Revista meiaum Nº 17

Page 44

Seminário Memórias Afetivas: 50 Anos de Cinema na UnB Kubitschek Plaza Hotel – Salão Tiradentes 18 de setembro A Universidade de Brasília, com o segundo curso de cinema mais antigo do País, tem papel importante na produção audiovisual da cidade e na realização do mais tradicional festival dedicado ao cinema brasileiro – nascido no palco do auditório Dois Candangos da UnB, na primeira semana do cinema brasileiro. A proposta do seminário é refletir sobre a formação de realizadores, profissionais e pesquisadores do audiovisual, entrecruzando-a com a modernidade de Brasília e a emergência de um cinema novo e nacional que inaugura um olhar singular sobre o interior e a diversidade brasileira.

9h

E como tudo começou – Meio século de cinema na UnB A mesa reúne professores e alunos que, ao longo dos anos 1960 e 70 fundaram, refundaram e mantiveram o curso de cinema da UnB – legendária e utópica referência para o ensino do audiovisual, marco da resistência democrática, território da livre expressão e da arte. Trechos de filmes serão exibidos no início do encontro. Participantes: Vladimir Carvalho, Fernando Duarte, Marcos Mendes, Geraldo Moraes, Pedro Jorge de Castro e Tizuka Yamazaqui.

14h

Como tudo continuou – Dos anos 80 aos dias de hoje A mesa reúne a experiência do curso de cinema,

distintas da sua. Uma fábula de tons, personagens e situações realistas que auxiliarão Cris a revisitar sua vida quando, finalmente, voltar.

19 de setembro, às 19h desde a perspectiva de diferentes gerações de ex-alunos até as memórias e vivências afetivas das diferentes fases do curso, dos momentos, fatos, episódios que, durante os anos 70 e 80, conferiram identidade ao cinema da capital. Trechos de filmes serão exibidos no início do encontro. Participantes: Sérgio Moriconi, Pedro Anísio, João Lanari, Armando Lacerda, Maria do Rosário, Mallú Moraes e João Facó.

16h30

A Universidade nas telas da cidade – Nossos alunos, professores e realizadores A mesa reúne a atual geração de professores e ex-alunos, hoje pesquisadores, profissionais e realizadores de projeção nacional, para troca de experiências e perspectivas para o cinema na UnB. Trechos de filmes desses realizadores e trabalhos interativos de professores e alunos serão mostrados no início do encontro. Professores convidados: Armando Bulcão, Dácia Ibiapina, David Pennington, Denise Moraes, Erica Bauer, Mauro Giuntini, Tânia Montoro, Gustavo Castro, Susana Dobal Jordan. Ex-alunos convidados: André Carvalheira, André Luís da Cunha, Adirley Queirós, Argemiro Neto, Cássio Pereira dos Santos, Daniela Proença, Dirceu Lustosa, Dizo Dal Moro, Érico Cazarre, Felipe Gontijo, José Eduardo Belmonte, Marcelo Díaz, Nôga Ribeiro, Santiago Dellape, Marcela Tamm e Adriana Vasconcelos.

A cidade, curta documentário de Liliana Sulzbach, 15min, RS Distante de centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que já abrigou 1.454 pessoas em 70 anos de existência, tem só 35 moradores, todos acima de 60 anos. Ninguém gosta de lembrar o que o lugar foi no passado, mesmo que para muitos a lembrança se inscreva no próprio corpo. Kátia, Longa documentário de Karla Holanda, 74min, PI Kátia Tapety é a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. Foi vereadora três vezes e viceprefeita. O filme é resultado de 20 dias de convívio com ela no seu pequeno município, no sertão do Piauí.

19 de setembro, às 21h Mais valia, curta animação de Marco Túlio Ramos Vieira, 4min22, MG Um macaco se sente aprisionado no seu trabalho, pois não é feliz dentro de um escritório fazendo o serviço que faz. Decide largar tudo e se dedicar àquilo de que gosta de verdade: a música. Vereda, curta ficção de Diego Florentino, 20min, PR O pescador paira sobre a correnteza e sobrevive das sobras do amor gasto. Toma para si a beleza que o mar revolto lhe deu em troca de sua vida.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.