções desde estudar o idioma local até matérias específicas. Se ainda está no Ensino Médio, poderá optar por cursar um ou mais semestre no exterior. Se já terminou os estudos pode escolher cursos de longa duração. • Falar um pouco do idioma. Mesmo que a ideia seja aprender um novo idioma, é bom já saber um pouco antes de partir. Morar num país onde todo mundo fala

68 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

outra língua pode ser um pouco assustador. • Tempo de estadia. Os valores de ficar três meses fora e o de seis não são muito diferentes, já que as passagens, taxas e custo do nivelamento só são cobradas uma vez, por isso é essencial avaliar sua disponibilidade. • Agência de confiança. Desde o momento da decisão até a volta para o Brasil, tudo deve ser planejado ao lado de pessoas de extrema confiança. Várias agências específicas estão aí para dar esse apoio e ajudar nas escolhas. • Onde morar. As agências oferecem muitas opções, as mais co-

lorização curricular até as alterações na percepção de mundo, do outro e de si próprio diante da vida. "Atualmente acho quase obrigatório tal experiência se você quiser ter algum diferencial, principalmente no mercado de trabalho em qualquer área de atuação”, aconselha Rafael Lima. muns são: homestay (morar com uma família) ou dormitório escolar. • Avalie o financeiro. Não é barato fazer um intercâmbio, mas há meios de baratear os gastos. Planejar com antecedência de pelos menos seis meses também barateia. • Não esbarre na burocracia. Cada país tem sua exigência na hora de emitir o visto de estudante, se informe. • Detalhes importantes. Fazer um bom seguro viagem, tirar cópias do passaporte e identidade e ter um contato da agência em casos de emergências. Entrar em contato com a host family para saber um pouco mais dos costumes deles e como será a rotina quando chegar lá também é importante.

www.mul herchei ro sa.com .b r


INFANTIL

a criança

como ferramenta do seu

desenvolvimento

M

ontessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas. “Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, o método traça perfis gerais de comportamento e possibilidades de aprendizado para cada faixa etária com base em anos de observação”, explica a educadora Maria Belén Garcia, que há um ano trouxe para Fortaleza o método. O Casulo, atualmente é a úni-

ca escola que aplica a Metodologia Montessoriana em Fortaleza, com uma grande aceitação das famílias, segundo a coordenadora. “Essas famílias que se propõem a uma educação voltada para a formação do homem como um ser consciente, integrado ao meio ambiente, pacifico e elemento de transmissão da cultura pela paz, acreditam no nosso sistema de ensino e apostam no futuro promissor que desejamos para as crianças”, reforça Maria Belén, que segundo a profissional, a metodologia tem seis pilares como base: autoeducação, educação como ciência,

educação cósmica, ambiente preparado, adulto preparado e criança equilibrada. Segundo a educadora, o grande diferencial é a concepção de que a liberdade é uma conquista que se dá através da independência, autonomia e responsabilidade. "Numa escola montessoriana não há prêmios e nem punições. A criança alegra-se com suas conquistas e acertos e aprende com seus erros. O professor trabalha em colaboração com a criança e a criança tem um ciclo ininterrupto de trabalho e não aulas por assuntos”, reforça.


EM 1907 A MÉDICA ITALIANA, MARIA MONTESSORI, APÓS ANALISAR O COMPORTAMENTO INFANTIL, ELABOROU UMA METODOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADA PARA AS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE NA IDADE PRÉ-ESCOLAR. O MÉTODO FICOU CONHECIDO MUNDIALMENTE COMO MONTESSORI E ENVOLVE UM CONJUNTO DE TEORIAS, PRÁTICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS IDEALIZADOS POR ELA, ONDE O PONTO MAIS IMPORTANTE É QUE A EDUCAÇÃO SE DESENVOLVA COM BASE NA EVOLUÇÃO DA CRIANÇA, E NÃO AO CONTRÁRIO. J S por

ulyana

ilveira

As classes são multi-idade (4m a 1,6 anos, 1,6 -3 anos, 3-6 anos), na qual trabalho e aprendizagem são combinados para o desenvolvimento social da criança. A escola tem como objetivo ajudar o desenvolvimento natural do ser humano, onde as crianças usam o material especialmente criado para esse fim. No dia a dia da criança a metodologia é aplicada segundo os seus princípios, ou seja, um ambiente preparado de acordo com as necessidades de cada faixa etária respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada um e todo o trabalho é direcionado à conquista da independência e da autonomia. Os materiais usados em sala são cientificamente preparados e testados. “Eles são divididos em áreas, por exemplo, vida prática e desenvolvimento social, educação dos sentidos, desenvolvimento da mente matemática, desenvolvimento da linguagem e conhecimento do mundo”, completa a educadora. Seis meses antes da implantação da escola em Fortaleza, em fevereiro de 2015, todos os educadores participaram de cursos de capacitação específicos do método Montessori. Inclusive é oferecido cursos para os pais com objetivo de harmonizar o trabalho da escola com a casa. "No decorrer do ano letivo são oferecidos dois cursos para os pais e dois cursos de formação para educadores da escola e para o público em geral com interesse no método”, destaca Maria Belén. O curso é uma excelente oportunidade para quem quiser conhecer melhor o método, suas teorias e aplicações na vida escolar do filho. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

COMO FUNCIONA O MÉTODO MONTESSORI: • Grupos multi idades;

• Liberdade de movimento;

• Sem estrutura predefinida – interesses da criança; • Aprendizagem com base no real; • Materiais concretos;

• Sem livros e provas;

• Lições individuais / acompanhamento individual; • Ênfase em cuidados individuais; • Incentivo ao processo criativo – artes; • Grande foco na educação infantil para maximizar a aprendizagem no período de desenvolvimento cerebral e cognitivo. VANTAGENS: • Concentração;

• Criatividade;

• Independência;

• Prazer pelo trabalho;

• Aprendizagem total – acadêmica, social e emocional. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 71


PUBLIEDITORIAL Informe Publicitário

Fotos: Dayane Albuquerque

Nasceu!

Já está nas mãos das mamães de Fortaleza o Manual da Mamãe, um guia completo de informações, produtos e serviços da gestação à primeira infância

Após um ano de muito trabalho e pesquisas, está nas mãos das mamães de Fortaleza o Manual da Mamãe, um guia completo de informações, produtos e serviços da gestação à primeira inmês de março em uma requintada festa no Royal Gourmet, com a presença de parceiros que já são referência na cidade. O anuário, dirigido por Cleiton Silva e Renata Freitas, já é sucesso na capital cearense, assim como nas demais cidades que já receberam a franquia. São doze anos em Goiânia-GO, oito em Brasília-DF, seis em São Paulo-SP, dois em Curitiba-PR e um ano em Fortaleza-CE. O objetivo da revista é levar sempre a melhor informação à mamãe, dando a ela a comodidade de encontrar tudo o que necessita na cidade dela. “A chegada de um bebê é uma fase de muitas descobertas e é necessário que essa mãe possa contar com informações precisas e seguras. Temos um por entenderem a importância do guia no pré-natal e nos primeiros anos de vida do bebê”, pontua Flávia Teodoro, idealizadora do Manual.

Além do exemplar físico, distribuído gratuitamente, as gestantes e mamães podem ler o Manual por meio do aplicativo do guia para tablets e smartphones com sistemas IOS ou Android. Também é possível acompanhar as matérias e novidades através do site e das redes sociais Facebook e Instagram. A influência do Manual da Mamãe é extremamente impactante. Isso pode ser visto claramente nas redes sociais. “Alcançamos mais de 1 milhão de mães diariamente, por meio de nosso facebook e instagram”, ressalta Renata Freitas. “O que mais nos alegra é saber que estamos participando do momento mais esperado da vida de uma mulher, mamães de Fortaleza vão se apaixonar por este anuário e vão usá-lo como um livro de cabeceira durante a gravidez e vão consultá-lo sempre que tiverem alguma dúvida e que precisarem de algum serviço”, completa. Com o Manual em mãos, as mamães vão encontrar desde informações sobre exames essenciais na gestação até como

Agora bebê vem com Manual! • Reportagens completas com

• Mais de 135 mil seguidores no Instagram

• Catálogo de compras e serviços

• Mais de 350 mil curtidas no Facebook

www.manualdamamae.com

• Mais de 80 mil downloads na App Store e Google Play

@manualdamamae

• Melhores lojas do ramo • Distribuição gratuita

Manual da Mamãe @manualdamamaefortaleza


RELACIONAMENTO

Chuva de arroz

no século XXI EM UM SÉCULO DE FACILIDADES, O CASAMENTO PASSOU A TER DIFERENTES CONCEITOS, COMO UNIÃO ESTÁVEL, CONTRATOS OU RELAÇÕES NEM SEMPRE PARA A VIDA TODA. ATUALMENTE, HÁ UM NOVO MODO DE PENSAR A VIDA A DOIS DEVIDO A TANTAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E ATÉ MESMO PESSOAIS. NO ENTANTO, PARA MUITAS MULHERES, O SONHO DE CASAR NO CIVIL E NO RELIGIOSO PERMANECE. E ESSE ENLACE FAZ TODA A DIFERENÇA QUANDO O ASSUNTO É RELACIONAMENTO. por Eduardo Lima 76 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Caso ou compro uma bicicleta?...

O comportamento da sociedade tem se modificado cada vez mais e, em pleno século XXI, alguns conceitos e tradições também mudaram. Por exemplo, há algumas décadas, o sonho de 10 entre 10 meninas era conhecer um príncipe encantado e casar-se na igreja, hoje em dia, o perfil da família mudou e, com ele, sonhos e prioridades. Porém, muitas mulheres ainda se perguntam: vale a pena casar? A resposta é: sim! Cada vez mais, cresce o número de apaixonadas que só saem da casa dos pais ao casarem no civil e religioso. Segundo dados estatísticos do Registro Civil 2015, os brasileiros estão se casando mais. O número de matrimônios para cada mil pessoas (entre 15 anos ou de mais idade) aumentou de 11,5 em 2002 para 20,2 em 2015. Já segundo o levantamento do Instituto Data Popular e da Abrafesta, cerca de 41% das solteiras entre 20 e 40 anos pretendem se casar em até 2 anos. www.mul herchei ro sa.com .b r


Um sonho quase se tornando realidade...

A Mafrense Eventos, empresa cearense especializada em cerimonial de casamentos, realiza, por mês, cerca de seis enlaces. De acordo com o empresário Mafrense Sousa, as festas de matrimônio deixaram de ser simples reuniões de familiares e amigos e se transformaram em grandes produções. "Além do sonho de casar, as noivas desejam celebrar esse momento com uma gigantesca festa, algo inesquecível e marcante. Todas elas, sem exceção, querem um casamentos dos sonhos, que envolve igreja, buffet, decoração e até mesmo atrações musicais de nível nacional", afirma.

Primeiros passos da vida de casados... Claro que são inúmeros os benefícios que o casamento pode trazer ao casal, como por exemplo, ambos se tornam mais presentes um na vida do outro. No entanto, tanto o homem como a mulher devem se empenhar para que essa união seja duradoura. “A vida de casado quando comparado à vida de namoro é bem mais interessante, pois com o tempo de convivência, marido e mulher acabam se conhecendo mais e aprimorando alguns sentimentos, como o companheirismo, por exemplo. Porém, deve-se ressaltar, que não existe matrimônio perfeito, mas sim matrimônio saudável, que é formado por duas pessoas que vivenciam mais momentos prazerosos e felizes do que momentos de brigas e conflitos”, explica a Psicóloga Especialista em Terapia de Casal e Família, Virgínia Uchôa do Vale. Mesmo com esse aprimoramento de sentimentos durante o casamento, não há dúvidas de que um bom enlace começa a ser construído durante o período que o antecede: no tempo de amizade, namoro e noivado. "Mas a melhor forma mesmo

de se conhecer alguém é dividindo o mesmo teto, pois é na intimidade que conseguimos ser nós mesmos. É no dia a dia, na harmonia e na intimidade, que o casal vai ‘aparando as arestas’", conta a profissional. Será que em tempo de redes sociais e tantas outras facilidades, um dos princípios que deve estar sempre presente no casamento dos tempos modernos é o da renúncia? "Em um enlace há ganhos e perdas. De fato, o casal não terá mais a vida que tinha quando namorava, mas um dos grandes erros é de renunciar o que se gosta e o que realmente você é. Em uma união deve-se cultivar o amor, a confiança e o companheirismo. Com esses três princípios, e conseguindo manter uma boa comunicação, pode-se manter um matrimônio saudável, sem precisar fazer grandes abdicações. Mudanças devem ser feitas para que um se adapte melhor ao outro, mas são mudanças que devem fazer sentido para ambos. A individualidade precisa ser mantida e não esquecida", diz Virgínia Uchôa do Vale.

Case e deixe a bicicleta para depois...

Por fim, vale destacar que o casamento convoca os casais a gerenciar as frustrações e expectativas em relação à vida a dois. É um exercício para um vínculo maduro, algo que difere do tempo de namoro. Por isso, sorriam juntos, se respeitem, se desejem, se dividam e se complementem, e o mais importante, se amem. Esses conselhos são válidos não apenas para os casais do século XXI, mas amores atemporais, de todos os dias, de todos os anos, de todas as décadas...

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Casamento realizado no século XXI...

Casada há três anos, a assistente social Isabel Cristina Alencar, 33 anos, assegura que a vida de casada é bem mais interessante que a de namoro. “O casamento me permitiu ter um companheiro 24 horas. Além do que, essa união me trouxe a certeza de que tenho alguém com quem posso contar, e melhor ainda, sei que também posso ajudar. Não falo de cuidar de casa ou cozinhar, mas do apoio aos projetos individuais e da criação de projetos comuns. Porém, é importante mantermos espaços individuais. Por exemplo, meu esposo surfa e joga futebol. Atividades que não gosto, então eu não o acompanho. Meu marido sabe quando a minha TPM chega e me deixa bem à vontade. É assim que nos conhecemos. Sempre ouvi falar que não poderia dormir ‘brigada’ com ele, que teria que resolver o problema antes do sono chegar. Tentamos isso. Porém, no nosso caso, a ‘receita’ não funcionou. Tivemos que descobrir juntos como resolver nossos problemas. E assim fizemos”, relata.

Casamento a ser realizado no século 21...

Para a contadora Andrea Alexandrino, 25 anos, o casamento só tornou-se sonho ao ter encontrado alguém muito especial. Ela está noiva e pretende se casar em março de 2017. “Antes não pensava em casar, mas houve um momento que cheguei no auge do namoro e queria mais! Queria um compromisso sério de verdade. Namorar é bom, mas acredito que só quando estamos casados, quando há uma overdose de companhia, é que a gente conhece o amor por completo", narra.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 77


ESPECIAL CASAMENTO

Amanda & Daniel CONHEÇA A HISTÓRIA DESSE CASAL QUE EM ALTO MAR, REALIZOU O GRANDE SONHO DO MATRIMÔNIO COM UMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA MULHER CHEIROSA. por Eduardo Lima

P

ode parecer clichê, mas quando vi o Daniel pela primeira vez entendi o real significado do famoso “amor a primeira vista”. Há quase 8 anos, eu morava na China, ele no Rio de Janeiro, e nós dois estávamos em Fortaleza a trabalho e nos conhecemos em um samba domingo à tarde. Como tínhamos alguns amigos em comum, ficamos na mesma turma, conversando, e nessa conversa descobrimos que na semana seguinte pegaríamos um voo juntos para o Rio de Janeiro. A semana passou sem que tivéssemos nenhum contato! Na época não havia Whatsapp, nem Facebook e celular era “coisa de adulto” e a gente não passava de dois adolescentes. Cheguei ao aeroporto, ansiosa pelo voo e pelo reencontro, mas nem sinal do Daniel. Já no avião quando anunciaram: “Atenção, tripulação, portas em automático”, foi que ele apareceu correndo para entrar no avião, nos 45 do segundo tempo! Entrou, sentou ao meu lado (sim, coincidência ou não, nosso acento era um ao lado do outro), e entre uma conversa ou outra, demos o nosso primeiro beijo! Nos meses seguintes precisei voltar para China, onde passei mais 6 meses em uma temporada trabalhando (na época trabalhava apenas como modelo), e ele no Rio com a banda dele, ele era músico, baterista de uma banda! Foi assim por 3 anos, namorando a distância! Até que a incompatibilidade de agenda começou a afetar muito e terminamos. Quase dois anos depois, vimos que deveríamos nos dar uma segunda chan-

78 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A


ce, já que toda aquela paixão continuava acesa, e apesar de cada um ter seguido um caminho, ainda pensávamos demais um no outro! Nós dois viemos morar em Fortaleza, retomamos o namoro, noivamos e em novembro de 2015 nos casamos, e é sobre o nosso casamento que quero contar para vocês! Desde que noivamos começaram os impasses de onde seria o casamento, já que eu sou mineira, toda minha família mora em Belo Horizonte, e ele cearense, com a família em Fortaleza. Eu, como morei em muitos lugares, tinha muitos amigos espalhados pelo Brasil, e muitos até em outros países. Pesquisamos sobre os “destination wedding”, uma forma de reunir todos em uma viagem, e nessa busca descobrimos a opção de casar em um navio. Casar no navio nos chamou atenção por vários motivos. Achamos o preço atrativo e atende casais de todas as classes sociais, porque você pode tanto fazer uma cerimônia mais restrita pagando a viagem para os convidados, como pode colocar o pacote a disposição deles em uma agência de viagens para que os interessados comprem direto com a agência poupando os noivos de terem que dar detalhes da viagem. No caso, optamos pela Belle Voyage Tur – viagens a dois, que além de ser uma agência voltada para casais, 80 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

hoje é a pioneira no Ceará no ramo de casamentos em navio. Um outro motivo que nos encantou, foi que não teríamos um dia apenas para comemorarmos, e sim 4 dias de festa! E no nosso caso foram 4 dias mesmo pois optamos pelo minicruzeiro. Os preparativos foram poucos, porque o navio disponibiliza algumas opções de pacotes e de acordo com o que você paga eles já se encarregam de arrumar tudo para você. Decoração, flores, buquê, brinde da cerimônia, convite com informações do local do casamento distribuído nas cabines após o embarque, são alguns dos itens disponibilizados. E tem mais: você pode levar um padre por sua conta para fazer a cerimônia se assim preferir. No nosso caso, op-

tamos pelo capitão do navio celebrar o nosso casamento (que também já estava incluído). Dentro do navio tem um salão de beleza, não está incluso no pacote, mas pode agendar para algum profissional te preparar no grande dia. O mesmo serve para as madrinhas, familiares e convidados. Porém, desde o início determinei como prioridade levar uma maquiadora da minha confiança para ficar a minha disposição no dia da cerimônia. Acho muito importante escolher um profissional que você já tenha referências, e não poderia ter escolhido ninguém melhor que a Érika Rodrigues, profissional da Mulher Cheirosa, para ser a responsável pelo meu cabelo e maquiagem no meu dia de noiva! www.mul herchei ro sa.com .b r


A cerimônia É difícil você dar uma opinião do seu próprio casamento, mas eu posso afirmar que se fosse para voltar no tempo, casaria de novo e de novo e de novo, e claro, no navio! Foi simples, rápido, lindo e dos sonhos, como eu imaginei! O cenário foi em uma boate que tinha vista de 360 graus para o oceano. O navio estava em alto mar no momento! O capitão foi me buscar na cabine e me levou até o local da cerimônia, que durou aproximadamente 30 minutos. Em seguida, fomos todos para um coquetel, seguido do jantar e, por fim, finalizamos a noite dançando e comemorando muito! Com exceção da boate, todos os demais ambientes estavam reservados apenas para os convidados do meu casamento! Após a festa, a nossa cabine estava toda decorada com flores e balões de recém-casados, ficamos encantados com os cuidados e com os mínimos detalhes. Na manhã seguinte, em um horário que avisamos anteriormente qual seria melhor para nós, serviram o nosso primeiro café da manhã como marido e mulher na varanda da cabine. Dos sonhos! Isso define o nosso casamento para nós!


SEXUALIDADE

S

O tempo e o

SEXO

84 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

egundo a crença popular, o desejo e a atividade sexual das mulheres diminuem com a idade e ao longo do casamento. No entanto, um estudo da American University (Washington / Estados Unidos) mostra o contrário e afirma que o público feminino desfruta do melhor sexo de suas vidas com o passar dos anos, pois tornam-se mais confiantes com a sua sexualidade quando comparado à fase de namoro ou envolvimento. "Ao estar ao lado de um parceiro há algum tempo, existe sempre a oportunidade de conhecer algo novo. Além do que, com a intimidade conquistada, vai ficando www.mul herchei ro sa.com .b r


PENSAR EM SEXO É BOM, FAZER SEXO É BOM E PRATICAMENTE TUDO O QUE SE REFERE A ELE É BOM. COM O PASSAR DO TEMPO E AO LONGO DO CASAMENTO A RELAÇÃO SEXUAL PODE FICAR AINDA MELHOR E BEM MAIS PRAZEROSA. QUER SABER COMO? A GENTE EXPLICA TUDO! por

Eduardo Lima

Com o passar dos anos, as mulheres podem mudar a cara do casamento para algo muito mais interessante. É possível comandar e manter a chama acesa ao conhecer melhor as suas zonas erógenas. "É fundamental que cada uma de nós tenhamos conhecimento do próprio corpo para tomarmos ciência do que gostamos ou não. Hoje em dia, os homens aceitam de uma forma bastante tranquila o fato da mulher se posicionar quanto a isso. Muitos, aliás, se sentem até mais confortáveis quando a parceira sabe exatamente o que quer", ressalta a profissional. Deve-se destacar que agir assim transmite ao marido uma mensagem de autoconfiança, amor e respeito,

refletindo positivamente na intimidade do casal. Tem mais! Para que o sexo seja completo, redondinho e bastante prazeroso, é de suma importância que haja conexão emocional entre os parceiros. "Mesmo a gente crescendo e evoluindo em termos físicos e autoconhecimento corporal, o amor ainda é, e sempre será, a base de todo grande relacionamento. Quando amamos, nos preocupamos em se dedicar ao outro, então deixamos de ser egoístas e passamos a nos preocupar mais com o prazer do companheiro. Isso só faz com que a relação progrida", explica Cátia Damasceno, também colunista do Programa Mulheres (TV Gazeta).

AGORA VOCÊ JÁ SABE QUE É POSSÍVEL TRANSFORMAR O EXCESSO DE INTIMIDADE EM ALAVANCA E TEMPERO. CONFIRA DICAS QUE VÃO APIMENTAR AINDA MAIS O SEXO ENTRE VOCÊ E O SEU PARCEIRO.

1 cada vez mais fácil identificar as suas zonas erógenas e a do companheiro", afirma, com exclusividade para a Revista Mulher Cheirosa, a coach de relacionamentos e idealizadora do Projeto Mulheres Bem Resolvidas, Cátia Damasceno. Quer um superexemplo em relação ao que acabamos de falar? A cantora Sandy, em entrevista à revista Contigo!, disse que o sexo com o marido Lucas Lima só evolui. Os dois estão casados há oito anos. "Não sei se algum dia o sexo vai deixar de ser melhor (risos). Eu acho que ele só melhora com o tempo! Eu e o Lucas estamos ótimos", afirmou a artista. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Deixe seu companheiro à vontade mostrando que você tem interesse por assuntos relacionados ao sexo. Há casais que apenas fazem sexo, mas não conversam a respeito. Faça do sexo uma ocasião especial. Ter apenas transas rotineiras é maçante. Combine um dia de irem ao motel, transem de forma inesperada enquanto o filho está fora de casa, façam sexo no chuveiro... Inove! Mantenha sua identidade e se cuide individualmente. O parceiro vai perdendo o interesse na medida em que o outro se acomoda. Deixe as preocupações do dia a dia fora do quarto. Nada também

de tecnologias no ambiente. Desligue a TV e o Iphone. Conheça melhor a si mesmo. A masturbação é a melhor forma de saber o que lhe dá prazer. Procure profissionais de saúde e especialistas caso tenha alguma disfunção. Não há idade para o sexo e todos podem transar e sentir prazer. Use aquele momento após a relação sexual para ficarem abraçados em silêncio. Não precisam conversar nesse momento, o silêncio fala por si nessas horas. Ficando juntos vocês já estão demonstrando amor, cumplicidade e respeito um pelo outro.

2

5 6

3

7

4

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 85


FÍGARO BARBEARIA

TREND de cabelo masculino 2016 Cortes

VOCÊ QUE ESTÁ SEMPRE ATENTO À MODA E AS TENDÊNCIAS, TEM QUE CONHECER AGORA O QUE VAI FAZER A CABEÇA DOS HOMENS EM 2016. PARA TE DAR UMA AJUDINHA, REUNIMOS AQUI OS CORTES DE CABELO MASCULINO MAIS MODERNOS, DIFERENCIADOS E ESTILOSOS QUE PROMETEM ESTAR EM VOGA NESTE ANO. por

Eduardo Lima

Undercut (Quiff) Esse modelo, um dos prediletos dos jovens e que foi destaque na última Semana de Moda de Londres, tem se mantido entre os mais populares ao longo dos últimos anos pelo simples fato de possuir uma versatilidade invejável, pois se adequa a todos os momentos, seja em um evento Black Tie ou algo mais informal. O Undercut (Quiff) é um penteado de corte progressivo partindo da nuca até o início do topo da cabeça – o pente da máquina começa regulado no número Um e aumenta gradativamente até o Dois. "O detalhe que faz

D

ois mil e dezesseis está recheado de tendências em relação à corte de cabelo masculino. Alguns modelos já são conhecidos, outros surgiram recentemente, enquanto alguns foram renovados. Vale a dica: o que nunca sai de moda é o bom senso na escolha do melhor penteado para seu estilo de vida. Portanto, sempre que for mudar o visual, é bom atentar para alguns detalhes, como tipo de cabelo, tamanho e formato de rosto. Claro, contando com a opinião de um profissional, como a cabeleireira do Fígaro Barbearia Social Club, Daniele Gurgel, que abre o jogo e conta o que vai ser trend neste ano. toda a diferença é o uso do topete, que pode ou não ser bem alto, desde que combine com o formato do rosto do cliente", afirma Daniele Gurgel. Dica: para manter o penteado no lugar, os homens com a espessura dos fios mais grossos devem usar pomada ou cera sem brilho. Já para quem possui os cabelos finos, a dica é usar spray para dar “corpo” aos fios. Quem usa: os cantores Justin Bieber, Justin Timberlake e Bruno Mars.

Fade Ideal para cabelo afro, o Fade é um corte com efeito degradê da nuca até o início do topo da cabeça – o pente da máquina começa regulado no número Zero e aumenta gradativamente até o Um. O tamanho do topete fica a seu gosto e critério. Vale ressaltar que esse look confere um certo volume aos fios e uma aparência clean. Dica: para finalizar esse penteado, use pasta ou cera. Quem usa: o ator Will Smith.

Coque Samurai O coque samurai, aquele coquinho no alto da cabeça que saiu das passarelas e ganhou as ruas, promete virar febre em 2016. Mas que tal uma variação com as laterais bem baixas ou até mesmo raspadas para mostrar o efeito? Lembre-se: ele é www.mul herchei ro sa.com .b r


um penteado para quem possui fios finos e que deve ser usado com atitude e estilo. Dica: para conquistar o visual desejado, opte por um mousse modelador. Quem usa: a personalidade que mais bomba com esse estilo é cantor Wesley Safadão. Outro que se destaca é o cantor Harry Styles.

Razor Part O que fez sucesso em 2015 e que continua em alta é a tendência chamada Razor Part, que nada mais é do que uma divisão feita no cabelo com navalha. A risca, bem marcada, é realizada na divisão lateral do cabelo onde o penteado irá ser repartido. O estilo original passeia pelo formal vintage e o moderno e eclético. Dica: "O look é um dos mais pedidos pelos jovens que optam por inovar sem fugir do estilo formal e casual e até mesmo pela sua praticidade, já que basta apenas secar e moldar com cera, gel, spray ou pasta, mantendo assim um penteado molhado e arrumadinho", conta a profissional. Quem usa: o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e o ator Caio Castro.

Side Part Perfeito para os executivos que optam pela elegância, já que esse é um corte conservador, clean e formal. O Side Part possui as laterais e o topo da cabeça baixo, e o penteado deve ser de lado, meio jogando tudo para trás da orelha. "Essa tendência precisa ser muito bem executada pelo profissional, já que deve ser feito um quadrado perfeito nas laterais. Vale dar um desfiado na parte de cima", fala Daniele Gurgel. Dica: o penteado é sempre muito bem acompanhado por modeladores de acabamento molhado, como é caso do gel ou da pomada. Quem usa: os atores Leonardo Di Caprio e Klebber Toledo.

Laterais baixas e franja caída Esse corte de cabelo masculino é bem irregular e desconectado, ou seja, ideal para quem curte aquele aspecto mais informal com estilo despretensioso. As laterais devem ser baixas ou até mesmo raspadas. Já os fios da franja são soltos e caídos, que é o que o diferencia do corte Undercut (Quiff) e Fade. Dica: vale destacar que a franja deve ser repicada de forma desconexa o que permite deixar o cabelo com uma textura supertrend e um ar de bagunçado chique. Quem usa: o famoso jogador de futebol David Beckham e o ator de "Malhação" Nicolas Prattes.

Long Hair Esse estilo, que vai estar super em alta neste ano, é o querido dos estilistas. O comprimento do cabelo deve ser longo com pontas desfiadas e desconexas, o que gera um aspecto mais leve. Dica: "Para quem curte um visual despojado com jeito praiano, arrisque realizando mechas fininhas um pouco mais claras até dois tons da cor natural do cabelo. Fica irado! Finalize com creme de pentear e Sea Spray sem enxague", entrega a profissional. Quem usa: o ator e cantor Jared Leto.


RELACIONAMENTO | DICAS

Nem

8

Nem

80...

SEJA PARA MAIS OU PARA MENOS, MAS VOCÊ DEVE SABER QUE ATITUDES SIMPLES FAZEM TODA A DIFERENÇA NO RELACIONAMENTO. POR ISSO, MONTAMOS UM MANUAL DE ETIQUETA ROMÂNTICA PARA VOCÊ SE INSPIRAR E COLOCAR EM PRÁTICA (E TAMBÉM NÃO FAZER). por Priscila Alcântara

SEXY

OVER

Compartilhar suas coisas favoritas

Viver de mau humor

Se você é louca por um programa de TV e o seriado preferido dele passa na mesma hora, é provável que haja uma disputa aí. Mas não se você mostrar o quanto essa “rivalidade” é divertida. Se ele não gostar, combinem que um dos dois vai gravar o programa do coração e ver depois. Uma pesquisa do Reino Unido mostrou que gravações digitais melhoraram o relacionamento de 79% dos casais.

A vida pode não estar fácil para ninguém. Todo dia a gente se aborrece por algum motivo. Mas se estiver num dia daqueles, respire fundo antes de descontar a raiva. Melhor pedir que ele ajude você com um combo felicidade: beijos intensos, filme bobo na TV e taças de vinho.

90 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


Deixar suas manias aparecerem

Ignorar a opinião dos amigos

Digamos que você organiza o seu guarda-roupa por cores ou adora assisitir um besteirol na televisão, mas esconde isso do cara porque, bem, não quer que ele ache você esquisita. Melhor esquecer isso. Quando você é verdadeira consigo mesma (e com ele), a intimidade aumenta, e, quanto mais próximos, maior a confiança.

Se seus amigos nunca dizem nada de legal sobre o seu namorado, cuidado. Claro que pode ser uma implicância boba. Mas, se a maioria deles não aprova o gato, melhor ficar atenta. Às vezes eles têm alguma razão...

Dar atenção

Ser muito egoísta

Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que os homens sentem mais falta de carinho do que as mulheres. Tudo bem que eles não demonstram tanto os sentimentos, mas não aja com indiferença. Um beijo inesperado fala mais que mil palavras.

Quando você só pensa em si mesma e ignora os gostos e preferências do outro, pode se transformar em uma mulher chata e mandona que quer tudo do seu jeito. E você não gostaria de conviver com uma pessoa assim, certo? Se não está disposta a ceder um pouquinho porque só prioriza seus gostos pessoais, talvez seja o momento de ficar solteira e não tem nada de errado nisso!

Falar a língua dele

Desconfiar dele o tempo todo

Se você costuma usar uma gíria que é típica dele, saiba que isso é ótimo. Pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que casais com estilos de fala parecidos ficam mais tempo juntos.

Ficar mexendo no celular do cara atrás de mensagens suspeitas, pedir a senha do Facebook, proibi-lo de ter amizades com mulheres... Tudo bem que ter um ciuminho básico é normal, mas, quando a neurose é alta, é superdifícil que um casal crie laços sinceros. O resultado de atitudes desse tipo é o fim da cumplicidade. E quem não consegue admirar o parceiro está prestes a parar de amá-lo.

Inovar no sexo

Dar piti

Não fique com vergonha de ousar porque não tem certeza se ele vai ou não curtir uma fantasia ou posição nova. Converse para saber do que ele gosta, como ele gosta e faça o que você tiver vontade.

Você deve odiar passar vergonha, por isso não faça os outros passarem também. Não existe nada pior do que histeria gratuita ainda mais em público por ciúme. Controle-se, tenha inteligência emocional e seja mais forte que a sua insegurança.

Abrir seu coração

Implicar à toa

Mesmo com a agenda lotada, arrume uma brecha para um drinque no meio da semana com ele. A desculpa é científica: um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que 91% dos casais que bebem juntos estão satisfeitos no relacionamento.

Se ele é preguiçoso e odeia acordar cedo, é quase impossível que você o convença a levantar às 7 da manhã, todo sábado, para andar de bike. Você até pode dizer o que incomoda, mas não exigir que ele mude para agradá-la. O parceiro se cansa quando sua personalidade não é aceita.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br


COMPORTAMENTO

Inteligência emocional

T

er domínio sobre os sentimentos pode nos trazer diversas vantagens, pois pessoas com uma inteligência emocional bem desenvolvida são consideradas confiantes, persistentes, motivadas, possuem um bom convívio social e capacidade em administrar suas próprias emoções e também as emoções dos outros. "Essa competência temperamental está correlacionada à habilidade de motivar a si mesmo, persistir mediante frustrações e ser capaz de raciocinar com emoção, controlar impulsos, além de perceber, avaliar e expressar o que sente de forma mais adequada", afirma a psicóloga Izabelli Frota.

92 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

No entanto, esse tipo de inteligência não se aprende na escola e nem depende de equações matemáticas ou fórmulas. Por mais que em um primeiro momento possa parecer fácil, gerenciar os sentimentos não é exatamente a tarefa mais simples do mundo. Para o desenvolvimento de uma mente emocionalmente inteligente, deve-se trabalhar constantemente cinco elementos. São eles: autoconhecimento (reconhecer o que sente enquanto ele ocorre), autocontrole (habilidade de lidar com o próprio temperamento), motivação (dar o melhor de si para conquistar o que almeja), habilidades sociais (é a capacidade de detectar e identi-

ficar os sentimentos das pessoas) e empatia (quando se é capaz de entender os desejos e sentimentos das outras pessoas e reagir de forma apropriada).

Inteligência emocional no ambiente de trabalho Acredita-se que, hoje em dia, o êxito no emprego está fortemente atrelado ao grau de competência temperamental do profissional, ou seja, estamos falando de pessoas com a capacidade de melhorar os relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, o que por sua vez, irá gerar melhores resultados. "Os profissionais se deparam rotineiramente com momentos de extrema pressão e relacionamento difícil com a chefia ou colegas de trabalho onde o enfrentamento dessas situações de forma inadequada poderá levar a rewww.mul herchei ro sa.com .b r


SABER LIDAR COM DETERMINADAS SITUAÇÕES QUE MEXEM COM O PSICOLÓGICO FAZ TODA A DIFERENÇA NA VIDA AMOROSA E PROFISSIONAL. SAIBA AGORA A IMPORTÂNCIA DE TER E DE DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COMO ELA PODE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE NO NOSSO DIA A DIA. por

lidades para melhorar a nossa capacidade de nos relacionarmos de maneira emocionalmente inteligente com o nosso parceiro, facilitando assim a criação de uma união mais segura e duradoura. Por isso se faz tão importante gerenciar as nossas emoções e compreender as emoções do companheiro, além de reagir a elas de uma maneira positiva", diz Izabelli Frota. O indivíduo que lida bem com o que sente é um alguém inteiro e que reconhece suas limitações e potencialidades. Além de reconhecê-las, utilizá-las com orientação torna o dia a dia bem mais leve. "Pessoas controladas emocionalmente e com estrutura emocional sólida se sentem psicologicamente confortáveis. Por isso, em todas as áreas de nossa vida, saber gerenciar os sentimentos traz qualidade, bem-estar e equilíbrio. Vale ainda ressaltar que cabe apenas a nós nos avaliar, pois a resposta está em nossos pensamentos e emoções", finaliza a psicóloga Izabelli Frota.

Eduardo Lima

sultados negativos. Se a inteligência emocional estiver bem desenvolvida, os profissionais terão uma probabilidade maior de compreender e saber lidar com as situações mais adversas", ressalta a psicóloga. Tão importante quanto a formação profissional é a maneira como lidamos com nós mesmos e com os outros no ambiente de trabalho. De acordo com a Analista de Relações Públicas do Beach Park, Maab Salgado, ações que contribuem para um bom clima organizacional são prioridade na empresa. "Ao analisar toda a nossa trajetória, percebemos claramente o impacto da inteligência emocional nos resultados organizacionais. No Beach Park, o clima leve, descontraído e de parceria entre os colaboradores é valorizado, por isso, criamos e mantemos diversas ações visando auxiliar o desenvolvimento da inteligência emocional de todos eles", fala.

Conheça alguns traços típicos de pessoas que possuem inteligência emocional: ;;Saber descrever as emoções com palavras precisas. Dizer apenas que está se sentindo “mal” é muito diferente de se descrever como “perplexo”, “frustrado” ou “ansioso”, por exemplo. Pessoas com competência emocional sabem gerir seus próprios sentimentos porque os conhece muito bem. ;;Conhecer o seu lado mais frágil. Saber quais são as suas principais vulnerabilidades é essencial na hora de administrar o seu comportamento. ;;Ser um bom juiz. A habilidade para interpretar os sentimentos das outras pessoas é outro sinal típico de quem possui inteligência emocional. ;;Não se ofender facilmente. É difícil acabar com a alegria de quem tem autoconfiança. ;;Ser capaz de dizer “não”. Ser emocionalmente inteligente implica, também, em saber colocar limites.

Inteligência emocional e o amor

;;Perdoar a si mesmo. Quem tem domínio sobre o que sente costuma contemplar seus próprios fracassos de forma tranquila.

Pessoas que desenvolveram a inteligência emocional na adolescência ou no início de sua fase adulta não possuem apenas sucesso em suas profissões como vivem também relacionamentos amorosos estáveis. "O que temos que ter em mente é a importância de construirmos habi-

;;Ser generoso. Oferecer ajuda sem pedir nada em troca é uma característica típica de quem possui competência emocional.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

;;Não cultivar rancores. Assim como são capazes de perdoar seus próprios erros, pessoas que dominam os sentimentos também costumam perdoar os outros.

;;Não buscar a perfeição. Pessoas com inteligência emocional não vêem a perfeição como um objetivo, porque sabem que ela não existe. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 93


ENTREVISTA


UMA ARTISTA QUE NUNCA FUGIU DA RAIA E NEM DOS PALCOS E DA TV, CLAUDIA COMEMORA 30 ANOS DE CARREIRA E DECIDIU CELEBRAR ESSA IMPORTANTE DATA PRESENTEANDO O PÚBLICO COM DUAS GRANDES PRODUÇÕES: PROTAGONIZANDO O ESPETÁCULO “RAIA 30, O MUSICAL", QUE FAZ UM GRANDE MERGULHO EM SUA TRAJETÓRIA, E COM ATUAÇÃO CONFIRMADA NA PRÓXIMA NOVELA DAS NOVE, "A LEI DO AMOR". VOCÊ CONFERE AGORA UM BATE PAPO EXCLUSIVO COM A ESTRELA CLAUDIA RAIA, QUE TRILHOU UM CAMINHO DE SUCESSO AO COLECIONAR TRABALHOS MEMORÁVEIS NAS TELENOVELAS, SEJA COMO A TANCINHA, EM "SASSARICANDO", OU A DONATELA, EM "A FAVORITA".

Não fuja da

Raia por

Eduardo Lima | fotos Paschal Rodriguez - Divulgação Assessoria

Revista Mulher Cheirosa – "Raia 30, o musical" narra toda a sua trajetória, desde você ainda menina. Se pudesse escrever uma carta para o seu passado, o que falaria para a Claudia Raia criança? Claudia Raia – O espetáculo conta a história de uma pessoa que desde pequenininha quis uma carreira artística, que sonhou, foi atrás desse sonho, e conseguiu realizá-lo. Então, um conselho que eu daria para a Claudia mais nova seria: faça tudo com mais calma! Eu faria tudo de novo, sempre ouvindo a voz da intuição e seguindo o que manda o coração, só que com um pouco mais de calma, sem ser tão afoita, como diria a minha mãe. RMC – Como é encenar esse musical escrito por seu grande amigo e parceiro Miguel Falabella? CR – Só tenho a agradecer e desfrutar desse presente que meu amigo tão amado, Falabella, me deu. O carinho que teve pela minha história na hora de escrever o espetáculo (se emociona)... Ele me conhece como ninguém. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 95


ENTREVISTA RMC – Neste ano, em homenagem aos seus 30 anos de carreira, você foi tema da escola de samba "Nenê de Vila Matilde". Dá para detalhar o que sentiu ao desfilar e ver toda a sua história ali contada? CR – Foi uma emoção muito grande fazer parte do maior show do mundo ao lado da minha família e dos meus amigos queridos e poder contar a minha história para tanta gente. Senti como se estivesse sonhando a todo momento. Foi diferente de tudo que já vivi! RMC – A Globo acabou de estrear a novela "Haja Coração", que é remake de "Sassaricando". Nessa nova versão, a Mariana Ximenes interpreta Tancinha, papel realizado por você em 1987. Esse revival pode ser considerado mais uma homenagem? CR – Todos os personagens que marcaram "Sassaricando" serão homenageados, assim como o meu. É motivo de alegria ver a Tancinha, que foi o meu primeiro grande papel e uma explosão de popularidade em meio a um elenco de estrelas, sendo feita por uma atriz que considero a minha filhota postiça, já que fize-

mos mãe e filha na TV ("A Favorita" / 2008). Tenho certeza que essa novela será um sucesso! RMC – Você foi escalada para atuar na próxima novela das nove "A Lei do Amor", que estreia no segundo semestre. O que pode adiantar em relação a esse trabalho? CR – Minha personagem vai se envolver com um rapaz mais novo, interpretado pelo ator Renato Góes, e ser dona de um posto de gasolina. É tudo o que sei, pois os autores ainda estão escrevendo e construindo o meu papel. Só a partir do meio do ano que começo a me preparar para essa novela. RMC – Atriz, bailarina, cantora e... mãe. Como é a Cláudia Raia mãe do Enzo e da Sophia? CR – Mãe coruja que ama incondicionalmente os filhos. Sou muito amiga deles, trocamos confidências e experiências. Aprendo com os dois todos os dias. Amor maior não há! RMC – O que o seu esposo, o ator Jarbas Homem de Mello, significa para você? CR – Ele é o meu grande companheiro de vida dentro e fora dos palcos.

Temos uma sintonia muito grande e juntos sorrimos das mesmas coisas. RMC – Você é considerada uma das mulheres mais bonitas do Brasil. Nossas leitoras querem saber: quais são os seus cuidados com a pele e o cabelo? CR – Como sou muito grande, sempre brinco com a minha dermatologista que demoro bastante tempo se eu tiver que passar creme no corpo todo (risos). Por isso, de manhã, passo os da cintura para cima, e à noite, os da cintura pra baixo. Quanto ao cabelo, faço hidratação sempre que vou retocar a cor. Na verdade, acho que o segredo é beber muita água e usar protetor solar até em dias nublados. RMC – ... e com o corpo? CR – Estou sempre com o corpo em movimento! Malho, faço pilates e aulas de dança. Também conto com uma alimentação saudável e equilibrada durante a semana. Já aos sábados e domingos, acabo comendo o que gosto mais, mas nunca exagerando na quantidade. Comer de tudo, porém pouco! Isso para mim, que amo comer, é difícil, mas foi a maneira que encontrei para estar em dia com a balança.

Relembre os principais trabalhos de Claudia Raia na TV Roque Santeiro (1985/1986) - Ninon Sassaricando (1987) - Tancinha TV Pirata (1988) - Tonhão / Outros personagens Rainha da Sucata (1990) - Adriana Deus nos Acuda (1992) - Maria Escandalosa Engraçadinha (1993) Engraçadinha Torre de Babel (1998) - Angela O Beijo do Vampiro (2002) - Mina Belíssima (2005) - Safira A Favorita (2008) - Donatela Ti Ti Ti (2010) - Jaqueline Salve Jorge (2012) - Livia Alto Astral (2014) - Samantha


SAÚDE ENTREVISTA E BEM-ESTAR | ENTREVISTA

Terapia psicológica para pacientes com câncer de mama

Recebi o diagnóstico de câncer de mama. Que mudanças isso pode acarretar em minha vida?

O que é o câncer de mama e o que causa a doença? Nosso corpo é formado por alguns trilhões de células. A maioria delas se renova. Em uma divisão celular ocasionalmente pode surgir uma célula anormal que perdeu sua característica genética inicial . Essa nova célula passa a se dividir desordenadamente, sem guardar as funções originais. Daí poderá deixar o órgão de origem, entrar na circulação sanguínea e se alojar em outros locais, onde passará a crescer. Essa é a descrição simplificada de um tumor maligno. O crescimento de células em outros órgãos é o que chamamos de metástase.

Muitas pessoas ainda reagem à notícia de que estão com câncer como se estivessem recebendo uma sentença de morte, o que deixou de ser verdade há muito tempo. Hoje, o câncer é considerado como uma doença tratável e em muitos casos pode ser curada, principalmente quando diagnosticada precocemente. Entretanto, como não há garantias de cura, pacientes e familiares passam a viver na incerteza, o que quase sempre vai gerar intensa angústia. O Diagnóstico de câncer de mama, a cirurgia e os tratamentos quimioterápico e radioterápico produzem diversos efeitos na vida da mulher, temporários e permanentes. Receber a notícia de que se tem câncer de mama pode ser um momento muito difícil na vida da mulher que terá de enfrentar mudanças não apenas no aspecto físico, mas também

no psicológico, familiar, social, ocupacional, dentre outros. Tudo isso resulta em ansiedade, angústia e, muitas vezes, quadros depressivos. Sinto muitas dores nas mamas. Pode ser câncer? A Dor Mamária (mastalgia) é um desconforto que afeta a maior parte das mulheres durante alguma época das suas vidas, podendo ser cíclica ou não cíclica, sendo a dor cíclica a mais frequente e aquela que está relacionada com o ciclo menstrual. Ocorre com maior frequência em pessoas mais jovens, embora mulheres na menopausa possam também se queixar de dor na mama. A mastalgia isolada raramente significa câncer de mama, porém, se você tem dor persistente e se estiver preocupada quanto à possibilidade de ter um câncer de mama, deve procurar o auxílio de um médico com o objetivo de clarificar as razões da dor mamária.

O câncer é uma doença com múltiplas causas, onde fatores biológicos, psicológicos e sociais tornam necessárias intervenções diferenciadas em cada uma dessas áreas. Alterações genéticas, fatores de risco como o tabagismo e a obesidade, fatores ambientais (sol, poluição, etc.) podem contribuir para o aparecimento de uma célula maligna. Nosso psiquismo, por sua vez, interfere em todas as atividades da nossa vida, e embora seja difícil estabelecer uma relação direta com o surgimento de um câncer, existem inúmeras evidencias de que o estado psicológico influencia a evolução da doença e o resultado dos tratamentos disponíveis. 98 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


Medo, preocupação e estresse, por outro lado, são fatores psicológicos caracteristicamente relacionados ao aumento da dor. Neste caso, a busca por um profissional de psicologia é indicado, haja vista que a mastalgia cíclica é reduzida na mesma proporção em que o medo, a preocupação e o estresse são trabalhados. Ademais, na hipótese de um diagnóstico de tumor maligno, o acompanhamento terapêutico é forte aliado no enfrentamento e superação do sofrimento físico e psicológico que acompanham a doença. Quais os efeitos colaterais do tratamento? O tratamento pode incluir a retirada da mama, com posterior realizaçao de quimioterapia. Nesse contexto, a imagem corporal da mulher submetida aos tratamentos para o câncer de mama é bastante afetada, sendo importante o desenvolvimento de intervenções corretivas. Atualmente, a reconstrução pode ser oferecida à maioria das mulheres no mesmo tempo da mastectomia, o que é um formidável avanço, pois permite à mulher acordar do procedimento cirúrgico com suas mamas já reparadas. Os tratamentos complementares à cirurgia são a Quimioterapia, a Radioterapia e a Hormonioterapia. Os efeitos colaterais advindos desses tratamentos interferem negativamente no cotidiano, na imagem corporal e na vida sexual. A quimioterapia geralmente provoca reações que são vivenciadas com angústia e estresse pela mulher em tratamento, uma vez que há uma série de alterações físicas importantes como fadiga, menopausa induzida, ganho ou perda de peso e perda dos cabelos. Algumas pessoas podem também apresentar problemas cognitivos após a quimioterapia, como dificuldades de concentração, memória e de efetuar várias tarefas ao mesmo tempo. Estes sintomas podem persistir por um ano ou mais, e podem estar relacionados ao estresse advindo do diagnóstico e do tratamento. Além disso algumas medicações usadas w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

para tratar efeitos colaterais da quimioterapia, como ansiolíticos e medicamentos para náusea podem também afetar funções cognitivas (que estão relacionadas ao aprendizado, ao desenvolvimento intelectual). Como a psicologia pode me ajudar? O profissional de psicologia é habilitado a auxiliar a paciente a lidar com os aspectos emocionais envolvidos em todas as fases do diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O psicólogo pode prestar apoio, esclarecimentos e ajuda, e levar a paciente a conhecer e desenvolver suas potencialidades, mesmo com a doença. Uma das formas de maior adesão a programas de prevenção e tratamento do câncer de mama é a informação. Quanto mais dados as pessoas tiverem a respeito do câncer, maior a quantidade de medidas de proteção que poderão tomar, e ficarão também mais atentas às possibilidades de tratamento e cura. Aprender sobre a doença, tratamentos e efeitos colaterais permite à paciente conviver melhor com a realidade, buscando formas de enfrentamento que poderão fortalecê-la na luta contra o câncer e auxiliá-la a lidar com as limitações trazidas pela doença, ajudando cada uma a descobrir novas potencialidades para o bem viver. Além disso, o psicólogo oferece uma atitude de escuta diferencia-

da, e auxilia a paciente a lidar com a ansiedade, quadros depressivos e mudanças na imagem corporal. O diálogo com o psicólogo ajuda a paciente a se sentir aceita, acolhida e assistida, a tomar consciência de seus problemas, de seus medos e perdas. Apesar do adoecimento ser um evento, muitas vezes inevitável, ninguém precisar passar por isso sozinho. A psicoterapia propõe-se a ser companheira e forte aliada na luta contra a doença.

ERICA MONTEFUSCO Psicologa (CRP 11/05658) Pós Graduada em Neuropsicologia/Saúde do Idoso - Mestre em Psicologia Av. Dom Luis, 1233 - Sl. 1204 Harmony Medical Center Tels.: (85) 3486-6226 (85) 9-8778-9411


SAÚDE E BEM-ESTAR | TERCEIRA IDADE

MAIS saúde E DISPOSIÇÃO NA

terceira idade HÁ PESSOAS QUE SENTEM O PESO DA VELHICE. POR OUTRO LADO, HÁ AQUELAS PARA QUEM O TEMPO PARECE NÃO PESAR. MAS QUAL SERÁ A FONTE DA JUVENTUDE? SAIBA AGORA! E L por

O

envelhecimento do corpo biológico é inevitável. Durante a terceira idade, ele sofre diversas alterações funcionais e anatômicas, afetando direta e indiretamente a saúde. No entanto, pode-se viver de uma forma plena e bem prazerosa durante essa etapa da vida. A nutrição é um dos principais determinantes do envelhecimento bem-sucedido. Isso significa viver o máximo possível com a capacidade funcional preservada. "Um estudo brasileiro realizado pelo Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (Ibranutri) identificou que mais da metade dos idosos hospitalizados apresentava desnutrição. Por isso, além de aumentar os anos de vida, uma dieta saudável previne doenças e incapacidades, como câncer, diabetes, hipertensão, infarto do miocárdio e a doença de Alzheimer. O efeito positivo da boa alimentação sobre o cérebro se faz também melhorando o humor, a concentração, a memória e a sensação de bem-estar", afirma o geriatra, João Macêdo Coelho Filho. A dieta alimentar na terceira idade é, em geral, diferente das demais etapas da vida, pois o processo de envelhecimento vem acompanhado de uma série de mudanças na função hormonal e no metabolismo, o que afeta a necessidade de nutrientes. A presença de doenças crônicas e

100 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

duardo

ima

o uso de medicamentos também levam a restrições dietéticas, reduzem o apetite ou interferem na absorção de vitaminas e minerais. Buscando estimular um envelhecimento sadio, o Ministério da Saúde publicou o seguinte manual direcionado para esse público: - Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. - Não pule as refeições e coma devagar, mastigando bem os alimentos. Em caso de dificuldade para mastigar alimentos sólidos como carnes, frutas, verduras e legumes, pode-se picar, ralar, amassar, desfiar, moer ou batê-los no liquidificador. - Ingira diariamente porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (batata) e raízes (mandioca). Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Outros alimentos que devem fazer parte da sua dieta: legumes, verduras, frutas, leites e derivados. - Antes da preparação, retire a gordura aparente das carnes e peixes e a pele das aves. - Limite óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina a no máximo uma porção por dia. - Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces

e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. Limite esses alimentos a no máximo duas vezes por semana. - Diminua a quantidade de sal na comida. Para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos utilize temperos como cheiro-verde, alho, cebola e ervas frescas e secas ou suco natural de frutas, como limão. - Determine a ingestão de pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. O baixo consumo de água pelo idoso, associado a uma série de alterações nos mecanismos de controle de água no organismo, leva muito facilmente à desidratação. Praticar atividades físicas também é uma das melhores formas de combater as chamadas doenças típicas do envelhecimento, as quais, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são: hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica, artrite, osteoporose, demência, depressão e baixa de visão. "A fim de se otimizar o efeito da prática de exercícios físicos em pessoas com idade mais avançada, é importante uma avaliação individualizada por profissionais especializados, que podem incluir médicos, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Isso porque o tipo e a intensidade do www.mul herchei ro sa.com .b r


exercício devem levar em consideração a condição da saúde do idoso", fala o médico. Saiba que qualquer iniciativa, por mais simples que seja, é benéfica. Por isso, não se sustenta aquela ideia comum de “se não comecei até agora, não adianta mais”. A professora aposentada Maria Selma Andrade, hoje com 67 anos, decidiu mudar de hábito aos 60 anos. "Não tinha noção da importância dos exercícios físicos. Minhas dores nas articulações diminuiram e tenho mais força e disposição no dia a dia. Tudo graças a caminhada e ao pilates", comemora. Fica o exemplo!

Um sono profundo, somado aos hábitos saudáveis já citados (alimentação e exercícios físicos), colabora para que o idoso alcance uma expectativa de vida maior, pois dormir é essencial para a manutenção do corpo e da mente. "A terceira idade necessita da mesma quantidade de sono do que os adultos jovens, ou seja, sete a nove horas de repouso por noite. No entanto, o sono modifica-se com o envelhecimento, tornando-se superficial e com despertares noturnos. Essa alteração no padrão do sono pode ser decorrente de mudanças hormonais, uso de medicamentos ou de maior sensibili-

dade a questões do ambiente, como barulho e temperatura”, esclarece o geriatra João Macêdo Coelho Filho. É importante garantir que o idoso desperte no dia seguinte disposto e cheio de energia. Confira algumas dicas para um repouso revigorante: - Medicamentos e antidepressivos podem alterar o padrão do sono. Por isso, apenas use-os sob ordem médica. - Programe atividades pela manhã e pratique exercícios físicos regulares para que se sinta mais cansado à noite. É aconselhável também que o idoso deite sempre no mesmo horário, evitando dormir várias horas durante o dia/tarde. - Na hora de dormir, para que haja um descanso completo do corpo e da mente, é necessário silêncio e concentração. Mantenha as luzes apagadas, pois a claridade acaba por interferir na qualidade do sono e causar sensação de cansaço pela manhã. - É indispensável que o idoso mantenha um cuidado especial com a postura a fim de evitar dores e problemas nas regiões da coluna cervical e lombar. Por isso, use colchão e travesseiro adequados para a terceira idade. - No caso de levantar durante a noite para ir ao banheiro, mantenha iluminado o trajeto com uma iluminação baixa, retire tapetes soltos, use chinelo com solado antiderrapante e não caminhe de meias. O risco de quedas e fraturas é muito grande nessa situação. Terceira idade não é sinônimo de sedentarismo ou mau humor, e sim de alegria, saúde e felicidade. O segredo para ser feliz durante essa importante fase da vida é não procurar o isolamento e nem se tornar vítima das dores. Torne-se um cidadão do mundo e aproveite cada instante intensamente. Além de se alimentar bem, praticar exercícios e dormir adequadamente, procure também fazer viagens e se manter perto das pessoas que você ama.

102 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


Emagreça com saúde. Seu corpo agradece.

É

uma tarefa difícil enumerar as agressões que estamos fazendo com o nosso corpo, atualmente, e mais difícil ainda nos mantermos longe delas. A falta de tempo faz com que sempre procuremos refeições rápidas ou dietas milagrosas, o que nos faz maltratar nosso organismo, consumindo de forma desarmônica ou excessiva grupos alimentares que irão prejudicá-lo, não só nos fazendo engordar, como também deixando-nos doentes. Muitas pessoas querem perder peso e ter uma vida mais longa, mas poucas sabem que isso deve começar na alimentação. Até bem pouco tempo, quando se falava em processo de emagrecimento, ou combate a obesidade, imaginava-se uma dieta restritiva, com redução de calorias. Porém, hoje, falar de dieta vai além de um cálculo matemático, tem muito mais relação com a qualidade dos nutrientes que ingerimos, se iremos absorver bem esses nutrientes, e em que ambientes estamos nos alimentando. E quando falamos de uma boa alimentação não podemos determinar uma regra geral. Cada pessoa reage de forma diferente aos alimentos. Uns podem ser considerados benéficos, enquanto que para outra pessoa pode ser uma dose de veneno. Tudo depende de uma valiosa anamnese feita em consultório que leva em consideração sinais e sintomas do paciente, além dos exames bioquímicos. Por isso, a importância de se procurar um bom profissional da nutrição para auxiliar com uma dieta personalizada e direcionada as suas necessidades. A nutricionista Melina Almeida comenta sobre isso: “Às vezes, uma pessoa tem uma doença ou intolerância e não sabe que se ingerir um certo alimento, o corpo responde com uma piora significativa dos sintomas. Por exemplo, as intolerâncias

à lactose e glúten são detectadas com a observação após a ingestão dos alimentos deste grupo. Um outro caso são pessoas que têm crises recorrentes de herpes, devem evitar alimentos ricos em arginina como as castanhas, nozes, amendoim e avelãs. Além de outros alimentos como a laranja e a uva, pois estes auxiliam na replicação do vírus. Outro exemplo, muito comum em mulheres, são as candidíases de repetição, que quando vamos observar, estão bastante associadas ao excesso da ingestão de açúcar e leite. Nestes casos, esses alimentos podem ser considerados ‘venenos’, pois quando ingeridos estão maltratando o organismo dessas pessoas.” UM INTESTINO SAUDÁVEL TE AJUDA A PERDER PESO. Outro ponto, que deve ser avaliado, é a absorção desses alimentos. O estresse, por exemplo, causa um desequilíbrio da microbiota intestinal, o que atrapalha na obtenção de nutrientes pela digestão. É grande a importância de termos um intestino saudável sempre, principalmente, as pessoas que buscam o emagrecimento. A absorção prejudicada pode gerar deficiências nutricionais ao corpo, fazendo com que apresente sintomas como cansaço, fadiga, dores de cabeças, dificuldade de perder gordura ou de ganhar massa muscular, toxicidade gerando radicais livres, que levam ao processo de envelhecimento precoce, compulsão alimentar, metabolismo desacelerado, alergias, intolerâncias alimentares e, até mesmo, ansiedade ou depressão, o que pode acabar levando a compulsão por doces. Como está a saúde do seu intestino? Muita gente pensa que está bem, porém deve-se observar se a frequência está satisfatória, a consistência, entre outros fatores. Mesmo pessoas que têm um histórico, ou

PUBLIEDITORIAL seja sempre apresentaram uma frequência ruim, devem se avaliar, pois muitos problemas nós não nascemos com eles, são adquiridos através de uma alimentação não satisfatória.

Dra. Melina Almeida | crn6 - 16312 Especialista em nutrição ortomolecular com extensão em nutrigenômica – FAPES - SP Pós-graduanda em nutrição funcional – VP Pós-graduanda em nutrição bioquímica da nutrição com ênfase em antienvelhecimento, estética e cosmetologia – FAPES-SP Membro da IBNF (instituto brasileiro de nutrição funcional) Membro da AMBO (associação médica brasileira de ortomolecular)

Reviva Nutrição - Av. Engenheiro Santana Jr, 3000 - sala 1605 Tel.: 3063.2883 Clínica Danilo Dias - Rua Tiburcio Cavalcante, 1435 - Meireles Tels.: 85. 3023-5070/ 3099.0452 Nutryou SP - Tel.: (11) 2532.6858 Agendamento de consulta por WhatsApp: 9.8223.2222 @melinaalmeidanutri Melina Almeida Nutrição Ortomolecular e Funcional www.melinaalmeida.com.br


ECONOMIA

Economizando no supermercado


NOS ÚLTIMOS MESES, O AUMENTO DO PREÇO DA GASOLINA, DO CUSTO DE MEDICAMENTOS E DO VALOR DA ÁGUA REFLETIU DIRETAMENTE NO BOLSO DO CONSUMIDOR. OUTRO AUMENTO QUE TAMBÉM AFETOU O CONTRIBUINTE FOI O DA ALTA DE PREÇOS NOS PRODUTOS COMPRADOS NO SUPERMERCADO. COM EXCLUSIVIDADE PARA A REVISTA MULHER CHEIROSA, O ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA E IDEALIZADOR DO SITE "EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODOS", LÉLIO BRAGA, VAI TE AJUDAR, POR MEIO DE DICAS E REFLEXÕES, A ECONOMIZAR NOS GASTOS NO SUPERMERCADO. por Eduardo Lima

D

e um tempo para cá, os preços dos produtos de supermercado sofreram alguns reajustes bem salgados. Mas cabe a você, consumidor, fazer a sua parte na luta pelo equilíbrio financeiro. Com algumas dicas simples, pode-se economizar bastante na conta, evitar o desperdício de comida e ainda garantir a dispensa sempre cheia. Quanto mais houver esforço pessoal, mais haverá dinheiro no bolso no final da compra. Para começar, nunca vá ao supermercado com fome, pois ela atrapalha o consumidor a calcular a quantidade exata das coisas que realmente precisam ser compradas. Outra dica: ao ir fazer compras, tenha metas e estipule um valor máximo para gastar. "É você quem prioriza as demandas da sua vida e não as famosas promoções de qualquer estabelecimento comercial. Bateu no teto fixado, pare de comprar. O ideal é fazer uma lista prévia do que se realmente precisa e seguir com disciplina. Planejamento é tudo, pois assim, evita-se desperdícios, como a compra de produtos repetidos ou em quantidade superior ao que se necessita", aconselha o especialista em educação financeira e idealizador do site "Educação Financeira para Todos", Lélio Braga.

Outro ponto importante é a que você não deve ir ao supermercado passear, pois fica difícil resistir as compras por impulso, um dos motivos do grande endividamento dos consumidores na atualidade. Evite também comprar em supermercado lotado. Isso pode gerar uma falsa percepção chamada “senso de urgência”, quando se compra mais produtos do que o necessário. Você sabia que houve um crescimento no número de carrinhos de supermercado nos últimos anos e isso não é coincidência? "É estratégia das empresas para você consumir mais. Algumas pesquisas sobre o comportamento do consumidor apontam que há uma predisposição a comprar até a borda do carrinho. Por isso, só use esse acessório em última necessidade. Prefira a cestinha", ressalta Lélio Braga. Com toda a certeza, as mamães de plantão querem saber: levar ou não os filhos ao supermercado? Essa é a dúvida da jornalista Déborah Duarte, 32 anos, mãe do Pedro Henrique, de

sete anos. "Sempre quando vou fazer compras evito levá-lo porque acabo gastando muito mais. Ele insiste que eu compre coisas supérfluas, e não falo apenas sobre comida, mas também de brinquedos e material escolar que hoje são vendidos nesses estabelecimentos. Acredito que ter as crianças como companhia pode ser um tiro no pé". O especialista em educação financeira responde: "Esse é um dos pontos mais polêmicos em relação a educação financeira. Há prós e contras. Não levando os filhos, você compra sem a pressão de ter de adquirir produtos desnecessários, já que eles são alvos fáceis para o marketing. O pró, é que há uma excelente oportunidade em mostrar aos pequenos que nem tudo que se quer pode ser comprado". Procure fazer compras na segunda quinzena do mês, quando há uma queda normal de vendas e as empresas ficam mais propícias a fazerem promoções reais para melhorar o fluxo de caixa. Opte também por pagar as compras no cartão de débito ou a vista, o que evita a criação do efeito bola de neve nas dívidas do consumidor. Tem mais: fique atento às gôndolas! Os produtos mais caros, no geral, estão na parte mais alta e os menos caros na parte inferior da prateleira. Já os produtos complementares são colocados lado a lado para incentivar a compra dos dois ao mesmo tempo, enquanto que os chocolates, por exemplo, ficam ao alcance das crianças e os produtos essenciais costumam ficar no fundo do supermercado para estimular a movimentação dos consumidores em todos os setores. Lembre-se: quem decreta se a liquidação ou promoção é boa não é o supermercado, mas o próprio consumidor que tem de ser o guardião eterno do seu equilíbrio financeiro. "Quem vive além de suas possibilidades têm grandes chances de trazer prejuízo e sofrimento para si e para sua família no futuro. Não há mágica! Dinheiro cresce com economia. Tenha pavor de desperdício e haja com cautela nas compras", finaliza Lélio Braga. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 105


ALIMENTAÇÃO

Estilo de vida

fitness

OPTAR POR UMA ALIMENTAÇÃO FITNESS REQUER MUITO MAIS QUE EMPENHO. É PRECISO INVESTIMENTO EM RELAÇÃO A TEMPO, CONHECIMENTO E DINHEIRO. POR ISSO, CHEGOU A HORA DE VOCÊ CONHECER OS BENEFÍCIOS DE UMA VIDA SAUDÁVEL, OS MALES DAS DIETAS PERIGOSAS E DIVERSAS L MANEIRAS DE ECONOMIZAR AO ADOTAR UM CARDÁPIO "NATUELIFE". E por

106 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

duardo

ima

www.mul herchei ro sa.com .b r


O

modo de vida fitness, que tem como cotidiano exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis, está ganhando espaço entre o grande público graças à divulgação dos males do sedentarismo. Optar por uma rica e equilibrada alimentação traz muitos benefícios à saúde e ao bem-estar, como maior resistência física, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e de diabetes e constante boa forma. No entanto, deve-se tomar cuidado com os excessos ao buscar incessantemente por um corpo perfeito com pouca gordura e músculos bem definidos. "A nossa saúde é totalmente ligada ao que comemos e devemos zelar por ela ao não colocá-la a provas de fogo, como por exemplo, seguir algumas dietas perigosas. Lembre-se: não teremos para sempre 20 ou 30 anos. O que plantamos nos 20 colhemos nos 30 e por aí vai", alerta a nutricionista Ana Cristina Wolf. Além das tentadoras e maléficas dietas, grande parcela do público acredita em "mitos fitness" que podem comprometer e muito a saúde. O mais famoso deles é achar que malhar de manhã em jejum vai auxiliar na queima de calorias. Chegou a hora de desmistificar: "Treinar de estômago vazio não é bom, já que o organismo utilizará a massa muscular como fonte de energia, ao invés de queimar gordura. O ideal é acordar um pouco mais cedo e se alimentar de algum carboidrato associado a proteínas de fácil absorção", explica a nutricionista. Vimos que dieta saudável e exercícios físicos são uma dupla imbatível para quem quer emagrecer. Mas ainda há um porém: ser fitness pesa no bolso. Diante de tanta tecnologia e funcionalidade, o Whey Protein tornou-se um dos suplementos mais difundidos no mundo todo, o que o torna bem caro. No entanto, há alternativas saudáveis e fáceis de preparar que podem substituir esse produto. "Podemos sim trocar o Whey por ovos, frango, carne ou peixe. Mas é importante destacar que a absor-

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

ção do suplemento pelo organismo continua sendo maior que a dos alimentos", explica Ana Cristina Wolf. Confira:

FÍGADO BOVINO: a porção da carne traz 30 gramas de proteínas. Uma dica: basta grelhar o fígado e temperar com ervas. Uma delícia!

SOJA EM GRÃOS: 100 gramas de soja fornecem 36 gramas de proteína. O alimento ainda é versátil, pois pode acompanhar saladas e carnes.

Sem grandes custos! Conheça algumas sugestões de alimentos para ser consumido pós-treino:

FRANGO ASSADO SEM PELE: o peito da ave carrega bastante proteína: são 33 gramas por porção. Deve-se ressaltar que os nutrientes do frango são melhor conservados se ele for assado ao invés de grelhado.

PROTEÍNA: o leite é uma boa pedida, pois apresenta alto valor biológico, bom nível de minerais e vitaminas, além de auxiliar na hidratação do corpo. Uma outra boa opção são as claras de ovos.

SARDINHA ASSADA: 100 gramas desse peixe assado com limão e ervas fornece 32 gramas de proteína. Detalhe: não vale a enlatada, tem que comprar fresca.

CARBOIDRATOS: você pode ingerir fontes fáceis como algum tipo de achocolatado sem gordura (rico em glicose) ou o açúcar mascavo ou o mel.

O nosso cardápio, na maioria das vezes, é composto por alimentos bastante conhecidos. Porém, você pode sair do lugar comum e incluir, na sua dieta diária, delícias desconhecidas do grande público que promovem a desintoxicação do organismo e aceleram o metabolismo. - MANTEIGA DE NUTS: as gorduras mono e poli-insaturadas presentes nesse alimento possuem propriedades anti-inflamatórias, além de fornecerem saciedade, tornando-se uma boa opção para aqueles que praticam atividade física e querem perder gordura. - GOLDEN BERRY: essa fruta é rica em ferro, aminoácidos essenciais e vitaminas complexo B, que são substâncias que melhoram o metabolismo. - FARINHA DE BERINJELA: rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, ela tem como principal função melhorar o perfil lipídico, isto é, reduzir o LDL, também conhecido como colesterol ruim, e os níveis de açúcar no sangue. - FARINHA DE BANANA VERDE: atua na redução do colesterol, no aumento do poder de absorção de nutrientes pelo organismo e na melhora da saúde intestinal. - FARINHA DE ARROZ: que tal substituir o glúten presente no trigo pela farinha de arroz? O ingrediente pode ser incorporado no preparo de muffins, cupcakes, pães e cookies. - FREEKEH: O freekeh é um grão riquíssimo em fibras e de baixo índice glicêmico que pode substituir a quinoa e o arroz nas refeições. - MACA PERUANA: fonte de cálcio, fósforo, potássio, vitaminas B1 e B2, fibras e minerais antioxidantes como zinco, selênio, magnésio e vitamina E. Com poucas calorias, a farinha desse alimento contribui para a redução do apetite e pode ser incluída nas refeições pré-treino, como por exemplo, na forma de shakes e sucos.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 107


SAÚDE E BEM-ESTAR | MEXA-SE ESTÁ PREPARADA PARA A MAIS NOVA TENDÊNCIA FITNESS QUE É QUEIMAR CALORIAS EM TEMPO RECORDE COM TREINOS CURTOS E INTENSOS? CONHEÇA AGORA UM MÉTODO DE TREINAMENTO AERÓBICO QUE TEM APRESENTADO EXCELENTES RESULTADOS NA PERDA DE GORDURA E EMAGRECIMENTO: O TREINO HIIT! por

O hit do momento:

TREINO HIIT

Eduardo Lima


E

liminar gordura em um treino rápido. Esse é o principal objetivo de quem pratica o HIIT - High-Intensity Intermittent Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Essa modalidade, que virou febre nas academias, apresenta diversos benefícios, por ser altamente eficaz no aumento da capacidade que o corpo tem de gastar calorias. E não é promessa! Um estudo que foi apresentado por uma das entidades mais respeitadas mundialmente no ramo de exercícios físicos, o American College of Sports Medicine, indica que as pessoas que seguiram o HIIT como método de treino, queimam quase 10% a mais de calorias durante as 24 horas seguintes do final do treino, quando comparados a aqueles que realizaram exercícios aeróbicos constantes. Isso acontece porque o HIIT gera um déficit na demanda de oxigênio para o sistema aeróbico, resultando em um metabolismo acelerado por várias horas depois do término da aula. Ou seja, você queima calorias e mais calorias até mesmo quando está em repouso. O estudo da American College of Sports Medicine confirma também que o HIIT é muito eficiente na melhora da máquina metabólica referente às células musculares, que por sua vez promove a queima da gordu-

Confira os principais benefícios do High-Intensity Intermittent Training em um resumão a "La HIIT": rápido e intenso! #1 – Menos exercícios, mais benefícios. #2 – Queima mais gordura. #3 – Coração de atleta: o HIIT aumenta consideravelmente a capacidade cardiovascular. Entretanto, se você é sedentário ou não está acostumado a grandes cargas de exercício

ra. Isso quer dizer que essa modalidade é a escolha certa para quem quer detonar a gordura extra, mais especificamente a visceral, aquela que fica instalada entre os órgãos e está relacionada à maior incidência de diabetes, derrames e pressão alta. Tem mais: graças aos estímulos variados, a aula trabalha todos os músculos do corpo. Chegou a hora de você saber como acontece o treino. Vamos lá! De maneira básica, o programa High-Intensity Intermittent Training segue uma linha, mas ao mesmo tempo é bastante dinâmico, principalmente pela escolha das atividades. "O foco do HIIT são circuitos aeróbicos realizados na mais alta intensidade possível por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso. Os exercícios são: natação, remada, batendo no saco de pancadas, flexões de braço, Jump, Step e até mesmo corrida e bike (normal ou ergométrica)", explica a professora da R2 Academia, Karine Conrado Bezerra. São 20 minutos de estímulos que desafiam o aluno o tempo inteiro. Por isso, se você espera um treininho fácil, não é no HIIT que você vai encontrar. Porém, com o mesmo grau de dificuldade que você terá no treino, encontrará também os resultados. É impactante!

físico, comece devagar. #4 – Versatilidade: o HIIT é uma modalidade extremamente versátil. Correr, pedalar, pular corda, nadar, saltar em caixotes ou muretas ou qualquer outro exercício que aumente a frequência cardíaca servirão para executar esse tipo de treino. #5 – Perca peso, não músculos: enquanto exercícios longos e contínuos parecem propiciar a perda de massa

É importante ressaltar que o HIIT é democrático, com programas diferentes para cada perfil de praticante, ou seja, tudo personalizado. Por exemplo, o aluno iniciante faz 10 repetições em 30 segundos de exercício, o intermediário 20 e o avançado 30 no mesmo tempo. A professora da R2 Academia reforça que a carga da atividade não é limitada pelo professor, mas pelo condicionamento do próprio praticante. "O gasto calórico é individual e cada pessoa tem uma individualidade biológica que vai reagir de forma diferente aos estímulos e isso deve ser levado em conta durante a escolha dos exercícios. Com o tempo, a resistência aumenta e o nível de treino também", diz. Não basta somente praticar o HIIT e achar que vai ficar com um corpo escultural. Engano! Para obter bons resultados, é indispensável optar também por uma alimentação salutar. "Os efeitos dos treinos de alta intensidade são inegáveis e vale destacar que essa modalidade não inibe a fome e nem a vontade de comer. Por isso, devemos ter a consciência que para atingir os nossos objetivos, devemos alinhar os exercícios físicos com a prática de hábitos alimentares saudáveis", finaliza a professora da R2 Academia, Karine Conrado Bezerra.

muscular, o HIIT e a musculação preservam a massa magra. #6 – Controle o nível de açúcar do sangue: o HIIT melhora a sensibilidade à insulina. #7 – Desafie a si mesmo: esse não é um treino que você consegue fazer enquanto lê uma revista ou joga conversa fora na academia. Justamente por ele ser muito curto, você precisará dar o seu máximo. Informações: (85) 2181.6331

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 109


EU, LEITORA

Desacreditei no amor e encontrei quando jamais esperava

C

onheci o pai dos meus filhos na casa de dois amigos publicitários, aos 27 anos. Logo que entrei na sala, reparei em um homem bonito, sentado em uma poltrona, lendo uma revista. Estava solteira e perguntei aos anfitriões quem era aquele deus grego. Disseram que era dentista, amigo de infância de um deles e que estava solteiro há cinco meses. Me aproximei para conversar, mas não rolou nenhum clima. Falamos apenas sobre a vida, trabalho e a amizade com os donos da casa. O tempo passou e não nos vimos mais. Aquele foi o primeiro encontro e para mim parecia o último. Quatro meses depois, esses mesmos amigos deram uma festa. Sabia que iria encontrá-lo lá. Quando cheguei a casa, dei de cara com ele, irresistível, tocando violão. Fiquei maravilhada. E paralisada. Não conseguia chegar perto daquele homem. Virei um copo de tequila e tomei coragem. Cheguei perto, ele me cumprimentou e eu me declarei. Disse que o tinha achado lindo. Ele me beijou e não nos largamos mais. Namoramos dois anos até que engravidei da minha filha mais velha. Decidimos, então, morar juntos. Quando minha filha nasceu, engravidei novamente. Tivemos a nossa segunda filha e vivemos juntos mais dez anos. Os primeiros sete anos de casamento foram maravilhosos. Estávamos apaixonados. Mas no oitavo ano, a relação entrou em crise. Sou uma pessoa aberta, tenho muitos amigos, gosto de viajar. Ele é mais fechado, caseiro. Começamos a 110 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

brigar porque fazíamos um esforço descomunal para viver da maneira como o outro gostaria. Nossas diferenças tornaram-se mais evidentes quando nossas filhas começaram a crescer e, em tese, passamos a dedicar mais tempo um ao outro. Aos poucos, fui percebendo que estava angustiada e confusa. Passamos um ano brigando e ao mesmo tempo, tentávamos salvar o casamento. Nos separamos e voltamos várias vezes, até o dia em que pedi para ele sair de casa de vez. Estava ansiosa por ser livre novamente. Achava que poderia "recuperar todo aquele tempo perdido", que encontraria logo um novo companheiro. Mas não foi isso que

OS PRIMEIROS SETE ANOS DE CASAMENTO FORAM MARAVILHOSOS. ESTÁVAMOS APAIXONADOS. MAS NO OITAVO ANO, A RELAÇÃO ENTROU EM CRISE

aconteceu. Passei seis anos solteira. É verdade que eventualmente eu saía com o meu ex. Além de nos darmos bem na cama, era uma maneira de suprir minha enorme carência. Até que tive uma crise e tentei reatar a relação. Ele estava morando em outra cidade, mas vinha nos visitar no fim de semana. Voltamos a namorar oficialmente, e quando nossas filhas souberam, duvidaram que daria certo. Resolvi apostar. Nesse segundo momento da relação, ele estava diferente: com a autoestima elevada, seguro de si como nunca esteve antes. Por causa dessa mudança de comportamento, comecei a suspeitar de que havia outra mulher em sua vida. Comecei a jogar verde até que um dia ele disse a verdade. Tinha outra namorada na cidade em que morava, um romance secreto. Fiquei arrasada. Só aí percebi que nossa relação tinha chegado ao fim. Sofri muito e entrei em uma depressão grave. Ficava deitada na cama e não tinha vontade de sair de lá. Uma amiga veio passar uns tempos na minha casa para cuidar de mim. Meus amigos foram muito importantes nessa fase. Falei a um deles que queria tomar remédios para me curar. Ele me recomendou que procurasse um grupo que promovia encontros de meditação e respiração. Fiquei desconfiada, mas topei. Nessas horas a gente topa tudo e quer qualquer coisa para sair da fossa. www.mul herchei ro sa.com .b r


dias seguintes. Escolhi jardinagem porque adoro flores.

POR CAUSA DESSA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, COMECEI A SUSPEITAR DE QUE HAVIA OUTRA MULHER EM SUA VIDA

Comecei a praticar. Basicamente eu respirava com atenção e meditava. Tal prática me trouxe a calma de que eu precisava. Mas continuei triste e frustrada por estar sozinha. Fiquei sabendo, então, que haveria um encontro de meditação nos Estados Unidos, em que passaríamos uma semana em silêncio, apenas meditando. Uma amiga me incentivou a participar. Lembrei-me do que minha avó dizia: "Quando estamos tristes, temos de fazer algo diferente". Então, resolvi ir. Peguei um avião para Denver, no Colorado. De lá, tomei um ônibus para uma região montanhosa. Cheguei ao ashran - uma espécie de pousada em que se pratica meditação - e fiquei apavorada. Era um lugar lindo, à beira de um lago, e de brasileira só tinha eu e mais três pessoas (no total eram 200). Havia indianos, europeus e canadenses. Fiquei pensando onde tinha ido parar. Achei tudo aquilo muito maluco. Corri para o telefone para chamar um táxi, mas veio na minha cabeça “Já vim até aqui e não vou embora”. Desisti de ir embora e fui me juntar ao restante do grupo. Estavam todos em uma sala, dividindo as tarefas que faríamos nos w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Foi uma semana ótima. Na maioria do tempo, era proibido falar. O silêncio me obrigou a ficar em contato comigo mesma. Chorei muito. Aqueles dias funcionaram como uma faxina emocional. Quando não estava meditando, trabalhava no jardim. Um dia antes de ir embora, coloquei um bilhete no mural para pedir uma carona para Denver. Um francês deixou seu nome no bilhete e escreveu que partiria às 11 da manhã. Na hora de ir embora, finalmente conversei com alguém. O francês me perguntou de onde eu era. Quando disse que era brasileira, ele chamou seu colega de quarto para conversar comigo porque ele conhecia o Brasil. O colega era um europeu típico, loiro e alto. Até que era bonitinho, parecia o Bill Clinton. Começamos a conversar. Ele disse que era sueco e conhecia Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo em razão de viagens a trabalho. Disse a ele que para conhecer o Brasil, era preciso passar pelo Nordeste também. Ofereci a eles uma estada na minha casa de veraneio, na praia do Porto das Dunas, no litoral cearense,

ELE ME RECOMENDOU QUE PROCURASSE UM GRUPO QUE PROMOVIA ENCONTROS DE MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO

FOI UMA SEMANA ÓTIMA. NA MAIORIA DO TEMPO, ERA PROIBIDO FALAR

como agradecimento pela carona. Descrevi a paisagem paradisíaca e eles se empolgaram. Entramos na van e eu e o sueco começamos a conversar. Me contou que tinha 54 anos, cinco filhos, era separado e morava em Londres. Era engenheiro e músico por hobby. Batemos um papo superlegal! Quando chegamos ao aeroporto, ele me convidou para tomar uma cerveja até que chegasse o horário dele embarcar para Londres. Aceitei. Durante aqueles momentos, me senti como uma adolescente. Estava empolgada, ansiosa e feliz. De repente, ele pegou na minha mão e meu coração disparou. Ele percebeu meu nervosismo e não se aproximou mais. Demos muita risada durante a conversa. Na hora de partir, ele anotou seus telefones e e-mail em um papel, me deu um selinho e foi embora. De lá, fui para Miami encontrar uma amiga e mandei um e-mail para ele. Ele respondeu e assim se iniciou uma troca de mensagens. De vez em quando, falávamos por telefone. Mas eu achava que as conversas não passariam daquilo. Seis meses depois, fui passar uns dias na minha casa de praia. Recebi um recado no celular dele perguntando se poderia me visitar. O que eu ia responder? Disse que sim, né? Dois dias depois, R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 111


DISSE A ELE QUE PARA CONHECER O BRASIL, ERA PRECISO PASSAR PELO NORDESTE TAMBÉM

recebi outro recado dizendo que ele chegaria a Fortaleza, às onze horas da manhã, dali a quatro dias. Entrei em pânico. Fiquei à espera dele no saguão do aeroporto. Quando vi aquele homem passando pela porta, bateu-me um arrependimento. Ele trazia um casaco de esqui nos braços, vestia calça e camisa de botões. Eu estava de canga e biquíni, toda bronzeada. Pensei: "Não tenho nada a ver com esse cara". Não consegui esconder minha frustração e nós dois ficamos constrangidos. Ele entrou no meu carro e disse que não tinha um calção de banho porque não ia à praia havia anos. Paramos em uma loja para comprar uma bermuda. Ficamos alguns dias em Fortaleza. Ele se hospedou em uma pousada. Saímos várias vezes, como bons amigos. Todas as vezes que eu o fitava, pensava que tinha me metido em uma fria. Numa noite, ele me convidou para tomar um café na pousada dele. Aceitei. Quando estava indo me despedir, ele disse que gostaria que eu passasse a noite com ele. Disse que não podia. No dia seguinte, fomos para minha casa, na praia do Porto das Dunas. 112 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Depois que ele se instalou no quarto dele, fomos dar um passeio na praia. Comecei a ficar encantada com o que ele me dizia. Era um homem culto, inteligente e sensível. Quando ele pegou na minha mão, deixei. Meu coração começou a bater forte, mas não nos beijamos. Minhas amigas vieram me visitar no dia seguinte. Preparei um jantar para recepcioná-las e apresentá-las ao meu novo “amigo”. Depois que todos foram embora, ficamos conversando sobre a vida, família e trabalho. Lembrei que ele gostava de caipirinha e me ofereci para fazer uma. Enquanto eu preparava, ele colocou uma música no som e se deitou na rede. Disse que as redes no Brasil eram diferentes das suecas. As nossas eram grandes o suficiente para abrigar um casal. Depois de 40 minutos enrolando para preparar a bebida, entreguei o copo a ele e puxei uma cadeira da sala de jantar para sentar ao seu lado. Porém, não resisti! Literalmente, pulei para dentro da rede. Nos beijamos, abraçamos e... Ficamos acordados até às seis da manhã. Ele adiou a passagem de volta para Londres e não nos desgrudamos durante os dias que se seguiram. Chegou o dia dele voltar. Despedimos-nos com um singelo "até". Achei que nunca mais iria vê-lo. Nossa história não passaria de um amor de verão, como de adolescentes. É verdade que senti um certo alívio quando ele partiu. O nível de emoção

FUI CAMINHANDO EM SUA DIREÇÃO COM O CORAÇÃO BATENDO FORTE

que havia sentido durante aqueles dias era tão forte que mal conseguia respirar. No dia seguinte, fui trabalhar. No final da tarde, perguntei à minha secretária se alguém tinha ligado. Ela respondeu que não. O aparelho tocou naquele momento. Atendi e era ele. Começamos a nos falar todos os dias, três vezes por dia. Ele me ligava de manhã e me acordava tocando instrumentos. Quando chegou a conta do telefone, vi que havia gasto uma passagem em ligações. Decidi visitá-lo, mesmo sem saber o que ia acontecer. Desembarquei em Londres e entrei em pânico outra vez. Fiquei dando voltas dentro do saguão de desembarque, sem coragem de sair de lá. Estava com medo de estragar aquela história de amor quando o reencontrasse. Fui ao banheiro, me maquiei, arrumei os cabelos, respirei fundo e decidir sair. Ele estava me esperando. Fui caminhando em sua direção com o coração batendo forte. Quando cheguei bem perto, ele abriu os braços e me deu um abraço delicioso. Disse ao taxista que estávamos em lua de mel. Eu já havia contado a ele que gostava de flores. Ao chegar ao apartamento dele, abri a porta e vi dezenas de buquê de rosas espalhadas pela casa. Foram dias inesquecíveis e de muito amor. Nessa viagem, fomos conhecer um dos seus cinco filhos e o neto. Depois, ele me apresentou sua mãe. E assim começamos o namoro, que já dura seis anos. Vivemos seis meses em cada país. Por muito tempo desacreditei que seria feliz de novo na companhia de alguém. Na verdade, nunca pensei que fosse superar o meu antigo amor. Sofri, dei a volta por cima, encontrei o amor em um lugar que menos esperava e passei a acreditar que o que tem de ser, tem muita força. Não tem idade para a gente amar, ser feliz e viver em um verdadeiro conto de fadas. Eu vivo! www.mul herchei ro sa.com .b r


PUBLIEDITORIAL

Odontologia Estética minimamente invasiva na Clínica Dentária Jório da Escóssia QUEM NÃO DESEJA PRESERVAR SEUS DENTES NOS DIAS DE HOJE? Com o aparecimento das lentes de contato dentária, a Odontologia Estética ficou em bastante evidência. Esta técnica permite mudanças na forma e na cor dos dentes, tornando o sorriso mais jovem e harmônico. Vários fatores são levados em conta para se determinar a forma e a cor dos dentes, dentre eles: idade do paciente, cor da pele e formato do rosto. Porém, muitos pacientes ainda tem dúvidas sobre as famosas lentes e suas indicações. Então, resolvemos explicar este e outros tratamentos minimamente invasivos, tais como: reanatomização por resina; clareamento dentário; reabilitação através de prótese sobre implante; e uso de aparelho ortodôntico prévio à reabilitação estética.

É um tipo de faceta em porcelana, que é uma película extremamente fina recobrindo toda a parte frontal do dente. Tem como objetivo fechar espaços entre os dentes, modificar a forma e alterar um pouco a cor. A principal vantagem desse tratamento é a estabilidade da forma e da cor ao longo dos anos.

REANATOMIZAÇÃO POR RESINA

LENTE DE CONTATO DENTAL

TRATAMENTO REALIZADO: CLAREAMENTO DENTÁRIO E REANATOMIZAÇÃO POR RESINA

TRATAMENTO REALIZADO: LENTES DE CONTATO

114 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Na maioria dos casos, não precisa fazer desgastes. A resina é colocada nos dentes a fim de alterar um pouco sua forma. Indicado em casos de pequenas fraturas dentárias, fechamento de espaços, alterar anatomia de dentes mal formados e modificar a borda dos dentes. Tudo confeccionado no consultório pelo dentista.

www.mul herchei ro sa.com .b r


CLAREAMENTO DENTÁRIO ASSOCIADO À IMPLANTES

IMPLANTE Indicado para o paciente que sofreu perda dentária e deseja reabilitar seu sorriso de forma mais conservadora, continuar utilizando o fio dental entre os dentes e não desgastar dentes vizinhos, sadios, para colocar uma ponte fixa, então, a prótese sobre implante é a mais indicada.

APARELHO ORTODÔNTICO PRÉVIO À REABILITAÇÃO ESTÉTICA Para pacientes que tenham dentes muito desalinhados, recomendamos, antes do tratamento com lentes ou resina, o uso do aparelho ortodôntico previamente, evitando um grande desgaste da estrutura dentária.

TRATAMENTO REALIZADO: CLAREAMENTO IMPLANTE - PRÓTESE SOBRE IMPLANTE

Excelente opção para deixar o sorriso com aspecto jovem e saudável. Através dessa técnica, conseguimos alteração da cor dos dentes sem prejuízo do esmalte. O clareamento pode ser realizado no consultório ou em casa. Independente da técnica, o paciente deve realizar sobre a supervisão de um profissional.

O MELHOR PARA VOCÊ A Clínica Dentária Jório da Escóssia busca sempre utilizar a melhor técnica e a maior preservação dos dentes de seus pacientes, orientando e individualizando cada tratamento, aliando saúde e harmonia para cada um deles.

Dr. Jório da Escóssia Jr.

Dra. Nathália da Escóssia

Dr. Anderson Marques

Dra. Ticiana Campos

(Implantodontia e Estética)

(Ortodontia e Odontopediatria)

(Estética)

(Estética)

Av. Antônio Sales, 3443 Dionísio Torres - (85) 4008.6233 98156.5784 www.jorio.com.br | clinica@jorio.com.br TECNOLOGIA E ARTE NA ODONTOLOGIA

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 115


ALL THE BEAUTY

Natália Soares

E

STUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO DE 24 ANOS E APAIXONADA POR MODA, ARQUITETURA E ESTÉTICA, NATÁLIA É DONA DE UM OLHAR MEIGO E SIMPÁTICO. NÃO À TOA VIVE RODEADA DE AMIGOS, SEJA NA PRAIA, NA HORA DAS COMPRAS (AZAMIGAS ADORAM) E MESMO NOS PROGRAMAS MAIS LIGHTS, O PAPO ESTÁ SEMPRE EM DIA. SEU GRANDE SONHO É FAZER AS MALAS, VIVER AVENTURAS E APRIMORAR OS ESTUDOS FAZENDO MESTRADO FORA DO PAÍS E O DESTINO JÁ ESTÁ NA PONTA DA LÍNGUA, CALIFÓRNIA. PARA MANTER A FORMA A ORDEM É UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, MAS NÃO ABRE MÃO DE UM BOM DOCE (QUASE NUNCA ABRE!).

por Aline Matias | foto Esdras make up Valéria Andrade

Rodrigues

Truque de beleza

Quando o cabelo está sujo aplico talco de neném e faço uma trança ou um coque mais bagunçadinho, é ótimo para os dias mais trash. Arremate o look com um óculos estiloso, fica moderno e você fica pronta para resolver as pendências do dia e linda.


Pele

Para manter a pele hidratada tirar a maquiagem antes de dormir é uma necessidade. No dia-a-dia gosto de usar o pó-base da Shiseido que tem fator de alta proteção ajuda a deixar a pele natural com acabamento duradouro. Amo a linha de cuidados da pele da Clinique.

Make

Gosto de destacar principalmente os olhos, uso muito a sombra marrom da MAC e cílios postiços. Para deixar a pele bronzeada uso o blush gold deposit da MAC, sempre me perguntam o blush que uso. Sou louca por maquiagem, sempre estou em busca de aprender truques e conhecer novos produtos que chegam no mercado.

Cabelo

Como faz mechas de cinco em cinco meses meu cabelo merece uma atenção especial com hidratações e cuidados diários para manter a saúde do fio. Uso a linha BC Bonacure da Schwarzkopf e Chroma Riche da Kérastase que ajudam a reconstruir a fibra do cabelo.

top e colar

Jolie

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 117


ALL THE BEAUTY

Make

Na minha necessárie tem vários produtos da MAC, como base, pó e máscara para cílios além dos batons. O que mais gosto de destacar no meu rosto é os olhos e para isso aposto nos cílios, adoro cílios grandes.

Luana Benevides

G

RATIDÃO É A PALAVRA CHAVE NA VIDA DA ESTUDANTE E MENINA/MULHER DE 20 ANOS. COSTUMA SE INTITULAR UMA PESSOA SEM FRESCURAS E TEM O AVAL DA FAMÍLIA E AMIGOS, AFINAL ELA AMA APROVEITAR A VIDA AO LODO DAS PESSOAS QUE MAIS AMA. UMA DAS DIVERSÕES PREFERIDAS É CURTIR A PRAIA E TOMAR UM SUPER BANHO DE MAR PARA RENOVAR A ENERGIA. JÁ QUE MAGREZA NÃO É SINÔNIMO DE SAÚDE, A CONSULTA COM A NUTRICIONISTA ESTÁ SEMPRE EM DIA, POR ISSO CUIDA DA DIETA ALIMENTAR E EXERCÍCIOS DIÁRIOS. POR ISSO SE PERMITE SAIR DA DIETA DE VEZ EM QUANDO. NOS SEUS SONHOS, ALÉM DE ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS E PESSOAIS, CONHECER MUITOS LUGARES DO MUNDO ESTÁ NO TOPO DOS DESEJOS.

por

Aline Matias | foto Esdras Rodrigues | make up Wagner Zirpolli

118 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


Cabelo

Sempre procuro descobrir novos produtos, gosto muito de testar, mas meus preferidos são da Joico como o Daily Care e a máscara, que deixa meus cabelo saudáveis e sempre hidratados. Para os dias mais corridos nada como um coque alto meio desestruturado.

Dica de Beleza

Descobri o poder do Bepantol, produtinho maravilhoso que não largo mais. Salva desde a pele até o cabelo. Fica a dica!

Truque de beleza

Para os dias mais corridos conforto é a palavra chave, aposto no coque alto, make básica, mas um uma pele bem feita, para durar o dia inteiro, coloco um bom jeans, regatão e tênis (adoro!) consigo resolver tudo me sentido linda e super confortável.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 119


PANTACOURT

CONFORTO E MODERNIDADE SÃO AS GRANDES ALIADAS DA CALÇAS PANTACOURTS, SUCESSO NA DÉCADA DE 90

CHE BELLO!

PREPARE-SE PARA ENTRAR NO MUNDO POÉTICO E LÍRICO DOS CASAMENTOS NO CAMPO, COM MUITA BELEZA E SIMPLICIDADE

BEAUTY SHOW

A CHOKER, A NOVA TREND, CADA VEZ MAIS VISTA NOS RED CARPETS E BALADAS PELO MUNDO AFORA, É A INSPIRAÇÃO DA NOSSA STYLIST MILENA LIMA


Pantacourt

MODA

Nicolas Gondim Milena Lima por Aline Matias

fotos

stylist

CONFORTO E MODERNIDADE SÃO AS GRANDES ALIADAS DA CALÇAS PANTACOURTS, SUCESSO NA DÉCADA DE 90 ELAS VOLTARAM COM TUDO NO ÚLTIMO VERÃO E PROMETEM FICAR UM BOM TEMPO. PREPARAMOS LOOKS COM A MAIS NOVA QUERIDINHA DO CLOSET.


pantacourt Almerinda Maria

top e cinto Iury

Costa

jaqueta e brinco EvidĂŞncia Collection anel e pulseiras Bayusha sandĂĄlia

Cholet


pantacourt

Zara

jaqueta Lança Perfume paletó vintage acervo Maria Bonita

brinco Evidência Colletction anéis

Bayusha Schutz

bota


Pantacourt Cholet Camisa Agilitá para Du Jour Jaquetão Zara Cinto Evidência Collection anéis, brinco e colar Bayusha sandália Schutz


pantacourt Iury Costa camisa preta Almerinda Maria casaco Cola

Coca-

AnĂŠis e brinco Bayusha bota Schutz


pantacourt Iodice e blusa Anne Fernandes ambos para Evidência Collection

casaco Cholet cinto Lança Perfume

anéis, colar e brinco Bayusha

sapato Lino Villaventura


pantacourt

Iury Costa Coca-Cola blusa Iorane para Du Jour

top

paletĂł acervo Tufi Duek colar

Diamond Design

anĂŠis e brinco Bayusha

sapato Lino Villaventura


pantacourt Lança Perfume blusa

Coca-Cola

jaqueta M. Officer

cinto usado com laço Iury

Costa

anéis e brinco Bayusha sandália

Schutz


pantacourt e jaqueta

Lança Perfume body Simulassão paletó acervo Forum brinco e colar

Bayusha Schutz

sandália

modelo

Carol Cunha (Romualdo Cassiano) Make Mell Janebro cabelo

Renata Lívia

retoque beleza

Wagner Zirpolli edição de moda Aline Matias tratamemto de imagem Kalil Macedo creative carbon agradecimentos

Shopping RioMar Fortaleza


che bello!

MODA

fotos

Luís Moraes | stylist Milena Lima | por Aline Matias

PREPARE-SE PARA ENTRAR NO MUNDO POÉTICO E LÍRICO DOS CASAMENTOS NO CAMPO, COM MUITA BELEZA E SIMPLICIDADE APOSTAMOS NO MENOS É MAIS. BEM VINDO AO NOSSO 'BELLO" MUNDO DE CONTO DE FADAS, AFINAL "TENHO EM MIM TODOS OS SONHOS DO MUNDO" COMO BEM DISSE FERNANDO PESSOA. E QUE MULHER NÃO TEM?


vestido

Almerinda Maria tiara LaVie cavalo Xangai


vestido e arranjo cabeรงa

Karla Lourenรงo | brinco e pulseiras LaVie Joias


La Unique LaVie cavalo Fara

vestido

brinco e pulseiras


vestido

Solange Sahdo | Arranjo Jomara Cid | brinco e pulseiras LaVie Jรณias


vestido Karla Lourenço tiara e brinco

LaVie Jóias

modelos Sarah Berger e Laís Trussardi (Romualdo Cassiano)

Simone Cereja Sheyla Ambrósio editora de moda Aline Matias make-up

hair

tratameto de imagem Luís Moraes agradecimentos

Siel Camará

Sítio


beauty show

MODA

A CHOKER, A NOVA TREND, CADA VEZ MAIS VISTA NOS RED CARPETS E BALADAS PELO MUNDO AFORA, É A INSPIRAÇÃO DA NOSSA STYLIST MILENA LIMA QUE TRANSFORMOU LENÇOS E COLARES NO NOVO HIT. AS BELEZAS SÃO A CEREJA DO BOLO QUE NOSSA EQUIPE PREPAROU, VAI DO HALF BUN COM MAKE VERÃO ATÉ O OLHO BLACK COM HAIR LISO. UM SHOW! Rafa Eleuterio Milena Lima por Aline Matias

fotos

stylist

beleza Adriana

Militão

manicure Dina Brito blusa

Caos para Evidência Collection anéis Bayusha brinco Dona Rosa Bijoux


beleza Wagner

Zirpolli

manicure Dina Brito top

Redley anÊiis, brinco e pulseira usado como pescoço

Bayusha


beleza Adriana

MilitĂŁo Bayusha brinco Dona Rosa Bijoux anel

colar usado no pescoço acervo


beleza Mell Janebro brinco e colar

Dona Rosa Bijoux


beleza Wagner

Zirpolli

smoking

Ricardo Almeida brincos e colar

Bayusha

anel Dona Rosa Bijoux


beleza Adriana

MilitĂŁo

smoking Ricardo Almeida

anel, argola e colar Bayusha

modelos

Juliana Lourenço e Raquel Iazzerine tratamento de imagem

Igor Dantas - Voiar Imagem


MODA | PASSARELA

DOLCE & GABBANA

l nova y n o d paris r k m e i s l ã M o AIS UM MÊS DE MODA PARA A CONTA - E O OUTONO/ INVERNO PRETENDE VIR MAIS COLORIDO, BRILHANTE E FLUIDO DO QUE DE COSTUME. AS PRÓXIMAS PÁGINAS GUARDAM OS MELHORES LOOKS DAS PASSARELAS MAIS IMPORTANTES DO GLOBO PARA VOCÊ SE PREPARAR E SE INSPIRAR PARA A PRÓXIMA TEMPORADA DESDE JÁ.


Foi difícil, mas elegemos os cinco vestidinhos pretos que são indipensáveis em qualquer estação - mas no frio eles ganham o charme a mais das meias, sobreposições e casacos. O efeito bailarina da Valentino faz o vestido preto dos sonhos, enquanto a versão do Elie Saab se adequa a vários estilos.

ELIE SAAB

VALENTINO

DOLCE & GABBANA

SAINT LAURENT ALEXANDER MCQUEEN

little black dress


SIMONE ROCHA

GUCCI

Elas apareceram em incontáveis desfiles, e trazem a fluidez da primavera/verão para o outono/ inverno. As mangas bufantes trazem um toque romântico instantâneo, e também dão o ar boho a quem gosta do estilo. Com tecidos estruturados e cores neutras, ganha o efeito minimalista.

DOLCE & GABBANA

PRADA

LOUIS VUITTON

CHANEL

manga bufante


ROBERTO CAVALLI

ALEXANDER MCQUEEN

KENZO

MARNI

LANVIN

FENDI


GIAMBATTISTA VALLI

FAUSTO PUGLISI

HOUSE OF HOLLAND

LANVIN

LOUIS VUITTON

O oversized veio de vez nesta temporada - ganhou não só os casacos, mas também os vestidos e blusas. Ombros largos e mangas longas vão dar o ar moderninho aos looks de outono/ inverno.

EMILIO PUCI

MARC JACOBS

DOLCE & GABBANA

BURBERRY MARNI

OVER SIZED


GUCCI

GUCCI

VERSACE

MOSCHINO

O inverno pede brilho! A textura de paetê foi bastante explorada, montando estampas, sendo maximizada e aparecendo não só nas roupas, mas também nos acessórios. O material dá o toque de cor e um glamour divertido para as composições da temporada.

BURBERRY

NINA RICCI

HOUSE OF HOLLAND ROBERTO CAVALLI

VALENTINO

JEREMY SCOTT DOLCE & GABBANA

PAETÊ


DESTINO

BAÍA DO SANCHO

Paraíso tropical

A REVISTA MULHER CHEIROSA TEVE UMA DIFÍCIL TAREFA E LISTOU AS 10 PRAIAS MAIS EXUBERANTES DO BRASIL. VÁRIAS DELAS SÃO DESCONHECIDAS DO GRANDE PÚBLICO, O QUE TORNA O ROTEIRO AINDA MAIS EMOCIONANTE. CONFIRA E DECIDA QUAL IRÁ SER O SEU PRÓXIMO DESTINO. JÁ ALERTAMOS: UMA MISSÃO QUASE L IMPOSSÍVEL! E por

duardo

ima

Baía do Sancho

(Fernando de Noronha / Pernambuco) Um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros é a selvagem Baía do Sancho, localizada em Fernando de Noronha. Esse pedaço do paraíso conta com águas cristalinas, que são perfeitas para mergulho e lindas falésias. No entanto, o acesso à Baía é complicado, sendo preciso passar por lances de escadas entre fendas nas pedras até chegar à areia. Deve-se ressaltar que por lá não há nenhuma estrutura para turismo, portanto, leve água e algo para comer. Apesar da dificuldade, vale a pena a visita.

BAÍA DO SANCHO

PRAIA DOS CARNEIROS

Praia dos Carneiros (Pernambuco)

A Praia dos Carneiros é contornada por um mar calmo e transparente, recifes que formam piscinas naturais, areia branca e coqueiros. Além dessas particularidades, há ainda um rio de água verde que se mistura com o mar na maré alta. Surreal! Deve também fazer parte do roteiro uma visita às incríveis áreas de mangue que por lá existem. Para fechar a paisagem bucólica com chave de ouro, uma igreja branquinha, dedicada a São Benedito, é cercada por coqueirais e ocupa lugar de destaque na areia desse belo e disputado destino. PRAIA DOS CARNEIROS www.mul herchei ro sa.com .b r


Praia do Toque (Alagoas)

Com pouco mais de 20 quilômetros, a Praia do Troque (trecho do litoral alagoano formado por Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras) é o destino perfeito para fugir do turismo de massa. Sombreada por coqueiros e protegida por recifes que formam piscinas naturais, essa praia conta com águas transparentes de onde é possível ver, a olho nu, diferentes espécies de peixes. Fabuloso!

PRAIA DO TOQUE

As areias clarinhas da Praia do Toque são indicadas para caminhadas e passeios de bicicleta. Já a vila de pescadores é deslumbre devido a preservação de sua vida selvagem que serve de cenário para pousadas cheias de charme.

suas gigantescas falésias brancas e avermelhadas e a água cristalina que resultam em uma paisagem espetacular junto às bancadas de corais e piscinas naturais. Perfeita por natureza e bucólica por vocação, reúne ainda riozinhos e coqueirais. Juntam-se a esse pedaço do paraíso o charme rústico das pousadas, casinhas coloridas e o estilo único das barracas de praia que se espalham pela faixa de areia.

PRAIA DO ESPELHO

Praia do Espelho (Bahia)

Situada no topo de uma falésia, entre Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho está entre os destinos mais desejados pelos turistas por conta de w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br


DESTINO

Praia de Jericoacoara (Ceará)

Essa pequena vila do município de Jijoca, a 300 quilômetros de Fortaleza, é o lugar perfeito para as férias sossegadas que você sempre sonhou. Com belezas naturais incríveis e sol o ano inteiro, Jericoacoara – ou simplesmente Jeri – tem ambiente aconchegante com ar rústico, dunas, mar, lagoas e mangues. Um dos cartões postais do destino é a Pedra Furada, que é uma pedra que possui uma fenda no meio. Outras atrações de destaque são as lagoas Azul e a do Paraíso. A primeira tem bancos de areia e água límpida, enquanto a segunda possui uma coloração surreal e redes montadas dentro da água para descanso. Ainda não acabou! Ao fim do dia, vá até a Duna Alta, outro cartão postal de Jericoacoara, para apreciar um espetáculo sem igual que é o sol se despedindo junto ao mar. Vale a pena conhecer também os charmosos restaurantes de Jeri, as festas pé na areia que lá acontecem e as lojinhas de artesanato. Merece destaque: o Essenza. Privilegiado pela vista do mar, esse fantástico hotel fica em frente a praia e a Duna Alta e conta com uma bela piscina de borda infinita. Entre as opções de lazer e cuidado com o corpo, há serviços de SPA, sauna e academia. Conheça mais sobre o Essenza acessando o Instagram @essenzahotel_jericoacoara.

Praia do Arpoador (Rio de Janeiro)

É no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, que encontramos uma das praias urbanas mais lindas do País. O Arpoador, de apenas 500 metros, guarda uma beleza incrível e reúne tanto cariocas como turistas que ficam admirando a sua paisagem por horas e ainda aproveitam para tomar um banho de mar e se bronzear.

Nesse maravilhoso destino, nos deparamos com a famosa Pedra do Arpoador. Chegando ao seu topo, você se vê de frente com um cenário deslumbrante: a faixa de areia que vai do Arpoador ao Leblon, passando por Ipanema, e, ao fundo, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. No fim do dia, o sol se põe no mar ao lado dessas duas rochas. De encher os olhos, a alma e o coração! www.mul herchei ro sa.com .b r


Praia de Lopes Mendes (Rio de Janeiro)

Com areia branquinha e água cristalina que impressiona com sua variação de tonalidades, a Praia de Lopes Mendes é perfeita para relaxar e pegar onda. Esse maravilhoso destino, que já abrigou mora-

dores, é atualmente bem deserta. O acesso só é possível por um barco que sai da Vila do Abraão (principal povoado da Ilha Grande / Rio de Janeiro) e navega 30 minutos até o Cais de Palmas. De lá, há uma trilha íngreme de 20 minutos até a praia. O esforço vale a pena diante de tanta beleza.

Praia de Pipa (Rio Grande do Norte)

Com 10 quilômetros de extensão, a Praia de Pipa é um dos destinos turísticos mais cobiçados pelos surfistas, que buscam em suas ondas muita aventura. Para quem procura sossego, as pedidas são as áreas de desova das tartarugas marinhas, o abrigo das falésias e os passeios de barco, de onde é possível avistar os

golfinhos. Na maré baixa, surgem as incríveis piscinas naturais de águas mornas. Um verdadeiro deslumbre! Os cenários charmosos e rústicos estendem-se pela Avenida Baía dos Golfinhos, localizada na Praia de Pipa, contando com diversas barracas, badalados bares e restaurantes.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 163


DESTINO

Praia do Rosa (Santa Catarina)

Para quem curte uma bela praia e ainda busca por agito, a Praia do Rosa é o lugar certo. São diversas pousadas, restaurantes, bares e boates que se integram à natureza, que por sinal, é um capítulo a parte. A faixa de areia clara, em formato de meia-lua, tem somente dois quilômetros de extensão, porém, essa orla é uma das mais charmosas do litoral catarinense. Em cada extremidade da Praia do Rosa, há costões recobertos de mata nativa que emolduram o cenário e abrigam trilhas. No meio da paisagem, uma lagoa de água salgada, chamada Lagoa do Meio, serve de refúgio para os turistas. Tem mais: de

julho a novembro, a praia recebe a vista de ilustres baleias brancas, que chegam para procriar e alimentar seus filhotes. Para apreciá-las, basta subir nos costões.

às suas areias claras e mar agitado. Toda a orla é ladeada por árvores chamadas de Chapéu-de-sol, cachoeiras e trilhas. Detalhe importante: a Praia do Bonete é habitada por uma comunidade tradicional caiçara que preserva a riqueza e cultura tradicional desse destino.

Praia do Bonete (São Paulo)

Localizada ao sul de Ilha Bela (São Paulo), a Praia do Bonete foi considerada pelo respeitado jornal britânico "The Guardian" como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil devido

164 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


MC | CULTURAL

FILMES Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo Essa cinebiografia, estrelada por Cléo Pires, José Loretto e Rafinha Bastos e direção de Afonso Poyart, é baseada na história do expoente brasileiro de lutas de vale-tudo José Aldo. O filme mostra a vida de superação do lutador. Aldo vem de uma família grande e humilde de uma periferia de Manaus. Lutou para construir sua vida e passou por escolhas muito difíceis. Quando tem a oportunidade de lutar MMA, José Aldo revela ser bem maior do que todos imaginavam. Previsão de estreia: 16/06/2016.

A Era do Gelo: Big Bang Essa aventura com vozes de Chris Wedge, Denis Leary, John Leguizamo, Queen Latifah, Ray Romano, Jennifer Lopez, Jeremy Renner, Drake, Seann William Scott, dirigida por Steve Martino e Mike Thurmeier, é a quinta versão de um dos filmes mais queridos do mundo. Desta vez, o mamute Manny, o tigre dente-de-sabre Diego e o preguiça Sid precisam enfrentar as mudanças climáticas do planeta. Estreia: 07/07/2016.

LIVROS O amor nos tempos de #likes Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Nesta obra, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital: Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu e Julieta. Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira

#Meuamigosecreto – Feminismo Além das Redes O livro apresenta um material consistente de pesquisas que servem de apoio aos que se interessam em compreender melhor as raízes do machismo e quais são as pautas feministas: padrão de beleza, violência contra a mulher, aborto, o desafio de ser mãe, machismo no mundo geek, feminismo negro e o porquê do ódio ao feminismo são alguns dos temas no livro que tem prefácio de Djamila Ribeiro. Autores: Bruna de Lara, Bruna Rangel e Gabriela Moura

A Chefa

Namoro Blindado – O Seu Relacionamento à Prova de Coração Partido

Comédia, com os atores Melissa McCarthy, Michelle Darnell, Peter Dinklage, Kristen Bell, Kristen Schaal, Kathy Bates, Cecily Strong e Margo Martindale e direção de Ben Falcone, conta a história da mulher mais rica dos Estados Unidos. Esnobe, ela é chefe de uma empresa, mas é mandada para a cadeia por conta de negociações ilegais. Depois de sair da cadeia falida, ela decide mudar a imagem negativa que sustentou por tanto tempo para achar o caminho de volta para o topo, mas percebe que nem todas as pessoas estão a fim de perdoá-la e esquecer tudo o que fez. Previsão: 18/08/2016

Qualquer que seja a sua fase de solteiro — se está só, esperando, paquerando, ficando, namorando, catando os pedaços do seu coração, divorciado, viúvo ou enrolado — este livro ajudará você a se situar para não se perder no mundo cada vez mais complicado dos relacionamentos modernos. Namoro Blindado abre os seus olhos e lhe mostra, na prática, como agir. É o manual para qualquer idade, da adolescência aos solteiros mais maduros. Afinal, nunca é cedo (nem tarde) demais para aprender o amor inteligente. Autores: Renato & Cristiane Cardoso

166 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


CD`S Zeca Baleiro – Era Domingo Zeca Baleiro fez por onde para ganhar seu renome entre artistas e intelectuais. Em 2016 lança o álbum “Era Domingo”, com um repertório integralmente de faixas inéditas e autorais. Lançada como single digital, a canção que batiza o disco já apresenta bons desempenhos nas rádios nacionais; a música segundo Zeca, foi composta há cerca de dois anos, num amanhecer em Fortaleza, durante a turnê do show Chão de Giz. Formatado com a ajuda de vários produtores, o álbum 'Era Domingo' foi mixado em Nova York por Patrick Dillet.

Fifth Harmony – 7/27 Depois de “Reflection”, seu último sucesso, Fifth Harmony volta com o seu novo álbum 7/27 Versão Deluxe que traz duas faixas bônus, além do hit “Work From Home”. Essa música tornou-se o primeiro Top 10 do grupo na Billboard Hot 100 e chegou ao top 10 de dezoito outros países. Com mais de 5,5 milhões de singles digitais certificados vendidos, Fifth Harmony tornou-se o participante mais bem sucedido do X Factor USA.

DVD`S Michael Jackson’s Vision Michael Jackson's Vision, disponibiliza pela primeira vez a filmografia completa produzida por Michael Jackson durante sua carreira solo. Apresentada em um box set de luxo, contém mais de quatro horas e meia de material em 3 DVDs, capturando todos os filmes pioneiros do astro. O álbum traz uma coleção de mais de 40 vídeos, dez deles inéditos em DVD e um livro de capa-dura com 60 páginas, incluindo fotos do arquivo pessoal de Michael.

Samuel Rosa & Lô Borges – ao Vivo no Cine Theatro Brasil Dezesseis anos após a última reunião, os mineiros Samuel Rosa e Lô Borges sobem ao palco para celebrar repertórios que se tornaram clássicos da música nacional. Interpretando grandes sucessos do Skank e do Clube da Esquina, os artistas contam com as participações especiais de Fernanda Takai e Milton Nascimento. O DVD conta com duas faixas inéditas gravadas em estúdio, além de um documentário e duas faixa bônus. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 167


ENDEREÇOS ALMERINDA MARIA Rua Romeu Martins, 743 - Montese Tel.: (85) 3498.5399 / 98726.8027 ANA CRISTINA WOLF - NUTRICIONISTA Harmony Medical Center – Av. Dom Luís, 1233 sala 508 - Aldeota Tel: (85) 3242-9188 ANTONIA ROSIVALDA TEIXEIRA MARINHO NEUROLOGISTA Harmony Medical Center A. Dom Luís, 1233 - Meireles Tel.: (85) 3486.6150 ATELIER KARLA LOURENÇO E-mail: comercialatelier@hotmail.com Tel.: (85) 3248.2434 / 98685.2435 BAYUSHA Shopping RioMar - Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu - Piso L2 Tel.: (85) 3032.2346 CASULO INSTITUTO MONTESSORI BILÍNGUE Rua Laura Bezerra, 85 - Lagoa Redonda Tel.: (85) 3120.0024/ 98130.7003 contato@casulomontessori.com CATIA DAMASCENO catiadamasceno.com.br mulheresbemresolvidas.com.br CRECHE ESCOLA ESPAÇO INTELIGENTE Rua Fonseca Lobo, 262 - Aldeota Tel.: (85) 3224.1800 | 3224.6722 espacointeligente.com.br CHOLET Shopping Iguatemi - loja 415 Tel.: (85) 3241.2400 Shopping RioMar - Piso L2 Tel.: (85) 3044.0450 DIAMOND DESIGN Avenida Dom Lúis, 1200 loja 123 - Aldeota Pátio Dom Luís Tel.: (85) 3033.0707 emporiodefatima.com DONA ROSA BIJOUX Shopping RioMar – piso L1 Tel.: (85) 3234.2665 DU JOUR Shopping RioMar – piso L2 Tel.: (85) 3265.4174 EDUCACAOFINANCEIRAPARATODOS.COM ERICA MONTEFUSCO - PSICÓLOGA Av. Dom Luis, 1233 - Sl. 1204 Harmony Medical Center Tels.: (85) 3486-6226 | 9-8778-9411 EVANGELISTA TORQUATO Avenida Virgílio Távora, 2225 – Dionísio Torres Tel.: (85) 3031.6060 EVIDÊNCIA COLLECTION Rua Eduardo Garcia, 625 - Aldeota Tel.: (85) 3013.7679 Shopping RioMar - Piso L2 FAST FUN fastfun.com.br FIGARO BARBEARIA CLUBE Rua Henriqueta Galeno, 603 - Dionisio Torres Tel.: (85) 3444.4020 Shopping RioMar - Piso E2 Tel.: (85) 3234.6676

FILL SETE fillsete.com.br/blog GERMANA LIMA - PSICANALISTA CLÍNICA Avenida Santos Dumont, 847, sala 106 - Aldeotra Tel.: (85) 98846.5504 / 99116.4175 E-mail: germanalima.psi@hotmail.com GISELLE CAFÉ gisellecafe.com.br Tel.: (85) 3231.6666 / 98877.7003 HOPE Shopping Iguatemi Tel.: (85) 3023.4921 HOSPITAL JÓRIO DA ESCÓSSIA Av. Antônio Sales, 3443 - Dionisio Torres Tel.: (85) 4008.6233 jorio.com.br IURY COSTA iurycosta.com.br IZABELLI FROTA - PSICÓLOGA Rua Albert Sabin, 51 – Guararapes Tel: (85) 3241-5421 / (85) 98527-6144 JOÃO MACEDO COELHO FILHO - GERIATRA Harmony Medical Center Avenida Dom Luís, 1233 – Meireles Tel: (85) 3486.6157 JOLIE Avenida Virgílio Távora, 866 - Meireles Tel.: (85) 3045.6366 Shopping RioMar Tel.: (85) 3034.0044 Shopping Iguatemi Expansão Tel.: (85) 3452.2264 amojolie.com.br JOMARA CID Rua Dr. João de Deus, 200 A - Fátima Tel.: (85) 3212.0898 / 99686.1849 JOY Avenida Dom Luís, 1049 - Meireles adorojoy.com.br LANÇA PERFUME Shopping Iguatemi Tel.: (85) 3241.5611 LAVIE JOIAS Rua Maria Tomásia, 764 - loja 01 Tel.: (85) 3242.1530 / 98816.4930 Shopping Iguatemi Expansão Tel.: (85) 98755.6010 / 99862.8554 e-mail: contato@laviejoias.com.br LARA HOTEL Prainha - Aquiraz Tel.: (85) 3361.5406 larahotel.com.br Morumbi - SP Tel.: (11) 3721.2824 MAISON CRIS Rua Mônica, 41 - Papicu Tel.: (85) 3262.1511 / 99641.0200 MAFRENSE EVENTOS Rua Olímpio Galdino de Sousa, 445 – Guararapes Tel.: (85) 3366.1700 MANUAL DA MAMÃE manualdamamae.com MÁRIO CRISÓSTOMOS – IMPLANTE CAPILAR Rua Leonardo Mota, 2429 – Dionísio Torres Tel.: (85) 3032.2020 MELINA ALMEIDA – NUTRICIONISTA CLÍNICA Tel.: (85) 98800.2225 / 3279.5059 / 3067.4556 melinaalmeida.com.br

MORENA ROSA morenarosa.com.br MULHER CHEIROSA Rua Henriqueta Galeno, 596 - Dionísio Torres Tel.: (85) 3244.0807 Shopping RioMar - Piso L2 Tel.: (85) 3037.2024 Rua Érico Mota, 123 - Parquelândia Tel.: (85) 3287.6550 mulhercheirosa.com.br MRODS CONSULTORIA IMOBILIARIA compraralphaville.com.br Tel.: (85) 3034.4444 PARÁ MÓVEIS RÚSTICOS BR 222 Km 5 n° 7770 Tel.: (85) 3285.1406 paramoveis.com.br POLLO FASHION Tel.: (85) 3034.2265 / 98533.2265 R2 ACADEMIA Shopping RioMar - Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu - Tel: (85) 2181-6331 RESULT COACHING resultcoachingbrasil.com.br Tel.: (85) 98816.1180 / 99126.9669 E-mail: contato@resultcoaching.com.br ROMUALDO CASSIANO - MANAGER MODELS & ARTISTS Tel.: (85) 99907.9807 SCHUTZ Av. Dom Luís, 495 - Aldeota Tel.: (85) 3261.4233 SELENITA Tel.: (85) 98957.3303 SIMULASSÃO Shopping RioMar – piso L2 Tel.: (85) 3035.3566 SÍTIO SIEL CAMARÁ Tel.: (85) 98116.1888 / 98117.1888 sitiosielcamara.com SHOPPING RIOMAR riomarfortaleza.com.br SOLANGE SAHDO Tel.: (85) 3262.7063 / 3081.8003 / 98778.0906 TELMA HOLANDA Avenida Jovita Feitosa, 1295 - Parquelândia Tel.: (85) 3223.4668 / 99985.9036 Shopping Portugaleria Rua Professor Otávio Lobo, 755 Tel.:(85) 3262.3242 / 99690.1111 TMART Rua Silva Paulet, 3279 - Bloco B - Loja 09 (85) 2181.4755 / 98220.1200 UNIQUE MAISON Avenida Desembargador Moreira, 2005 - Aldeota Tel.: (85) 3038.1313 / 98789.8424 VIRGÍNIA UCHÔA DO VALE - PSICÓLOGA ESPECIALISTA EM TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA Clínica Halasana – Rua Coronel Solon, 480 Bairro de Fátima - Tel: (85) 99966-7300 VIA SUL JEEP Avenida Santos Dumont, 7800 - Ala C - Dunas Tel.: (85) 3535.6400 viasuljeep.com.br

Direção Geral: Lilianne Veloso | Gerente comercial: Arturo Veloso | Consultoria de negócios: Lilianne Veloso, Egléia Paula, Laélia Melo e Eglantine Maia | Revisão textual: Mirella Lima | A revista Mulher Cheirosa é uma publicação trimestral, da Editora MC. A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos comerciais e pelos conceitos emitidos. Contatos para anúncios: (85) 3045.0403 ou revistamc@mulhercheirosa.com.br Impressão: Halley S.A Gráfica e Editora


Tudo o que vocĂŞ precisa num sĂł lugar.


www.riomarfortaleza.com.br

Espaço Gourmet, Boulevard de Restaurantes, fast foods, cafés, docerias, cinema com salas VIP e 4DX, teatro, academia, moda, decoração e muito mais. O RioMar é assim. Um espaço moderno, completo e exclusivo feito pra você.


Revista mulher cheirosa 28ª edição  
Revista mulher cheirosa 28ª edição  
Advertisement