REVISTA AMAR - MAIO 2021

Page 64

Styling

Maria João Rafael

Consultora de Imagem

Créditos: Vogue, The Impression, The Guardian, Godustyle - Ilustração: RFenely

N

o mês passado, não fosse alguém mais atento a denunciar a situação ao Presidente da Junta de Póvoa de Varzim, Ricardo Silva, nem tínhamos dado conta da cópia infeliz, que a estilista Tory Burch fez da nossa Camisola Poveira. A total ignorância e o emprego vago da palavra “tradicional”, têm servido para o uso e abuso indevido de expropriações de cariz cultural, por designers bem conhecidos de todos nós; sem sequer se darem ao trabalho de investigar o que copiam, desde que sirva o propósito comercial; ainda que atropelando séculos de história, assim como o ganha-pão dos artesãos indígenas, e de toda uma organização sustentada pela tradição. Não bastava a senhora Burch usurpar-nos a camisola poveira, como ainda nos ofendeu, quando a 64 I Amar

referênciou “inspirada” na “Baja” mexicana... e a pôs à venda pela quantia pornográfica de 695,00 euros – dez vezes mais cara do que as originais! O pedido de desculpas chegou, com a nota de que a camisola por lapso, não mencionou as origens poveiras. O Presidênte da Câmara de Póvoa de Varzim, Aires Pereira, exigiu de imediato, o reconhecimento de propriedade intelectual da camisola; e não se fazendo esperar, emitiu no site da Câmara, uma justa campanha com o título “A Camisola Poveira é Nossa!”; com o intento de elevar o trabalho e as técnicas dos artesãos locais. A fotografia escolhida, é esta que se vê ao lado, tirada pelo fotografo Casimiro dos Santos Vinagre, por acasião da Exposição do Mundo Português, no Jardim da Praça do Império, em Lisboa.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.