Page 1

Dezembro 2013 | Revista Lis

1


2

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

3


4

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

5


6

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

7


SUMÁRIO 52 Arquitetura

52 Inovação e inspiração para chamar de suas

16

Inspiração contemporânea levada ao campo e à cidade 22 Contemporâneo Aconchego 28 Bangalô de veraneio com charme e funcionalidade 30 Romântico e refinado 36 Ambientes contam histórias 46 Art Decó Campina Grande 50 Planejamento é a base de tudo

EVENTOS 48 Qualidade de vida começa no seu colchão 56 Eventos especiais e boas companhias

8

revistalis.com.br


EDITORIAL

E

Geuba veste: Roda Bamba

ste ano estivemos mais próximos dos arquitetos que nunca, seja em eventos que realizamos, em parceria com grandes empresas, ou em nossas páginas, mostrando os projetos mais badalados. E para fechar o ano em grande estilo lançamos a edição de dezembro com eles como estrela principal. O mais bacana de trabalhar diretamente com os arquitetos é que essa área é fascinante e está em constante mudança. São tantas novidades por minuto, e os profissionais paraibanos estão sempre em reciclagem. Sim, eles estão conectados com as novidades e é aqui, nas páginas da Lis, que tudo é mostrado em primeira mão. Se eles fazem o melhor para seus clientes, nós procuramos fazer a melhor revista para eles também. Nesta edição, trazemos ainda o projeto Lis 40°, com dicas de moda, beleza, estética e muito estilo, além de eventos paralelos que vão colocar muita gente para se mexer, o que fará muito bem para o corpo e a mente. Encerramos o ano com um saldo mais que positivo e a promessa que, no próximo, traremos muitas novidades. Desejo a todos um ano repleto de realizações e que possamos estar mais próximos e em constante sintonia.

Namastê

Dezembro 2013 | Revista Lis

www.revistalis.com.br

A Revista Lis é uma publicação com distribuição gratuita. Circula em Campina Grande – PB e região, através de mailing para endereços de empresas públicas e privadas e condomínios.

A Revista Lis não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos e anúncios. Pessoas e empresas que não constam no expediente, exceto agências de publicidade, não têm autorização para falar em nome da Revista Lis.

Para anunciar, ligue: (83) 3342.2643

Agradecimentos: Senai, Rafael Almeida, Liah Peperoni, agência Team, Haendel Melo, todos que contribuíram com a matéria de Hot Points verão e toda equipe da Revista Lis.

Impressão Gráfica JB Tiragem: 5.000 exemplares Jornalista responsável Geuba Carla Pereira DRT: 5384/PB

Financeiro Livia Peres

Atendimento Comercial Bruna de Pontes comercial@revistalis.com.br

Fotografia Equipe de jornalismo Revista Lis Julio Cezar Peres

Colaboração Anne Rodrigues, Rafael Souza

Produção Camilla Amaral (Estagiária) Jaqueline Oliveira produção@revistalis.com.br

Jornalismo Fernanda Castro DRT: 3313/PB redacao@revistalis.com.br

Design Editorial Thiago Thamay arte@revistalis.com.br

Editora chefe e diretora Geuba Carla geuba@revistalis.com.br

EXPEDIENTE

9


10

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

11


INDICA

Q

uando a gente tá feliz, parece que tudo se transforma para melhor. É como se a felicidade saísse do coração e contagiasse o ambiente, não é? É por isso que devemos nos cercar de energias boas e fazer da nossa vida a obra de arte mais feliz da exposição. Comece conferindo nossas dicas!

World Tour – Pensou em viajar? Então pense longe, com a World Tour. Empresa séria e comprometida com o seu sonho, oferece pacotes variados de viagens nacionais, internacionais e cruzeiros. Viaje com conforto e segurança. Saiba mais em http://www.worldtourpb.com.br/. A World Tour fica na Rua Montevidéu, 720, sala 11. Prata – Campina Grande. Fone: (83) 3343-1088.

Fisioderme – A famosa e competente clínica de estética de Campina Grande agora esclarece dúvidas e deixa os seus clientes bem mais informados pela internet. O site da Fisioderme já está no ar com as principais dicas e dados úteis para manter sua beleza e bem estar em dia. Acesse http://clinicafisioderme.com.br.

Prosperidade

A La Truffa é especialista em deixar seus momentos mais doces. Neste natal, invista numa ceia original e personalizada. Encomende panetones, bem casados, cup cakes e outras delícias. Rua Tavares Cavalcante, 247, Centro, Campina Grande. Fone: (83) 8848.6448 | 9122.0723.

A autora de ‘Feng Shui - O Poder de Atrair a Prosperidade’ Silvana Helena Occhialini é também fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui. Nesta obra, ela compartilha toda sua experiência com a arte milenar chinesa, através de orientações e exemplos práticos de como o feng shui ajuda a eliminar problemas e alinhar as vibrações dos ambientes aos intentos da pessoa. Imperdível! Feng Shui - O

Bossa ao Quadrado -

Poder de Atrair a Prosperidade. Silvana Occhialini. Roca. Ano: 2008.

La Trufa -

Ideias criativas e personalizadas. Gostou? Isso você encontra na Bossa ao Quadrado. São opções de decoração para deixar sua casa e seu evento do jeitinho que você gosta e com a sua cara. Produtos artesanais, feitos com total capricho, você encontra na Rua Tiradentes, 21, Centro, Campina Grande. Ed. Metroshop, térreo. Fone: (83) 9969.2972.

Por R$ 35,00 livrariasaraiva.com.br

Na web Mais do que o título indica, a proposta do tumblr 180 Cartazes Para Sair da Fossa inclui muita criatividade, música e design em um só lugar. É inspiração que não acaba mais! Dá até para transformar os cartazes favoritos em lindos pôsteres para decorar seu quarto ou a sala. Mas aí fica a critério da imaginação de cada um! Visite a página em 180cartazesprasairdafossa.tumblr.com

Cultura do inquilino

Quem disse que para contar um romance não se pode partir da arquitetura de uma cidade? Esta é a proposta do filme Medianeiras, que desvenda a disposição, formas e estilos dos prédios de Buenos Aires, incorporando essas características no modo de vida das pessoas, em plena era virtual. O filme argentino ganhou os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Diretor, no Festival de Gramado, de 2011. Medianeras: Buenos Aires na Era do

Amor Virtual. Gustavo Taretto. Argetina, 2011. Por R$ 42,00 travessa.com.br

12

revistalis.com.br


Antenada nas ideias

S

e for para combinar, que seja com você, com seu estilo de vida e aspirações para o futuro. Se for para mudar, que seja para melhorar, inovar e evoluir. O mundo está repleto de criatividade e é bobeira ficar alheio a tanta transformação. Confira nossas dicas e atreva-se! A Lis deseja um ano cheio de ideias e realizações.

Rabiscos de parede

Que tal inovar um pouco e encher sua casa de estilo com uma parede de lousa? A ideia é simples e o resultado incrível. A tinta para o efeito pode ser encontrada em casas de construção e é a mesma utilizada para as lousas escolares. Você pode fazer a diferença no quarto do seu filho, na cozinha, no banheiro... depois, é só usar a imaginação.

Tecnologia na construção O sistema conhecido como bubbledeck é uma solução revolucionária para projetos de construção, trazendo vantagens de custo e execução de obras. O método é aplicado em lajes, a partir da implantação de esferas plásticas entre telas de aço, proporcionando um resultado mais leve e resistente. Outras vantagens do bubbledeck são: layouts flexíveis, menor logística de transporte de materiais, redução de energia e emissão de CO2 e eliminação de vigas.

Um tesouro quase esquecido A poltrona Adriana tem uma história um tanto peculiar. Com desenho original do designer polonês Jorge Zalszupin, o tesouro passou quase 50 anos esquecido na garagem até ser encontrado por sua filha, Verônica. O projeto de revitalização ficou por conta da famosa marca de móveis de luxo Etel. A poltrona, que recebeu o nome da neta de Jorge, tem estrutura de resina estofada em camurça, sobre base metálica revestida de madeira e detalhes em latão.

No auge do cobogó Uma tendência que voltou com tudo na decoração são os descontraídos cobogós. As peças vazadas, de nome estranho e popularizadas por Oscar Niemyer, são empregadas na divisão de ambientes e são referência nata do estilo retrô, que propõe o resgate a elementos e design antigos. Os cobogós foram destaque, este ano, na Casa Cor Minas e ainda prometem dar às caras em muitos projetos por aí.

Dezembro 2013 | Revista Lis

13


14

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

15


LIS Arquitetura

Inspiração contemporânea levada ao campo e à cidade

Conheça a versatilidade do arquiteto Marcelo Barros em projetos que tem como foco a aproximação com a natureza Inseridos em um mundo que segue em constantes transformações, um ponto crucial para a construção de ideias e conceitos é sempre estar atento ao que acontece ao redor. Essa característica é importante, inclusive, para áreas criativas como a Arquitetura, que exige do profissional um pouco mais que conhecimento e técnica. Aliada a esses atributos, a sensibilidade é um elemento decisivo para transformar o desejo do cliente em muito mais que uma simples residência. A união desses valores, enfim, é o que faz a diferença entre um bom projeto e um que proporcionará ao morador um verdadeiro estilo de vida, desde a porta de entrada. Foi inspirado por aspectos que fazem parte do dia a dia do homem moderno e o que ele vivencia, que o arquiteto Marcelo Barros concebeu o projeto dessas residências, localizadas no campo e na cidade.

16

revistalis.com.br

Urbe Embora o contexto urbano e as rotinas agitadas imprimam costumes individualistas no cotidiano das pessoas, ainda é possível morar bem na cidade, aproveitando a vista sem necessariamente ter que viver no décimo terceiro andar de algum edifício. Por serem casas situadas em condomínio horizontal, os muros não tiveram vez nos projetos. Marcelo explorou a Arquitetura contemporânea, criando uma percepção bem peculiar na leitura das edificações, através de formas dinâmicas, balanços maiores, volumes assimétricos e elementos desencontrados. Segundo ele, “a Arquitetura é uma resposta à sociedade. Ela traduz, na cultura contemporânea, a impressão de movimento, de algo estranhamente familiar, o que provoca inquietude”, comenta. O resultado gerou uma sensação visual enérgica, leve e rápida.


Dezembro 2013 | Revista Lis

17


LIS Arquitetura

18

revistalis.com.br


Campo Uma casa situada no campo é sempre pretexto para a apreciação do verde e suas paisagens. Partindo da necessária relação do homem com a natureza, Marcelo lançou sua visão sobre estes projetos para casas de campo: uma como obra pensada do zero, a outra como reforma para ampliação de alguns ambientes, abrindo-os para o entorno. A proposta se centrou em manter a sensação de campo, sem exceder o feitio bucólico. Espaços largos e adequação dos ambientes para proporcionar, em todos os ângulos possíveis, vistas maravilhosas dos arredores foram excepcionalmente explorados. O efeito final trouxe uma atmosfera campestre embalada por traços contemporâneos: “uma casa projetada para os dias de hoje”, nomeia o arquiteto.

Rua Nilo Peçanha, 293 Prata - Campina Grande - PB Fone: (83) 3322.2449 mbarros.arquiteto@gmail.com

Dezembro 2013 | Revista Lis

19


20

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

21


LIS Arquitetura

Contemporâneo aconchego Giovanni Lyra apresenta seu belíssimo projeto para este apartamento, localizado em um dos pontos mais cobiçados de Campina Grande, o condomínio Castelo da Prata

22

revistalis.com.br


Usando como base um conceito contemporâneo, com tons claros e neutros, e a mistura muito bem dosada de materiais, o arquiteto Giovanni Lyra proporcionou, neste projeto, a integração dos ambientes, para reunir a família que gosta de receber amigos em um clima descontraído e agradável. O projeto luminotécnico é um dos destaques da concepção, criando cenários perfeitos e valorizando a decoração que traz pitadas de cor com muito bom gosto e sem excessos. É um projeto atemporal, que integra os ambientes sociais, como o living, sala de jantar, home cinema e varandas, com muita funcionalidade e uma característica única e muito marcante.

Giovanni Lyra é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unipê – JP e em Design pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Av. Floriano Peixoto, 305, São José Expansão do Sopping Center Campina Grande Fone: (83) 8827.3808 | 3065.5099 e-mail: giovannilyra@gmail.com

Dezembro 2013 | Revista Lis

23


24

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

25


26

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

27


LIS Arquitetura

Bangalô de veraneio com charme e funcionalidade No condomínio Vilas de Bora Bora, em Camboinha, a arquiteta Lana Débora projetou um pequeno paraíso em forma de bangalô. Nele, os espaços foram ambientados com predominância de tonalidades azul, que lembram o mar, e materiais que integram a área interna com a natureza presente no condomínio. As texturas estão presentes nos revestimentos das paredes, todos em materiais nobres. Outra característica forte do projeto são os espaços integrados para favorecer a convivência familiar. Os móveis projetados ajudam a dar funcionalidade em cada espaço do bangalô de 135 m². O resultado final são espaços limpos e aconchegantes, perfeitos para o veraneio em família.

28

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

29


LIS Arquitetura

Romântico & refinado Confira o mais novo projeto do escritório Benicio Melo Proporcionando uma atmosfera sofisticada e romântica para a loja de roupas Empório K, o projeto do escritório Benicio Melo traz uma identidade própria equilibrando requinte e conforto por meio de delicados detalhes e objetos decorativos. Para maior privacidade no interior da loja, foram criados elementos verticais valorizando a vitrine e destacando a beleza da luminária pendente de entrada. Painéis espelhados corrediços foram utilizados para disfarçar banheiro e depósito, proporcionando ao mesmo tempo amplitude do espaço e valorização das roupas e acessórios expostos.

30

revistalis.com.br


Na circulação entre o térreo e mezanino foi criado um expositor para destacar peças exclusivas. A mistura de matérias e a escolha de cores suaves proporcionam uma loja aconchegante e requintada.

Rua Pedro II, 479, térreo, Prata Campina Grande - PB Fone: (83) 3063.1587

Juliana Benicio, Daniela Benicio e Mônica Melo

Empresarial Palazzo Dão Silveira, Rua Lino Gomes da Silva, nº 80, Centro - Campina Grande - PB Fone: (83) 3077.4827

Dezembro 2013 | Revista Lis

31


32

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

33


34

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

35


LIS Arquitetura

Ambientes contam histórias... Para a arquiteta Simone Almeida, a principal característica de um projeto é o equilíbrio entre funcionalidade, conforto e estética. Essa é a idéia que conduz seus requintados projetos e neste sofisticado apartamento não foi diferente.

36

revistalis.com.br


SALAS DE ESTAR/TV E DE JANTAR Estilo apurado e muito requinte é o que define o projeto de tonalidades sóbrias que ganham vida com toques de cores que se complementam. As salas de estar/ TV e de jantar se integram a partir dos espelhos que refletem um ambiente no outro. Os adornos delicados, rústicos e luxuosos da Tok de Casa se equilibram nos ambientes e proporcionam total harmonia com o mobiliário e seus materiais. Três tipos de iluminação permitem a mudança de cena para adaptar o clima dos ambientes às diferentes ocasiões permitidas pelo layout.

QUARTO DA BEBÊ O delicado quarto da bebê de tonalidades claras recebeu dois tipos de Iluminação, uma geral, no lustre – herança de família – para desenvolver as funções cotidianas, e uma indireta na sanca de madeira que vai da parede ao teto, uma iluminação calma e tranquila, ideal para a hora do sono da criança.

Dezembro 2013 | Revista Lis

37


ESCRITÓRIO No escritório, o destaque é para a estante com tons mais fechados que contrastam com o vermelho dos nichos e do painel. Além de funcional ela agrega a característica decorativa e transmite leveza ao ambiente de leitura e trabalho. A samambaia, despretensiosamente posicionada em um dos nichos, quebra a vibração pesada das madeiras entrelaçadas e descontraem a composição.

SUÍTE DO CASAL Na suíte do casal os tons mais claros e a iluminação decorativa acentuam a valorização do espaço, que ganha ainda mais amplitude com os espelhos nas duas portas do guarda-roupa. Já as portas de madeira conduzem ao WC e ao closet e estão camufladas nas duas extremidades do mesmo. Os dois abajures da Tok de Casa em tons de marrom e rosé oferecem um leque de opções para as roupas de cama e sua simetria acrescenta imponência. Eles foram perfeitamente combinados com o floral chic e atemporal da MMartan.

38

revistalis.com.br

sih.almeida@hotmail.com 83.8775.2096


Dezembro 2013 | Revista Lis

39


40

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

41


42

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

43


44

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

45


LIS Arquitetura

Art Déco Grande

Campina

Referência na Arquitetura, Campina possui um patrimônio valiosíssimo pronto para alavancar o turismo da Paraíba Por Romero Rodrigues

O Centro Histórico de Campina Grande guarda em seu patrimônio um grande estilo artístico – Art Decó. Surgido na Europa na década de 1920, o Decó é uma expressão francesa, abreviação de arts décoratifs (arte decorativa), composta por linhas circulares ou retas, estilizadas com uso de formas geométricas e design abstrato. O Art Decó, no Brasil, chegou ao final da década de 1920 e ganhou força, sobretudo, na Arquitetura. São várias as construções neste estilo, que podemos encontrar neste país tropical: Elevador Lacerda (Salvador), Teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro), Biblioteca Municipal Félix Araújo (Campina Grande), Viaduto de Chá (São Paulo), Central do Brasil (Rio de Janeiro), Estádio do Pacaembu (São Paulo) e Estação Ferroviária de Goiânia. Em Campina, este patrimônio cultural foi construído entre 1940 e 1950. A Rua Maciel Pinheiro é a que é mais atraente, especialmente para os visitantes que chegam a Rainha da Borborema. São dezenas de prédios com explícita geometrização dos volumes e decorativos, sejam figurativos ou abstratos, com destaque para a Biblioteca Municipal Félix Araújo, localizada na área mais central da cidade, com esquina para a Av. Floriano Peixoto, principal corredor de tráfego. É um prédio bonito e que chama a atenção dos moradores e turistas em que ali passam. Um cartão postal que deveria ser mais comercializado pelo “trade turístico”, especialmente pelas agências de viagens e receptivos, como produto turístico disponível em um dos lugares mais charmosos da cidade do

forró. Mas, como vender este produto tão valioso e apreciado pela sua beleza cênica? Utilizando as ferramentas do Marketing. Ele, o Decó, atende os desejos de muitos consumidores e o Marketing parte também destes desejos. Daí, teremos a “troca” diante dos benefícios do produto e dos serviços que são oferecidos. Necessitamos apenas que as partes sejam envolvidas – a sociedade, o setor público e privado, apresentando, assim, ao mercado turístico o valor da Arquitetura existente no centro de Campina Grande. Diante disto, seremos bastante competitivos com a qualidade do produto. Afinal, qualidade é essencial ao Marketing, pois inclui características técnicas, comerciais, de serviços e vontade competitiva de melhor servir ao cliente. Isso nós temos de sobra nas edificações existentes. Então, vamos ter foco neste produto para o mercado e juntos alcançar sucesso de venda da arquitetura existente em Campina Grande? A indústria sem chaminé chamada Turismo agradece para gerar mais emprego e renda na economia da Paraíba.

Romero Rodrigues é jornalista (DRT 804-PB), professor da disciplina de Marketing e Gestão e diretor executivo do Paraíba Convention & Visitors Bureau.

46

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

47


48

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

49


LIS Eventos

Qualidade de vida começa no seu colchão Soul Colchões apresenta linha personalizada e versátil para arquitetos campinenses Ao conceber projetos arquitetônicos e de decoração, o profissional de arquitetura leva em consideração uma série de aspectos com o desígnio de garantir funcionalidade e beleza à ideia. Incorporada a esse conceito, a personalização de cada item faz toda a diferença no resultado final e um dos elementos mais pessoais dentro desse contexto é o colchão. Com uma rotina de vida agitada, a maioria das pessoas dorme mal e não consegue recarregar devidamente as energias para um novo dia e esse fator está diretamente ligado à qualidade do colchão. A boa notícia é que para obter um produto de alto padrão, você não precisa ir muito longe. Foi, então, em clima de happy hour, numa noite de pura descontração, que distintos arquitetos de Campina Grande se reuniram na loja Soul Colchões para conferir a grande novidade da marca Personnaliser: um artigo que une inúmeras possibilidades de personalização, com tecnologia inovadora e alta categoria. O evento ficou marcado como uma grande oportunidade de negócios e deixou os convidados impressionados com a qualidade elevada do produto.

50

revistalis.com.br


Confira as impressões de alguns arquitetos que prestigiaram o evento: “Aqui ressalto a importância e necessidade do dormir bem, com conforto e qualidade. A linha personalizados da marca Soul Colchões se adequa às necessidades de cada pessoa, levando em consideração a idade, o peso e outras particularidades, como o gosto por cores e tecidos, além do tamanho. É, sem dúvida, a melhor opção na hora de escolher o colchão ideal para o nosso bem-estar”. Yuri Fernandes

“A Personnaliser foi uma grata surpresa, porque trabalha com tecnologia de ponta e disponibiliza para o consumidor de Campina Grande um produto de qualidade com acabamento espetacular. Irei indicar para meus clientes com certeza”. Adjalmir Rocha

“Ótimo produto, de excelente qualidade e que se ajusta às necessidades e preferências do cliente. Tem como novidade e, principalmente, diferencial, a fabricação de acordo com o projeto do arquiteto. Com certeza indicarei aos meus clientes”. Studio Arquitetura

“A informação está em todo lugar e meu cliente sabe que somos capazes de transformar pequenos espaços, mas ele vai se surpreender quando ver que o seu colchão também pode ser objeto de conforto, praticidade e versatilidade ao mesmo tempo. A Soul Colchões inovou e trouxe para Campina Grande um produto que rompe fronteiras, personalidade e estilo apurado para os mais variados clientes”. Simone Almeida

Fique por dentro - A escolha do colchão ideal depende de quesitos como peso, altura, idade e, claro, gosto do cliente. - O colchão adequado otimiza o sono e é importante para manter uma postura correta. - A Personnaliser, em sua linha de montagem, busca os melhores fornecedores de matéria prima para assegurar o alto padrão de seus colchões. - A garantia é de três anos com assistência e cobertura total.

Rua Presidente Epitácio Pessoa, 314 Centro, Campina Grande - PB Fone: (83) 3077-3883

Dezembro 2013 | Revista Lis

51


LIS Arquitetura

O projeto arquitetonico elaborado por Lana Débora, o Residencial Alphaville ganhará um espaço mais amplo e confortável. Todo o planejamento de projetos complementares está sendo pensado pela API Engenharia.

Planejamento é a base de tudo A adoção de projetos complementares em uma obra promove segurança e rapidez

Uma providência básica a se tomar antes de iniciar qualquer obra é investir na concepção de um projeto arquitetônico que delimite os espaços e ambientes que formarão a edificação, ou seja, o layout. Mas, isso compreende apenas a primeira etapa de todo o planejamento que deve ser empregado. O que alguns ainda não sabem é que para o plano estar completo, é necessário o desenvolvimento de projetos complementares de engenharia. Esse tipo de projeto é elaborado pelo engenheiro civil, tendo como base a identidade arquitetônica já pensada para o imóvel. Entre os projetos complementares indispensáveis, pode-se destacar o estrutural (fundações, pilares, lajes, etc), o hidráulico (instalações hidro-sanitárias, pontos de água e esgoto, etc) e o elétrico (pontos elétricos, fiação, aterramento, etc.). A principal necessidade em se contratar um engenheiro para este fim é garantir a qualidade do imóvel, evitando problemas futuros, uma vez que o ideal é que a execução da obra só comece depois de que todos os projetos estejam prontos. Além de auxiliar o plano de arquitetura, se bem pensados, os projetos complementares poderão baratear os custos e reduzir prazos. Agora, se você acha que tudo isso é luxo talvez esteja na hora de mudar os seus conceitos. A elaboração de projetos complementares funciona como uma previsão dos elementos estruturais. As consequências de não fazer esse planejamento fundamental pode acarretar o esgotamento precoce da edificação, com o aparecimento de trincos e fissuras, por exemplo. O resultado seria a condenação do prédio e dinheiro jogado fora!

52

revistalis.com.br


Expansão no residencial Alphaville pela API Engenharia A API Engenharia é um escritório sério e comprometido com seus clientes. Especializada em projetos complementares, a empresa já iniciou o planejamento de expansão da área de lazer do residencial Alphaville. A ampliação do espaço compreende uma área de 1477m², contemplando uma extensão para salão de festas, piscina aquecida, squash, entre outros. Estão sendo elaborados, além dos básicos projetos estrutural, elétrico e hidráulico, os projetos de segurança, combate a incêndio e sonorização. Tudo é feito com bastante cuidado para que no final todos os projetos estejam devidamente alinhados e prontos para serem executados sem erros. Esse resultado é assegurado pelo uso de programas digitais como o Eberick, que auxilia no projeto estrutural, e o CAD Multibin, que promove a interação de todos os projetos complementares, garantindo precisão e agilidade.

Fique por dentro Desde 2012 atuando no mercado de Construção Civil, na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a API Engenharia trabalha na elaboração de projetos e consultorias, com um quadro técnico que dispõe de engenheiros civis, elétricos, mecânicos e tecnólogos em construção de edifício.

Alan Figueirêdo é Engenheiro Civil (CREA 1610356551), graduado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Pós-graduando no curso de Estruturas de Concreto Armado e no curso de Gerenciamento de obras, pela UNICID – SP. Sócio-diretor da API Engenharia.

Thiago Araújo

Alan Figueirêdo

Thiago Araújo é Engenheiro Civil (CREA 1612581099), graduado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Pós-graduando no curso de Gerenciamento de Obras, pela UNICID – SP. Sócio-diretor da API Engenharia.

Rua Quebra Quilos, 47 - Sala E Posto Roma - Centro - Campina Grande - PB Fone: (83)3077.1384

Dezembro 2013 | Revista Lis

53


LIS Arquitetura

Inovação e inspiração para chamar de suas

Mais que móveis de alto padrão, você leva para casa um estilo de vida

54

revistalis.com.br


A

Marel é uma empresa que une 46 anos de experiência no mercado de móveis planejados a um showroom de produtos diferenciados, com alto padrão de qualidade. Voltada para o cliente mais exigente, a marca, finalmente, chegou à Campina Grande, neste ano de 2013, para preencher a lacuna que havia na cidade relacionada a móveis de luxo, projetados e personalizados para compor qualquer ambiente, do corporativo ao residencial. A loja possui 520 metros de área e dois pavimentos que integram espaços elegantes e suntuosos. A linha arrojada e o conceito inovador acrescentam diferenciais inestimáveis a uma série de características que marcam a excelência Marel e convidam o cliente a se sentir em casa. Dezembro 2013 | Revista Lis

55


LIS Arquitetura

São produtos com padrões exclusivos, ferragem austríaca, vidros italianos com diversas cores (mais de 30), móveis iluminados com led, TVs acopladas aos móveis, linha lacato (peças com pintura, com 17 milhões de cores), grande diversidade de puxadores (alguns modelos são uma verdadeira joia), produtos que tem o branco mais branco (super branco), laminado natural de madeira, portas de passagem Dolomoti e portas de entrada com sensor digital. Outro atributo Marel é a sua garantia de fábrica de cinco anos. Claro que, raramente, o cliente precisará usá-la, já que os produtos da marca são mais resistentes. Além de deixarem os espaços mais bonitos e atraentes, os móveis Marel levam aconchego para qualquer espaço.

56

revistalis.com.br


Escolhemos a Marel porque encontramos em um só lugar, atendimento diferenciado, móveis com excelente acabamento e as cores que estávamos procurando. A Marel casou perfeito com nosso projeto. Fabiana Camelo e Nelson Gomes Filho – Presidente da Câmara de Vereadores

Parabenizo toda equipe Marel, juntamente com os seus diretores, por trazer para Campina Grande uma loja de alto padrão. Tive o prazer de visitar a Marel, onde fui muito bem atendido por toda equipe, me tornando, assim, um dos primeiros clientes. Antônio Faustino Almeida – Corretor de imóveis

Quando procuramos a Marel, tivemos a indicação do nosso arquiteto. A princípio, não conhecíamos a loja e já havia sido feito orçamento em outras marcas. Quando vimos o projeto feito pela Marel, os produtos diferenciados e a qualidade dos acabamentos, não tivemos dúvidas, entendemos que era aquilo que estávamos procurando. Natercia e Maykon Camelo - Empresários

Optamos, inicialmente, pela marca Marel por causa da sua ótima reputação no mercado e confesso que tivemos uma calorosa recepção pela equipe. Estamos satisfeitos com a compra e montagem, tanto, que indiquei a marca para dois amigos.

A Marel trouxe a Campina Grande, além da qualidade dos produtos diferenciados e revestimentos exclusivos, os laccatos Italianos, onde o cliente pode escolher a cor que imaginar, assim como vidros e perfis de alumínio nos mais variados acabamentos. Enfim, a Marel consegue atender meu cliente de forma excelente. Giovanni Lyra - Arquiteto

A marel abriu um leque de opções em todos os aspectos, sejam cores, materias ou tecnologia, para deixar o meu ambiente diferenciado e com o mais alto padrão de qualidade que posso oferecer aos meus clientes. Katiuscia Diniz - Arquiteta

Há pouco tempo na cidade, mas com muitos anos no mercado de móveis planejados, a Marel vem se destacando como uma das melhores atualmente no Brasil, sempre buscando aliar arquitetura a um design moderno. Possui alto padrão de qualidade e total assistência ao cliente e ao profissional. Podemos contar com um vasto mostruário em madeiras, lacas, perfis em alumínio e vidros, em uma gama enorme de cores para execução dos nossos projetos. Por isso digo: Marel é a loja de móveis planejados para montar a casa inteira da sala a cozinha. Yana Jerônimo - Arquiteta

Marcelo Serafim - Médico

Quando conhecemos o showroom da loja, tivemos a certeza que queríamos o melhor: queríamos MAREL! Desde o início até a assinatura do contrato, o atendimento foi de excelência, com profissionais capacitados e especializados no desenvolvimento e acompanhamento do projeto. Estamos muito felizes com a nossa aquisição. Schubert Costa e Izabelle Cabral – Médicos

Av. Brasília, 537, Catolé Campina Grande – PB Fone: (83) 3066.0505

Dezembro 2013 | Revista Lis

57


LIS Festas

Eventos especiais e boas companhias Revista Lis e Marel unem-se para promover momentos descontraídos em eventos inesquecíveis A Revista Lis e a Marel tem em comum um público selecionado e um super entrosamento com os arquitetos campinenses. Com afinidades assim, não poderia deixar de ser diferente a parceria entre a Lis e o Bistrô Marel. A administração do espaço é da Revista Lis e já começou com tudo! Para abrir a temporada de eventos gourmet, dia 27 de Setembro a arquiteta Yana Jerônimo e o casal Roberto Alves e Vilane Holanda reuniram amigos e surpreenderam a todos com os saborosos pratos servidos.

58

revistalis.com.br


Já no mês de outubro, a Marel foi palco para a primeira Tarde Gourmet Kids, em uma parceria entre a Revista Lis, restaurante DNA Natural, Rio do Peixe Toys e Gifts e Dress To Mini. Lá, foram servidos vários tipos de lanches saudáveis, preparados pelo DNA Natural, além de um super maquiador, levado pela Dress To, ter deixado a criançada com muito estilo para a sessão de fotos no espaço organizado pela Rio do Peixe Toys e Gifts.

O último evento ocorreu dia 12 de novembro, em uma noite especial, com a presença do ilustríssimo chef João Barreto, da Casa de Cumpadre, preparando várias receitas regionais para os convidados, que puderam apreciar temperos e tipos de queijo do Cariri paraibano. Mais surpresas virão por aí. Essa parceria promete render muitas noites divertidíssimas, com grandes companhias e jantares inesquecíveis.

Av. Brasília, 537, Catolé Campina Grande – PB Fone: (83) 3066.0505

Dezembro 2013 | Revista Lis

59


60

revistalis.com.br


ONDE ENCONTRAR CIRCUITO DE ARQUITETURA Circuito AD (83)3224-3822

FARMACIA Dias (83) 3310-6000

CIRURGIA BUCOMAXILAR Dr. Alfredo Lucas Neto (83)3321.3018 / 2102.2334 / 8725.5295

MADEIREIRA Colombo (83)3322-6462

CIRURGIA PLÁSTICA Dr. Alysson Gomes (83)2102-2334/ 8862-1212/ 9697-1212

CLÍNICA DE ESTÉTICA Bella Derml (83)3063-0006 Fisioderme (83)3322.0806

MODA Autentica (83)3337-5811 Piggy (83)3337-4800 Roda Bamba (83)3337-4910 / 3343-4852 Rota do Mar (83)3065-2694 / 3065-6773 Paloma Tecidos (83)3321-2863 Usaflex (83)3322-4774 / 3341-6445

ARQUITETURA Anabel Alvarez (83)9305-8385 BM Arquitetura (83)3063-1587 Denielle Furtado e Juliana Cunha (83)3063-4667 Giovanni Lyra (83)8827-3808 / 8827-9838 Jaqueline Monteiro (83)8723-8224 Lana Debora (83)3337-3803 / 9103-9676 Marcelo Barros (83)3322-2449 Projeto 4 Arquitetura (83)3063-6221 Rayssa Lira (83)9990-0130 Renata Rosado (83)3077-5722 Retta Arquitetura (83)9995-0304 Simone Almeida (83)8813-2096 / 8775-2096 Studio – Arquitetura e Interiores (83)9922-0596 / 8715-1772

COLCHÕES Soul Colchões (83)3077-3883

MOTEL Shop Motel (83)3331-3736

COLETA Disk Entulhos (83)8880-9009

MÓVEIS E PROJETADOS Bentec João Pessoa/PB (83) 3244-1131 Madrid (83)3063-4433 / 8814-4899 Marel (83)3066-0505

BARES E RESTAURANTES O Baixinho (83)3331-9831

DECORAÇÃO DE EVENTOS Regina (83)3341-7373 / 9372-7373

BOLOS E DOCES Lúcia Bolos (83)9151-2668

ELETRO Auge Eletro (83)3065-2018

BRINQUEDOS E PRESENTES Rio do Peixe Toys e Gifts (83)3341.3419

ENGENHARIA CIVIL API Engenharia (83)3077-1384 Construtora Casa Grande (83)8812-5591

CIRURGIA TORÁCICA Drª. Dagjane (83)3341-1282

AGÊNCIA DE MODELOS Team (83)3066.1463 / 8731.8361 / 9936.3175

CARTÃO DE CRÉDITO Flexpag (83)3063-2343-Campina Grande (83)3248-1443-João Pessoa CERIMONIAL Mademoiselles (83)9913-0900 / 8822-4480 De Pontes Cerimonial (83)8811.3121 / 8690.1396

CONSERTOS E TINGIMENTOS DE ROUPAS Avilcor (83)3343.1090 CORTINAS Casa das Cortinas (83)3321-2090 Leide Decor (83) 3371-2125 / 9961-7228 COMBUSTÍVEL Posto Marilia (83)3322-1021 DECORAÇÃO Maison Kairós (83)3342-1770 Tok De casa – Campina Grande (83) 3341.5655

ODONTOLOGIA ArtOdonto (83)3055.0888 / 3341.6897 Germana Soares (83) 8855-8955 OFTALMOLOGIA Dra. Silvane Lara/Cor Visual (83)3322.3590 Nutrição Esportiva Nitri & Ação (83) 3337-2018 ÓTICAS Ótica Diniz Prime (83)3341-1950 REVESTIMENTOS Rocha Revestimento (83)3341-1280 SALÃO ESPECIALIZADO EM SOBRANCELHAS Maura Lima (83)3337-2446 SALÃO DE BELEZA Chiara Cabeleireiros (83)3341-6903

IMPRESSÃO DIGITAL Experaí Copiadora (83)3321-2181 INFANTIL Camarim Kids (83)3066-9281 Jumbinho (83)3335-3150

Para anunciar na Revista Lis, ligue: (83) 3342.2643

Dezembro 2013 | Revista Lis

61


62

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

63


64

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

65


66

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

67


68

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

69


LIS Caderno Verão

VERÃO inspirado

Siga as tendências e aproveite o melhor da estação Que o verão é marcado por altas temperaturas (em todos os sentidos!), todo mundo sabe. É o período dos amores de serra, das férias inesquecíveis e do tom de liberdade colorindo a rotina. Com as boas vibrações em dia e a lista de desejos renovada, é hora de você se inspirar com as dicas e novidades da estação mais aguardada do ano. Confere aí!

70

revistalis.com.br


LIS Caderno Verão É Zumba, meu bem!

Com que cor eu vou?

A temporada de sol, mar e água de côco sempre pede cores, muitas cores. E você, já sabe quais tonalidades vão desfilar imperiosas pelas praias, baladas e eventos neste verão? Ah, vale lembrar que a cartela de Presente em mais de 180 países e contando com cerca de 14 milhões de adeptos, cores também é válida para a atividade física do momento é, com certeza, a zumba. arquitetura, beleza, decoração Já ouviu falar? Trata-se de exercícios que combinam dança e fite outros segmentos! ness, misturando ritmos mundiais em coreografias Confira o catálogo autênticas e super fáceis. A zumba trabalha todo da Pantone o corpo e você pode perder até mil calorias em e invista apenas 1 hora. Além dos inúmeros em: estabelecimentos que oferecem a aula, você pode contar com dvds e jogos para se exercitar em casa.

Verão com praticidade Está a fim de visitar as melhores praias do Brasil? O aplicativo 1001 Praias, da Abril, é um guia que traz as principais informações e imagens sobre os lugares mais incríveis do litoral brasileiro. Entre praias badaladas, familiares e paradisíacas vai ser difícil escolher um só destino e você ainda pode ir marcando os locais visitados. Disponível para Iphone e Ipad, na App Store.

Amo muito tudo isso Azulejo, quadriculado, animal print, assimétrica, cropped, recortes, floral real, jeans, texturizados, preto e branco, sport. Anotou? Entre tantas estampas, formas e estilos, as tendências de moda vem elegantes, confortáveis e democráticas. Vai ser difícil apostar só em uma!

Dezembro 2013 | Revista Lis

71


72

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

73


74

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

75


LIS Saúde

Com que lente você

enxerga o mundo?

A oftalmologista Silvane Lara traz dicas e explicações valiosas para você não ter mais dúvidas sobre as lentes de óculos Diante da necessidade de correção visual por meio de óculos um grande modelo de precaução contra eventuais problemas. de grau ou do uso de óculos solares para proteger a visão dos De acordo com Silvane, elas são ativadas pela radiação solar, raios ultravioleta, a maioria das pessoas costuma se preocupar provocando o seu escurecimento. Em ambientes com pouca lumicom a armação ideal para o tipo de rosto e acaba esquecendo nosidade, voltam a ficar incolores. “Os raios ultravioleta causam o envelhecimento do olho e até catarata precoce. O escurecimento que tão importante quanto este detalhe é a escolha das lentes. “Na verdade, a preferência deve estar sempre com elas, que das lentes vai causar o bloqueio dessa radiação nociva, protese tornam um dos agentes determinantes na seleção da estrutura gendo o olho e deixando-o ‘novo’ por mais tempo”, alerta. Para quem fica muito tempo em frente ao computador, uma que as comportará”, aconselha a médica oftalmologista Silvane dica da oftalmologista é usar a lente Lara. Ela também explica que como o com tonalidade azul, pois ela diminuirá “novo ponto de vista” do paciente irá o cansaço visual. Para quem dirige muidepender do problema ocular que o to a noite, as night drive são as mais acomete, este fator tende a incidir na indicadas, “porque sua coloração amadecisão do especialista pelas lentes relada impede que a visão seja ofuscaideais para cada caso. Serão levadas da pelos faróis dos carros, trazendo um em conta propriedades como compomaior conforto visual”, diz. sição, colorações, tratamentos e filtros. Quanto aos tratamentos utilizados, Entre os principais tipos de material Os cuidados com os óculos são funum dos mais eficientes e requisitados se encontram o policarbonato e o tridamentais para a preservação da vida é o antirreflexo. Recomendada para vex. Ambos são leves e muito resistentes útil da armação e das lentes. Por isso, quem vai iniciar o uso de óculos, usuáa colisões. Por este motivo, é indicação nunca utilize roupas ou toalhas para limcerta para as crianças e para quem rios de computador e pessoas que paspá-las. O correto é usar lenços de pasam muito tempo assistindo televisão, a pratica esporte. A diferença mais notápel bem delicados. É possível também combinação de camadas antirreflexo é vel é que o trivex apresenta uma qualilavar as lentes com a espuma do deteressencial, pois extingue quase por comdade ótica melhor. gente, usando as mãos para friccionar. Outro aspecto que atua beneficapleto a luz incidente, deixando a visão Tomando essas precauções, sua saúde mais livre e nítida. mente na prevenção e correção visual ocular vai estar mais protegida. é a cor das lentes. As fotossensíveis são

FIQUE POR DENTRO

76

Dra. Silvane Lara (CRM 5009) é oftalmologista graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com residência médica em Oftalmologia no Hospital Leiria de Andrade, em Fortaleza – CE. Especialista em Oftalmologia Pediátrica.

revistalis.com.br

Edifício Empresarial Ramos Rua Maciel Pinheiro, 360, 6º andar, Sala 607 Centro. Campina Grande – PB Telefone: (83) 3322-3590 / 3322.4811


Dezembro 2013 | Revista Lis

77


78

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

79


tal rd ez er me “M a ia mo se or –P B ra ra lug me s e and ia em are nto m F o do sil me es s le s d ort a p Fu G fe pe ga e ale ou tur z c c l u z i o a de ar v ial s e z a, o qu pr der irar , ch de er, no ma ro alid aia ia fre am sc de s m is lou ck ad , po Bra que ou olad scob eu de da ng nac e d rém sil. nta min os. ri s ra seis b n e, ion a m , o Tra do ha Um alg ro ba onita atur entr al e úsi ate ta-s r as ate de uns s sta , a eza e o i ca nd e d síd nçã les nte to e utr nte (D ime e uo o , at rna a f os), rnac J toc nto um : é a e M ax ra um re p io a , a b we n a tiv q e lA o” ba uên tisco nal, do boa r r r c s m po . rru ec ia , o ús p da om de v ic –E en g isua a xe dá en l cu tiv ve te o le de C

se

Pre pa re -

80 Fo r

G

on

tas

revistalis.com.br

ua

ce r

co nh e os loc ais i

ma

sd so Fé r r es t i ág e a co ma ua de s, fé lad qu is d fres des rias for e ir e ca. frut , fé os é a e ão ous A n ar d rias do i a Pe me foi esq dia otíc os . . Tu sso nsa a ue d ia di do lito a, , r trás nta a bo as b ra M ica d r a sua a ma em é ac e os in i ln eió m lug da pa que s en que or . . É bel ar ma rte. os sol nã de e a e o Q R só za s m is o u fina ra é do to sti es e ai s e i Sa ed s co re s b eu tal de s d do no lva Ri lhe ple ad ve m s o m v ! d e M “C r e ta al rã ud m an und or er de ad o? ar an o à o –R C pa ariq om a pr o os A de a e b qu io afé to um uita um ov pç e L V a eit õe a is r are xiste ase e te er S so ino ch , n v ar s: gra eu s m o a t v m d m pio ero ad arm R ista elh lv ! Sa dá niu e c e e m o p i o a p o o o bo m o r lva ve os on pe uita ra s do V m cio a m ara litan de o ca erm arav do is. am feri dem so ze r r, Afi ig r a u m r e ro sos úsi vilh a. E en sar elh ilho Fo na os s m br a de ma têm ca e oso xce trete ão o, o sa rta l, a N se po a e i n e lez n or nsa uc na do s b a um da len nim tr Re o a, oss de çõ o va min oêm traí a co te a en oux d R Lar Re a ste es ra go io do div zin te to e u iv go cif reg a e n n p h e , d m u d r d a An e, iã m rsid a c dim ara c oc a e a p Jo o Co dré ao ed Sa pú ad on en a on uão c a or so ida lva blic e d tem to, no eide M d m o c na en p do é a or. bo e d or ard ite do do ra nça Vit ssist No nito rink âne áde ro ir a fim a s d a, M la o e ar Ba o p de ba like ô t ian r ard irtin g a” do e . so l

ra

pa

LIS Verão


Pe Tro ze “A sso p à ram s b a ica c e –P l i co da de le z on B n bo for de Jo as ta ar e a g to d , po ão na de e t R u i a P põ es st e u s c es ra Ca Re t o r co em aur on m m soa is d mp sta ca nsa de ant omi equ o se ro o li ina ur an Ca sa gra um e v a, b ipa po ta t tora a m u te tic mp b dos lin eio on en de rís l p be ado ina eira e D do pre s dr to ria tica ara irã ira b ga -m js am en ink on goz ind iba es o c -ma ar, nho ar p ren bie che s e de s ar isp no tilo om r, um u, o om nte r ge e de en e , s er ond ó al de ad , c ess nte uni ta sáv o p s eg , b e tim ém of o om a n lac bo se n ta b el. M ovo er s, u ura eb se o d n e m nç er us f res e u ce nid ús una ita? atu ele as aco Lui r o r a zB e e se requ taur m s . De a u ica a . Se O eza za s falt lhed ar q o , e a a u L e m s o ua d n nt fis sa a o ro sN viv s fre ovin amp m o va a r fi lid ive tad e l f t or íss o, qu a lo de lg eto ad rt o a ma im s e Tro e v o e” ir c res –A , a o a how nta pic spa ido . om dv og pr stra s d dor al B ço, ad aia l q e es a o de ue arti dis- r Po só u stas nta ma de

Lo Jo vin ão a

Lo M Lo ra pan “Ve ac pa po ma a! O rão eió n en sta r d c em –P a on e con is d a b har M ta ge com tro a ca ela mo ac Ve A stã idin de pit pr so b eió rd o a a a h e a q da be sã as u l a ia r é s e e ba pa rtu o a de m lag da re inô Ph da ra ra s lic pro oa Po sta nim pa oen lad o iní ofici caip iosa cur na, nta ura o d ler ra ix, o b cio al d ifru s. Fa a d se t Ve nte e m em a a B eve ar. de o tas la ive ran rde loc uit ac p que arra nto O uma Verã , pri ndo rsão sfor , um aliza o so pa om alco seg de aq ma sé o L ncip em , b ma do do l e ssa pa , o ue S uá is a rie op alm d oa no s à de r o nha nd o ão tico gu de ana en rink mú po car bei ve r v e d co Mi qu ard ev é te s, a sica nto tões G rã ale ive rte gu e ad en o p a d m , d d ab e t o rie em tud rsa jo, u l pe sai o d os re ont e s inha rink e la s d e O m M o: c ba c lo m a le aliz o de irigu su- s liv eir ac at nd at a Pra s é ad p ela a eió am a am r. A ia o o ar . -E , v ar s se arã nim do Lo s pe tinfe em ã, rm p lo a eir lop lanc apre se t ndo Gun ana a an ha sen ran a ga ea , je ta sfo ga r!” t. . m. rm Se Pa a ve ra m

Re arr cif ac e Bo “A –B ad om o ge a V Ba da nte iag rra Via Pez or nu bo em ca d ge ão m pa la, m nita (po o P e C ra poi dos e sto ezã é a o la s p tre de 7) o, so bem nde do ode cho scola , alé na p ni m, e ias sul mo s m da m ra se ca a que clét . A f , as s a ais , é de r ia d ch lho té par ica, req pra vist bo loca eun e po eg ao um te se uên ias ar, nito liz ir A r c uem s qu gos des mpr cia de olha s d aum Ba ade ce e q tos de a e co da Pied nd a pa d rra ira do ue o s m m Ba ad o co que os l ca d s e , po rem amb úsic um rrac e a b a m ra oc o so is am , ais Pe mb a con inha ele om h d . z igo iv m ã re co ec A trô Lui s”. ersã ais o, c iros nco er con zF o con om é g rrê que ar ias e co ce ra nc Ne um rri rt nd ia e to bo dos za, e! –E m pa é mp re pa ra sá po rio

B

Dezembro 2013 | Revista Lis

81


LIS Saúde

PELE FIRME

E NUTRIDA O tratamento revolucionário ThermaCool acaba com a flacidez da face, sem corte e com muita eficácia

Uma das principais inquietações advindas com a idade é a aparência da pele. Embora a aplicação de cremes e protetores solares seja uma opção bastante requisitada de prevenção e redução de linhas de expressão e flacidez, os indícios do envelhecimento insistem em aparecer e se tornam mais evidentes no rosto, que é uma das áreas mais expostas.

82

revistalis.com.br


LIS Saúde Para quem é avesso à ideia de cirurgia, há meios de se obter uma pele firme sem ter de passar por procedimentos invasivos e, ainda assim, garantindo resultados impecáveis. O grande trunfo, no caso, é o equipamento de radiofrequência ThermaCool. Desenvolvido nos Estados Unidos, o método de rejuvenescimento facial diminui as marcas da idade a partir de uma revolucionária técnica que age sobre a derme e epiderme. Conforme a fisioterapeuta Marizélia Queiroz explica, “a ação química criada

nas camadas cutâneas atua no colágeno, que será renovado, provocando a compressão da pele”. O tratamento utiliza tecnologia reconhecida pelo Food e Drug Administration – FDA, órgão governamental americano que estabelece as normas para controle de medicamentos e equipamentos médicos. No Brasil, o ThermaCool é aprovado pela Anvisa, sendo um método completamente seguro.

Não queima, não provoca hematomas ou descamações na pele, sendo indicado para qualquer tipo de pele;

Por ser sem cortes e sem internação, geralmente, não é necessário o afastamento das atividades;

benefícios e vantagens do ThermaCool

Perfeito para a redução da flacidez facial;

Os efeitos na face podem durar até dois anos;

O ThermaCool pode ser associado com outros tratamentos estéticos. A aplicação pode durar de alguns minutos até duas horas, sendo os primeiros resultados aparentes após 45 dias;

Marizélia Queiroz (CREFITO 416163F) é graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho – RJ.

Rua Arnaldo de Albuquerque, 157 Alto Branco – Campina Grande – PB Fone: (83) 3322.0806 /clinicafisioderme

Dezembro 2013 | Revista Lis

83


LIS Saúde

Quando o menos

é mais É possível deixar o bumbum bonito e natural evitando o excesso: o segredo está no tamanho e formato das próteses

“O bom gosto é a capacidade de reagir continuamente contra o exagero”, já dizia o dramaturgo e escritor austríaco Hugo von Hofmannsthal que atingiu elevado conceito através de suas parcerias com o compositor e maestro alemão Richard Strauss. Assim como nas artes, a ideia de beleza também deve estar associada a valores que procurem ostentar o encontro entre o simples e o natural. A harmonia dos tons, nesse caso, é o equilíbrio entre o que se tem e o que se quer. Você já deve ter notado, afinal, que o que prevalece atualmente é o princípio do excesso. Especialmente, em se tratando de bumbum, o Brasil já é líder mundial em número de cirurgias para o aumento dos glúteos, segundo última pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, em 2011. Para quem sente receio de passar por uma operação de aumento de glúteos - ou gluteoplastia, como é chamada - por não querer desfilar um bumbum extravagante demais, é importante considerar que o resultado depende exatamente de onde se pretende chegar e isso é decorrência de uma série de escolhas. Nós recebemos varias perguntas sobre a cirurgia do bumbum, e fomos tirar as duvidas com o cirurgião plástico Allysson Gomes que garante, vem sendo cada vez mais procurada.

O bumbum dos sonhos De acordo com Allysson, a gluteoplastia tem como objetivo corrigir uma hipotrofia muscular. A cirurgia, portanto, consiste em técnicas que levantam e aumentam o bumbum, geralmente, através da inserção de próteses de silicone, dando novo formato e tamanho aos glúteos. “A gluteoplastia deve ser pensada avaliando o biótipo da paciente. Quando bem indicada, gera satisfação tanto para ela quanto para o profissional”, avalia. Próteses muito grandes implantadas em uma pessoa muito magra, por exemplo, além de descompensar a harmonia do corpo, pode causar dificuldades cicatriciais.

84

revistalis.com.br


LIS Saúde Além da prótese Embora a prótese de silicone produza um resultado mais natural, há outros meios de se realçar o bumbum. “O implante é recomendado para volumes acima de 300ml. Abaixo disso, pode ser feito o transplante com tecido gorduroso da própria paciente”, explica. “Independente da técnica, é interessante que o exagero ceda lugar ao elegante e ao natural”.

Eu quero. Eu posso? A princípio, qualquer pessoa pode se submeter à gluteoplastia, mas antes de deitar na mesa cirúrgica, a candidata deve passar por uma avaliação pré-operatória que identificará eventuais fatores de riscos, como o tabagismo, o uso de anticoncepcionais, hipertensão e obesidade.

FIQUE POR DENTRO A cirurgia dos glúteos pode ser realizada juntamente com a lipoaspiração, sendo chamada, então, de lipoescultura. Neste caso as gordurinhas que são removidas dos locais indesejados não é jogada fora, mas sim transplantada com técnicas modernas que permitem corrigir pequenas depressões melhorando o formato do bumbum ou mesmo aumentá-lo. Os tipos de próteses podem remodelar os glúteos: redondas: indicadas para quadris com medidas semelhantes na largura e altura ovais ou Quartzo: quando o quadril é mais largo do que alto ou quando o quadril é longilineo.

E depois? Se você está preocupada com a cicatriz, o cirurgião garante que ela fica escondida no sulco gluteo. No pós-operatório, são importantes repouso e limpeza. A rotina vai sendo restabelecida gradativamente, mas nos primeiros dias é imperativo dormir de barriga para baixo e não fazer agachamentos para que a região operada não sofra com peso ou impactos. Atividades físicas também vão sendo liberadas pouco a pouco apos a operação. O resultado começa a ser observado a partir do trigésimo dia, depois que o edema se apresenta em menor grau.

Lembre-se... Quanto menos extravagante e apelativo for o resultado, mais conforto, segurança, harmonia e naturalidade serão alcançados. O importante é que sua saúde não seja afetada com sequelas anatômicas ou psicológicas decorrentes de atos mal planejados. Converse sempre com seu médico sobre as melhores opções para você!

Envie sua dúvida para redacao@revistalis.com.br e acompanhe a próxima edição da revista com mais informações.

Dr. Allysson Antônio Ribeiro Gomes (CRM 5771) é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialização em Cirurgia Geral pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP – e MEC. Cirurgião plástico do Hospital João XXIII, do Hospital de Traumas de Campina Grande e do Hospital da FAP. Cirurgião plástico preceptor do curso de medicina da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – Facisa e professor do curso de pós-graduação da Facisa/Cesed.

Edifício Empresarial Ramos Rua Maciel Pinheiro, 360, 6º andar, Sala 607 Centro. Campina Grande – PB Telefone: (83) 3322-3590 / 3322.4811

Dezembro 2013 | Revista Lis

85


LIS Moda

Com os pés no conforto Nem só de beleza vivem os pés! Tudo bem, isso pode não ser uma expressão oficialmente reconhecida, mas, com certeza, todas as mulheres concordam com a premissa de que conforto é um requisito indispensável na hora de escolher um novo par de sapatos ou sandálias. E isso não é novidade. Ao contrário, ninguém provaria antes de comprar. O problema é que nem sempre a beleza está associada ao fator comodidade, algo que alguns minutos de prova na loja não são suficientes para constatar. O que fazer nessas situações? A solução é até simples: investir em uma marca que garanta, do Marketing até o uso, que seus pés não terminarão o dia cheios de calo. Em momentos como esse é até inevitável, mas quando se fala em conforto, a Usaflex é referência absoluta. E engana-se quem acha que para por aí. Com 15 anos de história, a marca deixou de ser apenas um sapato confortável e incorporou versatilidade e tendências de moda a esse atributo imprescindível. A Usaflex elabora seus produtos pensando na mulher e por isso atende desde as mais jovens até senhoras. Os diversos modelos seguem linhas arrojadas e exclusivas, com uma variedade imensa de cores e estilos. Das rasteiras e sapatilhas até os escarpins, da modelagem básica até as mais elegantes e descoladas, os produtos agregam a moda ao bem-estar dos pés, não importa a idade ou ocasião. É só escolher e desfilar estilo e personalidade por for!

Os calçados Usaflex unem conforto e beleza num só produto

Casual

Casual

Festa

Esporte

Festa Fashion Fashion

Rua Cardoso Vieira, 94, Centro Campina Grande – PB Fone: (83) 3341.6445 Av. Severino Bezerra Cabral, 1225, loja 7 Catolé, Campina Grande – PB Fone: (83) 3322.4774

86

revistalis.com.br

Em Campina Grande, os sapatos Usaflex podem ser encontrados nas lojas fidelizadas Cia. do Conforto, em duas unidades.

Casual


Dezembro 2013 | Revista Lis

87


LIS Saúde

Tecnologia a serviço

do sorriso

Entenda como o planejamento virtual do sorriso pode garantir um resultado preciso e impecável Algumas pessoas desistem das aulas de Inglês, outras terminam o relacionamento de anos, e ainda existem aquelas que trancam o curso na faculdade para experimentar algo totalmente diferente. Os exemplos são inúmeros, entretanto, quando nos deparamos com situações ou rotinas insatisfatórias, o objetivo acaba sendo praticamente o mesmo: mudança. Longe de ser uma tarefa fácil, em algumas situações, mudar está além do esforço e vontade empregados no objetivo. Exemplo? Um sorriso. Muitos são aqueles que almejam o sorriso perfeito e a decisão de transformar esse item essencial nos dias de hoje é algo que depende também da intervenção de terceiros, ou seja, de um especialista.

88

revistalis.com.br

Para isso, a Odontologia Estética, cada vez mais, vem aperfeiçoando técnicas e tecnologias, assim como inovando em seus procedimentos, para que o paciente, de maneira cômoda e objetiva, leve consigo a beleza e funcionalidade de um sorriso harmônico. Sem mágica, apenas ciência. Um dos mais recentes tratamentos estéticos desenvolvidos na área é o planejamento digital do sorriso, ou Digital Smile DesignDSD. O conceito é moderno e brasileiríssimo, criado por Christian Coachman, referência mundial em Odontologia Estética. A finalidade do método consiste em fazer uma análise fotográfica da face, em diferentes ângulos, para a aplicação mais delineada do plano de reabilitação do sorriso.


LIS Saúde O cirurgião dentista Alfredo Lucas Neto atesta a praticidade do procedimento e evidencia a importância de poder contar com uma ferramenta que garanta resultados ainda mais precisos. “Uma regalia fundamental do protocolo DSD é dar ao dentista a capacidade de planejar o sorriso de forma proporcional e concisa, exatamente como deve ficar”, observa. A técnica é simples e são necessárias apenas duas consultas para a definição do planejamento. A partir do estudo das fotografias e vídeos complementares feitos do paciente, o dentista irá avaliar o que precisa ser corrigido e qual procedimento (se ortodôntico ou cirúrgico) será mais eficaz. A tarefa é executada

em softwares básicos, como o Power Point. Através de linhas traçadas nas imagens, é possível esboçar com perfeição o padrão estético ideal para o novo sorriso. Tudo isso é feito com a participação do paciente. Em uma segunda etapa, é produzido o mockup, espécie de molde (ou teste drive, como é conhecido) que vai auxiliar o profissional na pré-visualização do resultado e permitir que o paciente tenha uma noção de como ficará o design do seu futuro sorriso. A partir daí, é com ele, o paciente, aceitar o tratamento proposto e transformar o próprio sorriso em motivo para sorrir.

1º PASSO

2º PASSO

3º PASSO

A partir da foto do paciente, o dentista irá fazer a análise de aspectos como face, sorriso, posição dos lábios, mordida, gengiva, traçando perspectivas e moldando proporções.

O mockup é como um ensaio antes do resultado final. O molde é feito em resina e semelhante aos dentes naturais.

Como o dsd ajuda a visualizar e entender melhor os problemas, o tratamento pode ser bem mais eficaz, otimizando os resultados.

Dr. Alfredo Lucas Neto (CRO 3631) é cirurgião dentista, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e pós-graduado em Implantes Dentais pela UPE. Mestre em Clínica Odontológica pela UEPB e doutorando em Implantodontia pela São Leopoldo Mandic - SP. Professor do curso de Implante da Faculdade de Odontologia de Pernambuco – UPE. Atua nos hospitais João XXIII, Pedro I, Trauma e CLIPSI. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Fellow of International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons (IAOMS).

Complexo Hospitalar João XXIII Rua Nilo Peçanha, 83 – Prata Campina Grande – PB Telefone: (83) 3321.3018/ 2102.2334

Dezembro 2013 | Revista Lis

89


LIS Saúde

Diagnóstico 3D

e tratamento com miniplacas O diagnóstico é a etapa fundamental para o correto planejamento e tratamento das alterações dentárias e faciais Quais as indicações?

Por Germana de Melo Soares

Atualmente, a Ortodontia dispõe do diagnóstico tomográfico tridimensional baseado na análise facial 3D. A riqueza e a realidade das imagens tomográficas em três dimensionais permitem-nos afirmar que vivemos uma nova era do planejamento e tratamento ortodônticos, tornando-os muito mais precisos. Outro importante aparato tecnológico, incorporado à prática ortodôntica, são as miniplacas. Dispositivos temporários de ancoragem que promovem remodelação óssea e auxiliam nos mais diversos tipos de movimentações dentárias. O advento daquelas tornou possível deslocamentos dentários dificilmente conseguidos por métodos convencionais.

Como são instaladas as miniplacas? As miniplacas são instaladas, no consultório odontológico, por meio de cirurgia sob anestesia local. O pós-operatório caracteriza-se por edema e dor mínimos. O dispositivo é instalado em local cuidadosamente escolhido - após prévia e detalhada análise da qualidade óssea local, fornecida pela documentação ortodôntica tomográfica tridimensional do paciente.

90

1. Tratamento de mordida aberta em pacientes adultos. Anteriormente, os casos mais complexos só eram corrigidos por cirurgia ortognática; 2. Tratamento de diversos tipos de más-oclusões (dentes anteriores muito tortos ou muito projetados para frente) sem extrações dentárias. Para o paciente, o custo biológico das extrações dentárias é muito maior que o originado pela colocação das miniplacas; 3. Preparo ortodôntico, pré-prótese e/ou pré-implantes, de pacientes com múltiplas perdas dentárias; 4. Tratamento ortodôntico compensatório de pacientes com leve assimetria facial. Vale salientar que esse dispositivo, miniplaca, não está indicado na correção de todas as discrepâncias ósseas que envolvam a maxila e/ou mandíbula em adultos. Em alguns casos, o paciente ainda necessitará da cirurgia ortognática para obter harmonia facial. O diagnóstico 3D e o desenvolvimento das miniplacas permitem que os Ortodontistas tracem novos caminhos para a terapia ortodôntica. Tratamentos complexos tornar-se-ão mais simples, mais rápidos e menos traumáticos. Procedimentos cirúrgicos mais invasivos - cirurgias ortognáticas - poderão ser evitados em alguns casos.

Germana de Melo Soares (CRO 3313) é graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista Em Ortodontia Pela Ciodonto. Credenciada Ao Sistema Clear-Aligner.

revistalis.com.br

Miniplaca ortodôntica

Rua Índios Cariris, 298 Centro, Campina Grande – PB Fone: (83) 3063.8882


LIS Saúde

O que é

derrame pleural? Descubra causas, sintomas e quais tratamentos podem ser adotados

A pleura é uma membrana formada por dois folhetos, parietal e visceral, que envolve o pulmão. Entre esses folhetos, existe uma cavidade responsável por guardar o líquido para a lubrificação da pleura. Este líquido é também facilitador dos movimentos dos pulmões, o que influencia diretamente na respiração. Um dos problemas mais comuns relacionados ao líquido pleural é o derrame, popularmente conhecido como “água no pulmão”. Conversamos com a cirurgiã torácica Dagjane Frazão e trouxemos alguns esclarecimentos. Confira!

O que é derrame pleural?

Diferente do que a expressão popular “água no pulmão” indica, o derrame pleural ocorre na pleura. Trata-se do acúmulo anormal de líquido na cavidade pleural, espaço que fica entre o pulmão e as costelas.

Quais são as causas?

Podem ser múltiplas, mas as principais são: complicações cardíacas, tumores e reações secundárias a medicamentos ou infecções, podendo ocorrer, também, como consequência de doenças renais, hepáticas ou trauma torácico.

Quais são os principais sintomas?

Como o médico diagnostica o derrame pleural?

Pela história clínica do paciente: exame físico, ausculta pulmonar, que já fornece indício do derrame e, para confirmar o diagnóstico, é necessário uma radiografia do tórax. Coleções líquidas pequenas só podem ser diagnosticadas por meio da Tomografia Computadorizada ou da Ultrassonografia. Uma vez constatada a presença de líquido, o mesmo pode ser retirado por toracocentese (punção do líquido com uma agulha introduzida através do tórax, entre as costelas) e analisado em laboratório quanto a seus aspectos físicos, presença de células e composição química.

Como o médico trata a “água do pulmão”?

O tratamento depende da causa. Há causas de derrames pleurais que se resolve em pouco tempo, com o tratamento da doença que os provocou (pneumonia ou doença cardíaca), por exemplo. Alguns casos requerem investigação da causa do derrame com punção e biópsia de pleura e outros requerem cirurgia e/ou colocação de dreno no tórax. Exercícios de fisioterapia respiratória são fundamentais e devem ser introduzidas desde o início do tratamento. Entre outros benefícios, eles ajudam a acalmar os sintomas dolorosos e a aumentar a amplitude respiratória.

Quando o acúmulo de líquido não é volumoso, pode nem haver sintomas. Mas quando o volume é maior, pode comprimir os pulmões, gerando dificuldade de respirar, tosse, dor torácica e dificuldade para ficar deitado.

Centro Médico San Pietro Rua Montevideo, 720, sala 303 Prata – Campina Grande – PB Fone: (83) 3341.1282

Drª Dagjane Martins Frazão (CRM 6109) é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com Residência Médica em Cirurgia Torácica na Santa Casa de Porto Alegre - RS. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Professora de Cirurgia na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Dezembro 2013 | Revista Lis

91


92

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

93


LIS Eventos

Olhar com

personalidade Confira a badalada noite de inauguração da Maura Lima Campina Grande

Especial e inesquecível: foi como ficou marcada a noite de 27 de novembro para as empresárias Marjioli Timoteo e Madalena Sonnesen. A festa de inauguração da franquia Maura Lima Especialista em Sobrancelhas foi simplesmente um sucesso e encantou a todas as convidadas. Presenças ilustres, claro, que abrilhantaram ainda mais o coquetel realizado na sede da loja, no Catolé. A Maura Lima já conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil, levando um conceito único e particular de design inteligente de sobrancelhas para milhares de mulheres. Em breve será inaugurada uma unidade em Miami. A técnica utilizada respeita as características pessoais, levando beleza e naturalidade ao rosto.

94

revistalis.com.br


Fique por dentro Conheça os serviços que a Maura Lima Campina Grande oferece para você: - Design de sobrancelhas - Depilação facial, buço e axilas - Depilação facial egípcia

Rua Otacílio Nepomuceno, 203, loja 02 Catolé, Campina Grande – PB Fone: (83) 3337. 2446

Dezembro 2013 | Revista Lis

95


96

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

97


98

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

99


LIS Eventos

Campina na rota das peças e show de repercussão nacional Campina Grande será palco de um audacioso projeto cultural criado pelos produtores Rodrigo Farias e Lucival França para agitar a cidade durante todo o ano de 2014. “O objetivo é apresentar grandes espetáculos do eixo Rio - São Paulo nos palcos da cidade. Mais do que isso: é colocar Campina no cenário nacional das grandes produções da música e do teatro nacional”, explica Rodrigo Farias, filho da terra e que tem no currículo experiência na produção de grandes artistas como Elba Ramalho e Daniela Mercury. Os espetáculos de música e teatro vão acontecer em diversos espaços da cidade como no Teatro Municipal, Teatro Facisa, Quinta da Colina e Parque do Povo. O Campina em Cena vai apresentar duas peças de teatro e um show musical por mês, durante todo o ano. “É um projeto de longo prazo que vai oferecer excelentes opções culturais para a cidade. Peças e show que antes se apresentavam apenas nas capitais vão colocar Campina Grande como rota”, avisa Lucival França, produtor e jornalista, que ficou conhecido no Brasil em

100

revistalis.com.br

2011 ao participar do reality show Big Brother Brasil. O Campina em Cena será realizado com força em 2014, mas já teve sua estreia em novembro com a comédia Gozados, estrelada pelos atores da Globo Luis Salem e Renata Celidonio. Neste mês, o projeto encerra o ano com um musical inédito: Turma da Mônica em A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, o original ao vivo dos estúdios de Maurício de Souza, que será apresentado no teatro Facisa entre os dias 19 e 22, às 16h e 19h. Para 2014, serão apresentados uma série de espetáculos imperdíveis, entre comédias, dramas, stand up e espetáculos infantis. Já na música, o Campina em Cena vai apresentar o show suingado da cantora Roberta Sá, o musical com o ator e cantor Daniel Boaventura e apresentações com Nana Caymmi, Zélia Duncan e Maria Gadu. A estrela Elba Ramalho está preparando um show para lá de especial para apresentar aos campinenses no ano do aniversário de 150 anos da cidade.


Dezembro 2013 | Revista Lis

101


LIS Saúde

Preparação para a chegada do bebê

V Curso promovido pela Jumbinho Baby aprofunda temas para instruir pais e mães em cinco dias de evento

O desejo de ser mãe é um sonho almejado por pelo menos 99% da população feminina. Até aí tudo bem, nada fora do normal. O problema aparece quando a candidata ao cargo se esquece de que com a maravilhosa sensação de ser mãe, vem a inevitável responsabilidade. Há alguns anos, mães de primeira viagem contavam com os conselhos preciosos e recorriam à experiência de suas próprias mães para lidarem com as mais adversas situações. Porém, não é em todo momento que as vovós podem ficar à disposição. Pensando nisso, a Jumbinho Baby lançava, há três anos, um pequeno encontro entre mães e pais para alguns esclarecimentos sobre as principais questões que rondam a vida da família que está esperando o primeiro filho.

102

revistalis.com.br

O encontro cresceu e em sua quinta edição, o Minicurso para Mamães de Primeira (2ª, 3ª, 4ª...) Viagem, traz temas concernentes ao universo materno, cada vez mais aprofundados, se tornando uma base importante para os futuros pais e mães que poderão, nos próximos meses, aplicar o aprendizado em sua rotina. O evento ocorreu entre os dias 21 e 25 de outubro, no hall de entrada da Jumbinho Baby e mostrou mais uma vez o quanto a transmissão dessas informações essenciais pode garantir uma gravidez tranquila e fazer com que os primeiros meses após o parto sejam vistos e recebidos com segurança. A inscrição para o curso é sempre feita mediante a doação de uma lata ou sachê de leite. Os donativos são entregues para instituições de caridade. Este ano, duas foram contempladas: Lar do Aconchego e Instituição João Moura.


Desirré de Sousa Santos é Primeiro Tenente do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e instruiu mamães e papais sobre primeiros-socorros. Entre os pontos abordados, ela se espelhou em situações do dia a dia para ilustrar os procedimentos que devem ser adotados em caso de intoxicação, parada cardiorespiratória, engasgo, queda e queimadura.

Com o embasamento necessário, a fisioterapeuta Michaella Azevedo tirou todas as dúvidas sobre o aleitamento materno, para que as mães tenham consciência dos benefícios que a amamentação correta traz para sí e para o bebê. Ela explicou ainda alguns detalhes primordiais sobre o tema, como o posicionamento do bebê, o tempo e frequência de cada mamada, entre outros pontos.

É primordial a participação dos pais em todos os momentos da vida do bebê. O primeiro passo, a primeira palavra e é claro, o primeiro banho. A Técnica em Enfermagem Jerusa Maria da Silva, com sua experiência pode demonstrar todos os detalhes a respeito da higiene do bebê. Com auxílio e apoio, os papais de plantão puderam vivenciar essa experiência tão única que é o primeiro banho.

Quem acha que depois do nascimento do bebê os pais não dormem mais, certamente, caiu em um dos folclores que envolve o sono da criança. Para quebrar este e outros mitos, a otorrinolaringologista Valéria Brandão trouxe as explicações necessárias sobre a Fisiologia do Sono.

No último dia, Socorro Azevedo falou sobre a o que levar para a maternidade. Na hora de arrumar a mala surgem muitas dúvidas, sobre o que não pode faltar. E com mais de 15 anos de experiência, ela comandou uma mesa redonda com todos os participantes, que de maneira descontraída puderam ter todas as suas dúvidas esclarecidas.

Ruth Galdino falou sobre a recepção dos visitantes. Ela expôs uma linda mesa de maternidade, projetada para encantar e arrebatar elogios desde os docinhos até as lembrancinhas. Tudo para celebrar a chegada do bebê, quer seja no hospital ou em casa.

Av. Almirante Barroso, 1472 – Cruzeiro Campina Grande – PB Fone: (83)3335.3150 jumbinhobaby@hotmail.com

Dezembro 2013 | Revista Lis

103


LIS Mulher

Mulheres de destaque 2013 Sucesso por três anos consecutivos, o projeto Mulheres de Destaque fecha o ano de 2013 trazendo as empresárias que são exemplos de empreendedorismo e muito charme. Foram convidados dez nomes de destaque para conhecer a nova loja Roda Bamba que mudou de endereço e está mais ampla e bonita. Lá, elas puderam conferir as novidades para o verão 2014 e escolher os looks que fazem parte do seu estilo e são o que elas preferem usar em suas rotinas de trabalho. As dicas, a trajetória de vida e a beleza dessas mulheres vocês conferem nas próximas páginas.

De cara nova

104

Avenida Floreano Peixoto, 288, Centro. Fone: (83). 3337.4910/3343.4852

revistalis.com.br


LIS Mulher

Alzira Veiga Ela saiu de Casinhas, agreste pernambucano, com o intuito de conseguir melhores oportunidades em Campina Grande. Apesar de ter casado cedo, aos 16, nunca deixou de lado os objetivos e logo no primeiro vestibular passou para Ciências Contábeis (o curso de Arquitetura viria depois, como uma grande realização pessoal). Aos 19, teve seu primeiro filho e, em seguida, outros dois. Se há uma característica que não faz parte da personalidade de Alzira Veiga é o comodismo. “Apesar da idade, sempre tive responsabilidade de uma pessoa mais madura. Depois de casada, eu e meu esposo já passamos por várias linhas de comércio, inclusive lanchonetes e padarias”, conta. Empresária, arquiteta, esposa, mãe, dona de casa, mulher. Todos esses cargos fazem parte de sua rotina, a qual é organizada sempre com muita disciplina. Com o apoio da família, Alzira busca um pouco mais a cada dia: seu projeto de monografia acabou virando um grande projeto para abrigar moradores de rua – Abrigo Thiago Faustino, onde está sempre presente; participa de um grupo de louvor, no Hospital Universitário Alcides Carneiro, para onde se desloca duas vezes por mês; está matriculada em uma pós-graduação na área de Arquitetura; comanda 10 lojas de calçados junto com a família, e ainda pretende ampliar esse número com mais duas unidades. Uma delas faz parte da rede de lojas fidelizadas da Usaflex – a Cia. do Conforto, que já conta com dois estabelecimentos em Campina, um no Centro da cidade e outro no bairro do Catolé. “A Usaflex já existe há 15 anos e trabalha com produtos diferenciados. A marca privilegia o conforto, sempre agregando as tendências de moda à grande variedade de cores, saltos e modelos”, afirma. Embora 2013 tenha se mostrado um ano morno para o comércio, Alzira aposta no empreendedorismo que carrega consigo para continuar avançando em sua jornada. Aguardemos 2014!

Dezembro 2013 | Revista Lis

105


LIS Mulher

Bárbara Aragão Fazer a diferença. O que para muitos pode ser difícil, para a empresária Bárbara Aragão é um dom natural. De personalidade confiante e determinada, ela se define como uma mulher madura, que sabe o que quer e onde quer chegar. Como toda grande profissional, Bárbara leva seu trabalho a sério, sempre respeitando o tempo para a família. “Se você souber se organizar, dá para fazer tudo, sem deixar nenhum dos lados sem atenção”, dá a receita. Muito ligada aos estudos, ela se formou em Fisioterapia, pela FCM e concluiu a pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional, pela Universidade Gama Filho-RJ. Ao longo desse tempo, também se casou e teve duas filhas. E foi pela dificuldade de encontrar roupas e acessórios para elas, que Bárbara acabou migrando para o comércio, lançando a Camarim Kids. “O que nós encontramos hoje no mercado são miniaturas de roupas e sapatos de adultos e acho que temos que explorar, ao máximo, o lado inocente e infantil das crianças. Não quero vesti-las como pequenos adultos, então, pesquisei muito para trazer o melhor”, explica. E como não poderia deixar de ser, 2014 trará muitos projetos e novidades. Aguardem!

106

revistalis.com.br


LIS Mulher

Dani Oliveira e Raquel Rodrigues Nutricionistas de profissão e cerimonialistas de paixão, para Danielle Oliveira e Raquel Rodrigues, trocar o emprego com carteira assinada na área de formação para serem donas do próprio negócio foi um risco que simplesmente valia a pena correr. Apaixonadas pelos bastidores dos grandes eventos e pelos detalhes que fazem deles acontecimentos marcantes na vida das pessoas, as duas campinenses se uniram, há três anos, para criar o Mademoiselles Cerimonial. “Somos nutricionistas e amamos nossa profissão, mas, trabalhar com eventos sempre foi nosso principal foco. Começamos devagar e sempre respeitando nossos princípios”, explicam. Sempre à procura de inovações e dividindo predicados como o perfeccionismo, Dani e Raquel usam a criatividade e o amor pelo trabalho para compor o melhor serviço de organização de festas. De acordo com elas, 2014 será um ano de mudanças e promete muitas novidades. Só uma coisa não irá mudar: o amor pelo que fazem. “O Mademoiselles é a realização de um sonho. Sonhamos junto das noivinhas e debutantes e vivemos o evento como se fosse nosso. Assim conseguimos transmitir tudo de bom que os anfitriões desejam aos seus convidados”.

Dezembro 2013 | Revista Lis

107


LIS Mulher

Fabíola Barreto Se há uma palavra que define 2013 para Fabíola Barreto é dedicação. Com a abertura da nova e sofisticada loja da rede Tok de Casa, em João Pessoa, ela precisou estar ainda mais focada no trabalho. Ainda assim, a empresária campinense se mostra serena na hora de dividir o dia entre tantas responsabilidades. “Como muitas mulheres dos nossos tempos, tenho uma rotina agitada, conciliando o tempo entre a família e o trabalho. Estou sempre na estrada entre Campina Grande e João Pessoa, cuidando de tudo com muita dedicação. É intenso, mas isso faz de mim quem sou”, declara. Claro que, além do trabalho, Fabíola se divide entre as necessidades dos três filhos e do marido. Segundo ela, o segredo é balancear o tempo e atenção, sem jamais esquecer de que todos são importantes. Como uma verdadeira mulher de destaque, a empresária é dona de uma personalidade determinada e que segue, com garra, em busca da realização de seus objetivos. Para 2014, afirma, “a expectativa é continuar investindo no mercado de design na Paraíba, dando o nosso “tok” e buscando sempre atender às expectativas dos nossos clientes”.

108

revistalis.com.br


LIS Mulher

Giovanna Nunes Um dos maiores desafios, nos dias atuais, para a mulher é conciliar a maternidade, as responsabilidades com a família e as inúmeras tarefas da vida profissional. Isso, com certeza, já é suficiente para fazer dela um grande ser de destaque. Mesmo diante de tantos desafios, Giovanna Nunes agradece todos os dias pelas conquistas alcançadas. A empresária faz parte da administraçao da Provisao Móveis, onde tudo começou, da Dimare e da Marel e tem orgulho de participar da história de empresas que se consolidaram no mercado por ética e competência, sempre inovando e se atualizando. Junto com o marido, que além de parceiro é sócio em seus empreendimentos, Giovanna também conta com colaboradores competentes e hábeis para fazer diferença no mercado. Segundo ela, este ano rendeu muito trabalho e boas realizações.

Dezembro 2013 | Revista Lis

109


LIS Mulher

Marília Moura Foi no auge da infância, lembra a empresária Marília Moura, que ela pedia ao pai para nomear o posto de combustível da família com o seu nome. Numa demonstração de puro carinho com a filha, ele cedeu. Hoje, com 30 anos de mercado, o Posto Marília é referência em qualidade, em Campina Grande. Priorizando o respeito pelo cliente e o cuidado em oferecer os melhores produtos, Marília segue há 15 anos, no comando do posto. Ela é mais um exemplo poderoso de mulher determinada e sabe que o espaço feminino é cada vez mais essencial no mercado de trabalho. Com o falecimento do pai, ainda adolescente, Marília teve que deixar os cursos de Administração e Contabilidade para gerir o negócio da família. “Comecei a trabalhar muito nova e hoje vejo a diferença do quanto amadurecei desde então. Apesar de tudo, sempre trago honestidade e humildade em tudo o que faço. Princípios que aprendi com o meu pai”, observa. Com o atual período de crescimento pelo qual o mercado passa, Marília resume 2013 como um ano próspero e promete para 2014 abrir mais um Posto Marília, levando para esta nova unidade a mesma qualidade e confiança do primeiro. Embora trabalhe o dia inteiro, a exímia empresária, mãe e esposa não abre mão dos momentos com a família. “Dedico os fins de semana para o meu esposo e minhas duas filhas. É possível, também, participar da vida de todos durante a semana, mesmo sendo tão corrida. Acredito que tarefas simples como deixar minhas meninas na escola fazem muita diferença. É questão de organização”, avalia.

110

revistalis.com.br


LIS Mulher

Marizélia Queiroz Natural de Assunção – PB, a fisioterapeuta e empresária Marizélia Queiroz delineou sua trajetória com determinação e hoje é um dos nomes de maior expressão quando o assunto é estética. À frente da Clínica Fisioderme, ela comanda uma equipe capacitada e está sempre preocupada em trazer, além dos tratamentos mais modernos e eficazes, equipamentos de última geração. Aliando família e trabalho de forma exímia, ela sempre consegue um tempo para participar de congressos e se especializar ainda mais naquilo que ama: levar beleza e bem estar a suas clientes. Para a empresária, 2013 superou todas as expectativas com as fantásticas novidades trazidas pela Fisioderme. Um dos tratamentos de maior sucesso é a técnica revolucionária da criolipólise, que promete reduzir até 25% de gordura localizada. No próximo ano, a clínica vai passar por uma grande reforma estrutural que trará mais conforto para as clientes. Dezembro 2013 | Revista Lis

111


LIS Mulher

Nena Para chamar atenção, uma mulher não precisa falar alto demais ou usar roupas extravagantes. Ela pode ser reservada, “mas o brilho próprio a destaca e esse brilho é composto de carisma, educação, boa aparência e, principalmente, inteligência”. Com essa base, Maria José Tenório Rocha, carinhosamente chamada de Nena, resume perfeitamente as qualidades que a tornam uma verdadeira mulher de destaque. A frente da Rocha Revestt, empresa que oferece revestimentos para pisos e paredes das melhores marcas nacionais e internacionais, a mãe, esposa e profissional exímia entende que harmonizar tantas responsabilidades não é um caminho simples, mas “tira de letra” a tarefa de ser tantas mulheres em uma só. “Nossa empresa é familiar, o que torna a situação mais complexa, pois preciso dividir o tempo entre o trabalho e a família”, explica. Apaixonada pelo que faz, Nena volta sua dedicação e compromisso ao que a deixa realizada todos os dias. “Hoje, moda e decoração tem algo em comum, pois refletem a personalidade de uma pessoa por meio das escolhas que ela faz. Então, não enxergo meu dia como rotina, meu trabalho é pura moda. Posso dizer que, todos os dias, realizo alguma coisa. Eu trabalho por uma causa”, declara. Ao falar do ano de 2013, Nena faz uma avaliação positiva dos negócios e tece perspectivas otimistas para 2014. “Pretendemos expandir nossa atuação com qualidade, mantendo nossa competitividade e espírito criativo, além de trazer produtos inovadores e buscar novos caminhos e soluções, a fim de atender às necessidades dos clientes e do mercado”.

112

revistalis.com.br


LIS Mulher

Vânia Coutinho Mais democrático e dinâmico, o mercado de trabalho já notou que a força produtiva da mulher é tão intensa quanto a do homem. Isso não é diferente em esferas como a Implantodontia. E se há uma referência nata, em Campina Grande, nessa área, ela se chama Vânia Coutinho. Formada em Odontologia, a Especialista e Mestre em Implantodontia carimba em cada atendimento a competência e dedicação de anos de estudo e muita disciplina, para oferecer aos seus pacientes o melhor resultado. “Fiz vários cursos de pós-graduação, especialização e mestrado, nunca com intenção de ser bem sucedida, mas com a finalidade de estar bem preparada para atender o meu paciente”, declara. Além de clinicar, a força feminina por trás da ArtOdonto tem uma rotina bastante atarefada. “Preciso administrar o tempo para as necessidades da clínica, como contratação, treinamento, Marketing, compras, contas, laboratório, entre outras. Afora isso, ainda tem de sobrar tempo para estudar para as aulas que ministro e as que assisto. Meu dia geralmente não termina antes das duas horas da manhã”, afirma. Para quem acha que depois de tantas responsabilidades não sobra tempo para a família, a cirurgiã-dentista é concisa em suas palavras. “Trabalho e viajo muito, mas não abro mão de ser uma mãe presente na vida dos meus filhos. Acredito que não importa a quantidade e, sim, a qualidade dos momentos em que estamos juntos”. E para esses momentos serem ainda mais completos, a chegada do pequeno André, este ano, trouxe mais alegria para a vida de Vânia que, mesmo afastada da ArtOdonto, não deixou de fazer o que ama: Odontologia. Em 2014, ela promete algumas novidades. “inauguraremos uma nova unidade no Catolé, exclusiva para Ortodontia e Clínica Geral. Espero que no próximo ano a ArtOdonto cresça cada vez mais em qualidade e satisfação em atendimento”, almeja.

Dezembro 2013 | Revista Lis

113


114

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

115


LIS Editorial

Summer is coming Nosso primeiro editorial masculino também abre o projeto Lis 40° com modelos de tirar o folego das nossas leitoras. O visual ensolarado da nossa capital foi o cenário perfeito para eles usar a moda verão da Rota do mar e Óticas Diniz.

116

revistalis.com.br


Fotográfo: Jan, W Produção geral: Revista Lis Modelos: Petrônio Cabral, Michel Pinheiro e Geni Pontes Produção de moda: Rafael Lemos Make: Liah Peperoni Locação: Praia do Jacaré Agradecimentos: Bianka Ribeiro

Eles usam Rota do Mar Campina Grande Dezembro Lis Óculos: Oakley e Diesel para 2013 Óticas| Revista Diniz Campina

117


LIS Editorial

118

revistalis.com.br

Eles usam Rota do Mar Campina Grande Ă“culos: Oakley e Diesel para Ă“ticas Diniz Campina


Ele usa Rota do Mar Campina Grande Ă“culos: Oakley para Ă“ticas Diniz Campina

Dezembro 2013 | Revista Lis

119


LIS Editorial

120

revistalis.com.br

Ele usa Rota do Mar Campina Grande Ă“culos: Oakley para Ă“ticas Diniz Campina


Eles usam Rota do Mar Campina Grande Ă“culos: Oakley e Rayban para 2013 Ă“ticas| Revista Diniz Campina Dezembro Lis

121


122

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

123


124

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

125


126

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

127


128

revistalis.com.br


Dezembro 2013 | Revista Lis

129


130

revistalis.com.br

Revista Lis Dezembro 2013