Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Edição nº 4 | 2019-2020 | São João del Rei

pág. 42

innova oftalmológica

Uma Clínica a serviço da saúde ocular

pág.

bioestimuladores de colágeno

pág.

OS FAMOSOS RESULTADOS DE ISABEL BRAGA

pág.

tudo o que você precisa saber sobre micropigmentação

Os novos aliados no combate ao envelhecimento


Você sabia que além dos imbatíveis pacotes da CVC é possível montar sua viagem da forma que você quiser? É isso mesmo! Hoje na CVC você tem a liberdade de escolher quantos dias, qual o destino desejado, que tipo de hotel é o ideal para você, alugar um carro ou contratar os traslados, comprar seu seguro viagem e escolher qual o melhor voo para você. Isso tudo com a garantia CVC que você já conhece!

Compre sua viagem na CVC São João del Rei, e além da liberdade de montar sua própria viagem, conte com a nossa assessoria não só no momento da sua compra, como também durante sua viagem!


• Contamos com profissionais especializados que recebem treinamento periodicamente sobre as lentes e novidades do ramo óptico, além de capacitados e bem-educados para melhor atendê-los; • Possuímos Laboratório próprio, o que possibi-

A Ótica Colonial é uma empresa familiar que atua no mercado de São João del Rei há 30 anos. Combinando tradição e inovação a empresa vêm se desenvolvendo, adquirindo cada vez mais experiência e confiança que todos já conhecem. E a confiança é um requisito indispensável quando procuramos um serviço que têm ligação direta com a saúde de nossos olhos, e quando se trata do assunto, a Ótica Colonial é o lugar recomendado para você e para as pessoas que você se importa.

lita a entrega de seus Óculos em até 50 minutos. *consultar condições; • Contamos com tecnologia e equipamentos de última geração, como o Vision Office, que tira medidas precisas de seus óculos e lentes para melhor atender suas necessidades; • Possuímos uma grande variedade de Óculos, Solares, Relógios e Semijoias com o valor que cabe em seu orçamento. Além disso, oferecemos as melhores condições de pagamento;

ESTAMOS EM 3 ENDEREÇOS: Rua Ministro Gabriel Passos, 328 - Centro | 3372-1080 Av. Pres Tancredo Neves, 119ª - Centro | 3371-9736 Av. Josué de Queiroz, 89 - Matozinhos | 3371-6535

• Garantimos a qualidade de nossos produtos, sempre entregando certificados e garantias quanto às lentes e armações comercializadas.


Índice ESTÉTICA 9

matéria de capa 27

Sculp é vida para o seu organismo!

INNOVA OFTALMOLÓGICA: Uma clínica a serviço da saúde ocular!

odontologia 10

clínica de estética 31

Exodontia do siso (terceiro molar): o que é importante você saber!

gastroenterologia 12

Os famosos resultados de Isabel Braga

HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA 32

Diarreia e desidratação

Trombose venosa profunda e o rastreio de trombofilia

ortopedia 13

fisioterapia 34

Recovery: Como otimizar a recuperação dos atletas

Osteopatia

endocrinologia 14

Qual é a dieta ideal?

Diabetes Mellitus e suas complicações

nefrologia 39

implantodontia 18

Conheça a Nefrologia

Implantes dentários, enxertos ósseos e L-PRF

angiologia 20 Escleroterapia

dermatologia 21

endocrinologia 35

endodontia 40 O que é? Dúvidas frequentes.

matéria especial 42 Casal em Pedal: como tudo começou!

podologia 44

Bioestimuladores de colágeno: os novos aliados no combate ao envelhecimento

Você já pensou no papel dos pés para a sua saúde?

estética e paramédica 24

Cirurgia plástica segura

Tudo o que você precisa saber sobre Micropigmentação

clínica veterinária 48

cirurgia plástica 46 Quem ama, castra!


editorial um olhar, várias possibilidades Ah, os nossos olhos... é muito bom poder contar com

te com o seu bem estar? Esse olhar é um poderoso au-

a visão, que proporciona tantos prazeres e aguçam

toconhecimento. Pode não ser tão simples, mas nós,

sentidos no dia a dia. Como é bom apreciar uma re-

seres humanos, temos a capacidade de entender atra-

feição com os olhos antes de comer. É maravilhosa a

vés de sintomas e sinais se estamos levando ao máxi-

sensação intensa de conhecer novas paisagens, ou

mo a nossa vida como queremos. Não ignorar estes

de simplesmente observar um pôr do sol. Os nossos

sintomas é sinal de uma vida muito mais feliz e saudá-

olhos funcionam como verdadeiras câmeras fotográfi-

vel. Uma dica final: não descanse os olhos enquanto

cas: eles captam momentos e memórias, e tudo o que

não conferir todo o nosso conteúdo da quarta edição

merece ser lembrado!

da Revista Mais - Saúde & Bem Estar. Boa leitura!

Além de olhar para fora e ao seu redor, vamos propor

Equipe Revista Mais - Saúde & Bem Estar

aqui uma viagem para enxergar dentro de si também. Como anda a sua saúde? Você se preocupa diariamen-

quem faz a revista

Cris Moura Diretora de Marketing e Diretora Comercial

Fotografia: Thais Andressa Foto de capa: Ailton Silva Revisão: Adriana de Souza N. Carvalho Tiragem: 5.000 exemplares

Isadora Bruzzi Designer Gráfico | Projeto Editorial

Entre em contato! revistamaissjdr@gmail.com WhatsApp: 32 98845-9229


ações

Conheça RELORA:

Ação tranquilizante sem causar sono;

Um ansiolítico natural para tranquilizar em todos os momentos

Diminui os efeitos causados pelo estresse;

Normaliza os níveis de cortisol; Previne o ganho de peso associado ao estresse;

Acontecimentos comuns do dia a dia, o aumento do número de informações e a necessidade de realizar muitas atividades no menor tempo possível são fatores que contribuem para o excesso do estresse. Um grande número de pesquisas recentes estabeleceram correlações entre estresse, ansiedade, insônia e excesso de peso com implicações significativas para a saúde. Estresse e ansiedade podem causar efeitos negativos no sistema imunológico, níveis hormonais, enzimas e funções gastrointestinais, além de aumentar a suscetibilidade de doenças como depressão e diabetes. O aumento dos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, foi diretamente relacionado com o aumento da ingestão de alimentos e doces calóricos. É também conhecido que o estresse piora a insônia, a ansiedade e a fadiga. Relora® é a combinação patenteada de constituintes ativos de plantas, o honokiol e a berberina, com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse. O honokiol apresenta atividade ansiolítica comparada ao Diazepam sem efeitos colaterais associados, como sedação. Berberina também possui efeitos ansiolíticos e antidepressivos. Relora® é eficaz na redução do estresse e ansiedade, e é capaz de aumentar os sentimentos de bem-estar.

Melhora o humor; Aumenta o vigor; Diminui a fadiga; Estimula o desempenho físico na realização das atividades diárias; Regulariza o sono.

Rua Frei Cândido, 117 - Fábricas (próximo à Rodoviária Nova)

tele-entrega 32 3371-8474 | 32 3373-4777 Canal direto com a farmacêutica 32 98419-0069 7


ANOS o seu laboratório de confiança

8


ESTÉTICA

SCULP É VIDA PARA SEU ORGANISMO!

Telma Elisa é Técnica em Enfermagem há quase 15 anos, Técnica em Estética há quase 10, com Especialização Técnica em Drenagem Linfática e habilitada no Método SCULP Cláudia Angélica. A paixão pela Drenagem Linfática Corporal e Facial levou a profissional em busca de mais conhecimentos, e com isso abrir seu leque de serviços. Surgiu assim o SCULP, Drenagem Linfática moderna e aperfeiçoada, com a ampliação de técnicas inovadoras e precisas, que já traz um resultado satisfatório na primeira sessão sem deixar hematomas e/ou dores, que não são bem-vindas e muito menos necessárias em nenhum tipo de massagem. A Drenagem Linfática por si só já faz um excelente trabalho no organismo, por retirar os líquidos e resíduos metabólicos acumulados, levando-os para longe das células saudáveis, ativando assim o sistema imunológico, e auxiliando no tratamento da celulite. O Método SCULP é uma massagem que potencializa todos esses benefícios e muito mais, proporcionando um perfeito funcionamento do intestino, reorganizando as células de gordura e remodelando o corpo. É um verdadeiro detox para o organismo!

Importante lembrar que o sistema linfático é semelhante ao sistema sanguíneo, porém com algumas diferenças peculiares. Ele não possui um elemento de bombeamento como o sistema sanguíneo, sua circulação é impulsionada por algumas contrações do organismo, mas ainda sim tem a necessidade de estímulos externos, como por exemplo atividades físicas e massagens. O SCULP não é realizado em pós-operatório imediato, sendo neste caso a Drenagem Linfática manual a mais indicada. No pós-operatório tardio, e após a liberação do médico cirurgião, o método ajuda muito a manter o resultado. O SCULP é realizado em diversas partes do corpo, como membros superiores e inferiores, costas e abdômen, sendo este último o mais procurado pelas mulheres. A quantidade de sessões por semana são no máximo 3, sendo que cada organismo reage de forma única a cada sessão, mas a disciplina, associada à uma alimentação saudável, ajuda a manter o bom resultado. CONTRAINDICAÇÕES: insuficiência renal, trombose, hipertireoidismo e portadores de tumores no sistema linfático.

Rua Delegado José Lima, 629 Guarda-Mor - São João del Rei 32 99937-9275 Método SCULP | Detox Corporal | Drenagem Linfática e pós-operatório | Massagem modeladora, bambuterapia e relaxante | Ventosaterapia | Designer de sobrancelhas, limpeza de pele e depilação.

ATENDIMENTO DOMICILIAR Com maca portátil para o seu conforto

9


Exodontia do siso (terceiro molar): O que é importante você saber!

Os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, são uma das principais preocupações que envolvem a saúde bucal, já que costumam ser os últimos dentes a nascer, por volta dos 18 anos, e em sua maioria, não se acomodam corretamente pela falta de espaço na boca. Esta é uma das indicações mais comuns para sua remoção, a falta de espaço para sua correta erupção, ou quando este nasce parcialmente, dificultando sua higienização.

As complicações que levam o paciente a procurar o dentista, vão desde o inchaço e infecções na gengiva, como o quadro de pericoronarite, até prejuízos aos dentes vizinhos, como reabsorções internas.

Mas não se preocupe, a extração de terceiros molares é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia bucal, e feita por um profissional capacitado e atento aos cuidados pré e pós-operatórios, os riscos são mínimos, e a possibilidade de uma cirurgia tranquila e sem intercorrências são minimizadas por um correto planejamento cirúrgico.

Cuidados pré, trans e pós-operatórios:

Durante a extração, o cirurgião dentista poderá lançar mão de técnicas como odonto-secção (cortes no den-

É importante conhecer a condição sistêmica do pa-

te a ser removido) e osteotomia (desgaste do osso ao

ciente. Uma anamnese detalhada, que inclui exames

redor do dente), para facilitar sua remoção, de acordo

de sangue e radiográficos se faz necessária.

com o planejamento já estabelecido. O paciente será orientado a todos os cuidados pós-operatórios, como

Além disso, o protocolo de medicação pré e pós-ope-

por exemplo: repouso; dieta líquida/pastosa; compres-

ratória prepara o paciente para o ato cirúrgico, e favo-

sas de gelo; suspensão do uso de cigarro e ingestão de

rece sua recuperação, lembrando que esta é individu-

álcool.

alizada, considerando a condição sistêmica de cada paciente. 10


Além disso, a Laserterapia tem sido uma excelente aliada no pós-operatório de exodontias de terceiros molares, assim como em outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, já que o laser acelera o metabolismo da célula, otimizando a regeneração dos tecidos e diminuindo inflamações, o que favorece a cicatrização e a recuperação de cirurgias.

Conheça ainda outros benefícios da Laserterapia na Odontologia: A laserterapia de baixa intensidade pode ser usada para: • Dores na articulação da mandíbula • Parestesia facial (ausência de sensibilidade na face) • Herpes (tratamento e prevenção) • Aftas • Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária) • Bioestimulação óssea • Durante a endodontia (Tratamento de canal) • Após exodontia (Extração dentária) • Lesão traumática • Nevralgia do trigêmio • Prevenção de mucosite • Tratamento de Osteonecrose

A Sorria Odontologia investe no que há de melhor em estrutura, tecnologia e bom atendimento. Adotamos uma proposta abrangente e inovadora de atuação, em que a união de especialistas de várias áreas da Odontologia forma uma equipe capaz de proporcionar um planejamento integrado para promover a saúde oral dos pacientes. Nosso compromisso é oferecer um atendimento odontológico com qualidade, confiabilidade e respeito as individualidades de nossos pacientes. sorria_odontologia@yahoo.com.br sorriaodontologia sorriaodontologia.sj.del.rei

Dra. Mariana J. S. Costa, Dr. Guilherme A. Costa e equipe. Clínico Geral- Ortodontia- Implantodontia- Cirurgia oral menor- Endodontia- Protéses fixas e removíveis- Laminados cerâmicos- Clareamento dental- Harmonização Orofacial- Laserterapia CRO/ MG 46231 | CRO/ MG 46230

Sorria Odontologia – São João del Rei R. Luiz Bacarini, 18 - Centro (32) 3373-2429 | (32) 98497-6916 Sorria Odontologia – Santa Cruz de Minas Avenida Ministro Gabriel Passos, 459 - Centro (32) 3373-3030 | (32) 99838-1530

11


gastroenterologia

Diarreia e desidratação A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas.

causas Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

Complicações da diarreia - Desidratação; - Diarreias de repetição, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso e estatura; - Retardo do desenvolvimento intelectual; - Morte.

TRATAMENTO - Iniciar a ingestão do soro caseiro o mais breve possível; - Aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos; - Ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarreica; - Manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas; - Observar os sinais de desidratação.

SINAIS DE DESIDRATAÇÃO - Olhos fundos; - Ausência de lágrimas quando a criança chora; - Boca e língua secas; - Ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido;

- Diminuição da quantidade de urina; - Afundamento da moleira. Se apresentar dois ou mais sintomas, pode ser desidratação. É necessário procurar a unidade de saúde mais próxima imediatamente para atendimento médico.

PREVENÇÃO - Amamentar o recém-nascido no mínimo até os seis meses de vida; - Beber somente água tratada, filtrada ou fervida; - Beber bastante líquidos, principalmente nos dias mais quentes; - Observar se os encanamentos da residência não estão furados; - Manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente; - Não tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada; - Manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão; - Lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro; - Proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos; - Lavar cuidadosamente as verduras e frutas. Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde

Av. 8 de dezembro, 38 - Vila Marchetti | (32) 3371-7655 almvianini@yahoo.com.br

Dr. André Luiz Messias Vianini / CRM-MG: 48321

12

- Formação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora; - Especializado em Gastroenterologia, Endoscopia e Videocolonoscopia pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora.


ORTOPEDIA

RECOVERY Como otimizar a recuperação dos atletas

Devido à variabilidade intra e interindividual das respostas às estratégias de treinamento, competição e recuperação, é necessário um conjunto diversificado de conhecimentos para abordar os fenômenos multifacetados de recuperação, desempenho e suas interações para transferir tudo o que se sabe sobre a ciência para a prática esportiva.

A relação entre recuperação e fadiga e seu impacto no desempenho tem atraído o interesse de cientistas do esporte por muitos anos, e novos estudos surgem a cada dia. Um equilíbrio adequado entre o estresse (carga de treino e de competição) e a recuperação é essencial para que os atletas tenham um desempenho de alto nível.

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

O monitoramento sistemático da recuperação e a implementação de rotinas de recuperação visam a maximizar o desempenho e prevenir desenvolvimentos negativos, tais como sub-recuperação, síndrome do overtraining, overreaching, lesões ou doenças.

TERMOGRAFIA

CAPACIDADE FÍSICA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA MARCADORES SANGUÍNEOS QUESTIONÁRIOS SUBJETIVOS PESO CORPORAL ESTRATÉGICAS DE RECUPERAÇÃO REIDRATAÇÃO E ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS ROUPAS DE COMPRESSÃO COMPRESSÃO PNEUMÁTICA EXTERNA A avaliação e o monitoramento da recuperação e da fadiga nos contextos de treinamento e competição constituem uma tarefa complexa, tendo a ciência do esporte um papel fundamental para permitir uma alta qualidade no processo geral. Em suma, atletas que se recuperam mais rapidamente tendem a ter um melhor desempenho e treinar mais. Negligenciar o tempo necessário para a restauração da condição física e mental antes de um novo estímulo caracteriza uma condição inadequada, pois limita o desempenho e aumenta o risco de lesões. Fonte: artigo escrito por Thiago Santi Maria, na edição de lançamento da revista científica A.N.H (action, nutrition, health).

Av. Tiradentes, 389 - Centro 32 3372-2076

Dr Leandro Soares Rocha | CRM: 35512 Artroplastias, Ortopedia infantil e do idoso, urgências traumatológicas, Viscossuplementação Articular, Ortopedia Geral e Especializada, prevenção e tratamento de Osteoporose, terapias por onda de choque, tratamento de doenças degenerativas das articulações, tratamento endoscópico digital das lesões de joelho e ombro.

13


Endocrinologia

Diabetes Mellitus e suas complicações No Brasil, 1 em cada 8 adultos tem diabetes mellitus. Cerca de metade desses pacientes não sabe que é portador da doença. Muitas vezes, isso ocorre porque a glicemia pode permanecer elevada durante anos sem causar sintomas ou apenas causar sintomas leves, como tonturas, alteração da visão e câimbras. Essa doença é um grave problema de saúde no mundo: a cada 6 segundos,

RINS

uma pessoa morre em decorrência do diabetes e suas complicações. Pacientes com diabetes têm maiores chances de apresentar acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio. Além disso, a doença leva a lesões nos pequenos vasos sanguíneos do corpo, localizados nos olhos, rins e nervos. Saiba como identificá-las e o que fazer para evitá-las

A lesão ocasionada pelo diabetes nos rins é chamada nefropatia diabética. Inicia-se com a perda de proteína e pode causar falência dos rins. No Brasil, a nefropatia diabética é a segunda causa que leva os pacientes à hemodiálise, ficando atrás apenas da hipertensão arterial. Para seu rastreio é indicada a realização de exames de sangue e de urina regularmente.

OLHOS

14

O diabetes é a principal causa de cegueira em adultos. A lesão nos olhos é denominada retinopatia diabética e muitas vezes não apresenta sintomas até que aconteça a perda da visão. Para seu rastreio é indicada avaliação com médico oftalmologista anualmente.


NERVOS Neuropatia diabética é o nome da lesão nos nervos causada pelo diabetes. Ocasiona formigamento, dor (que pode aparecer na forma de ardência ou de picadas) e redução na sensibilidade dos pés. A consequência é o desenvolvimento de feridas com dificuldade de cicatrização, podendo ser necessária a amputação. Estima-se que 1 pé seja amputado a cada 20 segundos devido ao diabetes. O exame com monofilamento (foto) é capaz de avaliar se os pés ainda preservam a sensibilidade.

controle O controle adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de desenvolver uma complicação. Esse controle depende de planejamento alimentar adequado, atividades físicas regulares e uso correto das medicações. Outras medidas muito importantes são: perder peso, manter níveis adequados de pressão arterial e colesterol, além de evitar álcool e tabaco. O endocrinologista é o médico especialista no tratamento do diabetes. Quanto antes for iniciado o tratamento, maiores são as chances de se evitarem as complicações. Com o controle adequado do diabetes é possível levar uma vida mais do que normal:

ativa, saudável e feliz! Dra Ana Paula de Paiva Resende CRMMG 58.271| RQE 42584

Médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais | Especialista em Clínica Médica e Endocrinologia | Título de Especialista pela SBEM

Praça Barão de Itambé, 31 Centro - São João del Rei | 3371-9095 CIAM - Avenida Andrade Reis Centro - São João del Rei | 3379-2052 15


A ARTE DE CUIDAR:

Enfermagem

Técnico em Enfermagem e Instrumentador Cirúrgico, Rodrigo Zanetti desempenha um papel essencial para São João del-Rei e região. Com atendimento home care, Rodrigo Zanetti se mantém próximo de seus pacientes transformando vidas com uma trajetória recheada de experiências. Rodrigo expande seu elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde. Confira algumas de suas habilidades: Assessoria em geral nos cuidados do paciente em domicílio; Curativos ,Banho de leito e aspersão; Cuidados com sondas; Controle de pressão arterial; Administração de medicamentos prescritos; Glicemia capilar.

Saiba mais (32) 98858-7069

Rodrigo Zanetti ENFERMAGEM

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

“Existe cuidado sem cura, mas não existe cura sem cuidado.” F. Nightingale

17


implantodontia

Implantes dentários, enxertos ósseos e L-PRF Um implante dentário é uma estrutura feita de titânio (como uma raiz do dente) que é posicionada cirurgicamente no osso maxilar abaixo da margem gengival que permite ao dentista montar dentes substitutos ou pontes para essa área. Um implante não se solta como uma dentadura. Os implantes dentários também beneficiam a saúde bucal em geral, porque eles não têm que ser apoiados em outros dentes, como as pontes.

O implante dentário é uma excelente opção para

O enxerto ósseo nesses casos permite a realização

quem perdeu um ou mais dentes devido a extra-

do implante, dando volume ao local de onde foi

ções ou acidentes e desejam sorrir com conforto e

perdido. O cirurgião-dentista pode utilizar diferen-

sem constrangimento. Em alguns casos não é possí-

tes técnicas para cada tipo de procedimento, como

vel que isso seja feito de forma simples, é necessário

o osso do próprio paciente, retirado da boca, em

a utilização de um enxerto ósseo para o sucesso do

reconstruções pequenas, materiais tratados em la-

tratamento.

boratórios e de outros locais como o osso ilíaco (da bacia) para extensões maiores.

Muitas pessoas quando perdem os dentes sofrem com a reabsorção óssea, ou atrofia, e os ossos da região ficam com pouca altura, ou menor espessura, ou com defeitos no formato. No maxilar superior também pode ocorrer o aumento do tamanho do seio maxilar, o que impede a colocação de implante. Além disso, com a perda de dentes, as expressões ficam limitadas, a boca murcha, a mastigação fica dificultada e fala também pode ser alterada.

18


No consultório contamos com o auxílio de uma cen-

giram procedimentos cirúrgicos que atuam em con-

trífuga laboratorial para a fabricação de um com-

junto com a implantodontia. A adição do L-PRF aos

posto chamado L-PRF que é usado na reabilitação

materiais de enxerto pode tornar-se uma oportu-

em implantodontia, cirurgias pré-implantares como

nidade de desenvolvimento de novas formas tera-

o levantamento de seio e aumento ósseo em altura

pêuticas que melhorem a integração de substitutos

ou espessura, o seu uso em combinação com mate-

ósseos adequando o enxerto pré-implante.

riais de enxertos é usado em cirurgias para a colocação de implantes, regeneração óssea e processos de

Muitos pacientes têm medo do procedimento de

cicatrização, proteção da membrana de redução do

enxerto ósseo, porém na verdade o procedimento

edema e dor pós-operatória.

pode ser muito simples. Os enxertos ósseos menores não são invasivos e podem ser utilizados para complementar o osso ao redor de um implante recém colocado. Já em pessoas que perderam seus dentes há muitos anos, pode ser necessários enxertos ósseos maiores. No consultório temos a filosofia de evitar ao máximo as cirurgias para enxertos ósseos e dominamos as técnicas para evitar ao máximo a sua utilização, como por exemplo:

O problema encontrado mais frequentemente é a

Implantes curtos

falta de espessura óssea adequada, bem como a

Implante + enxerto simultâneo

proximidade de estruturas anatômicas como o seio

Técnica “all on four” para arcada total

maxilar e o nervo alveolar inferior. Desta forma sur-

Implantes inclinados

Rua Vereadora Alba Lombardi, 50 Sala 03 - Centro - São João del Rei 32 3373-3789 / 32 3371-7829 Rua Marechal Deodoro, 130 Centro - São João del Rei 32 3371-7235

Luiz Fernando Andrade Mendonça | CRO-MG 44326 Dr. Luiz Fernando é especialista e professor de pós-graduação em implantes dentários. Devido experiência clínica e cirúrgica, é possível realizar no consultório inúmeros casos sem enxerto ósseo, que inicialmente receberam indicação de enxertos ósseos por outros especialistas, sendo cada caso avaliado individualmente. 19


angiologia

ESCLEROTERAPIA A Escleroterapia é também conhecida como “aplicação de vasinhos”. Neste método é utilizada injeção de substâncias químicas no interior dos vasinhos (telangectasias) através de pequenas agulhas. O líquido injetado no interior dos vasinhos leva a uma reação inflamatória que impede a passagem do sangue e faz o desaparecimento dos vasinhos. Para se obter bons resultados são necessárias várias sessões de Escleroterapia, que são definidas pelo médico, assim como o intervalo entre elas.

orientações Antes da Escleroterapia > Não usar cremes e nem fazer depilação no mesmo dia da aplicação. > Lavar os locais onde será realizada as aplicações. > Em geral as sessões de Escleroterapia duram mais ou menos 20 minutos.

PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE VASINHOS > Praticar exercícios físicos como caminhadas ou natação pelo menos três vezes por semana. > Evite ficar na mesma posição sentado ou parado por muito tempo. > Controle o peso. > Em viagens prolongadas, levantar e caminhar um pouco (avião) e de automóvel parar a cada duas horas e meia para descanso.

Depois da Escleroterapia > O método não exige repouso imediato e o paciente pode voltar ao trabalho e rotina. > Atividades físicas como massagens e academia: intervalo de 24 a 48 horas. > Enfaixamentos as vezes são utilizados quando se faz aplicação em veias maiores e ficam aproximadamente 4 horas. > Exposição ao sol: deve-se esperar o clareamento das áreas que foram realizadas as aplicações para evitar o aparecimento de manchas escurecidas de difícil resolução. > Pequenos hematomas são normais após a Escleroterapia e desaparecem entre 3 a 15 dias.

PROCURE UM ESPECIALISTA PARA UM TRATAMENTO CORRETO E PROFISSIONAL!

DR. SÉRGIO FUKS | CRM 20122 Especialista em Cirurgia Vascular pela Beneficência Portuguesa - São Paulo

Av. Oito de Dezembro, 38 Centro | São João del Rei

32 20

3371-7655


DERMATOLOGIA

BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO:

Os novos aliados no combate ao envelhecimento COMO VOCÊ DESEJA ENVELHECER? Essa é uma pergunta importante para nosso início de conversa por aqui. Envelhecer é um processo orgânico que todos nós estamos sujeitos a passar, porém a forma como decidimos envelhecer dirá muito do que vamos vivenciar no futuro. Hoje possuímos vários produtos que nos auxiliam a retardar ou amenizar os primeiros sinais do envelhecimento da pele. Uma classe desses aliados são os chamados bioestimuladores de colágeno. Podem ser usados em qualquer tipo de pele, idealmente a partir dos 35 anos ou aos primeiros sinais de flacidez. São substâncias biocompatíveis com o nosso organismo (segurança é tudo!), ou seja, nosso corpo não irá “rejeitar” o produto injetado. Serão aplicados na pele para estimular a produção natural de colágeno pelo organismo, combatendo a flacidez, devolvendo mais firmeza à pele, proporcionando assim uma aparência mais jovial. Atualmente no mercado temos 3 principais nomes de bioestimuladores de colágeno: Sculptra (Ácido poli-L-lático), Radiesse (Hidroxiapatita de cálcio) e o Ellansé (Policaprolactona). Cada um à sua maneira, vai agir estimulando a produção do nosso colágeno internamente e alguns também vão ser usados como preenchedor e volumizador. Assim, a indicação de qual produto utilizar dependerá da avaliação médica especializada, aliada aos objetivos do paciente. Na face eles serão utilizados para proporcionar sustentação de pontos estratégicos ao melhorar a flacidez, promovendo um efeito lifting não cirúrgico e natural. Mas além da face, quais as outras regiões corporais que podem ser tratadas por essa classe de produtos? Vamos à elas: - Mãos: elas denunciam a idade, assim o produto vai melhorar o aspecto da pele e cobrir os sulcos,

reduzindo a aparência envelhecida. - Braços: serão utilizados para combater a flacidez da região do “tchauzinho” quando fazemos movimentos. - Abdome: eles serão indicados quando a região possui a flacidez que leva ao aspecto de “umbigo triste”. - Bumbum: a sensação do momento! Utilizados para dar aquela levantada no bumbum e melhorar muito o aspecto da celulite no local. - Região interna e posterior das coxas: muito utilizados para melhorar a flacidez da região e as temidas celulites. Com tantas boas indicações, tenho certeza que alguma poderá ser indicada para você, produzindo o efeito desejado. Venha conhecer!

CRM-MG / 69722

Rua Alfredo Luiz Ratton, 128 - sala 101 Saúde Center: Clínica Médica e Psicológica Centro, São João del Rei – MG | (32) 99811-3450

Dra Cynthia Mairink é médica graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto, com especialização nas áreas de Dermatologia clínica, Medicina e Cirurgia Estética pelo Instituto de Dermatologia, Medicina e Cirurgia Estética de Belo Horizonte, além de membro da Academia Brasileira de Dermatologia. Busca aprofundar constantemente a formação, realizando cursos e workshops nacionais e internacionais, nas áreas de dermatologia clínica e estética. Seu objetivo é trazer para São João del Rei – cidade natal- as últimas inovações em tratamentos para rosto e corpo, bem como para prevenção e tratamento de doenças dermatológicas. 21


A Clínica Bem Estar existe desde 2005 e tem hoje sua própria sede, idealizada e minuciosamente planejada, cujo espaço físico permite conforto e privacidade aos seus usuários. O prédio compõe-se de três pavimentos com recepção, banheiros amplos e salas arejadas. Possui elevador e escada suave, e acessibilidade para cadeirantes por meio de elevador exclusivo, uma piscina aquecida com vestuário feminino e masculino.

A Clínica oferece o que há de melhor em Natação, Hidroterapia e Hidroginástica. Aula de hidroginástica ministrada por professor de Educação Física

Na Fisioterapia realizamos tratamento convencional, R.P.G., pilates, pós-operatórios, geriatria bem como diversas reabilitações. A Clínica oferece também atendimento médico: ortopedista, clínico geral e pneumologista; e para complementar, temos atendimento com nutricionista e psicólogas. 22


Piscina aquecida (Natação, Hidroterapia e Hidroginástica) Tudo em Fisioterapia RPG Pilates Treinamento Funcional Drenagem Linfática Nutrição Psicologia Medicina Ortopédica Pneumologia Clínico Geral

O pneumologista é responsável pelo tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias e pulmonares, é capacitado a diagnosticar tais doenças e encontrar anomalias que danifiquem a saúde e bem-estar do paciente. É importante a busca por um pneumologista quando apresentar alguns sintomas como, cansaço sem ou com esforço respiratório, roncos, falta de ar, tosse seca ou não, apnéia do sono, dor ou chiado no peito, rouquidão, hemoptise (eliminação de sangue proveniente dos pulmões ao tossir), vontade de cessar o tabagismo e infecções respiratórias frequentes (pneumonia bacteriana ou viral). Duas doenças comuns a serem tratadas são a bronquite aguda, que é a inflamação dos brônquios, com sintomas de tosse, com ou sem febre, e possivelmente escarro, normalmente causada por infecção viral. Já a asma, é caracterizada pelo estreitamento brônquico com o aumento da reatividade dos brônquios devido a um processo inflamatório, evoluindo com tosse e chieira torácica. Além disso, o pneumologista é um dos responsáveis por ajudar o paciente na cessação do tabagismo, sendo este responsável pela maioria das mortes de infarto agudo do miocárdio, enfisema pulmonar, e doença cérebro-vascular, como o AVC. Agora que você já sabe os riscos das doenças pulmonares, venha marcar sua consulta com o pneumologista!

Daniel Vale (crefito: 62.549 F): formado desde 2003 em Fisioterapia, com Especialização em Traumato-Ortopedia desportiva, terapias manuais e RPG (correção postural). Proprietário da Clínica Bem Estar desde 2005.

Marcelo Cadilhe (CRM 28435): médico Ortopedista formado em 1989 pela Universidade do Rio de Janeiro, com especialização em Ortopedia e Traumatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Pós-graduado em Avaliação Física Funcional e Ortopédica.

Os professores e fisioterapeutas são competentes, educados e divertidos proporcionando satisfação a todos. É um espaço onde a alegria predomina e as tensões do dia a dia desaparecem ou amenizam-se.

CLÍNICA DE REABILITAÇÃO BEM ESTAR Rua Alberto Magalhães, 144 Matosinhos - São João del Rei

32 3371-6698

Dr. Rafael Chaves Ferreira (CRM 59777): formado na Faculdade de Medicina de Barbacena em 2013. Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Life Center – Belo Horizonte, MG. Especialista em Pneumologia formado pelo Hospital Madre Tereza, Belo Horizonte – MG. 23


estética e paramédica

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE

MICROPIGMENTAÇÃO

O que é micropigmentação? A micropigmentação é a arte de introduzir pigmento na pele, conhecida popularmente como maquiagem permanente ou definitiva, e vem crescendo muitíssimo entre as modalidades estéticas, por atender às necessidades da mulher moderna e também, em menor escala, o público masculino.

Áreas de atuação Estética: geralmente esse tratamento é o mais reco-

A Micropigmentação é o procedimento que mais cresce no mercado estético Nacional e Internacional atualmente.

mendado para quem tem falhas na região dos olhos, couro cabeludo, boca, ou sobrancelha. Paramédica: com a micropigmentação, também é possível realizar camuflagens de estrias, cicatrizes, Vitiligos, olheiras e Reconstrução de Aréolas mamárias, entre outros, usando recursos de cores e espessura num processo muito parecido com o da maquiagem definitiva, aplicando pigmento e conferindo, assim, naturalidade à aparência.

Resultados pós micropigmentação O paciente pode esperar por resultados imediatos. Geralmente, a cor do pigmento utilizado no procedimento clareia depois de quatro dias, mas a micropigmentação, geralmente, é um tratamento estético sem margem de erro, desde que feito corretamente por um profissional qualificado. É importante ressaltar que até mesmo pele oleosa e

Contraindicações Todas as pessoas que precisam ou optam por realizar a

pele mais sensível também podem passar pelo processo de micropigmentação com as mesmas chances de sucesso que outros tipos de pele.

micropigmentação estão aptas a realizar esse procedimento, salvo exceções. Dentre as poucas contraindicações para a micropigmentação estão anemia, gestantes, Lactantes, Debilidade imunológica, pacientes em tratamento de Quimioterapia e Radioterapia, pacientes com tendências a quelóide, entre outros.

A escolha do profissional ideal

É reversível? Sim, se o paciente não estiver satisfeito, ele pode desfazer o procedimento com a remoção em um processo conhecido como despigmentação.

instituto wesley resende - Saúde e estética

Somente profissionais devidamente capacitados estão aptos a fazer a micropigmentação. É de extrema importância que você conheça os trabalhos do profissional pessoalmente antes de realizar o procedimento, pois a sua saúde e estética estão em primeiro lugar. institutowesleyresende 24


A PRIMEIRA ESCOLA DE MICROPIGMENTAÇÃO DE SÃO JOÃO DEL REI Nossa história Presente em São João del Rei desde 2010 , Instituto Wesley Resende – Saúde e Estética, presta Serviços de Formação Profissional da área da Saúde e Estética e aposta em um mercado promissor: o da saúde, beleza e bem-estar, e disponibiliza cursos de formação profissional além da prestação de serviços com qualidade.

Cursos Com a proposta de formar profis-

busca por excelência em todos

fessores altamente qualificados,

sionais competentes para atuar

seus serviços e também por fo-

nossos cursos profissionalizantes

com confiança no setor de Micro-

mentar a importância do ensino

são os mais completos do merca-

pigmentação da pele e correção

de qualidade.

do, contando com aulas práticas

estética, o Instituto Wesley Resen-

Corpo docente com ampla expe-

em modelos humanos e estágio

de é a Primeira Escola de Micro-

riência, atende iniciantes e vete-

obrigatório, os alunos também re-

pigmentação de São João del Rei,

ranos na área, valorizando a troca

alizam atendimentos gratuitos na

onde ministra cursos há mais de 5

de informações e conhecimento

comunidade por meio de proje-

anos na cidade e região. Pioneira

de forma personalizada, focando o

tos sociais, em que podem exercer

em micropigmentação, a empre-

suporte aos alunos.

seus conhecimentos práticos ad-

sa tem sua marca consolidada no

Ministrados em salas de aula com

quiridos em sala de aula e suporte

mercado em consequência da

ótima infraestrutura e por pro-

pós curso.

Acessibilidade

Infraestrutura

Com preços acessíveis, nossos cur-

Com sede própria no tradicional bairro do Matozinhos, nosso prédio é com-

sos são a melhor opção para quem

posto por 2 andares e conta com: 5 Salas de Atendimentos, climatizadas

ainda não possui uma carreira pro-

e com Sistema Multimídia | Wi-Fi | Recepção e Showroom | Sala de Espera

fissional e deseja uma formação

| Sala de Aula | Laborátório para aulas práticas | Central de Atendimento,

completa em um curto período. A

Lanchonete | Consultório Odontológico | Salão de beleza | Rampa visando

escola oferece também atualiza-

a acessibilidade para todos.

ção para os profissionais da área.

Certificação Certificados reconhecidos em todo Território Nacional que agregam valor ao profissional, pois comprovam que os serviços prestados por ele estão atualizados e tem como

Wesley Resende, Empresário, PósGraduado, Professor especialista em Dermopigmentação Paramédica e Estética, atualmente graduando em Biomedicina.

base uma boa instituição. Nossa escola segue todos os padrões exigidos pelos órgãos responsáveis para atuar e fornecer certificação aos nossos alunos.

MAIORES INFORMAÇÕES: Procedimentos: 32 9 9910-7937 | Cursos: 32 3371-6937 / 31 9 9560-1325 E-mail: institutowesleyresende@gmail.com Rua Expedicionário Antônio Coelho da Silveira, 465 Vila Santa Terezinha, Matozinhos 25


HÁ MAIS DE 20 ANOS CONTRIBUINDO COM O ENRIQUECIMENTO CULTURAL E MUSICAL DE SÃO JOÃO DEL REI Rua Santo Antônio, 5 Tejuco - São João del Rei 32 3372-6037

A Escola de Arte Cantabile, dirigida por Anizabel de Lucas, direcionada às artes em geral, especialmente a música, promove apresentações, saraus, concertos e cursos de férias. A Escola mantém os cursos de violão, violino, flauta doce e transversal, canto erudito e popular, musicalização infantil e piano. Além disso possui um conjunto instrumental para prática de orquestra por parte dos alunos e um conjunto formado pelos professores, que atuam em casamentos, formaturas, coquetéis, entre outros eventos.


MATÉRIA DE CAPA

INNOVA OFTALMOLÓGICA Uma clínica a serviço da saúde ocular

Em uma proposta humanizada e resolutiva, a Clínica Innova Oftalmológica tem a missão de proporcionar aos pacientes uma boa saúde da visão. Com excelentes profissionais, equipamentos modernos e diversos convênios, você pode contar com a excelência dos serviços, e realizar o seu tratamento oftalmológico. Conheça mais um pouco a seguir, na matéria de capa da Revista Mais - Saúde & Bem Estar. 27


INNOVA OFTALMOLÓGICA

POR QUE REALIZAR CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS ANUAIS? A consulta oftalmológica é muito mais do que simplesmente prescrever óculos. Diversas doenças graves que comprometem de forma importante a acuidade visual podem ser identificadas precocemente quando o paciente se submete a um exame oftalmológico de rotina. Doenças como o glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética, estrabismo, dentre outras, somente serão diagnosticadas e tratadas se houver uma avaliação criteriosa com a realização de biomicroscopia, fundoscopia, tonometria, mapeamento de retina, teste ortóptico, etc. Por isso a importância de ser avaliado regularmente por médico especialista em oftalmologia.

O QUE É CATARATA? COMO TRATAR?

A catarata é o resultado da opacificação do cristalino, causando uma baixa acuidade visual no paciente. O cristalino opacificado dificulta a passagem da luz até a retina, impedindo a formação das imagem de forma nítida. O tratamento da catarata consiste na realização de um procedimento cirúrgico onde o cristalino opacificado é retirado e em seu lugar é introduzida uma lente intraocular. A colocação desta lente é fundamental para garantir a boa visão do paciente após a cirurgia. Existem diversos tipos de lentes intraoculares, com qualidade ótica variada. A escolha do tipo de lente a ser implantada durante a cirurgia deve ser individualizada e respeitar as necessidades, expectativas e condições socioeconômicas de cada paciente. O “grau” destas lentes deve ser calculado previamente em consulta de avaliação pré-operatória. 28

“ESTOU COM ALTERAÇÕES NO FUNDO DE OLHO. O DR. DISSE QUE TENHO ALTERAÇÕES NA RETINA.” O QUE É RETINA? E RETINOPATIA? A retina é uma estrutura muito nobre, localizada no segmento posterior do globo ocular, formada por dez camadas. Nela estão localizadas as células fotorreceptoras, que são neurônios especializados em converter os estímulos luminosos em visão. As doenças da retina, conhecidas como retinopatias, podem causar baixa visão. Sua análise é extremamente complexa e depende de profissional especializado, exames complementares tais como a tomografia de coerência óptica, angiofluoresceinografia, ultrassonografia ocular, dentre outros. Sem dúvidas, o diabetes mellitus é uma das principais causas de alterações retinianas. A degeneração macular relacionada com a idade, distrofias maculares, descolamentos de retina, coriorretinopatia serosa central também são doenças que acometem a retina e podem causar uma grande redução da visão. Os tratamentos disponíveis levam em consideração o grau de acometimento das camadas retinianas, isquemias, hemorragias, presença de líquidos intra ou sub retinianos, dentre outros. Tratamentos por fotocoagulação a laser e injeções de medicações especificas dentro da cavidade vítrea podem ser necessários para tentar controlar a progressão das lesões retinianas. Em alguns casos, como no descolamento de retina regmatogênico, determinados tipos de buraco macular, trações vítreo retinianas, dentre outros, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.


INNOVA OFTALMOLÓGICA

"QUERO USAR LENTES DE CONTATO. COMO FAÇO? QUE TIPO DE LENTES DEVO USAR?"

GLAUCOMA: A INCANSÁVEL BUSCA PELO DIAGNÓSTICO PRECOCE! O glaucoma é uma doença caracterizada pela lesão da camada de fibras nervosas da retina levando a uma perda progressiva e irreversível da visão. A pressão intraocular aumentada é o principal fator de risco para a progressão do glaucoma. Atualmente, há uma grande preocupação por parte dos especialistas em realizar o diagnóstico precoce, para que, com o tratamento adequado, a doença seja controlada e a visão preservada. Para isso, pacientes que apresentam alterações suspeitas de glaucoma na consulta oftalmológica ou aqueles com história familiar importante da doença devem se submeter a exames mais específicos. A curva de pressão intraocular, paquimetria, gonioscopia, campimetria computadorizada, retinografia colorida e tomografia de coerência óptica são exames, que quando analisados de maneira conjunta, podem evidenciar lesões glaucomatosas de forma precoce. A utilização de colírios anti-glaucomatosos, laser, implantes de dispositivos específicos e cirurgias filtrantes são exemplos de tratamentos disponíveis. A escolha do tratamento deve levar em consideração o tipo de glaucoma, o estágio da doença e a pressão intraocular do paciente.

As lentes de contato são instrumentos muito utilizados na oftalmologia para a correção de ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Existem diversos tipos de lentes de contato no mercado. As lentes gelatinosas são de mais fácil adaptação e apresentam uma limitação para correção de altas ametropias. As lentes rígidas exigem uma adaptação mais criteriosa e conseguem proporcionar boa visão mesmo em pacientes com altas ametropias. A utilização das lentes de contato requer alguns cuidados e principalmente uma boa higiene por parte dos usuários, pois a grande maioria das complicações em função do uso destas, está relacionada a maus hábitos. Dentre eles, dormir com as lentes, realizar a higiene das lentes com água de torneira, não realizar a troca das lentes nos períodos determinados, nadar com as lentes, etc. Diante disso, faz-se necessário que as lentes de contato sejam adaptadas por médicos especialistas, bem como seguir corretamente as recomendações relacionadas ao seu uso.

“INNOVA OFTALMOLÓGICA... POR QUE DEVO ME CONSULTAR LÁ?” A Innova Oftalmológica possui excelentes profissionais e equipamentos modernos, buscando prestar um atendimento resolutivo e humanizado aos pacientes. Realizamos consultas, exames e cirurgias na área de oftalmologia. Nossa satisfação é proporcionar aos nossos pacientes uma boa saúde visual. Venha nos conhecer! Atendemos diversos convênios.

SERVIÇOS PRESTADOS NA INNOVA OFTALMOLÓGICA: Consulta oftalmológica | Refratometria computadorizada | Tonometria | Fundoscopia | Exame de motilidade ocular Mapeamento de retina | Avaliação do filme lacrimal | Retinografia Colorida | Ultrassonografia Ocular | Tomografia de coerência óptica | Topografia da córnea | Microscopia especular endotelial | Paquimetria ultrassônica | Biometria ultrassônica | Biometria ótica (precisão no cálculo das lentes intraoculares) | Testes de lentes de contato | Campo Visual Computadorizado | Gonioscopia | Curva de pressão intra ocular | Capsulotomia por yag laser | Facectomia com implante de lente intraocular (facoemulsificação) | Exérese de pterígio | Injeções intravítreas 29


INNOVA OFTALMOLÓGICA

Dr. Pedro Henrique Ladeia Cruz

CRM MG 48.344

- Graduação em medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros; - Especialização em oftalmologia pela Fundação Hilton Rocha de Oftalmologia – Belo Horizonte; - Fellowship em córnea e catarata pela Fundação Hilton Rocha de Oftalmologia – Belo Horizonte; - Preceptor do departamento de córnea e catarata da Fundação Hilton Rocha de Oftalmologia – Belo Horizonte.

Dr. Luiz Gustavo Rodrigues do Nascimento

CRM MG 58.358

- Graduação em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora; - Especialização em oftalmologia pela Clínica de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte; - Fellowship em glaucoma e catarata pela Clínica de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte; - Especialização em glaucoma pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP.

Dr. Antônio Carlos Rodrigues do Nascimento

CRM MG 55.074

- Graduação em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora; - Especialização em oftalmologia pelo Fundação Hilton Rocha de Oftalmologia – Belo Horizonte.

NOS VEMOS NA PRÓXIMA CONSULTA! 30

Unidade São João del Rei Avenida Tiradentes, 439 – Centro

(32) 3371-2922 Unidade Resende Costa Praça Cônego Cardoso 1142 – Centro Hospital Nossa Senhora do Rosário

(32) 3354-1211 innovaoftalmologica


Quem não gostaria de beber água da fonte da juventude, e ficar jovem para sempre? Isso é possível?! Não! Mas o jat Lift, técnica nova no Brasil, vinda da Europa, permite resultados incríveis de cirurgia sem cortes ou riscos e com um custo bem mais acessível. Essa técnica estimula a produção natural do colágeno sem colocar NENHUMA SUBSTÂNCIA no rosto. Ela veio para revolucionar a estética avançada e devolver autoestima a todos que usufruem dela possibilitando até mesmo levantamento de pálpebra, retirada de rugas, remoção de sardas, e manchas senis em apenas uma sessão, bigode chinês e muito mais!

Venha conhecer esses procedimentos incríveis na Clínica de Estética Avançada Isabel Braga. Aqui você encontra também a famosa LipoSlim Isabel Braga, que retira gordura localizada de forma espantosa por ser tão rápida, sem riscos, sem contraindicações e sem cortes, também por um preço que cabe no seu bolso. Esses são alguns dos resultados incríveis da Clínica de Estética Avançada Isabel Braga.

Isabel Braga: Especialista em rejuvenescimento (técnica Jet Lift); especialista em redução de medidas; PÓS GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA AVANÇADA Isabel Braga

São João del Rei:Rua Nicanor Fiche, 473, Colônia do Marçal CLÍNICA DE ESTÉTICA AVANÇADA ISABEL BRAGA Lagoa Dourada: Salão da Neneca Resende Costa: Rua Pedro Chaves 69, Centro

@clinicaisabelbraga

Telefones para marcar sua avaliação gratuita: WhatsApp: (32) 985251271/ (32)984463530 (32) 988692160


HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA E O RASTREIO DE TROMBOFILIA

A trombose venosa profunda (TVP) trata-se de uma doença frequente, que corresponde a formação de trombos nas veias do sistema venoso profundo promovendo obstrução parcial ou oclusão, sendo mais comum nos membros inferiores. A incidência aumenta com o avanço da idade e uma observação importante a ser feita é em relação ao sexo feminino, mulheres em idade fértil e em uso de contraceptivos orais, apresentam frequência elevada de eventos trombóticos.

32

Dentre os fatores de risco associados podemos destacar os fatores de risco adquiridos e os hereditários, mas vale enfatizar que a TVP tem etiopatogenia multifatorial, que muitas das vezes incluem fatores de risco adquiridos e hereditários. Os fatores de risco adquiridos incluem imobilização, cirurgias (principalmente ortopédicas e ginecológicas), traumatismo, gravidez, puerpério, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, neoplasia e uso de anticoncepcional oral, principalmente à base de estrogênio.


Já em relação aos fatores hereditários podemos destacar a importância de se pesquisar a deficiência de antitrombina, a deficiência de proteína C funcional e proteína S livre, o Factor V Leiden, e a mutação no gene da protrombina, bem como a dosagem do fator VIII e homocisteína, os quais estão associados ao risco elevado de trombose e a correlação com trombofilia. No entanto, estas alterações muitas vezes não são investigadas ou documentadas, principalmente porque não existe um consenso em relação à necessidade de investigação hematológica; e como explicado, por ser multifatorial, por exemplo, a mulher faz uso de anticoncepcional oral e esse fator, muitas vezes é determinante para explicar a causa da TVP e não se investiga a trombofilia, mas essa mesma mulher, pode ter apresentado a trombose, por ter alteração genética não investigada e devido a associação com uso de anticoncepcional apresentou a trombose, uma vez que essa associação aumenta o risco de TVP, explicando muitas vezes porque algumas mulheres apresentam trombose em uso de anticoncepcional oral e outras não.

Dessa forma, venho destacar a importância da investigação de trombofilia em pacientes com eventos trombóticos, que apresentem menos de 40 anos de idade, história familiar positiva de trombose ou trombofilia, TVP idiopática e ainda o relato de eventos trombóticos de repetição. A investigação torna-se importante, principalmente para determinação do tempo da terapia anti-trombótica a ser instituída, em caso de mulheres em idade fértil, o planejamento familiar.

- Farmacêutica Bioquímica graduada pela UFOP - Médica com residência em Clínica Médica e residência em Hematologia e Hemoterapia pela UFMG - Docente na UFJF e Uniptan

dra_sylviarocha Clínica Médica São Lucas | Rua Carlos Henrique, 46 Matosinhos - São João del Rei | 32 3379-8800

33


Fisioterapia

OSTEOPATIA A osteopatia é um método que age como meio de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais (ou seja, utilizando as mãos como instrumento de trabalho) para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. A filosofia da osteopatia está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana. O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.

Fisioterapia - Osteopatia - Medicina Nutrição - Psicologia - Fonoaudiologia Pilates - RPG - Estética

De acordo com a osteopatia, o foco maior do estudo e do tratamento é na origem da dor e não onde ela está localizada. Até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. Por exemplo, um entorse de tornozelo pode ser um fator causal de uma dor no quadril e somente através de uma avaliação detalhada estes desequilíbrios serão expostos para a abordagem terapêutica. De acordo com o criador, Andrew Taylor Still, “o corpo humano possui a farmácia de Deus”, uma vez que o corpo humano tem suas próprias substâncias curativas. O tratamento é feito de forma individualizada e cada paciente será atendido conforme sua necessidade. É realizada uma avaliação minuciosa através de entrevista, exame físico, testes osteopáticos para detectar a causa mecânica da dor.

Dr. Augusto Mateus Ferreira Fisioterapeuta - CREFITO-4/87032F - Graduado em Fisioterapia pela UNILAVRAS (2005) - Pós graduado em Ortopedia e Desportiva pela UNI-BH (2008) - Curso de Reeducação Postural Global (Método Sensações Somáticas e Reeducação Postural - RPG - SSRP) (2007) - Curso Método Mulligan Manual Therapy (The Mulligan Concept Teachers Association) (2006) - Curso de Pilates (2015) - Curso de Pilates Suspensus - Pilates em Suspensão (2017)

Pode ser realizada por qualquer pessoa (sedentários, atletas, idosos e crianças), exceto osteoporose severa e fraturas. Indicações: alterações da coluna vertebral como as protusões e hérnias discais, ciáticas, torcicolos, lombalgias agudas ou crônicas, vertigens, neuralgias cervicobraquiais; atuando também nas inflamações e dores dos membros como tendinites (LER/DORT), dor miofascial, bursites; problemas das articulações, e em todas as patologias dos ossos e dos músculos.

34

- Pós graduando em Osteopatia pela Escola Brasileira de Osteopatia (EBOM-BH) - Curso de Leões na Corrida: Biomecânica, Avaliação e Tratamento (2017) - Curso de Termografia pela Escola Brasileira de Osteopatia (EBOMBH) (2019) - Curso de Liberação Miofascial Manual, Instrumental e Ventosas pela Escola Brasileira de Osteopatia (EBOM-BH) (2019) - Curso de Palmilhas Biomecânicas Propulsão-BH (2017) - Delegado de Representação Política do CREFITO-4


ENDOCRINOLOGIA

QUAL A DIETA IDEAL? DIETA LOW CARB, JEJUM INTERMITENTE, DR. ATKINS, PALEOLÍTICA,... Iniciamos com estes conceitos: 1

A obesidade é caracterizada por acúmulo de gordura no corpo, sendo considerada uma doença crônica. As causas são multifatoriais, sendo a genética importante, porém os hábitos de vida são determinantes.

2

A Obesidade é considerada epidemia mundial e problema de saúde pública. Sua prevalência triplicou nos últimos 30 anos, sobretudo na infância e adolescência. Ela aumenta o risco para Diabetes, Hipertensão Arterial, Doença Cardíaca, Fígado Gorduroso, Câncer, etc.

3

A pessoa obesa possui várias alterações neuronais, hormonais e da flora intestinal comprovadas cientificamente, ou seja, os obesos têm mais fome e menos saciedade. Não é falta de força de vontade ou desleixo!

4

O Peso corporal é determinado pelo que COMEMOS e pelo GASTO ENERGÉTICO, o que chamamos BALANÇO ENERGÉTICO. Para emagrecer é necessário deixar este balanço negativo (comer menos e gastar mais energia).

5

Várias pesquisas confirmam que o corpo humano foi preparado para NÃO PERDER PESO. Então, com perdas de peso na faixa de 5-10% em média, a pessoa experimenta várias alterações que aumentam a fome, vontade de comer e reduzem o gasto energético. A cada 1kg de peso perdido, aumentamos a fome em 100Kcal.

6

Há pesquisas comprovando que pessoas submetias a dietas muito restritivas tendem a uma alimentação compensatória adicional e a transtornos alimentares (como compulsão alimentar), levando ao famoso “EFEITO REBOTE”. Existe uma relação direta: quanto mais dieta se tenta, mais peso se ganha ao longo da vida.

7

A Obesidade é uma doença muito mistificada, e o tratamento muito mal compreendido, inclusive por profissionais de saúde. Além disso, há um padrão estético culturalmente mais aceito e imposto gerando o que se chama GORDOFOBIA (= atitude de preconceito e rejeição social às pessoas obesas). Neste contexto, as pessoas se submetem a qualquer tratamento, muitas vezes por profissionais não capacitados, sempre à procura da FÓRMULA MÁGICA para emagrecer, a qualquer preço e sob riscos graves à saúde.

Finalmente, respondendo à pergunta: a melhor dieta é aquela que a pessoa consegue manter para o resto da sua vida, principalmente quando consideramos a natureza crônica da Obesidade. Para tanto se faz necessário associar estas práticas: • Mudar o estilo de vida, trabalhando a motivação; • Aumentar a consciência para escolhas mais saudáveis, • Manter-se mais ativo ao longo da vida; • Melhorar a relação com a comida, diferenciando FOME EMOCIONAL da REAL. Uma abordagem muito interessante é o MINDFULL EATING que é o COMER CONSCIENTE; • Trabalhar as expectativas exageradas. Perdas de peso em torno de 5-10% já são extremamente benéficas; • Contar com a ajuda de profissionais capacitados: Médico Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Preparador Físico. Lembrando que a PREVENÇÃO da Obesidade deve se iniciar o mais cedo possível: > Tratar a obesidade materna e estimular o aleitamento materno; > Evitar consumo de açúcar e alimentos muito calóricos até os 2 anos de idade; > Evitar uso indiscriminado de Antibióticos; > Estímulo de receitas culinárias domiciliares retomando o PRAZER pelo PREPARAR e COZINHAR o próprio alimento; > Reduzir o tempo de tela (tablet, televisão, celular, games); > Preservar qualidade e quantidade de sono; > Políticas públicas (reduzir o teor de açúcar, gorduras trans, aditivos químicos, regulamentar a publicidade de alimentos ultraprocessados e promover a conscientização do problema). Faço um convite para refletirem como estão seus quatro pilares para um estilo de vida saudável: ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA, SONO e CONTROLE DE ESTRESSE. Mesmo com os imperativos da vida contemporânea, podemos fazer pequenas mudanças nas áreas mais negligenciadas. A busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual é a verdadeira FÓRMULA MÁGICA.

Dra. Andréa Aparecida Cunha Rezende CRMMG 34.892 / RQE 11314 - Médica Formada pela UFJF com Residência médica em Endocrinologia pela USP-Ribeirão Preto - Título de Especialista pela SBEM e CFM

Av. 8 de Dezembro, 80 - 3º andar São João del Rei | 32 3379-4120 / 32 3323-9621 Amanda de Almeida Silva Rezende Nutricionista - CRN9 1621 - Mestranda em Nutriçao Humana e Saúde - UFLA - Educadora em Diabetes pela SBD

Hospital Monte Sião 4º andar | (32) 3371-8893

35


CLÍNICA CORPORAL, FACIAL E CAPILAR MICROPIGMENTAÇÃO FIO A FIO DEPILAÇÃO A LASER CRIOLI PÓLISE PODOLOGIA

MARQUE

SEU HORÁRIO

AQUI COM A GENTE!


detalhebe Rua Vereadora Alba Lombardi, 44 Centro | São João del Rei

32 3371-2996


A Food Lev foi criada a partir da união de três nutricionistas, que sentiram a necessidade e a falta de produtos funcionais, versáteis, saudáveis e diferenciados no mercado.

Então, procuraram atualizar-se nessa área através de cursos. Promoveram adaptações e substituições de ingredientes, tornando o produto mais saudável. Sendo assim, surgiu o Pão de “Q”. Sabe aquele pãozinho delicioso, crocante e levinho que sempre dá vontade de comer mais um? Pois bem, vocês se surpreenderão com a novidade que a Food Lev traz para a mesa do consumidor: um produto diferenciado, livre de conservantes, corantes e feito com muito sabor!

São recomendados para veganos, alérgicos à proteína do leite de vaca, ovo, trigo, soja e a todas as pessoas que buscam se alimentar de forma mais saudável. Os estabelecimentos que desejam atender a esse público, não podem deixar de ter esse produto versátil e funcional para oferecer ao consumidor. A base dos produtos da Food Lev são o inhame e a batata doce, dois tubérculos, que são fonte de fibras, rico em vitaminas A, C e do complexo B, betacarotenos, minerais, ácido fólico, além de serem carboidratos complexos de baixo índice glicêmico. É considerado um “superalimento” devido aos seus vários nutrientes. As jovens empresárias não param! Em breve, lançarão novos produtos funcionais e fitness. Acompanhe a Food Lev nas redes sociais e fique por dentro das novidades. 32 99197-4765

foodlev_oficial


Conheça a Nefrologia

nefrologia

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Para que servem os rins? O equilíbrio da química interna de nossos corpos se deve em grande parte ao trabalho dos rins. Nossa sobrevivência depende do funcionamento normal destes órgãos vitais. Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo: • Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração; • Regulação da formação do sangue e dos ossos; • Regulação da pressão sanguínea; • Controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.

Como as doenças renais podem se manifestar? • Pressão alta; • Inchaço ao redor dos olhos e nas pernas; • Fraqueza constante; • Náuseas e vômitos frequentes; • Queimação ou dor quando urina; • Urina com aspecto sanguinolento; • Urina com muita espuma; • Dor lombar, que não piora com movimentos; • História de pedras nos rins. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista. No Brasil, o tempo para formar um nefrologista é de 10 anos de estudo (6 anos do curso Médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em nefrologia).

Dicas de ouro para reduzir o risco de desenvolver doença renal ou evitar que a doença se agrave

Beba água, tenha hábitos alimentares saudáveis, não fume, controle seu peso, controle a pressão arterial, se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, controle glicemia (açúcar no sangue) regularmente, não tome medicamentos sem orientação médica e pratique atividade física regularmente. Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia (www.sbn.org.br)

Dr. Elias Batista de Souza Queiroz Nefrologista – CRMMG: 36579 – RQE: 37240 - Graduação em Medicina e Residência médica em Nefrologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. - Integrante do corpo clínico da Renalclin. - Preceptor do internato de clínica médica da faculdade de medicina da UFSJ.

Praça Barão de Itambé, 31 | Centro - São João del Rei | 32 3371-9095 39


Endodontia O QUE É A ENDODONTIA?

DÚVIDAS FREQUENTES

A endodontia é um ramo da odontologia que previne, diagnostica e trata a polpa e os tecidos periapicais, visando a preservação do dente. Comumente chamado de tratamento de canal, o tratamento consiste na remoção do tecido pulpar e no preenchimento do conduto com material específico.

Sempre que um dente dói, deve-se realizar o tratamento endodôntico? Não. A dor por si só não é indicação de tratamento endodôntico. Concomitante à sintomatologia apresentada, são necessários exames radiográficos e testes clínicos específicos para a conclusão do diagnóstico. O que pode acontecer se o tratamento endodôntico não for realizado? Pode ocorrer o agravamento do quadro clínico, como por exemplo, inflamação, infecções, dor, edema, absorção óssea e perda do elemento dentário.

Quantas sessões são necessárias para realização do tratamento endodôntico? A quantidade de sessões varia de acordo com a condição de cada dente, com o número de canais do dente e com a resposta do organismo de cada paciente.

40

Dr Cláudio José de Paula | CRO MG 53102 - Cirurgião Dentista, especialista em Endodontia - Graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Curso de Especialização pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/ RJ – Regional Volta Redonda) Atendimento: - Horário: 3º feira e 5º feira das 08:00 às 12:00 4º feira e 5º feira a partir das 18:30 6º feira no horário comercial.

O tratamento endodôntico é doloroso?

- Consultório: Avenida Presidente Tancredo Neves, nº 573, sala 5 | Centro – São João del Rei/MG

Não. Atualmente a analgesia torna o tratamento endodôntico indolor.

Agendamento: (32) 3373 – 4788


ORTODONTIA

PRÓTESE DENTÁRIA

Corrige a má posição dos dentes e ossos maxilares, que podem acarretar problemas como estética desfavorável, dor de cabeça e nos ombros, desgaste da articulação do rosto, visão dupla, problemas periodontais, dificuldade de higienização e inflamação de garganta recorrente (que ocorre devido ao fato de a pessoa respirar pela boca).

Confecção de próteses diversas, incluindo “lentes de contato”.

CIRURGIA ORAL MENOR Remoção de dentes inclusos e impactados.

pacientes especiais

PERIODONTIA

Pós-graduada ao atendimento a pacientes com necessidades especiais, grávidas, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, idosos e emotivos.

Restabelecimento da saúde gengival, ligamentos e ossos periodontais, e cirurgias como frenectomia e bridectomia.

Dra. Michele Cavalcanti Siqueira | CRO-MG 29840 - Formou-se em 2002 na Universidade de Lavras (UNILAVRAS), e possui as seguintes especialidades: - ORTODONTIA, PÓS-GRADUADA AO ATENDIMENTO A PACIENTES ESPECIAIS E ODONTOGERIATRIA, ODONTOPEDIATRIA, PRÓTESES DENTÁRIAS, PERIODONTIA e CIRURGIA ORAL MENOR.

Atendimento de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Consultório: Av. Presidente Tancredo Neves, nº 573, Sala 5 Centro, São João del-Rei, MG. Agendamento: (32) 3373 – 4788 PARTICULAR E CONVÊNIO (FUSEX, MET LIFE, RESENDE E SINDICATO RURAL) 41


42


43


podologia Você já pensou no papel dos pés para sua saúde? Eles sustentam seu corpo durante o dia inteiro, te levam onde você deseja e são fundamentais para prática de exercícios.

O QUE OS PÉS DIZEM SOBRE SUA SAÚDE! Os pés podem indicar doenças e problemas de saúde. Fiquem atentos nas dores e rachaduras! Nossos pés em geral são mal apreciados por todos. Passamos parte do dia no uso de calçados fechados e muitas vezes inadequados. Eles nos ajudam não somente na locomoção, como também são indicadores de problemas de saúde.

possíveis doenças identificadas pela saúde dos pés: Doenças cardiovasculares, gastrointestinais, deficiência vitamínica, diabetes, doenças renais, entre outras. Procure um especialista para identificar estes problemas e procurar um tratamento adequado.

fique atento às seguintes questões: Desaparecimento de pelos nos dedos, pés e pernas, queimações nos pés, unhas quebradiças, inchaços , dores e vermelhidão, câimbras e dores musculares, rachaduras nos pés e fissuras nas unhas. Caso perceba algum desses sintomas, é hora de procurar um profissional!

“Mais do que ter pés bonitos, é importante ter consciência ao cuidar deles”

Rua Maria Teresa, 161 Centro - São João del Rei (32) 3373-2187| (32) 3371-7902 (32) 99940-7988 @podologapoliane

44


cirurgia plástica

Cirurgia plástica segura Tem se tornado mais comum, a cada dia, a divulgação de complicações médicas relacionadas à cirurgia plástica ou a procedimentos estéticos. Mas na maioria dos casos, tais procedimentos nem sequer foram realizados por cirurgiões plásticos. Um cirurgião plástico após 6 anos de graduação em medicina, ainda faz 2 anos de residência em cirurgia geral e mais 3 anos de residência em cirurgia plástica em serviços credenciados pela sociedade brasileira de cirurgia plástica (SBCP).

Antes de se programar para a realização de uma cirurgia, o paciente pode pesquisar se o médico escolhido faz parte da SBCP através do site:www2.cirugiaplastica.org.br “todo membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica deve, obrigatoriamente, ser encontrado nesta plataforma por um dos critérios de busca: nome completo ou parcial ou estado de atuação”. Ainda assim, todo procedimento ou cirurgia tem possíveis complicações ou intercorrências previstas, antes mesmo de serem realizados. O cirurgião plástico tem que informar ao paciente sobre a prevenção desses eventos e tratamento caso ocorram. Por isso, a importância do termo de consentimento informado que deve ser entregue por escrito ao paciente com antecedência e devolvido ao médico, antes da cirurgia, assinado pelo paciente.


O paciente também deve se inteirar sobre o local onde será realizada determinada cirurgia: hospitais ou clínicas credenciadas, visto que alguns procedimentos necessitam de local com estrutura hospitalar mais complexa, além de outros profissionais envolvidos. Já cirurgias de pequeno porte, como remoção de lesões cutâneas ou procedimentos estéticos: aplicação de toxina botulínica ou preenchimento com ácido hialurônico, podem ser realizados em regime ambulatorial nos próprios consultórios. Mas é sempre importante lembrar, novamente, quais são os profissionais aptos a realizar tais procedimentos e tratar possíveis complicações, tais como edema ou abscessos. Neste caso: dermatologistas e cirurgiões plásticos. Para uma cirurgia segura, não existe apenas um modelo, mas sim uma avaliação individual do paciente para cada cirurgia em particular, avaliando critérios de risco envolvido.

Portanto, fica sempre o conselho: converse com seu cirurgião, tire suas dúvidas. Procure outras opiniões. Cirurgia plástica e procedimentos estéticos são, realmente, muito satisfatórios e trazem benefícios não só estéticos mas também de saúde, mas devem ser tratados com o mesmo cuidado e respeito do que qualquer outro procedimento médico.

Av. Getúlio Vargas, 90 - Centro (32) 3371-3940 Dr Juliano dos Santos Viegas CRM MG 52514 RQE 37005 Graduação em Medicina em 2007Universidade Severino Sombra Cirurgia Geral 2011 Faculdade de Medicina de Petrópolis Cirurgia Plástica 2013-2015 Hospital MATERDEI Belo Horizonte

47


Clínica veterinária

quem ama, castra! POR QUE CASTRAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? Existem muitos MITOS sobre a castração de animais, como: “Para a cadela ser saudável, ela deve ter uma cria antes de ser castrada”. “Ao invés de esterilizar o meu pet, vou dar-lhe medicamentos anticoncepcionais”. “O meu cachorro vai engordar de forma descontrolada”. “O meu cachorro não vai mais brincar”.

EM MACHOS: Estas são algumas das crenças mais comuns, porém todas as afirmações acima são falsas, tanto para cães quanto para gatos. A castração (ovariohisterectomia) traz uma série de benefícios para os animais de estimação e para a sociedade. Castrar o seu pet é um ato de responsabilidade, pois não só estará prevenindo possíveis doenças, mas também estará contribuindo para a saúde e longevidade de seu pet, e fundamentalmente reduzindo a quantidade de ninhadas indesejadas, que levam muitos desses filhotes ao futuro abandono ou situações de maus-tratos. A castração é a única contribuição real para reduzir o número de animais abandonados. Estudos apontam que a castração pode aumentar a vida do seu pet em até 5 anos, além de muitos outros benefícios relevantes para a saúde do seu animal 48

> Reduz consideravelmente a necessidade do animal urinar como demarcação de território; > Diminui risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos; > Reduz a possibilidade de doenças e neoplasias testiculares e alterações prostáticas; > Podem se tornar mais dóceis, diminuindo comportamentos agressivos, dessa forma facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas.

EM FÊMEAS: > Diminui o risco de tumores de mama, cerca de 80-90% nas cadelas castradas antes do primeiro cio. Já em gatas, a castração reduz as chances de tumores de mama cerca de 40-60%; > Não entram mais no cio, poupando seus donos de lidar com o sangramento e com possíveis cães importunando no portão de suas casas; > Reduz a probabilidade de tumores e cistos ovarianos, tumores uterinos e infecções uterinas graves, como a PIOMETRA (Hiperplasia Endometrial Cística).


O que é “Piometra”? É uma enfermidade causada por estímulo hormonal e pode ser eliminada por meio da castração. Pouco conhecida, é uma infecção uterina que ocorre principalmente depois do cio da cadela (1-2 meses), devido a um estímulo hormonal prolongado em associação às mudanças na morfologia uterina e ao crescimento bacteriano. Essa associação de fatores aliados a um útero mais susceptível estimula a proliferação das bactérias, que se alojam no endométrio e encontram um ambiente ideal para desencadear o processo infeccioso.

Quais as formas clínicas da doença? Aberta: ocorre com a presença de corrimentos vulvares; Fechada: nesse caso não há corrimento vulvar, sendo um processo infeccioso muito silencioso. Essa forma é a mais perigosa, uma vez que o tutor pode só perceber a doença em um estágio mais avançado.

Quais os sintomas ela apresenta?

Av. General Osório, 325 - Tijuco

(32) 3372-3547

Os principais sintomas são: secreção vaginal (podendo não existir), febre, fraqueza, desidratação, falta de apetite, micção frequente, maior consumo de água, aumento do volume abdominal. Lembrando que os sintomas são variáveis de animal para animal. Em caso de suspeita da doença, seu animal deve ser levado imediatamente para uma consulta no veterinário. O tratamento definitivo para esta enfermidade é a remoção cirúrgica de útero e ovário (castração), associada a tratamentos sistêmicos.

Glauce Chahinne Ramos Lopes | CRMV - 10.425 - Área de atuação: Clínica Médica de Pequenos Animais 49


Sempre com você! VENHA PARA A SÃO SEBASTIÃO

Linha completa de Perfumaria Salão com cabeleireiros profissionais Manicure e sobrancelhas Cursos profissionalizantes DESCONTOS ESPECIAIS TODOS OS DIAS!

RUA ARTHUR BERNARDES, 76 CENTRO - SÃO JOÃO DEL REI

32

3373-9155

Profile for Revista Mais - Saúde & Bem Estar

4ª edição Revista Mais Saúde e Bem Estar  

Leia na íntegra nossa 4ª edição da Revista Mais - Saúde & Bem Estar! São João del Rei - Minas Gerais. Deseja anunciar com a gente? Entre em...

4ª edição Revista Mais Saúde e Bem Estar  

Leia na íntegra nossa 4ª edição da Revista Mais - Saúde & Bem Estar! São João del Rei - Minas Gerais. Deseja anunciar com a gente? Entre em...

Advertisement