Page 1

A BELEZA E

PLENITUDE DA MULHER DE

50

VILÃ DA

SAÚDE FEMININA HPV

PREVINA-SE! OS CORTES DE CABELO

QUE ESTÃO

COM TUDO NA

ESTAÇÃO

ANO 7 • Nº 26 R$ 12,00

QUER SER

FELIZ?

DICAS PARA MELHORAR A

AUTOESTIMA E SER TOTALMENTE REALIZADA. O PODER DA

LIDERANÇA

FEMININA

MODA

#SPFW #DFB #RESORT

Compartilhe e siga as melhores tendências da temporada!


SORRIA.


Melissa Gurgel é Miss Brasil/Ceará

Você pode, você merece!

Av. Antônio Sales, 3443 - Dionísio Torres Fortaleza/CE - Tel.: (85) 4008.6233 Email: clinica@jorio.com.br Visite nosso site: www.jorio.com.br Convênios: APCEF, BACEN, CASSI, CEF, CAMED


Com mais de 70 lojas em todo o Brasil, a Alphabeto veste crianรงa como crianรงa.

Shopping RioMar | Piso L2 | Tel: 3033-0870


Venha conhecer e se encantar com o nosso universo infantil de 0 a 14 anos


WWW.MULHERCHEIROSA.COM.BR

CAPA 36 Os CORTES DE CABELO

SEXUALIDADE

que estão com tudo na estação

62 ZONAS ERÓGENAS Explore e usufrua delas!

46 A beleza e plenitude da

MODA E ESTILO

MULHER DE 50

102 IT'S HANDMADE Looks

66 O poder da LIDERANÇA

com bordados diferentes se destacam nas coleções made in Ceará.

FEMININA

82 Vilã da SAÚDE FEMININA HPV Previna-se!

110 NEXT SUMMER Na onda

138 #SPFW #DFB #RESORT

setentista a estampa floral vem mais trend, regada ao perfume retrô.

Das passarelas para seu estilo. Compartilhe e siga as melhores tendências da temporada!

116 COSMOPOLITA SELVAGEM

Uma andarilha fashion traz sua cultura multifacetada.

MULHER CHEIROSA 38 LIMPEZA DE PELE

126 SEXY ARMY O combo urbano

ASSOCIADA A PEELING A técnica que promete rejuvenescer e dar mais vida a cútis.

de camuflados em verde oliva e tons que lembram folhagens continua em alta no verão

163 POWER GIRLS Inspirados na

40 CABELO DOS SONHOS

coleção Resort, as bloggers Scarlett Prado e Natasha Brígido fizeram um shooting pra lá de especial. Detalhe das peças-chave para curtir o verão.

As diversas hidratações da Clínica para realçar ainda mais a beleza dos seus fios.

44 CRIOLIPÓLISE Saiba mais sobre o tratamento que vai mandar a gordurinha embora de vez.

INFANTIL 70 INFÂNCIA DIGITAL Como

54 BARBUDO COM ORGULHO

educar os filhos que já nasceram com acesso a tecnologia?

Os cuidados para deixar a barba bonita e atraente.

RELACIONAMENTO

TEEN

50 EM BRIGA DE MARIDO

78 PUBERDADE Dicas para

E MULHER SE METE A COLHER? Afinal, devese palpitar ou não no relacionamento alheio?

COMPORTAMENTO 94 QUER SER FELIZ? Dicas

para melhorar a autoestima e ser totalmente realizada.

abordar este assunto com os filhos adolescentes?

SAÚDE E BEM-ESTAR

103

84 DEPRESSÃO: SAINDO DA CINZA Fique atenta aos sintomas e previna-se!


Voir iMaGE Foto

LaVie Aldeota Rua Maria Tomasia 764 - loja 01 85 3242.1530 / 8816.4930 LaVie Iguatemi 85 8755.6010 / 9862.8554 @laviejoias |

@lavienoivas


ENTREVISTA 68 YURI YAMAMOTO O cearense

vencedor do quadro “Como manda o figurino”, no Fantástico.

96 DANIEL ROCHA O astro da vez!

DIÁRIO DE BORDO 144 A blogger BRUNA WALESKA revela os encantos de Cuba.

152 As blogueiras PAULINHA SAMPAIO e EDITH GOMES mostram tudo sobre a Califórnia.

158 NOVA YORK PARA OS ÍNTIMOS A

blogger JULLIE MIRANDA, morando na Big Aplle, mostra NY de outro ângulo, para a gente se apaixonar ainda mais pela cidade.

SEMPRE AQUI 20 MC NEWS Últimos lançamentos. 22 MC DESEJO Sonhos de Consumo. 24 MIX CHIC Tudo o que há! 26 + TENDÊNCIA Escolha uma peçachave da estação.

52 PERFIL Saiba mais sobre Beto Studart.

74 MEXA-SE Os benefícios da natação para crianças.

88 EU, LEITORA “Tenho uma doença

autoimune, perdi os meus cabelos e ganhei autoestima”.

172 DESTINO Os encantos da Austrália. 176 MC CULTURAL Dicas de livros, CDs e DVDs.

177 AGENDE-SE Programação de shows e eventos.

178 ENDEREÇOS Onde encontrar.

110


EDITORIAL

pre

tes

sen A

s novidades chegam a cada milésimo de segundo e acompanhar tudo sobre moda e beleza sem deixar de lado temas importantes como educação dos filhos, saúde, relacionamento, economia e negócios não é tão fácil. Toda edição é única e nesta, em especial, vejo que realmente meu maior desafio é a minha própria superação. Tenho essa certeza ao ler as matérias sobre mulheres que venceram seus conflitos pessoais, profissionais, enfim, tudo que poderia diminuir-lhes a autoestima, mas ao invés disso, essas mulheres com “m” maiúsculo deram a volta por cima de qualquer dificuldade e surpreenderam. Elas se superaram! Orgulhosas de chegar aos cinquenta anos de idade com tudo em cima, principalmente, o astral. Orgulhosas por adotar um novo estilo de vida para vencer a depressão, e vencê-la! Orgulhosas de serem empreendedoras bem sucedidas nacionalmente (Paula Simões), de terem milhares de seguidores em suas redes sociais por serem exemplos de life style (Isabele Temoteo e Fê Sena). Detalhe: elas dão conta de tudo isso e continuam maravilhosamente belas por dentro e por fora... Claro, nossos editoriais de moda também fazem, direta ou indiretamente, alusão a essa mulher guerreira, que sabe usar as tendências de moda como uma arma, a favor de seu estilo (Sexy Army). E que tal aquela que sai mundo afora desbravando as passarelas mundiais e tendo como destino final a liberdade (Cosmopolita Selvagem)? Todo esse passeio com um pit stop no riquíssimo handmade - “made in Ceará” - com as apostas para o nosso Next Summer. Dessa vez, em cada editorial, uma dica Mulher Cheirosa para quem quiser dar um up grade no visual. Em cartaz: entrevistas exclusivas com o ator global Daniel Rocha; a trajetória de sucesso do empresário Beto Studart; e "tricotando" com o vencedor do reality show "Como manda o figurino", Yuri Yamamoto. Ah sim, uma pequena (e descontraída) apresentação da nossa equipe de colaboradores, onde eles falam o que mais curtem na revista. Estamos atentos às tendências não só de moda, mas de beleza e comportamento, que resultam em matérias atuais e interessantes para presenteiar nossos leitores com um conteúdo de qualidade e gostoso de ler. Amo cada página, palavra, imagem. Acredito que sempre podemos melhorar e por isso, diariamente temos algo a superar. Afinal, somos ou não somos “Super Mulheres”?

Lilianne Veloso Diretora Executiva @lilianneveloso

16 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A


NÓS POR NÓS Eles são parte dessa revista. Alguns nasceram com ela, outros foram se chegando, se “aconchegando” e ficando por aqui. Entre noites e dias dedicados aos conteúdos publicados em cada edição, os “atores” dessa cena nos falam do seu papel e que mais lhes atrai na Mulher Cheirosa!

Julyana Silveira (jornalista expert em vida saudável e beleza) Trabalho na revista desde a 11° edição (agosto de 2010). Ao longo desse tempo é perceptível a evolução da Mulher Cheirosa, tanto na parte gráfica quanto no conteúdo, tudo sempre voltado para agradar e trazer informação às suas leitoras. E sem dúvida, é uma publicação diferenciada das demais que circulam em nossa cidade.

Priscila Alcântara (editora-chefe, jornalista que trabalha na revista desde os tempos remotos) Estou na revista desde a primeira edição. Comecei como repórter e, desde a 7° ou 8° edição "ganhei" a editoria da revista. Digo "ganhei" porque realmente foi um presente. Fazê-la é realmente um desafio, mas não me importo em perder um final de semana aqui ou outro ali para escrever. O resultado final é maravilhoso e gratificante. A sensação de dever cumprido é imbatível. Realmente é um exercício diário, mas muito prazeroso e que cada vez mais me encanta e me fascina nesse mundo jornalístico.

Mirella Lima (jornalista, assessora de imprensa, revisora e multi comunicadora) A revista me atrai em vários aspectos, principalmente, pela linha editorial independente. Isso dá ao jornalista uma autonomia que aguça sua criatividade e resulta em textos melhores e mais interessantes. Fazer a releitura de temas que sempre estarão em pauta é meu desafio diário. Gosto de surpreender o leitor! Mali Melo (estudante de moda antenada em tendências e passarela) Gosto muito dos editoriais, são todos de grande qualidade assim como das matérias que abordam temas superinteressantes. Estou sempre ligada nas semanas de moda conforme elas vão acontecendo. A internet facilita muito porque acompanho tudo em tempo real. Pesquiso birôs de moda e fico atenta a como os conceitos vão chegando às passarelas para adaptá-los ao público da revista. Faço o mesmo com os produtos que vejo nas tendências e seleciono sempre por looks com um toque de novidade, mas que combine com as leitoras.

Milena Lima (consultora e editora de moda e estilo, visual merchandiser, stylist). O que mais amo na revista é o poder que ela tem de tocar o leitor com um conteúdo criativo leve, informação com credibilidade e não ser tendenciosa. Meu maior desafio é sempre o elemento surpresa com qualidade, levando o que há de mais fresh às nossas leituras!

18 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Dudu Lima (jornalista e articulado com o mundo das celebridades) Trabalho como jornalista na Mulher Cheirosa desde 2011. O que me fascina na profissão é ter a oportunidade de percorrer tantos universos, como o da saúde, da beleza, entre outros, aprender algo e transmitir o que aprendi, por meio das palavras e da sensibilidade, para os leitores. Por isso, ser jornalista é ser meio ator, meio médico, meio atleta, meio tudo. É ser, no fim das contas, um bom contador de histórias com compromisso.

www.mul herchei ro sa.com .b r


Aline Matias (Designer de Moda, produtora e multi funcional na revista). Como produtora acabo todo o processo da revista, que atinge um público em geral, aborda saúde, comportamento e beleza. Claro, meu xodó maior é moda, afinal essa é a minha formação profissional (amo o resultado dos editoriais). Mas o que realmente me dá mais prazer é quando estou no “QG” da revista e olhando cada detalhe, pesquisando fotos, tratamento, finalização e o trabalho produzido pela equipe. Aí vejo que valeu a pena a dedicação de todos, correria e noites mal dormidas!

Nicolas Gondim (experiente mestre em fotos conceituais de moda que ama um lugar chamado Peroba). O que mais gosto é da evolução de cada edição e a confiança que a equipe tem em mim e nas minhas ideias. O mais desafiador é criar imagens conceituais com uma linguagem comercial que converse com o público fiel da revista, as clientes da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa. É também propor uma imagem de beleza fresh, moderna e contemporânea que se traduz através dos profissionais nos serviços de lá.

(Como colaboradores, o casal Rafa Eleutério e Igor Dantas. Ela nas fotos e ele na edição das imagens). Já estamos há 3 publicações com as fotos de viagem, mas essa foi a primeira na qual assinamos um editorial.. As fotos da Paulinha de viagens do Chile e de NY também são nossas. A principal missão da VOIR é inspirar pessoas através da arte.

Roberta Braga (fotógrafa de moda especializada em passarela. Cobre oficialmente o DFB e as semanas de moda no país). Trabalhei desde a primeira edição e por 3 anos seguidos na Mulher Cheirosa. A evolução das imagens e a qualidade é o que eu acho mais legal na revista. Como profissional, meu desafio é conseguir fazer a diferença.

Caio Ferreira (fotógrafo com sensibilidade nata que capta imagens surpreendentes em suas lentes) Gosto da Mulher Cheirosa por ser uma revista que tem o público bem definido. Isso é sinônimo de confiança. Acredito que isso seja possível devido ao tempo de mercado e toda a estrutura formada ao redor do conteúdo. Em relação ao meu trabalho, sempre sou surpreendido com ideias novas e uma equipe extremamente profissional.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Jairo Gomes (quase “sócio fundador” concentrado na sede da revista, diretor e editor de arte) Estou na revista desde a primeira edição, há uns sete anos. O mais difícil é conciliar textos com imagens, isso exige criatividade, habilidade e portanto se torna desafiador. Tento inovar na diagramação e edição de imagens.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 19


MC | NEWS

Para elas

Paco Rabanne lança Olympéa. Para desenvolver o novo perfume, a grife contou com a ajuda de Loc Dong, Anne Flipo e Dominique Ropion. Os três criaram sua fragrância em torno de um contraste entre a sensualidade da baunilha e a frescura dos aromas florais e marinhos. Abrindo notas de mandarina verde, flor de gengibre e jasmim, a baunilha faz parte do coração do perfume, que é seguido por notas de fundo de sândalo e âmbar. Criado pelo designer Marc Ange, o frasco Olympéa combina uma estética moderna com símbolos emprestados da antiguidade, incluindo asas e folhas de louro.

Revitalização dos fios

Cabelos danificados por procedimentos como escova progressiva e relaxamento agora têm um novo aliado. Chegou à Mulher Cheirosa a nova linha de tratamento da L’Oréal Professionnel, a Absolut Repair Pós-Química, indicada para fios que passaram por esse tipo de química. A linha é composta por shampoo, condicionador, máscara, selador e preenchedor, sendo este último exclusivo para uso profissional. O tratamento leva cerca de 25 minutos e pode ser feito no dia da química no salão, com sessões de manutenção em casa. Com tecnologia Pro-Spirulin, que tem como base a alga supernutritiva spirulina, os fios ficam muito hidratados, sem pontas duplas, livres de quebra e com a aparência supernatural. Vale a pena experimentar!

Pele impecável A nova linha Sublimage, da Chanel, reúne dois tesouros botânicos com propriedades extraordinárias: a fruta e a flor de Vanilla Planifolia, encontradas em Madagascar e pesquisada pelos laboratórios da marca. Essa linha de cuidados faciais estimula o funcionamento dos fatores vitais da pele para uma completa revitalização, agindo diretamente nas rugas e na perda de firmeza, dando luminosidade e umidade à pele. Imediatamente, a cútis redescobre-se mais jovem, revitalizada e radiante. Para uso diário, tratamento intensivo e região dos olhos, essa linha promete revolucionar os seus cuidados com a beleza.

20 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Multiproduto

Chegou à Mulher Cheirosa, diretamente da Europa, o spray que está fazendo a cabeça da mulherada: 10inOne. Em um único produto, você encontra tudo para deixar seus cabelos mais bonitos, saudáveis, com brilho, macios, sedosos, livre de pontas duplas, frizz e muito mais. Imagine, em um só produto, dez tratamentos para revitalizar e deixar os seus fios cada vez mais radiantes. Não perca tempo!


Eye on Eye 100% hidratada A Natura sempre tem novidade! O último lançamento foi a linha Ekos Ucuuba, que promove hidratação reparadora por até 48 horas com textura leve e toque seco. A ucuuba é fruto de uma árvore, chamada ucuubeira, presente em áreas alagadas da região amazônica. O nome vem do tupi e significa “árvore da manteiga”. Sua semente avermelhada dá origem a uma manteiga com elevado poder de hidratação e reparação. Agora, foi lançado o hidratante para as mãos, o desodorante corporal e a manteiga reparadora para o corpo. No próximo semestre, chega ao mercado três tipos de sabonetes hidratantes. Como você sabe, a Mulher Cheirosa tem ponto de venda da Natura, ou seja, não tem desculpa para não adquirir essa linha dos “deuses”.

#mulheradaadora

Querendo aumentar a variedade de cores de sombras da nécessaire? A MAC acaba de lançar a coleção Eye on MAC, composta por quatro palletes de 9 tons e duas com 15! Além de práticas, elas apresentam cores que podem oferecer mil e uma combinações. Em conexões de cores de Navy, Borgonha, Amber e Purple, as paletas apresentam textura mate e acetinada para a criação de looks para o dia e noite. Uma mais linda que a outra para você usar e aproveitar!

Reparação capilar A Bonacure Fibre Force é uma nova linha de

O minikit de hidratação #loucasportruss foi desenvolvido especialmente para a mulher de hoje, superconectada, atual, que adora se cuidar e que precisa de algo eficiente. Composto por shampoo bidimensional (limpeza), reconstrutor intensivo (reconstrução) e tratamento disciplinante (selamento), o tratamento de choque é rápido, realizado em apenas 7 minutos, prático e ideal para a mulher que precisa de tudo para ontem, inclusive ficar com o cabelo lindo! Indicado para uso semanal em fios fragilizados pelos efeitos do clima e também pelo efeito de procedimentos químicos (colorações, descolorações, relaxamentos ou alisamentos), ele rende até oito hidratações. Sua fórmula é rica em queratina, glow system, colágeno, creatina, pantenol e silicones amínicos, ou seja, tudo para deixar os seus fios cada vez mais saudáveis e radiantes. Essa novidade já está na Mulher Cheirosa esperando por você! w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

reparação capilar que vai fazer toda a diferença para os seus fios. Mesmo o cabelo mais danificado volta ao seu nível ótimo de força e resistência após esse tratamento. As fórmulas com queratinas micronizadas idênticas as do cabelo penetram profundamente na arquitetura do fio para recimentar especificamente o cell-membrane-complex, a ligação intercelular responsável por uma fibra capilar forte e resiliente. O shampoo, limpa profundamente; o condicionador, desembaraça e nutre; a máscara, recupera; o spray condicionador, para ser usado no cabelo seco, dá brilho e maciez; e a ampola, reestrutura imediatamente. Todos esses produtos já estão disponíveis na Mulher Cheirosa e, é claro, que você vai proporcionar às suas madeixas esse cuidado ímpar.


MC | DESEJO

Bike dos sonhos Não tem preço O queridinho da vez é ele: Maurício Destri. O Ben, de “I Love Paraisópolis”, está fazendo um supersucesso com a mulherada, mas não é para menos, o loirinho, de 23 anos, tem um carisma único e um sorriso arrebatador. Protagonista de uma das maiores audiência do horário das 7, Maurício mostra que chegou para ficar. O catarinense, de Criciúma, foi descoberto por um produtor da Globo, quando trabalhava como garçom em um restaurante de São Paulo. A convite, fez um teste para a novela “Cordel Encantado” e conquistou o papel do príncipe Inácio na trama. Depois, atuou em “Malhação” e “Sangue Bom” até ser convidado para estrelar ao lado de Bruna Marquezine. Sem dúvida, essa não será a primeira novela que Maurício vai ter destaque e nós ficamos aqui, ansiosas, vendo ele brilhar.

A equipe da Goldgenie embelezou uma bicicleta de corrida britânica para deixar todo mundo querendo ter uma! Meticulosamente, foi aplicado uma camada brilhante de ouro 24k na estrutura inteira, desde a ponta do guidão até as engrenagens das rodas, e em todas as outras partes dela. Impressionante ao olhar, a bicicleta é ainda mais bonita quando está em movimento. Os raios da luz do sol refletem nas ondulações ao longo da moldura das peças. A marca também divulgou que pode adicionar outros itens, como diamantes e cristais, a pedido de seus clientes. O valor? Nada menos que £ 250 mil, cerca de R$ 1,4 milhão.

Cartão sem limite Que tal possuir um cartão de crédito cujo limite excede a esmagadora quantia de € 1 milhão, cerca de R$ 3,3 milhões? Concebido para ajudar interminavelmente na lista de compras de pessoas ricas, o cartão Centurion da American Express é oferecido somente através de um convite estendido pela empresa financeira multinacional. Intitulado como cartão de crédito mais exclusivo do mundo, o titular do cartão detém o poder não apenas para comprar um jato particular, mas também uma ilha exótica em qualquer lugar do globo, permitindo que os serviços de classe empresarial privados possam ser aproveitados em aeroportos ou hotéis ao redor do mundo.Os benefícios se estendem às viagens, compras, aluguéis de carro de luxo, serviços de classe A e para as mulheres dá direito a participar de algumas das semanas de moda mais cobiçadas em Paris, Milão e Nova York. É ou não é incrível?

22 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Que hora é essa?

Que tal conhecer o Rolex mais caro da história da marca? O modelo “Caravelle” é um relógio em ouro amarelo 18k, onde teve sua primeira criação em 1952; um modelo com segundos centrais e mostrador que descreve uma caravela. Um relógio particularmente raro, que explica o preço de 288.000 francos suíços, cerca de R$ 947 mil, vendido em leilão no Antiquorum, em 2009. Considerada durante décadas, pelo público em geral, como a marca de excelência em relógios de luxo para homens e mulheres que procuram a experiência um relógio bonito, a Rolex é uma marca que tem mais de um século, e que apresentou durante a sua história relógios surpreendentes, como este!


Bicampeã

Bons sonhos

Singapura é, pelo segundo ano consecutivo, a cidade mais cara do mundo, de acordo com o ranking do Economist Intelligence Unit (EIU). A agência ligada ao semanário Economist, que fornece dados e análise estatística, revelou que as cinco cidades mais caras do mundo em 2015 são exatamente as mesmas de 2014: depois de Singapura, segue-se Paris em segundo lugar, Oslo em terceiro, Zurique em quarto e Sydney em quinto. O ranking analisou 133 cidades, usando os preços de Nova York como referência. Em Singapura, fazer compras básicas de alimentação fica 11% mais caro do que em Nova York. Singapura é também a cidade mais cara do mundo para compras de vestuário – os preços praticados são 50% mais elevados do que em NY. Quanto aos transportes, Singapura também bate recordes, com os títulos a custarem três vezes mais do que a Big Aplle. Apesar do seu “alto custo”, Singapura é uma cidade linda e vale muito a pena ser conhecida pelos bons vivants.

Sapato de princesa

Neste ano, Alexandre Birman foi um dos seletos designers de calçados escolhidos pela Disney para assinar uma releitura do icônico sapatinho de cristal da Cinderela em comemoração ao lançamento do remake. Agora, após o sucesso do modelo – que só pode ser encontrado no exterior – o designer criou um novo sapato que será vendido exclusivamente no Brasil, sob encomenda, no valor de R$ 4.220. O calçado é baseado na sandália Clarita – um dos bestsellers de Birman –, estará disponível nas cores prata e pérola e tem aplicações de cristais Swarovski para garantir o tão sonhado brilho de conto de fadas.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

A cama mais cara do mundo, batizada de Baldacchino Supreme, custa mais de US$ 6,4 milhões, cerca de R$ 20,5 milhões, e foi posta à venda pelo designer britânico Stuart Hughes, segundo a revista americana Forbes. Apenas duas dessas foram fabricadas e cada uma levou três meses para ficar pronta. A Baldacchino é talhada em madeira nobre e decorada com 107 kg de ouro 24 quilates e finas cortinas italianas, no estilo das camas de casal medievais, da realeza. A cabeceira da cama ainda pode receber diamantes, caso o comprador queira. A inspiração do projeto partiu de um pedido feito por um italiano muito rico. A ideia foi tão boa que caiu nas graças dos fabricantes, que incrementaram um pouco mais, e fizeram essa verdadeira obra de arte.

Joia rara Para acompanhar o modelo Imperiale, redesenhado em 2010, a Chopard criou uma nova coleção de joias para combinar com sua linha de relógios de luxo. A coleção “Imperiale” está mais firme e segura, ao mesmo tempo em que rejuvenesce o mito imperial com um toque moderno. Em ouro branco ou rosa, polido ou com diamantes, e com pedras brilhantes, como ametista, quartzo rosa ou calcedônia, esta linha de joias é ricamente detalhada. A coleção “Imperiale” é pura sofisticação e sensualidade, e combina força e fragilidade. As peças já estão à venda nas boutiques Chopard de todo o mundo e, em média, variam de US$ 17 mil a 34 mil, aproximadamente, R$ 51 mil a 102 mil.


MIX | CHIC

Nova cara da Dior Ela é deusa, musa, dona de uma voz ímpar e de um corpo invejável. Por essas e outras que Rihanna tornou-se o rosto e a embaixadora da marca Christian Dior. A casa de moda de luxo revelou que a cantora é tudo e mais um pouco do que eles pensavam para a grife. Fotografada por Steven Klein, em Versailles, na França, as fotos apresentam Rihanna com as bolsas da marca enquanto ao fundo, o palácio e o jardim são iluminados pela a luz da lua. A marca também anunciou que Jennifer Lawrence é o rosto da campanha da linha de maquiagens Dior. Palmas para as duas!

Viva, Rolling Stones!

Após o anúncio no último verão de sua parceria com os Rolling Stones, a marca de relógios Zenith está de volta com uma nova edição limitada do modelo “Zenith El Primero 1969 Chronomaster”. Desta vez, o cronógrafo é considerado o olhar de um roqueiro, com detalhes em preto-DLC em sua caixa de titânio e uma pulseira preta estampada com a bandeira britânica. Ao contrário do primeiro modelo que teve a língua dos Rolling Stones no mostrador, esta versão tem a língua na parte traseira da peça, visível através do vidro de safira. O relógio em tributo a banda Rolling Stones é uma edição limitada com apenas 1000 peças e custa US$ 14.200, aproximadamente, R$ 43 mil.

O melhor do mundo O taiwanês Kavalan Solist Vinho Barrique foi eleito o melhor uísque de malte do mundo, pelo prêmio World Whiskies Awards. Os juízes do concurso descreveram a bebida como “surpreendentemente suave ao paladar”, e acrescentaram que ele se parece com Bourbon infundido com chocolate ao leite. O uísque é produzido na destilaria King Car, ao nordeste de Taiwan, envelhecido em barricas de carvalho americano que já abrigaram vinhos branco e tinto. A destilaria, que opera há apenas uma década, vem acumulando uma infinidade de prêmios e recebendo notoriedade por parte dos melhores conhecedores de malte do mundo. 24 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Joias por Chanel

A marca de luxo francesa Chanel lançou recentemente uma coleção de joias de alto padrão, a “Coco Crush”. O diamante, um dos motivos da assinatura da Chanel, faz parte integrante da herança da grife. Os itens, de tamanho generoso nesta linha, oferecem uma grande novidade no padrão acolchoado do diamante, que é delicadamente gravado em ouro para se obter um efeito elegante e discreto. A coleção inclui anéis e uma pulseira cuff disponíveis em ouro branco ou amarelo 18K. Os anéis foram fabricados em pequenas, médias ou em grandes versões e já estão sendo vendidos nas lojas da marca pelo mundo.


Top 10 Famosa por sua beleza e organização, o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado em Pernambuco, foi considerado pelo site Trip Advisor, uma das melhores ilhas para se visitar no mundo todo. O ranking, que colocou o destino brasileiro no 10º lugar, faz parte da terceira edição do prêmio Travelers’ Choice Ilhas 2015. Ilhas da África, Ásia, Caribe, Europa, Grécia, Itália, América do Sul, Pacífico Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos entraram na competição, que avaliou a paisagem e os serviços oferecidos aos turistas em cada local. Essa foi a primeira vez que o Brasil emplacou suas ilhas na lista, com Noronha sendo considerada a melhor do continente sul-americano. Providenciales, no Caribe, Maui, no Havaí e Roatán, em Honduras ficaram com os três primeiros lugares.

Justa homenagem Por quase um século, o tenor italiano Luciano Pavarotti (1935-2007) encantou o mundo com suas performances extraordinárias e seu tom vocal excepcional. Por isso e muito mais, ele foi celebrado por suas extravagâncias únicas, agora imortalizadas no instrumento de escrita Montblanc Patrono das Artes Luciano Pavarotti – uma homenagem em edição limitada para o grande ícone da ópera. São três modelos, de excelente bom gosto e verdadeira obra de arte, com detalhes que retratam bem o grande tenor. O corpo de laca preta e a tampa de laca branca representam o smoking preto que Pavarotti usava. O delicado padrão floral de laca vermelha são uma reminiscência das camisas havaianas que Pavarotti gostava de vestir fora do palco. O clipe banhado a ouro representa seus lenços favoritos. Os cinco anéis banhados a ouro que decoram a tampa são uma homenagem as cinco óperas famosas que deram a Pavarotti fama internacional: “Turandot”, “La Bohème”, “Rigoletto”, “Um ballo in maschera” e “L´Elisir d´amore”. Gostaram? A coleção é muito limitada e está disponível nas Boutiques Montblanc de todo o mundo. Para mais informações, acesse o site oficial.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

New Collection A Givenchy mergulhou nas profundezas escuras e fascinantes dos oceanos para a inspiração do seu mais recente lançamento, a bolsa The Shark. Estruturada e flexível, a The Shark apresenta uma forma sutilmente assimétrica compreendendo linhas nítidas e limpas. Seu corpo em couro preto intenso dá um ar moderno e clássico, enquanto uma aba gráfica acrescenta profundidade. O detalhe do fecho metálico foi inspirado nos dentes do tubarão que injetou uma “pitada de perigo” na elegante peça. A alça de ombro removível mantém o design prático, podendo a bolsa ser usada por cima do ombro, debaixo do cotovelo ou transportada na mão. A Givenchy adotou a forma de dentes de tubarão como acessório que aparece em tudo da marca, desde as botas até joias. O animal fez sua primeira aparição em suas coleções na Primavera / Verão de 2012. The Shark está disponível em três tamanhos e vem em uma variedade de cores e acabamentos. Ela está prevista para chegar às lojas europeias em julho deste ano.

Acessório nada básico Com design inovador, a Clicquot Suitcase chega ao Brasil para impressionar os apaixonados pela marca. A embalagem metálica, inspirada em uma pequena mala de viagem, será a queridinha do viajante chique. Uma maneira divertida, leve e elegante para transportar seu champagne Veuve Clicquot. A alça “yellow Clicquot” em couro, o conhecido símbolo da Veuve Clicquot e os detalhes em amarelo garantem um charme especial ao novo estojo, que pode ser reutilizado quando desejar ou transformado em objeto de puro design para a decoração de sua casa, escritório ou de onde a criatividade levá-lo. Puro charme, né?


MAIS | TENDÊNCIA MARA HOFFMAN

STELLA JEAN

AURÉLIE BIDERMANN CHARLOTTE OLYMPIA

RAY-BAN

SHOUROUK GUCCI

M MISSONI

ÁGUA DE COCO

SOPHIA WEBSTER

VALENTINO

LATINOAMERICANO

ORLEBAR BROWN

A América Latina tem culturas riquíssimas, e estas começam a inspirar coleções de diversas marcas, com cores quentes e estampas com motivos tropicais. Essa trend traz peças ideais para looks de férias, mas se mixadas com peças clássicas, transitam facilmente pela correria das cidades. por Mali Melo Vika Gazinskaya Alice + Olivia sandália Sophia Webster bolsa Sophie Hulme

M MISSONI

top

saia

CHLOÉ

FARM

ADIDAS ORIGINALS


MAIS | TENDÊNCIA

GIVENCHY YSL

ACNE STUDIOS

ACNE STUDIOS

MICHAEL KORS

VALENTINO

Valentino Fendi blazer Balenciaga plataforma Stella Mccartney bolsa Valentino óculos Cutler And Gross blusa saia

WAGNER KALLIENO

ROGER VIVIER

ADIDAS

LISA MARIE FERNANDEZ

3.1 PHILLIP LIM

FENDI

BALENCIAGA

MINIMALISMO FRESH

Peças clean, com cortes e caimentos perfeitos são a chave no minimalismo, que fica mais fresh na temporada, optando por misturar as cores neutras com as pastéis. por

DELPOZO 28 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Mali Melo

KENNETH JAY LANE

CHRISTIAN LOUBOUTIN


MAIS | TENDÊNCIA

FARM HOUSE OH HOLLAND

SIMONE ROCHA

PATBO

MARC BY MARC JACOBS

ALEXANDER MCQUEEN

vestido Victoria, Victoria Beckham jaqueta Carven sandália Isabel Marant bolsa Gucci

VICTORIA BECKHAM

CHARLOTTE OLYMPIA

HOUSE OF HOLLAND

MIU MIU

MAXI FLOWER

Não dá para não ter nenhuma peça floral no guarda-roupa, e este clássico ganha uma renovada dupla com estampas florais maximizadas e bordados em 3D. Esses efeitos conquistam o coração das mais modernas - enquanto mantém firme sua relação com as românticas. por

ALICE + OLIVIA

Mali Melo VICTORIA BECKHAM

HOUSE OF HOLLAND

MARC BY MARC JACOBS


MAIS | TENDÊNCIA SAINT LAURENT

MARIAH ROVERY

AURÉLIE BIDERMANN

VALENTINO

CAST EYEWEAR

VALENTINO FARM

PROENZA SCHOULER

VALIA GABRIEL

Valentino Fendi blazer Balenciaga flatform Stella Mccartney bolsa Valentino óculos Cutler And Gross blusa

TÊCA

saia

CHLOÉ PROENZA SCHOULER MIU MIU ETRO

NÔMADE

Materiais pesados, estampas ricas e texturas detalhadas renovam o boho, e os tons terrosos, materiais artesanais e múltiplas inspirações compõem o visual rebuscado para o dia a dia, criando um visual nômade no street-style. por Mali Melo MICHAEL KORS

MIU MIU

ETRO


MAIS | TENDÊNCIA CHANEL

ILLESTEVA

VALENTINO

ZEUS+DIONE

MARNI JASON WU VALENTINO

Valentino Fendi blazer Balenciaga plataforma Stella Mccartney bolsa Valentino óculos Cutler And Gross blusa saia

ISABEL MARANT

SOCIETY6

ERES HEIDI KLUM INTIMATES

VERDE MILITAR

GIUSEPPE ZANOTTI

Perfeito para a paisagem urbana, o verde musgo ganha o street-style, indo além da sua origem, a trend de inspiração militar. É uma das melhores combinações para outra cor destaque da temporada: o marsala. por Mali Melo NLST


MULHER CHEIROSA | CABELO

Novos Tempos,

QUANDO SE PENSA EM MUDAR O VISUAL, A MULHERADA É UNÂNIME E PENSA LOGO EM CORTAR O CABELO. O CORTE É CAPAZ DE PROVOCAR UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO, NÃO INTERESSA SE LONGO, MÉDIO OU CURTO. MAS, ANTES DE RADICALIZAR NO VISUAL, DEVE-SE SEMPRE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O TIPO DO FIO E AS CARACTERÍSTICAS DO ROSTO. ATUALIZAR-SE COM AS TENDÊNCIAS TAMBÉM É UMA DICA VALIOSA PARA DEIXAR OS FIOS BONITOS E NA MODA. E, SE ESTAMOS FALANDO EM TENDÊNCIA, SEM DÚVIDA, OS CORTES MÉDIOS E CURTOS É QUE ESTÃO FAZENDO A CABEÇA DAS MULHERES NESTE ANO. INSPIRAÇÕES PARA MUDAR O COMPRIMENTO DOS FIOS NÃO FALTAM, AS BELAS SOPHIE CHARLOTTE, GLÓRIA PIRES, ANNE HATHAWAY, SCARLETT JOHANSSON, CHRISTINA AGUILERA E BRUNA MARQUEZINE , POR EXEMPLO, ESTÃO COM AS MADEIXAS REPAGINADAS E DITANDO MODA.

NO VO S ESTILOS O

s cortes femininos vêm se transformando e isso se deve à maior participação da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. E foi em meados do século XX, que o novo estilo de vida da mulher passou a inspirar a moda feminina, seja nas roupas, na maquiagem ou mesmo no corte de cabelo. Segundo a hairstylist da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Vírginia Sanchez, foi nessa época que surgiu um dos primeiros cortes curtos, o ''A La Garçonne''. “Era um corte, simétrico, com linhas bem definidas, deixando claro que o estilo serve como espelho da mudança social, refletindo atitudes pessoais, artísticas e intelectuais”, lembra a profissional. Para Vírginia Sanchez, desde então associar o estilo de vida aos parâmetros da moda e suas tendências tem influenciado a mulher brasileira. “Nossas mulheres vem buscando associar elegância, sofisticação, sensualidade, estilo e liberdade e descobriu nos curtos uma nova opção”, destaca. “As linhas de corte curto moderno associa assimetria e movimento, deixando de lado a associação do estilo masculino ou andrógeno que sombreavam os curtos femininos”, completa. E se estamos falando das brasileiras, porque não encontrar nelas a inspiração para mudar as madeixas? Temos famosas adeptas assumidas dos curtos, como a atriz Sophie Charlotte, que vem ditando moda quando o assunto é inovar no visual. A atriz, que sempre mantinha os fios na altura dos ombros, deu fim ao volume e adotou o estilo curto píxie ou mais conhecido como joãozinho, ao interpretar Duda, na série “O Rebu”,

36 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

por

Julyana Silveira | fotos divulgação

em 2014. O corte fez tanto sucesso, que a bela apostou mais uma vez no estilo curtinho modernoso para viver a personagem Alice, em “Babilônia”, no ar, na Rede Globo. “O corte de cabelo da Duda transmitia modernidade, sofisticação e irreverência. Já para a personagem de Babilônia, adotou o corte Bob Hair, curtinho chique, mesclando estilo urbano glamouroso com um toque de romantismo”, destaca Virgínia Sanchez. Parceira de cena em Babilônia, outra brasileiríssima que vem fazendo sucesso com sua cabeleira é a atriz Glória Pires, que também apostou no corte Bob Hair, para dar vida à personagem Beatriz. “O corte de cabelo da Glória é desconectado, com base reta o que transmite força, sofisticação e sensualidade”, reforça a hairstylist da Mulher Cheirosa. O corte da Beatriz é um exemplo do que citou Virginia Sanchez, que o estilo de vida inspira a moda feminina. Afinal, o corte de cabelo combinou em cheio com a sofisticação e sensualidade da vilã de “Babilônia”.

Segundo Virginia Sanchez, o sucesso dos curtos também ganhou adeptas hollywoodianas, Anne Hathaway, por exemplo, está usando um píxie clássico, de linhas modernas e ar romântico. Já a atriz e modelo americana, Scarlett Johansson, apostou no píxie com volume de topo, sensual, elegante e urbano. “Os curtos têm seu espaço garantido como tendência nas próximas estações, é um estilo democrático adequando-se a todas as idades e estilos, do clássico ao moderno, ele passeia entre o despojado e o urbano quebrando a monotonia” aposta Virginia Sanchez. Com tanta inspiração, não faltam ideias para modernizar os fios. Mas, se ainda não ficou convencida em abandonar os cabelos longos de vez, que tal apostar no corte médio? O estilo também está fazendo sucesso este ano. Nesse caso o corte propõe que o cabelo seja cortado sempre do peito para cima. As madeixas podem ficar retas, mas o ideal é fazer um repicado para deixar os fios com mais movimento. Assim


MULHER CHEIROSA | CABELOS como o curto, o corte médio é bastante democrático e combina com qualquer formato de rosto e texturas de cabelo. O Long Bob, que foi a sensação de 2013 e 2014, vai continuar forte também este ano. A tendência é apostar em um chanel remodelado, com a parte da frente mais longa do que a parte de trás. Adepta desse novo visual é a cantora Christina Aguilera, que mantinha os fios longos, mas se rendeu aos fios médios, na altura dos ombros. Já entre as brasileiras, a atriz Bruna Marquezine foi uma das celebridades que também resolveu diminuir o comprimento dos fios. Um corte médio com as pontas repicadas, para dar movimento aos cabelos, foi a aposta da protagonista de “I Love Paraisópolis”. “Com o auxílio de um profissional especialista em corte e visagismo você encontrará o corte perfeito para seu novo estilo”, aposta hairstylist, Virginia Sanchez. Mas, se não quiser arriscar tanto no visual para não peder as longas madeixas uma dica que está em alta é apostar nas franjas. A top brasileira Isabeli Fontana recorreu à franja na hora de inovar o look e diminuiu o comprimento em alguns centímetros. É uma opção que nunca sai de moda, apenas muda conforme a temporada, além de rejuvesnecer o visual, por isso é uma aposta certeira para quem quer mudar sem radicalizar.

A Single Light também é a novidade que está conquistando as famosas e pelo visto, veio para ficar. A técnica consiste em clarear apenas as mechas mais próximas ao rosto. O resultado é um aspecto jovial e estiloso. A manutenção é trimestral e recomenda-se fazer o teste de mecha antes de começar o processo de descoloração e clareamento. Celebridades já aderiram a novidade, entre elas Ivete Sangalo e Giovanna Antonelli. E não precisa ser celebriade para usar, a Single Light pode ser aplicada em todos os tipos de fios. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Gloria Pires

Jennifer Lopes

Giovanna Antonelli

Sophie Charlotte

Isabeli Fontana Anne Anne Hathaway Hathaway

A nova tendência para coloração dos cabelos é a Tortoiseshell Hair. A palavra inglesa significa “casco da tartaruga“. Para chegar ao efeito iluminado e supernatural, é preciso mesclar quatro tonalidades: castanho, mel, marrom e dourado. Técnica em detalhes: Raiz e início do comprimento: use um tom castanho da mesma cor ou um tom mais claro do que seu castanho natural e comece a puxar mechas em tom marrom dourado. Comprimento: mescle marrom dourado e mel. Pontas: faça mechas em tons de mel e loiro dourado. Use mais ou menos de um dos tons para alcançar o efeito desejado. Uma das vantagens do tortoiseshell hair é que não é necessário retocar todo o cabelo, dá para manter as luzes antigas nas pontas e fazer novas em pontos estratégicos.


MULHER CHEIROSA | PELE

LIMPEZA DE PELE associada ao PEELING CUIDAR DA PELE DO ROSTO É TÃO ESSENCIAL QUANTO MANTER A BOA FORMA. HIGIENIZAR DIARIAMENTE, UTILIZAR PRODUTOS QUALIFICADOS E ESPECÍFICOS PARA CADA TIPO DE PELE E EVITAR A EXPOSIÇÃO AO SOL SÃO ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS DE QUEM QUER TER UMA PELE SEM MANCHAS, COM APARÊNCIA SAUDÁVEL E JOVEM POR MUITO MAIS TEMPO. E MESMO COM ESSA ROTINA, O SURGIMENTO DE ACNES E MANCHAS FAZ COM QUE A CÚTIS NECESSITE DE ATENÇÃO MAIS ESPECIAL E A LIMPEZA DE PELE É O PRIMEIRO PASSO PARA QUEM QUER APROFUNDAR OS CUIDADOS COM A CÚTIS. NA CLÍNICA DE BELEZA E ESTÉTICA MULHER CHEIROSA O PROCESSO É REALIZADO POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E COM PRODUTOS DE RENOME NO MERCADO, COMO OS DA LINHA ADCOS, QUE TRABALHA O PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO ASSOCIADO À UTILIZAÇÃO DE ÁCIDOS. ESSE PROCESSO VEM SE MOSTRANDO CADA VEZ MAIS EFICAZ, ESPECIALMENTE EM PELES MARCADAS PELAS ACNES. por Julyana Silveira

O

primeiro passo da limpeza é a higienização da pele com sabonete glico-ativo, composto por princípios ativos que proporcionam a higienização, cicatrização e favorecem a permeação da pele do rosto. Por conter ácidos, ele propicia uma limpeza profunda e a esfoliação química da cútis. “Os benefícios da limpeza de pele já são visíveis desde a utilização do primeiro produto. A pele fica mais fina, renovada e iluminada. Por isso a importância de se utilizar o que o mercado estético tem de melhor a

38 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

oferecer”, explica a esteticista da Mulher Cheirosa, Ana Cristina Araújo. No segundo passo, a profissional utiliza a loção adstringente, também composta por ácidos, além de extrato de hamamelis e cânfora. A loção é capaz de recuperar o equilíbrio da pele oleosa, além de auxiliar no controle da oleosidade e na redução dos poros. No terceiro passo, a esteticista prepara a pele para receber o ácido. “Nessa etapa, usamos um pré-peeling mandélico, que vai eliminar o ex-

cesso de células mortas”, explica Ana Cristina Araújo. A aplicação do pré-peeling é seguida da aplicação do gel alpha-beta, que funciona como um esfoliante químico e hidratante, devido a composição dos ácidos glicólico e salicílico. “Sua composição possibilita que a pele fique mais luminosa”, reforça Ana Cristina Araújo. Na extração dos comedões, ou seja, aqueles cravos que tanto estragam a aparência do rosto, a esteticista utiliza o aparelho face clean, a mais nova tecnologia para esse tipo de extração, especialmente para peles acneicas até grau II. “O face clean é novidade na Mulher Cheirosa, o aparelho tem uma aparência de caneta, um recurso que facilita bastante a www.mul herchei ro sa.com .b r


Face Clean – Nova Tecnologia na Extração de Cravos

extração dos cravos, além de ser um método indolor”, ressalta a esteticista. Após a extração entra em ação o ácido propriamente dito do peeling mandélico. O produto tem uma combinação exclusiva que promove ação descongestionante e anti-inflamatória, amenizando a vermelhidão. “É o produto ideal para peles acneicas e pós-acneicas, atua como cauterizador e acelerador da cicatrização após extrações em limpezas de pele”, reforça a profissional. O peeling não irrita a pele, possui ação renovadora celular, descongestionante e iluminadora da pele, além de promover a cicatrização após as extrações na limpeza de pele. O peeling mandélico é aplicado com um pincel e fica na pele entre 15 e 20 minutos. Após o produto agir é feita a remoção com água. Todo o processo da limpeza de pele é finalizado com a aplicação da loção secativa FPS15, que tem ainda w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

função cicatrizante, anti-inflamatória e controladora da oleosidade. “A loção secativa é um produto multifuncional, além do controle da acne, oferece proteção UVA/UVB, e previne o surgimento de manchas ocasionadas pelas lesões”, conclui a esteticista. Segundo Ana Cristina Araújo, a limpeza de pele é recomendada a cada 30 ou 40 dias, que é o intervalo de renovação das células. Já nos casos de peles com muitos cravos, inicialmente indicamos uma vez a cada 15 dias e, depois, passamos para uma vez a cada 40 dias, como manutenção. “Se for uma pele com muitos cravos, pode ser até uma vez por mês”, explica Ana Cristina Araújo. A única restrição é para peles muito sensíveis ou aquelas que ficam vermelhas com facilidade. “Não é recomendável para peles com muita descamação, espinhas e que costumam desenvolver alergias e irritações”, finaliza a profissional da Mulher Cheirosa.

O Face Clean é novidade no mercado. O aparelho tem a aparência de uma caneta, com ponteiras descartáveis que remove os cravos e espinhas com maior profundidade. O aparelho é de fácil manuseio, o que facilita o trabalho da profissional, e indolor. É um aparelho leve, que agrega valor e eficiência na extração de cravos, possibilitando a visualização do cravo no momento da retirada e após ser extraído. Além de extremamente higiênico, pois as ponteiras são descartáveis. A principal diferença entre a limpeza de pele manual e com o Face Clean, é que na manual os dedos são utilizados na extração, o que nem sempre garante uma extração completa. Com o Face Clean a profundidade atingida é maior, facilitando o processo e ocasionando a extração de alguns cravos que não são possíveis retirar a mão. A utilização correta do Face Clean não resulta em danos, mas o aparelho é contra indicado para pessoas com acne grau III e IV. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 39


MULHER CHEIROSA | CABELO

CABELO DOS SONHOS TODA MULHER QUER TER CABELOS FORTES E BRILHANTES PARA REALÇAR AINDA MAIS A SUA BELEZA. POR ISSO, TÃO IMPORTANTE QUANTO UM BOM CORTE OU COR, É A APLICAÇÃO DE ATIVOS HIDRATANTES NOS FIOS. CONHEÇA AGORA OS TRATAMENTOS TOP DE LINHA QUE IRÃO HIDRATAR PROFUNDAMENTE AS SUAS MADEIXAS DE FORMA BASTANTE EFICIENTE. por Eduardo Lima


S

eja no verão ou no inverno, é impossível evitar que o cabelo se mantenha longe de fatores que podem deixá-lo ressecado, quebradiço, com pontas duplas e opaco. "Assim como o sol, o vento, o cloro da piscina e o sódio do mar, os processos químicos como coloração e descoloração, além do uso da chapinha e secador, também vão contra a saúde dos fios", complementa o cabeleireiro da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa RioMar, Alan Rayker. Mas há solução para recuperar o brilho e a maciez nos cabelos: uma boa hidratação. "O procedimento repõe a água, a umidade e os nutrientes perdidos e blinda a primeira camada do fio, como um escudo, contra todos os fatores citados, o deixando também maleável, sedoso e iluminado", conta o profissional. Por isso, quanto mais tratadas as madeixas estiverem, mais fácil será lidar com elas. De acordo com Alan Rayker, o ideal é que a hidratação profunda seja realizada em um espaço de beleza, quando a linha de tratamento profissional é mais concentrada e de altíssima qualidade. Diversas grifes de sucesso mundial fazem a cabeça das mulheres e estão disponíveis na Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa. Merecem destaque a hidratação da Senscience, Redken, Kerastase, Joico, Truss, L’Oreal, Sebastian, Müster&Dikson e Schwarzkopf.

KÉRASTASE

Ritual 24k

O tratamento é composto por uma combinação especial de óleos e ativos que são comparados a pureza do ouro 24k. A tecnologia óleo-complexe possui quatro óleos em sua fórmula, como argan, que possui propriedades regenerativas; camélia, que proporciona brilho intenso; gérmen de milho, que nutre a partir de ativos emolientes e antioxidantes; e pracaxi, que é rico em lipídios e ácidos saturados, o que e proporciona resistência e força aos cabelos.

JOICO Nutrição Moisture

Recovery

Uma das melhores nutrições indicadas para cabelos grossos, secos, rebeldes ou crespos. Contém complexo hidramínico marinho, manteiga de murumuru, oliva e karité que auxiliam na recuperação da elasticidade natural dos fios.

L'ORÉAL Absolut Repair

Lipidium A linha conta com um

verdadeiro mix fortificante para os fios: o lipidium (mistura de phyto-keratin, ácido lático, lipídios e ceramidas), que desempenha as funções de reparar e proteger o cabelo das agressões externas; o ácido lático, que é responsável por formar uma camada sólida na superfície do cabelo refazendo as relações iônicas quebradas pelas agressões; e a phyto-keratin, que com sua mistura de aminoácidos livres contribui para a coesão das pontes de hidrogênio do cabelo, proporcionando fortificação das estruturas.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 41


MÜSTER&DIKSON

Stamiker Graças a sua fórmula inovadora

e enriquecida com células estaminais e queratina, o produto repara o fio intensamente, reforçando a fibra na estrutura e restituindo a resistência de um cabelo novo e natural. Indicado para cabelos danificados, espigados e empobrecidos.

REDKEN TRUSS Miracle Possui ati-

Diamond Oil Os

vos ultramodernos que recuperam os danos causados aos fios. A fórmula é enriquecida com glow system, cisteína, creatina e sericina, que repõem os aminoácidos protéicos e lipídios, reduz o frizz, auxilia no crescimento saudável e ainda possui ação color protection e anti-aging.

óleos da fórmula são infundidos no cabelo proporcionando nutrição intensiva, força, reposição de massa e um brilho de diamante incrível, além de fornecer uma camada protetora que ajuda a evitar danos.

SENCIENCE C.P.R

Indicado para cabelos severamente secos e danificados. Formulado com queratina, aminoácidos da seda e bio-structurer, o produto penetra nas camadas da cutícula danificada para reparar, amaciar e selar o fio objetivando uma proteção duradoura que preserva a umidade e brilho.

SEBASTIAN

Hydre

Esse tratamento capilar proporciona umidade duradoura e intensa, deixando o fio macio, sedoso, encorpado e com um balanço único.

SCHWARZKOPF Blond

me Esse tratamento, indicado para as loi-

ras, conta com Tecnologia Keralumière Infusion, que confere um toque suave e brilho multidimensional aos fios; e Prism Shine com Cristais de Rocha Líquida, que reveste o cabelo proporcionando uma luxuosa e suave superfície capilar, além de fios loiros luminosos e brilhantes. O procedimento também repara os danos UV e preenche a estrutura interior do cabelo clareado e descolorido por meio da incorporação de antioxidantes e ácidos graxos essenciais.

A

ntes de começar qualquer um dos tratamentos hidratantes, o profissional analisa todo o fio capilar da cliente com a finalidade de saber do que ele necessita. E mesmo você conhecendo as propriedades de cada tratamento, há um porém. Quem vai definir com domínio qual hidratação aplicar são os profissionais especializados. "Cada caso é um caso e cada marca, como podemos ver, possui suas especificidades", afirma Alan Ryaker. Em seguida, há a higienização do couro cabeludo, quando as impurezas e acúmulos de produtos são retirados. Logo depois, o nosso expert, com toda a sua sabedoria no assunto, realiza uma verdadeira alquimia ao fazer um coquetel de óleos e máscaras que é concentrado no cabelo. Antes da retirada do coquetel, deve-se ter uma pausa de descanso, que é quando o produto age. "Algumas marcas precisam de menos tempo e outras de mais tempo de descanso. Elas executam as mesmas funções, mas de modo diferente e resultado único", finaliza o cabeleireiro da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa RioMar. www.mul herchei ro sa.com .b r


Glamma Cosmetics

Revitalização celular dos seus cabelos (células-tronco)

RITUAL STAMIKER

GLAMMA COSMETICS | Fone : 85 3224-0537 e-mail: glamma.cosmetics@hotmail.com


MULHER CHEIROSA | CORPO

CRIOLIPÓLISE: a nova lipoaspiração

HORAS NA ACADEMIA, DIETA BALANCEADA E AQUELE INCÔMODO PNEUZINHO QUE NÃO DESAPARECE! O JEITO DE ACABAR COM ELE SERIA RECORRER A UMA LIPOASPIRAÇÃO. SERIA! POIS A CRIOLIPÓLISE PROMETE OS MESMOS RESULTADOS, MAS SEM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO, OU SEJA, SEM CORTES E INDOLOR. O MÉTODO, APELIDADO PELOS ESPECIALISTAS DE “NOVA LIPOASPIRAÇÃO”, TRABALHA COM AS BAIXAS TEMPERATURAS PARA ACABAR DE VEZ COM A GORDURA LOCALIZADA. O RESULTADO É PERCEPTÍVEL JÁ NA PRIMEIRA SESSÃO. NA CLÍNICA DE BELEZA E ESTÉTICA MULHER CHEIROSA, O TRATAMENTO GANHOU MUITAS ADEPTAS, SEGUNDO A MASSOTERAPEUTA, JOELMA ARAÚJO. ALÉM DA BARRIGADA CHAPADA, TAMBÉM É POSSÍVEL ELIMINAR AS GORDURINHAS NAS COSTAS. por Julyana Silveira

N

a criolipólise, um aparelho é colocado na superfície da pele, responsável por provocar o congelamento das células de gordura, a partir de temperaturas negativas. O método permite que essas células se rompam e como consequência sejam destruídas. Segundo os especialistas no método, o próprio organismo entende que elas não fazem mais parte do corpo e as expele naturalmente. Como resultado, há grande diminuição da gordura localizada na área trabalhada, por isso o método vem sendo chamado de “a nova lipoaspiração”. “A criolipólise congela os adipócitos, a partir desse congelamento essas células morrem e o organismo entende como um corpo estranho e as coloca para fora”, explica a profissional da Mulher Cheirosa, Joelma Araújo. Mas não basta só submeter uma área do corpo a baixas temperaturas para obter o resultado. O tratamento é feito com um aparelho específico, composto por aplicadores que se acoplam perfeitamente às diferen44 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

tes áreas do corpo. Esses aplicadores, além de promoverem a sucção da pele – entenda-se da porção de gordura localizada – provocam um resfriamento intenso que acaba por destruir as gorduras do tecido adiposo, que são mais sensíveis aos frios. “O aparelho que utilizamos no salão é liberado pela Anvisa”, destaca a profissional. Vale lembrar também que o método não provoca nenhum dano aos nervos ou músculos. Assim como não prejudica nenhuma outra estrutura do organismo, o método também não provoca dor, já que com o “congelamento” da região onde estão acopladas as ponteiras também fica anestesiada. “O que pode ocorrer é um desconforto no início e após os aplicadores serem retirados”, explica a massoterapeuta. Esse desconforto pode permanecer por alguns dias, mas nada que atrapalhe a rotina. “É um procedimento seguro, indolor e com resultados bastante satisfatórios”, completa Joelma Araújo. São diversas as áreas que podem

ser trabalhadas pelo método, desde que as ponteiras se adaptem a área. Barriga, costas, laterais do corpo, pernas, todas essas regiões podem se beneficiar da criolipólise. Só regiões pequenas, como o rosto, não podem ser trabalhadas, já que as ponteiras não se encaixam. “A área que vai ser trabalhada vai ser definida após uma avaliação”, lembra a profissional. Por isso, é tão importante procurar um profissional especializado, pois é ele quem vai determinar como e em qual área terá melhores resultados. Outro grande benefício da criolipólise é que ela não exige nenhuma preparação antes ou depois de sua aplicação. “Apenas recomendamos que pessoas com maior sensibilidade ao frio, com hérnias no local da aplicação, infecções na pele, gestantes ou que tenha feito alguma cirurgia recentemente, não façam o procedimento. Nessas situações nenhum método estético é recomendável”, destaca Joelma Araújo. A profissional reforça também que o método não funciona como um emagrecedor, o foco é eliminar a gordura localizada, aquela que não é eliminada nem com dieta e prática de exercícios físicos. “A criolipólise não é para emagrecer, nem tem como foco diminuir a flacidez ou celulite, e sim aquela gordurinha mais difícil”, explica Joelma Araújo. Em única sessão, pode reduzir até 30% da gordura local. E após cada sessão, que deve ter espaço de 40 dias entre uma e outra, a pessoa já está liberada para voltar às suas atividades normais. “É um procedimento bastante eficaz e sem incômodos de um pré e pós-operatório. Por isso que chamamos de lipo sem cortes. Faz o mesmo efeito, mas sem o custo de uma lipoaspiração”, recomenda Joelma Araújo. O resultado é a desejada e sonhada barriga chapada. Mãos à obra, meninas! www.mul herchei ro sa.com .b r


Dicas para a criolipólise É fundamental que você se conscientize de que a criolipólise é apenas uma alternativa para a eliminação das gorduras a mais; A dieta e os exercícios físicos são indispensáveis para que você perca essa gordura localizada que tanto incomoda; Os quilos eliminados podem retornar ao seu corpo, então é indispensável que você mude o seu estilo de vida, para que assim só obtenha benefícios com a criolipólise; Atente para as reações em seu corpo, para que não ocorram consequências à sua saúde.


COMPORTAMENTO

MULHER MADURA

ASSUMIMOS, O CORPO FEMININO AOS 50 ANOS ESTÁ LONGE DE SER O MESMO DOS 20, 30 ANOS. MAS QUER SABER, SE FALTA UM POUCO DE DENSIDADE NELE OU VIÇO NA PELE, SOBRA LIBERDADE, AMADURECIMENTO E POR QUE NÃO DIZER TEMPO PARA, ENFIM, CUIDAR DE SI MESMA. COMO RELATA A PSICÓLOGA MARIANA BRAGA, COM ESSA FAIXA ETÁRIA A MULHER PODE FINALMENTE PENSAR MAIS SOBRE SI MESMA, SEM SE PREOCUPAR COM OS FILHOS OU PARCEIRO. “ELA PODE FOCAR NOS SEUS INTERESSES E NOS PROJETOS PESSOAIS QUE POR MUITAS VEZES DEIXOU DE LADO EM NOME DE TERCEIROS E FINALMENTE CUIDAR MAIS DE SI TANTO FISICAMENTE COMO EMOCIONALMENTE, DANDO UM UPGRADE NA SUA AUTOESTIMA”, REFORÇA A PROFISSIONAL. SEM CONTAR QUE AS ATUAIS MULHERES NA CASA DOS 50 EM NADA SE COMPARAM COM AS DE ANTIGAMENTE. A ATRIZ SANDRA BULLOCK É UM EXEMPLO DE QUE SE PODE CHEGAR AOS 50 ANOS BEM, NO CASO DELA, BEM DEMAIS. A HOLLYWOODIANA FOI ELEITA PELA REVISTA “PEOPLE” COMO A MULHER MAIS BONITA DO MUNDO EM 2015. LUIZA BRUNET, DÉBORA BLOCH, PATRÍCIA PILLAR, SHARON STONE E DEMI MOORE SÃO OUTRAS BELAS QUE ANDAM DESFILANDO POR AÍ SEUS “CINQUENTA E POUCOS ANOS” DE BEM COM A VIDA, REALIZADAS E CHEIAS DE SI. por Julyana Silveira 46 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A


A

foto divulgação

chegada aos 50 anos pode representar para muitas mulheres um momento de grito de liberdade, pois geralmente com essa idade a maioria já atingiu muitos anseios e objetivos que foram impostos por ela mesma durante sua vida, pela família e pela sociedade. É essa a percepção que a psicóloga Mariana Braga tem dos “novos 50”. Tudo bem que o corpo já

não é mais o mesmo, é a fase também das mudanças hormonais, a menopausa costuma aparecer e os relacionamentos afetivos continuam sendo um assunto em pauta. Porém, “a mulher de 50 anos pode marcar um período de novas descobertas, novos valores, novos interesses, mas também um período mais reflexivo”, destaca a profissional. A bibliotecária Maria Edna Gadelha, 50 anos, é a prova de que mesmo com as mudanças no corpo, a chegada a essa idade não precisa ser encarada com terror. “Atualmente as mulheres de 50 anos exercem várias atividades e se sentem úteis na sociedade. A maioria está estabilizada na carreira, com os filhos criados e colhendo os frutos da educação que passaram. Também estão mais seguras de si nos relacionamentos, diferente de quando tinham 20 ou 30 anos. Por assumirem essa postura madura, impõem mais respeito ao parceiro, seja marido ou namorado. Sinceramente, só vejo as vantagens de se ter 50 anos. Antes seria considerada uma velha, hoje a mulher vive sua plenitude, trabalhando, se exercitando, se cuidando, tendo uma vida ativa em todos os sentidos”, comenta a bibliotecária. Se formos realmente comparar as mulheres de 50 anos com as de tempos atrás, vemos mudanças de postura bem significativas, o que dei-

xa de assombrar tanto a chegada da nova idade. “A mulher de 50 anos atual tem mais autonomia, assume mais papéis sociais. Não está presa tão somente ao papel de dona de casa ou doméstica. Hoje possui mais liberdade de ir e vir. Portanto, a chegada dessa nova etapa pode representar uma libertação dos papéis da mulher, de esposa e de mãe”, reforça Mariana Braga. Já que em tempos primórdios, como lembra a psicóloga, a mulher era vista como moeda de troca, e meramente como geradora de filhos e dama do lar, sendo submissa ao homem e ficando em casa. “Nos tempos atuais a maioria das mulheres trabalha fora e muitas são chefes de família”, reforça. Mas como toda história tem dois lados, o lado negativo dos “50 e poucos anos” talvez seja encarar as mudanças no corpo. Afinal, essa é a época que o fantasma da menopausa, um fenômeno natural do organismo, surge. E os cuidados não devem ser somente com o corpo, mas a mente também pede atenção para que as mulheres não tenham sua autoestima abalada. “A pressão e as cobranças que a mídia e nossa sociedade impõem para que a mulher seja sempre jovem e bonita são enormes. Se a mulher não souber administrar bem essas cobranças externas e internas ela pode entrar em crise”, alerta a psicóloga Mariana Braga.


Segundo a profissional, o fato da nossa cultura focar cada vez mais no corpo deixa-se de lado a importância em cuidar dos sentimentos, na experiência de vida que se ganha com a maturidade. Em nome do bem-estar apenas exterior, vemos cada vez mais relatos de exageros nos processos estéticos e cirúrgicos. Mulheres fazendo verdadeiras loucuras em nome da vaidade sem optar pelo bom senso. Para Edna Gadelha, o melhor exercício que se pode fazer em relação ao corpo, nessa fase, é se olhar no espelho e se gostar! “O que não quer dizer que a mulher deve relaxar, mas aceitar seu novo e cuidar dele, praticando exercícios, mantendo uma dieta balanceada. Se não estiver cem por cento satisfeita, recorre aos tratamentos estéticos, enfim, se valoriza e trabalha para tal, sem exageros e sem parecer ridícula.

1

Se você não se aceitar com 50 anos, não ficará satisfeita com nenhum tratamento e vai recorrer a eles de forma desmedida”, opina a bibliotecária. Os assuntos do coração, aos 50, também merecem um destaque. Diferente de tempos passados, atualmente as mulheres têm poder de escolha, têm essa oportunidade de escolher o que quer ser, se quer casar ou não. Ela pode já ter sido casada e ter decidido se separar, ou pode ter decidido que não quer se casar. São várias as possibilidades. “O importante é respeitar o seu desejo e sua essência”, reforça Mariana Braga. Por isso, sem estresse ou querer se comparar a outras mulheres que estão na sua mesma faixa etária casadas. Isso pode causar um certo sentimento de fracasso”, como destaca a psicóloga. “O amor, aos 50, também é uma

questão de postura diante da vida, da mulher decidir que quer ter alguém, de estar aberta a novas experiências e não se fechar ao amor mesmo se não encontrar alguém da mesma faixa etária”, reforça. Um conselho para as belas cinquentonas, é não ter medo de envelhecer! O processo de envelhecimento é uma fase natural do ser humano e com ele vem novas descobertas e aprendizados. É importante nessa faixa etária também buscar cuidar da saúde, fazer exames médicos rotineiros, praticar atividade física, cuidar da aparência, aprender coisas novas. E, se necessário e questionamentos surgirem, buscar apoio psicológico”, ressalta Mariana Braga. Acredite, envelhecer é uma conquista e não uma perda! Palavras de Maria Edna, no auge dos 50 anos.

Dicas para uma menopausa saudável

Comece a praticar atividades físicas para prevenir o ganho de peso típico da menopausa – de três a cinco quilos. Flutuações hormonais podem contribuir para esse aumento.

2

Faça exercícios de levantamento de pesos para manter os ossos fortes e reduzir o risco de fraturas. É prudente buscar orientação específica para adequar o tipo e a carga de exercícios mais indicada para você.

3

Desafie seu cérebro com exercícios de memória, palavras cruzadas e outros tipos de jogos de raciocínio – isso pode ajudar a diminuir o risco de perda de memória durante a menopausa.

4

Desenvolva e mantenha bons hábitos de sono, a fim de combater potenciais 48 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

problemas causados por quedas nos níveis de estrogênio.

5

Tente dormir o suficiente – falta de sono pode contribuir para a confusão mental e baixa libido, problemas frequentemente associados à menopausa.

6

Pondere com seu médico o uso de um creme tópico de estrogênio para ajudar a tratar a secura vaginal. A prática regular de sexo também aumenta o desejo sexual e faz com que a lubrificação aumente.

7

Faça todos os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos.

8

Não negligencie seus dentes. Escove-os duas vezes ao dia e use fio dental diariamente para ajudar a prevenir a doença periodontal (inflamação das gengivas) – ela pode afetar sua saúde cardiovascular.

9

Limite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis como a do salmão, do abacate e do azeite de oliva. Consumi-las ajuda a manter os cabelos e a pele saudáveis.

10

Discuta com o médico os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco para câncer de mama, trombose ou doença cardíaca. www.mul herchei ro sa.com .b r


COMBINAMOS

QUALIDADE E DURABILIDADE NA MEDIDA CERTA


RELACIONAMENTO

APESAR DE SER IMPORTANTE O DESABAFO, O IDEAL É QUE O PROBLEMA SEJA CONVERSADO E RESOLVIDO ENTRE MARIDO E MULHER, POIS A BASE DE UMA HARMONIOSA VIDA CONJUGAL É A BOA COMUNICAÇÃO

briga de marido e mulher se em

mete a colher? 50 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

TODO CUIDADO É POUCO AO PALPITAR NA VIDA DE UM CASAL. AFINAL, BRIGA DE MARIDO E MULHER É ALGO UM TANTO COMPLEXO. MAS A TAL ADVERTÊNCIA DE "NÃO METER A COLHER" É VÁLIDA PARA TODOS OS MOMENTOS E PESSOAS? por

Eduardo Lima www.mul herchei ro sa.com .b r


casal e até complicar a relação com eles. Por isso, é aconselhável que todo mundo pense duas vezes antes de "meter a colher" na briga de marido e mulher. Após uma discussão, é bastante comum que o casal, para aliviar o coração angustiado, decida desabafar com amigos ou parentes. Mas isso não significa um convite à opinião alheia. Na maioria das vezes, as pessoas só precisam de alguém que as ouça com sincera atenção para se sentirem melhores. "Existem grandes vantagens nesse desabafo para os parceiros que estão passando por algum conflito. Só em transformar o ocorrido em palavras já os ajuda a elaborar um entendimento mais amplo sobre a situação e a tomar decisões mais coerentes", fala a psicóloga especialista em Terapia de Casal e Família, Virgína Uchôa do Vale.

D

esentendimentos são comuns na vida de um casal que se ama e se compreende. Além do que, os cônjuges possuem um jeitinho próprio de funcionar juntos. No entanto, por muitas vezes, essa relação é vista de um modo diferente por terceiros, que sentem a necessidade de prestar algum tipo de auxílio. O problema é que, mesmo bem intencionados, eles podem cometer erros graves que acabam por piorar a situação do

O lado negativo da participação de terceiros nas brigas de um casal é que esses não conseguem ser imparciais, sempre pendendo para um lado. É importante estar ciente que depois tudo passa. Lembre-se que em toda confusão existem três versões: a de um, a do outro e a real. "Quem escuta precisa tentar ser o mais imparcial possível, pois a relação dos cônjuges não é permeada apenas de conflitos. Além do que, existe uma tendência natural do parceiro que desabafou a se afastar do ouvinte caso esse sempre se manifeste de forma contraria à relação. No entanto, apesar de ser importante o desabafo, o ideal é que o problema seja conversado e resolvido entre marido e mulher, pois a base de uma harmoniosa vida conjugal é a boa comunicação", alerta a psicóloga. Ao ouvir algum dos parceiros, o amigo ou parente não deve apontar soluções e sim alternativas, de preferência em forma de perguntas para que os cônjuges possam refletir sobre elas. Segue outra dica preciosa: se é para se meter, então que seja para apaziguar, unir e sugerir novas possibilidades. Mas, caso o ouvinte acabe dando opinião, é necessário que o casal entenda o "tomar partido". "Na maioria das vezes, a pes-

soa para qual se desabafa possui um grande vínculo afetivo conosco, ou seja, não há porque se surpreender caso o ouvinte “tome as dores”. No entanto, é bastante importante que marido e mulher decidam até onde se estende a permissão para intervenções, conseguindo diferenciar um palpite inteligente e válido de um comentário desnecessário", complementa Virgína Uchôa do Vale. Como foi falado, o relacionamento de um casal pode vir a ser prejudicado quando há a participação excessiva tanto de amigos como a de parentes. Porém, o caso torna-se mais crítico quando há a interferência da sogra na vida conjugal. As opiniões impostas por elas raramente são aceitas com naturalidade. Então, a crise é estabelecida. "É importante lembrar que aquela que depois do casamento passou a ser chamada de sogra, antes era mãe, e não deixará de ser depois disso, mas agora em uma nova configuração familiar. Caso essa relação seja um incômodo para o marido e mulher ou um dos parceiros, é imprescindível o diálogo entre os cônjuges para definir os limites que devem ser aplicados. A sogra deve deixar o casal livre para superar os obstáculos e, claro, que os conselhos dela serão sempre bem-vindos, apenas quando solicitados", explica a psicóloga. Deve-se deixar claro que há circunstâncias em que uma intervenção por terceiros se faz extremamente necessária. Uma delas é quando a situação sai do controle e oferece perigo para as pessoas envolvidas e para quem mais estiver por perto. "A intromissão é indicada nos casos de agressão física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A violência, qualquer que seja, traz a um dos parceiros a incapacidade de refletir sobre a sua situação dentro da relação. Aqui, os familiares e amigos devem orientar marido e mulher a pedir ajuda a um profissional. No caso, a psicoterapia individual ou de casal se propõe a auxiliar o casal ou a um deles a estabelecer um novo olhar para aquele relacionamento", finaliza a profissional. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 51


PERFIL Revista Mulher Cheirosa – Como foi a infância do menino Jorge Alberto Vieira Studart Gomes? Desde pequeno o senhor já sabia que iria enveredar pelo lado empresarial? Beto Studart – Minha infância foi muito feliz. Contei com pais maravilhosos e uma estrutura familiar firme. E sempre soube que seria empresário, porque estava nos meus sonhos de criança e que dependia de mim realizar. E realizei.

Beto Studart O CEARENSE BETO STUDART APRENDEU DESDE CEDO A TRABALHAR. COM APENAS 22 ANOS ASSUMIU A LIDERANÇA DA AGRIPEC, A TORNANDO, EM SUA GESTÃO, UMA DAS EMPRESAS DO SETOR QUÍMICO DE MAIOR VISIBILIDADE NO BRASIL. APÓS A VENDA DA AGRIPEC, FUNDOU A PRODIGIOSA BSPAR, QUE ATUA NO RAMO DE INCORPORAÇÕES, CONSTRUÇÕES, FINANÇAS E DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO. CONSCIENTE DE SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL, CRIOU A FUNDAÇÃO BETO STUDART, COM O PROPÓSITO DE APOIAR JOVENS CARENTES NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DAS ARTES. NO FINAL DE 2014 DEU UM NOVO PASSO E TORNOU-SE PRESIDENTE DA FIEC. EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, BETO STUDART FALA DE SUA ORIGEM, VIDA PESSOAL E NEGÓCIOS, A PARTIR DA VISÃO DE QUEM CONQUISTOU O RECONHECIMENTO EM UMA CARREIRA MARCADA PELO TRIUNFO. por Eduardo Lima | foto divulgação 52 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

RMC – Ainda bem jovem, o senhor tornou-se sócio da Agripec. Foi importante entrar no mundo dos negócios tão cedo? BS – Quando assumi a liderança da Agripec eu tinha 22 anos e, por quase 40 anos, dediquei meu trabalho ao lado de uma equipe valorosa, à Agripec, que tornou-se uma das empresas do setor químico de maior visibilidade no Brasil. Esse sucesso culminou na aquisição do negócio por um grupo australiano, a Nufarm. Com a venda da Agripec e por meu perfil inquieto, segui empreendendo. Acredito que o fato de ter iniciado jovem foi uma consequência do meu perfil individual. Já nasci empreendedor e amo trabalhar. Somado à responsabilidade e ao compromisso pelos resultados e pelas pessoas, essa característica e esse amor tem me movido até agora, quando sigo investindo e procurando contribuir socialmente, com todo o ânimo. RMC – Após a venda da Agripec, o senhor fundou a BSPAR. A BSPAR hoje corresponde ao que o senhor almejou quando a criou? BS – Desde a época da Agripec eu investia no setor imobiliário, então, direcionar minhas atividades para essa área, foi um processo natural. Comecei fazendo parcerias em incorporações com os amigos. Gostei dos resultados, da dinâmica do negócio, vi um mercado ascendente e decidi imprimir a minha marca. Então, veio a BSPAR, com atuação prioritária em construção e incorporação. A visão do Grupo é ser reconhecida como a melhor empresa nos mercados onde atua, pela excelência e qualidade de seus produtos, processos e respeito www.mul herchei ro sa.com .b r


nas suas relações, deixando um legado virtuoso para a sociedade. Observando a nossa trajetória até aqui, percebo que estamos no caminho certo. Aproveito para ressaltar que BSPAR não é marca apenas no mercado imobiliário. Tem ainda BSPAR Finanças e a Studheart, por exemplo. E ainda tem outras ideias em desenvolvimento. RMC – No final de 2014, o senhor assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Ceará. Quais são os seus principais compromissos a frente da FIEC? BS – Tenho a honra de ser o décimo industrial a presidir a FIEC, que está comemorando 65 anos em 2015. Sinto-me o guardião de uma história de sonhos, de realizações, e assumi o desafio de fortalecer, efetivamente, o setor industrial cearense, para que tenhamos um Ceará mais forte. O papel principal da FIEC é motivar, promover, catalisar ações e projetos nas áreas de educação, qualificação profissional e inovação voltados para estimular a competitividade e a maior produtividade entre as empresas. Mas à FIEC cabe também ser protagonista de proposições e debates de temas econômicos, energéticos e de meio ambiente que envolvem toda a sociedade cearense. Tenho colocado minhas características de gestor e empresário a serviço desses desafios, certo de que desenvolvendo o setor produtivo, fortaleceremos o nosso Estado e melhoraremos a qualidade de vida da nossa gente.

RMC – Em 2004, nasceu a Fundação Beto Studart. Porque criar um espaço de capacitação para o jovem cearense? BS – A Fundação Beto Studart nasceu da necessidade de organizar e profissionalizar as ajudas que eu dava à pessoas e projetos diversos, desde muito tempo, ainda na Agripec. A Fundação atua nas áreas cultural, desportiva, educacional, religiosa, social, saúde e geração de trabalho e renda. O foco prioritário é a descoberta de talentos, nas mais diversas formas de expressão. Ao longo de 10 anos, completados em outubro passado, a instituição, cujas atividades são lideradas por Ana Maria, minha esposa, junto a uma equipe maravilhosa, já beneficiou mais de 20 mil pessoas, em projetos coletivos e também individuais. RMC – Em sua única incursão política, o senhor foi vice do então candidato a reeleição para governador Lúcio Alcântara. Há planos de retomar a carreira política? BS – Não tenho nenhum plano para a carreira político-partidária. Mas não me furto a contribuir, a opinar, a participar da construção de um Brasil melhor, mais produtivo, mais ético, com instituições acreditadas, com líderes capazes de nos representar e nos orgulhar. Na verdade, esse é um compromisso de todo cidadão. RMC – O senhor pensa em aposentadoria? BS – Não tenho planos de me aposentar. O fato é que eu não vou parar de trabalhar nunca. Esse é meu jeito de viver.

RMC – Deixando um pouco de lado o Beto Studart empresário e abordando o lado família. O que o senhor gosta de fazer nas horas livres? BS – Ao mesmo tempo em que tenho enorme prazer em trabalhar, e trabalhar muito, o que é uma força motivadora para a minha vida, credito a máxima importância em reservar espaço e tempo para o lazer. Entre tantos interesses, guardo de modo especial, minha família e meus amigos. Ultimamente, tenho dedicado aos cavalos boa parte do meu tempo fora do trabalho. Também gosto de viajar, conhecer lugares diferentes e outras culturas. RMC – O que a sua esposa, filhos e netos significam para o senhor? BS – Minha esposa Ana Maria é minha companheira, uma mulher espetacular, um amor que supera os anos e que se fortalece com o tempo. Meus filhos Deda, Patrícia, Renata, Karine e Giovana são motivos de orgulho. São também boa parte da força e da motivação para fazer sempre melhor, do jeito certo, porque lhes devo o exemplo. Meus netos são alegria, beleza e animação de criança. Minha família é maravilhosa e sou feliz por tê-la perto de mim.


FÍGARO BARBEARIA TIRAR A BARBA POR COMPLETO NÃO É MAIS REGRA. ATUALMENTE, MUITOS DOS HOMENS MANTÊM PELOS NO ROSTO, O QUE OS DEIXA TÃO OU MAIS BONITOS DO QUE OS LISINHOS. NO ENTANTO, TER UMA BARBA BONITA E CAPRICHADA EXIGE CUIDADOS, POIS DO CONTRÁRIO PODE DEIXAR VOCÊ COM APARÊNCIA DE DESCUIDO. por Eduardo Lima

S

e ostentar uma barba era sinal de desleixo, hoje em dia é sinônimo de estilo e personalidade, tanto que vários famosos aderiram a essa tendência, como os atores Cauã Reymond, Klebber Toledo, Rodrigo Santoro e o apresentador Marcos Mion. Porém, quem optar por ter pelos no rosto deve redobrar os cuidados com a aparência.

BARBUDO com orgulho

Para começar, ao deixar a barba crescer, os primeiros dias podem ser incômodos e a estética não é tão bonita. Também é preciso prestar atenção à genética, pois não é todo mundo que pode ter uma barba cheia e uniforme. Uma reclamação de quem deixa a barba crescer é a coceira que ela provoca no rosto. De fato, a face precisa se acostumar com o crescimento dos fios. Para amenizar


o incômodo, lave a região com água fria para retirar o suor que pode estar contribuindo para o problema. O crescimento da barba não deve ser desordenado. Apará-la torna-se uma condição necessária. É importante ter coordenação motora e um olhar apurado para obter regularidade entre os lados do rosto. Por isso, é primordial procurar um profissional. Tentar fazer em casa pode trazer resultados desastrosos. O especialista, além de ter propriedade para indicar a melhor modelagem para você, vai utilizar material esterilizado, máquina de corte fino e tesoura com fio de navalha, o que dá precisão ao desenho. O barbeiro do Fígaro Barbearia Social Club, Luigi Ferraro, revela o segredo e mostra o passo a passo do barbear perfeito, seja para tirar por completo ou desenhar. “Antes de começar o procedimento há uma higienização do local, pois a barba acumula impurezas ao longo do dia. Logo em seguida, faço uma compressa com uma toalha úmida aquecida que ajuda a dilatar os poros. Depois realizo uma massagem com um creme pré-barba que deixa os pelos do rosto bem macios. Em seguida, é hora de aplicar o creme de barbear para facilitar o deslizar da lâmina”, detalha. Deve-se ressaltar que os produtos utilizados são de primeira linha e indicados para todos os tipos de pele, evitando qualquer tipo de irritação. O corte é no sentido do crescimento dos pelos, o que evita qualquer tipo de inflamação por encravamento e lesões. "O processo é iniciado pelas laterais onde os pelos são menos sensíveis, deixando o queixo por último. Após a retirada dos fios, faço uma compressa com uma toalha úmida gelada que ajuda a fechar os poros, impedindo que as impurezas se acumulem. Finalizo aplicando um pós-barba que controla a oleosidade e alivia as irritações provocadas por agressões da lâmina e navalha, deixando a pele então bem refrescante”, diz Luigi Ferraro. Para manter o modelo da barba e ela crescer de forma saudável, você

deve ir ao barbeiro pelo menos duas vezes por mês. Além do que, você não precisa se preocupar com o tempo, pois todo o procedimento dura cerca de apenas 20 minutos. O jornalista e cliente assíduo do Fígaro Barbearia Social Club, Felipe Pontes, de 33 anos, considera a sua vasta barba uma marca registrada. "Tenho barba desde os 18 anos e a tirei somente uma vez na vida, que foi durante as férias. Me arrependi! Não me vejo sem barba, pois me sinto bem, gosto de cuidar dela e passo uma maturidade necessária não apenas no meu trabalho, mas na vida de forma geral. Além do que, as pessoas realmente me preferem barbudo", conta. Para ser um barbudo com orgulho, não basta cuidar da barba indo apenas ao barbeiro. É preciso manter alguns cuidados em casa. A barba e o bigode devem passar por uma

higienização diária. Lave sempre o rosto com um sabonete neutro para remover a sujeira que a pele recebe durante o dia. Esses poucos segundos que você passa lavando o rosto, irá te garantir uma cútis bem cuidada, longe de cravos, espinhas e pelos encravados. Você também pode usar condicionador nos pelos da barba para deixá-los bonitos e sedosos. Nesse caso, o uso não deve ser diário, pois pode deixar a pele oleosa. Nosso último e não menos importante lembrete para os barbudos: alguns fatores podem alterar a cor da barba e do bigode, como o tabagismo e o consumo de álcool. Por isso, para evitar a alteração da cor, o ideal é ficar longe desses hábitos. Agora a dica vai para os que possuem barba grisalha: opte por tinturas ou shampoos que evitem o amarelamento dos fios.

A barba ideal para cada tipo de rosto OVAL: é o rosto mais proporcional e aceita praticamente todas as formas de barba. REDONDO: tirando a barba lateral, na região da bochecha, o rosto fica mais alongado. QUADRADO: os desenhos mais arredondados são os ideais para amenizar as linhas fortes desse tipo de rosto. QUEIXO DUPLO: o indicado é deixar a barba mais comprida para disfarçar. CARECA: o melhor é deixar a barba mais curta. Uma barba muito cheia acaba destacando ainda mais a careca. CAVANHAQUE: deve ser evitado por quem tem o queixo muito grande. Para os homens de rosto redondo o ideal é optar pelas linhas mais retas para alongar o rosto. COSTELETAS: devem ter uma distância de dois dedos a partir do lóbulo da orelha. BIGODES: são ideais para quem tem traços marcantes, como o queixo quadrado, por exemplo. Quem tem um espaço muito grande entre os lábios e o nariz pode usar o bigode para melhorar as proporções do rosto. CABELO: a barba deve fazer um conjunto harmônico com o cabelo, que nunca deve ser menor ou menos volumoso que a barba, o que acaba deixando a aparência pesada e carregada.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 55


COMPORTAMENTO

A

credite, sua autoestima, aquela avaliação que você faz de si mesma, afetará diretamente todos os aspectos da sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. “Pessoas com a autoestima elevada mostram-se falantes, desenvoltas, extrovertidas, são o centro das atenções de

TER A AUTOESTIMA ELEVADA SEMPRE FOI CARACTERÍSTICA PECULIAR DE PESSOAS BEM SUCEDIDAS, FIRMES E EQUILIBRADAS EMOCIONALMENTE. MAS, COMO EM TODA ATITUDE QUE VOCÊ TOMA, TODA POSTURA QUE VOCÊ ADOTA, EXISTEM AS VANTAGENS E DESVANTAGENS. SER O CENTRO DAS ATENÇÕES EM TODOS OS AMBIENTES QUE FREQUENTA PODE GARANTIR DESTAQUE NA CARREIRA E NAS RELAÇÕES PESSOAIS, MAS HÁ SITUAÇÕES EM QUE ESSA DEMASIADA AUTOESTIMA REQUER UMA ATENÇÃO MAIOR E O APOIO PSICOLÓGICO TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL. DEFENDER SUAS POSIÇÕES E IDEIAS SEM IMPOSIÇÃO OU DITADURA PROVAVELMENTE É O CAMINHO IDEAL PARA SER ACEITA SEM FERIR O QUE PENSA OU QUE REALMENTE VOCÊ É, UMA MULHER DE ATITUDE. por Julyana Silveira todos os ambientes que frequentam e fazem questão que seja exatamente assim. Falam alto, são sedutoras, envolventes. Entendem tudo sobre tudo”, explica a psicanalista clínica Germana Lima. “Até mesmo que isso lhes custe caro em algumas ocasi-

ões, elas costumam pagar o preço”, completa. No lado profissional, segundo Germana Lima, essas pessoas com autoestima elevada buscam cargos que estejam em evidência, e suas escolhas são regidas pelo fascínio que elas podem exercer a quem as assiste. “Eu sei do potencial que tenho como profissional, pois sou dedicada, esforçada, muito comprometida com meu trabalho que tenho como uma prioridade. E por me considerar uma boa profissional sei que terei sucesso”, relata Priscila Lima, 31 anos. A jornalista é a personificação de uma pessoa com a autoestima elevada, tanto que sempre se destaca em seu ambiente de trabalho. Na contramão de pessoas como Priscila Lima, falantes e extrovertidas, cruzamos diariamente com personalidades aparentemente submissas e sem confiança das suas ideias e opiniões. Pessoas com baixa autoestima, que são na maioria das situações as quais são expostas, inseguras. “Mesmo sabendo qual a decisão ideal a ser tomada, não defendem com veemência seu ponto de vista. Têm um discurso vago, escasso, seu


tom de voz não inspira confiança e ela não se estende ao expressar suas opiniões, sendo sucinta ao extremo e muitas vezes chegando a omitir informações necessárias a situação somente pela preocupação em concluir o quanto antes esta situação que a deixa numa posição desconfortável”, explica a psicanalista. Estas características aliadas a uma postura submissa, sem dúvida vão refletir em sua vida profissional e pessoal. Esse é um dos lados negativos de quem tem a baixa autoestima, que deve ser trabalhada para que o indivíduo se evidencie em seu meio. Para Germana Lima, dificilmente pessoas com baixa autoestima assumem cargos de liderança ou se tornam referências em suas áreas. Até o mesmo os seus relacionamentos podem ser influenciados pela submissão “pois geralmente são pessoas dependentes, um pouco apáticas, com tendência a um humor deprimido e sem grande poder de decisão”, relata a psicanalista. Nesses casos, a ajuda de um profissional da saúde pode contribuir para a mudança desse quadro de submissão e apatia em excesso. “Desde que passei a fazer terapia melhorou muito o que penso sobre mim, passei a acreditar mais nas minhas decisões. Confesso que ainda apresento uma baixa autoesti-

ma em algumas situações e estou me trabalhando para mudar isso”, relata a engenheira Carolina Santos, 35 anos. Mas vale reforçar que se ter uma baixa autoestima pode ser prejudicial, ter autoestima muito elevada também tem seus dissabores, como explica Germana Lima. “Funciona basicamente assim, a vida é um monólogo no qual eles são atores principais e restam aos outros o papel de meros expectadores. Seus relacionamentos íntimos são conturbados, pois ao parceiro não é dado o espaço devido, o direito a opinar, o poder de decisão. São relações pouco duradouras e com grandes possibilidades de traições, tendo em vista que o poder de sedução é arma frequentemente utilizada por estas pessoas”, reforça. Mas isso não significa que todas as pessoas que apresentem uma autoestima elevada são e serão assim. Abrimos um parêntese, estamos falando do excesso, “do lado patológico de uma autoestima muito elevada, traços característicos de uma vertente psicológica pouco conhecida chamada de Transtorno de Personalidade Histriônica”, segundo Germana Lima. Nesses casos, para a profissional, um acompanhamento psicanalítico também se faz neces-

sário e o portador desse transtorno muito dificilmente buscará ajuda, devido ao “sucesso” do seu convívio social. “Estes sintomas são mais fáceis de serem identificados pelo ciclo familiar e de amizades que o rodeiam. Por isso não custa ter mais atenção quando o seu eu quer se sobressair de toda e qualquer forma ou em qualquer situação”, alerta a piscóloga. O meio termo possivelmente é o caminho ideal a ser tomado. Mas isso não significa ficar em cima do muro? Você deve estar se perguntando. De forma alguma! “Todos têm as suas convicções e essas ideias devem ser defendidas, nos portarmos de uma forma socialmente aceita, afinal, o ser humano tem a “necessidade” da convivência em grupo. Mas ao impormos tudo isso, perdemos um pouco da nossa razão e ditamos regras que não se adéquam a todos, arrebatamos com esse comportamento em excesso, o direito do outro de coexistir conosco. E como isso é danoso. Tiram-se de ambos a nobre possibilidade da aprendizagem mútua, fadando essa relação ao incontestável fim”, conclui Germana Lima. O primeiro passo para a mudança deve ser uma autoanálise, assim será possível trabalhar a sua autoestima ou podar os seus excessos.

Elevar a autoestima na medica certa ANALISE SUA VIDA Você está no emprego que gostaria? Está feliz no seu relacionamento? Gosta dos seus amigos? Está satisfeito consigo mesmo? Se a resposta for não, faça algum movimento para mudar essas situações. NÃO SEJA IMEDIATISTA Você julgou que precisa melhorar sua situação? Ótimo. Porém, não queira mudar sua vida do dia para a noite. EVITE A AUTOCRÍTICA DEMASIADA Permita-se errar. Trabalhe a aceitação e a frustração e procure não se torturar ao falhar. Entenda que nunca vamos agradar a todos, pois isso é impossível, e que perdas são inevitáveis e fazem parte da vida. EVITE CRITICAR DEMAIS OS OUTROS Procure observar suas qualidades, e não só os defeitos. NÃO FUJA DOS OBSTÁCULOS Entenda que, 60 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

mesmo que você não alcance seu objetivo, vivenciar as dificuldades irá te fortalecer. OUÇA SUAS PRÓPRIAS VONTADES Converse consigo mesmo e descubra aquilo que realmente quer. Tente se tratar com o mesmo cuidado e carinho com que trata os outros. Pratique atividades que lhe façam bem, se coloque em situações gostosas e se relacione com pessoas interessantes. APRENDA A DAR LIMITES Não deixe que o “outro” invada seu espaço e reflita se a atitude que está tomando é para agradar outra pessoa ou para beneficiar a si mesmo. Não encare isso como egoísmo, mas sim como autoproteção. EXERCITE O AUTOCONHECIMENTO Reconheça seus defeitos e qualidades e encare-os como o conjunto de características que formam quem você é. Responsabilize-se por suas escolhas. www.mul herchei ro sa.com .b r


SEXUALIDADE

ZONAS ERÓGENAS: conheça e usufrua delas HOMENS E MULHERES NÃO SÃO SÓ FISICAMENTE DIFERENTES, MAS TAMBÉM PENSAM, E PRINCIPALMENTE SENTEM DE FORMAS DIFERENTES. MAS QUANDO O ASSUNTO É O SEXO, UMA COISA AMBOS TÊM EM COMUM: O PRAZER QUE SENTEM AO SEREM TOCADOS. NA ORELHA, DEPOIS DESCER PARA O PEITORAL OU SEIOS, E IR ATÉ MAIS EMBAIXO SÃO ÁREAS DO CORPO QUE QUANDO BEM EXPLORADAS, PROVOCAM GRANDE EXCITAÇÃO. ESSES PONTOS MAIS SENSÍVEIS, CHAMADAS DE ZONAS ERÓGENAS, TANTO FAZEM PARTE DA ANATOMIA FEMININA QUANTO DA MASCULINA. APESAR DAS PARTICULARIDADES DE CADA PESSOA, SABER EXPLORÁ-LAS PODE FAZER A ENORME DIFERENÇA NA HORA H. por Julyana Silveira

Mas infelizmente está incutido na sociedade, seja por questões culturais ou religiosas, uma diferenciação entre homens e mulheres quando se trata do autoerotismo. “Os homens, desde pequenos, são ensinados a se tocar, criando um autoconhecimento amplo antes de iniciar suas relações sexuais. Quando chegam na hora H, eles sabem exatamente o que pedir para que tenham excitação e prazer. Já as mulheres, desde pequenas são ensinadas a não se tocarem e não desencadear estímulos sexuais”, explica a profissional. Talvez, por isso, tantos relatos de mulheres que nunca chegaram ao ápice do sexo, simplesmente por não conhecerem seu próprio corpo.

S

“Quando uma menina inicia sua vida sexual, ela não faz ideia de como seu corpo funciona, e o que deve ser feito para que tenha prazer na relação. Por isso, para que a mulher seja adequadamente estimulada na hora da relação, é essencial que ela se conheça. Nos lugares onde perceber que sente uma “coisa gostosa”, deve explorar, com movimentos diferentes para sentir como prefere cada jeito do toque. Torne esse momento de autoconhecimento uma constância em sua vida, para que saiba como usar seu corpo de uma forma mais gostosa”, aconselha Zenilce Bruno.

egundo a psicóloga e sexóloga Zenilce Bruno, cada pessoa tem zonas erógenas bem específicas, que podem coincidir ou não nos sexos masculinos ou femininos. Cada um as desenvolve de acordo com sua história de vida sexual. No entanto, os especialistas costumam chamar de zonas erógenas aquelas partes do corpo cujo estímulo é particularmente excitante. Os pontos mais sensíveis para a maioria das pessoas são: lóbulos das orelhas, lábios, mamas, ventre, clitóris, canal vaginal, face lateral do tronco e face interna do braço, glande (cabeça) do pênis, entre outros. Além destes, a nuca, os ombros e a zona anal são fontes importantes de excitação sexual. “O grau de variação de uma pessoa para outra é 62 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

importante, razão pela qual é aconselhável que cada par descubra as suas zonas erógenas particulares”, recomenda a profissional. Mas tão importante quanto conhecer a anatomia do corpo humano, é identificar as áreas que mais lhe proporcionam prazer e passar isso ao parceiro. Para Zenilce Bruno, o jeito ideal para esse “conhecimento” é através do autoerotismo. “Conforme vai se autodescobrindo, fica mais fácil guiar o parceiro ou parceira, para que possa acariciar do melhor jeito e tenha prazer. Sugiro às mulheres, que não tenham vergonha de fazer esses ajustes, e não pensem que se os fizer, insultará seu parceiro. Os homens se importam em conseguir satisfazer sua mulher, e se ela o ajudar, ele ficará agradecido, e não ofendido”, reforça a sexóloga.

Se tocar não é só uma questão de se conhecer, mais de tornar o sexo mais prazeroso, para você e o seu parceiro, como relata a sexóloga. As zonas erógenas quando exploradas excitam mais e, consequentemente, www.mul herchei ro sa.com .b r


terão respostas mais eróticas proporcionando mais prazer a ambos. “O que é extremamente importante é o cuidado que o casal deve ter ao lidar com o corpo do outro, ou seja, não somos máquinas que funcionamos sempre da mesma forma. Cada dia estamos com uma sensibilidade diferenciada e cabe a quem nos conhece, reconhecer e saber lidar com essas diferenças”, explica. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Outro fato importante que deve ser levado em consideração para um sexo prazeroso, pode ir além do autoconhecimento. Usar a criatividade também pode excitar qualquer relação, mesmo aquelas que tenham caído na rotina. “Os relacionamentos longos também podem ser gostosos e cheios de cumplicidade, afeto e companheirismo. Mudar hábitos, às vezes funciona tão bem quan-

to mudar de posição, como investir em você, no seu bem-estar, na sua forma física”, reforça Zenilce Bruno. “Desperte em você e no parceiro ou parceira uma pessoa diferente. Convide a fazer uma viagem para um lugar bem gostoso, façam juntos um curso de dança, culinária ou fotografia. Enfim, é necessário insistir na mudança, às vezes há uma certa resistência, que quando quebrada R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 63


pode revelar uma nova perspectiva amorosa”, completa a sexóloga.

MAPA DAS ZONAS ERÓGENAS FEMININAS E MASCULINAS

Mas, independente de ser homem ou mulher, é bom saber que a única zona erótica verdadeiramente infalível é o amor. “Nada consegue deter a paixão acesa de duas pessoas apaixonadas. Neste caso, não importam os achaques da existência, o furor dos anos, o envelhecimento físico ou a mesquinhez de oportunidades. Os amantes dão um jeito de se amarem, porque por definição, esse é o seu destino”, conclui a profissional. Por isso, se conheça e se curta!

Faça Nele: Além da sensibilidade nos lóbulos e na parte de trás, a libido dele fica a mil quando Orelhas: você geme ao pé do ouvido. Sem vergonha, solte a voz, menina! Os mamilos masculinos também são bem sensíveis! Peitoral: Aperte, lamba e dê mordidinhas. Faça carinho no peitoral dele. Arranhe de leve, aperte, lamba Costas: de cima a baixo. É muito sensível! Beije com gosto e vá subindo Virilha: devagarzinho para o pênis. É para enlouquecer o cara! Vá com calma, apalpando de leve. Enquanto faz sexo oral, Testículos: vale acariciar o períneo (entre o ânus e os testículos). São regiões que dão muito prazer! Ensine a ele:

Cabelo:

Seios:

Coxas:

Bumbum:

Vagina e Clitóris:

Qual mulher resiste àquela pegada nos fios? Peça para o gato ser firme, mas sem puxar demais para não machucar o couro cabeludo e estragar o seu tesão. Deixe que ele brinque à vontade com os seus dois seios – não só com os bicos. Vale lamber, chupar e morder de levinho. Ele deve deslizar as mãos pela parte interna, roçando os dedos até sua vagina, quase "sem querer", sabe? Peça por mordidinhas na região. Você vai sentir um tesão enorme! Ele pode começar estimulando os lábios da vagina e partir para o clitóris, com movimentos lentos, aplicando força e ritmo conforme seus gemidos pedirem por mais. Ui!


Jeep® é marca registrada da FCA US LLC.

Pedestre, use sua faixa.

JEEP.COM.BR CAC 0800 7037 150 facebook.com/jeepdobrasil

VENHA CONHECER A VIASUL JEEP, A MAIS COMPLETA CONCESSIONÁRIA JEEP DO CEARÁ.

RENEGADE, FABRICADO NO BRASIL PARA VOCÊ FAZER HISTÓRIA.

AV. SANTOS DUMONT 7800 | DUNAS

viasulje ep.com.br

3535-6400


ECONOMIA

AS MULHERES HOJE REPRESENTAM 24% DOS CARGOS MAIS ELEVADOS, COMO PRESIDENTES E CEOS.

O

poder da

liderança feminina

NO MUNDO CORPORATIVO ATUAL, É NOTÓRIO O AUMENTO NO NÚMERO DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA. PORÉM, SE EM ALGUMAS EMPRESAS ELAS PRECISAM PROVAR O TEMPO INTEIRO QUE SÃO CAPAZES E QUE PODEM DESEMPENHAR AS MESMAS FUNÇÕES DE SEUS PARCEIROS DO SEXO OPOSTO, EM OUTRAS A DIFERENCIAÇÃO HOMEM X MULHER NÃO EXISTE. SAIBA AGORA COMO ESSAS MULHERES ÁGEIS E CRIATIVAS ESTÃO CONQUISTANDO O MUNDO. por Eduardo Lima


D

e acordo com a pesquisa do site brasileiro de classificados de empregos Catho, as mulheres hoje representam 24% dos cargos mais elevados, como presidentes e CEOs. Há 15 anos, essa porcentagem era de apenas 10%. Ou seja, a presença do sexo feminino em colocações de liderança aumenta a cada dia. No entanto, é pouco quando comparado a participação dos homens em posições de presidência, diretoria e gerência de empresas. Por isso, como estratégia de sobrevivência em um terreno considerado masculino, muitos acreditam que elas devem incorporar traços típicos deles, como a agressividade e a objetividade. Mas as atuais líderes foram além e criaram um estilo único que caiu nas graças do mercado. Elas estão dominando o mundo devido à sua agilidade, criatividade e uma veia visionária que rompe com as estruturas mais tradicionais, além de sempre acreditar na eficácia, poder e qualidade do trabalho da sua equipe. De acordo com a Psicóloga e Analista de Recursos Humanos, Wanessa Fernandes, uma das diferenças no estilo de liderar das mulheres para os homens é a capacidade que elas possuem de tudo transformar em oportunidades. "Para começar, deve-se ressaltar que ser líder é bem diferente de ser chefe. Às vezes, homens e mulheres confundem chefia e liderança e conseguem ser rudes com a sua equipe. Fora isso, a mulher possui um estilo próprio, pois elas tendem a ser mais compreensivas e tranquilas em determinadas situações. Já os homens são mais firmes e objetivos. O importante é fugir das comparações e entender positivamente essas diferenças", explica. Conforme a cap da empresa de beachwear Bikiny Society, Paula Pinto, a grande diferença na forma de liderar de um homem e de uma mulher é a maneira de encarar os desafios. "Claro que há exceções, mas acho que em geral as mulheres são mais emocionais, intuitivas e pragmáticas e os homens são mais racionais e processuais. Mas deixando a sexualidade de lado, todo líder deve w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

ter a capacidade de entender o perfil, emocional e a cultura das pessoas com as quais trabalha, objetivando que elas possam dar o seu melhor resultado", conta. Valéria Mannarino, que comanda há três anos o setor de Projetos do Sistema Jangadeiro de Comunicação, cita importantes aspectos que devem ser colocados em prática por uma líder. "Três são as principais características: ter a capacidade de engajar as pessoas em um propósito comum, ser resiliente para adaptar-se aos diversos cenários coorporativos, o que acredito que esse é sem dúvida uma das habilidades mais importantes de um gestor; e conhecimento técnico acerca da função desempenhada. É importante deixar claro também que momentos difíceis fazem parte do nosso dia a dia, são reais e constantes, porém a habilidade de resolvê-los nos faz crescer", conclui. Ao invés de apenas uma, a empresa de comunicação cearense Capuchino Press conta com duas líderes: as sócias Karla Rodrigues e Renata Benevides. E ambas não veem diferença na forma de liderar entre os sexos opostos. "A liderança é resultado de esforço e dedicação constantes. Acreditamos que quem insiste e abre a cabeça consegue adquirir conhecimentos suficientes para ter sucesso nos negócios. É preciso ter inteligência emocional e manter a calma na hora de tomar decisões importantes. Além disso, todas as pessoas têm que ser informadas dos valores da empresa e aprender a compartilhar deles", ressaltam. Por fim, deve-se salientar que mesmo com todas as diferenças, o importante é que tanto os homens como as mulheres tragam benefícios para a empresa e funcionários. "Independente do sexo, é importante ter agilidade na tomada de decisão, facilidade de adaptação às mudanças, equilíbrio emocional, comunicação assertiva, aprendizagem rápida e, claro, acima de tudo, contribuir positivamente com as pessoas que trabalham ao seu redor", finaliza a Psicóloga e Analista de Recursos Humanos, Wanessa Fernandes.

10

CEOS MAIS BEM PAGAS DO MUNDO:

1

Marissa Mayer Quanto ganha por ano: US$ 42,1 milhões Onde trabalha: Yahoo

2

Safra Ada Catz Quanto ganha por ano: US$ 37,7 milhões Onde trabalha: Oracle

3

Marillyn Hewson Quanto ganha por ano: US$ 33,7 milhões Onde trabalha: Lockheed Martin

4

Carol Meyrowitz Quanto ganha por ano: US$ 28,7 milhões Onde trabalha: TJX

5

Indra Nooyi Quanto ganha por ano: US$ 22,5 milhões Onde trabalha: Pepsico

6

Ursula Burns Quanto ganha por ano: US$ 22,2 milhões Onde trabalha: Xerox

7

Irene Rosenfeld Quanto ganha por ano: US$ 21 milhões Onde trabalha: Mondeléz Internacional

8

Margaret Whitman Quanto ganha por ano: US$ 19,6 milhões Onde trabalha: HP

9

Phebe Novakovic Quanto ganha por ano: US$ 19,3 milhões Onde trabalha: General Dynamics

10

Virginia Rometty Quanto ganha por ano: US$ 19,3 milhões Onde trabalha: IBM R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 67


ENTREVISTA

Como manda o figurino O cearense

Yuri Yamamoto UM DOS DESTAQUES DA TELEVISÃO, NESTE ANO, FOI O REALITY SHOW "COMO MANDA O FIGURINO", EXIBIDO NO "FANTÁSTICO" (REDE GLOBO). E O VENCEDOR DA COMPETIÇÃO: O CEARENSE YURI YAMAMOTO. DURANTE AS SEIS SEMANAS DE EXIBIÇÃO, O FIGURINISTA TEVE QUE CRIAR RELEITURAS DE FIGURINOS ICÔNICOS DA TV. AS CRIAÇÕES FORAM VESTIDAS E INTERPRETADAS PELAS ATRIZES GRAZI MASSAFERA, CLÁUDIA RAIA, PAOLLA OLIVEIRA E MARINA RUY BARBOSA. ALÉM DO MAIS, OS TRABALHOS DO PROFISSIONAL FORAM JULGADOS POR NOMES COMO REGINA DUARTE, JULIANA PAES E GLÓRIA PEREZ. COMO PRÊMIO, YURI GANHOU UM CONTRATO COMO FIGURINISTA DA GLOBO. EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, ELE FALA SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NA COMPETIÇÃO E O DESAFIO DE TRABALHAR EM UMA FUTURA PRODUÇÃO GLOBAL. por Eduardo Lima | fotos Globo - Alex Carvalho

68 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


As atrizes Marina Ruy Barbosa, Cláudia Raia, Grazi Massafera e Paolla Oliveira vestindo as criações do figurinista cearense Yuri Yamamoto durante o reality "Como Manda o Figurino".

tral de todos. Construí-lo foi bem arriscado, mas segui a minha intuição.

Revista Mulher Cheirosa – Como surgiu a oportunidade de participar do "Como Manda o Figurino"? Yuri Yamamoto – Cada afiliada da Rede Globo, de cada Estado, indicava dois nomes de profissionais ligados à moda e teatro. Então, primeiro enviei um portfólio e depois gravei um vídeo falando sobre o meu processo de criação. Dias depois, a produção me ligou informando que eu tinha sido escolhido para o programa. Foi uma surpresa enorme, pois nunca pensei que poderia ser selecionado. RMC – Você consegue descrever o que sentiu ao ser anunciado campeão e ver seu final look vestido pela atriz Paolla Oliveira? YY – Foi um momento muito interessante. Passou um filme na minha cabeça quando vi a Paolla com o figurino. Algo indescritível! Fiquei muito feliz, pois durante todo o programa tive um time de amigos e pessoas queridas que acompanharam todo esse w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

processo, como o Paulo Ess, diretor de teatro com quem aprendi muito. RMC – Como foi ter seu trabalho avaliado semana a semana por importantes nomes da teledramaturgia como Regina Duarte e Glória Perez, e ter seus looks vestidos por grandes artistas, como a atriz Cláudia Raia? YY – É muito bacana estar frente a profissionais que você admira, que acompanha a trajetória de trabalho e ser avaliado por eles. Já considero isso como um prêmio! Passar também pelo crivo de nomes que faziam parte do programa, como Gogoia Sampaio, Marília Carneiro, Beth Fillipeck, Cao Albuquerque, Cláudia Kopke, entre outros, também foi muito especial. RMC – Qual look produzido por você que mais lhe exigiu durante a competição? YY – A prova da noiva (vestido por Marina Ruy Barbosa). Foi o mais tea-

RMC – A participação no reality superou as suas expectativas? YY – Sim. Sabia que ia ser um ótimo programa, mas ver o interesse do público sobre figurino e construção do personagem foi maravilhoso. A equipe que pensou o "Como Manda o Figurino" são pessoas muito talentosas, profissionais e antenadas. O resultado foi um talent show super refinado. RMC – Após a sua vitória, quais são os projetos dentro da Rede Globo? YY – Vou para um estágio. Ainda não sei com quem vou trabalhar e nem a produção, se irá ser telenovela ou série. Mas estou bastante empolgado com a oportunidade. RMC – Durante a competição, você recriou o figurino de personagens como a Viúva Porcina (Roque Santeiro / Paolla Oliveira) e Khadija (O Clone/ Grazi Massafera). Se hoje você pudesse escolher, para qual personagem você gostaria de criar? YY – É difícil dizer, pois são tantos e todos tão interessantes. Mas acredito que o bom de criar, independente para quem seja, é o desafio proposto. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 69


INFANTIL

Infância Digital

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS VÊM FACILITANDO CONSIDERAVELMENTE AS TAREFAS EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA. ATUALMENTE, OS APARELHOS ELETRÔNICOS SÃO UTILIZADOS ATÉ PARA DAR UMA FORCINHA QUANDO O BEBÊ OU A CRIANÇA ESTÁ EM UM DIA MAIS AGITADO. OS APLICATIVOS E VÍDEOS INFANTIS CADA VEZ MAIS DEIXAM OS OLHINHOS ATENTOS ÀS TELAS DE TABLETS, SMARTPHONES E COMPUTADORES. MAS NÃO SÃO SÓ OS OLHINHOS DELES QUE DEVEM FICAR ATENTOS. PAIS E CUIDADORES TAMBÉM DEVEM VOLTAR A SUA ATENÇÃO A UTILIZAÇÃO DESTES MEIOS POR PARTE DOS PEQUENOS. NÃO ESTAMOS FALANDO EM PROIBIR, AFINAL, JUNTO COM OS BEBÊS ESTÁ NASCENDO UMA NOVA GERAÇÃO DIGITAL. ISSO É PERCEPTÍVEL QUANDO VEMOS PEQUENOS QUE AINDA NEM FALAM OU ANDAM, DESLIZAR SEUS DEDINHOS COM TANTA DESENVOLTURA AO PEGAR UM TABLET. FALAMOS EM LIMITAR SEU ACESSO, E É DOS PAIS E CUIDADORES ESSA RESPONSABILIDADE. J S por

P

ara a criança pequena o eletrônico é visto como um brinquedo, a mesma ainda não identifica a sua função social. Então é natural que tablets, smarthphones e notebooks detenham tanta atenção deles.. Vemos um mercado pulsante de jogos, vídeos e aplicativos voltados para o público infantil, inclusive, muitos podem auxiliar no aprendizado do pequeno. Mas basta uma volta em um local público frequentado por adultos e seus filhos para perceber quando o uso dos meios eletrônicos passou do recomendável, e por que não falar do uso saudável. “Percebemos de forma geral, que em locais públicos, os pais utilizam de equipamentos para entreterem as crianças, perdendo momentos ricos de interação e diálogo. Por isso o equilíbrio no tempo de uso de eletrônicos pela criança é fundamental”, reforça a psicopedagoga Verúcia Dantas. É essencial que algumas ações da rotina da criança devam ter como foco o seu objetivo central, como explica a psicopedagoga. “A hora da refeição tem como função a alimen-

70 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

ulyana

ilveira

tação, a hora de dormir, o sono. Portanto, o uso de equipamentos eletrônicos nessas situações desvirtua o objetivo, mas no caso do momento da tarefa de casa, os pais podem fazer uso dos equipamentos para pesquisas”, completa a profissional. A advogada Bárbara Rocha, 32 anos, conseguiu ponderar o uso do tablet por parte do filho Levi, 3 anos. Mas não foi uma tarefa fácil, ela teve que encarar o desafio e enfrentar as birras do garoto. Como ela e o marido usam a tecnologia em razão do trabalho, e também por hobby, a criança passou a pedir para ficar um tempo também com o aparelho. Para a psicóloga, até então, nada anormal para uma criança na idade do Levi, que vê os pais usando meios eletrônicos, se sentir atraído, pois enxerga no aparelho um brinquedo “Só a partir dos cinco anos a criança começa a perceber a sua função social”, explica. No caso do Levi o problema foi justamente o excesso de “tempo” que o garotinho ficava no tablet. Para Bárbara Rocha, o que até então era

uma novidade, com o tempo passou atrapalhar outras atividades do filho. “Atrapalhou muito, a ponto de eu considerar como um vício. No começo ele não pedia muito, mas depois que ficou maiorzinho, passou a demandar mais. Muitas vezes acabamos cedendo para evitar ataques de birra, comum em crianças da faixa etária dele”, lembra. Para acabar com o “vício”, a advogada e o marido optaram por não radicalizar, e em vez de proibir o uso foram diminuindo gradativamente o tempo de exposição do filho ao tablet, afinal, o extremo também é prejudicial. “Apesar de acreditar que a criança aprende muito mais com atividades ao ar livre, longe das telinhas, penso que não podemos isolar completamente nossos filhos das novas tecnologias. Fomos diminuindo seu contato e com isso notamos grande evolução no comportamento e desenvolvimento do nosso filho”, relata Bárbara Rocha. Assim como a advogada, pais e cuidadores, independentemente da criança usar muito ou pouco um meio www.mul herchei ro sa.com .b r


PERCEBEMOS DE FORMA GERAL, QUE EM LOCAIS PÚBLICOS, OS PAIS UTILIZAM DE EQUIPAMENTOS PARA ENTRETEREM AS CRIANÇAS, PERDENDO MOMENTOS RICOS DE INTERAÇÃO E DIALOGO. POR ISSO O EQUILÍBRIO NO TEMPO DE USO DE ELETRÔNICOS PELA CRIANÇA É FUNDAMENTAL

eletrônico, devem investir na mudança de hábito do filho, isso facilitará o uso saudável das tecnologias “A criança precisa ter motivação para novas descobertas: andar de bicicleta, andar de patins, fazer castelos na areia da praia, brincar no parque da pracinha, brincar de correr, soltar pipas, montar miniaturas. Todas essas atividades exigem concentração de forma lúdica. Quando a criança só tem concentração se estiver com um tablet, um smartphone ou notebook, temos um desafio”, exemplifica a psicóloga. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Essa utilização saudável também passa por mudança nos hábitos dos pais e adultos que convivem com a criança. “Deve ficar claro para as crianças o motivo pelo qual os pais estão usando os eletrônicos. Nos casos de trabalho, a criança compreenderá. Se o uso for excessivo por parte dos pais, as crianças denunciarão, solicitando a atenção dos pais”, destaca Verúcia Dantas. Através da frase “As palavras convencem, os exemplos arrastam”, constatamos claramente que os pais são modelos

para os filhos. “Para mudar os hábitos das crianças, faz-se necessário primeiro mudar os hábitos dos pais”, reforça a psicopedagoga. Sem dúvida, como exemplificou Verúcia Dantas, os pais devem ser os mediadores dessa relação das crianças com a tecnologia, sem radicalismo e sem excessos, mas criando uma utilização saudável, como fez Bárbara Rocha. A advogada tem em casa um pequeno exemplo de que não dá para excluir a criança R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 71


desse meio e nem recorrer a ele a cada cara feia ou birra. “Já que os tablets e smartphones chegaram com tudo, por que não aproveitar o que eles têm de melhor? Acho que vale a pena gastar um tempinho analisando os aplicativos disponíveis no merca-

do e escolher aqueles que possam ajudar a desenvolver habilidades em nossos pequenos. Já existe muita literatura em revistas e sites especializados listando boas opções. E se é para ajudar a educar, acho que tem que ter a participação ativa de um

adulto na mediação e administração do uso dessa tecnologia, especialmente na primeira infância”, analisa a mãe do pequeno gênio Levi. Sendo assim, por que não permitir o acesso dos pequenos ao meios eletrônicos mais em casa e supervisionado por adultos? Fica a dica!

CRIANÇAS E A TECNOLOGIA* Idade certa para brincar no computador – Não deixe crianças com menos de dois anos sozinhas com um tablet na mão, por mais quietinhas que elas possam ficar. Você precisa realmente estar próxima para conversar, mostrar como faz, ensinar e brincar junto.

Comece quando a criança mostrar interesse – Não vale a pena forçar a barra para seu filho usar o computador ou tablet. Espere até ele demonstrar curiosidade. Se parecer interessado – sorrindo, rindo, aplaudindo – vá em frente. Se não, deixe estar. Fique junto no computador ou tablet – Esteja presente com seu filho diante do computador, tanto como companhia, quanto como guia. Assim, você poderá conversar sobre o que estão vendo. Isso ajuda a criança a desenvolver o vocabulário, o aprendizado de cores e formas, a memória e algumas lógicas de associação. Escolha atividades desenvolvidas para crianças bem pequenas – Muitos jogos e programas são rápidos, confusos e barulhentos demais para quem é muito pequeno e podem ser assustadores. É melhor ficar com os jogos desenvolvidos para crianças de menos de três anos. Prefira sites educativos.

Não transforme a tecnologia em lição de casa – Uma criança de menos de três anos enxerga o computador ou tablet mais como um brinquedo, e não como um professor ou um instrumento para executar tarefas. Não há por que forçar um bebê de 1 ano a aprender o alfabeto ou a somar e a subtrair. Controle o tempo – Se você decidir deixar seu filho brincar com seu tablet ou telefone, 15, 20 minutos são mais que suficientes para bebês de um a dois anos. Depois disso, a maioria acaba perdendo interesse. Quando seu filho tiver três ou quatro anos, você pode aumentar o tempo total na frente da tela para até, no máximo, duas horas por dia. Escolha atividades com músicas simples – Desde que nascem, bebês adoram músicas e canções com ritmo constante e com rimas. A repetição de canções ajuda crianças de um ano a criar padrões e começar a antecipar o que virá em seguida. Esse tipo de padrão pode ter efeito positivo até nas noções de lógica e matemática. Histórias nos livros ou tablets? – Historinhas no computador ou no tablet podem ser muito divertidas e ricas em imagens interativas, mas podem também acabar perdidas em meio à distração do aparelho eletrônico que você estiver usando. O ideal, então, é às vezes ler histórias nesse tipo de mídia mais moderna e às vezes no bom e velho livro de papel. *Fonte: http://brasil.babycenter.com www.mul herchei ro sa.com .b r


10 anos de aprendizado. Rua Fonseca Lobo, 262 | (85) 3224.1800 www.espacointeligente.com.br


SAÚDE E BEM-ESTAR | MEXA-SE COM UMA PROPOSTA TOTALMENTE DIFERENCIADA CHEGA A FORTALEZA UM NOVO ESTILO PARA A NATAÇÃO INFANTIL E ADULTO. A R2 ACADEMIA É RESPONSÁVEL POR OFERECER O MÉTODO, QUE FOCA NAS NECESSIDADES DE APRENDIZADO DE CADA PESSOA. OS ALUNOS SÃO DIVIDIDOS POR NÍVEL DE ACORDO COM A IDADE E HABILIDADE AQUÁTICA. AS AULAS SÃO REALIZADAS COM SEGURANÇA E FACILITAM O APRENDIZADO DA GAROTADA, ALÉM DE UMA ESTRUTURA CRIADA PARA QUE SEMPRE HAJA ALGO DIFERENCIADO E ESTIMULANTE. por Julyana Silveira

A

R2 Academia é a única em Fortaleza que adota em suas aulas a Metodologia Gustavo Borges, com 10 anos de mercado. Segundo o coordenador do Departamento Aquático da R2, Ricardo Ribeiro, o seu diferencial é a atenção dada principalmente a cada fase de desenvolvimento das crianças. “Isso proporciona a completa sistematização pedagógica e operacional de ensino da natação sem esquecer dos adolescentes e adultos”, explica. E não são só as crianças que podem curtir e se beneficiar, já que as aulas também são voltadas para atender outros públicos – nem mesmo os bebês ficam de fora! O espaço conta com uma piscina adaptada para os peixinhos menores também. Segundo o coordenador, a idade mínima para iniciar esta atividade é a partir dos seis 74 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

meses. Além da estrutura, o material é completo para o desenvolvimento de todas as aulas ou treinamentos, as piscinas ficam dentro da Academia, sendo cobertas, aquecidas e seu sistema de tratamento é com ozônio. Se os adultos curtem essa onda, imagina o que a garotada não vai aprontar nessas águas. E não importa a idade, os benefícios para quem pratica a natação são inúmeros, “como o desenvolvimento físico mais equilibrado, aumento da capacidade cardiorrespiratória, melhora do apetite e da qualidade do sono, aumento da resistência a doenças e da disposição para qualquer atividade”, cita o coordenador. Sem contar que a natação é uma atividade aeróbica, um atrativo a mais, especialmente para os jovens e adultos, que querem eliminar os quilinhos extras.

Sua prática não só queima a gordura como aumenta a resistência física. Para quem tem pavor a máquinas de musculação, é uma ótima opção. Além da estrutura física e o material das aulas especiais, os professores também são treinados especialmente segundo a metodologia. De acordo com o coordenador, eles são continuamente formados através de cursos de capacitações e atualizações profissionais, presenciais e à distância. “Todos os nossos profissionais fizeram a capacitação da Metodologia Gustavo Borges e estão aptos a ministrar as aulas”, reforça Ricardo Ribeiro. As aulas são indicadas para qualquer pessoa, só é recomendável, como toda prática de atividade física, que seja feita uma avaliação por um www.mul herchei ro sa.com .b r


NATAÇÃO para campeões NÍVEIS DA METODOLOGIA GUSTAVO BORGES Bebê I e II

Cor da touca: branca

Descrição técnica: ambientação e adaptação ao meio líquido, socialização, balanços, controle de respiração, equilíbrio, mergulho, sustentação na barra, flutuação e habilidades de sobrevivência, giros e saltos.

Bebê III

Cor da touca: amarela

Descrição técnica: ambientação e adaptação ao meio líquido, socialização, controle de respiração, equilíbrio, mergulho, flutuações e habilidades de sobrevivência, giros, deslocamentos e saltos.

Adaptação profissional de saúde para ter certeza de que esteja apto à prática de uma atividade. “Todos precisam passar por uma avaliação, seja bebê, criança, adolescente ou adulto”, reforça o coordenador. O tempo de duração de cada aula vai depender da faixa etária. Aulas com bebês duram em média 20 minutos, já jovens e adultos podem treinar até uma hora e meia. A prática semanal também varia de acordo com a idade. Segundo Ricardo Ribeiro, “os bebês e crianças devem fazer duas aulas por semana e adolescentes e adultos no mínimo três vezes por semana”, destaca. Com tantos benefícios não tem porque não cair logo nessas águas. Mas vai um recadinho especial para os pais: é importante matricular seus filhos nas aulas de natação sem focar na competitividade ou em tornar a criança um campeão. A metodologia Gustavo Borges busca despertar o interesse da criança para a prática esportiva e, como consequência, levar uma vida mais saudável e divertida. Fica a dica! w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Cor da touca: laranja

Descrição técnica: ambientação e adaptação ao meio líquido, socialização, controle de respiração, sustentação na barra, equilíbrio, mergulho e imersões, flutuação e habilidades de sobrevivência, giros, deslocamentos, movimentação alternada de pernas e braços, saltos e cambalhotas.

Iniciação

Cor da touca: vermelha

Descrição técnica: Início da caracterização dos nados crawl e costas, pernada do nado peito ondulações e saltos.

Aperfeiçoamento I

Cor da touca: Verde

Descrição técnica: Aperfeiçoamento das técnicas dos nados crawl e costas, aprendizado no nado peito, pernada do borboleta, salto de ponta.

Aperfeiçoamento II

Cor da touca: Azul Claro

Descrição técnica: Aperfeiçoamento das técnicas dos nados crawl, costas e peito, aprendizado do nado borboleta. Iniciação do condicionamento aeróbico e capacidade de nados metragens longas.

Aperfeiçoamento III

Cor da touca: Azul Escuro

Descrição técnica: Fase de aprimoramento técnico dos nados, em que as aulas são direcionadas para o condicionamento das variáveis fisiológicas e estímulos motivacionais.

Equipe Cor da touca:

Dourada (Ouro)

Descrição técnica: Desenvolvimento das estratégias de treinamento, técnicas dos nados, volume e intensidade de cargas, periodização e atitudes vencedoras. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 75


TEEN

PUBERDADE: bate-papo de pais para filho SER PAIS DE ADOLESCENTE NÃO É TAREFA FÁCIL. AS MUDANÇAS HORMONAIS PROVOCADAS PELA IDADE PARECEM TRANSFORMAR O FILHO EM UM NOVO “SER”. MAS, PARA ELES, ENCARAR TANTAS MUDANÇAS TAMBÉM NÃO É MOLEZA. ALÉM DAS ALTERAÇÕES HORMONAIS E COMPORTAMENTAIS, A ADOLESCÊNCIA TAMBÉM É FASE DE SIGNIFICATIVAS MUDANÇAS CORPORAIS, QUE ACONTECE SEM QUE ELES NADA POSSAM FAZER. NAS MENINAS OS SEIOS COMEÇAM A CRESCER, A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO CHEGA, OS PELOS APARECEM. NOS MENINOS A VOZ VAI MUDANDO, OS PELOS APARECENDO E ELES CRESCENDO RAPIDAMENTE. SEM FALAR NAS “MALDITAS” ESPINHAS, ELAS LITERALMENTE ESTAMPAM NA CARA QUE ELES ESTÃO PASSANDO POR UMA NOVA ETAPA. MAS SE AS MUDANÇAS EXTERNAS SÃO VISÍVEIS, A FORMA COMO ELES ESTÃO VIVENCIANDO ESSA TRANSIÇÃO PODE NÃO SER. ALGUNS ADOLESCENTES, COMO RELATA A PSICÓLOGA SARAH CASTELO BRANCO, SINALIZAM DE FORMA BEM DIRETA QUE PRECISAM DE AJUDA PARA TIRAR UMA DÚVIDA, JÁ OUTROS SINALIZAM DE FORMA BEM MAIS SUTIL, POR ISSO, OS PAIS DEVEM SE APROXIMAR MAIS DOS FILHOS NA FAMOSA PUBERDADE. por Julyana Silveira

V

tir das brincadeiras entramos numa conversa séria e ele tira suas dúvidas. Ele só faz rir quando brincamos com suas mudanças”, explica a mãe do adolescente.

O meio que a empresária Walquíria Rezende, 37 anos, encontrou de estar mais junto ao filho, o estudante, Alberto Rezende Neto, 15 anos, foi através de brincadeiras. Ela e o marido se consideram pessoas espirituosas e usaram dessa descontração para bater um papo com o adolescente. “Gostamos de tirar brincadeiras às vezes, dizendo que ele tá de bigode. A forma de abordamos o assunto, faz com que saibamos sem que ele perceba, como ele se sente. Tem pais que fazem interrogatórios, para nós não funciona assim. A par-

Assim como Neto, todos os jovens, meninos e meninas, estão com a cabeça cheia de questionamentos e precisando de uma orientação. E ela deve ser dada tão logo surjam as primeiras dúvidas. Ainda que os próprios pais ou familiares tenham que quebrar seus próprios tabus para estar mais próximo do jovem. “Alguns pais chegam até mesmo a acreditar que orientar sobre puberdade é induzir ou dar permissão para iniciação sexual. A verdade é que a orientação deve ser dada quando surgirem os primeiros sinais da transição. Quando os jovens não são acolhidos pelos próprios pais e profissionais, acabam por procurar informações com amigos e através da internet, que são métodos falhos e repletos de mitos nocivos”, alerta a profissional. Por isso todos os assuntos podem e devem ser abordados com os filhos, de forma natural: “mudanças corporais, hormonais, métodos contraceptivos e iniciação sexual. Há muitas formas de orientar, que passam desde uma conversa mais

ale ressaltar que aproximação não deve ser confundida com invasão! É natural que nessa idade, os adolescentes fiquem muito irritados quando se sentem invadidos e acabam se afastando. “Por isso se aproximar é ficar mais atento, conversar mais, ampliar seu interesse por assuntos que são próprios do universo dos adolescentes. Os pais precisam aprender a diferenciar as fases e interesses, e abrirem um canal de comunicação. Muitas vezes, o filho adolescente não sabe como introduzir uma conversa, e fica à espera do acolhimento”, reforça a psicóloga Sarah Castelo Brano.

78 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

reservada até indicações de leituras”, completa a psicóloga. Na casa de Walquíria Rezende essa transição do filho ficou mais perceptível a pouco mais de um ano. E flui de uma forma bem tranquila já que o adolescente sempre encontrou as “portas abertas” para conversar com os pais. “Meu filho é muito desencanado com essas coisas, como é algo gradativo, não são mudanças repentinas, ele não teve nenhum problema e quando tem alguma dúvida ele sempre vem até mim, sempre deixo claro que sou aberta ao diálogo, seja qual for o tema. E isso vem ajudando muito nessa fase. Hoje o vejo como um rapaz e não como um menino”, destaca a empresária. Mas apesar da tranquilidade com que encarou as mudanças, a mãe lembra que o jovem tem sim suas neuras. Como o surgimento dos pelos, que segundo ela é algo que o incomoda bastante.


É natural que o surgimento dos pelos causem um desconforto nos meninos, assim como eles podem ficar desconcertados com o odor da transpiração, a transição da voz e a pressão pela iniciação sexual. Já algumas meninas podem ficar constrangidas com o crescimento dos seios, dos pelos pubianos e com a chegada da menstruação. Até aí tudo normal para idade. O que talvez mereça maior atenção de pais e familiares são as transformações corporais que nem sempre se encaixam nos padrões de beleza impostos pela sociedade, como reforça Sarah Castelo Branco. Alguns adolescentes engordam, outros se tornam mais magros. Alguns permanecem baixos, outros ficam altos demais. O rosto pode ser tomado por acnes. A iniciação das paqueras aumenta a exigência com a aparência e mudanças indesejáveis podem interferir na autoestima. Os procedimentos estéticos passam a fazer parte da rotina. “Os pais devem estar atentos às angústias dos filhos nessa fase para orientá-los sobre as mudanças. Além disso, os pais são os principais mediadores entre os filhos e os diversos profissionais que podem acompanhá-los são ginecologistas, urologistas, dermatologistas, endocrinologistas, nutricionistas,

psicólogos, etc”, explica a psicóloga. Perceber, acompanhar e orientar! São as três palavras-chaves para que os adolescentes possam vivenciar essa fase sem muitos grilos, e os pais e familiares, pois eles também devem atenção aos filhos nessa idade, encarem de forma natural as mudanças. Quando os filhos são abertos ao diálogo, esse é sem dúvida o melhor método. “É a forma mais eficaz de orientar”, reforça a psicóloga. O que não se pode é fugir do assunto e fingir que nada está acontecendo e lembrar que pai e mãe um dia também já vivenciaram essa transformação e por isso devem ser compreensíveis ao momento do filho. Os pais da estudante Sarah Diógenes, 12 anos, já perceberam as mudanças no corpo da jovem. Segundo a mãe, a corretora Raquel Diógenes, 35 anos, os pelos já são perceptíveis e antes que outras mudanças acontecessem, como a primeira menstruação, ela já se adiantou e conversou com a filha para orientá-la. “É importante que ao percebermos a entrada dos filhos na puberdade, nós, pais, procuremos entendê-los de forma a facilitar o vínculo afetivo entre ambos. É essencial que nesta fase seja criado

um ambiente de confiança para que, ao perceber o início da adolescência, haja uma proximidade entre pais e filhos. Esta aproximação fará com que ela não se sinta sozinha, perdida ou desorientada o que o ajudará a compreender e vivenciar esta fase, valorizando seus conhecimentos e sua história, pois é na família que ela encontrará apoio e segurança para enfrentar os conflitos próprios da idade”, reforça a corretora. Mas esse bate-papo não precisa ser um “clube do bolinha” e “clube da luluzinha”, o que é normal pois muitas famílias se sentem mais confortáveis delegando à mãe as orientações do universo feminino às filhas, e ao pai os esclarecimentos aos filhos. “É uma forma mais cômoda”, como explica Sarah Castelo Branco. Para a psicóloga “o mais eficaz, no entanto, é que haja orientações de uma forma global. As meninas também devem ter noção de como funciona a puberdade com os meninos e como eles agem nessa fase. Os meninos devem compreender o funcionamento das meninas. Nos casos onde há uma dificuldade de orientação através da conversa, os pais podem indicar leituras de livros, artigos, depoimentos, etc”, orienta a psicóloga.

TRANSFORMAÇÕES NOS MENINOS DURANTE A PUBERDADE principalmente); Primeira ejaculação (liberação de sêmen através do pênis); Mudança na voz (engrossamento) entre Aparecimento de pelos na região pubiana, axilas e rosto (principalmente acima do lábio superior);

Desenvolvimento do órgão reprodutor (pênis e testículos); Crescimento corporal (altura e ombros,

11 e 15 anos;

Aparecimento do pomo-de-adão; Surgimento de acnes (espinhas) em função de mudanças hormonais; Polução noturna (ejaculação involuntária durante o sono).

TRANSFORMAÇÕES NAS MENINAS DURANTE A PUBERDADE Desenvolvimento das glândulas mamárias (seios);

Surgimento de acnes (espinhas) em função de mudanças hormonais;

Aparecimento de pelos na região pubiana e nas axilas;

Crescimento da região da bacia (cintura);

Rápido e curto crescimento corporal;

80 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Surgimento da menstruação.


SAÚDE E BEM-ESTAR

uma porta HPV: para o

câncer

O MINISTÉRIO DA SAÚDE, EM 2014, ASSUMIU UM LUTA EM PROL DA SAÚDE DA MULHER: O COMBATE AO PAPILOMA VÍRUS HUMANO, COMO É MAIS CONHECIDO, O HPV. SEGUNDO OS DADOS DO MINISTÉRIO, A INFECÇÃO PELO VÍRUS É A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO. SÓ NO BRASIL, A CADA ANO, SURGEM 15 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER E CINCO MIL MULHERES MORREM. COMO FORMA DE COMBATE, GAROTAS DE 09 A 13 ANOS ESTÃO SENDO VACINADAS, GRATUITAMENTE. A VACINA É AINDA A PRINCIPAL FORMA DE PREVENÇÃO. MAS O ALERTA PARA A DOENÇA E SUAS COMPLICAÇÕES NÃO MERECE ATENÇÃO SÓ POR PARTE DAS ADOLESCENTES. O VÍRUS, RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE VERRUGAS NA PELE, E NAS REGIÕES ORAL, ANAL, GENITAL E DA URETRA, TAMBÉM ACOMETE MULHERES E HOMENS, SENDO O SEXO SEM PROTEÇÃO A PRINCIPAL VIA DE CONTÁGIO. J S por

S

egundo o ginecologista e obstetra, Marcelo Cavalcante, o HPV é classificado como uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Apesar de a infecção em alguns casos ficar adormecida, ou seja, sem sintomas, ou apresentar alterações discretas, perceptíveis apenas com exames específicos, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno. “O maior risco à saúde da mulher é a associação de alguns tipos de HPV, já que existem centenas de subtipos da doença, com o câncer do colo de útero. No

82 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

ulyana

ilveira

homem, o HPV tem relação com o câncer de pênis”, explica o especialista. A anatomia do órgão genital masculino permite que as lesões, ou verrugas causadas pelo HPV, sejam reconhecidas mais facilmente. Já nas mulheres, essas lesões podem se espalhar pelos órgãos genitais femininos (ovários, tubas uterinas, útero, vagina, hímen, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris) necessitando de exames bem específicos para o diagnóstico correto, como o Papanicolau (teste de rotina para controle ginecológico), a colposcopia e outros mais sofisticados como hibridização in situ, PCR (reação da cadeia de polimerase) e captura híbrida. www.mul herchei ro sa.com .b r


Conheça mais sobre a prevenção e tratamento do HPV FATORES DE RISCO “O principal fator de risco é a atividade sexual. Mulheres com vários parceiros estão mais expostas a contrair a infecção”, explica o profissional. No entanto, mesmo as mulheres que tiveram apenas um parceiro sexual podem ser infectadas com o HPV. Isto é mais provável em mulheres que têm um parceiro que teve muitas parceiras sexuais ou quando o parceiro não foi circuncidado (homens que não são circuncidados têm mais probabilidade de serem infectados com HPV e transmiti-lo a suas parceiras).

HPV MASCULINO “Os homens também são acometidos pelo HPV, desenvolvendo também infecções latentes, quadros benignos (condilomas genitais). Um pequeno número de infecções por HPV evoluem para o câncer”, ressalta Marcelo Cavalcante. As localizações mais frequentes do HPV nos homens são no prepúcio, corpo do pênis, glande, escroto e uretra. Vale frisar que os sintomas são bem pequenos, em raros casos podem aparecer algumas verrugas nestes locais, porém, é mais comum nas mulheres.

SINTOMAS Estima-se que somente cerca de 5% das pessoas infectadas pelo HPV desenvolverá alguma forma de

manifestação. A infecção pode se manifestar de duas formas: clínica, quando apresenta verrugas; e subclínica quando podem ser encontradas nos mesmos locais e não apresentam nenhum sintoma ou sinal. “As infecções podem não apresentar sintomas ou se manifestarem através de verrugas genitais, que são tratadas através de medicações ou procedimentos cirúrgicos. Os casos de câncer de colo uterino e de pênis são diagnosticados, em sua grande maioria, em estágios iniciais”, reforça Marcelo Cavalcante.

rapêutica. Induz a imunidade contra os subtipos de HPV mais relacionados ao câncer de útero. O impacto esperado da vacinação de grandes populações é a redução do número de casos de câncer de colo uterino. “O ideal é que a vacina seja realizada antes do contágio com o vírus, para evitar a infecção. Uma vez que entrou em contato com o vírus os resultados são comprometidos”, explica Marcelo Cavalcante.

TRATAMENTO

Não há evidência científica de benefício estatisticamente significativo em vacinar mulheres previamente expostas ao HPV. Isso quer dizer que algumas mulheres podem se beneficiar e outras não. Nesses casos a decisão sobre a vacinação deve ser individualizada, levando em conta as expectativas e a relação custo-benefício pessoal. Porém não existe risco à saúde caso uma pessoa que já tenha tido contato com o HPV for vacinada.

Não há tratamento específico para eliminar o vírus. O tratamento das lesões clínicas deve ser individualizado, dependendo da extensão, número e localização. Podem ser usados laser, eletro cauterização, ácido tricloroacético (ATA) e medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo. As lesões de baixo grau não oferecem maiores riscos, tendendo a desaparecer mesmo sem tratamento na maioria das mulheres. A conduta recomendada é a repetição do exame preventivo em seis meses. Mas só o médico, após a avaliação de cada caso, pode recomendar a conduta mais adequada.

VACINAÇÃO A vacina é uma nova opção te-

VACINAÇÃO EM MULHERES COM VIDA SEXUAL ATIVA

CONTRAINDICAÇÕES PARA A VACINAÇÃO A vacina está contraindicada para gestantes, indivíduos acometidos por doenças agudas e com hipersensibilidade aos componentes (princípios ativos ou excipientes) de imunobiológicos.

MAIS SOBRE O HPV 66O uso do preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis;

66Informe seu parceiro (a) se o resultado de seu exame para HPV for positivo. Ambos precisam de tratamento;

66O HPV pode ser transmitido na prática de sexo oral;

66Parto normal não é indicado para gestantes portadoras do HPV com lesões genitais em atividade;

66Vida sexual mais livre e multiplicidade de parceiros implicam eventuais riscos que exigem maiores cuidados preventivos;

66Consulte regularmente o ginecologista e faça os exames prescritos a partir do início da vida sexual.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 83


SAÚDE E BEM-ESTAR

Depressão: saindo do cinza

A

depressão não tem hora e nem lugar para aparecer. Pode surgir em qualquer pessoa independente do sexo, idade, condição social ou econômica. Diversos motivos podem desencadear a síndrome, mas quatro deles ganham importância:

Mudanças no equilíbrio dos hormônios: as alterações no organismo podem ser causadas por problemas na tireoide ou aparecer no período da menopausa, por exemplo. Consequentemente, as mulheres têm o dobro de chance de vir a desenvolver a depressão por conta da instabilidade hormonal a qual estão sujeitas e eventos estressantes, como o parto. Genética: a depressão também é bastante comum em pessoas com histórico familiar depressivo. Acontecimentos da vida: a perda de um ente querido, divórcio ou até mesmo problemas financeiros podem desencadear a depressão. Casos como homossexuais que não possuem aceitação dos familiares e esgotamento profissional também são algumas das causas. Trauma: assaltos, sequestros, acontecimentos traumáticos durante a infância, como abuso ou perda de um familiar, deixam a pessoa mais suscetível à depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é caracterizada por tristeza, sentimentos de culpa, baixa autoestima, sono e falta de concentração. Diminuição da libido, irritabilidade, ansiedade e angústia, assim como sentimentos de medo e vazio também são sintomas de quem possui a doença. Por fim, a vida é vista em um tom "cinzento". 84 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

MOMENTOS DE TRISTEZA OCORREM COM TODO MUNDO. ISSO TORNA-SE GRAVE QUANDO O SENTIMENTO DE VAZIO CUSTA A DESAPARECER, ESCONDENDO A PESSOA DA VIDA, A PREJUDICANDO NO TRABALHO E NO RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS QUE ELA AMA. A TRISTEZA AGORA GANHA O NOME DE DEPRESSÃO. FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS, O QUE POSSIBILITA UM DIAGNÓSTICO PRECOCE E UM TRATAMENTO MAIS EFICAZ. E L por

A depressão é um dos principais fatores de risco para o suicídio. Um caso recente e que marcou o primeiro semestre deste ano foi a do copiloto do voo 4U 9525, Andreas Lubitz, que chocou o avião da companhia alemã Germanwings, com 150 pessoas a bordo, contra os alpes franceses. As investigações mostraram que Andreas era depressivo e tinha tendências suicidas. Porém, o deprimido não deve ser temido, ele deve ser ajudado por pessoas próximas. A família dos portadores de depressão precisa manter-se informada sobre a doença, suas características e riscos. Mas também é imprescindível o acompanhamento médico. Quanto ao tratamento, "a indicação é a psicoterapia acompanhada de intervenção medicamentosa que visa prevenir e atingir a remissão total dos sintomas depressivos do paciente, além de permitir a sua total recuperação das funções e papéis sociais. É levado em consideração diversos fatores para definir o tempo de tratamento e a retirada, ou não, da medicação. Em geral, apenas após o terceiro ou quarto episódio de depressão é que se mantem o tratamento contínuo

duardo

ima

com medicamentos. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente para se tomar decisões", afirma a psicóloga Izabelli Frota. A linha é tênue e os sentimentos de tristeza e depressão se confundem. Entender as diferenças é fundamental para o diagnóstico precoce. "Estar triste não é sinônimo de estar depressivo. A tristeza é algo normal, pontual e decorrente de acontecimentos de nossa vida que passa em um curto intervalo de tempo. Esse sentimento em uma pessoa só é saudável quando é perfeitamente justificado, adequado às circunstâncias e não se estende por semanas a fio. Agora, ficar triste passa a ser maléfico e ganha o nome de depressão quando não há motivos para tal e é acompanhado por diversos outros sintomas", alerta Izabelli Frota. A publicitária Raiane Holanda, 28 anos, sabe bem o que é isso. Há dois anos, ela foi diagnosticada com depressão e, desde então, faz tratamento. “Desde o início nunca tive problema em falar sobre o assunto, acho até bom, pois é uma forma de lidar melhor com ele. Inicialmente www.mul herchei ro sa.com .b r


SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), A DEPRESSÃO É CARACTERIZADA POR TRISTEZA, SENTIMENTOS DE CULPA, BAIXA AUTOESTIMA, SONO E FALTA DE CONCENTRAÇÃO. DIMINUIÇÃO DA LIBIDO, IRRITABILIDADE, ANSIEDADE E ANGÚSTIA, ASSIM COMO SENTIMENTOS DE MEDO E VAZIO TAMBÉM SÃO SINTOMAS DE QUEM POSSUI A DOENÇA.

fiquei muito abalada com o fim do meu noivado, mas isso foi o ponta-pé inicial da minha crise. Logo em seguida, fiquei com dúvida sobre minha profissão e coincidiu também de perder, em um acidente de carro, meu melhor amigo. Foi tudo de uma vez e eu não tive cabeça para lidar com todas estas emoções. Fiquei muito abalada, perdi o apetite, não queria comer e não conseguia dormir e passava muito tempo calada, pensativa, angustiada. O mundo parecia está se acabando e eu indo junto com ele. Meus pais são muito religiosos e orações não faltaram naquele momento. Aos poucos, fui aceitando a doença, tive discernimento para entender que aquilo não estava me fazendo bem, mas que eu era mais forte e ia dar a volta por cima. Foram 10 meses de depressão. Até hoje faço terapia uma vez por semana e posso até dizer que estou curada e w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

feliz. Foi uma dificuldade enorme que passei, mas fui forte e tive apoio dos meus pais e dos meus amigos para dar a volta por cima”, diz Raiane. Como foi afirmado, a depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice. Porém, estudos comprovam que a incidência da doença é maior entre a população idosa. "É importante ressaltar que não se deve associar envelhecer à adoecer. Mas há sim, um conjunto de fatores de risco que aumentam as possibilidades do surgimento da depressão no idoso, como luto e abandono, doenças incapacitantes, perda da qualidade de vida associada ao isolamento social, doenças clínicas graves e inatividade. Por isso,

o envelhecimento é uma fase que requer especial atenção dos familiares uma vez que o individuo passa a analisar que alcançou muitos objetivos na vida, mas também sofreu muitas perdas. A família então possui um papel fundamental que não pode ser negligenciado, que é o de acolher e dar apoio com a finalidade de que o indivíduo perceba a sua importância no meio familiar e social", diz a psicóloga. Lembre-se: a depressão é uma doença como outra qualquer e exige tratamento. Não é sinal de loucura, preguiça e nem de irresponsabilidade. Por isso, se você acha que a vida perdeu a graça, procure por um médico, pois ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo.


PUBLIEDITORIAL

PRÓTESE SOBRE IMPLANTE, ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS

O IMPLANTE DENTÁRIO É UMA REALIDADE QUE REVOLUCIONOU A ODONTOLOGIA NOS ÚLTIMOS 50 ANOS. O HOSPITAL JÓRIO DA ESCOSSIA CONTA COM UMA EQUIPE ALTAMENTE ESPECIALIZADA E UMA ESTRUTURA COMPLETA, PARA OFERECER O MELHOR NA REABILITAÇÃO ORAL, PROCURANDO OFERECER AOS PACIENTES O QUE HÁ DE MELHOR EM TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS. 86 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

O que é implante? O implante dentário é um pino de titânio colocado no interior do osso da maxila ou mandíbula com a finalidade de substituir raízes dentárias perdidas. Através do implante dentário, os pacientes que perderam seus dentes podem ter as funções mastigatória e fonética restauradas, assim como o restabelecimento da estética do sorriso. Esse resultado afeta diretamente o bem-estar social, físico e psicológico. O grande diferencial do Hospital Jório da Escossia é que possuímos um centro cirúrgico equipado onde são realizadas as fases cirúrgicas e os pacientes têm a opção da sedação realizada por médico anestesista trazendo muito mais conforto, comodidade e segurança aos nossos clientes. www.mul herchei ro sa.com .b r


Todos os pacientes que serão submetidos à cirurgia para instalação de implantes dentários deverão passar por uma consulta prévia onde serão solicitados exames laboratoriais, avaliação cardiológica além de radiografias e tomografias para o adequado planejamento. Dessa forma, poderemos avaliar se o estado clínico do nosso paciente bem como se o osso remanescente é capaz de receber implantes dentários ou se será necessário enxerto ósseo prévio ou até mesmo durante a instalação do implante dentário.

O que é enxerto ósseo? Quando os dentes são perdidos ocorre a reabsorção da estrutura óssea isto é, a estrutura óssea não possui altura ou espessura suficientes para a instalação dos implantes dentários, neste caso enxerto ósseo é recomendado. O Hospital Jório da Escóssia possui as mais avançadas técnicas para reposição da estrutura óssea perdida através da engenharia genética, sem a necessidade de remoção de osso de outra parte do corpo do paciente.

O que é prótese dentária sobre implantes? A prótese sobre implante é a peça protética que pode ser parafusada ou cimentada neste implante, ou seja, é a parte do dente que enxergamos no sorriso.

Métodos de Fixação Próteses Parafusadas

São próteses fixadas aos implantes através de parafusos que podem ser removidas em consultório, o que normalmente é feito nas consultas de manutenção. Só são contra-indicadas em casos onde o local de entrada dos parafusos de fixação da prótese estejam em regiões aparentes e que possam comprometer a estética.

dentários trazendo conforto e segurança para quem usa pelo fato de as mesmas estarem parafusadas nos implantes fixados no osso. Os dentes das próteses podem ser de porcelana ou acrílico simulando a dentição natural.

SORRISOS DE SATISFAÇÃO DE QUEM RECEBEU O TRATAMENTO. "A cirurgia foi muito tranquila, a recuperação excelente, praticamente sem dor. Hoje, um ano após ter iniciado esse processo, todos os sentimentos se resumem em um só: felicidade por ter realizado um sonho. Agradeço ao Dr. Jório e à sua equipe, por todo o profissionalismo, o carinho e a dedicação que me possibilitaram essa conquista." ECG, 39 anos, Rio de Janeiro/RJ "A segurança que o Dr. Jório da Escóssia Júnior me passou não deixou nenhuma dúvida sobre o meu tratamento. Ele falou do processo com muita naturalidade, fiquei com muita confiança. Agradeço a você, Dr. Jório, e a toda equipe do Hospital Odontológico Jório da Escóssia pelo carinho e competência demonstrada." SF, 60 anos, Sobral/CE

Dr. Alexandre Martins CRO-CE 7251

Dr. Ricardo de Souza CRO-CE 8221

Próteses Cimentadas São próteses fixas similares as utilizadas em dentes naturais e são fixadas aos implantes através de cimentos odontológicos. Nestes casos a fixação é, praticamente, permanente só podendo ser removida pelo dentista em casos especiais e não para simples manutenção periódica.

Prótese Tipo Protocolo Só quem usa uma dentadura sabe da dificuldade na hora da alimentação e sorrir. Prótese sobre implante deste tipo é como uma dentadura que se fixa sobre implantes w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

TECNOLOGIA E ARTE NA ODONTOLOGIA

Av. Antônio Sales, 3443 Dionísio Torres - (85) 4008.6233 www.jorio.com.br | contato@jorio.com.br R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 87


EU, LEITORA

DOENÇA “ perdi AUTOIMUNE, meus cabelos e ganhei autoestima ” M Tenho

uma

inha mãe morreu jovem, aos 45 anos, em decorrência de um câncer. Eu era adolescente, com 15 anos, e um amor imensurável por ela. A morte dela deixou um buraco enorme em mim. Minha mãe era muito alegre e estava sempre de bem com a vida. Tínhamos uma casa grande, com jardim e piscina, e morávamos todos juntos (eu, meus pais e mais três irmãos) fazendo jus ao clichê de família feliz. Éramos muito parecidas e conectadas, e eu, àquela altura, não estava nem um pouco pronta para perdê-la.

Os anos se passavam e eu ainda sentia o impacto daquele trauma, nossa família fragilizada sem a figura materna e os dias pareciam intermináveis com tanta dor e sofrimento. Mas como dizem, nem tudo é tão ruim que não possa piorar, não é mesmo? Em um domingo de madrugada, meu irmão do meio, de 23 anos, sofreu um acidente de carro, voltando de uma festa e faleceu. O choque foi forte demais. Ficamos sem chão, órfãos de mãe e sem um irmão de uma hora para outra. Meu irmão mais velho, que nesta época morava em Recife, retornou para casa visto que estávamos muito fragilizados e abatidos com essa situação. Como assim, minha família estava se acabando? Perdida, decidi mudar com meu irmão para Recife (ele ficou em casa por 5 meses, mas teve que retomar seus estudos ou perdia a bolsa da faculdade) e voltar a estudar. Ele cursava medicina e eu, arquitetura. Sentia que não tinha superado nenhuma das duas mortes mas, ao mesmo tempo, não sabia o que fazer. Ten88 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

COMO ASSIM, MINHA FAMÍLIA ESTAVA SE ACABANDO?

tava ir adiante com minha rotina do jeito que podia. Em 2010, comecei a ter algumas crises nervosas. Chorava sem motivo – claro que sabia o motivo, mas acontecia repentinamente, mesmo que não estivesse pensando na minha mãe e no meu irmão. Estava sempre muito agitada e me descontrolava com facilidade. Quando isso acontecia, não conseguia me acalmar por nada. Entrei em uma séria crise de depressão, mas não queria admitir e nem assumir isso para ninguém. Nesse mesmo ano, às vésperas do meu aniversário de 28 anos, tomei mais uma rasteira da vida. Acordei em um dia que parecia igual aos outros, tomei banho e, quando fui me pentear, veio o susto: havia uma falha, de mais ou menos três dedos, no lado direito da minha cabeça, bem acima da orelha. Era uma área pequena, mas não tinha nenhum cabelo. Me desesperei. Nunca tinha visto nada parecido e liguei para uma amiga, que me indicou um clínico geral. Fui ao consultório naquele dia mesmo, em pânico, mas fui tranquilizada pelo doutor. ‘Não é nada sério’, ele disse, e me receitou algumas vitaminas. Tomei os suplementos indicados, o cabelo logo voltou a crescer e cobriu a falha. Eu usava cabelo longo e sempre fazia luzes para abrir um

pouco o tom, um loiro escuro que adorava. Meu cabelo era muito liso e fino, nunca precisava ser escovado para ficar lindo. De fato, eu amava o meu cabelo! Seis meses depois, a falha voltou. Fiquei calma ao ver aquele pedaço de pele, afinal, eu sabia a solução: vitaminas. Mas poucos dias depois descobri outra e, depois, outra. Elas não paravam de aparecer. Comecei a esconder com lenços e faixas, até que as falhas foram ficando tão grandes que já não cabiam sob os panos. Passei, então, a usar chapéus. Em menos de dois meses, não conseguia sair de casa sem cobrir a maior parte da cabeça. Foi tudo muito rápido. Consultei outro médico e fiz alguns exames, mas não recebi um diagnóstico. Depois do terceiro mês, tinha muitas dúvidas e uns poucos fios de cabelo apenas. Um amigo que acompanhou esses meses de angústia me indicou uma dermatologista no Rio de Janeiro. Fui atrás! Chegando lá, ela viu meus exames, me examinou e concluiu que eu tinha alopecia androgenética, uma doença autoimune e rara, que afeta homens e mulheres. Mas, antes de falar em tratamento, olhou fixamente nos meus olhos e disse com uma franqueza que me tirou da base: “raspe esses últimos fios”. Ela garantiu que eu me sentiria melhor. Fazia tempo que eu não via alguém seguro assim. Não sei explicar o motivo, mas concordei no ato. Saí do consultório e encontrei o casal de amigos que me hospedava na cidade. Foram eles que assumiram a tarefa de acabar com os últimos chumaços compridos que eu insistia em manter. No banheiro da www.mul herchei ro sa.com .b r


casa deles, Ruth (a dona da casa) ligou a máquina e começou o “trabalho”. Me lembrei da cena da personagem da Carolina Dieckmann raspando a cabeça por causa da leucemia na novela Laços de Família. Vivi aquilo, porém sem música e sem ser novela, e sim vida real. Foi um momento muito difícil, eu e ela chorávamos bastante, em silêncio. Era um choro contido, como se estivéssemos entendendo o que acontecia. Tudo demorou cerca de 15 minutos, mas parecia não acabar nunca. Quando ela terminou, levantei e me vi no espelho – não estava olhando até então. Mal conseguia manter o olhar na minha própria imagem, de tão pertubada que estava. Ruth me acalmou e, ainda chorando, entrei num banho demorado, pensando em tudo que estava acontecendo. Me perguntava: “Por que comigo?”. “Tudo o que tinha passado com a morte da minha mãe e do meu irmão não era sofrimento demais?”. Sai do banho, dormi e no outro dia acordei melhor. A noite quis ir a uma festa e tentar me divertir. Foi minha primeira saída em público totalmente careca, sem lenços nem acessórios. Estava tranquila, gostando do ambiente, quando um desconhecido se aproximou e perguntou se eu tinha câncer. Respondi que não. Ele insistiu e para completar disse que entendia o que eu estava passando pois ele mesmo era um ex-paciente de câncer. Fui embora na hora, chorando. Essa foi a primeira de muitas abordagens sobre a minha aparência. As pessoas perguntavam mesmo. Se não falavam em câncer logo de cara, questionavam por que eu havia raspado a cabeça. Alguns não diziam nada, mas me olhavam com cara de susto, apontavam e cochichavam entre si.. Na época, o fato de estar namorando um cara legal amenizou

bastante esse sofrimento. Ficamos mais dois anos juntos (cinco, no total), até que terminamos. Foi porque a relação se desgastou, não acho que tenha sido por causa da doença. O motivo da minha alopecia, disse a médica, era uma combinação de estresse e depressão. Logo depois do diagnóstico, passei a viajar para o Rio duas vezes por mês para o tratamento. Ele incluía corticoides, que me fizeram engordar quase 10 quilos, mas com a promessa de ter meu cabelo de volta. Também iniciei uma terapia com uma psicóloga ótima e, depois de um ano, passei a usar antidepressivos. O cabelo voltou a crescer irregular, mas logo voltou a cair. Isso me fez desanimar das viagens, que estavam parando minha rotina de estudos e trabalho e me deixando quase sem dinheiro. Tentei muitos outros tratamentos ao longo dos anos, tantos que perdi a conta. Todos eram à base de corticoides, o que fazia os primeiros resultados virem sempre acompanhados de grandes alterações de peso. O cabelo só crescia enquanto eu estava sob medicação. Mas, justamente por serem pesadas, essas drogas não podiam ser usadas para sempre. Fui até Miami consultar um médico americano, mas os remédios eram os mesmos e os resultados também. Continuei com a psicoterapia e vi grandes avanços na área emocional. As sessões me ajudaram a aceitar viver minhas dores. Em 2012, depois de outro namoro longo, me separei e senti necessidade de mudar de ares. Fui à Salvador fazer um curso rápido de nutrição funcional e não quis mais voltar. Me apaixonei pela cidade e iniciei uma faculdade de gastronomia e me formei recentemente. Nessa época, decidi parar com os corticoides e comecei a levar uma

EM MENOS DE DOIS MESES, NÃO CONSEGUIA SAIR DE CASA SEM COBRIR A MAIOR PARTE DA CABEÇA

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

HOJE POSSO DIZER QUE ME ACHO MAIS BONITA DO QUE ANTES

vida mais saudável. Cortei todos os produtos industrializados da dieta, diminuí a carne vermelha e aumentei a ingestão de frutas e legumes. Com o tempo, comecei a me colocar no lugar das pessoas que me olhavam assustadas – homens, inclusive – e percebi que, de fato, uma mulher careca não é algo comum de ver. E que isso pode ser bom. Fiz várias tatuagens novas (já tinha duas grandes, lindas) e passei a usá-las para reforçar meu estilo. Preferi ser vista como radical a ser associada ao câncer, doença que já tinha me machucado ao fazer minha mãe perder os cabelos e, depois, a vida. Passei também a usar mais maquiagem, a conhecer melhor meu corpo e a comprar roupas certas. Tentei usar perucas, mas desisti. Decidi ficar careca e fui, lentamente, voltando a gostar de mim. Hoje posso dizer que me acho mais bonita do que antes. Vivi um processo lento e dolorido de reinvenção que deu certo. Me sinto mais mulher agora. Perdi o costume de passar despercebida e vou ser bem sincera: se entro num recinto e ninguém olha, sinto falta. Meu cabelo ter caído não veio para o mal. Aprendi, na marra, a ver o lado bom das coisas. Agora estou solteira, mas raramente sozinha. Sempre tenho um paquera e sou bem assediada. Com a ajuda da terapia, aceito melhor o ponto de vista dos outros, mesmo que ele me machuque, como quando me sinto julgada por ser diferente. Claro que às vezes ainda me sinto triste, como qualquer pessoa normal, mas aí peso a mão no make e bola pra frente! Hoje, posso dizer que sou muito feliz e aprendi a me amar do jeito que sou. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 89


ENTREVISTA NASCIDA EM SALVADOR, ELA CURSOU ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES, ENVEREDOU PELA PUBLICIDADE E PROPAGANDA E A MODA É UMA PAIXÃO A MAIS. FERNANDA SENA SIMPLESMENTE RESOLVEU CRIAR UM BLOG PARA COMPARTILHAR OS ASSUNTOS QUE ERAM DE SEU INTERESSE, ASSIM SURGIU O FASHION DECOR. FÊ SENA ESTAVA GANHANDO VISIBILIDADE E COM TANTOS SEGUIDORES, DECIDIU INVESTIR NESSE “HOBBY”. ATUALMENTE, POR QUESTÕES PROFISSIONAIS, RESIDE EM SÃO PAULO, MAS FREQUENTEMENTE VEM A FORTALEZA, ONDE MOROU DURANTE SEIS ANOS, PARA REVER A FAMÍLIA. APESAR DE SER BEM VAIDOSA, FÊ NÃO PASSARIA DOS LIMITES EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS. PARA ELA, NÃO VALE A PENA COLOCAR A FELICIDADE EM JOGO, POR EXEMPLO, SEGUINDO DIETAS RIGOROSAS A PONTO DE ALTERAR O HUMOR. AMA SE CUIDAR, RECONHECE E VALORIZA A IMPORTÂNCIA DA BELEZA, MAS ACREDITA QUE GRANDE PARTE DELA VEM DE DENTRO PARA FORA. ALIMENTOS SAUDÁVEIS FAZEM PARTE DE SEU CARDÁPIO E EM SUA NECESSAIRE NÃO FALTAM LÁPIS DE OLHO, CORRETIVO E BRONZER (USA OS TRÊS DIARIAMENTE). AFINAL, VAMOS SABER MAIS O QUE É QUE A BAIANA TEM! por

Mirella Lima | fotos Nicolas Gondim Simone Cereja | cabelo Sheylla Ambrosio

maquiagem

Fê Sena 90 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


TENHO UM ESTILO BEM DEFINIDO, ADORO SEGUIR TENDÊNCIAS, MAS SÓ SE A MESMA REALMENTE COMBINAR MUITO COMIGO. É MUITO MAIS RARO TER UM ESTILO PRÓPRIO, SEGUIR TENDÊNCIAS É MAIS FÁCIL E CÔMODO, POR ISSO VALORIZO MUITO PESSOAS COM PERSONALIDADE E ESTILO.

Mulher Cheirosa - Em um desfile, com quem você gostaria de dividir a passarela? Fê Sena - Essa pergunta seria mais fácil se fosse de quem eu gostaria de sentar ao lado na primeira fila de um desfile, pois não acho que tenho dom para passarelas (risos). Mas se fosse o caso, seria com a nossa musa Gisele Bündchen, que além de linda, é um exemplo de humildade. MC - Um "ponto fraco" no seu corpo, pele e cabelo (se é que ele existe). Fê Sena - Estou satisfeita com meu corpo e pele. Não que sejam perfeitos, mas não gosto de reclamar tanto! Já o meu cabelo me dá bastante "dor de cabeça", ele tem a raiz oleosa, pontas secas e é super fino, por isso quebra com facilidade. Tenho que hidratá-lo com muita frequência. MC - O que mais seus seguidores lhe perguntam? Fê Sena - O que eles mais querem saber é onde compro as coisas que posto, desde uma peça de roupa aos objetos de decoração das minhas casas. Também perguntam bastante sobre a minha vida pessoal: minha cadelinha, meu namorado, por que me mudei para São Paulo, essas coiw w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

sas. Mas o que mais me perguntam mesmo é meu peso e altura, como é a minha dieta e qual o meu G.C. (gordura corporal). MC - Estilo ou tendência, o que você mais curte? Fê Sena - Estilo, sem dúvida. Pela profissão de blogueira, fico atenta às tendências, mas muito mais para passar a informação do que para segui-las. Tenho um estilo bem definido, adoro seguir tendência, mas só se a mesma realmente combinar muito comigo. É muito mais raro ter um estilo próprio, seguir tendências é mais fácil e cômodo, por isso valorizo muito pessoas com personalidade e estilo. MC - Cidade, praia e campo. Qual seria sua opção para um editorial de moda? Fê Sena - Amo fotos na praia e também a "vibe boa" que as fotos no campo transmite, mas acho que na cidade podemos ousar e variar mais nos looks escolhidos para o editorial. MC - Alguém em quem você se espelha enquanto profissional? Fê Sena - Minha mãe! Empresária batalhadora, muito responsável, determinada e dedicada. Ela é "workaholic" e tem muito amor pelo que faz.

MC - Um livro de cabeceira e uma música para lê-lo. Fê Sena - No momento, estou lendo "Como ser uma Parisiense em qualquer lugar do mundo". Gosto de músicas instrumentais para ler, pois elas não tiram a minha concentração, uma playlist de "saxo deep house" é o ideal para esse e vários outros momentos. MC - Três prazeres da vida... Fê Sena - Só três? Difícil, heim! Mas acho que os três primeiros são: fazer o bem, comer e viajar. MC - Por que seguir a Fê Sena? Fê Sena - Às vezes me faço essa pergunta, acredita?! Se eu não fosse eu, porque me seguiria (risos). A resposta é: porque no meu blog e instagram existe uma grande variedade de temas e assuntos, falo de moda, decoração, alimentação, beleza, viagens, lifestyle em geral. E outra coisa muito importante, mesmo tendo isso como profissão, eu não posto nada que fuja do meu estilo ou realidade só por algum tipo de acordo comercial, então há uma verdade em todos os meus posts, acho que essa credibilidade é fundamental. Contato: http://www.fesena.com.br R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 91


ENTREVISTA ELA NÃO SE CONSIDERA UMA BLOGGER, MAS SUAS POSTAGENS NO INSTAGRAM COM CERTEZA ATRAEM UMA LEGIÃO DE SEGUIDORES. SÃO CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E SENHORAS QUE SE IDENTIFICAM DE ALGUMA FORMA COM O LIFE STYLE DE ISABELE TEMOTEO E COM CERTEZA, MUITOS LEITORES DA MULHER CHEIROSA TAMBÉM. ENTÃO, QUE TAL ALGUMAS CURIOSIDADES E DICAS DELA PARA NÓS? por MSirella CLima | fotos Nicolas Gondim beleza

imone

ereja

MC - Vale tudo pela beleza? Isabele Temoteo - Não. Vale tudo pela personalidade, pelo estilo próprio, valorizando a naturalidade, e respeitando sempre os limites de cada um. MC - Tendência e estilo andam juntos? Isabele Temoteo - Na minha opinião, personalidade e estilo são fundamentais! Mas uma dose de tendências e modismos não faz mal a ninguém (risos)! Então eles podem andar juntos sim, desde que você não vire uma "fashion victim", uma "escrava" da moda. MC - Um destino: Isabele Temoteo - Fernando de Noronha! O lugar mais lindo que já fui na vida! MC - Faz parte da play list que escuta no carro: Isabele Temoteo - Aviões do Forró! #suspeita

Isabele Temoteo 92 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

MC - Cuidados com a pele? Isabele Temoteo - Adoro todo esse universo e sempre tenho um cuidado especial. Não pego sol no rosto, não vivo sem um bom protetor solar e faço visitas frequentes à dermatologista Mariana Pimenta, que cuida muito bem de mim e da minha pele. MC - Que tipo de pergunta mais surge em seu insta? Isabele Temoteo - Quais cuidados com o cabelo, cor de batom, créditos dos looks, aplicativos de montagens de fotos. www.mul herchei ro sa.com .b r


MC - Seu público interage muito com você? Isabele Temoteo - Sempre! Seja no instagram ou fora dele, as pessoas sempre querem trocar uma ideia, conhecer um pouquinho e estar mais próximo. Recebo muuuito carinho! MC - O que você não admite nas redes sociais? Isabele Temoteo - Ofensas, falta de respeito, ódio gratuito. Dou block mesmo! MC - Alguns nomes que a Isabele segue: Isabele Temoteo - @ThassiaNaves, @CamilaCoutinho, @xandaviao (risos), @sophiawebster, @voguemagazine e @MulherCheirosaoficial, claro! MC - Como dar conta dos filhos, marido e insta ao mesmo tempo? Isabele Temoteo - Não tem segredo, é se organizar, mas sempre coloco em primeiro lugar minha família! Tento não priorizar os trabalhos do insta (como presença vip e fotos) quando meu marido chega de viagem ou quando tem alguma programação com as crianças. Assim consigo administrar tudo direitinho e ainda tiro um tempinho pra mim. Sair com amigas, viajar, cuidar do cabelo, da pele e malhar, acho que tudo isso deve ser prioridade para uma mulher, assim como a família e o trabalho. Posso garantir que desse jeitinho consigo dedicar o devido carinho e cuidado que cada um merece. E só consigo tudo isso porque tenho um marido super compreensivo que me apoia em tudo que faço. Sem o apoio dele confesso que não seria tão fácil.

SEMPRE COLOCO EM PRIMEIRO LUGAR MINHA FAMÍLIA! TENTO NÃO PRIORIZAR OS TRABALHOS DO INSTA COMO PRESENÇA VIP E FOTOS QUANDO MEU MARIDO CHEGA DE VIAGEM OU QUANDO TEM ALGUMA PROGRAMAÇÃO COM AS CRIANÇAS. ASSIM CONSIGO ADMINISTRAR TUDO DIREITINHO E AINDA TIRO UM TEMPINHO PRA MIM. SAIR COM AMIGAS, VIAJAR, CUIDAR DO CABELO, DA PELE E MALHAR, ACHO QUE TUDO ISSO DEVE SER PRIORIDADE PARA UMA MULHER, ASSIM COMO A FAMÍLIA E O TRABALHO.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br


COMPORTAMENTO | DICAS PARA CONSTRUIR AUTOCONFIANÇA É PRECISO COMPROMETER-SE A SE TRATAR COM A MESMA BONDADE QUE DEMONSTRA ÀS OUTRAS PESSOAS, SEGUNDO A ESPECIALISTA EM FELICIDADE DOMINIQUE BERTOLUCCI, AUTORA DO LIVRO THE KINDNESS PACT (EM TRADUÇÃO LIVRE, O PACTO DA FELICIDADE). PARA AJUDÁ-LA A SE LEMBRAR DESSA AUTOMISSÃO, LISTAMOS ALGUMAS DICAS INSPIRADAS NESTA OBRA PARA VOCÊ ACALMAR AS INSEGURANÇAS E CRIAR MUITA CORAGEM PARA ENFRENTAR A VIDA. CONFIRA! por

Quer

ser

F ELI Z ?

Priscila Alcântara

Sem críticas internas

A maneira como você fala com você mesma tem uma grande influência sobre como se sente. Se fala de forma dura, crítica ou com menosprezo, sua confiança vai por água a baixo. Mas caso você silencie o crítico interior, nunca falando consigo mesma duramente, vai nutrir a sua confiança e permitir que a autoestima floresça.

Aceite suas imperfeições

Primeira coisa: não existe perfeição e as pessoas se esgotam na busca dela. Se reconheça. Quando você aceita suas imperfeições, entende que tem pontos fortes e fracos. Percebe que, como todos os outros, tem muitas qualidades positivas, mas também tem algumas não tão positivas assim, e isso é bom. Depois desse entendimento, estás livre para usar suas qualidades positivas. Também pode decidir qual dos pontos menos agradáveis de sua personalidade trabalhar para buscar melhorias.

Ame-se!

Se quiser se sentir bem em relação a quem você é e a vida que vive, precisa apostar apenas em uma pessoa: você! Ame a si mesma. Trate-se com amor e respeito, assim como faz com as pessoas que estão ao seu redor.


Sempre faça o seu melhor

Quando você define metas impossíveis, em que não há chances reais de conseguir, há grandes chances de se frustrar. Mas quando promete fazer sempre o melhor que é capaz, tem expectativas muito mais realistas e sua autoestima não estará diretamente ligada a resultados, assim você se sente bem consigo mesma, independentemente do que tem ou do que fez. Quando realmente acredita no seu melhor, fica melhor aceitar os dias ruins sem que isso afete a forma como você se vê.

Nada de desculpas

Ninguém vive uma vida perfeita. Mas algumas pessoas vivem o melhor de suas vidas. Se esse não é o seu caso, é preciso analisar não apenas as coisas que ficaram pelo caminho, mas também as razões pelas quais você as deixou. Quando parar de dar desculpas e começar a assumir a responsabilidade, será capaz de apreciar as coisas que são grandes e importantes no seu dia a dia.

Acredite em seu potencial Preocupação é um grande desperdício de energia e também envia uma mensagem clara para o seu subconsciente sobre suas expectativas na vida. Em vez de se preocupar com coisas que poderiam nem acontecer, concentre sua atenção e seu esforço em fazer acontecer o que você deseja. A ideia não é fingir que coisas negativas não acontecem, mas ao reconhecer ou se deparar com isso, você é capaz de colocar seus anseios de lado para continuar seguindo em frente, em direção ao futuro feliz que você merece.

Tenha desafios constantes

Confiança é como os músculos, que você precisa exercitar se quiser que fiquem fortes. Uma das melhores maneiras de construir confiança é pisar fora de sua zona de conforto. Quando você se desafia, está dizendo ao seu subconsciente que acredita em si mesma e que está disposta a viver novas situações. Independentemente de como se sente ao fazer algo novo, você sempre vai se sentir bem por ter feito isso.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Pare de se comparar

Comparar-se aos outros não é um bom caminho. Mesmo que você esteja pensando que é melhor ou superior a alguém, de alguma forma isso só vai dar a sua autoestima um impulso de curto prazo. Quando parar de se comparar com os outros, a única pessoa a quem vai precisar impressionar é a você mesmo. Você será capaz de abastecer a sua confiança e deixará de ser afetada por qualquer coisa que alguém disse, fez ou tem.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 95


ENTREVISTA

O

astro da vez

DANIEL ROCHA

DANIEL ROCHA, QUE VIVEU O FILHO CAÇULA DO COMENDADOR JOSÉ ALFREDO (ALEXANDRE NERO) NA NOVELA "IMPÉRIO", TORNOU-SE UM DOS ATORES MAIS REQUISITADOS DA SUA GERAÇÃO. O PAULISTANO, DE 24 ANOS, ESTREOU NA TV, CONTRACENANDO AO LADO DA ATRIZ ISIS VALVERDE, NA PELE DO POPULAR RONI EM "AVENIDA BRASIL". OUTRO PAPEL DE DESTAQUE FOI NA TRAMA "AMOR À VIDA", AO REPRESENTAR O MÉDICO ROGÉRIO, PAR ROMÂNTICO DA PERSONAGEM NICOLE (MARINA RUY BARBOSA). EM ENTREVISTA EXCLUSIVA À REVISTA MULHER CHEIROSA, DURANTE PASSAGEM POR FORTALEZA COM A PEÇA "INIMIGOS DE INFÂNCIA", DANIEL FALOU SOBRE CARREIRA, TEATRO, NOVA NOVELA E VIDA PESSOAL. por

Eduardo Lima | fotos divulgação

www.mul herchei ro sa.com .b r


Revista Mulher Cheirosa – Há pouco tempo, você deu vida ao João Lucas na novela "Império". Como foi interpretar um personagem rebelde e cheio de conflitos?

DR – Pois é, venho bastante a Fortaleza, mas sempre a trabalho. Amo a cidade, adoro a comida, as pessoas são superlegais, mas queria ter mais tempo para conhecer melhor tudo aqui.

Daniel Rocha – Adorei e posso dizer que foi um trabalho incrível. Um verdadeiro presente que recebi do autor da trama, Aguinaldo Silva. Acredito que o João Lucas tenha sido um divisor de águas na minha carreira por ser um personagem bastante denso e bem diferente de mim.

RMC – Para finalizar, você está namorando ou solteiro? DR – Posso dizer que estou namorando, conhecendo...

RMC – Como foi contracenar ao lado de atores que são referências como a Lília Cabral e o Alexandre Nero? DR – Foi uma experiência maravilhosa que carregarei pelo resto da vida. São gênios que me ensinaram muito. Eu, a Lília e o Alexandre tivemos uma relação familiar não apenas em cena, como também nos bastidores. RMC – Você enxerga uma evolução e diferenças entre o ator Daniel Rocha de "Império" com o ator Daniel Rocha de "Avenida Brasil"? DR – Sim, claro! Cada personagem é uma história, um conflito, que traz experiências e maturidade para o ator. RMC – Após o término de "Império", você ficou em cartaz com a peça "Inimigos de Infância". Qual a temática do espetáculo e como é o seu personagem? DR – A peça é uma comédia que narra a história de duas mulheres que eram inimigas no tempo do colégio e que se reencontram 22 anos depois. Considero um verdadeiro desafio fazer "Inimigos de Infância", pois faço todos os quatro personagens masculinos do espetáculo. RMC – Há diferenças ao atuar na TV e no teatro? DR – Muitas diferenças. Uma delas é que na TV tudo acontece muito rápido, enquanto no teatro o processo de composição do personagem e da história é bem mais demorado. RMC – Já há algum projeto para o seu retorno à TV? DR – Vou fazer a próxima novela das 19 horas, "Totalmente Demais", que vai substituir "I Love Paraisópolis", no segundo semestre, mas ainda não tenho muita informação sobre o personagem. RMC – Mudando o foco para saúde e bem-estar. Quais são os seus cuidados com o corpo? Você malha ou pratica algum esporte? DR – Me alimento com consciência, malho sem exageros e surfo sempre. Cuido do meu corpo para ficar bem comigo mesmo. RMC – Qual o seu estilo de se vestir? DR – Sou muito tranquilo quanto a isso. Considero meu estilo como casual. RMC – Você sempre está por Fortaleza, seja em cartaz com alguma peça ou marcando presença em eventos de moda. Qual é a sua relação com a cidade?


ALL THE BEAUTY

Tamiris Dias A body

Simulassão

anéis e pulseiras Camila Klein para Evidência Collection

ADMINISTRADORA DE EMPRESAS TAMIRIS DIAS NÃO SAI DE CASA SEM MAQUIAGEM. MESMO QUANDO VAI À ACADEMIA, UM BB CREAM É INDISPENSÁVEL. POR FALAR EM MALHAR, ELA TEM TIDO POUCO TEMPO PARA FREQUENTAR A ACADEMIA, MAS SEGUE UMA DIETA BÁSICA DE SEGUNDA A SEXTA. "NO FINAL DE SEMANA CHUTO O BALDE, APESAR DE SABER QUE QUANDO COMO FRITURAS, POR EXEMPLO, MUDA TUDO, ATÉ MINHA PELE FICA MAIS OLEOSA", DESABAFA. A FRENTE DE UM CARGO ADMINISTRATIVO NA EMPRESA DE SUA FAMÍLIA, TAMIRIS CONFESSA QUE, APESAR DE ATUAR NO SEGMENTO DE INFORMÁTICA, OS TEMAS MODA E BELEZA SÃO SEUS VERDADEIROS XODÓS. ENTÃO, QUE TAL SABER O QUE ELA LEVA NA BOLSA PARA FICAR TÃO BELA? VAMOS ÀS DICAS! M K LC por irella ima beleza arine osta

blusa acervo brinco e rivieras

LaVie Jóias

Make

Dior e Shiseido - corretivo, base, pó, rímel e blush são indispensáveis. Para os olhos, não costumo usar lápis, apenas delineador.

Pele

fivela

LaVie Jóias

Cabelo

Joico - uma vez por semana uso dois produtos para manter os fios hidratados: um azul e um dourado que reconstroem e nutrem os cabelos.

Shampoo a seco - ele é prático e como meu cabelo tem raiz oleosa e pontas secas, quase sempre tenho em mãos.

Sabonete isotônico manipulado - minha pele é mista e a noite fica mais oleosa. Além do sabonete apropriado, faço limpeza uma vez por mês e uso demaquilante. Tudo passado pela dermatologista.

Bloqueador solar 50 fps em gel da Lá Roche Posay protege a pele sensível e evita o excesso de oleosidade.

Boca

Batom da MAC day by day, o nude e a noite os tons escuros.

Protetor labial EOS - beber quase 3 litros de água por dia e a famosa "manteiga de cacau" mantém meus lábios hidratados.

Unhas

Prefiro tons clássicos como vermelho e vinho nos esmaltes, mas até que estou curtindo o nude e preto de vez em quando. www.mul herchei ro sa.com .b r


camisa

Lara Bezerra de Menezes

Simulassão

anéis e pulseiras Camila Klein para Evidência Collection

Cabelo

Proteção térmica da Linha Redken Diamond - meu cabelo é louro escuro e faço mechas para o platinado. Eles são o meu fraco (risos), cuido muito bem deles para mantê-los sempre hidratados.

laço

LaVie Jóias

Boca

Batom SIN da MAC - prefiro tons fechados como vinho.

E

STUDANTE DE DIREITO E MODELO FOTOGRÁFICA POR HOBBY, LARA BEZERRA DE MENEZES FEZ UMA BREVE PASSAGEM PELA FACULDADE DE MODA, MAS OPTOU PELA ÁREA JURÍDICA. AOS 19 ANOS, ELA MANTÉM A SAÚDE E BOA FORMA COM MUSCULAÇÃO E DIETA. ORIENTADA POR UM PROFISSIONAL, ELA SEGUE A RISCA O CARDÁPIO SAUDÁVEL. "RECOMENDO UM NUTRICIONISTA. NO COMEÇO, FOI SÓ PELA ESTÉTICA, MAS DEPOIS VI OUTROS BENEFÍCIOS E SENTI QUE A MINHA VIDA MUDOU. HOJE TENHO MAIS DISPOSIÇÃO E ME SINTO BEM MELHOR. BEBO BASTANTE ÁGUA, EVITO ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E ABOLI O SAL POR TOTAL!", REVELA LARA. "PONTO FRACO? DOCE. SAN PAOLO - MEU DESEJO DE TODOS OS DIAS: AMO", SORRI.

por

Mirella Lima | maquiagem Wagner Zirpolli | cabelo Sheylla Ambrosio

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Hidratante labial da EOS - uso sempre, mesmo bebendo muita água, meus lábios ressecam facilmente.

Pele

Protetor solar da Vichy

Pó e corretivo da MAC - minha pele é mista e praticamente não uso maquiagem, mas acho que vale a pena gastar um pouco mais comprando boas marcas.

Base e rímel Chanel Pincel Sephora

tricô

Simulassão

anéis, ear cuff e colar LaVie Jóias


IT'S HANDMADE

LOOKS COM BORDADOS DIFERENTES SE DESTACAM NAS COLEÇÕES MADE IN CEARÁ

NEXT SUMMER

NA ONDA SETENTISTA A ESTAMPA FLORAL VEM MAIS TREND, REGADA AO PERFUME RETRÔ

COSMOPOLITA SELVAGEM

UMA ANDARILHA FASHION TRAZ SUA CULTURA MULTIFACETADA

SEXY ARMY

O COMBO URBANO DE CAMUFLADOS EM VERDE OLIVA E TONS QUE LEMBRAM FOLHAGENS CONTINUA EM ALTA NO VERÃO


MODA

IT'S HANDMADE LOOKS COM BORDADOS DIFERENTES SE DESTACAM NAS COLEÇÕES MADE IN CEARÁ. SELECIONAMOS PARA ESSE SPECIAL SHOOTING O QUE HÁ DE MAIS PRECIOSO PARA NOSSAS LEITORAS! fotos

Nicolas Gondim | stylist Milena Lima | por Mirella Lima


Sensualidade e romantismo modelados por Almerinda Maria. Ela traz o rústico elaborado no vestido gola alta que encanta pela perfeição dos detalhes. Inspire-se nas divas!

brinco

LaVie Joias


veterano, querido pela mídia e pelo público, Ivanildo Nunes reverencia os traços do arquiteto niemayer e trabalha delicadamente o fino tule preto que recebe tratamento couture. palmas para Ivanildo e suas artesãs-bordadeiras!

anel e brinco

LaVie Joias


A tradicional marca Lenita Negrão que completa seus 29 anos apostou no azul das águas mediterrâneas e na nobreza de tecidos como linho bordado, guipure e renda vazada. Look curto e clean para esse casual wear.


A R do Sol traz na coleção beaches and festivals uma pegada resort e protagoniza a mulher wanderlust. aplicações de guipure de algodão, rendas filé e crochê valorizam o trabalho manual cuidadoso. opções de mini vestidos e batas seguem uma cartela de cores vibrantes que passeiam entre amarelo, laranja, vermelho, pink, verde e tonalidades de azuis.


foi de uma obra do pintor salvador dalí que veio a inspiração para a estilista cearense Gisela Franck desenvolver as peças dessa coleção. linho e palha contracenam juntos e dão um toque artesanal ao look.


a beach couture não poderia ficar de fora desse editorial. Bikiny Society traz sofisticação e criatividade nos trançados (e "destrançados") a mão. Nas cores, o branco é indispensável!

modelo

Talyta Moura

produção de moda Aline Matias assistente fotografia

Caique Burgos beleza Valéria Andrade tratamento de imagem

Kalil Macedo Creative Carbon


MODA

Next Summer NA ONDA SETENTISTA A ESTAMPA FLORAL VEM MAIS TREND, REGADA AO PERFUME RETRÔ. SAIAS LONGAS FAZEM PARCERIA COM PEÇAS CORINGA DO VERÃO NAS CORES VIVAS E FORTES DO SEVENTEEN SHOW! DICA MC: PARA ARRASAR NO LOOK 70'S USE ACESSÓRIOS COMO MAXI COLARES QUE REMETEM À ÉPOCA. fotos

Caio Ferreira | stylist Milena Lima | por Mirella Lima


camisa

Daslu

saia e cropped Miss Lolla รณculos

Design

Diamond


Armani Jeans Mar de Cores saia Miss Lolla colar Acessรณrios camisa top


vestido

Miss Lolla

colares e pulseiras Roberto Dias


blusa

Miss Lolla | calça Gaída | pulseiras finas Roberto Dias | pulseiras largas acervo

modelo Mariana De Pieri make Simone Cereja

| produção de moda Aline Matias | assistente de fotografia Abel Oliveira | hair Natália Rocha | tratamento de imagem Leandro Lopes Soares


MODA

Cosmo polita Selvagem UMA ANDARILHA FASHION TRAZ SUA CULTURA MULTIFACETADA NAS SOBREPOSIÇÕES PINCELADAS ENTRE CAMURÇA, MARROM E CAMELO. VERSÃO FRESH NO TOTAL LOOK! DICA MULHER CHEIROSA: APROVEITE AS TENDÊNCIAS E USE TONS TERROSOS TAMBÉM PARA O MAKE. fotos

Caio Ferreira | stylist Milena Lima | por Mirella Lima


vestido Caos para Evidência Collection

La Dulce Schutz anéis Roberto Dias colete

sandália


vestido Caos para EvidĂŞncia Collection

Espedito Seleiro Roberto Dias

mochila anĂŠis


Daslu Prada cintos GaĂ­da colar curto Forever 21 colar longo Fyi brinco Roberto Dias vestido

parka


Daslu La Dulce colete EvidĂŞncia Collection blusa

short

pulseira acervo


Evidência Collection Rockster para Gaída short Wagner Kallieno para Evidência Collection blusa

colete


vestido

Daslu

brinco e pulseiras Roberto Dias


modelo

Mariana De Pieri | produção de moda Aline Matias | assistente de fotografia Abel Oliveira Simone Cereja | hair Natålia Rocha | tratamento de imagem Leandro Lopes Soares

make


MODA

Sexy Army O COMBO URBANO DE CAMUFLADOS EM VERDE OLIVA E TONS QUE LEMBRAM FOLHAGENS CONTINUA EM ALTA NO VERÃO. MIXADO COM PRETO OU CINZA E INSPIRADO NOS UNIFORMES DE ALMA MILITAR ELE VEM COM CARA MAIS NOTURNA NESSE EDITORIAL. DICA MC: APOSTE NA MODELAGEM CONFORTÁVEL DAS ROUPAS E DE COTURNOS SUPER MACIOS! Caio Ferreira Milena Lima por Mirella Lima fotos

stylist


biquini e hot pants

Mar de Cores calรงa Handara vestido La Dulce colar acervo


Handara Gaída tênis Armani Jeans óculos Diamond Design

macacão blusa

colar e boné acervo


Daslu Mar de Cores รณculos Diamond Desing bota e mochila Armani Jeans blusa

hot pants


body e short Iury top

Costa Mar de Cores

bonĂŠ acervo


calรงa e blusa

Eva bota Fyi bolsa

Daslu


maiô

Mar de Cores

bota

Armani Jeans

calça cropped Iury

Costa

lenço e pulseiras acervo


conjunto EvidĂŞncia Collection Armani Jeans

bota


GaĂ­da Costa colar longo Fyi colar Acervo

blusa

saia Iury


La Dulce Mar de Cores calça Armani Jeans colar Fyi blusa

top

modelos

Líllian Castro (romualdo cassiano) Mariana De Pieri (dn models) Scarlett Prado produção de moda

Aline Matias

assistente de fotografia

Abel Oliveira

beleza líllian e mariana

Natália Rocha

make scarlett prado

Simone Cereja

tratamento de imagem Leandro Lopes Soares


E

GIULIANA ROMANO

UMA

LOLITTA

WAGNER KALLIENO

MODA | PASSARELA

SSA EDIÇÃO DO SPFW FOI ESPECIAL - NÃO SÓ POR TER EM SEU LINE-UP O ÚLTIMO DESFILE DE GISELE, MAS POR SER UMA EDIÇÃO DE VERÃO MARCANTE. AS ETIQUETAS MAIS IMPORTANTES DO PAÍS PROMETEM UMA ESTAÇÃO QUENTE, COM NOVAS MISTURAS E LEITURAS. CORES FORTES E PRIMÁRIAS FAZEM CONTRASTE COM TONS PASTEL, O BRANCO FLUIDO E AS PEÇAS E TECIDOS ESTRUTURADOS COM CARA DE 60'S GANHAM ESPAÇO. ESTAMPAS RIQUÍSSIMAS QUE SÓ O BRASIL SABE FAZER MARCAM PRESENÇA, E NOVAS TEXTURAS APARECEM PARA TODOS OS ESTILOS. NAS PRÓXIMAS PÁGINAS, UMA SELEÇÃO DOS MELHORES LOOKS DESSA TEMPORADA QUE, MAIS UMA VEZ, FAZ A GENTE ANSIAR PELO VERÃO. por

Mali Melo | fotos Agência Fotosite


WAGNER KALLIENO

AMAPÔ

WAGNER KALLIENO

AMAPÔ

S Ã O

P A U L O

F A S H I O N

W E E K


GLORIA COELHO

ADRIANA DEGREAS

2ND FLOOR

2ND FLOOR

ADRIANA DEGREAS

ADRIANA DEGREAS

AMAPÔ

2ND FLOOR


LINO VILLAVENTURA

SAMUEL CIRNANSCK

APARTAMENTO 03

GLORIA COELHO

PATRICIA VIEIRA

LINO VILLAVENTURA

SAMUEL CIRNANSCK

APARTAMENTO 03

GLORIA COELHO

S Ã O

P A U L O

F A S H I O N

W E E K


LENNY NIEMEYER

ACQUASTUDIO

PATRICIA VIEIRA

2ND FLOOR

LENNY NIEMEYER

ACQUASTUDIO

ACQUASTUDIO

PATRICIA VIEIRA


IÓDICE

TÊCA

TÊCA

GIG COUTURE

LOLITTA

TÊCA

GIG COUTURE

GIG COUTURE

S Ã O

P A U L O

F A S H I O N

W E E K


DIÁRIO DE BORDO | CUBA

CUBA

CUBA É MUITO MAIS DO QUE SE PODE IMAGINAR! A TOP BLOGGER BRUNA WALESKA VIAJOU RECENTEMENTE PARA A TERRA DE FIDEL CASTRO E SE ENCANTOU COM AS BELEZAS NATURAIS DO LUGAR. AGORA, ELA COMPARTILHA COM A GENTE DICAS PARA VOCÊ SE INSPIRAR E QUERER CONHECER ESTE PAÍS ÀS MARGENS DO MAR DO CARIBE. B W | P A por

runa

aleska

edição

riscila

lcântara

ROTA TURÍSTICA “Cuba tem muita história e belezas naturais. Nesta viagem conheci Havana, capital do país, e fui também para Varadero, uma praia linda, com 20 quilômetros de areia branca e água transparente”.

SOBRE HAVANA “Havana é uma cidade nostálgica, com carros e arquitetura bem antigos. Parece que lá, a gente está voltando para os anos 50 ou 60. É um país rico em tradição histórica e cultural, com pontos turísticos lindos e muito o que se explorar. Tem também o seu lado moderno, mas o colonial e o barroco predominam e é isso que faz a diferença”.

SOBRE VARADERO “Varadero fica, mais ou menos, a duas horas de Havana. É uma praia belíssima e considerada uma das mais bonitas do mundo, orgulho do país e refúgio de muitos artistas do mundo. Além do mar, que é de encher os olhos, grutas, lagoas e práticas de mergulho também têm na cidade. De dia, a programação é curtir a praia e o sol, a noite, um jantar e uma balada são programas certos”. 144 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS Têm muitos, mas existem aqueles que todo turista deve visitar. Por exemplo, o parque Al Mendares, o Cemitério de Colón, a Plaza de la Revolucion, o Cristo de La Havana, a Fortaleza de San Carlos, o Museu de a Revolucion, o Museu de Havana, a Catedral Square. Ah, o Museu do Rum e a fábrica de charutos são outros dois locais que vale muito a pena ir”.


OVER “Muito calor! Na época que fui (final de abril) estava muito quente. Indico irem entre novembro e fevereiro quando o clima está mais fresco e agradável”.

RESTAURANTES MAIS LEGAIS “Adorei todos que fui, mas Le Chansonnier, Rio mar, Vistamar e La Guarida são os mais top’s”.

PARADA OBRIGATÓRIA “Existem dois pontos de parada obrigatórios, que foram eternizados por Ernest Hemingway. ‘My mojito in La Bodeguita’ e ‘My daiquiri in El Floridita’. Então, tem que ir aos dois bares e tomar os dois drinks! La Bodeguita Del Medio, para tomar mojitos e assinar na parede, e El Floridita, para tomar daiquiri!”.

ESTADIA “Para conhecer bem e usufruir bastante dessas duas cidades, aconselho ficar de 7 a 10 dias. É o tempo ideal”.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 145


MODA | PASSARELA

DFB2015 LENITA NEGRÃO

foto

Nicolas Gondim

O DRAGÃO FASHION BRASIL REALIZOU SUA EDIÇÃO DE 2015 COMEMORANDO O SUCESSO DESSE OUSADO PROJETO QUE SE TORNOU A MAIOR SEMANA DE MODA AUTORAL NO PAÍS. FORAM QUATRO DIAS DE DESFILES, CHEIOS DE NOVOS CONCEITOS E IDEIAS INDISPENSÁVEIS PARA MOVIMENTAR A MODA. SELECIONAMOS OS MELHORES LOOKS APRESENTADOS NAS PASSARELAS DO DFB2015 PARA TRAZER PARA AS PÁGINAS SEGUINTES. por Mali Melo | fotos passarela Roberta Braga - Riccardo K. e Leila Motta


LINO VILLAVENTURA

ANDRÉ SAMPAIO

ALMERINDA MARIA

ALMERINDA MARIA

LENITA NEGRÃO

LENITA NEGRÃO

BIKINI SOCIETY

BIKINI SOCIETY

BIKINI SOCIETY

LINO VILLAVENTURA

CHRISTINA CRAWFORD

CHRISTINA CRAWFORD

ALÁDIO MARQUES

D R A G Ã O F A S H I O N

B R A S I L


PAULO MARTINS

MELK Z DA

ALMERINDA MARIA

MELK Z DA

LINDEBERGUE FERNANDES

ASAP

ANDRÉ SAMPAIO

ASAP

ASAP

LENITA NEGRÃO


LIZZI

LINDEBERGUE FERNANDES

JADSON RANIERE

IVANILDO NUNES

REBECA SAMPAIO

LIZZI

REBECA SAMPAIO

JADSON RANIERE

IVANILDO NUNES

PAULO MARTINS

MELK Z DA

LINDEBERGUE FERNANDES

D R A G Ã O F A S H I O N

B R A S I L


RICCARDO SAN MARTINI

VITORINO CAMPOS

JEFFERSON RIBEIRO

RONALDO SILVESTRE

RICCARDO SAN MARTINI

RONALDO SILVESTRE

RCHLO

UFC (CONCURSO DOS NOVOS)

GISELA FRANCK

RCHLO

VITORINO CAMPOS

UEL (CONCURSO DOS NOVOS)

WIEDER SILVEIRO

VITORINO CAMPOS

WIEDER SILVEIRO


PAULO MARTINS

LINDEBERGUE FERNANDES

UFC (CONCURSO DOS NOVOS)

JADSON RANIERE

LINO VILLAVENTURA

LENITA NEGRÃO

ALÁDIO MARQUES

fotos

Backstage Nicolas Gondim

IVANILDO NUNES

ALMERINDA MARIA

RCHLO

ANDRÉ SAMPAIO

ASAP

D R A G Ã O F A S H I O N

B R A S I L


DIÁRIO DE BORDO | EUA

Estados Unidos A viagem PAULINHA SAMPAIO "Para começar, demos um título para a nossa viagem: "The Dream Trip". Pois, além de fazer shooting para algumas marcas de Fortaleza, queríamos também curtir e aproveitar o lifestyle americano, que é um sonho. O nosso primeiro destino foi Las Vegas, que é um verdadeiro parque de diversões, mas para adultos". EDITH GOMES "Foi uma experiência incrível estar em Las Vegas e conhecer um lado diferente dos Estados Unidos, já que o lugar nada se assemelha a Orlando, Nova York e Miami".

AS FASHION BLOGGERS PAULINHA SAMPAIO E EDITH GOMES MOVIMENTAM O MUNDO! AS BELAS CEARENSES ESTIVERAM RECENTEMENTE NOS ESTADOS UNIDOS QUANDO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER, ENTRE UM SHOOTING E OUTRO, ALGUNS DOS LOCAIS MAIS LINDOS E EXÓTICOS DO PLANETA, COMO LAS VEGAS, LOS ANGELES E O GRAND CANYON. SE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE NENHUM DESSES LUGARES, A VIAGEM DE CINEMA DAS DUAS PODE SER UMA INSPIRAÇÃO E TANTO. P S E G | P A por

aulinha

ampaio e

dith

omes

edição

riscila

lcântara

NightLife Las Vegas EDITH GOMES "Tudo é diversão e balada. Há muita música, luz e cor por Las Vegas. A iluminação local com painéis de leads e letreiros luminosos tornam a cidade ainda mais chamativa e vibrante. A vibe é de uma alegria descomunal. Uma dica para quem quer curtir a noite: vá à rua principal, que é a The Strip, onde se localizam a maioria dos hotéis e cassinos". PAULINHA SAMPAIO "A grande atração da cidade realmente são esses hotéis cassino e seus variados temas, como o hotel Paris, o hotel Veneza e o hotel Egito. Todos eles possuem um diferencial. Destaco o hotel Bellagio que é lindo e encanta com a sua dança das águas".


O charme de Moda em Los Las Vegas Angeles EDITH GOMES "Em Las Vegas há uma parte antiga que remete à década de 1950 e 1960. É algo que fascina e bem vintage. Você respira historia".

PAULINHA SAMPAIO "Demos um pulinho também em Los Angeles. Por lá, optei por usar composições "All White". Sempre acho tão chique".

lugar em Moda em Las Melhor Los Angeles é... Vegas EDITH GOMES "Amo tênis e sapatos. Por isso, optei por usar no dia a dia vários tênis brancos e roupas mais descoladas, com uma vibe alegre e descontraída. O interessante é que as pessoas na cidade se vestem realmente como querem. Algumas estão mais arrumadas e outras nem tanto e não há nenhum tipo de preconceito quanto a isso. A verdade é que elas gostam de se vestir diferentes e não se espera que o outro repare nisso".

PAULINHA SAMPAIO "...o Píer de Santa Mônica. O lugar é lindo e muito charmoso. Amei os restaurantes e lojas". EDITH GOMES "...o Píer de Santa Mônica foi disparado o meu lugar preferido nessa viagem. Me apaixonei por cada detalhe".

PAULINHO SAMPAIO "Pela manhã em Las Vegas faz sol e isso permitiu com que eu usasse roupas leves, além de fazer uso de um acessório indispensável: os óculos. Confesso que não levei muitos para a viagem não, pois quis comprar por lá, já que há uma enorme variedade de peças e os preços são bem mais acessíveis. Durante a noite, optei por looks mais charmosos ao usar botinhas e lenços".

GRAND CANYON PAULINHA SAMPAIO "Uma das sessões de fotos aconteceu no famoso deserto do Grand Canyon West. A viagem durou três horas de carro partindo de Las Vegas, mas valeu a penas devido a sua vista empolgante. Inesquecível". EDITH GOMES "Só posso complementar afirmando que é arrepiante e incrível".


BURBERRY PRORSUM

BURBERRY PRORSUM

BURBERRY PRORSUM

MODA | PASSARELA

Resort AS COLEÇÕES DE RESORT MOVIMENTAM A MODA ENTRE OS DESFILES PRINCIPAIS, E MARCAS COMO CHANEL E LOUIS VUITTON APRESENTARAM DESFILES RECHEADOS DE NOVIDADES E COMPOSIÇÕES DE ENCHER OS OLHOS. ALÉM DAS TENDÊNCIAS VISTAS NO VERÃO, ESTA TEMPORADA TROUXE RENOVAÇÃO NOS MATERIAIS E CONTRUÇÕES, DANDO MUITA INSPIRAÇÃO PARA O STREETWEAR. POR MALI MELO | FOTOS DIVULGAÇÃO


BOTTEGA VENETA

BOTTEGA VENETA

BOTTEGA VENETA

BOSS

CHANEL

BOTTEGA VENETA

BOTTEGA VENETA

BOSS

P A S S A R E L A

I N T E R N A C I O N A L


CHRISTIAN DIOR

CHRISTIAN DIOR

CHANEL

CHANEL

CHANEL

CHANEL

CHANEL

CHANEL


LOUIS VUITTON

LOUIS VUITTON

LOUIS VUITTON

LOUIS VUITTON

LOUIS VUITTON

MAX MARA

BOSS

CHRISTIAN DIOR

P A S S A R E L A

I N T E R N A C I O N A L


DIÁRIO DE BORDO | NY

NOVA YORK para íntimos

Soho

NOVA YORK JÁ VIROU UM DESTINO BEM ROTINEIRO PARA ALGUNS, E ATÉ QUEM AINDA NÃO FOI JÁ SABE BEM AONDE IR E O QUE DEVE FAZER NOS SEUS PRECIOSOS DIAS NA BIG APPLE. AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS RECOMENDAM, A BLOGUEIRA JULIE MIRANDA, QUE HOJE MORA NA CIDADE, INDICA O CAMINHO INVERSO, POIS NY E VAI ALÉM DA TIMES SQUARE E DA 5ª AVENIDA. CLARO, QUE UMA PASSADINHA PELAS LUZES BRILHANTES DA TIMES VALE A PENA, MAS NADA DE FAZER DESSE DESTINO O RITUAL DIÁRIO. TEM MAIS... por

“No Soho você encontra as mesmas lojas da Times Square, até mais, porém, menos tumultuadas e mais achados de moda e tendências. Se o seu foco é moda, é lá que você deve ‘fuçar’ por novidades e street style! São várias lojinhas espalhadas, desconhecidas e com roupas e preços incríveis! Vale muito a pena”, indica Julie.

Gastronomia Nova York é também um centro gastronômico. Todo bairro tem suas peculiaridades, restaurantes maravilhosos e é difícil escolher um como favorito, mas se os seus 158 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Julie Miranda | edição Priscila Alcântara

dias estão contados na cidade, Julie indica os seus favoritos para você também visitar. “O Milos, é um restaurante grego maravilhoso; o Zuma, é de comida japonesa, inaugurado recentemente e um dos meus preferidos; ótimo para um brunch é o Buvette, um bistrô francês, supercharmoso e de comida impecável. Além desses, o The Loeb Boathouse, que fica bem no meio do Central Park, tem uma vista maravilhosa, uma casa de vinhos bem selecionados e pratos incríveis. É perfeito para ir à dois ou com a família para alguma comemoração especial”.


Lounge preferido O TAO Lounge, é um badalado lounge que toca hip hop e os hits mais atuais. Tem muita gente bonita e animada e é daqueles locais que você vai para ser visto. “Fica ao lado do restaurante Tao Downtown, um japonês muito animado, com a decoração sensacional e com música alta para animar o pessoal depois do jantar”, revela Julie.

Markets “Além de restaurantes, eu adoro indicar os markets para as pessoas irem durante o dia. O Eataly, já é bem conhecido e eu não canso de indicar, inclusive acabou de inaugurar em São Paulo também. É um mercadão italiano com vários restaurantes dentro, maravilhoso e ótima opção para almoçar com a família depois das andanças das compras!”. O Chelsa Market também é outra indicação de Julie. Segundo ela, é um complexo de lojas, restaurante e fábrica. “É lá onde as pessoas comem aquela famosa lagosta enorme vermelha que muita gente posta foto”, diz. Mas o mercado vai muito além disso! Lá, os visitantes podem degustar de um verdadeiro manjar gastronômico. “Tem muitas delícias, como cookies, temperos, cafés, massas, sanduíches, sushis. Tem de tudo e para todos os gostos. Quer saber, vá com muita fome”. Anotem essa! E se você pensa que acabou, nada disso! Julie acrescenta que o recém-inaugurado Gansevoort Market, é encantador, com várias opções de culinária mundial. ‘É uma delícia o sorvete de cheesecake. É simplesmente para comer rezando”.


Passeios ao ar livre “Se você vier em qualquer época que não seja o inverno rigoroso, fica uma superdica de alugar uma bike e ir andar pelo Central Park, pelo Hudson River, Brooklyn Bridge ou simplesmente explorar a cidade nas duas rodas! Nova York é uma cidade praticamente toda plana, então seja caminhando ou pedalando, explore a cidade e descubra vários cantinhos charmosos pelos bairros. Não se prenda às grandes avenidas, a cidade é supe segura, então vá pelo Upper East, Upper West, Meatpacking District...”.

Para badalar Teatro

É impossível ir à NY e não assistir a um musical. Os clássicos Fantasma da Ópera, Rei Leão, Os Miseráveis estão entre os preferidos, mas o que muita gente não sabe é que muitos espetáculos estão além da Brodway. “As peças off Brodway são sensacionais. Quem puder assistir Sleep No More e Fuerza Bruta não vai se arrepender”, ressalta Julie.

Para quem adora curtir a night, Julie é enfática e indica seus lugares preferidos. “Os Speakeasy bars são bares que existem desde os anos 20, desde quando o álcool era proibido, mas eles continuam funcionando até hoje. De uns anos para cá eles viraram moda e, particularmente, é um dos meus lugares preferidos. Ficam escondidos por trás de lojas ou em becos, mas quando você entra é um espaço enorme, com boa música e cheio de gente bacana. Adoro o The Backroom, Bathtub Gin, Employeers Only, Fat Cat “.

Jazz

“Quem gosta e curte um bom jazz, não pode deixar de ir para um desses bares da cidade e curtir uma noite maravilhosa com um delicioso jantar e muita música boa. Smoke Jazz Bar, Standard Jazz, Blue Note são muito legais e nas noites de quinta-feira o lounge do Mandarin Oriental é uma boa pedida”. 160 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Gostaram das dicas? É um pouco fora da rota turística, mas com certeza lhe dará umas férias incríveis e bem originais. NY se reinventa diariamente, então todo dia é cheio de novas descobertas. www.mul herchei ro sa.com .b r


Op

í

n

p

g

...

O D m P d L gun é um H z d m p n C á, Aqu z (n m n d Igu p ), n g d n E Aqu z v , um mp nd m n u í ti d ux n N d , m um mp d g d 18 bu , 35 m nu d A p In n n P n M tin , F z . Em p n n m n u z , D m P d L gun á n uíd ng d um g d 15m m2 200 m d n m . Um d m x u v p mí d , m 64 qu 38 W ,n g d vé d um g n v gáv . A y , m p n p v tiv d àp , ã n d m x u v d . O gm d p d g m é M P n ã , m é d m n ã, á d pô d j n n u .

K d’ C ub | Equ p d m n Au d u |Qu d d Tên

P

m tiv d d | p tiv , Fu b

u n àb d p n | S yg m d ,C n d

m d |M g |C n d ng

|E p ç fi n é 400 p

Dom Pedro Laguna, Um resort para vivenciar tudo o que se espera em um ambiente de beleza, calma e tranquilidade.


ESTILO | BLOGGERS

maiô e braceletes

Bikiny Society

POWER GIRLS INSPIRADOS NA COLEÇÃO RESORT, AS BLOGGERS SCARLETT PRADO E NATASHA BRÍGIDO FIZERAM UM SHOOTING PRA LÁ DE ESPECIAL. DETALHE DAS PEÇAS-CHAVE PARA CURTIR O VERÃO. fotos

Rafa Eleutério (voir image) | por Aline Matias | edição de imagens Igor Dantas (voir image)


regata

Rouge Mar

hot pants de Cores cinto

La Dulce Miu Miu

รณculos

beleza Scarllet Josy Machado


Bikiny Society Forever 21

pareĂ´ e brincos pulseiras


La Dulce Mar de Cores argola Bikiny Society top e braceletes hot pants

beleza Natasha Juninho


ENTREVISTA

EU SOU UMA APAIXONADA PELA VIDA. AMO TUDO O QUE FAÇO, SÓ TENHO A AGRADECER. POR ISSO ACHO QUE SEMPRE RECEBO MAIS.

Mulher Cheirosa - Por que Jericoacoara? Paula Simões - Jericoacoara é um lugar único no mundo. Tem uma energia incrível. A parte das belezas naturais, a vila possui restaurantes charmosos, com música ao vivo, gente de todos os lugares do mundo. Além disso, o nosso Ceará possui uma condição climática que permite o turismo todo o ano. Sol com uma brisa maravilhosa. Enfim, não tem como não se apaixonar por Jeri.

foto

Nicolas Gondim

MC - Qual seu principal desafio no atual mercado hoteleiro? Paula Simões - Prover o melhor atendimento aos nossos hóspedes, para isto, nós temos trabalhado de forma árdua formando equipe, profissionalizando a mão-de-obra local e trazendo também gente com experiência que contribua neste projeto. Com a abertura do Essenza Hotel, nosso produto de luxo, temos destacado Jeri como destino para o público mais exigente e atingindo viajantes que até então não conheciam aqui.

PAULA SIMÕES ESSENCIAL É SER FELIZ 168 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

MC - Em certa época uma declaração da gerente Laura Squeri afirma que o Essenza esperava muitos argentinos para a temporada. Existe um público fiel de estrangeiros em seus empreendimentos de Jeri? Paula Simões - A Laura, nossa gerente do Essenza, e também responsável pelo comercial do grupo fez um importante trabalho de divulgação com os argentinos. O fruto deste trabalho é que muitos têm chegado para hospedar-se conosco e desfrutar de Jericoacoara. Mas não só os argentinos são nosso público, recebemos gente de todos os lugares do mundo, italianos, franceses, alemães, todos vêm à Jeri em busca de diversão, bons ventos e hospedagem de qualidade. MC - Quais os principais diferenciais do Essenza? Paula Simões - O Essenza é um hotel de serviço exclusivo. Todos os apartamentos são vista mar. O Essenza Cult, os apartamentos situados no primeiro andar, possuem todos uma piscina privativa, que permite assistir o famoso por do sol de uma forma única. Os apartamentos debaixo, que chamamos de Essenza Lounge, têm uma varanda completamente integrada à piscina e à praia de Jeri. Escandaloso de tão lindo! MC - Sistema de soft opening, ecoturismo e outras características acentuam a presença dos www.mul herchei ro sa.com .b r


QUEM NÃO GOSTARIA DE CURTIR A NATUREZA DE UMA DAS MAIS BELAS PRAIAS DO BRASIL, PRINCIPALMENTE SE ESTIVER HOSPEDADO EM UM LUGAR SUPER GOSTOSO E TOP EM HOTELARIA? COM CERTEZA MUITAS PESSOAS QUE JÁ VISITARAM JERICOACOARA, A QUERIDINHA DO LITORAL CEARENSE, AINDA NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER DUAS MARAVILHAS DO LOCAL: BLUE RESIDENCE HOTEL E ESSENZA HOTEL. OS DOIS FAZEM PARTE DA MESMA REDE HOTELEIRA E, ALÉM DE ATRAIR TURISTAS DO MUNDO INTEIRO, TAMBÉM CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE RENDA E PROJETOS AMBIENTAIS. POR LÁ, TAMBÉM JÁ PASSARAM VÁRIAS CELEBRIDADES E ANÔNIMOS QUE CERTAMENTE VIRARAM FÃS DE CARTEIRINHA DO LOCAL. A FRENTE DESSES EMPREENDIMENTOS, TEMOS PAULA SIMÕES, MULHER VISIONÁRIA, CONECTADA COM UM PÚBLICO QUE CADA VEZ MAIS EXIGE BONS PRODUTOS E SERVIÇOS AONDE QUER QUE VÁ. DESCONTRAÍDA, VAIDOSA E INTELIGENTE, ELA EXERCE UM MAGNETISMO COMPARADO AO DA LINDA JERI E É A ESCOLHA PERFEITA PARA PARTICIPAR DESSA ENTREVISTA! por Mirella Lima

Blue Residence Hotel

dois hotéis numa região próxima ao Parque Nacional se Jericoacoara. Como administrar luxo e tecnologia mantendo a sustentabilidade e preservação do meio ambiente? Paula Simões - Jericoacoara, como disse antes, tem moradores locais e empresários que vieram de várias partes do mundo que compreendem a importância de termos um turismo

sustentável. Criamos a Associação Empresarial Eu amo Jeri, que vem promovendo diversas ações de embelezamento, de tratamento do lixo. Ativamos a usina de reciclagem, que foi construída há 18 anos e nunca havia sido usada, estava abandonada. Deveríamos equipar adequadamente com coletores, esteiras, triturador. A intenção a longo prazo é fomentar a criação do aterro sanitário. O governador veio conhecer nosso projeto e estamos aguardando um retorno do Estado para nos auxiliar a realizar a operação com eficiência e segurança para quem trabalha. MC - A ponte aérea entre Jeri e o resto do mundo deixa espaço para cuidar da saúde e beleza? Quais as suas dicas para as mulheres que como você têm uma vida tão corrida? Paula Simões - Mulher tem que ser vaidosa. Eu trabalho com o público e mesmo com todas as andanças sempre dou um pulinho na Mulher Cheirosa, porque além de ficar mais bonita a gente gosta é de ser mimada. MC - Uma referência de hotel no Brasil e no exterior: Paula Simões - Essenza Hotel (risos)! MC - Um sonho de consumo: Paula Simões - Eu sou uma apaixonada pela vida. Amo tudo o que faço, só tenho a agradecer. Por isso acho que sempre recebo mais.

Essenza Hotel

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br


Essenza Hotel Em meio a dunas curvilíneas e alvas, e a longas cabeleiras de altos coqueiros, em Jericoacoara está localizado o hotel de alto-padrão Essenza. Sofisticação em meio à simplicidade da natureza faz com que esse hotel ofereça aos seus visitantes uma experiência única. Desfrutar do luxo de um ambiente climatizado que nada perde para um hotel de uma grande metrópole, com o prazer de poder contemplar a beleza do mar e da Duna Pôr do Sol. Entregue-se ao conforto somado ao poder tranquilizador desse paraíso natural.

O Sol e a Lua de JERI por

Simone Cereja

Blue Residence Acordar com uma paisagem ímpar diante dos olhos faz com que o dia comece bem melhor. O hotel Blue Residence sabe bem disso e resolveu investir em um clima intimista com a natureza sem abrir mão do conforto. Os quartos foram planejados com cozinha americana proporcionando assim ao hóspede a opção de preparar seus próprios pratos. Logo na sacada dos apartamentos, espreguiçadeiras convidam você a apreciar a beleza local com muita calma e relaxamento. Destaque para o café da manhã com vista para o mar inesquecível de Jericoacoara. Impossível não se inspirar!

170 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A


R. do Sol Sob a batuta da simpatia da Tia Mari, figura conhecida na cidade, a marca R do Sol convida aos turistas e moradores, conferir o melhor da moda beachwear. Além de aproveitar produtos femininos, masculinos e infantis da última coleção, você pode curtir um ótimo papo e dicas para se deliciar na cidade.

Forró da Tia Amélia Ir a Jeri e não visitar o Forró da Tia Amélia é improvável. A boa culinária ao som de música ambiente é a proposta do restaurante e casa de dança. Durante o dia, MPB e Samba Rock para acompanhar o almoço com estilo bem rústico. À noite, os pratos são acompanhados pelo arrasta pé do forró. Opção não falta para o público de todas as idades que frequenta o local. Dica do Chef: Beringela ao Molho de Tomate: tempero inexplicável e boa pedida aos vegetarianos. Beringela ao molho de tomate

Gelato e Grano Calor combina com sorvete. Em Jeri, o clima pede uma delícia refrescante como as preparadas carinhosamente pela Gelato e Grano. A sorveteria dispõe de várias opções que são produzidas diariamente. Nossa sugestão é o Mandarinetta, preparado com tangerina e a base de leite. O sabor é tão natural que até confunde com a própria fruta in natura. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

CONTATOS: ESSENZA: (88) 99989.0040 BLUE RESIDENCE: (88) 99914.0444 R. DO SOL: (88) 99840.7521 DONA AMÉLIA: (88) 98813.2087 GELATO & GRANO: (88) 99631.7759


DESTINO

Na terra dos cangurus A

Austrália possui uma identidade única e contrastante. Suas cidades ultramodernas, paisagem paradisíacas e regiões áridas e quase sem fim, chamadas Outback, encantam aos que escolhem esse país da Oceania para desbravar e conhecer a cultura local que é recheada de experiências, lugares e jornadas aborígenes. O lugar também é um paraíso para o surf, já que possui as mais radicais ondas de todo o planeta. E não poderia ser diferente, já que a Austrália é cercada por mais de oito mil ilhas e possui um dos pontos quentes para a prática, que fica na Grande Barreira de Coral de Queensland ao East Coast Dive Trail, na Tasmânia, por onde iremos começar a nossa viagem. Visitar a ilha e o estado da Tasmânia é mergulhar em um universo mágico cheio de cachoeiras escondidas em matas fechadas, trilhas que levam a florestas úmidas com árvores retorcidas abraçadas por musgos e animais não encontrados em nenhuma outra parte do planeta, como os coalas, cangurus e o diabo da Tasmânia. O lugar abriga centenas de picos montanhosos, parques nacionais, reservas e praias paradisíacas em tons turquesa e areias totalmente brancas. 172 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

CRADLE MOUNTAIN-LAKE SAINT CLAIRE NATIONAL PARK

QUE TAL SE AVENTURAR PELA OCEANIA E CONHECER A AUSTRÁLIA, UM DOS LOCAIS MAIS BONITOS DO MUNDO? NESTA EDIÇÃO, IREMOS VIAJAR COM VOCÊ POR ESSA REGIÃO ÚNICA, CHEIA DE ENCANTOS E QUE L VAI FAZER VOCÊ SE APAIXONAR. E por

duardo

ima

FRANKLIN-GORDON WILD RIVERS NATIONAL PARK


A região que mais atrai os aventureiros é o Cradle Mountain-Lake Saint Claire National Park, uma área com quase 200 mil hectares declarada Patrimônio da Humanidade. Outro parque nacional localizado na ilha e de grande procura é o Franklin-Gordon Wild Rivers National Park. Essa área é conhecida pelas sessões de rafting no rio Franklin, considerado um dos últimos rios selvagens de toda a Austrália. Agora, seguimos viagem para a capital australiana, Canberra, que é conhecida por sua linda vegetação natural que embeleza ruas, praças e parques. O centro da cidade está concentrado ao redor do lago Burley Griffin, aonde podemos encontrar as melhores opções em restaurantes, galerias com lojas, cafés, bares, museus com obras de arte. Ir ao Parque de Canberra é uma excelente opção de passeio na primavera, onde ocorre o maior evento de flores da Austrália, o Floriade.

RIO FRANKLIN

CANBERRA

Visitando Canberra você certamente terá um entendimento mais

NATIONAL GALLERY OF AUSTRALIA

profundo sobre os aborígenes que ali moravam, suas artes e tesouros. No Museu Nacional se encontra uma galeria que mostra essas histórias. Além de pinturas, é possível identificar a diversidade de valores como espiritualidade, identidade e sobrevivência. A National Gallery of Australia também tem uma área para exposição da cultura, história e assuntos contemporâneos por meio de uma grande coleção de pinturas feitas por artistas indígenas locais. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 173


DESTINO Para os que gostam de animais, a visita ao Zoo & Aquarium é imperdível. Esse é um lugar único na Austrália ao combinar jardim zoológico com aquário. Vale a pena! Já na área rural, há 20 minutos de Canberra, em Gold Greek Village, você poderá ver de pertinho a vida selvagem no Australian Reptile Centre, quando irá dar de cara com uma grande diversidade de répteis australianos. Lá também fica situado o National Dinosaur Museum que fascina pessoas de todas as idades com suas exibições de animais pré-históricos, incluindo ossos de dinossauros de 150 milhões de anos e réplicas de dinossauros feitas com base de fósseis originais. Partimos agora para o nosso último destino australiano: Sydney. Nada como iniciar o passeio conhecendo a Opera House, que é um dos ícones da cidade. O seu telhado impressiona qualquer um. É todo feito com placas de cerâmica branca como um grande mosaico. Por qualquer ângulo que se observe, a arquitetura é simplesmente fantástica e nada mais gostoso do que observá-la à noite de um dos restaurantes e cafés que ficam na charmosa e badalada Sydney Cove. Uma vez visitada, não deixe de caminhar pelo maravilhoso e bem cuidado Botanic Gardens, que fica ao lado na Opera House. Andar pelos arredores da Opera House irá lhe proporcionar uma visão espetacular de Sydney, dos barcos, da baía e da Harbour Bridge, que pode ser considerada uma das pontes mais bonitas do mundo. A ponte também é palco de um dos tours mais fantásticos que você poderá fazer em sua vida, caso não tenha problema com altura. Para quem curte compras, a dica é o cosmopolita Darling Harbour que conta com as mais importantes grifes internacionais. Além de ser um shopping center espetacular, nele se encontra o imperdível Sydney Aquarium, onde há uma permanente exibição de grandes tubarões, crocodilos e diversas espécies marinhas australianas. Acoplado ao Shopping, tem o Maritime Museum, que é indi174 | R EV ISTA MULHER CHE IRO S A

OPERA HOUSE

BOTANIC GARDEN

HARBOUR BRIDGE


SYDNEY AQUARIUM

cado para aqueles que se interessam por marinha e história das embarcações. Imperdível! Uma das atrações no centro de Sydney que vale a pena visitar é o Power House Museum, que é dedicado à tecnologia. Lá pode ser visto uma infinidade de máquinas à vapor, aviões e barcos antigos, curiosidades interativas e eletrônicas, além de efeitos especiais e até uma réplica da nave espacial. Para quem curte sol e bronzeado, a diversão fica na mais badala-

BONDI BEACH

da praia de Sydney, a Bondi Beach. Apesar de linda, espere por espaços concorridos. Caso queira algo mais intimista, vá em direção ao litoral da cidade. É lá que se encontram as belas praias de Dee Why, Narrabeen e Avalon. Todas elas são indicadas para a prática do surfe. Agora que você já sabe tudo sobre a Austrália, chegou a hora de arrumar as malas. Só nos resta desejar uma ótima e inesquecível viagem!

RUAS DE SYDNEY

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 175


MC | CULTURAL

CINEMA

LIVRO Manual da Mulher Bem Resolvida

Belas e Perseguidas Esta comédia, dirigida por Anne Fletcher e estrelada por Reese Witherspoon, Sofia Vergara, John Carroll Lynch e Rob Kazinsky conta a história de uma regrada policial que tenta proteger a sexy e extrovertida viúva de um chefe do tráfico enquanto elas atravessam o Texas sendo perseguidas por policiais corruptos e pistoleiros assassinos. Previsão de estreia: 09/07/2015.

DOCUMENTÁRIO

DFB na telinha Alan K., diretor de vídeos-documentários, já conhecia o evento Dragão Fashion Brasil profissionalmente. Por algumas temporadas ele foi câmera oficial da famosa semana de moda que acontece em Fortaleza, no Ceará, anualmente. Perspicaz, percebeu que o evento, idealizado por Claudio Silveira, tinha um diferencial. Assim, decidiu produzir um documentário, em parceria com a fotógrafa Roberta Braga e a jornalista e produtora Rozze Angel, com depoimentos de jornalistas, modelos, assessores e outros envolvidos no projeto. O filme, de uma hora de duração, conta, através destes personagens, como a história e a trajetória do evento de maior destaque no Ceará e um dos melhores do Brasil. Vale a pena conferir! 176 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Este não é um manual que vai transformá-la em uma mulher bem resolvida da noite para o dia. A ideia é fazer você perceber que existem outras maneiras de enxergar e vivenciar a vida, mais originais e divertidas. Este livro é um bate-papo sincero, que não pretende impor posições ou criar estereótipos. São apenas os pontos de vista de alguém que adora “tagarelar” sobre a alma feminina. Autora: Taty Ferreira | Editora: Planeta

TEATRO AVENIDA Q Avenue Q é um dos espetáculos mais irreverentes da Broadway! Um musical politicamente incorreto, com bonecos, atores e banda ao vivo e conta a história do recém-formado Princeton, que acaba de se mudar para um apartamento numa periferia de Nova York. Lá ele encontra Kate (uma monstra), Rod (o enrustido), Trekkie (viciado em pornografia) e Lucy Devassa (e preciso dizer mais?) e outros vizinhos hilários que o ajudam a descobrir seu rumo na vida! Com versão brasileira de Claudio Botelho, o musical tem censura de 14 anos e fica em cartaz do dia 2 a 26 de julho, Teatro ViaSul. Os preços variam de R$ 40 a R$ 70 reais. Mais informações no site www.avenidaq.com. www.mul herchei ro sa.com .b r


CD`S

DVD`S

Lenine – Carbono

Toca Lulu – Ao Vivo

Carbono é o título do sexto álbum de inéditas da discografia solo de Lenine. Com um repertório que traz 11 faixas inéditas produzidas por ele e com participações de Nação Zumbi, Orkestra Rumpilezz e Martin Fondse Orchestra.O título Carbono soa curioso e faz jus ao seu lugar na química, ciência estudada por Lenine na juventude.

Lulu Santos traz para o mercado um projeto só de sucessos. O DVD foi gravado na Fundição Progresso - RJ, com o público em coro cantando todos os hits que marcaram a carreira dele. Entre os hits estão, “Certo Alguém”, “O Último Romântico”, ”Como uma Onda”, “Aviso aos Navegantes” entre outras. Sem dúvida nenhuma, mais um projeto de sucesso desse grande artista!

Flores em Vida - Ao Vivo

Roberto Carlos em Las Vegas

A canção de enorme sucesso em 2014, Flores em Vida, batiza o novo álbum ao vivo da dupla, com repertório pronto para mobilizar um público que lhes é fiel há mais de 20 anos. O repertório traz faixas inéditas, além de inúmeros hits da carreira da dupla mais consagrada do país. Além da banda oficial, o espetáculo traz o reforço de uma orquestra que deu um toque de requinte ao show do ano!

Pela primeira vez se apresentando em Las Vegas, Roberto Carlos gravou o seu novo projeto “Roberto Carlos ao vivo em Las Vegas”, em DVD, no famoso e disputado MGM Grand Garden Arena. Um espetáculo inédito, com orquestra, coral e repertório exclusivo, canções cantadas em inglês, espanhol e italiano. Um verdadeiro sucesso!

AGENDE-SE RIO DE JANEIRO

FORTALEZA Nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho acontece o Fortal, a maior micareta indoor do Brasil. Tradição na cidade do sol, este ano é 24ª edição da grande festa que traz Ivete Sangalo, Bell Marques, Cláudia Leitte, Durval Lelys, Saulo, Wesley Safadão, Jorge e Mateus e muito mais. Além do corredor da folia, a Cidade Fortal (espaço que acontece o evento), tem camarotes, pista e arena, ou seja, diversão garantida para todos os gostos e bolsos. Os ingressos e abadás já estão à venda nas sedes do bloco ou pelo site www.fortal.com.br. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

RECIFE Entre os dias 18 e 27 de setembro, a cidade maravilhosa vai sediar, mais uma vez, o maior evento de música do mundo, o Rock in Rio. Comemorando 30 edições, grandes músicos do Brasil e do mundo vão subir aos palcos Mundo e Sunset e embalar a multidão. Metallica, Rihanna, Katy Perry, Queen, Elton John, Rod Stewart, John Legend, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, CPM 22 e muito mais já confirmaram presença. A música eletrônica também marca presença com dezenas de DJ’s e a MPB tem seu espaço no “Rock Street”. Os ingressos foram colocados à venda no início do ano, mas outro lote está em aberto. Informações pelo site www.rockinrio.com.

Mais um grande show internacional chega a Pernambuco em agosto: Bob Dylan, no dia 14, no Chevrolet Hall. Um dos artistas mais expressivos do ritmo Folk, Bob Dylan nunca se apresentou em Recife. O show faz parte de uma turnê que ele fará na America Latina, se apresentando ainda em São Paulo. Há mais de 13 anos, o cantor não realiza um show do Brasil e este, sem dúvida, está sendo superaguardado pelos fãs do astro, que podem comprar o ingresso pelo site www.chevrolethallpe.com.br.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 177


ENDEREÇOS colunafrisson.com.br

ALMERINDA MARIA Rua Romeu Martins, 743 - Montese Tel.: (85) 3498.5399 / 98726.8027

GAÍDA Shopping RioMar - Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu - Piso L2 - Tel: (85) 3265.7288

ALPHABETO Shopping RioMar - Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu - Piso L2 - Tel.: (85) 3033.0870

GF BABY Tel.: (85) 3283.4709 gfbaby.com.br

AMARELÔ amarelonet.com.br

GELATO & GRANO Tel.: (88) 99631.7759

ANJO COLOURS Rua Barbosa de Freitas, 791 - Meireles Tel.: (85) 3244.5225

GERMANA LIMA - PSICANALISTA CLÍNICA Avenida Santos Dumont, 847, sala 106 - Aldeotra Tel.: (85) 98846.5504 / 99116.4175 E-mail: germanalima.psi@hotmail.com

ARMANI JEANS Shopping RioMar - Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu - Piso L2

GLAMMA COSMETICS - DIKSON Tel.: (85) 3224.0537 E-mail: glamma.cosmetics@hotmail.com

ART ÓTICA Avenida Pontes Vieira, 2554 Tel.: (85) 3227.7222 Avenida Dom Luís, 20 Tel.: (85) 3224.8333 Rua Pedro Moreira, 205 Tel.: (85) 3231.4547 Avenida 13 de Maio, 1776 Tel.: (85) 3281.7172

HANDARA handara.com.br

AVENIDA Q - O MUSICAL DA BROADWAY avenidaq.com BIKINY SOCIETY Rua Monsenhor Bruno, 170 - Meireles Tel.: (85) 3045.3514 bikinysociety.com BLUE RESIDENCE Tel.: (88) 99914.0444 CLINÍCA MAGACHO Avenida Antônio Sales, 3443 1º andar - Dionisio Torres Tel.: (85) 3246.0829 cliicamagacho.com.br CRECHE ESCOLA ESPAÇO INTELIGENTE Rua Fonseca Lobo, 262 - Aldeota Tel.: (85) 3224.1800 | 3224.6722 espacointeligente.com.br DASLU Shopping RioMar - Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu - Piso L2 - Tel: (85) 3265.6638 DIAMOND DESIGN Avenida Dom Lúis, 1200 loja 123 - Pátio Dom Luís Tel.: (85) 3033.0707 DOM PEDRO LAGUNA Avenida Marginal do Empreendimento Aquiraz s/n Praia da Marambaia - Estrada do Iguape - Aquiraz Tel.: (85) 3388.3000 / 3388.3001 E-mail: reservas@dompedrolaguna.com dompedro.com ESPEDITO SELEIRO Tel.: (88) 3546.1432 / 99927.0402 espeditoseleiro.com.br ESSENZA HOTEL Tel.: (88) 999989.0040 EVIDÊNCIA COLLECTION Rua Eduardo Garcia, 625 - Aldeota Tel.: (85) 3013.7679 Shopping RioMar - Piso L2 FIGARO BARBEARIA CLUBE Rua Henriqueta Galeno, 603 - Dionisio Torres Tel.: (85) 3444.4020 Shopping RioMar - Piso E2 - Tel.: (85) 3234.6676 FILL SETE fillsete.com.br/blog FRISSON

Shopping RioMar - Piso L2 Tel.: (85) 3037.2024 Rua Érico Mota, 123 - Parquelândia Tel.: (85) 3287.6550 mulhercheirosa.com.br NÍVEA ALBUQUERQUE - NUTRICIONISTA CLÍNICA Hospital Monte Klinikum – Rua República do Líbano, 747 Meireles - Tel: (85) 98608-0977 OFF OUTLET BR-020 KM 12, 4º anel viário - Caucaia Tel.: (85) 3401.0600 offoutletfortaleza.com.br PARÁ MÓVEIS RÚSTICOS BR 222 Km 5 n° 7770 Tel.: (85) 3285.1406 paramoveis.com.br R2 ACADEMIA Shopping RioMar - Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu - Tel: (85) 2181-6331

HOSPITAL JÓRIO DA ESCÓSSIA Av. Antônio Sales, 3443 - Dionisio Torres Tel.: (85) 4008.6233 jorio.com.br

R. DO SOL rdosol.com.br

IURY COSTA Rua Maria Tomásia, 597 - loja 1 Tel.: (85) 3268.1539 / 99621.7449

ROUGE Rua Henriqueta Galeno, 576 - Dionísio Torres Tel.: (85) 3258.0147 Travessa Mei Mei, 30 - Meireles Tel.: (85) 3242.6374

IZABELLI FROTA - PSICÓLOGA Rua Albert Sabin, 51 – Guararapes Tel: (85) 3241-5421 / (85) 98527-6144 JOÃO PAULO MOREIRA - PERSONAL TRAINER Tel: (85) 98810-3479 LA DULCE Rua Henriqueta Galeno, 609 - Dionísio Torres Tel.: (85) 3261.8863 LAVIE JOIAS Rua Maria Tomásia, 764 - loja 01 Tel.: (85) 3242.1530 / 98816.4930 Shopping Iguatemi Tel.: (85) 98755.6010 / 99862.8554 e-mail: contato@laviejoias.com.br LARA HOTEL Prainha - Aquiraz Tel.: (85) 3361.5406 larahotel.com.br LÍQUIDO Rua Eduardo Garcia, 185, lojas 02 e 03 - Aldeota Tel.: (85) 3224.7347 MAR DE CORES - MZOOI Avenida Monsenhor Tabosa, 312 A - Praia de Iracema Tel.: (85) 3219.5711 MARCELO BORGES CAVALCANTE - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Rua: Coronel Linhares, 586, 6º andar – Dionísio Torres Tel: (85) 3261-0011 MARIANA BRAGA - PSICÓLOGA CLÍNICA Tel: (85) 98895-7716 MERCADINHOS SÃO LUIZ www.mercadinhossaoluiz.com.br MISS LOLLA Rua Ana Neri, 465 - Jardim América Tel.: (85) 3494.3175 | 98712.2009 MULHER CHEIROSA Rua Henriqueta Galeno, 596 - Dionísio Torres Tel.: (85) 3244.0807

RESTAURANTE DONA AMÉLIA Tel.: (88) 98813.2087

ROBERTO DIAS Tel.: (85) 99988.5544 ROMUALDO CASSIANO - MANAGER MODELS & ARTISTS Tel.: (85) 99907.9807 SARAH CASTELO BRANCO - PSICÓLOGA Rua Silva Paulet, 1739 – Aldeota Tel: (85) 3244-2244 SIMULASSÃO Av. Dom Luís, 1200 - Meireles Tel.: (85) 3267.3500 Shopping RioMar - Piso L2 SCHUTZ Av. Dom Luís, 495 - Aldeota Tel.: (85) 3261.4233 TELMA HOLANDA Avenida Jovita Feitosa, 1295 - Parquelândia Tel.: (85) 3223.4668 / 99985.9036 Shopping Portugaleria Rua Professor Otávio Lobo, 755 Tel.:(85) 3262.3242 / 99690.1111 TV CIDADE tvcidadefortaleza.com.br VERÚCIA DANTAS - PSICÓLOGA E PSICOPEDAGOGA Escola Espaço Inteligente Tel: (85) 3224-1800 VIRGÍNIA UCHÔA DO VALE - PSICÓLOGA ESPECIALISTA EM TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA Clínica Halasana – Rua Coronel Solon, 480 - Bairro de Fátima Tel: (85) 99966-7300 VIA SUL JEEP Avenida Santos Dumont, 7800 - Ala C - Dunas Tel.: (85) 3535.6400 viasuljeep.com.br ZENILCE BRUNO - PSCICÓLOGA, PEDAGOGA E SEXÓLOGA Pátio Dom Luís - Av. Dom Luís, 1200 - sala 1402 Meireles - Tel.: (85) 4011.2982

Direção Geral: Lilianne Veloso BELEZA FELIZ? PLENITUDE Gerente comercial: Arturo Veloso MULHER AUTOESTIMA 50 REALIZADA. Consultoria de negócios: Lilianne Veloso, VILÃ DA SAÚDE LIDERANÇA Egléia Paula, Laélia Melo e Eglantine Maia FEMININA HPV Revisão textual: Mirella Lima MODA A revista Mulher Cheirosa é uma ESTAÇÃO publicação trimestral, da Editora MC. A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos comerciais e pelos conceitos emitidos. Contatos para anúncios: (85) 3045.0403 ou revistamc@mulhercheirosa.com.br CAPA modelo Mariana De Pieri (dn models) Impressão: Halley S.A Gráfica e Editora fotos Caio Ferreira | assistente de fotografia Abel A

DA DE

E

QUER SER

DICAS PARA MELHORAR A

E SER TOTALMENTE

O PODER DA

FEMININA

PREVINA-SE!

OS CORTES DE CABELO

QUE ESTÃO

COM TUDO NA

#SPFW #DFB #RESORT

Compartilhe e siga as melhores tendências da temporada!

ANO 7 • Nº 26 R$ 12,00

www.mulhercheirosa.com.br |

@mulhercheirosaoficial | @revistamc

Oliveira | produção de moda Aline Matias | stylist Milena Lima | maquiagem Simone Cereja | cabelo Natália Rocha | camisa Armani Jeans | colar Acessórios | top Mar de Cores | saia Miss Lolla tratamento de imagem Kalil Macedo - creative carbon


Revista mulher cheirosa 26ª edição  
Revista mulher cheirosa 26ª edição  
Advertisement