__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

NY, LONDRES, MILÃO E PARIS


SORRIA.


Você pode, você merece!

Av. Antônio Sales, 3443 - Dionísio Torres Fortaleza/CE - Tel.: (85) 4008.6233 Email: clinica@jorio.com.br Visite nosso site: www.jorio.com.br Convênios: APCEF, BACEN, CASSI, CEF, CAMED


WWW.MULHERCHEIROSA.COM.BR

CAPA

RELACIONAMENTO

36 CABELO DE INVERNO Inspire-se

62 QUANDO VOCÊ ESTÁ FELIZ,

nas famosas e escolha o tom ideal para você.

70 Sexo e amor X Sexo e desejo. 80 MERCADO PREMIUM O crescente consumo dos produtos de luxo.

136 NY, LONDRES, MILÃO E

PARIS Reunimos alguns dos melhores looks que pisaram nas passarelas de Outono/Inverno 2015.

148 23

hábitos que podem sabotar a sua beleza.

166 Bê a Ba da vacinação infantil.

COMPORTAMENTO 58 ELE É PARA CASAR! Dicas para reconhecer se ele é o cara da sua vida.

96 SOLTEIRO CONVICTO Como se comportam os solteiros do século XXI?

MODA E ESTILO 74 ESTILO as tendências das blogueiras.

MULHER CHEIROSA

106 LIVRE E LEVE O resort 2015

36 TONS DE CABELO PARA O IN-

116 THE BRIDE Vestidos lindos

VERNO Inspire-se nas famosas e escolha a cor ideal para você.

40 QUEDA CAPILAR: RECONHEÇA E TRATE Previna-se desse problema, já!

44 ALONGAMENTO CAPILAR Co-

nheça os procedimentos mais top’s e renda-se a essa técnica.

46 MASSAGENS INTEGRADAS QUE PROPORCIONAM BELEZA E BEM-ESTAR Aproveite para relaxar e também perder medidas.

141

FAZ O OUTRO FELIZ Saiba o que fazer para ter uma relação duradoura e, porque não, eterna.

48 ROSTO RENOVADO COM A

LIMPEZA DE PELE O procedimento que promete deixar o seu rosto impecável!

66 CABELO MASCULINO 2015 As tendências que estão ditando moda para os homens.

chega cheio de bossa.

para encantar todas as noivas.

128 BEAUTY Cores e adornos inspirados na paleta de inverno para combinar com qualquer estilo.

SEXUALIDADE 73 TESTE Você está pronta para o sexo casual?

SAÚDE E BEM-ESTAR 152 QUANDO O SEU ORGA-

NISMO É O SEU PRÓPRIO INIMIGO As doenças auto-imunes suas especificações.

162 EM DIA COM A SAÚDE BU-

CAL Saiba o que fazer para ter um lindo e saudável sorriso.

156 COMBATENDO O ENVELHE-

CIMENTO DA PELE Descubra como manter a pele sempre linda e cheia de vida.


32 34 ALIMENTAÇÃO 86 O FIM DO EFEITO SANFONA Saiba como acabar de vez com esse problema!

TEEN 100 VIREI MOCINHA Saiba como

ajudar a sua filha a lidar com a primeira menstruação.

ENTREVISTA 82 ESTRELA DO PÂNICO A modelo Mari Gonzalez, repórter da atração, conta seus segredos de beleza e muito mais.

98 O NOVO GALÃ TEEN GLO-

BAL Conheça Paulo Delagnoli, o garoto de 24 anos, que está com tudo!

102 DIÁRIO (FASHION) DE

BORDO A blogueira Paulinha Sampaio revela para a gente os encantos do Chile.

134 BIENVENUE À PARIS A blog-

ger Bruna Waleska conta porque Paris está sempre na sua rota turística.

114

SEMPRE AQUI 16 MC NEWS Últimos lançamentos.

18 MC DESEJO Sonhos de Consumo.

20 MIX CHIC Tudo o que há! 22 MC EM FOCO Dicas preciosas. 24 + BELEZA Produtos infalíveis. 26 + TENDÊNCIA Escolha uma peça-chave da estação.

54 PERFIL A primeira-dama do

Estado, Onélia Leite Santana.

88 MEXA-SE Pratique Crossfit e tenha o corpo do seu sonho.

158 EU, LEITORA “Minha filha tem autismo, e daí?”

168 MC GOURMET As delícias de Salete.

170 DESTINO Aproveite e se

divirta muito na maravilhosa Califórnia.

176 MC CULTURAL Dicas de livros, CDs e DVDs.

177 AGENDE-SE Programação de shows e eventos.

178 ENDEREÇOS Onde encontrar.


EDITORIAL

Ritmo de festa E

stamos em festa e comemorado em grande estilo, afinal chegar 25ª edição é um privilégio e uma grande vitória. Quanto amor envolvido, como me sinto feliz e realizada a cada revista finalizada. Temos muito trabalho, fazemos muitas pesquisas, são muitas noites acordadas, mas também muitos dias bem vividos e muitas alegrias e ideias compartilhadas. Essa mistura de sentimentos que faz a gente ser quem somos e chegar aonde chegamos. E claro, isso não seria possível sem a parceria das nossas queridas e fieis leitoras, por isso, meu muito obrigada a vocês! Agora vamos conhecer um pouquinho mais da nossa mais nova edição? Como já é de se imaginar tem tudo para encher os olhos e palpitar o coração. Os editoriais de moda estão lindos e vão deixar todo mundo ba-ban-do! Invadimos o Colosso Lake Lounge e exploramos o máximo da moda praia com estampas, sobreposições e o luxo da renascença. As noivinhas vão adorar os looks que preparamos para elas se inspirarem para o tão sonhado dia D e como vocês sabem que as nossas bloggers ditam as tendências, elas chegam mostrando como usar os tons deste inverno. Ah, já ia esquecendo, a linda cearense Georgia Busgaib, que também é coleguinha do Caldeirão do Huck, passou no estúdio da revista e fez seu primeiro ensaio depois do nascimento da filha Giovana. E isso é só o começo! Nossas

12 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

matérias estão incríveis e tenho certeza que você vai gostar. Tem saúde, beleza, bem-estar entrevistas com artistas e muito mais. Você vai ficar por dentro das causas e dos tratamentos da queda capilar, os benefícios da limpeza de pele, os principais cuidados com a saúde bucal, saber tudo sobre doenças autoimunes e vacinação infantil, além de dicas para o dia a dia sobre família, relacionamento, sexualidade entre outros assuntos que a gente sabe que você gosta e é exatamente por isso que vamos tão a fundo e preparamos tudo com tanto carinho e dedicação. Quero aproveitar e fazer um agradecimento especial a minha equipe maravilhosa que junto a mim faz acontecer este projeto tão grandioso e compensador. É isso aí, gente! Agora, vamos nos permitir a apreciar cada página, cada imagem, cada palavra... E já já chega a 26ª edição para vocês com muito mais novidades! Aguardem e até lá!

Lilianne Veloso Diretora Executiva @lilianneveloso


SALA VIP

NOIVAS O fotógrafo Nicolas Gondim busca o melhor ângulo no lindo espaço Palace Bistrô para clicar nossas noivas e seus vestidos deslumbrantes. Detalhe para a maquiagem e cabelos ornados com tiaras e adornos lindos, de brilhar os olhos.

MAKING OF Detalhe da lente do nosso colaborador, o fotógrafo Gabriel Correia no shooting das blogueiras que agitou uma tarde no Barney's Burger. Abaixo click na Mulher Cheirosa RioMar da nova ruiva da city, Edith Gomes.

COLOSSO O Colosso Lake Lounge foi palco do nosso editorial de resort. A equipe aproveitou o espaço lindo e aconchegante que serviram de inspiração, para renovar a energia, merecidamente.

CAPA Click nos bastidores da nossa capa, com a modelo Andréia Schultz, através das lentes do fotógrafo Nicolas Gondim.

www.mulhercheirosa.com.br @mulhercheirosaoficial @revistamc


MC | NEWS

Para elas A maison Lancôme estreou 2015 com a nova fragrância La Nuit Tresor. Especialmente dedicado às mulheres que não abrem mão de um perfume forte e marcante, este, sem dúvida, veio fazer história. Criado pelos perfumistas Christophe Raynaud e Amandine Marie, a composição é anunciada como um afrodisíaco gourmand, representando o lado negro da rosa, misturando notas de rosa preta com orquídea baunilha do Tahiti. Tem também acordes de incenso natural, papiro, patchouli e lichias. O frasco é decorado com uma rosa preta em cetim, com a forma de um diamante e um laço e está disponível em frascos de 30, 50 e 100 ml.

Jardim de flores A grife Chanel não cansa de inovar e quando o assunto é make, ela sai na frente e, convenhamos, arrasa! Inspirada na temporada de flores nos jardins, a nova coleção Rêverie Parisienne é de fazer qualquer beauty lover apaixonar-se em segundos. Corais vibrantes e rosas acetinadas são algumas das cores em destaque da collection que tem esmaltes, batons, base, lápis, máscara, paleta de sombras e blush. É uma cor mais linda que a outra!

Pele de porcelana O laboratório Givenchy criou um creme facial superpoderoso para ser usado durante o dia como um novo passo – e essencial – no seu ritual de beleza. Altamente eficaz, com textura concentrada e um cheirinho suave, o produto promete deixar a pele mais firme, lisinha, livre das marcas de expressão e das rugas ao redor dos olhos e, claro, com uma aparência radiante. Ele veio para complementar a linha Smile 'N Repai, que já está no mercado e faz muito sucesso entre a mulherada.

Em defesa ao sol Schwarzkopf Bonacure Sun Protect é o tratamento completo que limpa, hidrata, condiciona e proporciona brilho intenso aos fios expostos frequentemente ao sol, pois protege as fibras capilares das radiações solares e dos radicais livres, dando as madeixas um brilho extra e a hidratação certa. Formulado com Óleo de Manoi e vitamina E, estes ativos tem ação imediata na nutrição dos fios, sem contar que a tecnologia Amino Cell Rebuild, recupera a elasticidade natural dos fios, fortalecendo o interior das fibras capilares. Agora você pode pegar o seu sol sem se preocupar com a vitalidade dos seus fios, afinal, na Mulher Cheirosa tem este kit incrível para cuidar dos seus cabelos. 16 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A


Tratamento de primeira linha A Kérastase traz ao mercado o produto que faltava para tratar e revitalizar os seus cabelos. Ao contrário dos outros cremes, Kérastase Elixir Ultime Sérum tem em sua composição nada menos que 15 óleos que prometem hidratar, dar luminosidade, brilho, maciez, movimento, eliminar o frizz e as pontas duplas nas madeixas lisas (ou alisadas). Ou seja, em um só produto tem tudo que você precisa para garantir mais beleza e saúde aos seus cabelos. Essa novidade você encontra, é claro, na Mulher Cheirosa. Garanta logo o seu!

Loiro bem tratado As loiras de plantão vão adorar essa supernovidade para deixar seus cabelos iguais aos das artistas de TV: a linha Blond Me, é o lançamento da Schawarzkopf, que veio para realçar ainda mais a beleza deste tipo de fio. O shampoo, o condicionador e as máscaras de tratamento prometem recuperar profundamente os cabelos, fortalecendo fio a fio da raiz as pontas, hidratando desde o couro cabeludo e, consequentemente, devolvendo às madeixas mais brilho e luminosidade. Maravilha, né? As platinadas podem “correr” para a Mulher Cheirosa para adquirir esse kit indispensável para os seus cabelos.

Reconstrução capilar Chegou ao fim o seu problema com cabelos danificados! A linha Sebastian Penetraitt, com shampoo, condicionador e máscara de tratamento, é formulada a base de proteína de soja, seda e trigo que higieniza suavemente, enquanto que reconstrói o fio. Imediatamente, os fios são restaurados e revitalizados, dando resistência, maciez e elasticidade aos cabelos que ficam muito mais suaves ao toque e brilhosos desde a fibra capilar até as pontas. Realmente é uma verdadeira revolução para a saúde e a beleza dos seus fios e esse kit supermoderno é claro que está disponível na Mulher Cheirosa.

Olhos coloridos Os novos delineadores Technakohl Liner, da M.A.C, vão dá um novo estilo para o seu olhar. Retrátil e de fácil aplicação, sua fórmula é cremosa e deposita cores ricas, para deixar seu visual ainda mais deslumbrante e fashion. São 27 cores vivas em uma coleção de tons metálicos, perolados, néons e intensos. Duradouro, conta com uma combinação de ceras vegetais e é resiste à umidade por até oito horas. Pronto! Agora não tem mais desculpas para você dar vida e cor ao seu make.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 17


MC | DESEJO

Não tem preço

Sem dúvida, 2015 é o ano do ator Jamie Dornan. O intérprete de Christian Grey, de 50 Tons de Cinza, alavancou na carreira depois desse superdesafio, mas engana-se quem pensa que essa é a estreia dele na telinha! O jovem, de 32 anos, foi músico, modelo da Calvin Klein, da Dior e da Armani e atuou em pequenos seriados até ser escalado para esse papel, que desde então, o transformou no astro do momento, principalmente no gosto da mulherada, tornando-se o queridinho do momento. Lindo e talentoso, novos filmes estão nos planos de Jamie ainda para este ano e nós, claro, vamos adorar revê-lo nas telonas. Tomara que não demore!

Elas merecem

Escrita de ouro Não é todo mundo que pode se dar ao luxo de pagar US$ 595 mil, cerca de R$ 1,4 milhão, por uma caneta com rubis e diamantes, afinal apenas um seleto grupo de endinheirados podem gastar esse dinheiro sem pesar na conta bancária. Vendida na joalheria MS Rau Antiques, nos Estados Unidos, a caneta tem o corpo decorado com 150 quilates de rubis e 15 quilates de diamantes, todos trabalhados e decorados manualmente, além de ser toda revestida de platina e ouro branco 18 quilates. Uma verdadeira obra de arte!

Fino paladar Você quer experimentar um sorvete diferente? Então que tal provar o famoso sorvete do francês Philippe Faur? Ele já criou sorvete de trufas, de queijo Roquefort e de fígado de ganso. Agora, sua mais nova invenção é o sorvete de caviar. A sobremesa tem um gosto bem diferenciado e um toque especial: é preparado ao longo de seis meses e contém mais de 60% dessa iguaria. Como você deve ter imaginado, o preço dele não é nada barato, ao contrário, é o sorvete mais caro do mundo. Apenas 100 ml, custa € 125, aproximadamente, R$ 380.

18 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

O mega iate, La Belle, diferencia-se de outros barcos de megaluxo por um detalhe: foi desenhado especialmente para mulheres. Conhecida por usar cores suaves e materiais nobres como ouro, pérolas e cristais Swarovski em seus projetos, a designer Lidia Bersani, decoradora de apartamento de luxo em Monte Carlo e Mônaco, é a responsável pela ideia. Com 80 metros de comprimento, a embarcação tem cinco deques e capacidade para até 12 pessoas. São seis quartos e o barco tem piscina com sistema de cobertura, salão de beleza, bares, discoteca, biblioteca com lareira e sala de fitness com jacuzzi ao ar livre. A área de spa tem hidromassagem, sauna com infravermelho, banho turco e fonte de gelo. Há ainda um cinema, espaços para tomar sol em todos os deques e áreas de jantar com estrutura para música ao vivo. O iate ainda não foi construído – por enquanto, é o projeto que está à venda – e a idealizadora revelou que o iate terá uma única dona, porém, devido a tantos detalhes o valor (altíssimo) ainda não foi revelado! Alguém arrisca?


Perfume mais caro do mundo A fragrância que usamos tem papel central na apreciação que os outros fazem de nossa personalidade. Com DKNY Golden Delicious, o impacto maior está no frasco, que é uma verdadeira joia criado pelo joalheiro Martin Katz. O frasco custa US$ 1 milhão e é confeccionado em ouro 14 quilates, tendo incrustadas 2.909 pedras preciosas, vindas de todo o mundo: turmalinas paraíba-turquesa, do Brasil; safiras, do Sri Lanka; diamantes, da Austrália e rubis de Nova York. Vale ressaltar, que parte da receita líquida da venda deste perfume será destinada à “Ação Contra a Fome”, instituição de caridade que combate a fome no mundo. Quem se habilita?

Pet no estilo

A mundo fashion animal não para de inovar. A gente sempre traz alguma novidade chique para o seu bichinho de estimação, afinal, ele merece, né? Em Londres, foi apresentada recentemente, uma coleira que está dando o que falar: toda cravejada de diamantes e além das pedras preciosas, um ossinho de ouro como pingente para dá aquele charme. Vendida na loja Harrods e criada pelo designer Stephen Webster, a peça custa nada menos que £ 500 mil , mais ou menos, R$ 1,98 milhão. É ou não é um superpresente para o seu cão?

Para um escritório moderno A empresa britânica, Duffy London, desenvolveu uma

ÉNãopara comer? há como negar, mas já tem um tempo que o sushi caiu no gosto popular de todo mundo. Porém, chegou de mansinho, de forma simples e com o passar do tempo foi sendo incrementado com ingredientes inusitados. O que ninguém esperava era que o chef filipino Angelito Araneta Jr., do restaurante Malaia, nas Filipinas, criasse um delicioso (e caro) prato, batizados de sushi-joia, totalmente decorado com diamantes africanos de 20 quilates e folhas de ouro de 24 quilates. O valor do prato, com cinco sushis, custa US$ 1.996, cerca de R$ 4.540.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

mesa supermoderna, com cadeiras de balanço em seu redor e que tem feito a cabeça dos arquitetos de todo o mundo. Batizada de “The King Arthur, Round Swing Table” – traduzindo, “O Rei Arthur, Távola Redonda com Balanço -, as cadeiras são penduras por uma haste de ferro e cordas, como os balanços existentes nos parques. Disponíveis nas cores branco e marrom, com ou sem luminária e para 8 ou 12 pessoas, o modelo mais barato do móvel sai pela bagatela de £ 7 mil, aproximadamente, R$ 33 mil.


MIX | CHIC

Interestelar A Chanel apresentou recentemente a coleção de joias finas “Cosmique” (cosmos), que combina ouro branco e diamantes com alta tecnologia e cerâmica. As peças têm um estilo distintamente moderno e minimalista e sã compostas por anéis e colares com pingente, em que cometas e estrelas cravejadas de diamantes, delineadas em ouro branco 18 quilates, são definidas em cerâmicas brancas ou pretas. Não tem previsão para a venda destas joias no Brasil, porém as interessadas podem entrar no site da grife (www.chanel.com) para descobrirem os pontos de venda.

Adestrando os animais Donos de cães e gatos sabem o quanto custa ensinar seus bichinhos a não subir e nem arranhar o sofá. Mas agora esse problema está resolvido – um dispositivo eletrônico pode ajudar no adestramento dos pets. Chamado de “Sofa Guard Pet Alarm”, trata-se de uma placa de sensores que colocada sobre o sofá (cadeira, cama ou balcão) faz soar um alarme de 105 decibéis, sempre que o bichinho colocar as patas sobre o móvel. O objetivo é fazer com que o barulho incomode o animal a ponto dele não querer mais subir no local. O melhor disso tudo é que o dispositivo pode ser comprado na Internet por US$ 37, cerca de R$ 100.

Mais luz A empresa italiana “Lumina” lançou a luminária “Ra”, totalmente diferente e com um projeto inovador. Desenvolvida pelo designer Ettore Cimini, ela possui estrutura metálica e o design inspirado fortemente em cobras e serpentes, que ilustram muito bem as histórias do Egito Antigo. A luz é transmitida através de fibra óptica e a lâmpada tem um interruptor para controlar a intensidade. A “Ra” é o gadget mais surpreendentemente do mundo, que poderia iluminar uma mesa, mas tem um lado ruim: elas são personalizadas e feitas sob encomenda, o que, com certeza, significa que o preço dela não é tão acessível.

Altas horas

O relógio “Cadena”, foi criado em 1935 inspirado pela Duquesa de Windsor, e este ano, Van Cleef & Arpels – uma empresa francesa de fabricação de joias – relançou o modelo dando mais destaque a alguns detalhes. Sem dúvida, o relógio é uma verdadeira obra-prima, feita a mão e toda trabalhada, desde a pulseira até o mostrador. A coleção inclui relógios em ouro branco, amarelo e ouro rosa, com ou sem diamantes ou com safiras rosadas e pulseiras de couro de crocodilo ou couro puro. Para fazer com que um desses relógios românticos ainda sejam mais significativos, a marca oferece para gravar uma mensagem pessoalizada na parte oculta do fecho. Demais, não?


Customização do bem A Fendi reuniu um time poderoso de celebridades e fashionistas em um novo projeto que une moda e caridade. Sarah Jessica Parker, Rihanna, Rachel Feinstein, Jourdan Dunn e Leandra Medine foram convidadas a personalizar, cada uma, um modelo da bolsa 3Baguette – uma versão mais estruturada e com fecho diferente da clássica Baguette. A ação marca oficialmente a inauguração da loja da grife na Madison Avenue, em Nova York. As criações foram reveladas em fevereiro e ficaram expostas por um período. Para quem estiver interessado em adquiri-las, haverá um leilão no site www.launch3baguetteauction.fendi.com durante o mesmo período. E, para fechar com chave de ouro, a quantia arrecadada em cada bolsa será doada para projetos de caridade da preferência de cada famosa.

Para embelezar Desde 2007, a Swarovski colabora com emergentes designers para celebrar a temporada da moda. Desta vez, em parceria com a designer chinesa, Ye Mingzi. A coleção é composta por três joias exclusivas, dois alfinetes para cabelo (com uma versão banhada a ouro e outra em cristal) e uma tiara decorada com pérolas e cristais. Estes produtos, que irão embelezar a cabeça das mulheres, estão disponíveis no ateliê da Swarovski e em algumas boutiques ou distribuidoras da marca. Os valores variam de € 80 a € 850, aproximadamente, R$240 a R$ 2500.

Para jogar e encantar O estúdio Aruliden projetou uma mesa de ping-pong com design futurista para a marca Puma. Chamada de CHALK Ping-Pong, ela é prática e moderna, com espaço interno para guardar as raquetes, copos de bebidas e outros objetos. O revestimento da superfície é de cerâmica, permitindo escrever sobre a mesa com giz (o placar, por exemplo). O modelo é super bem-vindo para quem gosta do estilo moderno e tem um bolso mais livre, afinal, é preciso desembolsar US$ 5 mil, cerca de R$ 11 mil por este brinquedinho do futuro. Quem se habilita?

Mesa funcional O Super Gorone Desk é uma mesa muito funcional da fabricante japonesa Thanko, que pode tornar a vida com o seu notebook, muito mais fácil e prática. Com esta interessante mesa é possível usar o notebook sentado no sofá, no chão e até na cama, o que pode ser muito bom para um filme antes de dormir! Superleve (não tem nem 3 quilos), a mesa é muito fácil de montar e usar e ainda conta com um ventilador alimentado por USB para manter seu notebook em uma boa temperatura. Portátil, pode ser ajustada para ser levada a qualquer lugar e ainda ser guardada até na parte de baixo de sua cama. Por hora, só tem no Japão ou na loja virtual Japan Trend Shop, por US$ 119, cerca de R$ 300. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 21


MC | EM FOCO

Rir é o melhor remédio

Está comprovado Alguns alimentos são cientificamente comprovados pela ciência que fazem sim toda a diferença na hora de eliminar os quilinhos extras. Separamos alguns para você incluir no cardápio: Iogurte desnatado: tem poucas calorias e o cálcio interfere nas células de gordura diminuindo o volume entre elas, ou seja o iogurte ajuda a barrar o ganho de peso e o crescimento da barriga. Chá mate: a bebida é pouquíssima calórica e rica em cafeína - substância que acelera o metabolismo e queima gordura. Vale tomar quente ou frio, mas evite à noite se você tem problemas para dormir. Chocolate amargo: segundo estudos da Universidade da Dinamarca, degustar um tablete em jejum sacia ao ponto da pessoa ingerir 15% a menos de calorias ao longo do dia.

Estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, atesta que a risada aumenta a tolerância à dor. Um primeiro grupo de voluntários assistiu a vídeos cômicos, enquanto outra metade dos participantes viu programas bem chatos. Após a sessão, os especialistas provocaram sensações dolorosas nas duas plateias. Aqueles que deram gargalhadas puderam suportar até 10% mais dor do que os clinicamente entediados. O humor é capaz de diminuir as dores devido à liberação de endorfina, hormônio que gera euforia, atenuando o incômodo físico e o estresse psicológico. Especialistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desvendaram outro elo, dessa vez entre as gargalhadas e o aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Quando os vasos ficam dilatados, a pressão cai e há uma diminuição de outros fatores por trás do risco de doenças cardiovasculares. O peito vai bater de alegria.

Celular: inimigo da pele Pare e pense um pouquinho: você consegue se imaginar um dia todo sem celular? Pois é, nós também não. Ele se tornou indispensável para todos. O que você não sabe é que o celular pode oferecer riscos à sua pele. Rugas, alergia e manchas são alguns dos efeitos causados a longo prazo. Mas calma, a gente te dá os truques para manter a pele saudável. Veja a seguir! Rugas: ficar olhando muito tempo para baixo pode causar mais problemas do que você imagina. Esta posição pode acabar gerando rugas embaixo do queixo e no pescoço. Além disso, apertar os olhos para enxergar o texto muito pequeno acaba rendendo pés de galinha. Alergia: a próxima vez que você reparar que a sua pele não para de coçar, pense que a culpa pode ser do seu celular. Estudos recentes mostram que o cromo e o níquel contidos nas capas deles podem causar dermatite. Manchas: lembra aquele dia que você falou durante tanto tempo ao telefone e que ao desligar sentiu suas bochechas queimarem? Então, o calor excessivo pode alterar a sua produção de melanina, causando manchas na sua pele.

22 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


MAIS | BELEZA

1

OS MELHORES

PRODUTOS PARA VOCÊ ARRASAR

2

SEMPRE! por

Mali Melo

3 4

5

6

E

mma Stone nasceu loira, mas é conhecida por ser uma musa inspiradora para as ruivas! O cabelo é o desejo do momento: ruivo e em corte bob. Combinando com uma maquiagem clássica e looks que a põem sempre na lista das mais bem-vestidas, a atriz vem atraindo todos os olhares nos tapetes vermelhos nessa temporada de premiações. Montamos uma listinha de produtos-chave para você também atrair olhares por aí!

7

9 11

8

12 10

13

1 - Marc Jacobs Esmalte Enamored Hi-Shine: Com fórmula patenteada, este esmalte garante um efeito brilhoso como se a sua unha estivesse plastificada. Cores vibrantes que são facilmente aplicadas com o pincel que possui o formato perfeito para as unhas. 2 - Kérastase Discipline Fluidissime Protetor Térmico: Spray anti-frizz com proteção térmica para uso com secador ou prancha. Seu uso com o calor proporciona uma selagem térmica: realinha a fibra e devolve brilho aos cabelos, facilitando seu penteado. 3 - Tigi Bed Head Rockaholic Dry Shampoo a Seco: Ele absorve toda a oleosidade dos cabelos dando a impressão de cabelos limpos e sedosos, ideal para quando se está com pressa. 4 - Maybelline Color Tattoo 24H: É uma sombra em creme de alta duração e concentração de pigmentos, garantindo cores mais intensas e impactantes. 5 - M.A.C Batom Viva Glam: Além de lindíssimos e de alta durabilidade e pigmentação, os batons da linha Viva Glam tem todo o dinheiro da venda revertido para cerca de 550 instituições no mundo inteiro que cuidam de homens, mulheres e crianças portadores do HIV/AIDS. 6 - Redken Blonde Idol Custom-Tone Violet: Este tratamento deposita uma quantidade personalizada, dosando o pigmento violeta de acordo com a sua necessidade. Assim, ajuda a reavivar e a preservar a coloração entre as visitas ao salão. 7 - Moroccanoil Intense Curl Cream para Cachos: Creme intensivo para cabelos ondulados e cacheados. Ele possui ação antioxidante que mantém os cachos protegidos contra as agressões externas e proporciona corpo e forma incríveis aos cabelos. 8 - Schwarzkopf BC Bonacure Color Freeze Shampoo: A tecnologia Color Freeze é um selante inovador que envolve o cabelo, fixando os pigmentos no interior dos fios e protegendo dos agentes externos, mantendo a cor por mais tempo. 9 - Senscience Volume Boost Intensif Mousse: Mousse de fixação forte indicado para cabelos finos e de todos os tipos, providencia corpo e volume duradouros. 10 - Natura Sabonete Cremoso Esfoliante Açaí Ekos: O Açaí é símbolo de energia e vigor, este sabonete promove limpeza e renovação da pele, com textura inovadora. 11 - Truss Specific Shampoo Solare: Indicado para todos os tipos de cabelos, especialmente os expostos ao Sol, mar e piscina. Limpa, refresca e elimina as impurezas deixadas pela poluição. 12 - L'oréal Profissional Mythic Oil Máscara de Tratamento: Tratamento condicionado de luxo que vai deixar o sue cabelo intensamente nutrido, brilhante e irresistivelmente suave ao toque. 13 - Joico Daily Care Leave-in Detangler Leave-in: É um condicionador fortficador sem enxágue, com uma textura leve. Ele proporciona benefício duradouro, além de proteger do calor térmico e dos raios UV.


MAIS | TENDÊNCIA VALENTINO

COLOUR BLOCK

AGENT PROVOCATEUR

O colour block foi renovado, e a principal novidade são peças que combinam cores em cortes. São itens ideais para acender um look do dia-a-dia sem muito esforço e deixar um look básico com cara de must-have. por Mali Melo MISS LOLLA

SOCIETY6

vestido

Victoria, Victoria Beckham

VALENTINO

bolsa e tênis Pierre Hardy

HOUSE OF HOLLAND

MARA HOFFMAN

VALENTINO

FENDI BALMAIN

DUSKII

HOUSE OF HOLLAND DUSKII

LANVIN MARC BY MARC JACOBS

CHRISTIAN LOUBOUTIN SOPHIA WEBSTER


ATACADO - Rua Ana Neri, 465 Jardim América | 85 3494.3175 | @misslollaoficial VAREJO - Av. Dom Luís, 311 Aldeota | 85 3224.5560 | @lojallola


MAIS | TENDÊNCIA

GALÁXIA

MARC BY MARC JACOBS

Essa trend é inspiração infinita! Seja de forma subejtiva, com texturas de glitter, metalizados, ou seja literal, com estrelas e estampa galaxy. Muitas marcas apostaram no Infinito como inspiração para sua coleções, criando peças divertidas e super modernas. por

MATTHEW WILLIAMSON

Mali Melo

STEPHEN WEBSTER APRO SPETACLES GUCCI

TRITON

JIMMY CHOO

MARC BY MARC JACOBS

SAINT LAURENT

Marc by Marc Jacobs Saint Laurent jaqueta Haider Ackermann sandália Balenciaga

camiseta e bolsa short

FENDI SOCIETY6

MARC BY MARC JACOBS

DUSKII MIU MIU

RED VALENTINO VANS

28 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A


MAIS | TENDÊNCIA

JEANS

MIH JEANS

A gente não vive sem jeans! Os ousados looks total jeans ainda não sáiram de cena e são perfeitos para deixar o dia-a-dia mais descolado. É o momento para investir em peças bordadas e mais diferenciadas, até porque a gente sabe que jeans nunca vai sair do guarda-roupa! por Mali Melo

CHANEL

ALEXANDER MCQUEEN

AMAPÔ

STELLA MCCARTNEY

SCHUTZ

RAY-BAN

CHANEL Alexa Chung for AG Jeans Givenchy sandália Lanvin óculos Stella McCartney

vestido bolsa

MIU MIU CUTLER AND GROSS MICHAEL KORS

SIBLING

CONVERSE 30 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

MICHAEL KORS

CUTLER AND GROSS


MAIS | TENDÊNCIA

MARSALA

Eleita pela Pantone a cor de 2015, a Marsala, esse tom de vinho super chique, ganha nossos guarda-roupas com peças ideais para looks elegantes e sexys. Também é um tom fantástico para investir em maquiagem, oscilando entre o ousado e o sóbrio. por Mali Melo

MONETTE

ZEUS+DIONE

CHRISTIAN LOUBOUTIN

PAUL && JOE

LILLY SARTI

ILIA

KIKI DE MONTPARNASSE

ANCIENT GREEK SANDALS Topshop Stella Mccartney tênis Dolce & Gabbana óculos Finds vestido

bolsa

ACNE STUDIOS

GIVENCHY CHLOÉ

PRADA

VALENTINO

NIKE

LELA ROSE


MAIS | TENDÊNCIA

URBAN JUNGLE

LANVIN

MISS LOLLA

Os tons terrosos e aquela pegada étnica são a chave dessa trend. Animal print, camurça, verde-militar, franjas e couro são itens ideais para montar looks no estilo "safári urbano". por Mali Melo

ISSA

BARBAN MANDELLI

GUCCI ROBERTO CAVALLI

CÉLINE

DOLCE && GABBANA ALTUZARRA

DOROTHEE SCHUMACHER blusa Valentino | saia t by Alenxander Wang | casaco nlst | sapato Jimmy Choo | bolsa Saint Laurent | óculos Cutler and Gross

MIU MIU MOSCHINO CHEAP && CHIC

CHARLOTTE OLYMPIA

PROENZA SCHOULER PROENZA SCHOULER

SOPHIA WEBSTER


Rua

Coronel

Jucá,

1799

Dionísio

Torres

(85)

3045.0403


a atriz Marina Ruy Barbosa é dona do ruivo mais famoso do Brasil

C

om a mudança de estação, nada melhor que renovar o visual e usar a moda a seu favor para arrasar na coloração do cabelo. Já sabemos o que vai ser tendência durante o inverno 2015 e adiantamos tudo para você. No entanto, é importante ressaltar que a tonalidade a ser aplicada deve ser escolhida juntamente com o profissional que irá cuidar do seu cabelo. "Antes de escolher a cor, vários fatores são analisados para não ter erro, como o tom da pele, o formato do rosto, cortes, comprimento e também a personalidade da cliente", afirma o visagista da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Dennys Freitas.

36 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Ruivo O vermelho fantasia artificial e intenso está em alta nessa estação. Além desse tom, a ruiva do inverno pode optar pelo acobreado ou levemente avermelhado. "Essas cores combinam com mulheres arrojadas, sensuais e que curtem estar sempre na moda. Os tons de berinjela ou borgonha devem ser evitados, pois fizeram parte da estação passada", afirma Dennys Freitas. Caso você não tenha coragem de aderir ao ruivo vermelhão, aposte no Strawberry Blonde, que é um loiro puxado para o ruivo natural e indicado para mulheres de pele branquinha.

Quem usa: a atriz Marina Ruy Barbosa é dona do ruivo mais famoso do Brasil. Já a apresentadora Julia Petit optou por um ruivo mais acentuado. Deve-se ressaltar que o ruivo precisa de cuidados especiais para que não desbote. "É importante ir periodicamente ao salão para que o profissional tonalize os fios, devolvendo a cor aos cabelos", fala o profissional. O tempo determinado de ir ao espaço varia de cliente para cliente, já que a forma de como se trata o cabelo em casa influencia muito; por isso use shampoos e condicionadoa apresentadora Julia res que protejam a corporeumevitem o Petit optou desbotamentoruivo dosmais fios. acentuado


MULHER CHEIROSA | CABELOS

Tons deparacabelo o inverno A CADA ESTAÇÃO, OS CABELOS ACOMPANHAM AS TENDÊNCIAS DA MODA E GANHAM NOVAS CORES. ENTÃO, NADA MAIS JUSTO QUE APOSTAR EM UM NOVO LOOK PARA O INVERNO 2015. SEPARAMOS ALGUMAS DICAS E FALAMOS DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE TONS CAPILARES PARA ESSA TEMPORADA. SEJA LOIRA, MORENA OU RUIVA, NÃO IMPORTA, O LANCE É ESTAR NA MODA. por

Eduardo Lima | fotos divulgação

Loiro Os cabelos loiros estão sempre em alta, tanto que na hora de uma transformação, a cor geralmente é a escolhida. A marca registrada desse inverno é o loiro platinado, que é um verdadeiro hit entre as antenadas. "Dessa vez nada de mechas. O tom deve ser totalmente uniforme. Há diversas tendências para essa cor, como o manteiga, loiro escandinavo, perolado, loiro acinzentado, o dourado, que é indicado somente para peles quentes, ou seja, mais bronzeadas, e o platinado, indicado totalmente para pele fria, que são aquelas cútis bem brancas. E para segurar qualquer um desses tons a mulher deve ser ousada e moderna", adianta o visagista. Caso você não queira arriscar e continuar optando por cabelos mechados, a dica é: use no máximo três tonalidades diferentes durante o procedimento e evite as cores cenoura, alaranjado ou o loiro manchado. Quem usa: a atriz Fiorella Mattheis é adepta do loiro platinado uniforme. Já a cantora Cláudia Leitte, após platinar, optou por um loiro menos claro e raiz escura.

Castanho Os cabelos castanhos são um clássico da moda. Essa cor garante elegância e naturalidade aos fios. "Esse visual é mais discreto e comportado. Além do que, combina com todas as idades e mulheres de diferentes etnias que são ao mesmo tempo modernas e clássiw w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

a atriz Fiorella Mattheis é adepta do loiro platinado uniforme


cas", diz o visagista. Nessa estação, o castanho vem tanto em tonalidades escuras como claras. "Reflexos e luzes mais finas com as variantes de tons marrons frios, puxando para o caramelo, castanho iluminado e nuances de mel são apostas certeiras. Deve-se apostar também nos tons chocolate, café e capuccino",

conta o profissional. Porém, os tons escolhidos devem estar no máximo três acima do natural, senão fica algo bem artificial.

A

lém do charme, os dias mais frios trazem consigo danos aos cabelos devido às baixas temperaturas. Saiba como proteger os fios durante o inverno:

Quem usa: as atrizes Camila Pitanga e Glória Pires incorporaram o castanho ao dar vida às personagens Regina e Beatriz para a nova novela das oito da Rede Globo, "Babilônia".

‰‰Prefira água morna durante o banho. A água quente resseca os cabelos e ao entrar em contato com o couro cabeludo favorece o aumento da oleosidade, o aparecimento de caspas, queda capilar e desbotamento da cor. ‰‰Use um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo. ‰‰Faça banho de máscara e hidratação capilar uma vez por semana. Opte também por usar leave-in, que ajuda a formar uma película protetora nos fios, impedindo que sofram os efeitos danosos das baixas temperaturas. ‰‰Na hora de secar os cabelos com secador, utilize sempre um protetor térmico. Além de protegê-lo de agressões, ainda vai ajudar a diminuir o frizz. ‰‰Distancie o secador do cabelo para não agredi-lo com o calor excessivo. Utilize com cautela a chapinha, pois quando o cabelo quente entra em choque térmico com o ar frio há ressecamento instantâneo dos fios. ‰‰Beba água. O líquido ajuda a hidratar os cabelos.

Camila Pitanga e Glória Pires incorporaram

as atrizes

o castanho ao dar vida às personagens

Regina e Beatriz

para a nova novela das oito da

Rede Globo, "Babilônia"


MULHER CHEIROSA | CABELO

Queda capilar: reconheça e trate VOCÊ SABIA QUE UMA CABELEIRA SAUDÁVEL TEM EM MÉDIA DE 120 A 150 MIL FIOS DE CABELO? PODE ATÉ PARECER MUITO PARA UMA CABEÇA SÓ, MAS COMO FAZEM FALTA OS FIOS CAÍDOS NO CHÃO DO BANHEIRO. APESAR DE QUE NEM SEMPRE A QUEDA SIGNIFIQUE ALGUM PROBLEMA, NA VERDADE, É SAUDÁVEL QUE ATÉ 100 FIOS CAIAM DIARIAMENTE, O QUE ACONTECE COMO UM PROCESSO NATURAL DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CABELEIRA. MAS SE DEVE FICAR ATENTO QUANDO OCORRE EXCESSO DE QUEDA, OU MESMO QUANDO OS FIOS NÃO SE RENOVAM OU SOFREM UM AFINAMENTO. ESSES PODEM SER INDÍCIOS DE PERDA CAPILAR, OCASIONADA POR FATORES INTERNOS, COMO ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS OU MANIFESTAÇÕES GENÉTICAS, E NO CASO BEM TÍPICO DAS MULHERES, ALGUMA DISFUNÇÃO HORMONAL; OU AINDA A QUEDA PROVOCADA POR CAUSAS EXTERNAS, AQUELAS AGRESSÕES DIÁRIAS COMO PENTEAR OS CABELOS MOLHADAS, ALÉM DOS EXCESSOS EM TRATAMENTOS QUÍMICOS. por Julyana Silveira

A

ntes que qualquer pessoa leia essa reportagem e se desespere ao ver os fios caídos, a terapeuta capilar e hair styling da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Virginia Sanchez, explica o porquê da queda dos cabelos e quando se deve ligar o sinal de alerta. Para isso, é essencial que se conheça as fases de crescimento dos fios. Segundo a profissional, cada fio é formado por um bulbo (raíz) e uma haste (fio) e crescem em média 1 cm por mês, obedecendo três fases. “Anágena, que é o período de crescimento; catágena, o período de repouso e que dura em média 5 a 7 anos; e telógena, mais conhecida por eflúvio telógeno, corresponde à troca de fio ou em ca-

40 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

sos acentuados, corresponde à queda capilar”, destaca.

to e a fase de troca de fio ou eflúvio telógeno. Nesse processo, pode ocorrer à alopecia hereditária ou androgenética, mais conhecida como a calvície hereditária, aquela incômoda perda de fios que passa de geração para geração. “A alopecia androgenética se caracteriza pela hipersensibilidade do bulbo capilar (raiz) ao hormônio masculino testosterona ou sua forma mais ativa, a di-hidrotestosterona ou DHT, como é mais conhecida. O DHT age diretamente no bulbo capilar, ocasionando uma diminuição do mesmo e interrompendo o crescimento do cabelo. Seu tratamento normalmente é a base de medicamentos associados a terapias capilares”, ressalta a profissional. Vale lembrar que o problema não acomete só as cabeças masculinas, como se acreditava anteriormente. Já foi comprovado cientificamente, para o desespero de qualquer mulher, que a calvície hereditária pode ser responsável por 20 por cento da queda de cabelos femininos, por isso é tão essencial ficar atenta à saúde dos fios.

Essas fases acontecem diariamente no couro cabeludo, sabendo disso, nada mais normal que o processo: cabelos nascendo, crescendo e caindo. “Por isso é considerado normal a perda de 100 a 150 fios de cabelo em uma cabeleira bem preenchida, pois é necessário o nascimento de novos fios. É comum observarmos a perda ao lavar os cabelos e penteá-los”, exemplifica Virginia Sanchez. Então, nada de desespero quando olhar o chão do banheiro e vê aquele emaranhado de cabelos!

Já a alopecia areata ou difusa, apresenta-se como áreas sem cabelo, arredondadas ou ovalares de tamanhos variados. Segundo Virginia Sanchez, é um tipo de queda bem específica ao sexo feminino, e vários fatores são responsáveis pelo seu surgimento. “Fatores emocionais, como traumas, perdas significativas, excesso de trabalho e toda uma situação que leve ao estresse ou distúrbios hormonais na tireoide, hipófise e suprarrenal podem ocasionar a perda dos fios”, explica a profissional.

A queda capilar que requer atenção é aquela em que ocorre um desequilíbrio entre a fase de nascimen-

Atenção quem gosta de seguir dietas sem acompanhamento, pois a carência de vitaminas, proteínas e www.mul herchei ro sa.com .b r


CUIDADOS MÍNIMOS PARA EVITAR A QUEDA DEVEM SER FEITOS, JÁ QUE A MAIORIA DAS AGRESSÕES AOS FIOS SÃO CAUSADAS PELA PRÓPRIA PESSOA, COMO PRENDER OS FIOS MUITO TRACIONADOS, O CHAMADO RABO DE CAVALO


sais minerais também são fatores de risco que podem ocasionar esse tipo de queda dos fios. O mesmo acontece com uso prolongado de medicamentos como anti-inflamatório e antibióticos. Quem é diagnosticado com doença autoimune, como diabetes, lúpus eritematoso, artrite reumatoide, psoríase e outras, deve ter maior atenção nos cuidados com os cabelos. Algumas dessas causas, não são possíveis controlar, como, por exemplo, evitar a ingestão de um medicamento, mas cuidados mínimos para

evitar a queda devem ser feitos, já que a maioria das agressões aos fios são causadas pela própria pessoa, “como prender os fios muito tracionados, o chamado rabo de cavalo”, lembra Virginia Sanchez. Passar as mãos com resíduos nos fios, sejam cremes ou mesmo suor, além de tratamentos químicos, como colorações, relaxamentos, escovas dos mais variados tipos, dentre outros tratamentos podem prejudicar, e muito, a saúde da cabeleira. Mas antes de deixar que a preocupação derrube os seus últimos fios

de cabelo, a terapeuta capilar recomenda um diagnóstico dado por um médico. “O acompanhamento médico em ambos os casos é primordial”, reforça. Feito o diagnóstico, possivelmente será recomendo associar ao tratamento médico algum protocolo estético. “Comprovadamente os resultados mais satisfatórios são obtidos com essa associação”, destaca a hair styling. No tratamento estético são associados protocolos de aromaterapia, shiatsu, drenagens cranianas, correntes galvânicas, alta frequência e eletroterapia, tudo em sessões semanais. "Tudo isso contribuirá significativamente para a estimulação do bulbo e aceleração do crescimento e diminuição significativa da perda capilar”, conclui a profissional da Mulher Cheirosa. E para os homens, uma dica a mais, nem sempre é dos carecas que elas gostam mais.

Sinais da calvície

Grau I - O primeiro sinal é um afinamento do cabelo, em geral na parte anterior e superior da cabeça. No começo parece que a risca do penteado vai ficando mais alargada, até que se percebe a redução do volume e um crescimento lento do cabelo. Grau II - Depois, uma rarefação acentuada, cria-se uma espécie de transparência, permitindo que se veja o couro cabeludo através do cabelo. Grau III - Os fios ficam finíssimos, frágeis, quebradiços e mais claros. Nesse estágio, a calvície já está instalada. A linha de cabelo rente à testa é geralmente poupada, assim como o cabelo da região posterior, acima da nuca, por serem menos suscetíveis à ação hormonal. Na linha anterior, a enzima aromatase ajuda a proteger o cabelo da ação hormonal.


MULHER CHEIROSA

Alongamento capilar A TER CABELOS LONGOS E VOLUMOSOS É O DESEJO DE MUITAS MULHERES. POR ISSO, ELAS BUSCAM TÉCNICAS DE ALONGAMENTO CAPILAR QUE GARANTEM FIOS MAIS COMPRIDOS, REAIS E COM UM MOVIMENTO ÚNICO. O TIPO DE CABELO DA CLIENTE E O EFEITO DESEJADO É O QUE VÃO DITAR QUAL A MELHOR TÉCNICA A SER USADA. CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS MAIS BUSCADOS E EFICAZES. por Julyana Silveira

técnica de alongamento capilar é a solução perfeita para quem deseja cabelos compridos e volumosos em pouquíssimo tempo. Cada vez mais aperfeiçoados e com resultado final bem real, dois são os procedimentos mais buscados: o de queratina e o de adesivamento. Porém, para cada tipo de cabelo é empregada uma técnica específica que deve ser definida pela profissional responsável. O alongamento feito com cola de queratina é o mais popular entre as mulheres e promete um efeito bastante natural. "Esse procedimento é indicado para qualquer tipo de cabelo, tanto liso como ondulado, porém, os fios não podem estar danificados, pois as mechas devem ser aplicadas no cabelo sadio. Caso isso ocorra, é


Outro método bastante moderno de alongamento de cabelos é o de adesivamento. Por não necessitar de fonte de calor, apenas fita adesiva que possui como matéria prima a cola cirúrgica, essa técnica é a que menos danifica a flora capilar. "O resultado é o mais natural e totalmente imperceptível ao toque não deixando nenhum tipo de saliência no couro cabeludo. Esse procedimento é exclusivo para cabelos lisos, pois a ondulação capilar acaba abrindo o adesivo. Também não é indicado para cabelos oleosos", esclarece a profissional. A empresa italiana Euro So.Cap, que utiliza cabelo humano natural proveniente da Índia, é a grife capilar utilizada nesse procedimento na Mulher Cheirosa. O tempo médio da aplicação das extensões durante a técnica de adesivamento não leva mais do que uma hora e cada mecha pode ser reutilizada e reaplicada até três vezes durante as manutenções. importante que haja, antes do alongamento, uma reposição de massa e equilíbrio do PH dos fios", explica a cabeleireira da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Paula Silva. A grife capilar utilizada nessa técnica na Mulher Cheirosa é a londrina Great Lenghts. Os cabelos são de altíssima qualidade e provenientes da Índia. É a marca que domina claramente o mercado mundial de extensões capilares. O tempo de aplicação do alongamento com cola de queratina é rápido, variando entre 40 minutos a três horas. Quanto à manutenção, a profissional explica que o período de intervalo varia entre dois a quatro meses, quando as mechas são retiradas uma a uma e recolocadas. "No entanto, é levado também em conta o tempo do crescimento do cabelo da cliente e a forma como ela trata as extensões em casa", diz Paula Silva. Deve-se ressaltar que essa técnica com cola é uma das mais práticas para os cuidados diários, pois os cabelos podem ser tratados normalmente, apenas evitando passar a chapinha ou o babyliss próximos à queratina.

Deve-se ressaltar que em ambos os procedimentos, as mechas são colocadas na direção natural do crescimento do cabelo para dar o aspecto mais natural possível. Além do que, uma das praticidades de qualquer uma das técnicas é poder utilizar tanto os cabelos soltos como fazer penteados sem complicação.

O TOM DAS MECHAS Antes de iniciar o alongamento com queratina ou adesivamento é preciso selecionar a cor certa da extensão, ou seja, aquela que combina com o tom do cabelo da cliente, seguindo a cor do comprimento e não o da raiz. A tonalidade das mechas, o volume, o comprimento dos fios e a técnica a ser aplicada são discutidas com a cliente após avaliação da profissional. É importante ressaltar que qualquer tipo de química, como alisamento, progressiva, coloração ou reflexos, deve ser feito dias antes do alongamento, pois existe a possibilidade da presença de algum resíduo químico no fio que possa vir a prejudicar a fixação das extensões. Caso tenha queda de cabelo, avisar à profissional com antecedência.

CUIDADOS COM OS NOVOS FIOS Independentemente da técnica, o novo cabelo exige muita dedicação e cuidado. Após a aplicação das extensões, os produtos usados devem ser de boa qualidade e quando for usar o shampoo, o condicionador ou a máscara, não deve-se aplicar diretamente na raiz, pois podem ocorrer alguns problemas, como a mecha cair ou ficar fosca, opaca ou quebradiça. O ideal é usar leave-in para desembaraçar os fios. Para protegê-los ainda mais é essencial respeitar o período de manutenção indicado pela profissional. E o uso de secador não é indicado. Quanto mais calor os fios receberem, menos tempo as mechas irão durar. Valem as dicas: jamais durma de cabelo molhado, independente da técnica utilizada, e quando for praticar exercícios físicos prender o cabelo em um rabo de cavalo ou trança. Molhar os cabelos em piscina ou no mar nem pensar. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 45


MULHER CHEIROSA | CORPO

Massagens integradas que proporcionam beleza e bem-estar

P

ara entender melhor como funciona a terapia com toalhas quentes, devemos conhecer o que são os pontos Do-In. O Do-in é uma técnica chinesa de automassagem baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e 46 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

utiliza os mesmos pontos da Acupuntura, de acordo com os meridianos corporais. A prática busca, através da pressão com a ponta dos dedos nos pontos dos meridianos, tratar as dores que surgem no dia a dia, sedando ou estimulando tais pontos, para

normalizar o fluxo de energia onde ela esteja estagnada ou desequilibrada. Utilizado para fins estéticos, a pressão nos pontos de Do-In “auxilia na reorganização do organismo, no bom funcionamento do intestino, no tratamento da insônia, na melhora do www.mul herchei ro sa.com .b r


JÁ PENSOU EM ALIAR TÉCNICAS DE RELAXAMENTO À REDUÇÃO DE MEDIDAS CORPORAIS? A TERAPIA COM TOALHAS QUENTES CUMPRE JUSTAMENTE ISSO. SEGUNDO A MASSOTERAPEUTA DA CLÍNICA DE BELEZA E ESTÉTICA MULHER CHEIROSA, JOELMA ARAÚJO, O MÉTODO É TOTALMENTE NATURAL, SEM QUALQUER RESTRIÇÃO, ONDE SÃO UTILIZADAS TOALHAS AQUECIDAS, ALÉM DE TÉCNICAS DE MASSAGEM EM PONTOS ESPECÍFICOS DE DO-IN. ALÉM DA REDUÇÃO DE MEDIDAS O MÉTODO TRATA A GORDURA LOCALIZADA, MELHORA O ASPECTO DA CELULITE E MODELA O CORPO. VAMOS CONHECER? por Julyana Silveira processo depressivo e ainda trabalha a ansiedade alimentar, aquela vontade de comer sem estar com fome”, revela Joelma Araújo. Quando esses fatores estão em desacordo com o bom funcionamento do organismo, podem influenciar negativamente na saúde e bem-estar da pessoa. “Se seu intestino não funciona bem, você não dorme bem e tem qualquer distúrbio alimentar é provável que a consequência desses distúrbios no organismo seja também, o excesso de peso”, explica a profissional. Em resumo, um organismo ajustado, tem como consequência uma balança equilibrada. Os pontos de Do-In permitirão então, que órgãos involuntários como a bexiga, por exemplo, sejam ativados, fazendo com que a pessoa urine com mais frequência, prevenindo o inchaço e o acúmulo de líquidos no corpo. Já a utilização de toalhas aquecidas, em temperatura agradável ao corpo durante as massagens, além de favorecer o relaxamento, potencializa a penetração dos princípios ativos ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e venosa. Segundo os especialistas, isso provoca a quebra dos nódulos de gordura através de movimentos de massagem bombeante e esgarçante. Mas segundo Joelma Araújo, aliar o trabalho das duas técnicas não está associado à perda de peso, mas sim a uma redução nas medidas. “O mé-

todo é bastante interessante por não ser uma massagem comum. Aliar o trabalho nos pontos de Do-In a toalhas aquecidas, vai favorecer não só a redução de medidas como o trabalho do contorno corporal. É realmente uma massagem com resultados estéticos positivos”, destaca a massoterapeuta. Quem sabe não é o fim dos indesejáveis culotes? Outro ponto bastante interessante do método é que é uma técnica natural, não evasiva, indolor, e que não apresenta nenhuma restrição ou efeito colateral. E tem mais: o método trabalha o corpo todo, dando resultados bem expressivos na parte externa da coxa e dos braços. Cada sessão da terapia dura em média uma hora e para um resultado mais rápido a massoterapeuta recomenda entre duas e três sessões por semana. Agora, massagem nenhuma fará milagre se não for associada a uma reeducação alimentar e a prática de uma atividade física. Segundo Joelma Araújo, essas duas ações potencializarão o tratamento e trarão resultados satisfatórios. “É uma massagem maravilhosa, que trabalha tanto de dentro para fora como de fora para dentro, mas que requer esses cuidados. Fazendo isso, a massagem também fará a sua parte, que é o reajuste do organismo”, conclui a massoterapeuta.

INDICAÇÕES DA TERAPIA COM TOALHAS QUENTES ASSOCIADA AO DO-IN: É eficaz contra a obesidade e os defeitos de estética Estimula a circulação sanguínea Reduz medidas Culotes Estimula o metabolismo Reduz ansiedade Melhora a insônia Diminui o estresse.


MULHER CHEIROSA | PELE

DIANTE DE TANTAS POSSIBILIDADES NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS, AS MULHERES ESTÃO DEIXANDO DE RECORRER A UM PROCEDIMENTO SIMPLES E AO MESMO TEMPO MILAGROSO: A LIMPEZA DE PELE. MAS NÃO FALAMOS DE UMA LIMPEZA QUALQUER, QUE MUITOS LOCAIS OFERTAM SEM O MENOR CUIDADO NA REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO. FALAMOS DO MILAGRE QUE UMA LIMPEZA DE PELE, BEM FEITA, PODE PROPORCIONAR: PELE LISINHA, PROFUNDAMENTE LIMPA E LIVRE DOS SINAIS DE ACNE. MAS O QUE GARANTE QUE ESSE PROCEDIMENTO SERÁ REALIZADO ADEQUADAMENTE? A ESTETICISTA E COSMETÓLOGA DA CLÍNICA DE BELEZA E ESTÉTICA MULHER CHEIROSA, GINA MELLO, EXPLICA COMO O PROCEDIMENTO PODE SER A GARANTIA DE UM ROSTO RENOVADO. J S por

48 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

ulyana

ilveira

A

limpeza de pele é uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada superficial, o que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a pele. Não à toa, esse tipo de tratamento envolve alguns aspectos importantes, como a frequência com que deve ser realizado, quem pode fazê-lo, que tipos de pele se beneficiam mais, e alguns cuidados cotidianos e no pós-procedimento para favorecer e prolongar os resultados. Segundo a profissional da Mulher Cheirosa, a limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção


Rosto renovado com a limpeza de pele DICA PARA A HIGIENIZAÇÃO DO ROSTO, EM CASA, NOS DIAS APÓS A LIMPEZA DE PELE: ;;É importante realizar os cuidados diários para higienizar a pele; ;;Cuidar da pele deve ser um hábito realizado pelo menos duas vezes ao dia. Isso favorece uma pele mais bonita e saudável; ;;Para os cuidados diários, os produtos devem respeitar o biotipo de pele (seca, oleosa...); ;;Os cuidados diários são: demaquilar e higienizar, para tirar as impurezas e maquiagem; tonificar, para equilibrar o PH; hidratar ou nutrir a pele, acompanhado com fator de proteção solar adequado (de dia).

dado é durante os três primeiros meses de gestação. “Além de peles com acnes bastante inflamadas”, reforça a profissional. Segundo Gina Mello, em casos de pele muito acneicas, o correto é realizar um tratamento secativo com uso de medicamentos tópicos e orais. “Sessões semanais com luzes de LED, que controlam a atividade sebácea, possuem ação secativa e reduzem as inflamações. Pode ser realizado também peeling de ácido salicílico”, explica. Mas como todo procedimento na pele é essencial à parceria com um dermatologista e o profissional de estética. Após a limpeza de pele, é muito importante também evitar a exposição ao sol, pois, geralmente, os profissionais esfoliam todo o rosto, provocando um “afinamento” na pele. “A pele mais fina pode manchar com o sol, principalmente se ela estiver vermelha e irritada”, ressalta a esteticista.

de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), remoção de millium (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e pontos sebáceos. “Serve também para desintoxicar, remover as células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade. Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de inflamar e agravar o quadro de acne”, reforça. Em geral, a indicação é que seja realizado o procedimento a cada 30 dias. Esse é o intervalo necessário

para a renovação da pele. Porém, em casos em que o rosto apresenta muitas acnes e cravos, pode ser necessário fazer a limpeza de pele uma vez a cada 15 dias, para obter melhores resultados. “Com um aspecto já melhor, a limpeza é feita a cada 30 dias”, completa Gina Mello. Quanto à necessidade de se realizar a limpeza de pele, a esteticista só não recomenda para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, as com muita descamação e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Outro caso não recomen-

Deve-se também evitar a aplicação de produtos oleosos e à base de ácidos nos dias posteriores à limpeza de pele, dependendo do seu tipo de pele: se for seca, os produtos mais oleosos são liberados; se for oleosa, são proibidos. O uso de ácidos também deve ser evitado logo após a limpeza de pele, se a pessoa tiver a pele muito sensível e vermelha, para que a irritação não piore. Se não se encaixar em nenhum dos casos, todos os tipos de pele recebem muito bem o procedimento. “A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles secas, normais, oleosas e mistas, pois limpar a pele não significa apenas tirar comedões (cravos) e acne, mas sim remover células mortas, o que uniformiza e melhora o aspecto da pele”, garante a esteticista Gina Mello.


MULHER CHEIROSA | PELE

Depilação também depende de seus cuidados

TODA MULHER QUE RECORRE À DEPILAÇÃO COM CERA, SEJA QUENTE, FRIA, NEGRA OU DE ALGAS, SABE MUITO BEM OS CUIDADOS QUE DEVE TER ANTES E DEPOIS DA DEPILAÇÃO. MAS SERÁ QUE TODAS CUMPREM O QUE DIZ A SUA DEPILADORA? SEGUNDO AS PROFISSIONAIS DA CLÍNICA DE BELEZA E ESTÉTICA MULHER CHEIROSA, CUIDADOS COMO EVITAR A EXPOSIÇÃO AO SOL OU AGUARDAR PELO MENOS DOIS DIAS PARA SE DEPILAR APÓS O BANHO DE LUA, SÃO FUNDAMENTAIS PARA UMA PELE LISINHA, SEM MANCHAS E LIVRE DE PELOS ENCRAVADOS. AFINAL, DO QUE ADIANTA SOFRER COM OS “PUXÕES” E, ALÉM DISSO, A PELE APRESENTAR ESSES INDESEJÁVEIS RESULTADOS? ENTÃO, FIQUEM ATENTAS ÀS DICAS DAS PROFISSIONAIS PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA, POIS A MAIORIA DOS PROBLEMAS QUE OCORREM APÓS A DEPILAÇÃO SÃO OCASIONADOS POR FALTA DE ATENÇÃO. PREVINA-SE! por Julyana Silveira

A

maioria dos problemas pós-depilação são ocasionados por falta de pequenos cuidados e esse cuidado pessoal é tão essencial quanto o cuidado que a depiladora terá com a higienização da pele e com a temperatura da cera, por exemplo. Com a ajuda de duas profissionais da Mulher Cheirosa, selecionamos o que você deve fazer para ter sucesso no resultado!:

Tempo ideal entre uma depilação e outra O tempo ideal entre uma depilação e a outra pode variar entre 20 e 30 dias, mas antes desse período não é recomendável. O pelo tanto não estará no tamanho mínimo para ser puxado à cera, como a sua espes50 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

sura ainda estará fina - o que pode resultar em pelos “quebrados” após a depilação. “Quanto mais fino, mais facilmente ele quebra quando vamos puxá-lo. Possivelmente esse pelo quebrado vai encravar e demorará mais tempo para atingir um tamanho ideal para um novo procedimento”, explica a depiladora Elizete Pinto. Por isso, é essencial que se respeite esse tempo entre uma depilação e outra, especialmente as mulheres com pele mais branca.

Depilação antes ou após o banho de lua Não é só entre uma depilação e outra que deve existir um intervalo de tempo. Para a depiladora Carla Assis, as mulheres estão muito habitu-

adas a fazer a depilação logo após o procedimento do banho de lua, mas isso não é recomendável para quem quer evitar algum incômodo após a depilação. “A falta de tempo das pessoas faz com que elas sejam mais práticas possíveis, e isso também significa uma única ida ao salão, mas se puder dá um espaço de dois dias entre o banho de lua e a depilação, o resultado será bem mais satisfatório para a cliente”, explica a profissional. Segundo Carla, quando os dois procedimentos são feitos no mesmo dia, é bem provável que o pelo quebre durante a depilação e a profissional não consiga puxá-lo da raiz, que é o objetivo da depilação à cera. “O pelo vai passar por uma descoloração, isso o enfraquece. Sem falar que a pele está toda hidratada e com menos aderência, o que exigirá que a cera seja aplicada no local por mais vezes, podendo ocasionar uma irritação na pele”, reforça. Porém, há casos em que se a mulher não tiver tempo para idas ao salão em dias diferentes, cabe à depiladora ter o cuidado com a aplicação e a temperatura da cera, por isso é sempre essencial procurar por profissionais qualificados e optar por locais que trabalham com responsabilidade e com respeito ao cliente.

Não mexer nos pelos encravados A dica já é conhecida por todas as mulheres que se depilam, mas a maioria não segue e, por isso, não custa reforçar esse precioso cuidado no pós-depilatório, até porque pode passar de um “simples” pelo


encravado para um caso de saúde. “É bem comum a culpa de um pelo encravado cair sobre a depiladora, mas ninguém se atenta a seguir as orientações da profissional para evitar o problema, e quando acontece, os cuidados são ainda menores”, destaca Carla Assis. Se o pelo encravar, não se deve mexer em hipótese alguma. É comum a mulher querer retirar o pelo que está lá escondido embaixo da pele com a unha e pior, aproveita a hora do banho para fazer, sendo que o banheiro é um local cheio de bactérias. “Isso são duas coisas que mulher nenhuma deve fazer, assim como o banheiro, as unhas são espaços que acumulam muitas bactérias, então cada poro que você mexe é uma porta aberta para que elas entrem e possivelmente para uma futura infecção”, explica a depiladora. Por isso, nunca tentem mexer em pelos encravados. O ideal é procurar um dermatologista que orientará qual o procedimento correto para erradicar o problema.

Protetor solar após a depilação Outra dica já conhecida do público feminino é a utilização de protetor solar após a depilação, mas que a maioria não segue a risca. “Não é a depilação em si, que causa o escurecimento da pele, mas a exposição que a pele sofre da luz solar ou do ambiente, por isso é tão importante o uso do protetor solar”, finaliza Elizete Pinto. Buço, sobrancelha ou qualquer área que fique exposta merecem maior atenção, pois a cera tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.

Escolher locais responsáveis e profissionais qualificados Possivelmente, quem procura um estabelecimento responsável e que se preocupa com a saúde da cliente, consequentemente, terá espaços adequados para a depilação e profissionais qualificados. Isso significa que são locais que obedecem todas


as normas exigidas pelos órgãos de fiscalização de saúde. “Na Mulher Cheirosa, por exemplo, toda a sala é estruturada com azulejos, o que facilita à higienização do local onde será feito a depilação. Um ambiente higienizado não dá margem para bactérias nocivas à saúde ou outros

micro-organismos transmissores de doenças”, exemplifica a depiladora Carla Assis. Outros cuidados como a utilização de materiais descartáveis, adequadamente higienizados; avaliação e assepsia da pele antes do proce-

Cuidados com a depilação durante a gestação Cera, pode sim, desde que você não seja sensível demais à dor extra que poderá sentir. Isso porque as grávidas têm um maior fluxo de sangue correndo pelo corpo, especialmente na área vaginal, e podem sofrer mais que de costume na hora da depilação. Bastante cuidado com as condições de higiene do local onde a mulher depila-se, porque, isso sim, pode ser fator transmissor de doenças. Para evitar problemas, certifique-se de

que a cera usada em você não é reaproveitada em outras clientes (mesmo que seja quente) e que todo o material utilizado seja descartável. Evitem os cremes depilatórios, porque eles são produtos químicos mais fortes, que podem conter amônia na fórmula e passar para a corrente sanguínea da mãe e, consequentemente, para o bebê em desenvolvimento. Usar lâmina de barbear também pode, mas tenha em

dimento com produtos específicos; temperatura da cera de acordo com a pele da cliente, assim como indicação da cera mais adequada ao tamanho e tipo de pelo “são outros cuidados que só um profissional especializado segue”, conclui a depiladora Elizete Pinto.

mente que durante a gravidez há mais probabilidade de você ter pelos encravados, que podem incomodar bastante. Procedimentos de depilação definitiva, como os a laser ou eletrólise, são em princípio seguros, mas não são aconselháveis durante a gestação, porque a mudança hormonal pode provocar o escurecimento da pele no local das aplicações. Outras técnicas, que envolvem a inserção de produtos químicos no local onde o pelo cresce, não são aconselháveis.

QUANTO MAIS FINO O PELO MAIS FACILMENTE ELE QUEBRA QUANDO VAMOS PUXÁ-LO. POSSIVELMENTE ESSE PELO QUEBRADO VAI ENCRAVAR E DEMORARÁ MAIS TEMPO PARA ATINGIR UM TAMANHO IDEAL PARA UM NOVO PROCEDIMENTO


Especializada em roupas finas, domésticas e enxovais de bebê

Bianco Av. Desembargador Moreira, 1661 | Aldeota - 3268.3664 Av. Barão de Studart, 1080-A | Aldeota - 3244.1663 Av. Abolição, 2300 - Loja 4 | Meireles - 3242.2485 Av. Washington Soares, 4045 - Loja 1 | Edson Queiroz - 3278.6669


PERFIL

OnĂŠlia Leite Santana


ATÉ JANEIRO DESTE ANO, ONÉLIA LEITE SANTANA ERA UMA MULHER COMO OUTRA QUALQUER: PROFESSORA, ESPOSA, MÃE E COM ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODA DONA DE CASA. COM A VITORIOSA ELEIÇÃO DE CAMILO SANTANA AO GOVERNO DO ESTADO, RECEBEU UM NOVO TÍTULO: PRIMEIRA-DAMA DO ESTADO DO CEARÁ. MAS NÃO PRECISOU DO TÍTULO PARA ONÉLIA MOSTRAR SEU ENVOLVIMENTO POLÍTICO. JÁ NA CAMPANHA ELEITORAL CUMPRIA UMA EXTENSA AGENDA, COM VISITAS E EVENTOS EM DIVERSOS MUNICÍPIOS CEARENSES, E O PRINCIPAL, OUVINDO ATENTAMENTE AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO. FOI A PARTIR DESSA EXPERIÊNCIA QUE RESOLVEU LEVAR PARA O SEU GABINETE UMA CAUSA: LUTAR PELA INFÂNCIA DE QUALIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SUAS POTENCIALIDADES. POR SEU EXTENSO CURRÍCULO NO SETOR PÚBLICO, ELA JÁ FOI SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS E SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E CIDADANIA, AMBOS EM JUAZEIRO DO NORTE, NÃO NOS RESTA PENSAR QUE SEU TRABALHO SERÁ MARCADO POR UMA ATUAÇÃO MARCANTE E RESPONSÁVEL À FRENTE DO GABINETE DA PRIMEIRA-DAMA E A CERTEZA DE QUE MAIS DO QUE UM TÍTULO, SER PRIMEIRA-DAMA É SINÔNIMO DE MISSÃO. por Julyana Silveira | foto Ariel Gomes/ gabinete da primeira-dama do estado

Revista Mulher Cheirosa: Acredito que vamos ouvir falar muito bem da senhora como Primeira-Dama do Ceará, mas sem o título, quem é Onélia Leite Santana? Pode nos responder detalhes, onde nasceu e qual sua formação, por exemplo? Onélia Leite Santana: Nasci em Juazeiro do Norte (CE), na região do Cariri, em 29 de janeiro de 1982. Sou casada com o governador eleito Camilo Sobreira de Santana desde 2010, com quem tenho Pedro, 4 anos, e Luísa, 2 anos, nossos filhos amados. Sou licenciada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA); pós-graduada em Língua Portuguesa e Arte Educação também na Universidade Regional do Cariri (URCA); pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Hospitalar pelo Centro Universitário Christus (Unichristus). RMC: Apesar da agenda de primeira-dama ser bem extensa, o que gosta de fazer em dias mais tranquilos? OLS: Logo no início da manhã, faço atividade física. Fico com os meus filhos desde a hora em que acordam até eles irem à escola. À tarde, me dedico ao trabalho voluntário de primeira-dama; faço reuniões no gabinete, visito entidades e equipamentos do Estado, servindo ao meu Ceará com muito orgulho. Já à noite, busco o Pedro e a Luísa na escola e me dedico aos estudos. RMC: É mãe de dois filhos, Pedro e Luísa. Como pretende conciliar essas duas atribuições: mãe e gestora pública? OLS: Sabendo da importância da presença dos pais no desenvolvimento da criança, dedico as minhas manhãs aos meus filhos. Brinco com eles, ensino as tarefas, levo-os à natação e também à escola. RMC: E como fica a rotina no casamento com agendas tão atribuladas da senhora e do governador Camilo Santana?

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 55


OLS: O Camilo tem uma agenda muito intensa, bem corrida, mas o tempo que ele passa em casa com a família é valioso. Ele adora brincar com as crianças! Aproveitamos cada minuto, tudo com muito afeto.

Ceará, Izolda Cela, a primeira vice-governadora da história do Estado. São mulheres que estão trazendo conquistas para o nosso povo e fazendo a diferença para o nosso País e para o Estado.

RMC: Aparentemente a senhora tem um perfil de uma mulher discreta, mas tem alguma vaidade em relação à estética? Faz alguma atividade física? Dieta? OLS: Como citei antes, faço atividade física logo no início da manhã, de 07 horas às 08 horas. Amo fazer Pilates!

RMC: Que importância tem o trabalho de primeira-dama para um Estado? Que benefícios podem ser levados à população? OLS: É um trabalho voluntário, que recebi como uma nova missão na minha vida. Estou articulando programas e ações para o desenvolvimento do Estado.

RMC: A senhora tem uma participação efetiva na política ou iniciou essa atuação durante a campanha para governador em 2014? Como avalia o papel da mulher na política brasileira atualmente? OLS: A campanha de 2014 foi uma das experiências mais marcantes de minha vida. E um ensinamento decisivo para encaminhar os rumos do meu trabalho como primeira-dama do Governo do Estado do Ceará. Nas eleições anteriores, em 2010, por exemplo, quando Camilo foi o deputado estadual mais votado do Ceará, também estive todos os dias nas ruas pedindo voto e conversando com a população. Eu gosto de ter o contato com o povo, principalmente para ter noção de suas principais necessidades e anseios. Antes de estar como primeira-dama, sou professora, desempenhei a função de técnica do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 18). Fui secretária municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), na Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, e atuei, em 2011, como secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SEASTC), também no município de Juazeiro. Considero muito importante o papel da mulher na política brasileira. Temos dois exemplos bem especiais: a presidente reeleita Dilma Rousseff, que foi a primeira mulher a ser presidente do Brasil, e a vice-governadora do

RMC: Na campanha do Governador Camilo Santana, a senhora teve uma atuação marcante, visitou municípios, realizou encontros com diversos setores da sociedade, agora como primeira-dama do Estado, continuará atuante? Qual será o foco do seu trabalho? OLS: A minha atuação como primeira-dama está na luta pela infância de qualidade e desenvolvimento de suas potencialidades. Atualmente, estão sendo realizados estudos e diagnósticos da situação da infância no Estado. A ideia é construir um pacto pela infância de qualidade entre o Estado e os municípios com estratégias multissetoriais. As crianças, quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança. Acredito que investir na infância será um ponto de partida para o presente e futuro melhores para o nosso Estado. Vamos educar nossas crianças para que desenvolvam suas potencialidades cognitivas, psicossocial e afetiva. A infância constitui a etapa da vida de maior amplitude. Adultos inteligentes, criativos, empreendedores e com raciocínio lógico aguçado são consequências das ações dos primeiros anos de vida. Assim como também os traumas e transtornos. Sonho com um Ceará mais amigo da criança. Vamos priorizar a infância, mais importante do que preparar o futuro é viver o presente com perspectiva do seu desenvolvimento. Estou atuando ainda, para fomentar o setor artesanal no Ceará. Estão

56 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

sendo realizadas ações de capacitações, a viabilização de participação dos nossos artesãos e artesãs em feiras e eventos, além de incremento na qualificação, organização da produção e comercialização do artesanato, com foco na ampliação dos canais de comercialização, gerando assim, uma renda maior para o segmento. E também continuarei investindo na política para idosos e pessoas com deficiência. RMC: As causas feministas terão uma atenção especial com a senhora à frente do Gabinete da Primeira-Dama? Existe algum projeto voltado para o público feminino que pretende implantar ao longo desses quatro anos? OLS: As mulheres recebem o meu olhar todos os dias, pois estão inseridas decididamente em cada um desses setores prioritários. Entendo que ao olhar para as crianças, por exemplo, estou pensando também nas mulheres cearenses, que estarão mais tranquilas com a certeza de que seus filhos estão sendo bem acompanhados e também terão a oportunidade de se dedicar ao trabalho, garantindo renda para família e valorizando sua autoestima. O setor artesanal no Ceará também tem a marca da atuação feminina. Para se ter uma ideia, hoje, cerca de 80% dos artesãos cadastrados na Central de Artesanato do Ceará (Ceart) são mulheres. RMC: Ninguém melhor para conhecer o Governador Camilo Santana do que a senhora. O que a população cearense pode esperar da sua gestão? OLS: A marca do Camilo é o diálogo, a competência e é principalmente, um homem bastante trabalhador. Camilo trabalha todos os dias dando o melhor de si para beneficiar todos os cearenses e não vai descansar um segundo até alcançar seus principais objetivos. A população cearense pode esperar o melhor de um gestor. Considero que a sua gestão vai ficar marcada pelo diálogo, empenho e novas conquistas para o povo.


COMBINAMOS

QUALIDADE E DURABILIDADE NA MEDIDA CERTA


DICAS

É DIFÍCIL ENCONTRAR ALGUÉM QUE REALMENTE NOS FAÇA FELIZ, MAS QUANDO ESSA PESSOA APARECE O CORAÇÃO BATE MAIS FORTE, OS OLHOS BRILHAM E O AGUÇADO SEXTO SENTIDO FEMININO AVISA. SERÁ QUE CHEGOU A SUA VEZ? por Priscila Alcântara

ELE É COMPANHEIRO

Ele é para

CASAR!

Ele te acompanha em qualquer situação: seja no supermercado, no médico e, claro, nos seus sonhos. Ele também acredita que você pode fazer coisas que nem imagina mesmo nos seus momentos de fraqueza, e sempre está lá quando você precisa. Companheirismo é peça fundamental para um relacionamento de futuro e cheio de amor.

VOCÊS VIAJAM E NÃO BRIGAM Vocês perderam o vôo e pegaram outro 10 horas depois, o hotel não é tudo aquilo que vocês viram no site, o wi-fi nunca funciona, o chuveiro só tem água fria... Mesmo se tudo der errado, vocês estão ali, juntos e de bom humor! E se tudo der cer-


agradar e se importa com quem você gosta. Tem coisa melhor que isso?

PLANOS PARA O FUTURO Fazer uma viagem romântica com planejamento para daqui um ano! Isso significa que nenhum dos dois pensa em terminar e estão seguros com o relacionamento. Ponto positivo!

ELE NÃO TENTA TE MUDAR Importante, muito importante! Ele sabe como é o seu jeito, seu temperamento, os seus gostos e por mais que sejam diferentes dele, não tem problema. Ele te aceita com as qualidades e os defeitos que você tem.

HONESTIDADE ACIMA DE TUDO Nervosa, desconfiada, sem muita confiança... Não importa o que você esteja pensando ou sentindo, você se sente a vontade em falar com ele sobre qualquer assunto. Problema em contar suas fantasias sexuais? Nunca!

BRIGA LEVE Sem relembrar aquela briga antiga ou apontar defeitos, vocês vão direto ao ponto sem drama e se entendem. A intenção não é machucar o outro, é realmente fazer as pazes.

VIDA FORA DO RELACIONAMENTO

to, mesmo tendo uma convivência intensa – seja dividindo a cama e o banheiro – não dá para ter motivos para desentendimentos.

ELE TE ADMIRA Sem motivo especial, sem nem pedir, ele apenas te olha e você consegue ver a felicidade estampada no rosto do seu amado.

CONCORDAM EM TUDO Vocês têm os mesmos desejos para o futuro: morar perto da praia, quando ficarem mais velhos querem viajar muito, não gostam de balada e preferem bares... Não precisa dizer mais nada, né? Ter os mesmos gosw w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

tos e opiniões é essencial para um bom relacionamento. Seus amigos reclamam do relacionamento deles, mas você não se identifica Não é legal sair ostentando que você não tem do que se queixar. Guarde a informação para você e fique muito feliz pela sorte de ter alguém que só te faz bem.

Vocês sabem que tudo vai bem melhor quando cada um faz suas próprias coisas.

CASAR COM ELE = SER FELIZ SEMPRE Você não quer estar ao lado dele apenas para não ficar sozinha, mas porque você realmente gosta dele. Seu sonho é continuar sendo feliz e curtir todas as viagens incríveis que você tem vontade de fazer muito bem acompanhada.

ELE SE IMPORTA COM OS SEUS AMIGOS

A IDEIA DE CASAR NÃO É ABSURDA

Ele quer sair e estar com os seus amigos, pois eles são pessoas muito importantes na sua vida e quem sabe podem virar próximos a ele também. Isso mostra que seu amado quer te

Lembra quando você tinha outro namorado, as pessoas perguntavam quando vocês iriam casar e só de pensar você ria? Pois é, agora você adora a sugestão. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 59


RELACIONAMENTO

você feliz faz o outro feliz

Quando está

“P

ara estarmos seguros em uma relação, antes se faz necessário que estejamos seguros com nós mesmos. O autoconhecimento é fundamental, saber quem somos e o que queremos é o alicerce para sermos capazes de vivermos a dois, de mantermos um relacionamento equilibrado, livre de amarras psicológicas e de dependências desnecessárias”, analisa a psicanalista clínica Germana Lima. Conhecer a si mesmo é tão importante quanto conhecer o parceiro e aceitá-lo como um alguém que também já tem um “roteiro” de vida pré-estabelecido. Permitir que o outro seja ele mesmo, com seus defeitos e qualidades, próprios da sua personalidade, que a imitação não se faça necessária, pois ela não resiste muito tempo, é ideal para um bom relacionamento. “Não é raro a mulher buscar no marido um espelho do pai, este sendo uma referência positiva em sua vida. Ela deseja que o marido tenha o comportamento que espera e siga o roteiro que estipula independente da vontade dele. Porém, ao fazer todas essas imposições, esquece que ele também vem com um roteiro próprio, também busca, inconscientemente, na esposa os aspectos prazerosos de sua mãe. Qual seria a chave para esse impasse? Livrar-se desses estereótipos”, reforça Germana Lima. A terapeuta ocupacional, Viviane Gonçalves, 33 anos, cometeu esse erro, ao esperar do marido o que encontrava na figura do pai. Um ser 62 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

ESTAMOS EM UM PERÍODO ONDE NUNCA HOUVE TANTO DIVÓRCIO, PORÉM FAZENDO UM CONTRAPONTO A ESTA PERSPECTIVA, VÁRIAS PESQUISAS APONTAM QUE OS CASADOS VIVEM MAIS E MELHOR. O QUE FAZER PARA MANTER UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL E DURADOURA? TALVEZ NÃO POSSAMOS DÁ UMA RESPOSTA CONCRETA. MAS O FATO É QUE PARA SE TER UM RELACIONAMENTO FELIZ, TRANQUILO E DURADOURO, DEPENDE PRIMEIRAMENTE DE SI, E DEPOIS DO OUTRO. por

Julyana Silveira

passível de todas as suas vontades, e foi um erro para o início do casamento. “Ainda bem que enxerguei a tempo que o erro estava em mim, e não nele. Desde o início ele estava sendo bom marido, respeitando mais as vontades dele e não fazendo totalmente as minhas, que era o que acontecia à vida inteira com meu pai. Depois que percebi que o erro era meu, mudei, e nosso casamento mudou para melhor, bem melhor do que foi no início, e sem dúvidas temos tudo para ser um casal feliz para sempre”, comemora Viviane. Saber conversar é um enorme pilar de sustentação para qualquer situação no casamento. Não é recomendável, na verdade não faz bem a nenhuma relação que pequenas mágoas diárias se avolumem, pois se corre o risco de se criar uma dimensão insustentável. “E quando menos se espera, estamos travando uma imensa batalha por uma toalha esquecida na cama ou um sapato na porta”, lembra Germana Lima. Em qualquer situação, saber falar para o outro, com cuidado, com carinho, transparecendo seu objetivo maior, que é o de apararem juntos as arestas, para uma convivência harmoniosa, onde todos são beneficiados, é fundamental. O engenheiro

Gustavo Martins, 39 anos, acredita que mantém uma relação harmoniosa com a esposa, mesmo depois de 10 anos de casados, porque nunca lhes faltou diálogo. “Além de nos respeitarmos, procuramos sempre conversar, principalmente sobre o que não está agradando na relação. A vida já está tão difícil, corrida, se você não parar um tempo e conversar com sua mulher, as coisas vão acontecendo, se acumulando e quando tentarem resolver já é com brigas e muitas mágoas. Sem dúvidas, conversar é fundamental para uma relação harmoniosa e feliz”, indica o engenheiro. Para Germana Lima, se predispor a ouvir o outro, dar-lhe voz, buscar não só escutar e sim compreender seu ponto de vista, “permiti que uma linguagem própria seja estabelecida, única, a qual não é constituída somente de palavras, os gestos também estabelecem um diálogo corporal que nos acolhe ou repulsa, conforme o que desejamos expressar”, reforça a especialista. Outro fator importante para quem deseja um relacionamento feliz, tranquilo e duradouro, segundo a psicanalista, é manter a busca pelos seus objetivos individuais e saber lutar pelo que se acredita, alimenta a admira-


SABER CONVERSAR É UM ENORME PILAR DE SUSTENTAÇÃO PARA QUALQUER SITUAÇÃO NO CASAMENTO. NÃO É RECOMENDÁVEL, NA VERDADE NÃO FAZ BEM A NENHUMA RELAÇÃO QUE PEQUENAS MÁGOAS DIÁRIAS SE AVOLUMEM, POIS SE CORRE O RISCO DE SE CRIAR UMA DIMENSÃO INSUSTENTÁVEL. E QUANDO MENOS SE ESPERA, ESTAMOS TRAVANDO UMA IMENSA BATALHA POR UMA TOALHA ESQUECIDA NA CAMA OU UM SAPATO NA PORTA


ção e a paixão de quem estar ao seu lado. “Pessoas que objetivam suas realizações pessoais demonstram uma disposição natural para serem felizes, essa atitude diante da vida instiga o outro a querer estar sempre perto”, relata. “A 'anulação dos desejos' é diretamente proporcional à frustração

nas relações. O parceiro que renuncia sempre as suas vontades, vive em busca de algo que o preencha, que o complete. Porém, os objetivos das relações não são o preenchimento das nossas lacunas, se assim fosse, nossa jornada seria um quebra-cabeças faltando uma única peça, a qual buscaríamos ao longo de uma vida inteira. E quão grande

10

1

é a responsabilidade de imputarmos ao outro a nossa plenitude?”, explica a profissional.“Cientes de tudo que somos, temos a percepção de que o segredo de uma relação duradoura, prazerosa e plena não está no outro e sim, em nós mesmos!”, completa Germana Lima. Ou seja, para fazer o outro feliz, primeiramente você precisa estar feliz.

dicas do psicólogo Mark Goulston, que ajudarão a melhorar a qualidade do seu casamento. Confira:

Vão para a cama ao mesmo tempo – Algo comum no início do casamento, é preciso se atentar para que esta prática não se perca. Irem para a cama, juntos, é um símbolo forte de cumplicidade. Não importa se um de vocês dois sairá da cama mais cedo. O importante é o ato de dividirem este momento.

2

Cultivar interesses comuns – Depois que a paixão inicial se acalma, é normal perceber que vocês têm poucos interesses em comum. Isto, porém, não minimiza a importância das atividades que vocês podem fazer juntos. Se os interesses comuns não estão presentes, casais felizes os desenvolvem. Ao mesmo tempo, não se esqueça de cultivar interesses próprios, isso irá torná-la mais interessante para o seu parceiro.

3

Andar de mãos dadas ou lado a lado – Caminhar lado a lado ou de mãos dadas, é criar e fortalecer vínculos. Para as mulheres é muito desconcertante quando o marido sai andando na frente ou caminha mais devagar querendo ficar para trás. Não deixe que o tempo e a rotina tirem de vocês este hábito tão comum durante o período do namoro. Casais felizes conversam, admiram a paisagem juntos.

4 5

Crie padrões de confiança e perdão – Criar estes padrões ajudará a evitar alguns incômodos ao longo do casamento. Casais felizes quando se desentendem, conversam, e confiam um no outro e perdoam, se for o caso, em vez de criar um ambiente de relutância e de desconfiança. Concentre-se nos pontos positivos de sua parceira – Se você começar a procurar defeitos no parceiro é certo que encontrará. O mesmo acontece com as qualidades. Tudo depende do que você procura! Casais felizes preferem observar e

64 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

acentuar as qualidades um do outro e isso os ajuda a lidar com os defeitos.

6 7 8 9 10

Se abracem ao se encontrar – Nossa pele tem memória, e ela guarda o “bom toque” (amado), o “mau toque” (abusado) e o “sem toque” (negligenciado). O contato proporcionado por um beijo rápido não é suficiente para ativar esta “memória”. Casais que dizem “olá” com um abraço mantêm sua pele impregnada pelo “bom toque”. Diga “eu te amo” e “tenha um bom dia” todas as manhãs – Esta é uma ótima maneira de ajudar seu parceiro a lidar com tranquilidade com toda a correria e estresse do dia a dia.

Dizer “boa noite”, todas as noites, independentemente de como você se sinta – Isto diz a sua parceira que, independentemente de quão chateado você esteja com ela, você ainda quer estar na relação. Dizer boa noite, mesmo chateado, é o mesmo que dizer que a relação de vocês é maior do que qualquer incidente. Verifique como está sendo o dia do parceiro – Dê um jeito de conversar em algum momento ao longo do dia para saber como vão as coisas. Esta é uma ótima maneira para estar em sintonia e ajustar suas expectativas. Se ela estiver em um dia terrível, você estará pronto para acolhê-la quando chegar a casa. Tenha orgulho de ser visto com seu parceiro – Casais felizes têm o prazer de serem vistos juntos e estão frequentemente em algum tipo de contato afetuoso. Quando se está seguro quanto ao que sente, o homem não tem vergonha de demonstrar seu afeto publicamente, já que isso é expressão de sua realização e felicidade.

www.mul herchei ro sa.com .b r


FÍGARO BARBEARIA

CABELO MASCULINO 2015 O

s cortes de cabelo masculino para essa estação trazem estilos ainda mais modernos e diferentes. Várias tendências de 2014 continuam, outras mais antigas estão voltando e algumas são novidades. O importante é sempre adequar o corte ou penteado ao seu estilo de vida.

As franjas mais longas voltaram. O estilo, agora chamado de Long Fringe, promete fazer sucesso. O ideal é que a franja seja repicada de forma desconexa e desfiada, para permitir que você possa pentear o cabelo deixando uma textura e um ar de bagunçado chique. Indicado para os mais jovens ou os descolados que não curtem um visual arrumadinho e tradicional. A cabeleireira do Fígaro Barbearia Social Club, Daniele Gurgel, deu dicas preciosas para quem optar por esse corte: "Esse modelo é adequado para quem tem cabelo liso, porém, quem possui os fios grossos pode fazê-lo, desde que faça uma escova inteligente antes. E para dar forma, modelar e fixar o penteado, é necessário o uso de mousse e spray. Caso opte por usar cera, prefira a fosca", fala. O estilo topete masculino, que raramente sai de moda, continuará em evidência. O penteado é um clássico e versátil corte de cabelo que pode deixar o estilo mais moderno ou mais retrô sem muito esforço. Vale a pena investir! O que também fez sucesso em 2014 e que continua em alta é uma tendência chamada de Razor Part, que nada mais é do que uma divisão feita no cabelo com navalha. A risca, 66 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DOS MAIS VAIDOSOS E DAQUELES QUE QUEREM DAR UMA RENOVADA NO VISUAL, VAMOS MOSTRAR QUAIS SERÃO AS TENDÊNCIAS DE CORTE DE CABELO MASCULINO PARA 2015. PODEMOS ADIANTAR QUE OS MODELOS ESTÃO AINDA MAIS MODERNOS, DIFERENCIADOS E ESTILOSOS. A VANTAGEM É QUE TODOS ESSES CORTES SÃO VERSÁTEIS E FÁCEIS DE ARRUMAR. SAIBA AGORA O QUE VAI FAZER A CABEÇA DELES NESSA ESTAÇÃO! por Eduardo Lima

bem marcada, é geralmente feita na divisão lateral do cabelo onde o penteado irá ser repartido. O estilo original, que passeia pelo formal vintage e o moderno e eclético, deixa essa divisão bem exposta graças a um penteado molhado e arrumadinho. Ele pode ser usado com topete ou mais curto tanto em cima quanto nas laterais. "O estilo é um dos mais pedidos pelos jovens que optam inovar sem fugir do estilo formal e casual e até mesmo pela sua praticidade, já que basta apenas secar e moldar com cera, gel, spray ou pasta", afirma a profissional. Algumas celebridades aderiram a esse tipo de corte de cabelo, entre eles o jogador lusitano Cristiano Ronaldo.

trás da orelha. "Essa tendência precisa ser muito bem executada pelo profissional, já que deve ser feito um quadrado perfeito nas laterais. Para os jovens, vale dar um repicado na parte de cima", fala Daniele Gurgel. O modelo, super em alta, é usado pelo ator Leonardo Di Caprio.

Grande parte dos homens tem optado pelo The Short Quiff para inovar o visual. O modelo é um corte de laterais rebaixadas, com a parte de cima um pouco mais alta e levemente espetada. Ele é versátil e funciona muito bem para o dia a dia, para diversos tipos de cabelo e rosto. Com forte inspiração dos anos 50, o estilo foi aderido pelo jogador David Beckham.

Para quem tem personalidade forte e cabelos de tamanhos médios e compridos, deve-se optar pelo coque masculino, conhecido como "coque samurai", que é aquele coquinho no alto da cabeça, que saiu das passarelas e ganhou a moda de rua. Alguns usam com a lateral raspada e prendem o cabelo para mostrar o efeito. Outra opção para quem possui as madeixas compridas é não ter um corte definido ou aparente, mas apenas com pontas secas aparadas de maneira desconexa e desfiado. O que define o estilo é esse ar de desalinho e descompromisso, como o do ator Jared Leto. Porém, isso não significa ficar sem cuidar dos fios. Muito pelo contrário, cabelo comprido exige ainda mais cuidados e gastos com produtos finalizadores.

O que permanece em 2015 é o sempre pedido Side Part, que é um clássico atemporal e perfeito para o visual de um executivo, por exemplo. O corte possui as laterais e o topo da cabeça baixo, e o penteado deve ser de lado, meio jogando tudo para

E em 2015, também continua em alta o corte tradicional, aquele modelo básico indicado para quem não pretende inovar. "A tendência, procurada por homens mais maduros, é fácil e rápida de ser feita e mantida", finaliza a profissional.


CUIDE BEM DO SEU CABELO O cabelo do homem não é igual ao da mulher, pois ele é menos poroso e mais frágil. Por isso, eles merecem uma atenção redobrada. Siga nossos conselhos e mantenha os fios sempre saudáveis e com boa aparência. ‹‹O cabelo masculino tem uma maior tendência à oleosidade, portanto lavar o cabelo diariamente é essencial para evitar alguns problemas capilares, como caspas e seborreia. ‹‹Assim como as mulheres, os homens devem usar apenas shampoos e condicionadores certos para o seu tipo de cabelo. Fale com o seu cabeleireiro e peça dicas de quais produtos usar. ‹‹Ao secar o cabelo, não os esfregue vigorosamente com uma toalha, pois os fios podem quebrar. Apenas seque com calma. ‹‹Sol, cloro da piscina, água do mar e diversos outros fatores externos ressecam os cabelos. Por isso, recomenda-se o uso de protetor solar capilar. Também não deixe de hidratá-los. ‹‹Gel e pomadas são ótimos para ajudar a arrumar o cabelo após o banho, mas o ideal é que os produtos sejam sem álcool, para não ressecar os fios. ‹‹Evite usar chapéus ou bonés apertados, pois eles tendem a causar danos à cutícula do cabelo e estimular a queda. ‹‹Opte sempre por uma alimentação saudável, pratique esportes e mantenha-se sempre relaxado. Tudo isso influencia na maneira como seu cabelo desenvolve.


SEXUALIDADE

sexo com

AMOR x sexo por DESEJO

SEXO É BOM E TODO MUNDO GOSTA! E QUE SEJA COM AMOR, PARA OS MAIS ROMÂNTICOS, OU SÓ PELO DESEJO, POIS HÁ QUEM PREFIRA NÃO MANTER COMPROMISSO APÓS UMA BELA NOITADA. O FATO É QUE O SEXO PODE SER PRAZEROSO EM AMBOS OS CASOS. MAS CADA ATO TEM SUAS PARTICULARIDADES E CABE A CADA UM ESCOLHER O QUE LHE PROPORCIONA MAIS PRAZER. NO FINAL DAS CONTAS, O QUE VALE É APROVEITAR, SEM ESQUECER, CLARO, DA RESPONSABILIDADE. por Julyana Silveira


que você continue ali juntinho do seu parceiro”, destaca a empresária. Opiniões à parte, o que não se pode perder de vista é o prazer e o bem-estar que o sexo provoca na vida de qualquer indivíduo. “Insisto que não se perca de vista o encantamento, a paixão e o prazer como as mais belas expressões do ser sexual. São formas de comunicação e comunhão, seguidas de mistério, assombro e tranquilidade”, reforça a sexóloga Zenilce Bruno. As duas opiniões retratam uma condição enraizada na nossa sociedade, na cultura, na maioria dos ensinamentos quando o assunto é sexo, onde a as mulheres sempre são mais românticas e idealistas, enquanto os homens preferem o desejo à emoção. Claro que isso não é uma regra, é perceptível o quanto as mulheres estão mais libertas e também abertas ao sexo casual, sem um vínculo afetivo com o parceiro. Mas apesar da “liberdade” sexual feminina, a maioria concorda que o sexo com amor é muito mais prazeroso, como mesmo relatou a empresária Kátia Almeida.

O

que difere o sexo feito com amor e o sexo feito só pelo desejo no outro? Provavelmente, cada pessoa tem sua explicação a dá sobre o assunto, como o administrador Rogério Lima*, 42 anos, que acredita que “o primeiro acontece quando o ato sexual é feito com alguém que você goste, que tenha um envolvimento além do carnal, enquanto o sexo por desejo é puramente para satisfazer o prazer sem que haja envolvimento algum entre os dois, ou seja, para saciar um desejo”, teoriza. E ele acrescenta que ambos podem ser prazerosos da mesma forma. “Quer coisa mais gostosa que você amar uma pessoa

e ter uma relação sexual com ela? O mesmo acontece quando você tem um desejo em uma mulher e passa uma noite de sexo com ela. Para mim esses 'dois' sexos têm seus benefícios”, relata Rogério Lima. Na contramão do que pensa o administrador, está a opinião da empresária Kátia Almeida*, 36 anos, que credita que sexo bom é aquele feito com amor. “Vejo muitos homens falarem sobre o 'pós-sexo' quando não amam a pessoa, alguns falam até que sentem nojo. Então, qual o lado bom de sexo só por desejo? Agora com amor é diferente, você deseja que o tempo não passe para

Mas afinal, entre tantas opiniões, o que é melhor: o sexo com amor ou o sexo por desejo? Para um especialista no assunto, o sexólogo e autor de livros como 'El Placer de Seducir', Ezequiel López Peralta, “a diferença entre o sexo com o amor e o sexo sem amor se nota na duração, já que é maior a preocupação com o prazer do outro se existir uma relação afetiva intensa. Por outro lado, a dedicação em buscar o prazer, a comunicação e as idas e voltas, são diferentes. A intensidade do gozo também é potencializada pela química do amor. E, além disso, se nota uma presença de afeto no 'depois', especialmente. Para o homem, o período depois da transa é uma prova: se não há amor é quase que unânime a recusa por se aproximar do corpo da outra pessoa, e se o amor intenso existe o desejo é de união”, conclui o especialista. * Os nomes na matéria foram alterados a pedido dos entrevistados. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 71


CASUAL OU COM AMOR, APROVEITE AS DICAS PARA UM SEXO PRAZEROSO: ¬¬Capriche nas preliminares e intensifique as carícias até perceber que ele já está dominado pelo prazer. Mordidinhas, troca de olhares penetrantes e, claro, uma sessão demorada e dedicada de sexo oral vai levar seu parceiro à loucura; ¬¬Seja seduzida pelo seu parceiro e faça com que ele perceba

que pode te dominar entre quatro paredes. Homens adoram ser atiçados pelas mulheres, mas também têm muito prazer quando estão no comando; ¬¬Não é preciso ser expert em Kama Sutra, mas inovar nas posições ajuda a fazer com que ele sinta sempre estimulado a transar com você. Acordá-lo com carícias eróticas e surpreendê-lo com uma transa em outros lugares da casa, fora do quarto, também vão apimentar o sexo; ¬¬Fale mais e faça com que ele ouça seus gemidos. Os homens nem sempre admitem, mas amam

INSISTO QUE NÃO SE PERCA DE VISTA O ENCANTAMENTO, A PAIXÃO E O PRAZER COMO AS MAIS BELAS EXPRESSÕES DO SER SEXUAL. SÃO FORMAS DE COMUNICAÇÃO E COMUNHÃO, SEGUIDAS DE MISTÉRIO, ASSOMBRO E TRANQUILIDADE

ouvir palavras picantes durante o sexo. Dizer a ele o que gosta e como quer que ele conduza a transa também funciona. Só não vale fingir com gritos e sussurros inspirados em atrizes de filmes adultos. Ele certamente vai perceber e o tiro sai pela culatra; ¬¬Entregue-se na cama e demonstre o seu desejo. Não há nada mais excitante para um homem quando ele percebe que é capaz de dar prazer para a sua parceira. Portanto, não se intimide e faça com que ele fique ciente de que ele está sendo responsável por te levar à loucura.


TESTE

Você está pronta para

o sexo casual?

Responda as perguntas abaixo e descubra se seu relacionamento está fazendo bem ou mal para você!

1 - Você acabou de conhecer o cara e logo surge um convite para um programa mais íntimo no apartamento dele. O que você faz? A) Diz que ainda é cedo. B) Inventa uma desculpa e não vai. C) Fica um pouco sem jeito, mas aceita.

2 - Imagine que você topou o

C) Um prazer momentâneo que não combina com neuras.

7 - Com relação ao sexo, suas

amigas acham que você é?

A) Muito recatada e com ideias antigas. B) Meio doidinha, que tem a curtição como lei. C) Alguém que curte a vida, mas que as vezes pula fora na hora H.

8 - Quais são as principais

vantagens do sexo casual?

A) Poder transar com várias pessoas legais e desejáveis. B) Nenhuma. Parece mais um ato desesperado. C) Poder focar a energia no próprio prazer.

sexo casual. Como se sente na manhã seguinte?

9 - Quais são as principais desvantagens do sexo casual?

A) Ficaria aflita para ir logo embora do motel.

C) Ficaria confusa a respeito de seus valores e crenças.

A) Nenhum, desde que ambos tenham a cabeça boa para isso. B) O preconceito contra as mulheres liberais e descomprometidas. C) A ilusão de que o sexo bom vai ligar no dia seguinte.

3 - Para você, sexo casual é:

10 - Qual o perfil de homem

B) Ficaria tranquila e chamaria o gato para um banho.

A) Delicioso e muito prático. B) Uma fantasia interessante.

que você busca em uma festa?

B) Tenta se soltar um pouco mais.

A) Um fofo encantador que saiba cortejar uma mulher. B) Aquele que manda uma piscadinha matadora e pede um beijo. C) O bom de pegada, que chega chegando e economiza palavras.

C) Aproveita o momento sem cortes.

10 - Você não consegue lidar

C) Estranho, coisa de homem.

4 - Na balada o clima esquenta com o novo affair. O que você faz? A) Corta a onda dele logo de cara.

5 - O que você faz quando se sente sozinha? A) Liga para os amigos e arruma logo o que fazer. B) Pensa que seria bom ter um namorado bonito e fofo. C) Pede para uma amiga arrumar um encontro às escuras.

6 - O que o sexo representa para você? A) Uma ótima experiência que merece ser vivida com amor. B) Algo divertido, mas que requer responsabilidade. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

com:

A) Culpa. B) Tédio. C) Irresponsabilidade. 6) A=1 B=2 C=3 Some seus pontos e confira o resultado! 7) A=1 B=3 C=2 1) A=2 B=1 C=3 8) A=2 B=1 C=3 2) A=1 B=3 C=2 9) A=3 B=2 C=1 3) A=3 B=2 C=1 10) A=1 B=2 C=3 4) A=1 B=2 C=3 11) A=3 B=2 C=1 5) A=2 B=1 C=3

RESULTADO: DE 11 A 17 PONTOS - NÃO, VOCÊ NÃO ESTÁ PRONTA PARA O SEXO CASUAL Você acredita que sexo e amor andam juntos e por isso rejeita a ideia de transar por transar. Seria difícil lidar com um “oi” frio no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido. Amizade depois do sexo? Sem chances. Para vocês, amigos não transam, mas namorados sim. O sexo casual não faz sentido na sua cabeça e, assim, não oferece um prazer real. Siga os seus instintos e seja feliz do seu jeito. DE 18 A 24 PONTOS - TALVEZ. PENSE UM POUCO SOBRE OS PRÓS E OS CONTRAS Você é seletiva na escolha dos parceiros, e isso reflete também no sexo casual – costumam procurar homens maduros que se importem com o prazer da mulher. Porém apesar de toda a ponderação que emprega nas suas decisões, às vezes tem dúvidas sobre o próprio comportamento: “será que estou fazendo a coisa certa?”. A resposta, no entanto, só você poderá encontrar, sem pressões externas. E seja qual for a sua decisão, use preservativo sempre. DE 25 A 30 PONTOS - SIM, VOCÊ ESTÁ PRONTA PARA O SEXO CASUAL! Muitas pessoas fazem sexo casual, mas poucas tem maturidade ou desprendimento para lidar com o telefone que provavelmente não tocará no dia seguinte. Você encara o sexo casual como uma das muitas possibilidades de relacionamento entre duas pessoas responsáveis. Contudo, não deixe o calor do momento derreter o seu senso crítico, não corra riscos à toda: sexo é bom, mas segurança é indispensável, use camisinha e cuide das suas companhias.


MC | ESTILO

Mônica Pinto

macacão

Zara

chapéu Jomara Cid Chapelaria acessórios Doratto

beleza Janne Pinheiro

PRONTAS PARA O INVERNO? NA TERRA DO SOL A TEMPORADA É ATÍPICA, MAS COM OS DIAS CHUVOSOS E NUBLADOS PODEMOS ABUSAR DAS TENDÊNCIAS E IMPRIMIR NOS LOOKS AS CORES DA TEMPORADA. NOSSAS BLOGGERS MOSTRAM LOOKS PODEROSOS PARA INSPIRAR. moleton metalizado e saia Rouge

fotos Gabriel Correia | produção de moda Aline Matias | assistente de fotografia Victor Capucci | tratamento de imagem Kalil Macedo - Creative Carbon agradecimentos Barney's Burger


calรงa e blusa La Dulce colar acervo

Edith Gomes

moleton

Rouge

vestido usado como saia Deep

Schutz Janne Pinheiro

sandรกlia beleza


saia, blusa e pulseiras Evidência Collection ankle boot Santa Lolla

Camila Lima

calça, blusa e blazer Simulassão

Santa Lolla Valéria Andrade cabelo Samara Oliveira scarpin

maquiagem


Rouge Ana Blabe

vestido cinto

colar acervo

Scarlett Prado

Produção Rosa Mango colar Cardigan beleza Karol Lopes vestido

sandália


Lívia Brasil

blusa

Angelique

pulover e saia Rosa Chá cinto acervo

top

Gogh Jeans

jaqueta e short Dulce bota

La

Arezzo

beleza Valéria Andrade

78 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


t-shirt blazer saia

Miss Melon Zara

Sayso

Natasha Brígido short e blusa Forever 21 casaco

Zara

sandália Luíza Barcelos para Meia Sola beleza Natália Rocha

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 79


ECONOMIA

mercado

PREMIUM

N

ovas marcas, novas lojas, novos e velhos consumidores. Vivemos, atualmente, um período de transformação do mercado de luxo no Brasil e o consumo de artigos Premium só tende a decolar. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, a expectativa é de que até 2020, esse seleto setor, estimado atualmente em R$ 22 bilhões aqui no Brasil, cresça nos próximos anos a taxas entre 16% e 22%.

Os fatores para que o mercado de ostentação visto antes apenas em países de primeiro mundo ganhe espaço no Brasil, são diversos. O consumidor assíduo, devido ao seu posicionamento no mercado de trabalho e das suas atuais condições, aposta nesse segmento, investe e não se restringe aos gastos, sem esquecer, claro, do amor geral pelo luxo compartilhado nas ruas e até mesmo nas redes sociais. Além do que, houve uma abertura de novos investimentos fora do eixo Rio-São Paulo. De acordo com a Coordenadora Acadêmica dos cursos de Pós-graduação e MBA da Fanor | DeVry, Zarlanya Paiva Sales, esse glamoroso momento só se expande e se democratiza entre as outras classes sociais. "Esses bens considerados "Vips", antes voltados e vendidos exclusivamente para determinada classe social, passa a ser possível para novos públicos devido à ascensão da nova classe média, o aumento do nível de renda do brasileiro, da globalização da área econômica e o acesso fácil por meio da Internet. Sem se esquecer da facilidade no pagamento desses produtos", conclui. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da empresa de pesquisas Digital Luxury Group, que aponta 80 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

NÃO HÁ CRISE FINANCEIRA NO MUNDO QUE ATINJA O SEGMENTO QUE MAIS CRESCE NO PAÍS. DE ACORDO COM PESQUISAS RECENTES, O CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO AUMENTOU COM ENTUSIASMO NOS ÚLTIMOS ANOS. OU SEJA, CONSUMIR PRODUTOS PREMIUM ESTÁ NA MODA E VEIO PARA FICAR. por Eduardo Lima

as marcas do setor mais buscadas pelos consumidores brasileiros; carros, moda, cosméticos, relógios, jóias e hotelaria são os principais desejos do brasileiro quando o assunto é o mercado de luxo. A Audi lidera a lista, seguida pela BMW e a linha de cosméticos, MAC. O ranking é resultado do rastreamento de 300 grifes em mais de 20 milhões de consultas dos consumidores nos principais sites de busca online no Brasil. Porém, engana-se quem pensa que consumir luxo é apenas adquirir jóias e carros. Luxo também é sinal de desenvolvimento, evolução individual e escolha pessoal, ou seja, ele está ligado à qualidade de vida, prazer e exclusividade. Viagens, alta gastronomia e Spas são subsetores do mercado Premium que conquistam esse público tão voraz por novidades, como no caso da estilista cearense Mariana Vasconcelos. "Adoro compras, mas nada como viajar, visitar museus e ir a bons restaurantes. Em minha opinião, estudar também é luxo, tanto que sempre passo temporadas em Paris e Nova Iorque consumindo a cultura local, o que supera qualquer tipo de aquisição material", analisa.

pleta possível, atendendo a todos os públicos. Mas é importante destacar que entrar ou não no mercado compete às marcas. Cabe a elas analisar se o produto que oferecem terá demanda nas praças para onde querem ir. Essas grifes enxergaram na cidade de Fortaleza grande potencial para isso”, conclui o Diretor do Grupo JCPM e responsável pelo RioMar Fortaleza, Marcelo Tavares de Melo Filho.

E o mercado de luxo em Fortaleza, só cresce aos olhos do público e empresários do ramo. O estado do Ceará tem atraído, cada vez mais, inúmeros investidores, tanto nacionais quanto internacionais, e, consequentemente, aumentando a qualidade e expectativa de vida do cearense. O Shopping RioMar Fortaleza, que atua desde outubro de 2014 em Fortaleza, trouxe para a capital, pela primeira vez, lojas queridas pelo público alto padrão, como Versace, Daslu e Swarovski. “Procuramos compor o mix de lojas do nosso Shopping da forma mais com-

Diante de tantos números e benefícios, esse privilegiado segmento tornou-se um assunto sério. A Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, possui um curso de especialização na área. É o MBA em Gestão de Luxo, que objetiva formar profissionais que dominem conceitos e técnicas de gestão da produção, distribuição e comercialização de bens e serviços Premium. O curso é desenvolvido a partir de três grandes eixos temáticos: O Universo do Luxo, A Gestão de Luxo e A Estratégia das Marcas e Corporações de Luxo. Vale a pena investir!


A EXPECTATIVA É DE QUE ATÉ 2020, ESSE SELETO SETOR ESTIMADO ATUALMENTE EM R$ 22 BILHÕES AQUI NO BRASIL, CRESÇA NOS PRÓXIMOS ANOS A TAXAS ENTRE 16% E 22%.


ENTREVISTA

Mari Gonzalez macacão

Evidência Collection LaVie Jóias

bracelete e brinco

Estrela do Pânico


A MODELO MARI GONZALEZ, DE APENAS 21 ANOS, TORNOU-SE, EM 2014, A NOVA ESTRELA DO PROGRAMA PÂNICO (BAND). O SUCESSO FOI TÃO ARREBATADOR, QUE ELA ALÇOU NOVO VOO: EM POUCOS MESES DEIXOU DE SER PANICAT PARA TORNAR-SE REPÓRTER DA ATRAÇÃO. DURANTE PASSAGEM POR FORTALEZA, A BAIANA CHEIA DE GINGA E PERSONALIDADE CONTOU COM EXCLUSIVIDADE, PARA A REVISTA MULHER CHEIROSA, TODOS OS SEUS SEGREDOS DE BELEZA QUE A TRANSFORMARAM NA NOVA MUSA DO BRASIL. por Eduardo Lima | fotos Nicolas Gondim Revista Mulher Cheirosa – Como aconteceu o encontro Pânico-Mari Gonzalez? O programa veio até você ou você até ele? Mari Gonzalez – Ele que veio até a mim. Ano passado estava no aeroporto de Salvador, em um dia comum, quando o maquiador do Pânico e o Carioca (integrante do programa) surgiram do nada, me viram, falaram comigo e disseram que eu tinha perfil para ser Panicat. Foi tudo tão rápido que em menos de uma semana já estava em São Paulo. RMC – O que mudou na sua vida ao tornar-se integrante do Pânico? MG – Tudo mudou. O Pânico mudou a minha vida e rotina. Eu era uma desconhecida e hoje tenho meu trabalho reconhecido e admirado. Além do que, o programa me deu visibilidade, e hoje viajo por todo o Brasil modelando, fazendo campanhas e marcando presença em grandes eventos. RMC – Devido a sua popularidade e competência, você passou de Panicat a repórter da atração na temporada 2015. Comemorou o feito? MG – É algo maravilhoso! Quem não queria uma oportunidade dessa?! Estou bastante feliz e curtindo cada momento dessa nova jornada. RMC – Como é a sua relação com a equipe? MG – Desde quando cheguei em

vestido

Garage

anéis, brinco e pulseiras LaVie Jóias

GOSTO DE ME CUIDAR, POR ISSO MANTENHO UMA DIETA EQUILIBRADA E PROCURO UM TEMPINHO NA MINHA CORRIDA AGENDA PARA MALHAR AO MENOS TRÊS VEZES POR SEMANA


produção de moda

Aline Matias maquiagem Janne Pinheiro cabelo Pedro Araújo agente artístico Billy Bob

tratamento de imagem

Kalil Macedo Creative Carbon

CONSIDERO QUE MEU ESTILO É DESCOLADA, ALGO "MENINA MULHER" E SEXY, MAS NADA VULGAR

São Paulo, a equipe foi sempre receptiva e respeitosa comigo. Todos são especiais e possuem uma energia muito boa. O astral durante as gravações e a edição ao vivo é maravilhoso. Me sinto com sorte ao estar trabalhando ao lado de todos eles. RMC – Você é a atual integrante do Pânico de maior sucesso e repercussão. O assédio por parte da imprensa e público só aumenta? MG – Com toda a certeza. Não estava acostumada com tudo isso, mas não há como negar que é muito bom e gratificante. RMC – Você nunca posou nua. Posaria caso fosse convidada? MG – Não tenho interesse no momento, mas não descarto a possibilidade disso acontecer futuramente. 84 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

RMC – Mari Gonzalez pode ser considerada um símbolo sexual? MG – Acredito que o meu trabalho como repórter do Pânico esteja bem acima desse "título", que, claro, envaidece, porém, beleza não é tudo e nem o mais importante em alguém. RMC – Quais são os seus cuidados com a pele e o cabelo? MG – Uso protetor solar e bebo muito água para hidratar a pele. Em relação ao cabelo, sempre estou em busca de tratamentos que o deixe hidratado. RMC – E cuidados com o corpo? MG – Gosto de me cuidar, por isso mantenho uma dieta equilibrada e procuro um tempinho na minha corrida agenda para malhar ao menos

três vezes por semana. Às vezes não consigo praticar exercícios, então foco na alimentação. RMC – Qual o seu estilo de se vestir? MG – Considero que meu estilo é descolada, algo "menina mulher" e sexy, mas nada vulgar. RMC – Você está namorando? Há algum perfil masculino que te atraia? MG – Estou solteira e não existe para mim o homem perfeito e nem aquele estilo específico ideal que possa vir a me interessar. O mínimo que espero é que seja alguém que me respeite, educado e que saiba manter um bom diálogo, o que considero importante em uma relação.


ALIMENTAÇÃO MANTER O PESO APÓS UMA DIETA É UM DESAFIO, JÁ QUE FATORES COMO ALTERAÇÕES HORMONAIS, PERDA DE MASSA MUSCULAR E AVANÇO DA IDADE DESACELERAM O METABOLISMO E DIMINUEM A CAPACIDADE DO CORPO EM GASTAR CALORIAS. MAIS QUE ISSO, ESSE EFEITO "IOIÔ" PODE CAUSAR DIVERSOS DANOS À SAÚDE. SAIBA COMO ACABAR, DE UMA VEZ POR TODAS, COM ESSE PROBLEMA E ENTRAR L EM FORMA DEFINITIVAMENTE. E por

duardo

O

fim do efeito

SAN FONA ima

T

alvez, mais difícil do que emagrecer, seja sustentar o peso alcançado. Ter força de vontade para manter hábitos saudáveis a longo prazo é mais desafiador do que segui-los. Fatores como alteração hormonal e idade avançada fazem com que o corpo lute contra o novo peso e favoreça o conhecido efeito sanfona. “Outra causa desse efeito é quando o emagrecimento é muito rápido por consequência de dietas radicais, restritivas, sem esforço que não possuem acompanhamento de um nutricionista competente”, afirma a nutricionista Ana Cristina Wolf. Quando uma pessoa perde peso muito rápido, mecanismos hormonais são ativados, que sinalizam ao cérebro que a pessoa está passando fome, então o próprio organismo estimula a redução do metabolismo como forma de poupar energia, ou seja, ele “queima” menos calorias. E após tantas oscilações, o corpo acaba criando maior resistência a emagrecer e manter o peso desejado torna-se cada vez mais difícil.

Ainda há algo mais grave: esse “engorda-emagrece” pode aumentar o risco para certos problemas de saúde, incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar. “Essas idas e vindas causam queda de cabelos e unhas fracas, pois o organismo não envia as proteínas necessárias às extremidades do corpo. Além do que, o fígado acaba sendo o órgão que mais sofre, pois quando uma pessoa faz uma dieta radical, o tecido adiposo libera a gordura estocada para ser usada como energia pelo organismo. A questão é que antes que essa gordura chegue aos órgãos para ser "queimada", ela passa pelo fígado. Por isso, ao decidir emagrecer, deve-se


sempre contar com a supervisão de um profissional”, alerta a nutricionista. Perder e recuperar o peso também pode causar efeitos psicológicos negativos, pois muitas mulheres se sentem deprimidas e desencorajadas a buscar novamente um corpo bonito e saudável. "A nutricionista que vos fala é uma ex-obesa. Já pesei 100 quilos e consegui emagrecer 35 em oito meses. Sempre falo para as minhas pacientes: se você quer, você pode! Conheço muito mais desistentes que fracassadas. Estar acima do peso é um problema sério e que deve ser tratado de forma equilibrada e consciente e o ideal é se reeducar ao consumir alimentos saudáveis em uma dieta bem elaborada e individualizada, o que permite uma intervenção mais efetiva", fala Ana Cristina Wolf. A prática de atividade física é imprescindível para quem quer manter um peso saudável. De acordo com o personal trainer da GreenLife Academia, João Paulo Moreira, o ideal é optar pelo "emagrecimento sustentável", que foca no emagrecer e não no perder peso. A diferença: perder peso tem uma relação apenas com a diminuição da massa corporal total quando é observado o resultado negativo na balança. Já o emagrecimento está relacionado à redução de qualquer quantidade de gordura corporal. "A atividade de musculação intensa, que são as que realmente promovem hipertrofia, possuem um papel importante aos que optam em emagrecer devido a um alto gasto de energia durante os exercícios, objetivando perder gordura e aumentar e manter a massa muscular. Ao contrário disso está o treino aeróbio, como correr e pedalar, que acaba tornando-se prejudicial ao emagrecimento, já que ele possui alguns benefícios, mas nenhum deles ligados à mudança corporal. Por isso, muitas pessoas estão pré-dispostas a passar pelo efeito sanfona quando não buscam um profissional qualificado, pois é ele que deve montar um programa de treino específico e sempre mutável", finaliza o personal. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

Cardápio para lá de saudável Uma alimentação balanceada garante o aporte de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo. No cardápio deve conter alimentos de diversos tipos, como carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, desde que atenda às necessidades nutricionais de cada pessoa. Preparamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença no final do mês quando você for subir na balança. QQGRUPO DOS CEREAIS: nesse grupo estão presentes os principais alimentos fonte de carboidratos, como arroz, batata, macarrão, mandioca, pães, biscoitos, farinhas e massas em geral. QQGRUPO DAS FRUTAS: a mais importante função é fornecer vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para proteção da saúde e diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas. Recomenda-se o consumo diário de frutas. QQGRUPO DAS HORTALIÇAS: assim como o grupo das frutas, a principal função das hortaliças é fornecer os minerais e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. Indica-se consumir alface, tomate, abobrinha, beterraba, agrião, escarola, brócolis, espinafre, chuchu, entre outros. QQGRUPO DO LEITE E DERIVADOS: a esse grupo pertencem o leite e todos os seus derivados. O consumo diário desses alimentos é essencial para se obter o cálcio responsável pela saúde dos ossos, além de fontes de proteína. Opte sempre por alimentos com menos quantidade de gordura como leites, iogurtes desnatados e queijos como ricota, minas e branco. QQGRUPO DAS CARNES: as carnes bovinas, de frango e peixe, além dos ovos, são os responsáveis por nos fornecer proteínas, além de vitaminas e minerais como ferro e vitamina B12. Dê preferência a preparações assadas, cozidas ou grelhadas. QQGRUPO DAS LEGUMINOSAS: suas principais funções são fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais com funções antioxidantes. Fazem parte: feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha. QQGRUPO DAS GORDURAS: pertencem a esse núcleo todos os óleos vegetais (azeite, óleo de soja, girassol, canola, etc), manteigas e margarinas, além de banha, toucinho, entre outros alimentos. Prefira sempre as gorduras de origem vegetal. QQGRUPO DOS DOCES E AÇÚCARES: o açúcar também é fonte de energia, mas seu consumo deve ser moderado, pois a sua ingestão excessiva está relacionada com o aumento de risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 87


SAÚDE E BEM-ESTAR | MEXA-SE

A vez do CROSSFIT

O

método de treinamento mais procurado pelas celebridades, o CrossFit, virou febre no Ceará tornando-se a nova mania fitness. Para alguns, a modalidade ainda é desconhecida. É simples entender. Vamos lá: o CrossFit é um programa único

88 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais e naturais, feitos em alta intensidade e constantemente variados, o que garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente. Normalmente, esses movimentos durante o treino

enquadram-se em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico ou cardio. O principal equipamento para a prática é o nosso próprio corpo aliado a técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, www.mul herchei ro sa.com .b r


PRATICAR CROSSFIT NÃO É PARA OS FRACOS. JÁ IMAGINOU FAZER EXERCÍCIOS DE ATLETISMO, MUSCULAÇÃO E GINÁSTICA TUDO JUNTO? ESSA MODALIDADE, QUE É UMA VERDADEIRA ALIADA NA HORA DE MOLDAR O CORPO, TEM GANHADO CADA VEZ MAIS ADEPTOS NO CEARÁ. APESAR DE PARECER PESADA, A ATIVIDADE PODE SER PRATICADA POR HOMENS E MULHERES DE QUALQUER IDADE. SAIBA AGORA POR QUAIS MOTIVOS O PROGRAMA DE TREINAMENTO TORNOU-SE UM SUCESSO. por Eduardo Lima

são treinados para respeitar o Princípio da Individualidade Biológica de seus alunos. Por exemplo, o CrossFit contém movimentos de alta intensidade. Portanto, alta intensidade para uma senhora de 70 anos de idade é bem diferente da alta intensidade de um atleta, mas ambos estão realizando treinos intensos", explica o coach da prática e o proprietário da Mega Gym Academia, Roberto Studart. Em um treino típico de CrossFit, atletas e praticantes fazem um aquecimento, a prática de uma técnica e depois o WOD (workout of the day), ou seja, treino do dia, que é sempre variado. Para se ter uma ideia, o CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em academias de polícia, grupos de operações táticas, como SWAT, unidades de operações especiais do exército americano, por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo. No entanto, ele foi adaptado para o grande público. E os benefícios da modalidade são diversos. Confira: ÎÎAumento da força; ÎÎRedução de medidas e percentual de gordura; ÎÎRedução de estresse;

pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes, entre outros. O CrossFit proporciona a mais ampla adaptação fisiológica, gerando uma maior otimização de todas as capacidades físicas, como: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. O método também promove uma competição saudável entre os praticantes ao manter tempos, marcações, definir regras e padrões de performance. A grande vantagem é que o programa de treinamento pode ser feito por qualquer pessoa, independente de idade, condicionamento ou experiência. "O treinamento não é personalizado, pois se trata de uma aula coletiva em que todos participantes farão o mesmo treino, porém, os coachs w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

ÎÎDefinição de tônus muscular; ÎÎMelhora na flexibilidade; ÎÎMelhora na capacidade cardiovascular e respiratória; ÎÎAumento de explosão e velocidade; ÎÎAumento de resistência muscular; ÎÎMelhora no equilíbrio; ÎÎTreinamento altamente eficiente, aonde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis; ÎÎTreinamento que fortalece o corpo por inteiro;

ÎÎMelhora o desempenho em corridas de longa e curta distancia; ÎÎPrevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados; ÎÎAumento de energia. Além de tudo isso, de acordo com Roberto Studart, o CrossFit faz também com que seus praticantes trabalhem a mente, o foco, a persistência, perseverança e a autoconfiança. "Quando se faz um treino, costumamos falar que "não existe eu não consigo" e sim "eu ainda não consigo". Nenhum aluno desiste no meio do treino, pois os próprios alunos estimulam o outro a ir até o fim", afirma. Quem pratica garante que o resultado é certo, como no caso da publicitária Ana Luiz Ribeiro, de 26 anos, que é adepta do CrossFit há dez meses. "Antes eu me cansava facilmente e não tinha pique para realizar diversas atividades. Hoje em dia, o treino além de me deixar disposta, também me deixa relaxada, pois os exercícios são bem divertidos. O que parece ser obrigação, torna-se diversão", comemora. O resultado final do treinamento é justamente estar acima da média quando o assunto é condicionamento físico e qualidade de vida. Quem pratica o CrossFit está pronto para correr, nadar e remar em curta, média ou longa distância. Está pronto também para realizar atividades simples com mais eficiência e por mais tempo, como andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado, pegar o filho no colo e bater uma bolinha. "A proposta do CrossFit é exatamente a de tornar seus praticantes mais preparados para as tarefas do seu cotidiano, seja de uma dona de casa ou de um atleta olímpico", finaliza Roberto Studart.

Muitas celebridades deixaram a tradicional musculação de lado e aderiram ao CrossFit, tanto que algumas costumam exibir a boa forma e a habilidade nos exercícios nas redes sociais. A modalidade tornou-se febre para famosos como Giovanna Antonelli, Deborah Secco, Bruna Marquezine, Nicole Bahls, Fernanda Paes Leme, Bruno Gagliasso e Reynaldo Gianechinni. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 89


MODA | AL THE BEAUTY

Maria Isabel Cabral macacão

Simulassão

acessórios acervo pessoal

Gabriel Correia Simone Cereja cabelo Pedro Araújo produção de moda Aline Matias tratamento de imagem Kalil Macedo - Creative Carbon fotos

maquiagem

ELA É LINDA! MÃE, ESPOSA, EMPRESÁRIA DE SUCESSO, COM SUA MARCA INFANTIL BEBÊTENKITÊ, E DONA DE UM CORPAÇO. MARIA ISABEL CABRAL PASSOU UMA TARDE DELICIOSA COM A EQUIPE DA MULHER CHEIROSA RIOMAR PARA UM PAPO GOSTOSO, ONDE APROVEITAMOS PARA DESCOBRIR OS SEGREDOS QUE ELA CARREGA NA BOLSA. VAI QUE A GENTE CONSEGUE CHEGAR NESSE PATAMAR!


Óculos Dior, um dos seus queridinhos. Afinal debaixo do sol de Fortaleza, não dá pra viver sem.

Carteira Coco Chanel. Paças clássicas estão presentes no dia a dia e no closet.

Na necessaire Prada não podem faltar o CC Cream Peter Thomas Roth, batons MAC, YSL e produtos Bobbi Brown.

O novo xodó das it girls a bolsa da designer italian-brazilian Paula Cademartori ficou mais charmosa com o lenço Louis Vuitton.


ENSAIO FOTOGRÁFICO

G B

eorgia usgaib EM SEU PRIMEIRO ENSAIO DEPOIS DO NASCIMENTO DA LINDA PRINCESA GIOVANNA, QUE ACOMPANHOU TUDO NOS BASTIDORES, A COLEGUINHA DO CALDEIRÃO DO HUCK VOLTA AS GRAVAÇÕES DO PROGRAMA E MOSTRA QUE O PALCO E AS LENTES ESTÃO AOS SEUS PÉS. ELA É NOSSA! fotos

Gabriel Corrêia | por Aline Matias | beleza Erika Rodrigues

assistente de fotografia Victor Capucci tratamento de imagem

Kalil Macedo Creatice Carbon


blusa Iodice calça

Rouge

lenço

La Dulce Roberto Dias

pulseira Evidência Collection

cinto


La Dulce Elizabeth Lima brinco EvidĂŞncia Collection anĂŠis Roberto Dias blusa

saia


top Ki Babadho colar

Roberto Dias

blusa e colar

La Dulce anel Roberto Dias

camisa e colar

La Dulce

vestido Victor Dzenk por EvidĂŞncia Collection anĂŠis

Roberto Dias


COMPORTAMENTO

Solteiro

OS SOLTEIROS DO SÉCULO XXI SÃO AQUELES QUE OPTARAM COMO ESTILO DE VIDA, SEREM SOZINHOS. NESTA MATÉRIA, VAMOS MOSTRAR O QUÃO SÃO JULGADOS ERRONEAMENTE POR OUTRAS PESSOAS, QUE ACREDITAM QUE ELES SÃO EGOÍSTAS, IMATUROS, FARRISTAS E INCAPAZES DE ASSUMIR COMPROMISSOS. BASTAR LER E DESCOBRIR COMO ELES PENSAM, AGEM E O QUE QUEREM PARA O FUTURO. MAS ENTÃO, SERÁ QUE É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO, COMO CANTOU TOM JOBIM NA CLÁSSICA MÚSICA "WAVE"? por Eduardo Lima

convicto

E

las dizem que querem casar, porém alegam que faltam parceiros interessantes, já eles esticam o máximo que podem a adolescência, adiando a hora do compromisso e assumem que há muitas mulheres legais, mas

96 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

nem por isso querem relações duradouras. É fato: os homens estão se casando cada vez mais tarde, ou, simplesmente, nunca se casam. Muitas pessoas acreditam que não, mas é possível ser um solteiro feliz. E ser solteiro não significa falta de opção

e nem é sinônimo de solidão, infelicidade ou encalhe. "O padrão social estabelecido para uma vida adulta preconiza que as pessoas têm que trabalhar, ter bens e constituir uma família e, atingindo tudo isso, estão qualificados para sermos felizes. Só www.mul herchei ro sa.com .b r


que felicidade é algo extremamente subjetivo. Muitas pessoas possuem outros sonhos e se arriscam a fazer escolhas diferenciadas da maioria e isso requer coragem e determinação. O importante é buscar algo que o faça feliz dê sentido à vida. Além do que, eles devem estar cientes de que precisam ter responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências de suas escolhas", afirma a psicóloga Fernanda Nícia Nogueira. Existem muitas razões para se compreender por que algumas pessoas optem por ser solteiras. A maioria dos solteiros por opção coloca a carreira em primeiro lugar e casar cedo ou ter filhos pode, na opinião deles, inviabilizar alguns projetos como morar fora do país ou viver eternamente como um "bon-vivant".

Até porque, para muitos homens, a independência financeira só começa após os 30 anos e é aí que chega a hora de aproveitar essa fase para viajar, realizar sonhos de consumo e atingir um padrão de vida mais alto. “O importante é estarem atento o quanto essa escolha faz sentido para eles. Porém, é importante ter o cuidado para não ser engolido por uma sociedade competitiva e individualista, já que esses valores podem os distanciar da vida coletiva, tornando-os muito centrados em si mesmos e em suas necessidades e desejos, gerando uma dificuldade de estabelecer intimidade e compromisso com outras pessoas”, explana Fernanda Nícia Nogueira. E mais: diferentemente do que muitos pensam, os solteiros por opção não são imaturos e nem egoístas, tanto que são bem mais voltados para a família e amigos, diferente dos casados, que são centrados apenas na mulher e nos filhos. Já outros, optam em serem solteiros devido à liberdade conquistada para fazer o que quiser sem ter de dar satisfação. Por mais que você tenha uma relação aberta com a namorada, é normal que sua liberdade de ir e de vir fique limitada. “No momento não quero relacionamentos. Já fui noivo e, de alguma forma, isso atrapalhou diversos planos relacionados à minha carreira, pois eu precisava viajar muito para outros estados. Por isso, abri mão de promoções devido a esse compromisso. Gosto de beijar na boca, mas casar é algo que não quero. Quem sabe, futuramente?”, questiona o advogado Victor Rola, de 32 anos. O que muito se ouve é que se continuar sem ninguém, você vai morrer sozinho. Esse é um dos mitos favoritos para assustar solteiros, porém, como alguém pode garantir que o casamento não o fará morrer

só? A única forma de você garantir que não ficará sozinho depois de se casar é morrer junto com o parceiro. Um terá sua vez primeiro. E ao longo de uma vida, são os solteiros que mais encontram apoio social devido ao intenso círculo de amizades construído por anos. É importante ressaltar que os que hoje se encontram em asilos, ou estão por vontade própria ou foram abandonados pela família, leia-se, filhos. "É um grande equívoco compreendermos a vida a dois como garantia de felicidade. O sentimento de solidão nos leva a vivência do desamparo absoluto, de nos sentirmos sós e sem ninguém no mundo, e isso pode ser vivenciado numa vida a dois, num casamento ou mesmo em um contexto de multidão", diz a psicóloga. Pode parecer fácil ser solteiro, mas ainda é raro um homem que vive sozinho se tornar vítima de ironias, porém, ainda acontece. "Minha família, às vezes, me enche um pouco falando que preciso de alguém e ficam me arrumando namoradas. As pessoas precisam entender que eu estou solteiro porque eu quero e por me fazer bem", explica o estudante de Educação Física, Renato Alves, de 26 anos. De qualquer forma, a vida de uma pessoa que não quer uma relação séria também é cheia de responsabilidades. O que se descobre, levando em consideração as diferenças individuais, é que o casamento para eles está longe de ser uma prescrição para o bem-estar. "Ao reavaliarmos nossas decisões e escutarmos permanentemente a nós mesmos, estamos gerando a possibilidade de sermos congruentes e mais felizes na vida. Se necessário for, podemos trocar de caminho, porque não? Afinal, não somos os mesmos sempre", finaliza a psicóloga.

É UM GRANDE EQUÍVOCO COMPREENDERMOS A VIDA A DOIS COMO GARANTIA DE FELICIDADE. O SENTIMENTO DE SOLIDÃO NOS LEVA A VIVÊNCIA DO DESAMPARO ABSOLUTO, DE NOS SENTIRMOS SÓS E SEM NINGUÉM NO MUNDO, E ISSO PODE SER VIVENCIADO NUMA VIDA A DOIS, NUM CASAMENTO OU MESMO EM UM CONTEXTO DE MULTIDÃO w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 97


ENTREVISTA

GALÃ GLOBAL

O NOVO TEEN

Revista Mulher Cheirosa – Quando e como surgiu o convite para atuar em Malhação? Paulo Dalagnoli – Fui selecionado para o teste em janeiro do ano passado. Após aprovado no primeiro, houve um segundo teste mais específico. Aprovado novamente, já estava integrado e participando do processo de preparação com os demais atores que estão atuando em Malhação. RMC – Você trabalha ao lado de grandes nomes da TV brasileira, como Eriberto Leão, Felipe Camargo e Patrícia França. Isso te envaidece? PD –Ter a oportunidade de observá-los e tê-los tão próximos é de um acréscimo enorme. Enfim, é uma grande escola e um grande aprendizado. RMC – Te assusta esse assédio por parte do público, já que você é unanimidade entre as teenagers? PD – Não diria que me assusta, mas fiquei muito surpreso com a calorosa recepção do público, que é algo que me deixa feliz. Acredito que seja sinal de um trabalho bem feito. RMC – Em qual momento da sua vida você decidiu ser ator? PD – Desde a infância tenho esse sonho, mas estava um pouco distante da minha realidade. A grande mudança aconteceu quando saí de Santa Catarina e fui morar em São Paulo. Ao ingressar numa escola de teatro tudo ficou mais concreto. RMC – Que personagem você sonha em interpretar? Já têm planos pós-Malhação? PD – Quero muito retratar um personagem com algum problema psi98 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

O ATOR PAULO DALAGNOLI É UM DOS PROTAGONISTAS DA NOVA TEMPORADA DE "MALHAÇÃO". O CATARINENSE, DE 24 ANOS, TORNOU-SE SENSAÇÃO ENTRE AS TEENAGERS E HOJE É UMA DAS APOSTAS DO CASTING DA REDE GLOBO. EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, PAULO, QUE INTERPRETA O GALÃ LÍRIO, FALOU SOBRE O SUCESSO NAS REDES SOCIAIS, NAMORO, VAIDADE E A ATUAÇÃO NA NOVELINHA GLOBAL. por Eduardo Lima | fotos Jorge Badauê

quiátrico ou um gângster. Porém, meu foco no momento é Malhação e quero esperar o término da obra para estudar novas propostas. RMC – Você trabalha também como modelo. Quais as diferenças e semelhanças entre ser ator e modelo? PD – Tanto na profissão de modelo como a de ator você passa por testes até ser aprovado. Durante a minha vida houve muitos, pois a concorrência para ambos é enorme. Na profissão de modelo você tem que saber fotografar, desfilar e entender o conceito do que você quer passar. Já um ator, precisa estudar muito, buscar conteúdo e aperfeiçoar sua técnica com o tempo. É algo interno, são sentimentos e emoções. RMC – O seu Instagram conta com mais de 250k. Você é viciado em redes sociais? Qual o estilo de foto que você publica e que não publica? PD – Não sou viciado, mas sempre tento interagir com os meus seguidores. E gosto de fotos de paisagens, com o meu cãozinho, amigos e parceiros e não gosto de publicar textos. RMC – Em Malhação, seu personagem é bastante vaidoso. Você também é? Qual sua opinião sobre as pessoas que são bem vaidosas?

PD – Não sou vaidoso. Gosto somente de um bom corte de cabelo, perfume e uma roupa mais descolada. Geralmente pessoas muito vaidosas são egocêntricas, então não é muito a companhia que procuro. RMC – Falando em vaidade, quais são os seus cuidados com cabelo e pele? PD – Em relação ao cabelo não tenho nenhum cuidado específico. Quanto ao rosto, lavo sempre com sabonete anti-acne. RMC – Quais são os seus cuidados com o corpo? Você pratica alguma atividade? PD – Faço treino funcional, academia e pratico outros esportes. Além disso, procuro manter uma alimentação saudável, o que é importante, mas sem neuroses. RMC – Qual o seu estilo de vestir? PD – Algo moderno, bem descolado e com estilo. Não sou nada convencional. RMC – Com toda a certeza, suas fãs estão esperando por essa pergunta: está namorando? Qual o estilo de menina que te deixa apaixonado? PD – Estou solteiro. Gosto de menina verdadeira, autêntica e determinada. Admiro muito o olhar e um lindo sorriso. www.mul herchei ro sa.com .b r


FAÇO TREINO FUNCIONAL, ACADEMIA E PRATICO OUTROS ESPORTES. ALÉM DISSO, PROCURO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, O QUE É IMPORTANTE, MAS SEM NEUROSES.


TEEN

VIREI MOCINHA

A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO É SEMPRE UM PERÍODO DE DÚVIDAS, NÃO SÓ PARA A ADOLESCENTE COMO PARA AS MÃES. AMBAS TERÃO QUE PASSAR A CONVIVER COM UMA NOVA REALIDADE. DIANTE DE UM TURBILHÃO DE HORMÔNIOS, E TAMBÉM QUESTIONAMENTOS, O RECOMENDÁVEL É QUE A ADOLESCENTE SEJA BEM ORIENTADA QUANTO AO QUE REPRESENTA ESSA NOVA ETAPA, ASSIM COMO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE UMA HIGIENE ADEQUADA. CABE AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS DA JOVEM PASSAR AS INFORMAÇÕES PARA QUE ELA LIDE DA MELHOR FORMA COM SUA NOVA REALIDADE. por

Julyana Silveira

A

menarca, nome dado à primeira menstruação da mulher, é um fenômeno que ocorre durante a adolescência. A média de idade para que a menarca aconteça é aos 12 anos, mas podendo acontecer entre os 10 e 15 anos. Segundo o ginecologista, Dr. Marcelo Gondim, antes que a primeira menstruação aconteça, o corpo da jovem começa a dá sinais dessa nova etapa. “As meninas entram na puberdade a partir dos 8 anos de idade. Esse processo, em geral, começa com o desenvolvimento do broto mamário (telarca). Em seguida, vamos ter o desenvolvimento dos pelos pubianos e, em torno de dois anos após o desenvolvimento da telarca, aparece a primeira menstruação”, explica o profissional. Mas como tudo é novidade nessa etapa, apesar do acesso fácil as informações, é fundamental que a jovem possa receber informações quanto à primeira menstruação e o que ela significa. “Orientá-las que, como os primeiros ciclos são anovulatórios, os intervalos podem ser irregulares. Em geral, dois anos


após a primeira menstruação os ciclos começam a se tornar regulares. Um ponto importante também são as cólicas. Devemos sempre orientar as adolescentes que consulte um ginecologista regularmente”, recomenda o profissional. Mas as mães devem ficar tranquilas quanto ao aparecimento da menarca e seu “sumiço” por algum tempo. Segundo o ginecologista, isso ocorre pela imaturidade do eixo hormonal. Tanto o ciclo menstrual pode apresentar um intervalo menor que um mês, ou seja, menstruar até duas vezes no mesmo mês, como o ciclo pode aparecer meses depois do último. “Porém, após dois anos da primeira menstruação, os ciclos tendem a se tornar regulares”, reforça o Dr. Marcelo Gondim. Nesses casos as adolescentes podem ser orientadas a fazer um calendário menstrual, anotando o primeiro e último dia da menstruação, assim poderão conhecer como funciona seu organismo. A adolescente também pode apresentar sinais de TPM e cólicas. Duas situações chatas nesse período, mas que acomete a grande maioria das mulheres. Além das cólicas, a adolescente pode sofrer com inchaços, mudanças no humor, dores nas costas, nos seios e nas pernas. Segundo o ginecologista, esses sintomas “são mais prevalentes com o evoluir dos anos”, destaca. Ou seja, costumam acometer mais as mulheres mais maduras dos que as jovens nos primeiros ciclos menstruais. A fonoaudióloga Rosângela Faria, 45 anos, é mãe de Isabella, 14. Ambas compartilham experiências femininas neste quesito. “Não me assustei com a minha primeira menstruação, pois desde cedo minha mãe conversava comigo sobre o assunto, me orientava e me fez entender quer isso é um processo natural que toda mulher passa, até porque ela tem TPM, então eu ficava curiosa em saber o mistério daqueles dias que a deixava tão estressada”, diz a jovem. A mãe, por sua vez, reforça que esse diálogo com a filha a fez encarar o seu período menstrual com mais naw w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

turalidade. “Não é de hoje que tenho TPM. Já faz muito tempo e sempre foi um problema para mim. Por reconhecer isso, sempre quis que a minha filha não tivesse esses sintomas que eu tenho. A conversa, a orientação faz parte da minha casa e este é um assunto que falamos abertamente, o que me fez e faz muito bem, porque passei a lidar melhor com a minha TPM.” Outras orientações básicas, mas não menos importantes têm a ver com os cuidados com a higiene genital, como o tempo máximo do uso do absorvente e a necessidade da limpeza mais frequente nesse período. As marcas de absorventes recomendam o uso de no máximo quatro horas – após esse tempo deve-se fazer a troca, independente de estar utilizado ou não. Ao trocar, a jovem pode ser orientada a fazer uma limpeza maior na região, caso seja possível, assim ela não terá a sensação de estarem “sujas”, o que costuma acontecer muito no início da menstruação. Quanto à compra de um absorvente apropriado, isso vai depender totalmente da adolescente. As mães ou responsáveis podem até orientar quanto às especificações de cada marca, mas o ideal é que ela opte pelo absorvente que mais se adéqua ao seu corpo e suas necessidades. Enquanto algumas adolescentes preferem os absorventes mais finos

e discretos, outras se sentem mais seguras usando absorventes noturnos, por terem maior capacidade de absorção em casos de ciclos mais intensos. “Por isso não existe o melhor absorvente, as marcas cada vez mais investem em oferecer produtos práticos, mas quem decide é a jovem”, destaca Dr. Marcelo Gondim. Já uma dúvida nessa etapa que aflige não só a jovem como os pais, é quanto ao crescimento. É verdade que após a menarca, a adolescente desacelera o seu ritmo de crescimento, mas não significa que ela vai estagnar na sua estatura. “Na menarca a adolescente já alcançou 95,5% da estatura final. Por mais três ou 4,8 anos, incrementos progressivamente menores ocorrerão. As meninas crescerão mais, em média, seis ou sete centímetros”, explica o ginecologista. Para finalizar, é importante reforçar que mesmo que a menstruação venha carregada de dúvidas e incômodos, é também um sinal de que o corpo está saudável, o organismo funcionando como deve ser. Por isso, é fundamental que a mãe, o responsável ou mesmo um médico, caso o adulto não se sinta confortável em falar sobre o assunto, oriente a jovem com informações corretas, isso desmistificará os medos dessa nova etapa tão importante na vida da adolescente.

USO DO ABSORVENTE INTERNO POR ADOLESCENTES

Mulheres que nunca tiveram relação sexual podem usá-lo tranquilamente. Eles não são capazes de romper o hímen, como muitos acreditam. Se a jovem se adaptar bem a ele, ou seja, colocar o absorvente interno e não sentir nenhum incômodo, não há problema algum em usá-lo quando estiver menstruada. Só é preciso tomar alguns cuidados: Trocá-lo a cada quatro horas e aumentar a frequência caso esteja nos dias de fluxo intenso; Optar pelo absorvente regular caso esteja com alguma infecção na vagina; Caso o absorvente interno esteja irritando a mucosa da vagina o melhor é voltar a usar o absorvente normal enquanto não melhora a irritação; Não é legal dormir com absorvente interno. Como vai passar horas com ele, sem trocar, prefira os absorventes externos; O jeito certo de tirar o absorvente é pelo cordão dele, com cuidado. Caso ele rasgue, nada de pânico: basta ir ao médico que ele o removerá rapidinho. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 101


Diário (fashion) de bordo A FASHION BLOGGUER CEARENSE PAULINHA SAMPAIO NÃO PÁRA! RECENTEMENTE, ELA ESTEVE NO CHILE QUANDO TEVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ALGUNS DOS LUGARES MAIS LINDOS E EXÓTICOS DO MUNDO, COMO VAL PARAÍSO, DESERTO DO ATACAMA E A PATAGÔNIA. O MOTIVO DA VIAGEM: SER A ESTRELA DA CAMPANHA DA COLEÇÃO DE INVERNO DE UMA CONHECIDA MARCA. PAULINHA, ENTRE UM SHOOTING E OUTRO, NOS FALOU SOBRE AS SUAS IMPRESSÕES, QUE CLARO, SEMPRE ENVOLVEM MODA. por

Eduardo Lima | fotos Rafa Eleutério e Voir Imagem

A VIAGEM "O Chile foi o cenário perfeito para fotografarmos a coleção de inverno da NV que aposta em uma estética minimalista, mas com um perfume dos anos 70".

CULTURA LOCAL E MODA "Já percebi que as minhas viagens influenciam a minha forma de vestir, pois sempre associo algo local aos meus looks. Fui à uma feirinha de produtos artesanais em Santiago e comprei lenços e mantas com prints étnicos incríveis. A verdade é que esse tipo de padronagem já me encanta há bastante tempo e lá pude encontrar peças legais com esse tipo de estampa".


CORPO EM FORMA Paulinha confessou que durante as suas viagens ela acaba deixando os exercícios físicos de lado, porém, dessa vez, manter o corpo em forma falou mais alto. "Consegui levar roupa de ginástica e usar! Em casa sou superdisciplinada e quase nunca falto aos treinos, mas durante esses passeios quero tanto aproveitar o dia, que não pratico nenhum exercício. No entanto, aproveitei o visual chileno e a estrutura do Cerro de Santa Lucía, em Santiago, e fiz alguns treinos simples e funcionais, como subir escada e agachamento".

INTERATIVIDADE A fashion blogger Paulinha Sampaio possui 32 mil seguidores no Instagram. Ela conta que os seus "followers" foram fieis e a ajudaram a definir o roteiro de viagem. "Hoje em dia, as redes sociais ajudam e muito as nossas vidas, né?! Bastou postar no Insta-

gram que eu estava em Santiago para as pessoas me enviarem várias dicas maravilhosas de onde ir. O Mestizo foi o restaurante mais indicado de todos. E não é por menos, a arquitetura imponente do lugar chama a atenção de longe. O menu também não deixou a desejar".

VAL PARAÍSO "Cheguei em Val Paraíso com muita expectativa para ver aquelas ruas coloridas que vejo nas fotografias, tanto que escolhi um hostel que ficasse pertinho de tudo isso. Andei bastante, observei as artes de rua e fiz, claro, muitos cliques. Além das ruas charmosas, é lá que fica uma das casas de Pablo Neruda. Outra dica: para quem vai até Val Paraíso, vale dar um pulinho em Viña Del Mar e passear pela orla".


DESERTO DO ATACAMA Mesmo já tendo viajado para os mais lindos e exóticos países, Paulinha não deixou de se encantar com a beleza do Deserto do Atacama. "Durante a estadia nesse lugar mágico, fiz um shooting que envolveu muito amor e loucura. Aqui estão alguns passeios que realizei e que valem destaque: Lagunas Altiplanicas, Salar de Atacama, Valle da La Luna e Valle de La Muerte, Laguna Cejar e Geisers del Tatio".

PATAGÔNIA "Logo depois do Deserto do Atacama, eu e a minha equipe embarcamos para o sul do Chile, na cidade de Puerto Varas, Patagônia. Apesar de estar no verão, na maioria das vezes faz frio. O visual, completamente diferente de tudo que já visitei, era encantador. A grande atração de Puerto Varas é o vulcão de Osorno. Durante esse passeio, escolhi um look que misturou animal print em um tecido leve e fluido com o top preto. Usei uma sandália com a mesma estampa do vestido e amei essa ideia monocromática".


LIVRE E LEVE

O RESORT 2015 CHEGA CHEIO DE BOSSA

THE BRIDE

VESTIDOS LINDOS PARA ENCANTAR TODAS AS NOIVAS

BEAUTY

CORES E ADORNOS INSPIRADOS NA PALETA DE INVERNO PARA COMBINAR COM QUALQUER ESTILO


MODA


LIVRE E

LE VE SOBREPOSIÇÕES, TECIDOS FLUIDOS, RENASCENÇA, ESTAMPAS E CORES CIRCULAM LIVRE NO NOSSO RESORT 2015, LINDO E CHEIO DE BOSSA. PRONTAS PARA CURTIR?

fotos Nicolas Gondim por Aline Matias

| stylist Milena Lima

bata

Almerinda Maria Roberto Dias

colar

argola acervo


body

R do Sol

colete macramĂŞ Dulce

La


macacĂŁo e carteira Bikiny Society

colares Bone Ceramics para Bikiny Society faixas Cholet viseira acervo


maiĂ´

Bikiny Society Morrer

kimono Linda de para Cosmic

colar Bone para Bikiny

Ceramics Society

pulseira e carteira acervo


saia Emilio Pucci para Diamond Design maiô e bolsa

Líquido

colar e pulseiras acrílico Roberto

Dias


saia Emílio Pucci para Diamond Design top

Bobô

pulseiras

Líquido

bolsa Serpui Marie para Meia Sola


vestido EmĂ­lio Pucci para Diamond Design faixa

Cholet

Ăłculos Evoke para Diamond Design faixas

Cholet

viseira acervo


R do Sol Líquido óculos Dita Von Teese para Diamond Desing carteira Acervo

biquini

kimono

Yslla Garcia Josy Machado cabelo Basílio

modelo make

produção de moda

Aline Matias

tratamento de imagem

Kalil Macedo Creative Carbon

agradecimentos Colosso Lake Lounge


MODA

the

UMA FUSÃO PERFEITA DE TEXTURAS E BELEZAS, NOSSAS NOIVAS ENTRAM NO CLIMA MÁGICO COM VESTIDOS QUE SÃO VERDADEIROS OBJETOS DE DESEJO.

bride fotos

Nicolas Gondim | stylist Milena Lima | por Aline Matias


vestido

Fátima Lima

brinco e anel, ambos LaVie Jóias

laço cabeça crochê peruano Erika Lima


vestido

Simone Jucรก

brinco e coroa com perolas, ambos LaVie

Jรณias

bouquet Floricultura Luxo Natural


Almerinda Maria Diamond Design brinco, tiara com topazio e terรงo, tudo LaVie Jรณias vestido anel


vestido

FF Couture

brinco, anel e tiara, tudo LaVie Jรณias

sapato Karla Lourenรงo bouquet Floricultura Luxo Natural


vestido

Karla Lourenço LaVie Jóias

brinco, anel, ambos

flores cabeça crochê peruano com pérolas e cristais Erika Lima


Karla Lourenço LaVie Jóias

vestido anel

adorno crochê peruano com pérolas e cristais Erika Lima


modelos Camila Lima e Vanessa Oliveira (Romualdo Cassiano) beleza ValĂŠria Andrade assistente de cabelo Samara Oliveira assistente de fotografia Matheus Mattei agradecimentos

BistrĂ´

Palace


BELEZA

FEITIÇEIRA os tons quentes enfeitiçam o olhar que levam uma mistura de corretivo da kryolan, cor coral, mais sombra color tatoo, cor pomegranate punk, da maybelline. nos lábios viva glam da mac.

anéis

LaVie Jóias Dondocas

head band


NATURAL a beleza natural destaca o olhar com pimento vanilla mais naked e a boca nude com honey love, mac.

Acervo LaVie Jóias

adorno brinco

BEAUTY

SEJA MAIS DISCRETA OU OUSADA, NOS INSPIRAMOS NA PALETA DE CORES DO INVERNO PARA MOSTRAR MAKES QUE COMBINAM COM QUALQUER QUE SEJA SEU ESTILO. PARA ARREMATAR, ADORNOS DE CABEÇA DÃO UM TOQUE EXTRA DE GLAMOUR. fotos

Nicolas Gondim | stylist Milena Lima | por Aline Matias


FETICHISTA fetiche é o que simboliza a beleza com lábios smoked purple com uma mistura de lápis preto, tudo mac. nos olhos a renda dá o toque fetichista.

brinco, pulseira e anéis, tudo LaVie Jóias head band usado no pescoço Dondocas


FUTURISTA beleza futurista e minimalista com sombra creme de violet sob aplicação de pedras metalizadas e batom creme d'nude, tudo mac.

LaVie Jóias Hope

brinco sutiã


PODEROSA destaque para os olhos da beauty poderosa com mistura das sombras daphne da nars e roxon da quem disse, berenice e raiz dos cílios esfumaçada com lápis preto, na boca hug me da mac.

casquete Jomara Cid Chapelaria sutiã Hope


PRINCESA o delineador preto em gel da kryolan nos olhos e o batom adora, da kat von d, deixa a beleza com ares de princesa.

brinco, anel e riviera, tudo LaVie Jóias laço

Amora

modelo Andréia

Schultz

maquiagem Simone Cereja cabelo Pedro Araújo assistente de fotografia

Saymon Step

tratamento de imagem

Kalil Macedo Creative Carbon


BIENVENUE À

ELEGANTE, BONITA E CHEIA DE CHARME. ASSIM PODEMOS DEFINIR A BLOGGER BRUNA WALESKA. COINCIDÊNCIA OU NÃO, PARIS TEM AS MESMAS CARECTERÍSTICAS DELA. A CAPITAL FRANCESA ESTÁ SEMPRE NA ROTA TURÍSTICA DA LOIRA E NADA MELHOR QUE A PRÓPRIA PARA NOS REVELAR OS SEGREDOS E ENCANTOS DESSA DELICIOSA CIDADE. por Priscila Alcântara

PARIS

PROGRAMAÇÃO DIURNA Fazendo jus ao seu encanto por moda, Bruna indica visitar a Fundação Louis Vuitton. “É um prédio lindíssimo, com várias galerias em seu interior que abrigam obras de arte lindas. O lugar em si já é impressionante”, diz. Outra dica é subir o Arco do Triunfo no pôr-do-sol, pois segundo ela, a luz quando reflete na cidade deixa tudo mais bonito. “Andar pelo Marais, passar pelo lindo prédio do Hotel de Ville e depois terminar com comprinhas na Rue de Rivoli é top. Visitar a Sacre Coeur e depois se perder pelas ruas do bairro Montmartre, andar por ali e terminar na praça dos artistas para um almoço é simplesmente um delicioso”.

AMIGAS REUNIDAS “Viajar a Paris sempre é maravilhoso. Quando tenho oportunidade, não penso duas vezes e, literalmente, voo para lá. Dessa vez foi muito especial, pois a idéia inicial era reunir um grupo de amigas para viajar juntas”, revela.


PROGRAMAÇÃO NOTURNA Bruna adora andar pela cidade à noite, especificamente pela Torre Eiffel. “É lindo, tem muitas pessoas circulando e a torre piscando é encantador. Outro programinha legal que também indico é aproveitar os barzinhos e os restaurantes do Quartier Latin”.

EXTRA, EXTRA, EXTRA UM LUGAR CURIOSO: Catacumbas de Paris. É um ossuário subterrâneo, que fica a 20 metros de profundidade. Os mais de 5 ou 6 milhões de ossadas de pessoas que foram mortas na Revolução Francesa. GOSTOSURAS PARISIENSES: Outra dica bacana é a Épicerie do Bon Marché, um lugar incrível para comprar doces e guloseimas típicas de Paris.

O QUE USAR? “Depende do clima e da época da viagem, por isso indico conferir direitinho a previsão do tempo, a estação, se é verão ou inverno, antes de fazer as malas”.

QUANTO TEMPO FICAR LÁ? Para conhecer o “básico”

RESTAURANTE: O restaurante Ciel de Paris também é imperdível. Fica no topo da Torre Montparnasse e a vista é deslumbrante. MODA: A parte de moda feminina do Bon Marché também é demais. Vale conferir!

de Paris, sem muita correria, a blogger indica no mínimo uma semana. E mais, para ela a melhor época é na primavera, quando o clima é superagradável e a cidade fica ainda mais linda. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 135


MODA | PASSARELA

NY, Londres, Milão e Paris SEDIARAM MAIS UM MÊS DE MODA AGITADO E REPLETO DE NOVAS INSPIRAÇÕES E TENDÊNCIAS. REUNIMOS ALGUNS DOS MELHORES LOOKS QUE PISARAM NAS PASSARELAS DE OUTONO/INVERNO 2015 PARA FALAR DAS TENDÊNCIAS QUE A TEMPORADA NOS TROUXE. por

Mali Melo

CHRISTIAN DIOR

fotos divulgação


ISABEL MARANT

CAROLINA HERRERA

BLUMARINE

BALMAIN

NINA RICCI

STELLA MCCARTNEY

SONIA RYKIEL

TOMMY HILFIGER

MOSCHINO

OVERSIZED

Larguinhas no corpo, a peรงas oversized contam com os casacos com mangas estruturadas como reforรงo nessa temporada de outono/ inverno.

VICTORIA BECKHAM

FENDI

DKNY

VALENTINO


MATTHEW WILLIAMSON

EMILIO PUCCI

MIU MIU CHRISTIAN DIOR

ROBERTO CAVALLI

O animal print apareceu na temporada repaginado, um tom mais moderno. Não faltaram cores, materiais, texturas e mix de estampas para renovar as oncinhas, cobras e zebras.

JUST CAVALLI

ANIMAL PRINT RENOVADO


BURBERRY

3.1 PHILLIP LIM

ALTUZARRA

HAIDER ACKERMANN

FAUSTO PUGLISI

CHLOÉ

SAINT LAURENT

CÉLINE

TOM FORD


ZIMMERMANN

TORY BURCH

TORY BURCH

LANVIN

JUST CAVALLI

J.CREW

DSQUARED2

DSQUARED2

VALENTINO


CHLOÉ

ALEXANDER WANG

REBECCA MINKOFF

FREE SPIRIT

RED VALENTINO

BURBERRY

LANVIN

BARBARA RUI

O boho veio modernizado nessa temporada. Muitas marcas se inspiraram no Oriente para compor suas coleções - e isso deu uma paleta de looks fluidos, estampados, ornamentados e ideais para o "free spirit".


RAG && BONE

MARC BY MARC JACOBS

ELIE SAAB

MILITARY

MARY KATRANTZOU

TOD'S

JASON WU

ELIE SAAB

O militar fez sua aparição nas semanas de moda renovado, mais romântico e mais sutil, composto por silhuetas e tecidos mais delicados.


L.A.M.B

GUCCI

ALICE + OLIVIA

ISABEL MARANT

MICHAEL KORS

GUCCI

OLYMPIA LE-TAN

3.1 PHILLIP LIM


ZIMMERMANN

MARNI

ISABEL MARANT

PINK COAT

J.CREW

TOD'S

MULBERRY

ALTUZARRA

Querendo investir em uma boa peça statement de inverno, aposte num casaco rosa que promete tirar qualquer look da mesmice. Os de pelúcia ou pele fake são a cara das mais ousadas, enquanto um trench coat ou blazer cor-de-rosa faz o trabalho para as clássicas.


MARC JACOBS

DOLCE && GABBANA

ASHLEY WILLIAMS

OLYMPIA LE-TANA

FAUSTO PUGLISI

PRADA

HOUSE OF HOLLAND

DOLCE && GABBANA


3.1 PHILLIP LIM

REBECCA MINKOFF

ZIMMERMANN

TOMMY HILFIGER

TIBI

JENNY PACKHAM

THAKOON

PRADA

JUST CAVALLI


GUCCI

EMILIO PUCCI

EMILIO PUCCI

OSCAR DE LA RENTA

Versátil, a cor Marsala vai do boho até o terninho de alfaiataria. Combinando com preto, este tom de vinho fica elegante - com rosa, fica ousado, e por aí vai... Ela apareceu nas mais variadas "versões" e leituras em alguns dos mais importantes desfiles da temporada. ALTUZARRA

ALICE + OLIVIA

MARSALA


DICAS

Inimigos da

BELEZA Dormir mal

Além da aparência cansada, com olheiras, a falta de sono pode engordar. Além disso, aumenta o risco de ter um AVC ou infarto.

Roer as unhas

O hábito pode aumentar o risco de infecções e deformar as unhas e o dedo a longo prazo. Sem contar, que não é nada bonito ter a unha roída.

Não usar protetor solar

Leve a sério o uso e a reaplicação do protetor solar. Os raios UV não só antecipam as rugas, como aumentam os riscos de câncer de pele.

Arrancar os cabelos brancos Quando os primeiros aparecerem controle sua vontade de arrancá-los: os puxões contínuos podem fazer os fios pararem de crescer.

Abrir pontas duplas

Você antecipa a degradação do fio. Prefira cortar as pontas.

148 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Arrancar os cabelos brancos

Quando os primeiros aparecerem controle sua vontade de arrancá-los: os puxões contínuos podem fazer os fios pararem de crescer.

Pegar no rosto o tempo todo

Quando você passa a mão no rosto, contamina a pele e aumenta a chance de ter acne e infecções.

ALGUMAS ATITUDES SÃO TÃO ROTINEIRAS QUE A GENTE JÁ FAZ AUTOMATICAMENTE. ROER A UNHA, ESPREMER ESPINHA, DORMIR TARDE... APARENTEMENTE SÃO COMUNS, MAS ELAS INTERFEREM E MUITO NA BELEZA FEMININA (E POR QUE NÃO MASCULINA?). QUER SABER QUAIS SÃO OS MAUS HÁBITOS QUE VOCÊ DEVE ABANDONAR JÁ? A GENTE CONTA AGORA! por Priscila Alcântara

Arrancar o esmalte das unhas

Ao arrancar o esmalte, parte da camada mais superficial da unha sai junto, o que causa enfraquecimento e deformação.

Dormir maquiada

Obstrui os poros, causando erupções cutâneas e aparecimento de cravos. Alergias e terçol também podem ocorrer.

Tirar pelos das sobrancelhas antes da hora

É ficar sempre com a sobrancelha mal feita, já que os pelos não vao crescer todos no mesmo ritmo.


Usar maquiagem vencida Se você continua usando o produto depois da data de validade, está correndo o risco de ter dermatite, acne e terçol.

Dormir sem lavar o rosto Cria uma camada de sujeira que obstrui os poros e leva ao aparecimento de acne, mesmo que você não use maquiagem.

Não limpar escovas e pentes

Devem ser limpos no mínimo de dois em dois meses. A sujeira aumenta a proliferação de ácaros, bactérias e fungos.

Fumar

Fumar nunca é bom, fato! Dentes e dedos ficam amarelados, a pele perde o viço e fica mais fina, o que leva o envelhecimento precoce.

Cutucar pelo encravado

Você leva elementos estranhos para a região irritada e a inflamação pode se transformar em uma infecção séria.

Esfoliar demais

A pele tem um processo natural de renovação. Esfoliar demais acaba afinando a pele, o que a deixa mais sensível a lesões e rugas.

Lavar os cabelos todos os dias

Lavar demais a cabeça pode até aumentar a produção de óleo. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não.

Puxar a pele descascada As células mortas estão indo embora, mas por baixo, novas estão se formando. Se você puxa, pode causar lesões e infecções.

Bombear o rímel Se você faz o movimento de vai e vem com o aplicador do rímel, leva ar para dentro do tubo, o que resseca o produto e abre a porta para micro-organismos.

Compartilhar maquiagem

Pessoas diferentes tem diferentes micro-organismos. Dividir a maquiagem é dividir estes tais micro-organismos, que podem causar doenças.


SAÚDE E BEM-ESTAR

Quando o seu

organismo é seu próprio inimigo A

designer de moda, Paloma Weyne de Araújo, 35 anos, passou cerca de dois anos com sintomas até procurar um médico. Os sinais de que sua saúde não estava bem começaram com gripes frequentes e dores no corpo. O alerta para a possibilidade de estar acometida por doença autoimune veio de uma amiga, que achou que os sintomas frequentes demonstravam que o seu sistema imunológico já não funcionava como deveria. Os sintomas começaram a se agravar e passaram de gripes e dores no corpo a afetar também seu psicológico. Mas só um profissional pôde perceber o que de fato os sintomas queriam dizer sobre a saúde de Paloma.

“Em 2014, passei a sentir sintomas como se fossem de estresse: palpitações, ansiedade, irritabilidade, dores nas articulações e depressão. Quando fui ao médico, um clínico geral, ele desconfiou que eu tinha Lúpus, porque o meu rosto estava muito avermelhado e estou tendo grande quantidade de queda de cabelo que eu atribuía à rotina e às tarefas diárias. Quanto a pele do meu rosto, eu estava fazendo tratamento para rosácea há dois anos e não havia nenhuma melhora, pelo contrário, meu rosto estava cada vez mais vermelho, a pele mais espessa e nascendo pústulas, que eu achava que eram espinhas”, lembra a designer de moda. Em janeiro deste ano, ela foi diagnosticada como portadora de 152 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

LÚPUS, ARTRITE REUMATOIDE E TIREOIDITE DE HASHIMOTO SÃO DOENÇAS QUE ATINGEM COM MAIS FREQUÊNCIA O PÚBLICO FEMININO, MAS POUCAS MULHERES TÊM CONHECIMENTO QUE ESSAS DOENÇAS PERTENCEM A UM GRUPO CLINICAMENTE DENOMINADO DE DOENÇAS AUTOIMUNES. O NOME “RESUME” DOENÇAS EM QUE O SISTEMA IMUNOLÓGICO AFETA O ORGANISMO DO PRÓPRIO PACIENTE. MAS O GRUPO ABRANGE OUTRAS ENFERMIDADES, AINDA DESCONHECIDAS DA MAIORIA, QUE PODEM AFETAR PROFUNDAMENTE A SAÚDE DO PACIENTE, CASO NÃO SEJA TRATADA CORRETAMENTE. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE FICAR ATENTA QUANDO O CORPO DÁ SINAIS QUE NÃO ESTÁ BEM E PROCURAR UM PROFISSIONAL DA SAÚDE PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO CORRETOS. por

Julyana Silveira

alguma doença autoimune, que deu positivo para o diagnóstico. “A doença autoimune consiste em uma condição em que o sistema imunológico do indivíduo agride as suas próprias células e tecidos, causando inflamação em diferentes partes do organismo. Muito comumente há a produção de anticorpos específicos, chamados de autoanticorpos”, explica a reumatologista Kirla Poti. A partir da confirmação, Paloma Weyne foi orientada pelo clínico geral, a procurar um médico reumatologista, que pediu exames comple-

mentares para determinar qual das doenças tinha acometido a saúde dela. “Ele fez exames clínicos e laboratoriais, além de precisar de informações do meu histórico de saúde para conseguir identificar qual doença autoimune sou portadora, pois o diagnóstico não é simples”, reforça. Tanto não é simples que a designer de moda ainda não teve identificação de qual doença autoimune é portadora. “Nenhum exame foi conclusivo. O próximo passo é fazer uma biópsia da pele do rosto para tentarmos identificar entre essas três: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerodermia www.mul herchei ro sa.com .b r


O QUE OCORRE É O MODO DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO: EXISTE UMA QUEBRA DA 'AUTO-TOLERÂNCIA', OU SEJA, AS CÉLULAS IMUNOLÓGICAS RECONHECEM CERTAS CÉLULAS PRÓPRIAS COMO ESTRANHAS, RESULTANDO NUMA RESPOSTA INFLAMATÓRIA PERSISTENTE


ou Doença Mista do tecido conjuntivo”, explica Paloma. Além do Lúpus Eritematoso Sistêmico, da Esclerodermia e da Doença Mista do Tecido Conjuntivo, também são consideradas doenças autoimunes Artrite Reumatoide, Espondilite Anquilosante, Síndrome de Sjögren, Esclerodermia, Tireoidite de Hashimoto, Doença de Graves, Esclerose Múltipla, Miastenia Gravis, Psoríase, Vitiligo, Diabetes Mellitus tipo 1, Doença Celíaca, Púrpura Trombocitopênica Imune e Anemia Hemolítica Autoimune. “São patologias reumatológicas e bem mais comuns ao público feminino”, relata a médica. Independente do diagnóstico, a pergunta mais frequente entre os pacientes é porque o sistema imunológico passa a se defender do próprio organismo, o que segundo a médica especialista, não existe ameaça do indivíduo contra ele mesmo. “O que ocorre é o modo de funcionamento do sistema imunológico: existe uma quebra da 'auto-tolerância', ou seja, as células imunológicas reconhecem certas células próprias como estranhas, resultando numa resposta inflamatória persistente”, explica Dra. Kirla Poti. Mas apesar de não existir ameaça do indivíduo contra ele, existe risco de morte em algumas condições específicas. “Mas na grande maioria das vezes o tratamento adequado contorna essa situação extrema”, completa a especialista. Assim como o grupo é composto por diversas doenças, cada uma pode apresentar sintomas específicos, como na Artrite Reumatoide, por exemplo, onde as articulações são acometidas, causando dor e inchaço articular. “A manifestação depende do sítio inflamado. O vitiligo causa manchas brancas na pele. O Lúpus, afeta diferentes partes do corpo, podendo cursar com lesões na pele, dor e inchaço articular, problemas renais, pulmonares e cardíacos”, destaca a reumatologista. E cada uma delas requer tratamentos específicos.

se buscar um profissional, quando é perceptível que o organismo não está funcionando saudavelmente. Para a paciente Paloma Weyne, está sendo essencial o acompanhamento de um especialista em doença autoimune. Ela não só sofria com os sintomas, como eles influenciavam diretamente no seu dia a dia. “Enquanto eu não descobria que tinha uma doença autoimune e antes de tomar a medicação, a doença me afetava muito. Perdi vários dias de trabalho com dores articulares e na cabeça. Na vida pessoal, prejudica bastante, porque eu ficava muito nervosa e irritada dentro de casa e em muitos dias eu não tinha disposição para organizar a casa, sair com meus filhos ou com os amigos”, relata. Apesar do diagnóstico de Paloma ainda não ser conclusivo, a medicação bem como as orientações do médico, têm sido decisivas para

a melhoria na qualidade de vida da paciente. “Estou tomando uma medicação para fortalecer o sistema imunológico e antidepressivo. Estou terminantemente proibida de pegar sol, entrar em carro ou local quente, porque o médico disse que agrava meu quadro. Quando, finalmente, conseguirmos diagnosticar qual delas eu tenho, vou começar o tratamento específico”, comemora Paloma Weyne. Por isso, sempre que sentir que há algo de errado com o corpo procure a ajuda de um profissional. “Pode ser manchas, dor articular, febre, perda de peso, falta de ar, tremores, anemia, dentre outros vários sintomas. Na maioria das vezes, um clínico geral pode orientar qual médico especialista deve ser procurado”, conclui a reumatologista.

O QUE PROVOCA AS DOENÇAS AUTOIMUNES? ‰‰Ainda se desconhece o motivo por que o sistema imunitário se confunde. No entanto, há diversos fatores que podem influenciar o desenvolvimento de uma doença autoimune. Por exemplo, a predisposição genética é obrigatória. ‰‰Embora as doenças autoimunes não sejam doenças genéticas, uma predisposição genética é essencial para o desenvolvimento das mesmas. Isto significa que determinadas combinações de genes levam a um risco mais elevado de desenvolvimento de uma doença autoimune do que a outras. ‰‰Além da predisposição genética, são também necessários fatores ambientais diferentes. São eles os estímulos para “ligar” finalmente o sistema imunitário. ‰‰As infecções, vacinas, alterações hormonais, fumo ou deficiências nutricionais, entre outros, são considerados fatores ambientais que podem provocar uma reação autoimune.

Não é só o relato da médica Kirla Poti que reforça a importância de www.mul herchei ro sa.com .b r


SAÚDE E BEM-ESTAR

O TEMPO, ALIADO A HÁBITOS INCORRETOS NO DIA A DIA, FAZ COM QUE A PELE PERCA TÔNUS E TEXTURA, TORNANDO-SE FLÁCIDA E SEM VIÇO. SAIBA COMO IR CONTRA O RELÓGIO E MANTER, OU MESMO RESGATAR, UMA CÚTIS BONITA, JOVEM E SAUDÁVEL. por

Eduardo Lima

O

conceito de beleza em vigor é o de uma pele jovem sem manchas ou rugas. Entretanto, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificam gradativamente seu aspecto, caracterizando o envelhecimento cutâneo, que é um processo fisiológico e geneticamente programado acelerado por fatores como má nutrição, enfermidades, modo de vida (consumo do álcool,

156 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

fumo e estresse) e fatores externos climatológicos. De acordo com o dermatologista Walter Pinheiro, o envelhecimento da pele é dividido em dois casos. "Há o chamado intrínseco, que é o esperado, previsível, inevitável e progressivo, quando as alterações na cútis estão na dependência direta do tempo de vida. O outro se chama extrínseco ou fotoenvelhecimento, que surge nas áreas fotoexpostas devido ao efeito

repetitivo da ação dos raios ultravioleta. Nesse caso, as modificações surgem em longo prazo e a pele mostra-se precocemente alterada", explica. Os sinais visíveis do envelhecimento cutâneo, em qualquer um dos casos, manifestam-se em toda pele, que se torna mais delgada, seca e sem elasticidade. Além disso, surgem as rugas finas e sulcos na face. Para retardar o envelhecimento ou até mesmo reverter à situação, a www.mul herchei ro sa.com .b r


combatendo o envelhecimento da PELE Cuidados com a pele durante o inverno

D

urante o inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas fazem com que a pele fique mais seca e com aspecto esbranquiçado. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações e ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes. Listamos alguns cuidados para que você viva linda e saudável nessa charmosa estação. Beba no mínimo dois litros de água. Ingerir líquido é extremamente importante para manter a pele hidratada, macia e elástica. Evite banhos quentes e muito demorados, pois esses contribuem para alteração da composição do manto

paciente conta atualmente com diversos tratamentos modernos e eficazes, porém, "o protocolo antienvelhecimento deve ser determinado de acordo com a necessidade individual de cada pele, respeitando as expectativas e o estilo de vida do paciente", fala o médico. Um dos tratamentos em destaque é o chamado tópico, que visa tornar a pele mais saudável. "Nesse caso, utilizamos substâncias com propriew w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

hidrolipídico, que é o hidratante natural produzido pelo organismo que protege a pele.  Se sua pele for oleosa e acneica, evite hidratante comum no rosto. Use os oil-free. Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras. Use filtro solar diariamente. Tenha uma alimentação adequada. Opte por um cardápio rico em legumes e hortaliças, que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele. Consuma frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja, mexerica, limão e cereja.

dades que visam combater os sinais de envelhecimento cutâneo por meio da renovação celular, do estimulo à produção de colágeno e da ação contra os radicais livres", afirma o dermatologista. Podem-se associar a esse tratamento procedimentos estéticos, tais como botox, preenchimento cutâneo e peeling. "Deve-se ressaltar também, o tratamento com laser fracionado, que possui os benefícios do laser de CO2, porém, com uma recuperação mais rápida e sem traumas. É o que mais oferece

resultados eficazes e duradouros no que diz respeito a rejuvenescimento facial e eliminação de cicatrizes de acnes", diz o doutor Walter Pinheiro. Atualmente, há também o tratamento oral com nutricosméticos, que contêm uma associação de vitaminas, minerais, caratonoides e flavonoides, entre outras substâncias, com a missão de combater as carências nutricionais, a oxidação dos tecidos e estimular as funções da pele para restaurar a beleza do rosto. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 157


Eu, leitora

filha tem autismo, e daí?” “Minha

S

empre quis ser mãe. Planejei isso por um bom tempo de minha vida. Estudei, formei-me, fiz a minha carreira de dentista, casei e decidi ter o meu primeiro filho aos 33 anos – uma idade para mim “normal”, na qual muitas mulheres estão traçando seu futuro. Tudo estava dentro dos conformes e os planos saindo do papel e se tornando realidade. A notícia da gravidez chegou no dia do aniversário do meu marido, ficamos imensamente felizes e começamos os preparativos. Enxoval, escolha do quarto do neném, os possíveis nomes, tudo se organizando no tempo e na hora certa. Aquele momento era mágico, único e estávamos vivendo intensamente cada minuto. 158 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Porém, parece que nem tudo podia ser flores e os imprevistos começaram a surgir, tanto na gravidez quanto na vida do bebê. No segundo pré-natal, descobri que estava com diabetes gestacional e fiquei internada por sete dias. Precisava ajustar a dieta e a ingestão de insulina. Isso levaria tempo, não seria fácil e para uma melhor compreensão, esses dias de internação eram mais que necessários. Tudo bem, isso seria controlável. Incontrolável era a minha felicidade em estar esperando um filho, o meu filho, que logo descobrimos ser uma menina: a Catarina. Toda a gravidez foi linda, de muitos sorrisos e momentos de pura emoção. Organizei com muito amor o chá de fraldas, fizemos um book lindo quando Catarina tinha de sete para oito meses, meu marido desde cedo se mostrou que seria o melhor pai do mundo e todos os familiares e amigos estavam com a gente na ansiosa espera pela nossa pequena. Em uma bela tarde de julho ela nasceu. Pesando mais de 3 kg, com 53

TODA A GRAVIDEZ FOI LINDA, DE MUITOS SORRISOS E MOMENTOS DE PURA EMOÇÃO.

cm, a nossa menina veio ao mundo, de parto normal, em um dia lindo e ensolarado. E que emoção! Nossa, pode até ser que existisse algo mais mágico do que dar a luz, mas até agora não vivi nada igual. Só de lembrar aquele dia me emociono e se fosse preciso viveria tudo novamente. Aos poucos fomos vendo as semelhanças que ela tinha comigo e com o pai. Acho que até hoje ela tem 50% de cada. E que amor é esse, tão forte, tão grande. Achava que era impossível amar alguém assim, pensava que era exagero dos nossos amigos quando mencionam tamanha devoção aos filhos, mas que nada, é exatamente assim mesmo: grande, do tamanho do infinito.

NO SEGUNDO PRÉ-NATAL, DESCOBRI QUE ESTAVA COM DIABETES GESTACIONAL E FIQUEI INTERNADA POR 7 DIAS.


Catarina desde cedo se mostrou uma menina esperta. Com dez meses começou a andar, com um ano já balbuciava as primeiras palavras, os dentinhos nasceram cedo e quando chegou a hora de ir à escola, ela foi a primeira a adorar a ideia. Como toda mãe, comecei a acompanhar o seu desenvolvimento e a comparar seu comportamento com o das outras crianças. Algo me chamou a atenção: minha filha tinha quase dois anos e ainda não falava. Aquelas palavrinhas que ela insista em falar, ficou naquilo mesmo, ela não progrediu neste aspecto na escola e nem em casa com os estímulos que eu e o pai dávamos. Todo mundo dizia que era paranoia, mas eu sabia que tinha algo estranho. Meses se passaram e a situação era a mesma. Resolvi levá-la à fonoaudióloga e mesmo assim, Catarina não respondia bem ao tratamento. Depois de muitas consultas, com vários médicos, de diversas especialidades, um neurologista chegou a um diagnóstico: traços de autismo. O meu mundo desabou. Como uma menina ágil e extremamente inteligente poderia ser autista? Por muito tempo demorei a aceitar. Não queria acreditar que aquilo era possível. E por que isso logo comigo? Com a minha filha? Para mim era inadmissível e queria a todo custo reverter à situação. Procurei outros profissionais, busquei tratamentos, estávamos dispostos a investir tudo que tínhamos em nossa filha. Nesse período, também me aproximei muito de Deus e reforcei as minhas orações a pedido de “cura” para Catarina. Passou um bom tempo até me convencer de que isso não era

“NESSE PERÍODO, TAMBÉM ME APROXIMEI MUITO DE DEUS E REFORCEI AS MINHAS ORAÇÕES A PEDIDO DE “CURA” PARA CATARINA.

possível. As orações e a minha fé em Deus me fizeram enxergar tudo de outra maneira e me deu forças para encarar de peito aberto essa situação. Da indignação à tristeza, do desespero ao fortalecimento do amor, fui redescobrindo a minha filha e aprendendo como ajudá-la a ser feliz e a interagir com este mundo não muito “aberto” a diferenças. Era uma luta diária, porém, engrandecedora. Passei a acreditar que fui escolhida por Deus para ter uma filha autista. Talvez outras pessoas não saberiam lidar com a situação. Reconheço que no início, eu não soube, mas cai em mim e abracei com todas as forças essa missão dada por Ele. Primeira coisa que fiz foi procurar um neuropediatra, que logo se tornou um grande parceiro. Ele formou uma equipe de especialistas, com fonoaudióloga e psicóloga, para cuidar da Catarina. Com essa superajuda, descobri que ter um filho fora do “padrão” é uma caminhada longa, mas estava assessorada por pessoas do bem que até hoje fazem toda a diferença neste desafio. Juntos, estamos indo além! Demorou, mas o resultado começou a aparecer. Catarina tem um poder de concentração fora do normal, é inteligente, carinhosa, está com a fala mais desenvolvida (mas seus olhos

COMO UMA MENINA ÁGIL E EXTREMAMENTE INTELIGENTE PODERIA SER AUTISTA? w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

dizem tudo que ela precisa falar), gosta de desenhar, praticar esportes e estuda em outra escola que, junto comigo, abraçou a causa e tem feito milagres ao longo desses anos. Tenho orgulho em dizer que nunca sofremos preconceito, muito pelo contrário, por onde passamos fomos bem recebidos, as outras mães da escola fazem questão de ter a Catarina por perto de seus filhos. A família é totalmente louca por ela e nossos amigos íntimos “brigam” para levá-la no final de semana para as suas casas.

NESSA CAMINHADA, ENCONTREI MAIS QUE AMIGOS, NA VERDADE, ANJOS.

Nessa caminhada, encontrei mais que amigos, na verdade, anjos. Acredito que sem essas pessoas a luta seria mais difícil e os objetivos já alcançados, mais demorados. Sei que por toda a minha vida vou lutar pelos direitos da Catarina, mas o que no início me dava tanto medo, hoje me enche de prazer e se eu soubesse que seria tão maravilhoso assim proteger e amar um ser, teria tido a minha filha (e a mesma filha ) muito tempo antes. Para mim, ela é mais que perfeita, é tudo na minha vida e todo dia agradeço a Deus esse dom que ele me deu: ser mãe da Catarina. R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 159


PUBLIEDITORIAL

APARELHOS ORTODÔNTICOS: Esclareça aqui as suas dúvidas. Porque buscar um tratamento ortodôntico? O correto alinhamento dentário contribui para uma melhora na mastigação. Assim, quando os dentes encontram-se apinhados a higiene oral inadequada pode provocar o aparecimento de cáries e doença gengival. Portanto, o alinhamento dos dentes através dos aparelhos ortodônticos torna muito mais fácil 160 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

o seu cuidado. Além disso, um sorriso atrativo pode exercer um papel importante para acentuar a auto-confiança e auxiliar na sua inserção dentro do meio social. Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de tratamento? É necessário que tenha uma boa saúde bucal, sem cáries ou problemas periodontais (sangramento gengival, por exemplo). Assim, se uma

Sempre pensando em proporcionar aos seus pacientes o que há de melhor e mais moderno na Odontologia, o Hospital Jório da Escóssia se diferencia pelo competente corpo clínico, pelas técnicas aplicadas e pelos resultados obtidos. Entretanto, é muito comum alguns pacientes terem dúvidas sobre os aparelhos ortodônticos. Assim, para esclarecer os leitores coletamos aqui as perguntas mais comuns de nossos pacientes com relação ao tratamento ortodôntico nesse artigo para servir de guia para aqueles que estão pensando em colocar aparelho. pessoa precisa de tratamento ortodôntico, ela deve sempre antes fazer uma consulta com um dentista clínico para avaliar a saúde bucal. Quando procurar um especialista em ortodontia? O ideal é que a primeira avaliação do paciente seja feita aproximadamente aos 7 anos de idade. O exame nessa idade permite que o ortodontista avalie e detecte precocemente www.mul herchei ro sa.com .b r


problemas de crescimento que com a intervenção precoce podem ser facilmente manejados de forma simples e evitam maiores intervenções. Se não houver necessidade de tratamento, o profissional orientará os pais para retornarem num outro momento, para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico. Os pacientes adultos podem receber tratamento ortodôntico? No passado o tratamento ortodôntico era associado a crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isto os adultos e até idosos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico. Além disso, com a evolução dos sistemas de tratamento os aparelhos estão mais estéticos e são cada vez mais comuns em adultos. Quais os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis?

O Aparelho metálico tradicional possui ótima relação custo/benefício, sendo o aparelho mais aplicado em jovens, principalmente.

Essa certamente é uma ótima opção para pacientes que possuem uma exigência estética. Alia charme, beleza e uma vez colocado ao dente, torna-se quase invisível

nal, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente. O Hospital Jório da Escóssia disponibiliza todas as opções de tratamento ortodôntico e conta em seu corpo clinico com profissionais especializados e credenciados nas mais modernas técnicas de ortodontia existentes. Estamos sempre a sua disposição para servir o seu sorriso. Entre em contato conosco!

Alinhadores estéticos são aparelhos esteticamente perfeitos, feitos sob medida por um processo ultramoderno que garante resultados surpreendentes. Estes são, sem dúvidas, a melhor opção para pacientes que não utilizariam aparelhos fixos.

O único aparelho ortodôntico realmente invisível. É colocado pela face interna dos dentes e fica imperceptível no sorriso. A ortodontia Lingual é a técnica perfeita para quem deseja obter efeitos precisos sem comprometer a estética do sorriso. Em quanto tempo é realizado um Tratamento Ortodôntico?

O Aparelho de Safira é translúcido, quase invisível, tem grande resistência a manchas. w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

O tratamento ortodôntico usualmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. O tempo total de tratamento depende da severidade da maloclusão origi-

Av. Antônio Sales, 3443 Dionísio Torres (85) 4008.6233 www.jorio.com.br contato@jorio.com.br R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 161


SAÚDE E BEM-ESTAR

ENSINAR A CRIANÇA A CUIDAR DOS DENTES DESDE PEQUENO É UM INVESTIMENTO QUE TRARÁ BENEFÍCIOS PARA O RESTO DA VIDA DELE.


Em dia com a

BUCAL

SAÚDE

ASSIM COMO COSTUMAMOS DEIXAR PARA TRÁS HÁBITOS RUINS, COMO O DE INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS E COMEÇAMOS UMA DIETA MAIS SAUDÁVEL, DEVEMOS TAMBÉM MUDAR OUTROS, COMO OS DE HIGIENE BUCAL. PORÉM, ESSES CUIDADOS DEVEM COMEÇAR CEDO, AINDA BEBÊ, PASSANDO PELA FASE JOVEM E ADULTA, E SEM SE ESQUECER DA TERCEIRA IDADE. VOCÊ VAI SABER AGORA, COMO MANTER A SAÚDE BUCAL EM DIA, DURANTE TODAS AS FASES DA VIDA, OBJETIVANDO UM SORRISO MAIS L QUE PERFEITO. E por

duardo

ima

T

er um sorriso lindo e saudável é o que todos almejam, porém essa conquista não acontece de um dia para o outro. Os cuidados com os dentes devem vir desde a fase infantil e continuar durante toda a fase adulta. FASE GESTACIONAL: os cuidados com a saúde bucal vêm antes de sermos bebê, ou seja, durante a gestação des nossas mães. No período da gravidez, dentes e gengivas das gestantes merecem atenção especial. Cuidar bem do sorriso é tão importante para a mãe quanto para o pequeno, até mesmo porque há mudanças na boca da gestante, já que a grávida fica com o organismo mais vulnerável, o que pode facilitar inflamações da gengiva resultando em sangramentos e infecções. "É comum haver esse sangramento na boca que ocorre devido às mudanças nas taxas hormonais (progesterona). Deve-se ter cuidado, pois a infecção pode provocar o aumento da produção de prostaglandina, que é uma substância que induz às contrações uterinas, desencadeando o trabalho de parto e levando ao nascimento de bebês prematuros e abaixo do peso e aumentando o risco de sequelas graves ao recém-nascido. Por isso, é fundamental que a paciente gestante faça um acompanhamento com um R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 163


profissional", alerta a odontóloga do Hospital Jório da Escóssia, Nathália Bandeira de Melo da Escóssia. Durante a gravidez, não há problema algum em ir ao dentista, como no caso da jornalista Lillyan Di Cárlly, grávida de sete meses, que teve acompanhamento dentário desde o início da gestação. "A minha intenção foi prevenir qualquer tipo de doença bucal que afetasse tanto a mim como ao meu filho, como evitar que o sangramento que apareceu, o que é normal, se agravasse. Realizei os tratamentos de forma segura e todos os cuidados necessários foram tomados", conta. Lembre-se: caso a barriguinha ainda não esteja evidente, deve-se informar ao dentista do seu estado atual para que ele possa tomar as devidas precauções. FASE INFANTIL: Ensinar à criança a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. É o que aconselha a odontóloga do Hospital Jório da Escóssia, Celia Kawano: "Ter bons hábitos com a saúde bucal durante a infância faz com que o adolescente e adulto tenham dentes bonitos e saudáveis ficando livres também dos mais variados problemas. Os cuidados com os pequenos devem começar antes mesmo dos dentes nascerem e se prolongar nas primeiras aparições dos dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite", explica. Para evitar a formação de placa, que é uma massinha branca cheia de bactérias que se deposita nos dentes e provoca cárie, os pais devem começar a limpar regularmente a gengiva do bebê recém-nascido com um paninho úmido depois de todas as mamadas no seio ou mamadeira. Quando surgir o primeiro dentinho, os responsáveis devem escová-lo durante dois minutos duas vezes ao dia com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e cabeça emborrachada e com uma quantidade mínima de pasta de dente sem flúor. Supervisione a escovação da criança até ela aprender a escovar corretamente. Camila Moreira Rios é mãe do

pequeno Bruno, de três anos. Além da escovação, ela auxilia o filho com outros cuidados bem importantes. "Ele costuma escovar os dentes pela manhã antes de ir à escola, à tarde depois do almoço e antes de dormir. Tudo com minha supervisão. Uso o fio dental diariamente, pois a escova sozinha não consegue retirar a massinha que fica entre os dentes. Além disso, levo o Bruno ao dentista, a cada três meses, para que seja feito limpeza e aplicação do flúor, já que a pasta dele não tem. A alimentação do meu filho também é equilibrada e não há o consumo de açúcar para não causar cáries. Uma dica para as mães: como os pequenos dão trabalho na hora da escovação, sempre procuro comprar escova com desenhos de personagens para estimular o momento. E funciona", revela. A partir dos quatro anos a criança já pode usar pasta de dente com flúor para evitar as cáries durante o desenvolvimento dos dentes – a escovação deve acontecer pelo menos três vezes ao dia. FASE JOVEM E ADULTA: A boa higiene bucal é a condição essencial para manter um sorriso saudável durante toda a vida adulta. Por isso, é de grande importância manter os bons hábitos adquiridos na infância. "É essencial a associação do uso do fio dental a uma boa escovação com movimentos corretos, no mínimo três vezes ao dia, com uma escova macia e creme dental com flúor e o auxílio de bochechos bucais sem álcool. Além disso, visitas periódicas ao seu dentista para realização de controle, raspagem, profilaxia e aplicação de flúor são fundamentais", diz a odontóloga Nathália Bandeira de Melo da Escóssia. Deve-se ressaltar que se a placa não for retirada todos os dias, essa pode endurecer e formar o tártaro, uma substância amarelada e de aparência desagradável. Limitar a ingestão de açúcar e alimentos que contém amido se faz sempre necessário. Infelizmente, é nessas duas fases da vida que algumas pessoas passam a ter o hábito de fumar. É bom lembrar

que a prática faz mal e pode manchar seus dentes e gengivas, tornar mais forte a mancha do tártaro que se acumula nos dentes e produzir mau hálito, além de estimular o surgimento de outros problemas de saúde. TERCEIRA IDADE: Independentemente da idade, você pode ter um sorriso saudável se escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental e visitar regularmente ao dentista para exames completos e limpeza. Porém, é na terceira idade que os dentes ficam bem mais sensíveis. "Com o passar do tempo é normal haver recessão gengival, que expõe áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte. Assim, essas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Problemas de saúde sistêmicos e ingestão de alguns medicamentos também podem ocasionar alterações na saúde bucal. Por isso, a importância de um acompanhamento de um profissional para que esses possíveis problemas sejam diagnosticados e tratados o quanto antes", finaliza Célia Kawano. DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR A TER UM SORRISO LINDO Saiba escolher bem a sua escova dental e não se esqueça de trocá-la a cada três meses ou quando as cerdas ficarem deformadas. Uma escovação adequada deve durar no mínimo dois minutos. Os movimentos devem ser suaves e com uma escova de cerdas macias. Procure usar enxaguantes bucais que contêm flúor em sua composição e água como diluidor (sem álcool). Lembre-se: ele não substitui a escovação, é apenas um complemento. Evite café, ele mancha seus dentes. Nunca vá dormir sem escovar os dentes, pois é à noite que a salivação diminui e com isso sua capacidade "auto-limpante" e remineralizadora também fica prejudicada, facilitando a junção e o crescimento das bactérias no meio oral.

www.mul herchei ro sa.com .b r


PUBLIEDITORIAL

remodelam Mães a silhueta após

o parto: Dúvidas sobre

cirurgia plástica

A

maternidade é um dos momentos mais intensos e mágicos da vida de uma mulher. Nove em cada dez mulheres desejam ter filhos. O filho representa a personificação do amor. Entretanto, após o parto, o turbilhão de emoções e hormônios volta ao normal, a lactação termina e a mulher volta mais uma vez o olhar para si mesma. A mídia mostra atrizes, modelos e celebridades que após um curto período pós-parto desfilam corpos esculturais, sem sinais da gestação. E a mulher acaba por cobrar de si mesma um retorno rápido à forma física anterior à gestação. Mas não costuma ser assim tão fácil. É muito comum que os seios fiquem flácidos, o abdome protuberante e com estrias, e as gordurinhas que se localizam em pontos indesejados. Para atenuar esses efeitos, a cirurgia plástica oferece uma série de técnicas, cuja indicação vai variar de acordo com cada paciente. Dúvidas podem surgir. Vamos conversar sobre algumas delas. Uma dúvida recorrente é se a mulher pode se submeter a algum procedimento logo após o parto. O ideal é que a mulher espere pelo menos seis meses após o parto e no mínimo quatro meses após a parada da amamentação, porque do ponto de vista hormonal, o corpo estará mais equilibrado; o útero terá atingido seu volume normal e as mamas teraõ parado de produzir leite. No entanto, é necessário uma avaliação criteriosa, pois se a mulher estiver com o peso acima do

indicado, seria melhor realizar um programa com nutricionista, endocrinologista e atividade física regular. Quais as cirurgias mais realizadas pela mulher no pós-parto? A lipoaspiração, a abdominoplastia e a mamoplastia (com ou sem próteses). Sobre a lipoaspiração, continua sendo a técnica mais indicada para tratar as gorduras acumuladas no abdome, coxas e costas. Entretanto, no abdome juntamente com a gordura localizada, vem a flacidez de pele e a muscular. Essas devem ser tratadas através da cirurgia de abdominoplastia. O abdome distende-se para receber o útero, aumentado em volume durante o parto, e a musculatura afasta-se e muitas vezes aparecem pequenas hérnias. Na abdominoplastia, todo o excesso de pele situado abaixo da cicatriz umbilical é retirado e os músculos são fechados, dando-lhe novamente um aspecto tonificado. E nas mamas? Deve-se optar pela prótese? Retirar o excesso de pele? Na verdade, não existe uma regra. Se não existir excesso de pele, ou se esse for pequeno, somente a colocação de prótese pode devolver o volume e a forma. Hoje existem próteses de tamanho, largura e projeção variados, que irão se adequar a cada paciente. Se o tórax é pequeno ou estreito, melhor usar uma prótese mais fina e com maior projeção. Se a mulher quiser um resultado mais natural, existem as próteses tipo gota,

mais anatômicas. Mas se a mama apresentar excesso de pele está indicado a mastopexia, que pode estar associada ou não à colocação de prótese. Nesse caso, todo o excesso de pele é retirado e uma prótese serve de molde para dar forma à mama, mais firme e bem posicionada. As mamas também podem apresentar excesso de tecido mamário, sendo necessário reduzir seu volume é a mamoplastia redutora. É muito importante a recuperação da identidade e da autoestima da mulher no pós-parto, e a cirurgia plástica é mais uma ferramenta nesse processo. Deve estar aliada a uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Várias mulheres depositam na cirurgia plástica todas as esperanças de conseguir um corpo renovado. Mas elas precisam ter consciência que a cirurgia será o complemento de um programa de bem estar, que inclui também o equilíbrio psicológico.

Contato: Rua Vicente Leite, 2349 Dionísio Torres (85) 4008.0565 / 8614.9961


INFANTIL

O Bê a Bá da

VACINAÇÃO

O ANO COMEÇOU E NÃO É SÓ AO CALENDÁRIO ESCOLAR QUE MAMÃES E PAPAIS DEVEM FICAR ATENTOS. TÃO IMPORTANTE QUANTO À EDUCAÇÃO, É CUIDAR DA SAÚDE DOS SEUS PEQUENOS E PREVENIR É SEMPRE MELHOR QUE REMEDIAR. POR ISSO, OS PAIS E CUIDADORES DEVEM ESTAR ATENTOS E ACOMPANHANDO O CALENDÁRIO VACINAL DO SEU FILHO. COMO O DIA A DIA DE UMA MÃE JÁ É BASTANTE CORRIDO, VAMOS REFORÇAR O ASSUNTO CONVERSANDO COM UMA ESPECIALISTA EM VACINAÇÃO, A PEDIATRA NÚBIA JACÓ. O RESULTADO É UM VERDADEIRO DOSSIÊ VACINAL, COM AS ESPECIFICAÇÕES DE CADA VACINA ESSENCIAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA. J S por

T

odo bebê nasce com a imunidade limitada a algumas doenças, apesar de receber anticorpos da mãe durante a gestação, é essencial que eles recebam um “reforço” por meio das vacinas. “Esta proteção é de curta duração, pois tais anticorpos vão diminuindo gradativamente. Por isso, o bebê precisa realizar uma série de imunizações para produzir seus próprios anticorpos, adquirindo imunidade duradoura”, explica Dra. Núbia Jacó. Como cada vacina tem suas especificações, como o seu benefício, idade em que deve ser aplicada e até possíveis reações, a Sociedade Brasileira de Imunizações reuniu todas as informações e propôs um calendário vacinal para crianças até 10 anos de idade. Assim, papais e mamães podem se organizar e não perder nenhum prazo, afinal ninguém quer ver seu pequeno acamado, ainda mais quando a doença pode ser eficazmente evitada. E não precisa se preocupar quanto às reações, já que a maioria das vacinas apresentam apenas dor no local da aplicação e raramente febre por 24 a 48 horas. Diante dessas reações, a especialista orienta que não deve ser ministra166 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

do antitérmico ou analgésico, pois o mesmo mecanismo (inflamação) que provoca febre ou dor está formando os anticorpos protetores. “Devem ser usados meios físicos (ambiente climatizado e banhos). Só em casos que a temperatura chegue a 38ºC, devem ser utilizados antitérmicos”, explica a pediatra. Lembrando que cada vacina atua promovendo proteção específica para cada agente e, muitas vezes, específica para cada tipo ou subtipo de vírus ou bactérias. Conheça e se programe:

ulyana

ilveira

dos – “mortos”, sem a possibilidade de causar doença) e Hepatite B (2ª dose). Penta: mesma composição da hexa, sem componente da hepatite B. Pneumocócia 13 valente: vacina contra 13 tipos de pneumococo (bactéria frequente causadora de pneumonia, otite, meningite, sepse, entre outras doenças graves). Rotavírus: doença caracterizada por diarreias e vômitos, que levam à criança a desidratação grave, muitas vezes necessitando hospitalização.

BCG: protege contra formas graves da tuberculose (meningite por tuberculose, TB óssea, TB em órgãos internos, etc.)

Meningocócica C: vacina contra o tipo C do meningococo (tipo mais comum de meningite meningocócica no Brasil atualmente)

Hepatite B: doença grave que afeta o fígado, podendo levar à sua completa destruição, contraída por contato sexual ou sanguíneo.

Meningocócica quadrivalente (ACYW): vacina contendo além do tipo C, mais três tipos de menincococo (A, Y e W), comuns em várias outras partes do mundo (EUA, Europa, Argentina, Chile) e no sul do Brasil.

Hexa: vacina combinada contra difteria (grave infecção na garganta), tétano, coqueluche acelular (doença com crises severas de tosse), HiB (bactéria causadora de várias doenças em crianças, como meningite, sepse e outras), poliomielite inativada (paralisia infantil, com vírus inativa-

Influenza (Gripe): vacina atualizada anualmente, disponível a partir de fevereiro ou março. Varicela: doença também conhecida como catapora. A vacina confere boa imunidade, principalmente após www.mul herchei ro sa.com .b r


a aplicação de duas doses, seja evitando a doença ou diminuindo a gravidade dela, caso a criança ainda venha a adoecer. Tríplice Viral: vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. Doenças ainda presentes, principalmente o sarampo, que provocou surto recentemente. Todas as crianças devem receber duas doses da vacina. Hepatite A: doença frequente que afeta o fígado, contraída através de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Segundo recomendação do laboratório, duas doses são necessárias para proteção duradoura. HPV: vírus sexualmente transmissível que causa câncer de colo uterino e em outras regiões genitais e orofaringe, além de verrugas genitais e papiw w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

lomatose laríngea recorrente. Vacina indicada para meninos e meninas a partir de nove anos de idade. No seu consultório, a médica também recebe recomendações de pediatras para vacinas que não estão no calendário vacinal da Sociedade Brasileira de Imunizações, um reforço a mais para que os pequeninos cresçam cheios de saúde e vitalidade. “Recebemos muitas crianças com recomendação profissional para fazer a vacina pneumocócica 13 valente, no lugar da pneumocócica 10-valente (disponível no programa nacional de imunizações), para aumentar o espectro de proteção contra essa comum bactéria”, exemplifica a especialista. Segundo a pediatra, também há uma procura importante das vacinas

hexa e penta, “pois os componentes acelulares contra coqueluche provocam menos efeitos adversos do que as vacinas com células inteiras”, destaca. “Existem também uma grande procura pela vacina pentavalente contra rotavírus, em substituição à vacina monovalente disponível, bem como muitos pediatras prescrevem as segundas doses das vacinas Varicela e Hepatite A, seguindo recomendação dos laboratórios produtores e da Associação Brasileira de Imunizações”, finaliza a pediatra. Então, pais e cuidadores fiquem atentos ao calendário vacinal dos pequeninos, afinal com saúde não se brinca! Calendário Vacinal disponível no site: http://www.sbim.org.br R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 167


por Salete Tavares | Salandas Buffet MC | GOURMET | fotos Gabriel Correia

Mãos a obra!

N

ÃO EXISTE HORA E NEM LUGAR PARA COMER BEM. E SE VOCÊ FOR A MESTRE CUCA DESTA COMIDINHA É MELHOR AINDA, NÃO É MESMO? POR ISSO, A REVISTA MULHER CHEIROSA ESTAR AQUI PARA TE DÁ UMA MÃOZINHA NESTA TAREFA. SELECIONAMOS DUAS RECEITAS FÁCEIS E DE DAR ÁGUA NA BOCA PARA VOCÊ COLOCAR A MÃO NA MASSA!

ESPAGUETE COM CAMARÃO AO MOLHO SALANDA’S INGREDIENTES: 500 g de macarrão espaguete | 500 g de camarão descascado médio | 03 dentes de alho | 02 colheres de azeite. INGREDIENTES DO MOLHO: 500 g de molho branco pronto | 100 g de polpa de tomate | 01 xícara de vinho branco | 200 ml de leite de coco | 03 colheres de azeite | 01 cebola picada | 01 abobrinha cortada em cubo | 01 pimentão amarelo cortado em cubo | 01 pimentão vermelho cortado em cubo | 01 pimentão verde cortado em cubo. MODO DE PREPARO DO MODO DE PREPARO DO MACARRÃO: Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Aqueça o azeite, doure o alho, acrescente os camarões e refogue-os. Reserve. MODO DE PREPARO DO MOLHO: Em uma frigideira aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, acrescente a abobrinha, os pimentões, o molho de tomate, o leite de coco e por ultimo, o vinho. Deixe um pouco na panela e, em seguida, coloque essa mistura no molho branco. MONTAGEM: Misture a massa com os camarões, coloque em um prato. Acrescente o molho e sirva em seguida.

MIL FOLHAS TRUFADO DE AMÊNDOAS INGREDIENTES: 01 pacote de 400 g de massa folhada semipronta congelada | 300 g de chocolate meio amargo picado | 01 lata de leite condensado | 01 lata de creme de leite | 01 xícara de chá de lascas de amêndoas | Farinha de trigo suficiente para enfarinhar | Gema para pincelar | Chantilly para decorar. MODO DE PREPARO: Descongele a massa em temperatura ambiente. Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo. Com um rolo, abra a massa até ficar com 0,5 cm de espessura. Corte-a em quatro retângulos de 10 cm x 25 cm. Ponha na assadeira sem untar. Asse por 10 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, em seguida, reserve. MODO DE PREPARO DA TRUFA: Em uma panela, coloque o leite condensado e o creme de leite. Leve ao fogo até ficar em ponto de brigadeiro mole, desligue e acrescente o chocolate picado e as lascas de amêndoas. MONTAGEM: Em um prato, coloque uma parte da massa e depois da trufa. Alterne camadas de massa e de trufa, sendo a primeira e a ultima de massa. Decore com chantilly e lascas de amêndoas. 168 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


DESTINO

RUAS DE BEVERLY HILLS

Los Angeles Super CALIFÓRNIA

LOCALIZADA NA REGIÃO OESTE DOS ESTADOS UNIDOS, A CALIFÓRNIA É O TERCEIRO MAIOR ESTADO DO PAÍS E UM DOS QUE ATRAI GRANDE NÚMERO DE TURISTAS POR POSSUIR UMA VARIEDADE ESPETACULAR DE PAISAGENS CONTRASTANTES, DESDE MONTANHAS COBERTAS DE NEVE A REGIÕES DESÉRTICAS. CADA UMA DAS SUAS CIDADES, COMO LOS ANGELES, SAN DIEGO, SANTA MONICA E SÃO FRANCISCO, POSSUI CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E VIAJAR DE UMA A OUTRA NOS DÁ A IMPRESSÃO DE ESTAR VIAJANDO PARA UM PAÍS TOTALMENTE DIFERENTE. BEM VINDO À SURREAL CALIFÓRNIA! por

Eduardo Lima

170 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

S

ão muitos os motivos para visitar a Califórnia. O estado americano mais ensolarado da Costa Oeste tem de tudo: museus, lojas, bares, parques temáticos, praias e... gente famosa. Por isso, vamos começar nossa viagem pela excitante cidade californiana de LOS ANGELES. Nosso foco em L.A é o condado de Beverlly Hills. É lá que se encontram mansões espetaculares, grandes estúdios, lojas de grifes, hotéis de alto padrão e restaurantes repleto de beldades e barões do entretenimento. Há muitos estúdios para se visitar, como o da Warner, Sony e Paramount, além de parques www.mul herchei ro sa.com .b r


MALIBU BEACH

temáticos, como Disney e Universal. A cidade também respira cultura ao abrigar três importantes museus: o Getty Center, o County Museum of Art e o Natural History Museum. Los Angeles, porém, não vive só de cinema. Nas praias de Venice Beach, Huntington e Malibu, alguns esportes são praticados por turistas: golfe, trekking, mergulho, surfe, skate, mountain bike, esqui e escalada esportiva, quer sejam eles profissionais ou amadores. Aproveite a cidade e vá à casas noturnas, bares e restaurantes em Hollywood, localizados na Sunset Boulevard ou em Venice Beach.

VENICE BEACH

Quem visita Los Angeles na intenção de comprar roupas e acessórios de luxo não pode deixar de ir a Rodeo Drive, região comercial de Beverly Hills, que possui as lojas mais sofisticadas e caras do mundo. Lá, encontram-se joalherias como Tiffany & Co e De Beers, Louis Vuitton, Bulgari, Dolce & Gabbana, Gianfranco Ferre, Gucci, Salvatori Ferragamo, Giorgio Armani e Chanel. SUNSET BOULVARD

RODEO DRIVE


DESTINO

San Diego P

artimos agora rumo à outra cidade californiana: SAN DIEGO. Praias limpas e parques bem arquitetados são apenas alguns dos atrativos do local. Com uma costa ensolarada e brisa do mar eternamente perfeita, a cidade surpreende pela beleza natural. Aproveite e vá às orlas de La Jolla e Pacific Beach. Após pegar aquele bronzeado, você deve curtir o histórico Gaslamp Quarter, o epicentro da vida noturna de San Diego. A cidade também oferece grandes anfiteatros e museus, como o marítimo USS Midway Museum e o aéreo Air & Space. Dica para a família e admiradores de animais: vá ao Sea World. As baleias orca fazem um espetáculo à parte. A gastronomia local é de encher os olhos! Em Downtown, Little Italy e Coronado, encontram-se excelentes opções de cozinha italiana e mexicana. Não deixe de ir saborear nos Vigilucci's Ristorante e Cozymel's Coastal Mexican.

PRAIA EM SAN DIEGO

LA JOLLA

SAN DIEGO

PACIFIC BEACH GASLAMP QUARTER

CARNAVAL EM SAN DIEGO


THIRD STREET PROM

ENADE

Santa Monica RUAS DE SANTA MONICA PÍER

P

artiremos agora rumo à cidade litorânea de SANTA MONICA, que é facilmente reconhecível pelo seu famoso Píer com uma montanha russa. A atmosfera local é tipicamente californiana, com lojas charmosas, bons restaurantes e pessoas de todas as idades andando de patins, bicicleta, surfando, tomando sol e aproveitando a boa vida. O visitante não pode passar por Santa Monica sem conferir a Third Street Promenade, que se transformou em um dos lugares da moda. Um imenso calçadão de três quadras, oferece várias lojas, livrarias, bares, restaurantes e cafés, sendo muito procurado à noite, quando artistas fazem diversas apresentações de música, dança e teatro ao ar livre. Apesar de pequena, Santa Monica tem mais de 120 museus, galerias de arte, teatros e exposições ao ar livre. Uma visita a Bergamot Station é imperdível. O espaço é o maior centro de arte e cultura do sul da Califórnia e tem trabalhos de artistas locais, designers e fotógrafos.

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

PRAIA DE SANTA MONICA

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 173


DESTINO

San Francisco N

ossa viagem chega à última, mas não menos importante, cidade californiana: a de SAN FRANCISCO. Ela encanta pela geografia e arquitetura ao estar em meio a 43 montanhas e colinas e ter como cenários o mar do Pacífico e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo e cartão postal: a Golden Gate Bridge. Além disso, a cidade se destaca pela música, gastronomia, clima, parques, passeios e compras. A cidade californiana também fascina também pelo incrível bairro nostálgico North Beach e os seus clássicos e charmosos bondinhos, que percorrem os principais pontos turísticos da cidade. Não deixe de apreciar o nascer e o pôr-do-sol na incrível Baía de San Francisco. Esta cidade oferece atividades de cultura e de lazer durante o ano inteiro. Dependendo da estação, o

174 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

turista pode acompanhar temporadas de balé, óperas, maratonas e até Carnaval, que por lá acontece normalmente entre maio e junho. Para quem vai viajar com os filhos, deve visitar o Exploratorium, um local de diversão sem igual que conta com exposições científicas interativas. Não deixe de degustar a gastronomia local. A dica é ir aos restaurantes de North Beach, Chinatown e Shattuck Avenue. Visite dois clássicos de San Francisco, o Fisherman’s Wharf e o Pier 39 para saborear uma sopa de mariscos. San Francisco é também conhecida como a Surf City USA, por ter cerca de doze quilômetros de praias amplas, um ambiente de surf animado e um centro cheio de acontecimentos. Pratique o esporte na animada e badalada Newport Beach. Aproveite! Lembre-se: viajar é preciso! www.mul herchei ro sa.com .b r


VISTA AÉREA DE SAN FRANCISCO

CHINATOWN GOLDEN GATE BRIDGE

PÍER 39

RUAS DE SAN FRANCISCO

NEWPORT BEACH

w w w. m u l h e r c h e i r o s a .c om.br

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 175


MC | CULTURAL

FILMES

U

MA LONGA JORNADA Este romance com direção de George Tillman Jr. e com elenco formado por Scott Eastwood, Britt Roberston, Melissa Benoist e Lolita Davidovich acompanha a história de amor de dois casais de gerações diferentes. Primeiro, de um homem de 90 anos que possui problemas de saúde e fica sozinho, após a morte de sua esposa em um acidente de carro. Depois, as divergências entre uma especialista em história da arte e um peão de rodeio que se apaixonam. Sem nada em comum, as duas histórias acabam se entrelaçando. Estreia: 16/04/2015.

O

ÚLTIMO ATO Este drama dirigido por Barry Levinson e estrelado por Al Pacino, Greta Gerwig, Kyra Sedgwick e Charles Grodin conta a história de um famoso ator de teatro que se torna depressivo e, repentinamente, perde o seu talento. Numa tentativa de recuperar o seu dom, ele tem um caso com uma jovem que tem metade da idade dele. Rapidamente, a relação gera caos e pessoas ligadas ao casal reaparecem em suas vidas. Estreia prevista: 25/03/2015.

E

220 VOLTS É uma adaptação para o cinema do programa de TV (no canal pago Multishow) “220 volts”, do humorista Paulo Gustavo. O filme é uma comédia superdivertida, que traz vários personagens em situações do cotidiano, cada um com suas características, como a socialite, Senhora dos Absurdos, que faz todo seu discurso baseado em preconceitos. Previsão de estreia: 21/05/2015.

LIVROS F

D

AÇA AMOR, NÃO FAÇA JOGO O autor, que começou escrevendo em seu blog e já tocou o coração de milhares de pessoas, descreve com perfeição o amor que muitos procuram e poucos realmente encontram. E ele fala do amor em todas as suas expressões: desde o romântico entre duas pessoas, até o mais puro e verdadeiro dos laços familiares que ele tem com seu pai e mentor. Faça amor, não faça jogo é um lembrete de que, no jogo do amor, não é necessário haver ganhadores ou perdedores. Basta olhar e aceitar novos paradigmas, acreditar no que diz seu coração e vivenciar isso de verdade.

ESTRUA-ME Josephine cresceu orfã e se transformou numa pessoa dura e indiferente aos outros, até que ela conhece Damon. Mesmo fazendo questão de evitar interações com os outros, eles se envolvem, e antes que se dê conta, ela se entrega a uma pessoa que pode destruí-la. Envolvente, sensual e extremamente emocional, Destrua-me irá te seduzir, apaixonar e conduzir a uma montanha russa de sentimentos.

Autor: Ique Carvalho | Editora: Gutemberg

Autor: J.L. Mac | Editora: Charme

176 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

www.mul herchei ro sa.com .b r


CD`S

L

UAN SANTANA – DUETOS Luan Santana lança “Duetos”, um álbum com 15 faixas de parcerias do artista, como “Bailando”, com Henrique Iglesias; “Chuvas de Verão”, com José Augusto; “Química do Amor”, com Ivete Sangalo; “Hoje Não”, com Thaeme e Thiago, entre outros, além da inédita “Fica (Stay)”, com a cantora norte-americana Florida Georgia Lines.

C

LÁUDIA LEITTE – SETTE O novo álbum da cantora Claudia Leitte, “Sette” é a terceira turnê de shows realizada pela artista em carreira solo. O CD traz sete canções, com participações de Edson Gomes, Mc Guimê e Big Sean. Todas as músicas são inéditas, marcadas por uma mistura de ritmos que promete sacudir e colocar todo mundo para dançar.

DVD`S A

GORA – AO VIVO Com carisma e presença de palco, a dupla Bruno & Marrone, traz nesse novo projeto um passeio por grandes sucessos da música brasileira, que vão do clássico sertanejo de Mato Grosso & Mathias “Frente a frente” a “Força estranha” de Roberto Carlos na década de 70. E como o tempo não para, a dupla traz 7 apostas inéditas. Sucessos como “Dormi na Praça”, “Evidências” e “Você Me Vira a Cabeça” também foram regravados.

F

AGNER & ZÉ RAMALHO – AO VIVO A parceria desses dois grandes artistas consagrados da música brasileira, contemporâneos e nordestinos, resultou em um grande sucesso. Este DVD especial contém 16 faixas com grandes canções dos dois. O projeto foi gravado no Theatro Net Rio, onde ambos despontaram para o sucesso no início da carreira. “Mucuripe”, “Chão de Giz” e “Revelação” estão nesta supercoletânia.

AGENDE-SE O

s shows da cantora Joss Stone marcados para São Paulo, Brasília e Recife, em 2015, já têm datas definidas. A musa do Soul se apresentará em São Paulo, no Citibank Hall, no dia 11 de março; em Brasília, no Net Live Brasília, no dia 13 de março; e em Recife, no Chevrolet Hall, no dia 15 de março. Os ingressos variam de R$ 90 a R$ 400. As apresentações fazem parte do "Total World Tour", que está programado para visitar 204 países ao longo de três anos. Além de seus principais sucessos, Joss Stone apresentará músicas de seu próximo álbum, "Water For Your Sou", que será lançado em 2015.

RECIFE

RIO DE JANEIRO

A

norte-americana Christina Perri, voz da música “A Thousand Years”, traz a turnê “Head Or Heart Tour” pela primeira vez ao Brasil. A cantora irá cantar e encantar em três capitais do país. As apresentações acontecem no Rio de Janeiro, dia 22 de abril, no Teatro Bradesco; em São Paulo, no dia 24, também no Teatro Bradesco; e em Porto Alegre, no dia 25, no Auditório Araújo Vianna.

SÃO PAULO

O

Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, terá sua primeira edição no Brasil em 2015. O evento, promete reunir milhares de brasileiros fãs das pic ups comandadas pelos melhores DJ’s do mundo. A festa acontece nos dias 1, 2 e 3 de maio na fazenda Maeda, em Itu, interior de São Paulo. Com mais de 150 artistas e 6 palcos espalhados por uma área de 1,2 milhão de metros quadrados, esta também será a primeira edição realizada na América do Sul.

R E V I STA M UL H E R C H EI ROS A | 177


ENDEREÇOS ALMERINDA MARIA Rua Romeu Martins, 743 - Montese Tel.: (85) 3498.5399 / 8726.8027 ANA CRSITINA WOLF - NUTRICIONISTA Harmony Medical Center Av. Dom Luís, 1233 - sala 508 - Aldeota Tel.: (85) 3242.9188 ANJO COLOURS Rua Barbosa de Freitas, 791 - Meireles Tel.: (85) 3244.5225 AREZZO Av. Dom Luís, 1037 - Varjota Tel.: (85) 3433.7620 ATELIER KARLA LOURENÇO Rua Joaquim Siqueira, 44 - Aldeota Tel: (85) 3248.2434 / 8685.2435 BAIOCCO Av. Monsenhor Tabosa, 466 - Praia de Iracema Tel.: (85) 3257.6430 BARNEY'S BURGER Rua Lourival Correia Pinho, 147 - Cambeba Tel.: (85) 3099.3003 www.barneysburger.com BIKINY SOCIETY Rua Monsenhor Bruno, 170 - Meireles Tel.: (85) 3045.3514 www.bikinysociety.com BILLY BOB - AGENTE ARTÍSTICO Tel: (85) 8615.5999 / 9266.9580 CLÍNICA CONCEPTUS Rua Coronel Linhares, 950 - Sala 605 a 608 - Aldeota Tel.: (85) 3261.0011 CLINÍCA MAGACHO Av. Antônio Sales, 3443 1º andar - Dionisio Torres Tel.: (85) 3246.0829 www.cliicamagacho.com.br CHOLET Shopping Iguatemi Av. Washigton Soares, 85 - Edson Queiroz Shopping RioMar Rua Lauro Nogueira, 1500 - Papicu COLOSSO LAKE LOUNGE Rua Hermenegildo Sá Cavalcante, S/N - Edson Queiróz Tel.: (85) 3119.0000 www.colossolakelounge.com.br COSMIC CLUB Rua Desembargador Leite Albuquerque, 1173 - Aldeota Tel.: (85) 3224.2585 CRECHE ESCOLA ESPAÇO INTELIGENTE Rua Fonseca Lobo, 262 - Aldeota Tel.: (85) 3224.1800 | 3224.6722 www.espacointeligente.com.br DIAMOND DESIGN Avenida Dom Lúis, 1200 loja 123 - Aldeota Pátio Dom Luís Tel.: (85) 3033.0707 DONDOCAS Avenida Dom Luís, 855 - Meireles Tel.: (85) 3224.1329 ELIZABETH LIMA Rua Abelardo Marinho, 420 - Vila União Tel.: (85) 3257.3288 ERIKA LIMA JOIAS Tel.: (85) 9624.5809 EVIDÊNCIA COLLECTION Rua Eduardo Garcia, 625 - Aldeota Tel.: (85) 3013.7679 Shopping RioMar - Piso L2

FANOR | DEVRAY BRASIL Av. Santos Dumont, 7800 - Dunas Tel.: (85) 3052.4848

MISS LOLA Rua Ana Neri, 465 - Jardim América Tel.: (85) 3494.3175 | 8712.2009

FÁTIMA LIMA Rua Osvaldo Cruz, 2503 - Dionísio Torres Tel.: (85) 3261.5872

NÚBIA JACÓ - PEDIATRA Clínica de vacinação Dra. Núbia Jacó Rua Osvaldo Cruz, 1089 - Aldeota Tel.: (85) 3133.5853

FERNANDA NÍCIA NOGUEIRA - PSICÓLOGA Shopping Aldeota Av. Dom Luís, 500 - sala 1217 - Aldeota Tel.: (85) 3458.1828 / 8898.6175 FF COUTURE Rua Juarez Barroso, 135 - Cocó Tel.: (85) 8858.0800 FIGARO BARBEARIA CLUBE Rua Henriqueta Galeno, 603 - Dionisio Torres Tel.: (85) 3444.4020 FILL SETE www.fillsete.com.br/blog GARAGE Rua Pereira Valente, 1222 - Meireles Tel: (85) 3267.4267 GF BABY Tel.: (85) 3283.4709 www.gfbaby.com.br GINGER IMAGEM POR BIA TÁVORA Email: contato@gingerimagem.com.br Tel.: (85) 9627.9770 GOGH JEANS Rua Francisco Glicério, 290 - Maraponga Tel.: (85) 3495.2267 HOPE Shopping Iguatemi Fortaleza Tel.: (85) 3023.4921 HOSPITAL JÓRIO DA ESCÓSSIA Av. Antônio Sales, 3443 - Dionisio Torres Tel.: (85) 4008.6233 www.jorio.com.br IÓDICE Shopping Iguatemi Av. Washigton Soares, 85 loja 426/427 - Água Fria Tel.: (85) 3077.2886 JOÃO PAULO MOREIRA - PERSONAL TREINER Tel.: (85) 8810.3479 KIRLA WAGNER POTI GOMES - REUMATOLOGISTA Clínica Integrada Rua Rocha Lima, 1170 - Varjota Tel.: (85) 3264.1000 LA DULCE Rua Henriqueta Galeno, 609 - Dionísio Torres Tel.: (85) 3261.8863 LAVIE JOIAS Tel.: (85) 3242.1530 e-mail: contato@laviejoias.com.br LÍQUIDO Rua Eduardo Garcia, 185 - Aldeota Tel.: (85) 3224.7347 MARCELO GONDIM - GINECOLOGISTA Clínica Conceptus Rua Coronel Linhares, 950 salas 605 a 608 - Aldeota Tel.: (85) 3261.0011 MEGA GYM Av. Washington Soares, 6450 - Água Fria Tel.: (85) 3274.9000 MERCADINHOS SÃO LUIZ www.mercadinhossaoluiz.com.br

Direção Geral: Lilianne Veloso Gerente comercial: Arturo Veloso Editora chefe: Priscila Alcântara Jornalistas: Eduardo Lima e Juliana Silveira Moda: Aline Matias, Mali Melo e Milena Lima Fotos: Gabriel Correia e Nicolas Gondim Direção de arte: Jairo Gomes Consultoria de negócios: Lilianne Veloso, Egléia Paula, Laélia Melo e Eglantine Maia Revisão textual: Janaína de Mesquita A revista Mulher Cheirosa é uma publicação trimestral, da Editora MC. A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos comerciais e pelos conceitos emitidos. Contatos para anúncios: (85) 3045.0403 ou revistamc@mulhercheirosa.com.br Impressão: Halley S.A Gráfica e Editora

PALACE BISTRÔ Rua Major Facundo, 30 - Centro PARÁ MÓVEIS RÚSTICOS BR 222 Km 5 n° 7770 Tel.: (85) 3285.1406 www.paramoveis.com.br R. DO SOL www.rdosol.com.br RIOMAR Rua Lauro Nogueira, 1500 - Papicu www.riomarfortaleza.com.br ROUGE Rua Henriqueta Galeno, 576 - Dionísio Torres Tel.: (85) 3258.0147 Travessa Mei Mei, 30 - Meireles Tel.: (85) 3242.6374 ROBERTO DIAS Tel.: (85) 9988.5544 ROMUALDO CASSIANO - MANAGER MODELS & ARTISTS Tel.: (85) 9907.9807 SALANDAS Rua Gal. Bernardo Figueiredo, 1991 - Parquelândia Tel.: (85) 3283.1473 / 3283.4883 Rua Henriqueta Galeno, 596 - Dionísio Torres Tel.: (85) 8879.7249 SANTA LOLLA Shopping Iguatemi Fortaleza Tel.: (85) 3241.4323 Av. Dom Luís, 1075 Tel.: (85) 3268.2822 SIMONE JUCÁ Rua Virgílio Vasconcelos, 56 - Meireles Tel.: (85) 3219.7852 SIMULASSÃO Av. Dom Luís, 1200 - Meireles Tel.: (85) 3267.3500 Shopping RioMar - Piso L2 SCHUTZ Av. Dom Luís, 495 - Aldeota Tel.: (85) 3261.4233 TOP COUROS www.topcouros.com.br Tel.: (85) 3491.8000 VANESSA MOMBACH - CIRURGIA PLÁSTICA Rua Vicente Leite, 2349 - Dionísio Torres Tel.: (85) 4008.0565 WALTER PINHEIRO - DERMATOLOGIA CLÍNICA E ESTÉTICA Harmony Medical Center Av. Dom Luís, 1233 - sala 1307 - Aldeota Tel.: (85) 3486.6056 www.walterpinheiro.com.br ZENILCE BRUNO - PSCICÓLOGA, PEDAGOGA E SEXÓLOGA Pátio Dom Luís Av. Dom Luís, 1200 - sala 1402 - Meireles Tel.: (85) 4011.2982

NY, LONDRES, MILÃO E PARIS

CAPA modelo Andreia Schultz fotos Nicolas Gondim | assistente de fotografia Saymon Step | produção de moda Aline Matias | stylist Milena Lima | cabelo e maquiagem Simone Cereja | vestido Iodice | tratamento de imagem Kalil Macedo - Creative Carbon


Profile for Revista Mulher Cheirosa

Revista mulher cheirosa 25ª edição  

Revista mulher cheirosa 25ª edição  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded