Revista Lis dezembro 2014

Page 1

Dezembro 2014 | Revista Lis

1


2

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

3


4

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

5


6

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

7


8

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

9


10

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

11


12

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

13


14

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

15


SUMÁRIO 28 ARQUITETURA

28 Finger apresenta: O ideal de viver bem 46 Sua casa de ‘roupa’ nova 52 Dicionário Lis de Arquitetura 56 Bem viver 60 Bentec, o novo endereço do bom gosto 76 De bem com a sua casa 78 Beleza, criatividade e exclusividade

EVENTOS 24 Inauguração e solidariedade 36 Um sonho dourado 38 O Natal da Kairós

SERVIÇO 34 Questão de ética


EDITORIAL

A

Geuba Veste Emporio K/make e hair Salão Léa Honorato

h, o verão! Está chegando a temporada de sol e calor e o que a gente mais quer? Descansar e aproveitar ao máximo as praias e, no nosso caso aqui, piscinas. E, para tanto, haja preparativos, né? Nós mulheres sabemos bem disso, afinal já começamos a nos organizar desde o inverno. Neste ano eu decidi fazer algo diferente, decidi que não quero apenas me cuidar para o verão e sim para a vida. Chega de levar as coisas na brincadeira! O estilo de vida que levamos hoje será refletido lá na frente e, sinceramente, eu quero chegar bem. O projeto #lissaude que criamos, empolgou toda a equipe da Lis e todos resolvemos nos cuidar mais. Garanto que não foi apenas pela estética, afinal, ficar mais bonito é consequência de uma alimentação saudável e prática de exercícios. Bruna de Pontes foi a desafiada oficial do projeto, mas é impossível acompanhar as dicas e não seguir também, pois estamos cercados pelos melhores profissionais, dando dicas de ouro de como se cuidar. Para quem quiser ficar mais saudável também, basta acompanhar nosso projeto nas redes sociais e através do site revistalis. com.br. Essa época é também para deixar nossa casa mais bonita e claro que não poderíamos deixar os arquitetos e empresas do segmento de fora desta edição. Vou falar uma coisa com toda convicção: esta revista está perfeita para quem pensa em construir sua casa, tem os melhores profissionais aqui! Se você está com ela na mão e conhece alguém que vai construir, sugiro presenteá-la com um exemplar, ela vai te agradecer demais! Casa nova e vida nova com mais saúde é tudo que desejamos para você em 2015. Que seja um ano de muitas realizações e que possamos estar juntos com mais projetos e parceiros. Feliz ano novo!! DICA LIS PARA O VERÃO: O verão também pede cabelos loiros, né gente? Eu fiquei muito tempo morena e resolvi voltar a clarear os fios. Dessa vez com mais segurança, pois o Salão de Léa Honorato tem um tratamento que cuida dos fios antes de clarear, deixando o cabelo mais resistente e saudável. Confira a matéria sobre os novos bistrôs que conheci pelo Nordeste, está uma delícia! Sol combina com protetor solar! Não esqueçam de usar um fator mínimo de 30 e esperem a cor chegar com o tempo, nada de querer ficar com a “cor do pecado” no primeiro dia!

Boa leitura!

Dezembro 2014 | Revista Lis

www.revistalis.com.br

A Revista Lis é uma publicação com distribuição gratuita. Circula em Campina Grande – PB e região, através de mailing para endereços de empresas públicas e privadas e condomínios.

A Revista Lis não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos e anúncios. Pessoas e empresas que não constam no expediente, exceto agências de publicidade, não têm autorização para falar em nome da Revista Lis.

Para anunciar, ligue: (83) 3342.2643

Agradecimentos Lea Honorato, Marel, Cesar di Cesário, Jan, Haendel e Tok de Casa.

Jornalista responsável Geuba Carla Pereira DRT 5384/PB

Impressão Gráfica JB Tiragem: 5.000 exemplares

Revisor Saulo Matias

Atendentes Comerciais Bruna de Pontes comercial@revistalis.com.br

Fotografia Equipe de Jornalismo Revista Lis

Colaboradores Junior Melo, Erika Souza, Mariana Castro

Produtora Camilla Amaral produção@revistalis.com.br

Redatora Fernanda Castro DRT 3313/PB redacao@revistalis.com.br

Designer Editorial Thiago Thamay arte@revistalis.com.br

Editora Chefe e Diretora Geuba Carla Pereira geuba@revistalis.com.br

EXPEDIENTE

17


18

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

19


20

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

21


INDICA C

omemore a chegada do ano novo com as melhores dicas para o seu bem-estar!

Viva Móveis Planejados

– Quem não tem tempo a perder, pode comemorar. A Viva Móveis Planejados providencia ambientes personalizados, deixando tudo pronto, em apenas 18 dias úteis. São projetos cheios de estilo, acabamento impecável e na velocidade do seu sonho. Faça uma visita! A Viva fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 333 - São José - Campina Grande – PB. Fones: (83) 3088.6066 | 8827.6759.

Fitness Já – Se você está à procura de incentivo para perder aqueles quilinhos indesejados, o Instagram Fitness Já traz informações relevantes sobre alimentação balanceada, exercícios e dicas para se ter uma boa condição física. O projeto segue com parcerias incríveis. São educadores físicos, nutricionistas e outros profissionais que têm toda a competência para auxiliar na busca por uma vida mais saudável. Vale acompanhar! IG: @ofitnessja

Rio do Peixe Toys & Gifts - Para deixar seus ambientes mais bonitos e elegantes, a Rio do Peixe Toys & Gifts oferece uma sessão completa em produtos de decoração. Das linhas despojadas para as mais sofisticadas, há peças para satisfazer todos os estilos e personalidades. Vá conferir! Rua Semeão Leal, 32 – Cantro – Campina Grande – PB. Fone: (83) 3341.3419.

Adrienne Costa e Juliana Matias Arquitetura e Design Com um portfólio moderno, Juliana e Adrienne vêm fazendo carreira com seus projetos cheios de personalidade. Repleta de criatividade, a dupla se baseia no sonho do cliente e, junto a um toque atual, imprimem satisfação em cada plano realizado, com muita harmonia, funcionalidade e beleza. O escritório fica na Rua Quintino Bocaiuva, 278 – Palmeira – Campina Grande – PB. Fones: (83) 9187.5886 | 9831.3322.

22

revistalis.com.br

GRANDES IDEIAS VIRAM REALIDADE Por meio de ações criativas, a Centésimo é uma dessas empresas que fazem a diferença ajudando outras empresas a fazerem o bem. A empresa cria e gerencia projetos transformadores, que fogem do comum e que podem ser sugeridos através da plataforma colaborativa centésimo. cc. Qualquer pessoa pode mandar uma sugestão. As ideias recebidas são avaliadas pela equipe, e as selecionadas, são escolhidas para serem implementadas, com a participação da iniciativa privada. A Centésimo fica responsável pela realização do projeto junto com a empresa, que participa como deseja: seja apenas financeiramente ou também envolvendo seus funcionários na execução. A Centésimo surgiu em Porto Alegre – RS, em 2013, e tem atuação nas cidades de Caxias do Sul – RS e Florianópolis - SC. Em 2014, a empresa começou um processo de expansão, chegando à Campina Grande – PB e ao Nordeste. O perfil mais comum das ideias enviadas atende as categorias de inclusão social e cultura. Desde a sua fundação, a Centésimo já realizou 6 ações e impactou diretamente 121 pessoas.


Antenada nas ideias E

nfim 2015 está quase na porta e esta é a época de começar a planejar as novas metas para o novo ano. Só fique atento para não automatizar os momentos, reduzindo-os a meros planos concretizados. Que tal começar curtindo um churrasco com quem te faz bem ou iniciar aquela reforma tão querida? A gente pode te ajudar!

Noponto,em60segundos O resfriador portátil Spinchill é um pequeno dispositivo que promete gelar latas e garrafas de bebidas em apenas 60 segundos. O aparelho, que é alimentado por pilhas comuns, gira a bebida fazendo com que o líquido quente do centro se mova para as extremidades do recipiente, causando um resfriamento instantâneo. O produto está à venda no site oficial do fabricante, http://spinchill.com.br/

Queridobambu Para quem não está de dieta

Sustentabilidade e meio ambiente são termos que dificilmente saem de cena nos dias de hoje. Quando levados ao campo da arquitetura e decoração podem significar projetos super originais, conferindo um toque rústico e uma composição natural aos ambientes. O bambu, neste caso, pode configurar uma opção certeira por ser um material com ampla utilização, não se limitando às áreas externas. Vale apostar nesta ideia!

Nada de bolo pelado ou kitkat! A delícia da estação é o bolo de churros que, inclusive, já faz o maior sucesso entre as celebridades. Aproveita que o Natal está chegando e experimenta essa iguaria doce como sobremesa na ceia! Só um detalhe a lembrar: ele é supercalórico.

O novo branco Falar de decoração e não falar de cores é quase um pecado. Então, para quem procura uma base neutra para a decoração de interiores, o tom da vez é o cinza. Dá para produzir atmosferas elegantes e criativas, mantendo uma proposta clean.

Dezembro 2014 | Revista Lis

23


LIS Eventos

INAUGURAÇÃO E SOLIDARIEDADE Anabel Alvarez celebra inauguração do novo escritório entre clientes e amigos Mais do que soprar as velinhas e comemorar a reforma do seu escritório, a noite de 26 de novembro significou um grande momento de solidariedade. Em vez de presentes, a arquiteta Anabel Alvarez pediu que seus convidados trouxessem fraldas descartáveis para doação. A surpresa para ela foi a quantidade de donativos arrecadados e a expressiva demonstração de carinho, pois mesmo quem não pôde estar presente, enviou sua colaboração. O sucesso foi

24

revistalis.com.br

tanto que, além de poder ajudar mais instituições do que previa, a arquiteta pretende organizar outras ações como essa. A ocasião também foi marcante para os convidados que prestigiaram a aniversariante. Todos os detalhes da festa foram planejados cuidadosamente e entregues nas mãos dos melhores profissionais da cidade: o buffet Pirauá foi o responsável pelo delicias da noite, a decoradora Fabiana Monteiro montou toda a beleza da festa e a mesa de doces e cafés ficou por conta do Café Pietro.


Anabel é uma profissional que carrega inúmeras qualidades. Uma delas é sua autenticidade. Ela tem uma visão moderna, uma logística de negócios apurada e diferente, que satisfaz o cliente desde o primeiro contato.

Ticiane Gonzaga - Fisioterapeuta

O trabalho de Anabel é arrojado, inovador e contemporâneo. Ao mesmo tempo, ela sabe integrar a esses elementos um toque clássico e isso torna seu trabalho diferenciado. Seu escritório está suave, belo, fantástico. Mônica Antonino - Tabeliã Pública

““

Anabel realiza um trabalho sério, de forma competente e honesta. Uma qualidade que admiro nela é sua capacidade criativa, pois ela sempre está à frente daquilo que o cliente almeja, trazendo soluções inovadoras e ousadas. Ela é uma profissional responsável e de fácil acesso, o que considero muito importante.

Giulianne Ramalho – Empresária

Anabel é uma arquiteta extremamente competente e seus projetos são de vanguarda, muito bem elaborados. Seu novo escritório é moderno, de incrível bom gosto e traduz perfeitamente essas características. Douglas Guedes de Freitas - Engenheiro Civil

Dezembro 2014 | Revista Lis

25


“ “

Escolhi o escritório Anabel Alvarez por já conhecer seu trabalho e saber que se trata de uma grande profissional. Estou satisfeita com o trabalho que ela está desenvolvendo em alguns empreendimentos meus. Seu escritório está lindo e lhe desejo sucesso nesta nova fase.

Iara Lira - Empresária

Estávamos buscando um arquiteto que correspondesse às nossas necessidades para a projeção do nosso imóvel e o que mais marcou nossa experiência com Anabel foi sua simplicidade. A forma como ela acolhe o cliente, sua espontaneidade, simpatia e, além de tudo, o profissionalismo, foram fundamentais nessa escolha. Ela consegue captar facilmente o desejo e o estilo do cliente. Francilênia Dias - Empresária

““

O que mais eu admiro em Anabel é sua capacidade de idealização. Foram passadas a ela as noções de como seria o projeto e ela conseguiu, com muita clareza, visualizar um resultado completo e funcional. Ela tem uma visão diferenciada do mercado e ousou bastante no nosso escritório de contabilidade. No final, vimos que era esse o elemento que faltava: ousadia.

Savinir Arruda - Contador

Admiro em Anabel seu talento, ela é moderna, está sempre atualizada e é dona de um excelente bom gosto. A maneira gentil e afetuosa com que trata seus clientes faz toda a diferença e é uma marca dela. Adorei o resultado de seu novo escritório. Ela tem um gosto clássico parecido com o meu. Os tons suaves deixaram os ambientes agradáveis e super modernos.

26

revistalis.com.br

Fabricia Cristina Farias - Advogada


Escolhi o escritório Anabel Alvarez por ter conhecido projetos antecedentes e ter gostado do design dos interiores e do estilo incorporado às ideias. Senti-me muito satisfeita com o atendimento de Anabel, pois ela escuta o cliente. Fiquei à vontade para articular minha opinião e ela foi adaptando, adicionando ideias, até o projeto ficar exatamente do jeito que almejava. Jeísa Pereira Linhares - Psicóloga Clínica

Rua Vigário Calixto, 1395, Salas, 45,46,47 e 48. Catolé - Campina Grande - PB. Shopping Luiza Motta Fones: (83) 3077.8899 | 9305.8385 www.anabelalvarez.com.br

Equipe do escritório Anabel Alvarez que aumentou para melhor atender

Dezembro 2014 | Revista Lis

27


LIS Arquitetura

FINGER APRESENTA: O IDEAL DE VIVER BEM Sensação de amplitude e verdadeiro aconchego foi base para a concepção desta bela residência Fotos: Cesar di Cesário

28

revistalis.com.br


Com pé-direito duplo, a suntuosa sala de estar (LOFT 54) apresenta uma composição afinada e prova que combinar estilos dá certo. Da cor da parede aos tons dos móveis, o neutro predomina. Destaque para o espelho com moldura.

E

ste projeto, que une conforto e elegância, foi desenvolvido, desde a construção até a ambientação, pelo escritório Melo & Brito – Arquitetura e Interiores e acompanhado pelos engenheiros do escritório API Engenharia. Trata-se de uma casa com linhas retas e arquitetura moderna, cuja fachada recebeu o tom acolhedor da madeira, propondo a comunicação harmônica com o branco predominante, em composição com panos de vidro. Dezembro 2014 | Revista Lis

29


LIS Arquitetura

O espaço gourmet (FINGER) se integra totalmente com a área de lazer, tornando o ambiente aconchegante para reuniões da família e amigos.

Ao entrar na residência, o cenário surpreende pelo pé-direito alto e pela amplitude dos espaços, garantindo dinamismo com a integração das áreas de convivência, onde a cozinha gourmet, salas de estar, jantar e TV formam um conjunto único. Ademais, uma área gourmet também se integra por aberturas de vidro para não perder a vista da área de lazer e do paisagismo. Buscando aproveitar cada espaço, o mobiliário bem distribuído valoriza ainda mais o projeto. Os materiais em tons neutros transformam o imóvel em um ambiente clean, transmitindo a sensação de tranquilidade, renovação e leveza. O resultado foi uma casa moderna e prática, com a cara dos donos.

O jardim (ATELIÊ DO JARDIM) foi criado para que os moradores possam sentir o desejo de permanecer e desfrutar do ambiente. Destaque para o ofurô e banco em madeira de demolição.

30

revistalis.com.br


A sala de tv foi pensada para projetar comodidade e requinte para os moradores. Para receber a televisão, foi criado um painel escuro em laca com iluminação embutida, criando um suave contraste, de forma harmoniosa, com os demais tons do ambiente.

Ciente do compromisso de adaptar espaços para a elevação do bem-estar, a Finger Móveis Planejados compila em seus serviços tecnologia, apuro e paixão. O design europeu e a precisão alemã se consolidam aqui para conceber, não só um lema, mas uma experiência inigualável de conforto e beleza. Em Campina Grande, a marca, que é encabeçada pelo casal Gutemberg e Chiara Melo, concretiza ideias inovadoras e ousadas, pontuando os mais distintos ambientes com composições exclusivas, fato que atesta ainda mais a credibilidade de uma empresa pautada por um padrão de excelência nato e a incessante vontade de realizar os sonhos de seus clientes. Essa é a Finger.

O escritório Melo & Brito - Arquitetura e Interiores é uma parceria entre as arquitetas Veruska Melo e Larissa Brito, voltado à concepção e desenvolvimento de projetos de Arquitetura e interiores, que são realizados de maneira completa desde a concepção, detalhamentos de projeto, até o acompanhamento em lojas especializadas. Procura atender as expectativas de cada cliente de forma única, analisando as necessidades, possibilidades e limitações do espaço a ser trabalhado, a fim de oferecer uma solução de projeto agradável, adequado e funcional. As arquitetas são graduadas pela FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - com escritório desde 2011, e são pós graduadas na área de Design de Interiores pelo IESP - Instituto de Educação Superior da Paraíba. Dezembro 2014 | Revista Lis

31


LIS Arquitetura

Na cozinha (FINGER), os elementos foram pensados para garantir praticidade e bem-estar. A atmosfera arrojada ficou por conta dos móveis planejados e contrastam com elegância o metalizado do aço inox, que traz modernidade para o espaço.

Ao redor da charmosa mesa de jantar em laca com tampo de vidro, cadeiras em tom neutro conferem elegância e estilo ao espaço. Nas cabaceiras da mesa, cadeiras um pouco mais encorpadas garantem o conforto do ambiente (LOFT 54).

O banheiro (FINGER) segue o mesmo estilo luxuoso do quarto. O escritório tirou partido de linhas horizontais e espelhos para conferir sensação de amplitude.

32

revistalis.com.br


A suíte master (FINGER) é um encanto à parte. Integrada ao closet, sugere amplitude ao ambiente, juntamente com os espelhos bronze e vidro reflecta. Predominam as cores neutras e claras nos móveis e tecidos, trazendo aconchego, elegância e sofisticação.

O charme do lavabo de 2,5m² (FINGER) ficou por conta da pastilha em madrepérola e bancada com cuba esculpida Ônix. O toque luxuoso do dourado aparece na moldura do espelho e nas arandelas.

Rua Quebra Quilos , 47c, Centro Campina Grande – PB Veruska Melo – 88790604 Larissa Brito – 86588339 meloebrito@gmail.com Dezembro 2014 | Revista Lis

33


LIS Serviço

QUESTÃO

DE ÉTICA

F

alar em ética parece um assunto arriscado em meio a tantos casos de corrupção e desonestidade. Mas, por isso mesmo, abrir o tema à discussão é algo absolutamente necessário. Afora a instância pessoal, o mote também abrange fundamental importância no campo profissional. Em agosto de 2013, o Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi aprovado, deliberando medidas e princípios para os profissionais da classe. Tendo esse contexto como base, conversamos com a advogada Sammara Aguiar para entender a totalidade da situação, no que diz respeito às transformações inerentes à atuação de um profissional. Qual a importância do Código de Ética para uma categoria profissional? Quando não há, sob que conduta os profissionais devem atuar? Consistindo o código de ética em uma declaração formal utilizada para nortear a conduta de determinada classe profissional perante a sociedade com a qual interage, é importantíssimo que cada categoria possua um código próprio, já que esse é um instrumento pelo qual se objetiva a realização da visão, missão e valores do trabalho a ser desenvolvido. Na ausência de normatização deontológica específica, o profissional deve se nortear pelo senso comum de ética e moral, adequando, sempre que possível, seu atuar com o comprometimento em atender as leis específicas e com lealdade e boa fé em todos os atos negociais. Ao ser aprovado o código, o que muda no campo de atuação de uma profissão? Temos, simultaneamente, a garantia legal de certas prerrogativas profissionais e o melhor entendimento dos colaboradores acerca de seus direitos e deveres, servindo o documento como parâmetro para diversos comportamentos, tornando claras as responsabilidades de cada indivíduo, o que eleva os padrões de eficiência e competitividade no mercado. O não cumprimento do código pode acarretar que tipos de punições?

34

revistalis.com.br

Entenda porque a existência de um Código de Ética é tão importante nas relações negociais

O Código de Ética Profissional deve ser obedecido obrigatoriamente, não se tratando de uma opção do trabalhador. Assim, ele impõe punições diversas a depender da gravidade do ato infracional cometido, sendo comumente utilizadas, em linhas gerais, as sanções de censura, advertência, suspensão e até expulsão dos quadros da entidade representativa do profissional em questão (coloquialmente chamada de “cassação da carteira”), que implica em sua inabilitação definitiva para exercer a profissão. Se alguma regra do Código de Ética contrariar a legislação, esta deverá ser atendida pelo profissional? Dificilmente nos depararemos com esta hipótese, porém, caso sejam antagônicas entre si, por questão de hierarquia das leis, a legislação vigente sempre será preponderante. Como o profissional deve agir diante de alguma imposição ou solicitação do cliente que vai contra o Código de Ética? E do ponto de vista do cliente, como ele deve agir? Acreditamos que a melhor alternativa ainda seja o diálogo, devendo o profissional demonstrar a impossibilidade concreta de agir conforme pedido do cliente, valendo-se inclusive, de determinações constantes do próprio código para justificar sua recusa. Saliente-se que o contratado é que será responsabilizado, administrativa e judicialmente, por quaisquer desvios de conduta, o que poderá macular sua reputação, razão pela qual, deverá agir no estrito cumprimento de seus afazeres, nas limitações impostas pela ética. No caso do cliente que se sinta prejudicado em face de conduta aética de algum profissional, tem as opções de representá-lo perante sua entidade corporativa e/ou ingressar com a competente ação judicial, expondo quais condutas considera desleais e os prejuízos sofridos.

Olinda Sammara de Lima Aguiar é advogada, professora universitária e palestrante. Especialista em Direito Processual Civil e Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina.


Dezembro 2014 | Revista Lis

35


LIS Eventos

UM SONHO

DOURADO Morar bem e com segurança agora tem nome: Golden Palace Residence

N

a última noite de setembro, o empresário João de Deus Souza entregou mais um empreendimento com a assinatura da conceituada marca Dijuan Construtora. O projeto imprimiu formas arrojadas e acabamento impecável ao imóvel, que recebeu o nome de Golden Palace Residence. Um luxo! O coquetel de inauguração assinalou o momento simbólico de entrega da primeira chave ao morador Antônio Carlos de Melo. Na ocasião, João de Deus aproveitou para anunciar a construção de mais um empreendimento: o Bougainville.

36

revistalis.com.br


http://dijuanconstrutora.com.br/

Dezembro 2014 | Revista Lis

37


LIS Eventos

Em grande estilo, a Maison kairós abriu suas portas para os clientes e sua decoração para o Natal

P

ensando em uma das épocas mais aguardadas do ano, a Maison Kairós se vestiu especialmente para uma noite que Campina nunca viu. A loja abriu suas portas, no início de outubro, para receber os convidados e apresentar a sua linha natalina. A decoração foi toda arranjada por Marcos Paulino. O Buffet Pirauá, mais uma vez, arrasou no menu e a animação foi garantida pelo Dj Jorge Carvalho.

38

revistalis.com.br


LIS Eventos

Av. OtacĂ­lio Nepomuceno, 460 - CatolĂŠ. Campina Grande - PB Fone: 83 3337.3388

Dezembro 2014 | Revista Lis

39


40

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

41


42

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

43


44

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

45


LIS Arquitetura

SUA CASA DE ‘ROUPA’ NOVA Algumas tendências para deixar seu lar mais moderno

Q

uem disse que tendência só existe no mundo da moda? Os segmentos de Arquitetura e Decoração também experimentam o gostinho das expectativas pelos hits mais quentes. Aproveitando que 2015 está quase na porta, convidamos arquitetos tops da cidade para fazerem suas apostas e indicarem o que vem com tudo para vestir a sua casa.

Formas indefinidas, objetos metálicos e muitas cores, desde aos vários tons de cinza às cores mais vibrantes, são tendências para 2015, além de sobreposição de estampas e materiais. Sobretudo, acredito que a principal tendência apontada é o resgate à memória, em detalhes que remetam ao estilo de vida do morador. Davi Agra A nossa aposta para 2015 é na integração da Arquitetura e Design com o artesanato em uma roupagem moderna. Cores vibrantes e formas inovadoras retratadas em tapetes de tear, almofadas em estamparias diversas, entre outras peças feitas à mão, que serão resgatadas. Esse retorno às origens associado à contemporaneidade darão estilo e personalidade às decorações dos ambientes. Villas Arquitetura

46

revistalis.com.br

No próximo ano, teremos a tendência naturalista, que busca representar a natureza, através dos tons terrosos, neutros e do verde dentro de casa. As cores também estarão em evidência, com ambientes mais alegres e o gótico chic é um estilo mais rebuscado e entra, com certeza, em 2015. Lana Débora

Aposto nos tons cinzas e neutros por deixarem o ambiente clean e se harmonizarem sem exageros com a maioria das peças decorativas. Estas, por sua vez, demonstram que a tendência é chamar atenção. Outra forte tendência é o uso do laranja acobreado na decoração de ambientes. Também continuo apostando nos móveis com linhas retas e cores neutras. Certo é que em 2015 haverá muito espaço para a criação, sejam os ambientes amplos ou mais contidos, pois o mundo da decoração é absolutamente adaptável, e nos permite compor ambientes de vários estilos, adaptados ao gosto de cada cliente. Katiuscia Diniz


Dezembro 2014 | Revista Lis

47


48

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

49


50

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

51


LIS Arquitetura

MINI DICIONÁRIO LIS DE ARQUITETURA Acompanhando as tendências, a Lis montou uma lista com as palavras mais corriqueiras no universo dos arquitetos

A

lguns termos das áreas de arquitetura e construção costumam ser bem específicos. Só que existem também aquelas palavras que são de conhecimento do grande público, porém, sua definição ainda é pouco compreendida. Para ajudar a aprimorar a relação entre cliente-arquiteto, a Lis levantou algumas palavras do vocabulário técnico, trazendo também tendências que você já deve ter ouvido por aí. Boa pesquisa!

A

C

C

C 52

revistalis.com.br

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL Automatizar uma residência diz respeito à possibilidade de tornar práticas tarefas do dia a dia. Um sistema de automação permite, por exemplo, controlar a iluminação, equipamentos de áudio, câmeras, eletrodomésticos a partir de um único gadget.

COBOGÓ Geralmente confeccionado em cimento ou cerâmica, o cobogó é um tijolo vazado, direcionado a permitir a passagem de luz natural e o arejamento de um ambiente.

CARAMANCHÃO É uma estrutura, de ferro ou de madeira, utilizada para descanso ou abrigo. Normalmente, caramanchões são encontrados em praças e seu teto é coberto por plantas.

CERCA VIVA No paisagismo, a possibilidade de cobrir muros com plantas é uma opção versátil e bonita. Além de decorar, uma cerca viva tem a função de delimitar espaços ou protegê-los.


DECK É a área que circunda piscinas e ofurôs. Sua apresentação clássica costuma trazer a madeira como material predominante.

DRYWALL Em português, o termo significa “parede seca”. O método consiste em substituir a alvenaria por chapas de gesso acartonado, firmadas por perfis de aço galvanizado. Essa tecnologia oferece um resultado mais rápido e menos “sujeira”.

GESSO ACARTONADO A chapa de gesso é revestida por papel acartonado, o que configura seu nome. As vantagens em relação às placas comuns são processo de instalação mais rápido e fácil, conforto térmico e acústico e maior resistência à umidade.

LADRILHO HIDRÁULICO Trata-se de um revestimento feito artesanalmente, através de prensas hidráulicas. Com base de cimento, pode ser utilizado em pisos e paredes, em estilos que vão desde o rústico até o moderno.

LAMINADO MELAMÍNICO Material decorativo que reveste móveis, paredes e pisos. Com uma superfície resistente a umidade e abrasão, o laminado é perfeito para a área da cozinha.

VIDRO TEMPERADO Seu processo de fabricação consiste em aquecer e resfriar o vidro rapidamente. Esse artifício confere ao material alta resistência se comparado ao vidro comum. É bastante utilizado nas janelas laterais de carros.

D

D

G

L

L

V

Dezembro 2014 | Revista Lis

53


54

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

55


LIS Arquitetura

BEM VIVER Criando soluções que atendam às necessidades dos clientes, Yana Jerônimo apresenta detalhes que fazem a diferença

A

arquiteta Yana Jerônimo, reconhecida pela atuação em projetos residenciais, comerciais e corporativos, que apresenta evidente estilo contemporâneo, sempre prezando pela funcionalidade, conforto e bom resultado estético, se mantem com os olhos atentos às novidades do mercado, visitando as principais feiras e exposições nacionais e internacionais, na busca por novas ideias, revestimentos e objetos de decoração. Para a arquiteta é importante que o projeto tenha identidade, uma vez que imprimir estilo ao ambiente é primordial. Segundo ela, “o profissional tem que aprender a ouvir o cliente”. Neste projeto de uma residência no Alphaville, Yana contemplou a sala de estar com um pé direito duplo e esse foi o ponto de partida de todo o projeto solicitado pela cliente que queria amplitude e expor suas telas.

56

revistalis.com.br


Rua Jo達o Suassuna, 335, Centro Campina Grande - PB Fones: (83)2101.201 1 | 9111.1632 Dezembro 2014

| Revista Lis

57


58

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

59


LIS Arquitetura

Artista pl谩stico Demetrius Coelho com a arquiteta Lana D茅bora

60

revistalis.com.br

Josenildo e Vanessa Rodrigues, Orlando e Judith Queir贸s, Phillip Queir贸s e Gitana


LIS Arquitetura

BENTEC,

O NOVO ENDEREÇO DO BOM GOSTO Bentec inaugura nova loja em Campina Grande

O

casal Josenildo e Vanessa Rodrigues surpreendeu ao inaugurar as novas instalações da Bentec Móveis Planejados – marca consolidada há dez anos no cenário paraibano – na Avenida Brasília. Em um espaço amplo e arrojado, a loja abriu as suas portas com tendências do mercado europeu, aliando design, tecnologia, sofisticação, conforto e qualidade. Os ambientes do belíssimo showroom foram assinados por vários escritórios de arquitetura da cidade. A loja, que é referência no mercado paraibano de móveis planejados, impressionou com o lançamento de materiais exclusivos, padrões e cores novas, portas, puxadores e ferragens diferenciadas, disponibilizando todas essas novidades para projetos residenciais e corporativos.

Dezembro 2014 | Revista Lis

61


Cozinha - Anabel Alvarez Espaço Gourmet - Benício e Melo

62

revistalis.com.br


Quarto casal - Melo & Brito Ă rea de atendimento - Dome

Dezembro 2014 | Revista Lis

63


Área de leitura - Escritório Oficina Quarto adolescente - Rayssa Lira

64

revistalis.com.br


Cozinha - BenĂ­cio e Melo Quarto casal + Closet - Partner Arquitetura

Dezembro 2014 | Revista Lis

65


Home - Lana DĂŠbora Sala diretoria - Adjalmir e Livia Rocha

66

revistalis.com.br


Sala de reunões - Rayssa Lira Sala Gerência e Sala de conferência - Dois arquitetura

Dezembro 2014 | Revista Lis

67


Espaรงo de atendimento ao cliente Marcelo Barros

68

revistalis.com.br

Roll lavabo e brinquedoteca - Adrienne e Julyana


Spa de hidromassagem para área externa de até 6 lugares. Bienova - exclusividade Bentec

PARCEIROS

Jorge Graniteiro

Av. Brasilia, José Pinheiro Campina Grande - PB Fone: (83) 3322.2131

Paisagismo - Atelier do Jardim Dezembro 2014 | Revista Lis

69


70

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

71


ONDE ENCONTRAR BRINQUEDOS E PRESENTES Rio do Peixe Toys e Gifts (83) 3341.3419

ESQUADRIAS EM ALUMÍNIO Magela (83) 3335-3480 (83) 3055-0270

BOUQUET Ana Freitas (83) 8869-9998 (83) 9101-5061

ELETRO Auge Eletro (83) 3065-2018 (83) 3065-2028

LOFT 54 (83) 3065.5400 Vime e Baby House (83) 8716-2522 (83) 9971-5401 (83) 88980191 MÓVEIS PARA ÁREA EXTERNA Giardinni (83) 3077-1766 (83) 8811-1769

ENTREGAS DE ENCOMENDAS Veloz Express (83) 3342-0220 (83)3006-8681 (83) 8870- MÓVEIS PLANEJADOS 8595 (83) 9971-5740 Criare CAFETERIA (83) 3063-6472 ESCOLA Das Graças Café Duá Design Aquarela (83) 3322-3909 (83) 3341-1857 ACADEMIA (83) 3341-5548 Finger Korpus CEM- Centro Educacional Moderno CIRURGIA BUCOMAXILAR (83) 3065-2020 (83) 8854-6001 (83) 3343-3808 (83) 3331-3066 Dr. Alfredo Lucas Neto Marel (83) 3321.3018 (83) 2102.2334 (83) (83)3066-0505 ACESSÓRIOS ESPECIALISTA EM CIRURGIA DE CABEÇA E 8725.5295 Dona Manú PESCOÇO Dr. Tony Peixoto NUTRIÇÃO (83) 9121-6865 (83) 8795-5787 Dr. Uirá Coury (83) 3341-0543 (83) 8889-2585 Nutriclin (83) 2102.5577 (83) 3066-3415 (83) 9943-8819 (83) 8105AGÊNCIA DE MODELOS CIRURGIA PLÁSTICA 9057 Team ESTÉTICA E ORTODONTIA Dr. Allysson Gomes (83) 3066.1463 / 8731.8361 / 9936.3175 (83) 2102-2334 (83) 8862-1212 (83) 9697- ArtOdonto OFTALMOLOGIA (83) 3055.0888 (83) 3341.6897 1212 Cor Visual ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR Cliniqué (83) 3322.3590 Dra. Thacira Dantas (83) 3342-6137 (83) 8863-1010 CENTRO DE EMAGRECIMENTO (83) 2102-5577 Dra. Ana Cláudia Mendes Endomed ORTOPEDIA (83) 3055-4899 (83) 3058-0757 (83) 3338-2777 Dr. Marcio Cavalcanti ARTIGOS PARA BEBÊS E GESTANTES (83) 3341-4976 (83) 3341-8700 Buá Nenê ENDOCRINOLOGIA (83)3337-2624 (83) 3337-2624 (83) 3341-2062 CLÍNICA Annelise Meneguesso Clínica Bella PERSIANAS E PAPÉIS DE PAREDE (83) 3065-1777 (83) 3321-0149 Donaire ARQUITETURA Clínica Fisioderme (83) 3322-8680 Adriene Costa e Julyana Matias ESPECIALISTA EM LIMPEZA (83) 3322-0806 (83) 9187-5886 (83) 9831-3322 AgClean Santa Maria PRESENTES Anabel Alvarez (83) 3321-0338 (83) 3063-2939 (83) 3333-3000 Kairós Presentes (83) 9305-8385 Clínica do Sono 3337-6021 Bernardo Barbosa Junior FARMÁCIA (83) 3341-2020 Love Gifts (83) 8877-2618 (83) 9915-4600 Farmácia Dias (83) 3058.0484 Benicio Melo (83)3310-6000 CONSTRUÇÃO (83) 3063-1587 (83) 9645-4200 API Engenharia RÁDIOS Dois Arquitetura FUNERÁRIA (83) 3077-1384 Campina FM (83) 3077-1283 (83) 9966-2965 A Viagem Djuan Construtora (83) 2102-9301 (83) 8847-4048 (83) 3341-1115 (83) 33224474 Dome Arquitetura Tetto Construtora RESTAURANTE (83) 3063-4667 (83) 3576-1147 LOJA DE DEPARTAMENTOS (83) 3063-1932 Point da Tapioca Metrus Arquitetos Associados Ipanema (83) 3322.6200 (83) 3322-8418 CONSERTOS E TINGIMENTOS DE ROUPAS (83) 3342-1900 Melo e Brito Avilcor REVESTIMENTO (83) 8879-0604 (83) 8658-8339 MÉDICO VETERINÁRIO (83) 3343.1090 Rocha Revest Mirella Maior Dr. Salomão Júnior (83) 2101-2156 (83) 8852-7732 (83) 3322.4503 CORTINAS E PERCIANAS Espaço Quatro Lana Débora Leide Decorações (83) 8775-2090 (83) 3337-3003 MODA (83) 9961-7228 Opus Pele Morena VIDRAÇARIA (83) 3341-0020 (83) 3063-6883 (83)8730-3736 COZINHA INDUSTRIAL Art Vidros Projeto 4 Sabor da Vida (83) 3335-2555 (83) 3063-6221 MÓVEIS E AMBIENTAÇÃO (83) 9648-3824 (83) 8665-8111 Partner Bentec (83)8807-0900 (83) 8630-2999 (83) 3322-2131 DECORAÇÃO Yanna Gerônimo Abracadabra (83)2101-2000 (83) 8868 - 4853 Gilson Matias ÁREA EXTERNA (83) 8800.7944 Atelier do Jardim Maison Kairós (83 9971-6727 (83)3337-3388 Giardinni Mestre Decor (83) 3077-1766 (83) 8811-1769 (83) 3343-4412 Tok de Casa CG BELEZA (83) 3341-5655 (83) 3031-4941 Erasmo Mazaly (83) 3058.4847 (83)8727.1556 CASA DE RECEPÇÃO Quinta da Colina (83) 3341-7044

72

revistalis.com.br

Para anunciar na Revista Lis, ligue: (83) 3342.2643


Dezembro 2014 | Revista Lis

73


74

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

75


76

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

77


78

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

79


80

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

81


82

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

83


84

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

85


LIS Saúde

TOXINA BOTULÍNICA Procedimentos atuam de forma a minimizar rugas e linhas de expressão. Entenda como os dois podem beneficiar você nas festas do fim de ano!

Q

uando o tempo começa a trazer os primeiros sinais do envelhecimento, a pele do rosto é a que sofre os danos mais perceptíveis. A partir dos 25 anos de idade, em média, a quantidade de elastina e colágeno já não é a mesma, e com a produção de fibras comprometida, a elasticidade da derme também é afetada. O resultado? Rugas. Sendo este um agente natural para o aparecimento das implacáveis marcas de expressão, é possível prevenir e até mesmo adiar o processo através de medidas simples como se proteger adequadamente dos raios solares, não fumar e beber muita água. São cuidados como esses que garantem, ainda, a

86

revistalis.com.br


LIS Saúde

PREENCHIMENTO

FACIAL

durabilidade dos efeitos almejados nos tratamentos estéticos que visam o rejuvenescimento da face. Em busca de amenizar essas indesejáveis depressões da pele, a aplicação da toxina botulínica e do preenchimento facial são alvos certeiros de dez entre dez mulheres. O que algumas não sabem é que os dois procedimentos correspondem a fórmulas distintas, assumindo, cada um, um perfil que varia desde definição até resultados. Como assim? Conversamos com o cirurgião plástico Allysson Gomes para tirar as dúvidas mais comuns e esclarecer as nuances existentes entre os dois.

Dezembro 2014 | Revista Lis

87


Depende do tipo de ruga. A toxina butolínica, por causar o efeito de relaxamento da musculatura, age sobre o sulco conhecido como dinâmico, que surge devido a contrações musculares. Os exemplos mais clássicos são as linhas de expressão formadas na testa ao se levantar as sobrancelhas e os pés de galinhas que surgem no lado externo dos olhos ao sorrir. As rugas ditas estáticas, por sua vez, são aquelas cujas depressões são evidentes mesmo sem expressões faciais, a exemplo do famoso bigode chinês. A esse tipo de ruga, é indicado o preenchimento, cuja aplicação também pode ser direcionada a dar mais volume.

ONDE FAZER?

Rua Nilo Peçanha, 83 Prata - Campina Grande - PB Fone: (83) 2102.2334 | 8867.1212 | 9697.1212

88

revistalis.com.br

APLICAÇÃO

“Botox” é considerado sinônimo de toxina botulínica, mas se trata do nome comercial da mais conhecida fabricante da substância. Essa toxina corresponde a um paralisante muscular, que detém a junção do nervo com o músculo, bloqueando-o temporariamente. No caso do preenchimento facial, a substância mais utilizada é o ácido hialurônico, que é uma molécula naturalmente produzida pelo organismo, a fim de manter a pele hidratada. Com o tempo, sua reposição se torna insuficiente, ocasionando as rugas, e é o preenchimento que irá recuperar o volume e harmonizar os contornos faciais.

DURAÇÃO DO EFEITO

INDICAÇÃO

O QUE É?

LIS Saúde

Por se tratarem de técnicas minimamente invasivas, as aplicações são bastante simples e feitas no próprio consultório. As substâncias são injetadas em pontos específicos do rosto, com mais naturalidade, evitando, assim, aspecto artificial.

A toxina botulínica age no organismo de quatro a seis meses. Já o preenchimento atua por volta de seis a 12 meses. Após esses períodos, é possível passar por novo procedimento. Hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo, acarretam comprometimentos ao bom funcionamento do corpo, incluindo alterações dérmicas, em virtude da má circulação do sangue.

QUEM PROCURAR?

Allysson Antônio Ribeiro Gomes (CRM 5771) é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialização em Cirurgia Geral pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e MEC. Cirurgião Plástico do Hospital João XXIII, e do Hospital da FAP. Professor do curso de pós-graduação da Facisa/Cesed. Diretor técnico médico da Clínica PlasticAA


Dezembro 2014 | Revista Lis

89


LIS Sa煤de

ARQUITETURA DO SORRISO Os desafios que permeiam os consult贸rios odontol贸gicos para deixar seu sorriso mais bonito

90

revistalis.com.br


LIS Saúde

Q

uem não quer ter um sorriso bonito? A resposta para esta pergunta é unânime e óbvia: ninguém. Isso, porque, hoje em dia, o sorriso é tratado muito mais do que um simples acessório. É ele quem protagoniza as fotografias, os momentos especiais e a felicidade mais gritante. Pensando nesse novo contexto, a Odontologia foi se desprendendo de seu caráter puramente curativo e criando uma realidade mais ampla, com possibilidades que congregam, afora saúde e funcionalidade dos dentes, a dimensão estética, para obtenção de um sorriso simétrico e belo. Ir além dos trâmites convencionais significou, portanto, para o segmento, investimentos cada vez maiores, o que o torna um dos campos que mais crescem dentro da Odontologia. E atrelado aos procedimentos estéticos está o planejamento, palavra de ordem e uma das etapas fundamentais, em termos de tratamentos. Assim como na concepção de uma casa, que exige do arquiteto o conhecimento sobre os gostos pessoais e estilo de vida do cliente, moldar um sorriso exige uma análise minuciosa da condição do paciente. Como explica o cirurgião dentista Alfredo Lucas Neto, “através de exames, fotografias, moldes e softwares, é possível traçar um plano meticuloso, pensando nas características individuais de cada caso”. Só assim o profissional poderá colocar em prática sua noção técnica e os atributos inerentes à profissão. Todo o cuidado em esquematizar o plano de tratamento é definido por esse novo olhar que a Odontologia lança como forma de promover um resultado mais completo, uma vez que o sorriso é visto em conjunto. Dentes e gengivas agora são percebidos dentro de um todo, ou seja, a face, a fim de chegar a um saldo harmonioso e positivo.

Do reconhecimento do local até a conclusão da obra em um projeto arquitetônico, o processo empregado para a criação do sorriso ideal leva a passos semelhantes, sempre primando pelos detalhes e criando uma prerrogativa importante no que diz respeito a exatidão dos procedimentos e a redução do tempo necessário para cumprir os objetivos. Alinhado a este panorama progressivo encontra-se a figura essencial do cirurgião dentista que, em virtude dos novos paradigmas e tecnologias, precisa se manter atento e atualizado. Nos consultórios, os desafios diários são superados com aquisições de equipamentos de ponta e treinamentos constantes. Dessa forma, o profissional terá meios, cada vez mais dinâmicos, de imputar em seu trabalho uma base sólida, essencial para um resultado único e consistente.

Dr. Alfredo Lucas Neto (CRO 3631) é cirurgião dentista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e pós-graduado em Implantes Dentais pela UPE. Mestre em clínica odontológica pela UEPB e doutorando em Implantodontia pela São Leopoldo Mandic - SP. Professor do curso de Implante da Faculdade de Odontologia de Pernambuco – UPE. Atua nos hospitais João XXIII, Pedro I, Trauma e CLIPSE. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Fellow of International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons (IAOMS).

Complexo Hospitalar João XXIII Rua Nilo Peçanha, 83 – Prata Campina Grande – PB Telefone: (83) 3321.3018/ 2102.2334

Dezembro 2014 | Revista Lis

91


92

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

93


LIS Saúde

A FALTA QUE A VITAMINA FAZ

em risco a saúde óssea e A deficiência de vitamina D pode pôr Por Annelise Meneguesso

A hipovitaminose D é altamente prevalente e constitui um problema de saúde pública em todo o mundo. As fontes alimentares de vitamina D (óleo de fígado de bacalhau, peixes oleosos, como salmão, atum e cavala, além de gema de ovo e cogumelos) são escassas e os seres humanos dependem principalmente da produção cutânea catalisada pelos raios UVB solares. Embora seja denominada vitamina, conceitualmente, a vitamina D é um pré-hormônio, que, junto com o paratormônio (PTH), atua como importante regulador da homeostase do cálcio e do metabolismo ósseo. Além disso, ela parece estar relacionada com a fisiopatogênese de diversas doenças. As descobertas de que a maioria das células do organismo possui receptores para a vitamina D permitiram elucidar seu papel na prevenção de doenças crônicas. Adicionalmente, sabe-se que, direta ou indiretamente, a vitamina D controla mais de 200 genes responsáveis pela integridade da resposta imunológica. A concentração sérica de 25(OH)D circulante é o melhor indicador para a avaliação do status de vitamina D, classificando-se os indivíduos como: deficientes, insuficientes ou suficientes em vitamina D. O valor de normalidade mais adequado levando-se em conta os benefícios ósseos é 30 ng/mL.

94

revistalis.com.br

levar a doenças crônicas

Em nosso meio, a forma mais disponível de vitamina D para tratamento e suplementação é o colecalciferol ou vitamina D3. Procure seu médico Endocrinologista e fique em dia com a sua saúde!

Indivíduos com risco para deficiência de vitamina D

- Idosos - História de quedas e fraturas - Portadores de osteoporose - Portadores de raquitismo ou osteomalácea - Obesos - Afro-descendentes - Grávidas e lactantes - Pacientes em uso de medicações que interferem no metabolismo da vitamina D (como anticonvulsivantes, glicocorticoides, antifúngicos, antirretrovirais, colestiramina, orlistate) - Portadores de síndromes de má-absorção (fibrose cística, doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, cirurgia bariátrica) - Hiperparatiroidismo - Insuficiência renal - Insuficiência hepática - Doenças granulomatosas - Linfomas - Indivíduos em regime de fotoproteção.

Annelise Meneguesso é médica endocrinologista, graduada pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Fez residência médica em Clínica Médica e em Endocrinologia e Metabologia, também, pela UFCG.

Av. Dom Pedro II, 407, sala 307 Centro Médico F. Diniz Fone: (83) 3322.3477 Rua Delmiro Gouveia, 349 Centro Médico Wesley Targino Fone: (83) 3065.1777


Dezembro 2014 | Revista Lis

95


96

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

97


LIS Saúde

LIPOCAVITAÇÃO FOCALIZADA Técnica contra gordura localizada é o mais novo lançamento da Clínica Fisioderme

T

odo mundo sabe que não é preciso o verão chegar para o calor exigir roupas mais leves e muitas, muitas idas à praia ou à piscina. E todo mundo sabe também que, nesse período, a procura por clínicas de estética, a fim de aperfeiçoar os contornos corporais, cresce. Entre os tratamentos mais indicados para afinar o shape está a super novidade da Fisioderme, o Sonofocus. Ele garante a redução de medidas, através do rompimento das células adiposas, sem agredir a derme e sem provocar dor, já que a técnica não é invasiva. “O Sonofocus é um aparelho de ultrassom cavitacional que gera energia ultrassônica de alta intensidade para promover a lipocavitação focalizada. O princípio utilizado nas terapêuticas estéticas é o mesmo empregado na medicina oncológica, que usa a concentração de energia direcionada em um ponto focal para extinguir as células tumorais”, explica a fisioterapeuta Marizélia Queiroz. Por meio de reações como a cavitação e o aumento de temperatura, a morte celular é possível, em um fenômeno definido como apoptose. As áreas que podem ser tratadas incluem o abdômen, culotes, braços e quadris. A segurança do equipamento é afiançada pelo seu transdutor côncavo, propriedade essencial para o controle da profundidade atingida sem causar riscos ao paciente. A silhueta começa a ficar mais enxuta já no primeiro mês, com sessões realizadas a cada 15 dias. Além de queimar as gorduras localizadas, o ultrassom cavitacional também melhora o aspecto da celulite e flacidez e ainda é eficaz para quem está em fase pré ou pós operatória.

98

revistalis.com.br

Marizélia Queiroz (CREFITO 416163F) é graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho – RJ.

Rua Arnaldo de Albuquerque, 157 Alto Branco – Campina Grande – PB Fone: (83) 3322.0806


Dezembro 2014 | Revista Lis

99


LIS Saúde

PROJETO VERÃO LIS Por Bruna de Pontes

O

i! Sou Bruna de Pontes, trabalho no Grupo Lis de Comunicação e fui desafiada pela nossa editora, Geuba Carla, a participar do #Projeto Verão Lis. Quem tem problemas de compulsão alimentar deve ter noção do número de vezes nos determinamos a seguir uma dieta e do quão difícil é conseguir nos manter nela. Já havia feito várias tentativas, mas nunca havia conseguido manter-me na linha por mais de um mês. Por isso, dessa vez decidi-me a JOGAR TUDO FORA, pois quando a gente perde algo, tende a tentar recuperar, e não é isso que queremos. Iniciei o projeto no começo de outubro consultando-me com a endocrinologista Annelise Meneguesso e com as nutricionistas Ana Carla e Gitana Costa, da Nutriclin. Assim, recebi a triste notícia que já havia pulado para o grau da Obesidade 1. Drª Annelise também me requisitou uns exames cujos resultados muito me assustaram. Os biomédicos da Pro-Sangue Diagnóstico, detectaram que a minha glicemia média nos últimos 3 meses tinha sido 123 mg/DL, onde o valor máximo de referência é 117 mg/DL, o que me classificaria como pré-diabética, e que meu colesterol não estava tão bom.

100

revistalis.com.br


LIS Saúde Além disso, a minha pressão arterial - que estava sofrendo altos picos que poderiam me considerar até hipertensa, principalmente por ter predisposição genética – e minha circunferência abdominal, que estava medindo 105 cm, me enquadraram no grupo de risco de doenças coronarianas. Para uma jovem de 26 anos isto tudo soa bem ruim. Ao aceitar o desafio, fiz umas fotos para registrar meu “antes”. Ao olhá-las, percebi que estava com um ombro mais alto que o outro, fora que o sobrepeso me trouxe uma inflamação na lombar. Assim, procurei logo o Studio de Pilates Nayara Alves e descobri que também tinha atrofias, e começamos a trabalhar isso, além da combinação de exercícios de Pilates Funcional que estão contribuindo, e muito, no meu processo de emagrecimento. Desde julho havia me matriculado na Academia Korpus, mas minha frequência era esporádica. Foi aí que Filipe Gaudêncio, na época o educador físico responsável por fazer a avaliação, me chamou e disse que queria me acompanhar de perto. Falei pra ele que queria apenas participar das atividades aeróbicas, pois não simpatizava com musculação. Daí, ele e desafiou e disse que me faria gostar de malhar, e assim aconteceu! Logo, eles são bem atenciosos. Além das mensagens que enviam, ele faz questão de saber como estou me adaptando ao treino - que por sinal já foi mudado visando maiores resultados -, como está minha frequência, e meus resultados. Por falar nisso, minha meta é chegar aos 60 kg – comecei com 76,5kg – e já saí da casa dos 70 (estou muito feliz com isso!).

SOFRE COM VASINHOS ROMPIDOS? Bruna também foi se consultar com Drª Thacira para analisar as varizes, já que uma das principais causas destas é a obesidade e sedentarismo, mas constatou que tem tão poucas que por ora não precisa se preocupar com isso. Mas, esta visitinha resultou numa notícia maravilhosa para você, leitora! A especialista disponibilizou para sorteio um tratamento completo. Assim, estamos recebendo no nosso e-mail (assessoria@revistalis.com.br), até o dia 20 de janeiro, as fotos das pernas de vocês para selecionarmos uma felizarda que será presenteada com o tratamento INTEIRAMENTE GRÁTIS. Aguardamos a sua!

Tem me ajudado bastante também os suplementos passados pelas nutricionistas, os quais fomos comprar juntas na Farmácia Dias, além dos comprimidos de Picolinato de Cromo - cuja funcionalidade inclui a redução de ataques por doces - e o termogênico desenvolvido e receitado por Dra. Annelise para acelerar o meu metabolismo. Não poderia também deixar de atribuir méritos à Clínica Fisioderme no meu processo de perda de medidas. Além dos tratamentos que me fazem sentir quase que imediatamente mais “seca”, os sucos detox que desenvolveu a massoterapeuta Manuella Paz tem muita culpa neste processo. Culpa boa, digo! Sempre tive muitos problemas intestinais e, como sempre me esqueço de beber água (estou me trabalhando em relação a isso), também retenho muito líquido. Então, além de todos os tratamentos estéticos que tem me ajudado nesta drenagem, na queima de gorduras e na produção de colágeno, o suco tem sido um forte aliado. Sem falar que ficar uma semana sem tomá-los significa que sofrerei com constipação e prisão de ventre (quem tem, sabe como é ruim!). Enfim, convido você a acompanhar o projeto através do nosso site e redes sociais. Além disso, queremos saber também como anda o dia-a-dia de quem se determinou a não apenas acompanhar, mas seguir o #Projeto Verão Lis conosco. Envie-nos seu depoimento e fotos! Na próxima edição, que será lançada em março, vocês poderão ver o meu resultado e a transformação que a hair expert Chiara vai fazer em mim (ansiosíssima!).

PARCEIROS

www.revistalis.com.br comercial@revistalis.com.br Facebook: /RevistaLis Instagram: @RevistaLis

Dezembro 2014 | Revista Lis

101


LIS Saúde

NOVO TRATAMENTO

DE VARIZES COM ENDOLASER Opção minimamente invasiva, garante rapidez e maior segurança no combate às varizes

A

tualmente, o método cirúrgico convencional para eliminação de varizes perde cada vez mais espaço para o tratamento com endolaser. Este novo artifício está se tornando padrão por apresentar vantagens bem mais expressivas que o tradicional.

102

revistalis.com.br


LIS Saúde

A técnica da cirurgia de varizes com o uso do laser endovenoso (EVLT – Endovenous Laser Treatment ou endolaser) é um método recente e menos traumático de tratamento para as varizes mais calibrosas, especialmente as safenas. A angiologista e cirurgiã vascular Dra. Thacira Dantas explica que ao invés de “arrancar” a safena, conforme descrito na técnica convencional da cirurgia de varizes, uma fibra ótica é introduzida na veia através de uma pequena punção com agulha até o ponto da origem do refluxo. Nesse momento, iniciam-se os disparos dos pulsos de laser, que aquecem as estruturas próximas e resultam na cauterização e obliteração do vaso, na extensão que se fizer necessária no caso tratado. O procedimento é guiado por ultrassonografia Doppler. Essa técnica melhorou o tratamento do refluxo de safena por ser uma alternativa que resulta em menor trauma operatório e ausência de hematomas no trajeto da safena. O pós-operatório é praticamente indolor, o paciente pode caminhar já no dia seguinte à cirurgia e retorna rapidamente às suas atividades habituais. Além disso, as lesões nervosas e linfáticas da cirurgia tradicional não acontecem com esse procedimento endovascular. No caso da cirurgia convencional, retirar a veia doente exige uma técnica mais invasiva. “Geralmente, é feito um pequeno corte na virilha, inserido um aparelho chamado fleboextrator, a fim de promover a extração”, explica a médica. Esse método, por consequência, provoca inconvenientes como maior sangramento durante a cirurgia, dor pós-operatória e hematomas.

FIQUE POR DENTRO Ambos os procedimentos exigem uma pré avaliação do paciente, através da ultrassonografia com Doppler. Nesse exame, é feito um mapeamento da perna, a partir de representação gráfica, com a finalidade de identificar as veias doentes.

A técnica da cirurgia de va rizes com o uso do laser en dovenoso (EVLT – Endovenous Laser Treatment ou endolas er) é um método recente e meno s traumático de tratamento pa ra as varizes mais calibrosas, esp ecialmente as safenas.

SER PROCEDIMENTO ENDOLA

Cateter descartável inserido na veia

Thacira Dantas (CRM 6480) tem Graduação em Medicina pela UFCG, residência médica em cirurgia vascular no Hospital da Restauração (Recife-PE). Possui mestrado em Saúde Pública e é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Veia aquece e contrai

Cateter é retirado fechando a veia

ProSangue Diagnóstico Rua Sandra Borborema, 61 Centro Campina Grande – PB Fone (83) 2102.5577 Clinique Rua Antenor Navarro, 289 Prata Campina Grande – PB Fone (83) 3342.6137

Dezembro 2014 | Revista Lis

103


LIS Saúde

ENTENDENDO O CÂNCER DE TIREOIDE O especialista Uirá Coury explica quais são as ocorrências, os tipos de carcinomas e os principais tratamentos Apenas na última década, o câncer de tireoide teve um aumento expressivo, passando de 1 para 3% do total de casos, atingindo quatro vezes mais as mulheres que os homens. Dados recentes do INCA (Instituto Nacional de Câncer – RJ), estimaram 9.200 casos para 2014. O médico especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço Uirá Coury explica que a tireoide é uma glândula vital, responsável por regular o metabolismo. “A quantidade de hormônios produzida é regulada pela hipófise, situada no crânio, através do TSH (do inglês: hormônio estimulador da tireoide). Desse estímulo, a tireoide produz dois hormônios principais, o T4 e T3, que atuam em todo o corpo. A deficiência ou excesso destes hormônios – hipo ou hipertireoidismo, respectivamente -, se não tratados, levam a uma série de alterações com impacto na qualidade de vida”, acentua. De acordo com o médico, na tireoide, também podem se desenvolver tumores benignos ou malignos, estes últimos chamados de câncer. O câncer de tireoide é o mais comum do sistema endócrino e atinge pessoas com idade de 25 a 65 anos, principalmente do sexo feminino. “Geralmente a descoberta acontece acidentalmente, sobretudo através dos exames de rotina, ou check ups, com a identificação de um ou mais nódulos tireoidianos. Os pacientes que apresentam sintomas ao exame clínico podem ter um ou mais nódulos palpáveis na tireoide ou até mesmo em outras regiões do pescoço”, descreve. Os exames complementares realizados e com melhor custo-efetividade para a avaliação dos nódulos são a ultrassonografia (USG) e a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), com acurácia acima de 90%. Tomografia computadorizada e ressonância magnética ficam reservadas apenas para casos suspeitos de maior agressividade.

104

revistalis.com.br

TIPOS DE CÂNCER Segundo Uirá, os carcinomas bem diferenciados são os mais frequentes, dentre eles, o carcinoma papilífero, com quase 90% de todos os casos e o carcinoma folicular, com evolução lenta e prognóstico favorável. Também há os carcinomas medulares advindos de células parafoliculares (produzem o hormônio Calcitonina).

TRATAMENTO O tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico e a tireoidectomia total é o procedimento padrão. “Fazemos uma pequena incisão no pescoço do paciente, sob anestesia geral. É uma cirurgia meticulosa, quando realizada pelo especialista, principalmente no intuito da preservação dos nervos laríngeos (inervam as cordas vocais) e das glândulas paratireóides (regulam o cálcio). Geralmente a alta é precoce e a cicatriz discreta”, afirma. O seguimento dos pacientes inclui avaliação clínica e exames complementares periódicos, como dosagens de TSH, T4 livre, Tireoglobulina, mapeamento de corpo inteiro com Iodo 131, e radiografia de tórax. No carcinoma medular: dosagem periódica de Calcitonina. O acompanhamento pós-operatório também é realizado de maneira multidisciplinar, com a participação fundamental de médicos endocrinologista, radiologista ou ultrassonografista e fonoaudiólogo para reabilitação da voz em alguns pacientes. A sobrevida para a maioria dos pacientes é de quase 100% e a chance de cura altíssima, muitas vezes apenas com cirurgia.

Dr Uirá Coury (CRM 6275) é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Fez residência médica em Cirurgia Geral, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, pela Universidade Federal da Paraíba e residência em Cirurgia da Cabeça e Pescoço, no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. Especializado em tumores cérvico-faciais, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro. Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Centro de Cancerologia Ulisses Pinto, na FAP e no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rua Sandra Borborema, 61 – Centro Pró-Sangue Diagnóstico Campina Grande – PB Fone: (83) 2102.5577 www.labprosangue.com.br Rua Bossuet Wanderley. 299 – Centro Clincenter – Patos – PB Fone: (83) 3421.1864


Dezembro 2014 | Revista Lis

105


LIS Moda

#GOJAN Com formação acadêmica em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o fotógrafo de moda Wellington Jan iniciou a sua carreira cedo no mercado internacional durante os anos em que viveu entre os Estados Unidos e a Europa. Guiado por um apurado senso estético, ele é o sinônimo de trabalho de moda com personalidade em nossa região. Como empresário (Jan é diretor da renomada Agência TEAM / www.agenciateam.com) orgulha-se por ter fundado a primeira agência especializada em marketing de moda do estado. Um trabalho que tem lhe rendido bons frutos pessoais e comerciais, e que possibilitou a descoberta e o lançamento de diversas modelos que hoje são destaque na mídia de moda e publicidade, local, nacional e internacional. Confira a entrevista exclusiva que ele cedeu à Lis QUE LINGUAGEM VOCÊ GOSTA DE IMPRIMIR EM SEUS TRABALHOS? Procuro não me prender apenas a um estilo ou linguagem. Com liberdade de criação e versatilidade de resultados, busco sempre viajar pelas infinitas possibilidades que a luz, cor e a produção permitem. Procuro pensar bastante fora da caixa, sair do convencional, sem medo de arriscar. Vejo o meu trabalho em moda não apenas como moda, mas procuro desen-

106

revistalis.com.br

volver como algo único, sempre pensando no aspecto estético da arte. E se tenho uma ideia um pouco mais louca para o mercado local acabo desenvolvendo como trabalho autoral. COMO VOCÊ VÊ O MERCADO DE MODA PARAIBANO? E QUAIS SÃO SEUS DESAFIOS NESSE CENÁRIO? Promissor, porém ainda bem complicado. Temos muitas empresas que produzem e vendem coisas bem interessantes, mas que infelizmente, ainda não possuem uma visão bem direcionada em relação ao marketing do seu produto. Sempre busco conversar muito com os meus clientes mostrando que hoje em dia existe uma concorrência gigantesca e que muita gente produz coisas similares. Que a diferença entre um e outro produto é a maneira que ele é apresentado. E acho que é isso que falta no nosso mercado, pessoas que pensem grande, que acreditem mais no seu próprio produto e vejam o marketing de moda como investimento e não como gasto. A CRIATIVIDADE É UM PONTO ALTO DO SEU TRABALHO, COMO VOCÊ FAZ PARA ENCONTRAR INSPIRAÇÃO? Vejo que no nosso dia-a-dia, tudo acontece muito rápido, tudo é muito descartável e as pessoas já não percebem mais a beleza das coisas simples que as cercam. A maioria delas


Wellington Jan

não veem as coisas de fato, apenas enxergam rapidamente. Comigo as coisas não funcionam assim. Eu busco encontrar beleza em tudo, procuro perceber cores, formas, aromas, texturas. Tenho muita sensibilidade pra analisar tudo de outra forma e tudo pode me inspirar a produzir algo. POR QUE ESCOLHEU CAMPINA GRANDE PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES? Por ter vivido muito tempo fora do país, algumas pessoas acham que eu sou natural de alguma outra região, mas sou campinense, filho de pernambucanos, amo essa cidade e acredito muito no seu potencial. Tanto que quando decide voltar ao Brasil, apesar de ter diversas possibilidades de ir trabalhar nos grandes centros, optei por fazer o diferencial e trazer toda a minha experiência de mercados internacionais para cá. Coloquei isso para mim como oportunidade e missão. Ser pioneiro em marketing de moda na região e fazer com que a nossa cidade, já bastante desenvolvida em diversos outros campos, pudesse se orgulhar também em desenvolver trabalhos de moda com uma linguagem mais madura e profissional, com visão de negócio de verdade, pensando no lado criativo e principalmente no lado comercial para as empresas locais. SEU TRABALHO VEM SENDO RECONHECIDO E CITADO POR PESSOAS COM GRANDE RESPALDO NA ÁREA DE MODA, COMO SE SENTE? É incrível! Me sinto cada vez mais empolgado e determinado em produzir mais e melhor. É muito gratificante ser reconhecido por um trabalho que muitas pessoas ainda não

percebem a importância. Muitas vezes acho engraçado como o meu trabalho é mais reconhecido fora do estado em relação a própria região. O que desenvolvo aqui é feito com muita garra, empenho e amor. Muitos deles com recursos próprios e com o intuito de fazer com que o nosso mercado de moda desenvolva e tenha uma identidade de moda com personalidade. SABEMOS QUE VOCÊ FAZ VÁRIOS TRABALHOS AUTORAIS INDEPENDENTES, QUAL VOCÊ DESTACARIA COMO MAIS IMPORTANTE? Cada trabalho é único e todos são sempre importantes para mim, mas acredito que um dos mais marcantes para muita gente foi um que produzi inspirado no tropicalismo e fotografado nas arcas de frutas e na feira central de Campina Grande. O material é lindo, tem muita cor, texturas e modelos felizes entre barracas e frutas. Esse material serviu inclusive de inspiração para 2 outros fotógrafos. Um de São Paulo e outro de Nova York, que chegou a vir falar comigo pelo facebook, pedindo autorização para desenvolver algo similar inspirado nas minhas imagens para uma revista de moda de lá. É ou não é empolgante? :)

SAIBA MAIS www.wellingtonjan.com www.behance.com/wjan www.fb.com/wjanphoto WhatsApp: 83.9936.3175 @jan_team

Dezembro 2014 | Revista Lis

107


LIS Saúde

FAÇA A ESCOLHA CERTA O resultado do seu esforço em se exercitar e cuidar da saúde vai depender da sua decisão de procurar acompanhamento especializado

Por Márcio Cavalcanti

O

s exercícios físicos podem ajudar a eliminar problemas ortopédicos e devem fazer parte da rotina diária de todos, mas, é preciso orientação profissional para realizá-los. Muitas pessoas em todo o Brasil têm algum problema ortopédico. Pode ser um desvio na coluna, dor nas pernas ou joelhos, uma inflamação nos ombros, as causas para esses problemas são múltiplas. Traumas e micro-traumas, excesso de peso, posturas incorretas, realização de tarefas repetitivas, tudo isso pode causar lesões em músculos, ossos, ligamentos ou articulações.

108

revistalis.com.br


LIS Saúde

res e l fundamental nas causas de do pe pa têm mo ris nta de se o e . A obesidade r nossas atividades no dia a dia ita lim m de po e qu s, ico éd top problemas or Márcio Cavalcanti

O ortopedista é o especialista a ser procurado, é ele quem pode identificar o que está acontecendo por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem. Ele também pode indicar o tratamento mais adequado, nem sempre restrito a remédios e operações. Dependendo do caso, medicamentos e cirurgias são substituídos por exercícios físicos orientados por fisioterapeutas e profissionais de educação física. Entre as atividades mais indicadas estão o pilates, o RPG (Reeducação Postural Global), a hidroterapia ou academia aquática, academia – musculação, etc. Vale ressaltar que a obesidade e o sedentarismo têm papel fundamental nas causas de dores e problemas ortopédicos, que podem limitar nossas atividades no dia a dia. Prevenir é sempre o melhor caminho. Não devemos esperar os problemas surgirem, a prática de atividades deve ser estimulada e ser uma constante para a qualidade de vida de todos.

Toda pessoa interessada em praticar atividades físicas deve ser avaliada por um médico. A avaliação deve ser feita por um médico ortopedista ou médico com formação em medicina do esporte, por um médico cardiologista, e só depois iremos ao educador físico ou fisioterapeuta (dependendo da meta traçada). Quando associamos a atividade física com bons hábitos alimentares e um acompanhamento profissional bem realizado conseguimos não só quantidade de vida, como qualidade também. Estamos chegando próximo ao verão e as academias e praças-parques da cidade, além do açude velho, estão repletos de atletas preparando o corpo para a estação mais quente do ano, o que leva todos a vestirem menos roupas e ficarem mais expostos. Contudo, sem o cuidado necessário, podemos acabar perdendo a melhor época do ano por um problema de saúde. Alguém quer arriscar?

Márcio Alberto de Lima Cavalcanti (CRM 6508) é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com residência em Ortopedia pelo H.R.A. – SUS, de Pernambuco. Subespecialização em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo – RS. Estágio cirúrgico na Escole de Chirurgie du Fer À Moulin – Paris – França. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Rua Nilo Peçanha, 636 Prata – Campina Grande – PB Fone: (83) 3341.4976 | 3341.8700

Dezembro 2014 | Revista Lis

109


110

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

111


LIS Saúde

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RINITE ALÉRGICA A prevenção dos fatores alérgicos é fundamental para evitar crises de rinite alérgica As rinites são males que atingem a humanidade há milênios. Segundo a pesquisa Allergies in Latin America (AILA) realizada em oito países da America Latina em 2008, a rinite alérgica acomete mais de 17 milhões de pessoas no Brasil, com alto custo socioeconômico. A rinite é caracterizada por inflamação das vias aéreas superiores após contato com alérgenos, sendo de maior relevância clínica os provenientes de ácaros, animais domésticos, insetos, fungos e polens. Clinicamente, a rinite é definida como a presença, por mais de dois dias consecutivos, de sintomas como coriza, obstrução ou congestão nasal, prurido não limitado ao nariz, mas também em olhos, garganta e ouvidos, espirros, além de perda de paladar e olfato, mal estar geral e cansaço. No Brasil, cerca de 50% dos pacientes avaliam que o desconforto dos sintomas é intolerável sem tratamento e 25% afirmam dificuldade para adormecer ou conciliar o sono. Redução de produtividade e a falta ao trabalho e a escola, são relatadas por 50% dos pacientes portadores de rinite alérgica. O diagnóstico da rinite alérgica é essencialmente clínico e deve sempre ser realizado por especialista. Em casos selecionados, podem ser utilizados exames complementares. O tratamento da rinite se baseia na higiene ambiental, tratamento medicamentoso e imunoterapia ou cirurgia para casos específicos. Todos os pacientes devem ser acompanhados por especialista e ter a prevenção aos fatores alérgenos e tratamento clínico como essenciais para redução e cessação das crises alérgicas e manutenção da doença em remissão.

Rua Rodrigues Aves, 1580 Bodocongó - Campina Grande - PB Fone: (83) 3333.3000 | 3063.9400

112

revistalis.com.br

FIQUE POR DENTRO Medidas que devem ser adotadas para prevenir ou minimizar as crises de rinite alérgica: evitar tabagismo, ambientes úmidos, com poluição, poeiras, substâncias irritantes ou mofos. Encapar travesseiros e colchões com capas anti alérgicas; Usar aspiradores de pó e panos úmidos para limpar superfícies e pisos; Evitar cortinas de panos, estofados de tecidos, brinquedos de pelúcia; Manter animais domésticos fora de casa; Colocar ao sol (3horas) colchões, roupas, travesseiros e tapetes.


Dezembro 2014 | Revista Lis

113


114

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

115


116

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

117


LIS Saúde

QUANDO LEVAR AS CRIANÇAS AO ORTODONTISTA? Saber o momento certo para levar os pequenos ao dentista é imprescindível para detectar e corrigir possíveis problemas Uma dúvida bastante frequente entre os pais é saber qual a idade certa para levar o filho ao Ortodontista. De acordo com a especialista Ana Cláudia Mendes, por volta dos cinco anos, quando o processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes é iniciado, já é possível avaliar e, se necessário, tratar precocemente alterações dentárias e esqueléticas, propiciando um meio mais favorável para a correta erupção da dentição definitiva e um melhor crescimento facial, diminuindo assim a necessidade de tratamentos complexos na adolescência ou na idade adulta. No passado, muitos dentistas desaconselhavam o tratamento ortodôntico precoce e, não raras vezes, até preferiam esperar todos os dentes permanentes nascerem para iniciar a intervenção. Entretanto, atualmente, recomenda-se a atuação em duas etapas: a primeira, entre cinco e oito anos de idade, atuará sobre o crescimento facial, a forma das arcadas dentárias e a recuperação ou a manutenção de espaços durante

Rua Maria Minervina Figueiredo, 11, sala 03 Empresarial Fortaleza - Catolé Fones: (83) 3055.4888/3058.0757 anaclaudiaorto@hotmail.com

118

revistalis.com.br

a troca dos dentes de leite pelos pemanentes; a segunda, caso eventualmente necessária após a intervenção precoce, consistirá no tratamento efetivamente corretivo e objetivará o alinhamento da dentição definitiva, o que estará bastante facilitado pelo procedimento anterior, sendo, portanto, mais célere. Esse roteiro de tratamento será determinado pelo Ortodontista através de avaliação clínica e da documentação ortodôntica do paciente, esta consistente no conjunto de exames que auxiliam o profissional no diagnóstico. Os pais devem se concientizar de que o tratamento ortodôntico precoce reflete positivamente na vida social, psicológica e emocional dos filhos. É cientificamente comprovado que crianças de quatro anos já têm uma percepção em relação a indivíduos da mesma idade com alterações estéticas, além de terem a percepção a respeito de suas próprias alterações. Enfim, a intervenção precoce pelo Ortodontista devolve à criança a função mastigatória e a harmonia no crescimento dos ossos da face, criando uma estética facial e dentária agradável, refletindo na socialização e bem estar dos nossos pequenos, especialmente nos dias de hoje, onde a questão estética é sentida desde os primeiros anos de vida.

Ana Cláudia Dantas Mendes (CRO/PB 3675) é Especialista em Ortodontia e Membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial.


Dezembro 2014 | Revista Lis

119


120

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

121


LIS Educação

Uma Proposta de Educação Integral, numa Escola de Educação Infantil *Zenilda Melo Dantas Carneiro

“Necessitamos de uma cultura e uma ciência para uma educação de nossos filhos que seja compatível com a natureza humana, porque não somos robôs, senão mamíferos, que sentimos e sofremos quando nos falta o contato físico com aqueles que amamos.” J. Zecchinelli

A Educação Integral e a oferta de Educação em Tempo Integral vêm sendo amplamente debatidas em nosso país, considerando-se Educação Integral, quando o tempo de permanência das crianças se amplia para além do turno escolar. Observa-se que muitas pessoas confundem a Educação em Tempo Integral com Educação Integral. Segundo a pesquisadora da UFPE Ana Emilia Castro, “na educação integral, não basta aumentar o tempo do aluno na escola de quatro para sete horas por dia, algo que acontece de forma corriqueira hoje”. Demo (2010), afirma que para a educação em tempo integral, a maior preocupação não é a “trans-

122

revistalis.com.br

missão curricular”, mas a reconstrução e (re) significação curricular. Na sua proposta, tudo se planeja em prol da aprendizagem, que não se limita a ensinar mais, mas ensinar melhor. Nesse contexto, os estabelecimentos de ensino não devem se limitar a transmitir os conteúdos curriculares e a ofertar disciplinas com atividades fragmentadas e desconexas com a proposta pedagógica, mas sim privilegiar o aproveitamento qualitativo do tempo educativo, na “perspectiva de que o horário estendido represente uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas” (GONÇALVES, 2006, p. 4), enriquecendo o currículo e tendo o professor e sua ação docente como mediadores desse processo. Percebe-se, que a Educação em Tempo Integral apresenta-se como uma nova lógica na organização do tempo escolar, tendo na ampliação do tempo mais uma possibilidade de garantir a formação integral das crianças.


LIS Educação

Ao pensarmos numa proposta de Educação Integrada para a nossa escola, que atende a crianças de 01 a 06 anos, levamos em consideração ser a casa, um conjunto sócio-psicológico único, um pequeno núcleo onde se integram a disposição dos cômodos, diversos estímulos sonoros, o cheiro das pessoas e coisas, constituindo-se estas as primeiras impressões do mundo percebidas e assimiladas pela criança. O afastamento brusco e prolongado da criança do seu ambiente para ser inserida em outro com características muito distintas, poderá resultar em conseqüências afetivas e psicológicas ainda não inteiramente avaliadas. Optamos então pela Educação Integrada em período estendido, onde se tem a ampliação do tempo escolar em um só turno, garantindo à criança o direito ao desenvolvimento integral que lhe é assegurado por lei, mas também o seu direito de conviver com a sua casa, com a sua família. Vale ressaltar que, para muitos estudiosos, a família é neste processo, o ambiente ideal da aprendizagem para a criança pequena, no contexto de uma relação emocional afetuosa com sua mãe e condições de estimulação sensorial e cognitiva variada. E foi assim que chegamos a um consenso do que queríamos para esta nova fase da nossa escola. Conscientes de que a ampliação do tempo pedagógico nesta nova fase deve significar muito mais que a extensão do modelo que todos conhecem, partimos para uma nova construção curricular como alternativa de qualidade de uma educação que, efetivamente fizesse a diferença na vida de nossas crianças. Construímos então uma nova Matriz Curricular, compreendendo os componentes curriculares da Base Nacional Comum e da parte diversificada. Na extensão do horário, optamos conforme interesse e necessidade das famílias, por atividades que ampliaram as possibilidades de aprendizagem dos alunos, com o enriquecimento do Currículo Básico.

one two tree four

Dezembro 2014 | Revista Lis

123


LIS Educação Para acompanhar a necessidade decorrente do processo de globalização, optamos pelo ensino da língua inglesa encontrada no cotidiano de todos, inclusive no das crianças. Para desenvolver este trabalho, firmamos importante parceria com a primeira escola de inglês do Brasil, a Cultura Inglesa, que possibilitaria aos nossos alunos receber Certificados Internacionais da Cambridge English Assessment. Mantivemos a ênfase na alfabetização, letramento, matemática, e ampliação do universo de experiências artísticas, socioculturais e esportivas numa ação pedagógica organizada por projetos. Assim, a ênfase do desenvolvimento integral deveria se dar a partir de uma área ou tema do conhecimento, como eixo para inserção de outras competências. Estávamos dispostos a enfrentar mais um desafio!

experiência Relato de uma

2014 chegou e com ele, encontros e reencontros calorosos que marcaram a chegada do novo. Novos sonhos, para uma nova escola. Novos colegas, novos espaços! Nossos primeiros dias foram preenchidos por muitas brincadeiras, histórias, e doces canções que propiciaram às crianças momentos de interação, sempre repletos de ludicidade e afeto. Aos poucos fomos nos conhecendo, acolhendo, respeitando e festejando as diferenças. O processo de adaptação prosseguiu de forma rápida e tranquila até que todos se sentiram seguros e as despedidas se tornaram breves. O entrosamento entre as crianças e o envolvimento com o trabalho tornaram nossos dias mais felizes. O tema gerador do nosso projeto lhes trouxe um convite especial: “Abra o baú da memória, pegue um brinquedo, invente uma história. Relembre a alegria desta herança. Levante a poeira, volte a ser criança”. “É Brinquedo, é Brincadeira. Então vamos Brincar? Em meio às pesquisas, as crianças conheceram a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, a sinopse do desfile e a letra do samba enredo. Se transformaram em princesas, super-heróis e bailarinas, num grande baile no salão. Jogaram confetes e serpentinas para o alto, se divertiram ao apanhá-los pelo chão e jogá-los novamente para o alto! Uma festa de cores... emoções!

124

revistalis.com.br


Acompanharam o desfile e torceram por essa escola que deu um show de ludicidade na avenida. Estiveram mais próximas do material sucata, dos brinquedos populares, entraram em contato com a nossa língua e a matemática, cantaram, dançaram, dramatizaram e se divertiram.

Através de movimentos criativos e de livre expressão assistimos as crianças evoluírem em relação ao domínio de seu corpo, superando suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.

A leveza do Plié, do Battement tendu, fez aflorar nossas lembranças mais escondidas num passado que insiste em ser presente. Nas aulas de Ballet, as “Bonecas Bailarinas” nos proporcionaram momentos de emoção e encantamento.

Trilhando o caminho suave do judô, as crianças conheceram com grande entusiasmo a filosofia do mestre Jigoro Kano, superaram suas próprias limitações, descobriram valores como respeito, disciplina, humildade e perseverança, comprovando a importância desta arte na educação de crianças e jovens. Dezembro 2014 | Revista Lis

125


LIS Educação

Num encontro de gerações, família e escola se uniram para homenagear o livreiro Pedrosa, eternizado no dístico: “Faça do livro o seu melhor amigo.”

Um sorriso, um olhar.. . Aquelas palavras, aquele instante contigo. “Mãe de alegria, que me faz crescer, ao meu lado todo dia, amo você,” cantaram as crianças homenageando as suas Mães!

Finalizamos o semestre entre giros e balancês à caminho da roça. E numa tarde ensolarada, fomos celebrar a vida num grande arraial, ao som de xote, xaxado e baião! É São João em Campina... Parafraseando o poeta, voltamos às aulas “trazendo na mala bastante saudade” e uma vontade enorme de ver o nosso projeto continuar, acontecer...

126

revistalis.com.br


LIS Educação

Com sorriso e braços abertos, as crianças receberam as Professoras da Cultura Inglesa, agora escola parceira. O contato com este idioma proporcionou às crianças conhecer outra cultura, mostrando-lhes que existem outras formas de se comunicar. Descobriram que mesmo na nossa língua utilizamos palavras e expressões estrangeiras para nomear objetos e situações do nosso cotidiano, ampliando assim a sua forma de percepção do mundo.

Diferentes tipos de histórias, parlendas e trava-língua alegraram nossos dias: “Três pratos de trigo para três tigres tristes”. Entre risos e alegria as crianças conheceram a beleza lúdica da nossa língua e da nossa cultura, conheceram a Curupira, a Iara e o Saci. Com a primavera, os Ipês se encheram de flores de todas as cores, parecendo homenagear a Rainha da Borborema nos seus 150 anos. Nossos dias ficaram mais coloridos. Os fantoches chegaram correndo, cantarolando, brincando, e contando às crianças que elas também tem “direitos e deveres.” Ao final elas perceberam que o direito ao nome é um dos atributos da personalidade, passaram a valorizar-se e a valorizar os outros como cidadãos, todos se sentiram importantes perante os demais.

Aproxima-se o final de um ano recheado de descobertas, aprendizagens e experiências significativas para todos nós e para as crianças. Muito alegres, carinhosas e curiosas, elas cresceram. Todos gostaram de estar juntos e de aprender uns com os outros, diferentes formas de brincar e de se relacionar. Compartilhamos momentos felizes, realizamos conquistas e superamos alguns desafios. Coração já apertado, se enchendo de saudade. Mas o sonho não acabou.

Dezembro 2014 | Revista Lis

127


LIS Educação

“Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças.” “Daqui a cem anos, ...não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.” Era Uma Vez... Um Sonho...

Agradecemos: Às famílias pela confiança e pela alegria demonstradas quando da implantação e desenvolvimento deste projeto. Ao meu marido Sergio Dantas Carneiro pelo apoio que nunca nos faltou e pela brilhante participação no nosso ciclo de palestras. Ao meu filho Sergio M. Dantas, pelas sugestões e pelo importante trabalho de revisão dos textos. A todos que fazem parte desta equipe querida que se alegra por estar junto e que deram vida e beleza ao trabalho desenvolvido. Zenilda Melo Dantas Carneiro Médica, educadora, Diretora da Escola Aquarela Referências Bibliogáficas BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988. Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: 1990. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Escola de Tempo Integral “Educação é vida e não preparação para a vida.” SEE/MG - 2007 Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Orientações para Implementação da Educação em Tempo Integral em Turno Único Curitiba/PR Dezembro, 2012

128

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

129


130

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

131


132

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

133


134

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

135


LIS Eventos

MAIS PELE MORENA PARA DESFILAR NESSE VERÃO Repleta de novidades, a Pele Morena Store apresentou a coleção verão entre as marcas mais cobiçadas do mercado

E

m um espaço mais amplo, com muito mais glamour e conforto, a Pele Morena Store vem mostrando atualidade e muita classe com suas peças selecionadas entre as marcas mais desejadas da moda. Com uma coleção toda atual, a Pele Morena Store preparou um coquetel na sexta, 28/11, para receber convidados super especiais. Entre drinks e quitutes, o desfile, que apresentou as novidades para o verão, encheu os olhos com tanta riqueza de detalhes e beleza através das marcas Regina Salomão, Riccieri, Lana Rosa e outras tops do mercado.

136

revistalis.com.br


Rua Peregrino de Carvalho, 350, Centro, Campina Grande- PB (83) 3063.6883/ 8730.3736

Dezembro 2014 | Revista Lis

137


LIS Eventos

QUINTA DA COLINA: INOVAÇÃO GASTRONÔMICA PARA O SEU PALADAR Chef Abrantes apresenta o novo cardápio do Quinta da Colina Buffet

O

mês de novembro começou em grande estilo e para brindar a alta gastronomia de Campina Grande, o Quinta da Colina lançou seu novo cardápio, com a presença de convidados ilustres. O Bistrô Marel by Lis foi o palco do evento e abriu seu espaço gourmet para o talento mais que consolidado do Chef Francisco Abrantes. Todos os pratos adicionados são novidades e foram elaborados por ele. O menu inovador privilegiou temperos e iguarias brasileiras em combinações de deixar água na boca. Na ocasião, foram servidos como entrada carré de cordeiro com creme de mandioquinha e molho de menta, aspargos com presunto de parma e molho holandês, lichia recheada com creme de framboesa e risoto negro com camarão gigante grelhado. A proposta do jantar trouxe à mesa salada de ervas finas com queijo de cabra, cone de tilápia com camarão e molho de alho poró, risoto shimeji e shitake, lagosta gratinada com prima donna, salada de cuscuz marroquino,-

138

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

139


filet mignon com queijo brie e lâminas de pera ao vinho do porto. Além da culinária esplêndida, o arranjo dos tons berinjela e cenoura da ambientação, elaborada pelo decorador Gilson Matias, criou o cenário perfeito para um grande chef atuar. Os galhos que remetiam a corais eram uma homenagem ao cardápio à base de frutos do mar. Já a iluminação cênica e ao mesmo tempo vibrante dava pistas de que ali aconteceria um grande momento. Todos os instantes foram registrados pela Vídeo Mix Produções e a noite embalada pelo DJ Gerson Freitas. A Sapore D’Italia engrandeceu ainda mais o lançamento com a disposição de parte do mobiliário. A organização foi feita pela Lis Eventos em parceria com De Pontes Cerimonial.

Dj Gerson

140

Av. Elpídeo de Almeida , 2007 Catolé - Campina Grande-PB Fone: (83) 83 3341-7044 | 9172-4578

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

141


142

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

143


LIS Eventos

MUITO REQUINTE NO BISTRÔ MAREL BY LIS Katiuscia Diniz comanda a noite embalada por amigos e boas conversas

E

m mais uma edição de sucesso, o Bistrô Marel by Lis de outubro ganhou como anfitriã a talentosa arquiteta Katiuscia Diniz. Ela recebeu convidados especialíssimos e proporcionou a todos uma noite super agradável e aconchegante na cozinha gourmet mais badalada de Campina. Para o jantar, foi montado um delicioso cardápio composto por camarão à Borborema, arroz silvestre com frutas secas e filé ao molho de presunto de parma. Toda a execução, mais uma vez, ficou por conta do incomparável chef Francisco Abrantes, do Quinta da Colina. Muito requinte marcou o evento, que teve como parceiros a Marel, Loft 54, Giardini, J. Ferreira, Auge Eletro, Granit, Espaço 4, Vivaz e Tok de Casa.

144

revistalis.com.br


LIS Eventos

BISTRÔ MAREL BY LIS DE NATAL Escritório Dome reúne os amigos no último encontro do evento, neste ano

P

ara fechar com maestria a última edição do Bistrô Marel by Lis do ano, o Escritório Dome esteve à frente do jantar, recebendo seus convidados mais que especiais. A noite teve como inspiração o clima natalino e foi regada a um astral super positivo. O encontro recebeu um menu especial, conduzido pela tradicional ceia de Natal, com toques que só o ilustre chef Francisco Abrantes, da Quinta da Colina Maison, sabe dar. Evento já consolidado em Campina Grande, o Bistrô Marel by Lis contou com a organização da Revista Lis e apoio dos parceiros: Marel, Loft 54, J. Ferrera Sleep Home, Auge Eletro, Granit, Espaço Quattro, Alpha, Vivaz, Tok de Casa e Giardini.

Dezembro 2014 | Revista Lis

145


LIS Eventos

7CONTAR

ANOS PARA

A Maison Kairós abre suas portas para receber a aniversariante mais vip do mês de setembro

N

o último 25 de setembro, a Maison Kairós foi palco de um momento super especial: o lançamento da edição comemorativa de sete anos da Revista Lis. O evento, celebrado entre equipe, parceiros e amigos, movimentou a noite campinense com um badalado cocktail. A publicação teve como tema central Noivas e Festas e não podia haver cenário melhor para celebrar o momento do que uma loja especializada nas melhores peças de decoração. A Kairós parabeniza a Geuba Carla, editora chefe da Revista Lis, e a toda a equipe pelo enorme sucesso e empenho em levar as potencialidades de Campina ao conhecimento de todos. A marca se orgulha imensamente de fazer parte dessa história.

146

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

147


LIS Arquitetura

DE BEM COM Arte ancestral chinesa, o feng shui é o conhecimento que você

C

omo prática milenar do povo chinês para se ter uma existência próspera, o feng shui se caracteriza como uma sabedoria de vida que propõe a organização e limpeza de espaços. Junto com a utilização dos elementos naturais como canalizadores de energia e sua distribuição, ele promove o aproveitamento adequado do local. De forma prática, ao mudar a disposição de móveis e objetos, por exemplo, altera-se também as vibrações do lugar, atraindo assim outros níveis de energia e influência. Segundo a consultora Karla Zovka, as aplicações do feng shui intervém nas áreas de base - trabalho, amigos e espiritualidade -, nas áreas de transição - família e criatividade -, e nas áreas de realização - relacionamento, sucesso e prosperidade. De acordo com ela, um instrumento de suma importância utilizado pelo feng shui na busca de equilíbrio e harmonia em um ambiente é a cor. Cada uma está relacionada a um dos cinco elementos da técnica (água, madeira, fogo, terra e metal) e proporciona sentimentos e emoções diferentes. “É

148

revistalis.com.br


A SUA CASA precisa para provocar mudanças positivas no seu lar e na sua via

importante compreender as características de cada cor para aplicá-la corretamente. Elas podem ter tanto significados positivos quanto negativos, dependendo de sua intensidade, local e forma de aplicação no ambiente”, explica. Além de um instrumental destinado à intervenção prática no cotidiano, o feng shui é dinâmico e se adapta ao tempo de cada um, incorporando novas visões. “O nosso padrão vibratório tem uma relação direta com a energia e o estado de espírito dos nossos ambientes de moradia e trabalho. O conjunto de pensamentos, sentimentos, estado de espírito, condições físicas, anseios e intenções fica impregnado nesses ambientes, criando o que se chama de ‘egrégora’”, esclarece. Isso quer dizer que, uma vez que melhorarmos o nosso padrão vibratório, alteraremos a energia e o estado de espírito dos ambientes em que convivemos.

O BAGUÁ A Escola Tântrica Tibetana do Chapéu Preto, uma das doutrinas do feng shui, parte do princípio que devemos analisar a casa por meio do baguá, tendo como ponto de origem a porta de entrada, não importando os pontos cardeais. Seu baguá deriva dos trigramas do oráculo I Ching, o qual cada setor da casa corresponde a um aspecto de nossa vida. Ele serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.

Dezembro 2014 | Revista Lis

149


LIS Arquitetura

BELEZA, CRIATIVIDADE E EXCLUSIVIDADE Especializada em produtos personalizados em vime sintético, PS, acrílico e MDF, a Fábrica Vime Baby e House vem ganhando espaço com seu design único

A

VIME BABY E HOUSE vem se destacando no mercado Campinense pela facilidade em desenvolver peças que atendem às mais diversas necessidades do povo paraibano. Aliado ao bom gosto, o toque de sofisticação da sua mais nova linha de decoração surgiu da necessidade de serem encontradas e produzidas, em nossa cidade, peças que conseguissem reunir beleza, simplicidade e sofisticação. Recentemente, a empresa desenvolveu, junto com os arquitetos e paisagistas colaboradores, produtos para harmonizar e ambientar, com cores e com produtos atraentes e diversificados, espaços como área de jardim, área gourmet, salas de estar e de jantar e roll. O trabalho procurou encontrar gestos de significação traduzidos em aconchego para cada espaço.

150

revistalis.com.br

Painel decorativo em PS branco; vasos em vime sintético na cor bege mesclado e mandalas cereja, bege e branco mesclado.


Mesa de centro de vime sintético composto com uma base superior em acrílico espelhado.

Luminárias em vime sintético cinza; quadros em MDF grafados a laser; vasos garrafa em vime sintético avelã; e cadeiras em vime sintético amarelo.

Painel decorativo em MDF; quadro vazado em acrílico amarelo; sousplat e anel para guardanapo em vime sintético branco mesclado e branco, respectivamente.

Cadeiras e puff e jardineiras em vime sintético nas cores: chocolate mesclado, branco e ouro preto, respectivamente.

Rua Quebra Quilos, 298, Centro Campina Grande - PB. Fone: 83 8716.2522 | 9971.5401 | 8898.0191 Facebook: /vimebabyehouse www.vimebabyehouse.com.br

Dezembro 2014 | Revista Lis

151


LIS Eventos

CHARME À MESA Veja as dicas do designer Bruno Carvalho sobre como receber bem

P

ara quem adora reunir os amigos e familiares no conforto do seu lar, as lojas Tok de Casa de Campina Grande e João Pessoa trouxeram de São Paulo o designer Bruno Carvalho para uma experiência única: o workshop Receber Com Charme. O curso foi dividido em três etapas, protagonizadas por dicas incríveis e os conceitos apresentados colocados em prática pelas próprias participantes. Os tópicos abordados compreenderam aula de etiqueta, oficina de flores e montagem de mesa. A cerimonialista Lavínia Navarro utilizou a ocasião para complementar seus conhecimentos, já que a temática do workshop casa totalmente com sua rotina profissional. “Como cerimonialista, a oportunidade foi perfeita para me atualizar. Também percebi que algumas pessoas não tinham muita noção de etiqueta ou como montar uma mesa. Então, posso dizer que o momento serviu tanto para alguns aperfeiçoarem o aprendizado como para outros formarem uma base importante de conhecimentos a por em prática”, comenta. Confira, agora, um pouco das orientações passadas durante o encontro:

152

revistalis.com.br


LIS Eventos

CHARME É... “Ao contrário do que muitos pensam, receber com charme tem muito mais a ver com o cuidado e carinho com que o anfitrião recebe e trata seu convidado do que com coisas caras”, explica Bruno.

PARA RECEBER BEM, VOCÊ PRECISA… Não exagerar! Fazer o que domina é o segredo para não arriscar nenhum detalhe da recepção. Se não conhece, estude, busque a informação ou contrate serviços profissionais.

E O QUE É EXAGERO? Exagerar compreende desde deixar os convidados desconfortáveis até a disposição exacerbada de itens à mesa. Vale tentar simplificar para não perder o domínio da situação e não dar espaço para momentos desagradáveis.

NÃO COMETA GAFES! As gafes mais comuns são usar talheres em demasia ou não saber a ordem correta. Outro deslize é comer antes dos anfitriões. Que deselegante!

SERVIÇOS Os tipos de recepção se resumem em dois: o formal, como o serviço à francesa, que pede lugares marcados à mesa. E informais, como à americana, para recepções com maior número de convidados.

FLORES EM VOCÊ É claro que os arranjos de flores dão um charme a mais na decoração, sejam espalhados pela casa ou à mesa. Caso opte por flores naturais, é importante reparar se estão bem conservadas, para não fazer feio. O cuidado também incide nas harmonia das cores e na altura dos arranjos disposto na mesa, para que não escondam o convidado do outro lado e atrapalhem o bom andamento da conversa.

APOSTE Por seguir diretamente as tendências de moda, o segmento de decoração e festas já se dedica à coleção outono\inverno. As apostas recaem nos tons terrosos, cinzas e muito brilho. Espelhos e prata também tem espaço garantido e, para você que não quer errar, Bruno Carvalho deixa uma dica preciosa, “branco, sempre”!

Rua Raimundo Alves da Silva, 350 Conceição - Campina Grande - PB Fone: ( 83) 3341.5655

Av. General Edson Ramalho, 465 Manaíra - João Pessoa - PB Fone: (83) 3031.4941

Dezembro 2014 | Revista Lis

153


154

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

155


LIS Arquitetura

A NOVA GASTRONOMIA Novos Bistrôs ganham a cena nas capitais no Nordeste, com propostas surpreendentes e mistura de sabores Por Geuba Carla

LE MARCHÉ – CHEF FRANCESA E UMA EXPLOSÃO DE SABORES Imagine-se sentado numa rua em frente a um antigo mercado de ferro, estilo francês em um bistrô com mesas nas calçadas, degustando um prato criado por uma chef francesa! Só que isto tudo é em Fortaleza e o bistrô é o Le Marchè, que significa “mercado” em francês. Anne Marie é a chef que se radicou no Nordeste há 24 anos, passando até por João Pessoa. Hoje comanda o bistrô, onde apresenta sua culinária em porções generosas, herança do pós-guerra na região da Ausásia, na França. Na tradicional cozinha do Le Marchè não entra micro-ondas, todos os pratos são feitos de forma tradicional como a técnica de confit de polvo, que leva horas cozinhando no azeite e é simplesmente fantástico! A sugestão é ir às noites de quinta e sexta quando o mercado em frente do bistrô funciona com samba e a rua fica lotada de moradores locais. Outra dica é a carta de vinhos montada por uma francesa que ama o que faz. Endereço: Praça Visconde de Pelotas, 41. Fortaleza - CE. Fone: (85) 3181.6059

MENU CONFIANCE DO PROUVOT COZINHA.BAR: CARDÁPIO SURPRESA COM O TALENTO DOS CHEFS Já imaginou ir a um restaurante sem saber o que vai jantar? Agora pense em dois chefs talentosos e premiados preparando um cardápio único para você. Essa é a proposta do menu confiance do Prouvot Cozinha.bar, comandado por Hugo e Júlio Prouvot. O cliente deve reservar o serviço com antecedência e pode informar restrições alimentares para receber um jantar sob medida. O menu confiance disponibiliza couvert, entrada, prato principal e sobremesa. O Prouvot Cozinha.bar recebeu em 2014 o título de Melhor Restaurante do Ano da Revista Prazeres da Mesa, enquanto Hugo foi considerado o Melhor Chef Homem do Ano pela Revista Engenho. Júlio acumula os prêmios de Chef Revelação do Ano pelas duas revistas. Uma super novidade sobre eles é que, em Campina Grande, os chefs assinarão o menu do Maria, restaurante do empresário Edglay Sobrinho, que tem previsão de inaugurar em julho de 2015. Avenida Herculano Bandeira - Pina. Recife - PE. Fone: (81) 3031.2221

156

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

157


158

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

159


160

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

161


162

revistalis.com.br

Marel apresenta nova linha de móveis de luxo Retro Chic: o antigo será o seu mais novo objeto-desejo

DE VOLTA AO PASSADO, SEMPRE EM FRENTE

LIS Arquitetura

Créditos: Cinex e Finotoc

S

empre que as tendências de moda entram nas passarelas o movimento seguinte é a imediata propagação das cores, estilos e texturas que estão em alta. Seguindo o mesmo ritmo, as mostras de arquitetura e decoração mundo afora ditam o que vem com força total e pode estar presente na sua sala, cozinha ou quarto. Essa relação entre moda e mobiliário, por exemplo, não é de hoje e só assevera o comprometimento de uma marca com inovação e versatilidade. Acompanhando as maiores referências mundiais em móveis, a Marel planejou para 2015 uma linha que traz o passado direto para o presente, aliando o clássico e o contemporâneo em uma mesma linguagem. A linha Retro Chic nasceu de inspirações nobres e remete nostalgia em traços finos, cores elegantes e uma overdose de alta qualidade. O padrão Marel continua impecável e traduz aqui uma viagem única numa composição funcional, moderna e requintada.


O RETRO NO AUGE Não é a primeira vez que artigos e estilos obsoletos voltam com tudo ao cotidiano hodierno. Nos idos 1947, Christian Dior revolucionou o universo da moda ao apresentar o estilo que ficaria mundialmente conhecido como New Look. O que inspirou o estilista? O passado! Dior utilizou como referência os anos 1860 e a Belle Époque para resgatar uma silhueta feminina elegante, através de uma estética exorbitante: busto natural, cintura finíssima e saias fartas. A tendência ladylike é outro estilo que traz de volta indumentária icônica de anos anteriores. Direto das décadas 50, 60 e 70, a cintura marcada criando uma modelagem evasê, colar de pérolas, calça cigarrete e delineador preto são alguns dos itens indispensáveis para formar o estilo. O ladylike era queridinho das atrizes Audrey Hepburn e Grace Kelly. Hoje, tem como maiores representantes a atriz e modelo Dita Von Teese e a cantora Ariana Grande. Dezembro 2014 | Revista Lis

163


LIS Arquitetura

164

revistalis.com.br

CrĂŠditos: Cinex e Finotoc


LIS Arquitetura Partindo para o interior de casas e apartamentos, a dinâmica de tendências na decoração segue na mesma marcha, incorporando o inconfundível design de décadas anteriores ao moderno e funcional padrão do século XXI. Como exemplos icásticos, grandes fabricantes como Gorenje e Brastemp tem investido em produtos cujo desenho remete a criações dos anos 50 e 60. O mobiliário também entra nessa aposta com toda a pompa e circunstância, pegando emprestado o charme e sofisticação do que marcou o tempo dos nossos avós. Neste cenário, a Marel acredita que mais do que reverenciar uma estética saudosista, o retro integra um estilo de vida que ganha cada vez mais adeptos pelo mundo. Sempre à frente e ditando moda, a marca reafirma seu poder de reinventar espaços, atribuindo autenticidade em formas, materiais e tecnologias exclusivas.

O retro é uma tendência mundial que consiste em fazer uma releitura de alguma peça que foi referência em décadas idas. Muito se fala na diferença entre o retro e o vintage. Para entender estes dois estilos basta lembrar que sua acepção corre em sentidos contrários. Uma vez que o retro corresponde a uma recriação, ou seja, uma versão atual de algo que marcou um período passado, o vintage conduz a uma peça original de uma época, que tenha pelo menos 20 anos de idade e esteja conservada, pronta para o uso. Créditos: Cinex e Finotoc

Fotos: WellingtonJan.com Produção de Moda: Haendel Melo Modelo: Jullie Marie (AgenciaTeam.com) Beauty: Lea Honorato

Dezembro 2014 | Revista Lis

165


LIS Arquitetura

MAREL:

UM ANO DE INOVAÇÃO Desafios, grandes novidades e a qualidade de sempre

ELES PASSARAM POR AQUI EM 2014: CAMPINA GRANDE Katiuscia Diniz Villas Arquitetura Giovanni Lyra Yana Jeronimo Dome Arquitetura Benicio e Melo Anabel Alvarez Melo e Brito Oficina Roberto e Vilani Opus Rayssa Lira Tatiana e Paula Projeto 4 Raissa e Glenda Partner JOÃO PESSOA Milena Nobrega Gustavo Vaz e Caroline

166

revistalis.com.br

C

ampina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, é também conhecida pela capacidade nata para inovação e desenvolvimento, embora, em alguns aspectos, o município ainda esteja em fase de tran-

sição. Há cerca de um ano, havia uma lacuna em relação ao mercado de móveis planejados de luxo que foi preenchida com a chegada da Marel, marca que está a 47 anos no mercado. O primeiro desafio encontrado pelos empresários Jean e Giovana Nunes foi trazer uma loja de alto padrão para a cidade, uma vez que outras marcas não conseguiram se consolidar. Apesar de cenários adversos, a loja foi acolhida com carinho pelos campinenses e agora os desafios são outros, o principal deles relacionado a parca mão de obra. Em pouco tempo, a loja se destacou não apenas pela alta qualidade de seus produtos, mas pelo modo diferenciado de se relacionar com seus clientes. O Bistrô Marel by Lis é um forte exemplo do compromisso de devolver a eles a confiança que depositam na loja, através de momentos regados a boas conversas e culinária inigualável. O evento acaba se tornando também uma ocasião favorável para negócios entre arquitetos e fornecedores. A Marel ainda participa do Circuito AD, entidade que ajuda a desenvolver o mercado de arquitetura e decoração do Estado. Todos os anos, o circuito premia arquitetos com viagens culturais, nas quais eles tem a oportunidade de conhecer importantes cidades do mundo e ampliar seus conhecimentos. Neste ano, os escritórios premiados em Campina Grande foram Oficina, Giovanni Lyra, Yana Jerônimo e Anabel Alvarez. Em pleno crescimento, a Marel planeja grandes novidades para rechear 2015. Além da linha exclusiva Retro Chic, que promete renovar o conceito de ‘moderno’, a loja irá apresentar suntuosos projetos executados em casas famosas e edifícios luxuosos da cidade.


LIS Arquitetura Condomínio Horizontal Residencial Sierra

Condomínio Horizontal Residencial Atmosphera

Condomínio Horizontal Residencial Sierra

Condomínio Horizontal Residencial Atmosphera

Av. Brasília, 537, Catolé Campina Grande – PB Fone: (83) 3066.0505

Dezembro 2014 | Revista Lis

167


168

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

169


170

revistalis.com.br


Dezembro 2014 | Revista Lis

171


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.