Page 1

lifenews W W W. R E V I S TA L I F E N E W S . C O M

ANO 3

EDIÇÃO 39

DEZ / JAN 2020

o que 2020 tem RESERVADO PARA VOCÊ? Esperança, expectativas e oportunidades no ano que se inicia EUA AGILIZAM PROCESSO DE REUNIFICAÇÃO FAMILIAR DE IMIGRANTES

HIPERTENSÃO: CAUSAS, SINTOMAS DIAGNÓSTICO E COMO BAIXAR A PRESSÃO


3


lifenews

NESTA EDIÇÃO: ANO 3  EDIÇÃO 39

06 ] 08 ] 10 ] 12 ] 16 ] 18 ] 28 ] 32 ] 36 ] 38 ]

20

WWW.REVISTALIFENEWS.COM

DEZ / JANEIRO 2020

EDITORIAL ARTIGO REFLEXÃO COMUNIDADE EMPREENDER ESPECIAL IMIGRAÇÃO CURTAS SOCIAL PALAVRA DO PASTOR

CAPA

2020... E O QUE ELE TEM RESERVADO PARA VOCÊ

26

ESPECIAL: COISAS QUE O FACEBOOK NÃO ENSINA MAS É BOM SABER

4

30

ESPECIAL HIPERTENSÃO: CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E COMO BAIXAR A PRESSÃO

revistalifenews.com


5


DIRETO DA

REDAÇÃO n Z z REVISTALIFENEWS

EXPEDIENTE Nossa equipe Editor

Ano Novo: Esperança renovada

E

stamos iniciando o ano de 2020. Aproveitamos o marco temporal da mudança de calendário para uma nova década, prometendo finalmente fazer aquele regime, voltar à ginástica, arrumar a estante, aprender outra língua, saldar as dívidas. A intenção é das melhores, sem dúvida – mas a maior parte das resoluções dura pouco, e logo as abandonamos e ficamos só na proposta, até começar tudo de novo no ano seguinte.

tivos traçados para este ano. Janeiro é tempo de parar e fazer um balanço do ano que vivemos, das expectativas realizadas, dos sonhos desfeitos e dos desejos incompletos. Tempo para fazer uma completa reflexão sobre a vida, pensar em cada momento vivido e descobrir onde falhamos e onde acertamos. Mas, também é tempo de olhar para frente, para novos horizontes e recomeçar novamente.

Aproveito este editorial para Não importa se você é dos que fa- agradecer à nossa equipe, aos zem uma lista enorme de tarefas e nossos colaboradores e anunprojetos a cumprir ou se desistiu ciantes, que tornam possível este disso, a verdade é que, de fato, veículo de comunicação, mensaleste período do ano é muito fa- mente ser impresso e distribuído vorável a novos planejamentos e em nossa comunidade. a tomada de novas decisões. Por quê nem sempre mantemos o foco Que neste ano de 2020 possanas resoluções que fazemos? Acre- mos olhar para frente e continuar dito que a resposta esteja contida crendo nas promessas de Deus e em uma frase que li recentemente: que a nossa esperança seja reno“Um objetivo sem um plano não é vada através da alegria e muitas realizações. mais que um desejo”. Happy 2020! Nossa matéria de capa fala como Pr. Pedro Corrá - Editor planejar para conquistar os obje-

Pedro Corrá

Direção de Arte Giovana Bartholazzi Marques

FOTOS Patrícia Araújo (Philos Fotografia)

Colaboradores Hernandes Dias Lopes Josué Gonçalves Giovana Bartholazzi Marques Estevam Fernandes de Oliveira

Redação Revista Lifenews 77 NW 5th Street Deerfield Beach, FL 33441 Tel: (754) 367-0398 www.revistalifenews.com info@revistalifenews.com

Copyright © 2020 Revista Lifenews. All rights reserved. As opiniões expressas em artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião da redação. A publicação de matéria contida no site da revista requer prévia autorização. As matérias sem assinaturas são de autoria da equipe jornalística da Revista Lifenews.

6

revistalifenews.com


7


ARTIGO

A NOSSA ESPERANÇA ESTÁ NO SENHOR

H

á desespero na esperança humana. Nossos pilares não são suficientemente firmes para suportar os esbarros da vida. Tempestades borrascosas desabam sobre nós e, não raro, abalam nossas estruturas. Não somos suficientemente fortes. Nossa força, ainda que a mais robusta, não passa de consumada fraqueza. O nosso vigor físico, por mais exuberante, pode ser debilitado repentinamente por uma enfermidade agressiva. A estabilidade das riquezas é frágil demais para garantir-nos segurança ou proporcionar-nos felicidade. Os prazeres deste mundo e os deleites da vida, por mais variados e abundantes, não podem preencher o vazio de nossa alma. Nossas conquistas, diplomas e medalhas de honra ao mérito podem até massagear nosso ego por um tempo, mas não dão real e pleno significado à nossa vida. Ah, nossos amigos, por mais ilustres, não podem estar conosco para nos sustentar, quando cruzamos os vales profundos da sombra da morte. Nem mesmo nossa família pode nos acompanhar quando tivermos de atravessar os portais da morte. Precisamos de um refúgio verdadeiro e onipotente. Precisamos de um amparo seguro que nos agasalhe na hora da tempestade. Onde está esse refúgio? Não está na terra. Não está em nossa força nem em nossa sabedoria. Não está no dinheiro nem nos amigos. Não está em nós mesmos nem em nossa família. Nosso verdadeiro refúgio está em Deus. Nele está nossa esperança.

Em segundo lugar, porque ele nos sustenta e nos protege. Deus não apenas nos criou, mas também cuida de nós. Nele vivemos, nos movemos e existimos. É ele quem nos dá respiração e tudo o mais. É ele quem nos guarda e supre nossas necessidades. É ele quem nos dá o pão de cada dia e preserva nossa vida. Nossa vida não está à deriva, jogada de um lado para o outro ao sabor das circunstâncias. Suas mãos dirigem o nosso destino. Ele nos cerca por todos os lados e põe sobre nós a sua mão. Ele é quem estende debaixo de nós seus braços eternos e nos carrega no colo. Em terceiro lugar, porque ele nos perdoa e nos dá a vida eterna. Se fôssemos entregues à nossa própria sorte pereceríamos irremediavelmente. Nossos pecados são muitos e maligníssimos. Um só seria suficiente para nos manter fora do céu. Porém, Deus nos amou a tal ponto que deu o seu Filho unigênito, para morrer pelos nossos pecados e ressuscitar para nossa justificação. Ele não poupou a seu próprio Filho, para poupar-nos da condenação eterna. Ele moeu seu Filho na cruz, para suspender o castigo que devia cair sobre nós. Seu Filho morreu em nosso lugar para revelar-nos seu amor e sua justiça. Em Cristo temos pleno perdão e copiosa redenção. Dele recebemos a vida eterna e a garantia da salvação. Não precisamos temer o passado, porque já fomos perdoados. Não precisamos temer o presente, porque temos livre acesso à sua graça. Não precisamos temer o futuro, porque temos garantia da glória. Em Deus está a nossa esperança. Jesus é a nossa própria esperança. Nossa vida não é como uma descida ladeira a baixo, onde vamos lamentando e chorando, mas como um monte alcantilado, que vamos escalando, exultantes de alegria, porque a nossa esperança está no Senhor.

Por que Deus pode ser a nossa esperança? Em primeiro lugar, porque ele nos criou e dele somos. Nossa vida não é fruto do acaso nem surgiu espontaneamente. Nossa vida não é resultado de uma evolução multi-milenar nem planejada apenas pelos nossos pais. Fomos criados por Deus. Foi ele quem nos formou de forma assombrosamente maravilhosa. Ele conhece cada célula do nosso corpo e tem bem contados cada fio de cabelo de nossa cabeça. Ele planejou nossa vida, pois nos amou antes mesmo de criar os céus e a terra. Somos dele por direito de criação. Porque ele nos criou e cuida de nós, pode ser o nosso refúgio.

Hernandes Dias Lopes é bacharel em Teologia pelo Seminário do Sul, Campinas/SP e doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary de Jackson, no Missisipi, Estados Unidos. Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória desde 1985, conferencista e escritor, com mais de 70 livros publicados.

8

revistalifenews.com


9


REFLEXÃO

Pare de cometer os mesmos erros

C

onflitos são vistos como vilões a serem derrotados, mas nos enganamos ao não perceber as oportunidades que eles trazem e como pode haver crescimento consistente a partir das discordâncias. A Bíblia nos mostra que as crises não são ruins, embora sejam desconfortáveis. O problema não são as crise, mas sim como lidamos com elas.

13- Incapacidade para aceitar elogios; 14- Hábitos de comportamento derrotistas; 15- Hábito de deixar que os outros a conduzam; 16- Medo da solidão; 17- Medo de intimidade nos relacionamentos interpessoais; 18- Problemas quanto a aceitação do amor de outras pessoas; 19- Dependência dos bens materiais para se sentir segura; 20- Incapacidade de demonstrar emoções; Podemos desenvolver uma autoimagem mais saudável. 21- Hábito de usar rótulos negativos em relação a si mesmo; As pesquisas mostram que tendemos a agir de acordo 22- Tendência de seguir a multidão, não tem opinião própria; em harmonia com nosso autorretrato. 23- Comportamento perfeccionista; 24- Hipersensibilidade. A nossa autoimagem influencia a nossa vida social, nosso desempenho profissional e nosso relacionamento A CURA PARA A AUTO IMAGEM DISTORCIDA. com outras pessoas. • Vendo a realidade pelo lado certo. (A Bíblia é a base). A nossa autoimagem tem uma estrutura definida, com- • O caráter de Deus e você. A chave para compreender posta por conclusões que tiramos a nosso respeito. O a verdade sobre nós como indivíduos Cristo é primeiro perigo de estar olhando a vida através de lentes man- entender quem é Deus. (Sl 24:8). chadas. Sua auto imagem é como um conjunto de lentes • Vendo-se como Deus o vê (Ef 1). • Somos abençoados com todas as bênçãos espirituais através das quais você vê a realidade. nos lugares celestiais (v.3). • Fomos escolhidos antes da fundação do mundo para Veja os resultados de uma autoimagem negativa: sermos santos e irrepreensíveis perante Ele (v.4). Predestinados para a adoção de filhos (v.5). 1- Atitude pessimista diante da vida; • Somos redimidos pelo seu sangue (v.7), selados em 2- Falta de confiança para apresentar-se socialmente; Cristo, com o Espírito Santo (v.13). 3- Extrema sensibilidade quanto às opiniões alheias; 4- Preocupação excessiva quanto a aparência; 5- Visão das outras pessoas como concorrentes que preci- Se você, entretanto, é crente, pode dizer o seguinte a sam ser vencidos e não como amigos para compartilhar; seu respeito, tenho paz com Deus (Rm 5:1), sou aceito 6- Senso de masculinidade ou feminilidade direcionados por Deus (Ef 1) e sou filho de Deus (Jo 1:12). Viva como um verdadeiro filho na terra. apenas para conquistas sexuais; 7- Esforço para tornar-se alguém ou alguma coisa, em vez de relaxar e de ter prazer em ser o que se é; 8- Visão do presente como algo a ser ignorado, focalizando maior sucessos passados ou sonhos futuros; 9- Visão acusatória ou crítica dos outros; JOSUÉ GONÇALVES Josué Gonçalves é terapeuta familiar, escritor, 10- Atitude defensiva em conversas e no comportamenpastor e apresentador do programa Família Debaixo da Graça, transmitido pela RedeTV!. to usual; Trabalha com o tema Família há 27 anos. Autor de várias obras, é membro da CGADB e AEVB. 11- Uso da ira como defesa para não se ferir; Seu trabalho pode ser conhecido no site Amo 12- Tendência de desenvolver relacionamentos de deFamília - www.amofamilia.com.br pendência; 10

revistalifenews.com


11


COMUNIDADE

CLAÚDIO DUARTE NA FLÓRIDA

N

a próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro, a Igreja Lifepoint, liderada pelos pastores Pedro e Sandra Corrá, estará promovendo o evento 2020 Vision com a presença dos pastores Cláudio Duarte, Marcus Salles e Pedro Corrá.

diversos cantores do seguimento gospel, foi vocalista da Banda 4 por 1, onde permaneceu por oito anos e gravou cinco CDs ganhando dois discos de ouro e um de platina, viajando por todo o Brasil e exterior.

Para participar do 2020 Vision é necessária inscrição O pastor Cláudio Duarte é um fenômeno da internet individual dos participantes. A inscrição é gratuita, com seus vídeos hilários, conquistou uma legião de porém as vagas são limitadas. seguidores nas redes sociais. Tocando em temas do cotidiano como religião e rotina, o pastor costuma – Local do evento: 1300 NW 4th Avenue, Boca Raton, viralizar quase semanalmente no Instagram, onde tem Florida 33432. (Prédio da Church of All Nations) mais de três milhões de seguidores. – Horário: 7:30pm – Friday (Sexta-feira). “Deus tem me usado através do humor para alcançar e revelar seu amor a essas pessoas. Esse projeto é – Por favor, chegar com pelo menos 1 hora de extremamente gratificante porque me dá oportunidade antecedência ao evento para receber a pulseira de não apenas de ver as pessoas sorrirem, mas de acesso ao local. estabelecer princípios e valores que fortalecerão seus relacionamentos”, diz o pastor, em postagem no – Devido ao tempo de duração e natureza do evento, Instagram. não teremos estrutura para crianças menores de 10 anos participarem. O pastor Marcus Salles é pastor do Projeto Vida Nova. Além de compositor de vários sucessos interpretados por Mais informações atravé do site www.igrejalifepoint.com. 12

revistalifenews.com


13


COMUNIDADE

Novo simulador da Disney em Orlando coloca visitante para lutar ao lado de jedi

P

elos parques da Disney, a convocação está estampada em cartazes: “Join the Resistance”. Em português, “junte-se à resistência”. Neste caso, Resistência é o grupo de heróis que tenta vencer o mal em “Star Wars: A Ascensão Skywalker”, o nono e, até que provem o contrário, último filme da saga Star Wars. Entrar na Resistência é fisicamente possível para quem visitar o Walt Disney World, em Orlando. Um dos quatro parques do complexo, o Disney’s Hollywood Studios, abriu a atração Rise of the Resistance, uma experiência sem precedentes de imersão no universo Star Wars.

com um set de filmagem. Os turistas percorrem a reprodução de uma nave dos “malvados” de Star Wars, repleta de troopers, aqueles soldados de armadura branquinha. São cenários enormes, ou pelo menos projetados para dar essa impressão. E são bem convincentes nisso. Os visitantes entram andando, encontram troopers, fogem num elevador e, é bom segurar a respiração, ficam diante de Kylo Ren, o vilão da atual trilogia do cinema, que é neto de Darth Vader e filho de Han Solo e da Princesa Leia.

Então é hora de entrar em um veículo aberto, como um kart para oito pessoas (duas filas de quatro assentos), O brinquedão fica na Galaxy’s Edge, área temática que desliza no chão como aqueles carrinhos de bateinaugurada em agosto deste ano. Sua versão na bate dos antigos parques de diversão. Aí começa uma Disneyland, na Califórnia, foi aberta antes, em maio. fuga alucinada, cheia de tiros e explosões, até que é aberto um buraco na parede dessa espécie de fortaleza Os cenários reproduzem o visual de planetas que aparecem em que a coisa acontece, e o carrinho vai para o espaço, nos filmes da saga. Os brinquedos estão dispostos entre num delírio total. lojinhas, bares e restaurantes que vendem produtos idealizados pelos criadores da cenografia dos longas. Tem muito mais, mas vale evitar spoilers. A jornada é inebriante, e a sensação de estar trabalhando como Esse desfile de bibocas divertidas, como uma loja de figurante de um filme é forte o bastante para que o visitante antiguidades siderais ou a Cantina do Oga, um daqueles bares imagine ouvir a qualquer hora o grito de “corta!” do diretor. frequentados pela escória das galáxias, ganhou a companhia de duas atrações para marcar a conclusão da saga nas telas. Um dos acertos da atração é apresentar aos visitantes personagens que usam capacetes que encobrem Millennium Falcon: Run, um simulador que permite ao seus rostos, como Kylo Ren e os troopers. Se fossem visitante pilotar a célebre nave de Han Solo e Chewbacca, convocados para a brincadeira heróis como Luke foi inaugurado antes na Califórnia. Agora na Flórida, essa Skywalker ou os jovens Rey e Finn, esses seriam atração espetacular acaba sendo ofuscada pelo impacto substituídos por atores. Os rostos diferentes do elenco de Rise of the Resistance, com uma proposta que supera original poderiam quebrar a magia da imersão. Diante qualquer ousadia dos simuladores. de vilões que usam capacetes, a brincadeira flui mais. Desta vez, quem resolve encarar a brincadeira entra dentro Todo o esquema de segredo que envolveu a produção se do filme. A melhor definição do ambiente é a comparação justifica. 14

revistalifenews.com


15


COMUNIDADE

Companhia T-Mobile lança serviço 5G nos Estados Unidos

"O lançamento de hoje catapulta imediatamente a T-Mobile à posição de liderança como a maior rede 5G do país", expressou a companhia em um comunicado

A

companhia telefônica T-Mobile anunciou este mês ter se tornado a pioneira no lançamento de serviços 5G wireless nos Estados Unidos, embora sejam mais lentos do que alguns esperavam para a nova geração de conectividade. "O lançamento de hoje catapulta imediatamente a T-Mobile à posição de liderança como a maior rede 5G do país", expressou a companhia em um comunicado.

enfrenta um desafio judicial de vários estados do país. O sistema T-Mobile opera em uma banda baixa que oferece velocidades mais rápidas do que as atuais redes 4G, mas abaixo do máximo prometido para o 5G, embora a empresa o tenha denominado de "5G real, baseado em padrões".

"Construímos uma [rede] 5G que funciona para mais pessoas em mais lugares e este é apenas o começo", destacou Neville Ray, presidente de tecnologia da A T-Mobile, terceira operadora dos Estados Unidos, informou que sua rede 5G atende 200 milhões de companhia. pessoas e "atravessa paredes", superando o lançamento limitado do 5G das concorrentes maiores, Verizon e No âmbito da luta pelo uso da tecnologia 5G, as autoridades americanas proibiram o uso de equipamentos AT&T;, no começo deste ano. da Huawei, principal fabricante de infraestruturas de A empresa acrescentou que vai melhorar e ampliar sua rede comunicações com sede na China, devido à preocupação 5G se concluir uma fusão planejada com a rival Sprint, um de que sua rede possa apresentar riscos de segurança acordo aprovado por reguladores americanos, mas que nacional, o que a companhia nega. 16

revistalifenews.com


A

s projeções indicam que os latinos serão a minoria com maior representação entre os eleitores aptos a votar em 2020 (13%), superando os negros. Não só o número de latinos tem crescido pela mudança na demografia nos EUA, como a participação de eleitores latinos nas urnas tem aumentado. Entre os que podem votar, 40% foram às urnas na última eleição de meio de mandato, em 2018. A eleição legislativa anterior, em 2014, teve presença de 27% dos latinos aptos a votar. O crescimento superou o aumento da participação de brancos e negros.

a comunidade. Já havia um crescimento da presença nos EUA pela demografia, mas agora há a vontade de se tornar um bloco."

Jonathan Green faz parte dos jovens que receberam o DACA, o programa criado na época do governo Barack Obama para regularizar temporariamente imigrantes em situação ilegal que chegaram aos EUA ainda menores de idade. Mas, segundo o panamenho, a política de imigração de Trump pode mudar seu destino nos EUA. "Estou vendo o que esse governo fez nas nossas comunidades. Nossos sistemas e nossas leis colocaram "Os eleitores latinos e asiáticos costumam ser menos pessoas como eu e minha família em risco", afirmou. contatados pelas campanhas. Por quê? Uma resposta preguiçosa é que esses eleitores frequentemente falam A retórica anti-imigração atual faz com que a comunidade outras línguas que não o inglês. As campanhas precisam latina se energize nas campanhas contrárias ao recrutá-los", afirma Ricardo Ramírez, professor de ciência presidente. Um levantamento da organização Equis Labs política e especialista em raça e etnia na Universidade mostra que mais de dois terços dos latinos em 10 de 11 de Notre Dame, em Indiana. "A comunidade latina Estados pesquisados afirmaram que pretendem votar em responde com uma alta taxa de participação, quando é um democrata. Uma pesquisa conduzida pelo instituto Pew Research aponta que mais de 50% dos consultados contatada", afirma. concordam que se tornou mais difícil ser um latino nos Segundo Ramírez, uma das razões que explica a EUA nos anos recentes. tendência das campanhas de não buscar essa parcela da comunidade é o fato de não haver partidarismo claro entre os latinos. "Então as campanhas têm menos certeza sobre o que estão mobilizando, preferem seguir os padrões partidários", afirma. ELEIÇÃO DE TRUMP MUDOU A ABORDAGEM AOS LATINOS Para 2020, o cenário tem se alterado. Luís Aguilar é mexicano e mora nos EUA há 20 anos. Como diretor estadual da associação CASA em Virgínia, que trabalha com imigrantes latinos, ele lida com a comunidade local no dia a dia. Segundo ele, os esforços das campanhas eleitorais para alcançar essa parte da sociedade americana estão "completamente diferentes" depois da eleição de Trump. "Bernie Sanders e Elizabeth Warren estão especificamente tendo esse público como alvo na preparação para as primárias. Antes de 2016, os candidatos só buscavam os latinos bem depois das primárias", afirmou. "O voto se tornou uma ferramenta forte para a comunidade latina. Os ataques feitos pelo governo Trump estimulam revistalifenews.com

17

COMUNIDADE

Latinos terão maior peso nas eleições dos EUA e são alvo de campanhas


ESPECIAL

6

PERGUNTAS PARA FAZER QUANDO A SUA VIDA ESTÁ PRESTES A MUDAR

A

transição do verão para o outono é clara: os Onde eu estou emocionalmente? Onde eu estou dias são menores, as temperaturas começam a fisicamente? Financeiramente? Como estão meus esfriar, e os chocolates quentes voltam a apa- relacionamentos? Como estou espiritualmente? recer nos menus.

Durante a vida, nós passamos por transições que são muito parecidas. Novas oportunidades, novos lugares, novos amigos. Tudo é novo.

2. O que eu tenho que deixar para trás?

Sejamos honestos: as coisas mudam. As mudanças nos Se nós estamos entrando na primavera de um novo rodeiam, e nós temos que estar dispostos a mudar algo emprego ou relacionamento, ou no inverno da perda em nós também. Nós devemos deixar algumas coisas ou decepção, precisamos estar preparados e prontos para trás para, então, abrir espaço para algo novo. para qualquer coisa que possa vir. Na maioria das vezes, novas temporadas vem Abaixo estão algumas perguntas que você deve fazer acompanhadas de sacrifícios e decisões difíceis. Qualquer a si mesmo quando estiver em uma fase de transição coisa que seja, faça. Agora. Nada vai mudar enquanto para uma nova fase: você não estiver disposto a mudar algo em você.

1. Onde eu estou? Antes de ir adiante com algo, é preciso saber onde você está.

3. Quem eu quero ser e como eu vou chegar lá?

Ser humilde e honesto avaliando sua real situação é o primeiro Algumas fases de nossas vidas podem durar alguns meses, outras até anos, mas todas tem algo em comum: passo para caminhar para uma temporada de crescimento. elas terminam. Talvez seja bom pedir a um amigo ou familiar de confiança para te ajudar nesse processo. Pergunte a você mesmo: Quem você se tornará ao final dessa fase que você vive hoje? 18

revistalifenews.com


Ficar sentado fazendo nada enquanto as coisas mudam Procure pessoas que vão ajudar você a construir, que ao seu redor não vai fazer as coisas melhorarem – na te encorajarão e te desafiarão – pessoas que não estão apenas “por” você, mas estão “com” você. A diferença? verdade só vão deixar você mais ultrapassado. Os que estão “por você” irão te aplaudir da plateia, mas A ponte entre aonde você está no começo dessa fase de sua os que estão “com você” irão vestir a camisa e ajudar vida e aonde você quer chegar ao final dela, requer um plano você a jogar o jogo na quadra. de ação. Faça um planejamento e depois, vá e execute.

4. Existe espaço para crescer? Sempre há espaço para crescimento. Deus quer nos moldar, formar e nos preparar para o que Ele tem preparado para nós. Você está onde você está por uma razão. Pergunte a Ele em quais áreas você precisa de ajuda e se comprometa a crescer nessas áreas. Não desperdice essa temporada de mudanças que você está vivendo. Encontre maneiras de aprender, servir e crescer.

5. Quem eu quero que esteja ao meu lado?

6. Quais são minhas Motivações?

Suas motivações mais profundas são o combustível que irá mantê-lo funcionando para suportar as dificuldades dessa temporada que você está – e não se engane, você terá que enfrentá-las. O seu “porque” te manterá comprometido naquele dia que você não está disposto a acordar meia hora antes. Vai te ajudar a dizer “não” quando você realmente, realmente quer mandar uma mensagem para a sua ex, mesmo quando você sabe que você não deve. O seu “porque” vai manter os seus olhos focados a frente para que não se desvie nem para a direita e nem para a esquerda. Vai manter suas pernas em movimento quando você está querendo abandonar tudo.

Faça um inventário das pessoas que estão ao seu lado. Quem são os amigos e família que estão com você nessa Transições não são fáceis, mas podem ser tempos de nova temporada? Quem está se afastando? Quem está imenso crescimento e aprendizado para confiarmos mais investindo em você e em quem você está investindo? em Deus. Seja intencional durante sua transição. revistalifenews.com

19


CAPA

2020... E O QUE ELE TEM RESERVADO PARA VOCÊ Ano novo é sinônimo de esperança, de mudança, de expectativa. Lembra a oportunidade de novos planos, novas ideias, oportunidades e sonhos. E até, quem sabe, novidade de vida.

A

questão é que o “novo” envolve deixar para atrás o “velho”. Ou seja, o “novo” envolve mudança. E a mudança só é possível quando reconhecemos que há coisas que precisam ser mudadas, quando temos atitudes diferentes das que costumávamos ter.

meter “os mesmos erros do anos passado”. Mas quando o dia 02 de janeiro do novo ano chega, todo mundo esquece daquilo e se vê fazendo as mesmas coisas – muitos, até no próprio jantar de ano novo mostram a “nova velha cara”. Por quê? Porque faltam duas coisas essenciais: planejamento e alvos claros.

É muito comum elaborar uma lista de “resoluções de fi- ENTÃO, A PRIMEIRA COISA QUE 2020 TEM RESERVAnal de ano”. Um checklist que poderá nos salvar de co- DO PARA VOCÊ É A OPORTUNIDADE DE FAZER UM... 20

revistalifenews.com


Sem um planejamento elementar, muito provavelmente você não terá nada para comer quando acordar de manhã. E sem um planejamento detalhado, ninguém pode construir uma casa, muito menos um shopping ou um arranha-céus. Então, o planejamento é valioso. Muito valioso. Mas existe um ingrediente secreto. Bom, não tão secreto, mas sim muito importante: alvos alcançáveis. Porque você pode, por exemplo, precisar perder 20 ou 30 quilos. Mas você não vai perdê-los em uma semana. Isso vai levar tempo – assim como ganhar esses quilos a mais também levou tempo. Se você coloca como meta perder 30 quilos em 15 dias, vai se frustrar. Mas se você coloca como meta perder 6 quilos em um mês, com acompanhamento médico, uma boa dieta e exercício físico, muito provavelmente você se sentirá feliz com os resultados, e estará estimulado a continuar. Se o planejamento e os alvos alcançáveis são necessários para nossa vida física, o mesmo acontece com nossa vida espiritual. A mesma seriedade que precisamos pensar e planejar o que precisa ser mudado no novo ano, deve ser aplicada à nossa vida espiritual. Caso contrário, seria como se a escavadeira do Espírito Santo chegasse a nosso coração pronta para começar uma grande obra de construção, e, devido ao mau planejamento, há pilhas de coisas desordenadas em seu caminho. Isso vai deixar o Espírito Santo entristecido (Ef. 4.30). Veja como a Bíblia nos ensina a planejar: “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.” Provérbios 6.6-8

PLANEJAMENTO Pode parecer chato, mas é absolutamente necessário. Vamos pensar juntos? Suponhamos que você pensa em construir uma casa nova. Então você senta e faz uma lista de todos os materiais que acha que vai precisar. Depois disso, faz a encomenda dos mesmos e pede para que tudo seja entregue no lote onde será feita a construção. Tudo é empilhado no centro do lote, e no dia seguinte a revistalifenews.com

A formiga é um exemplo não só porque trabalha duro, mas também porque planeja pensando no futuro. No verão ela pensa do que irá precisar no inverno, garantindo assim sua provisão. “O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” Provérbios 14.15 A diferença entre planejar ou não está em se você olha 21

CAPA

escavadeira vem para fazer seu trabalho... Só que todos os materiais que foram entregues no dia anterior estão no meio do caminho, exatamente onde a escavadeira deveria trabalhar. Por quê? Falta de planejamento.


CAPA para o futuro ou para o imediato. Se você não se prepara para o que está por vir, você estará sempre à mercê dos que tentam dar-lhe conselhos sobre como agir agora, de modo a tentar ser feliz no futuro –“o simples acredita em tudo”.

A Bíblia nos ensina que o planejamento cuidadoso faz uma pessoa sábia e produtiva. Não planejar é insensato e perigoso. Ainda mais se o Senhor não está envolvido nesses planos: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Pv. 16.9).

Mas “o prudente atenta para os seus passos.” Ou seja, ele considera os dias que virão e o que eles estão trazendo e pensa sobre a melhor forma de usar isso para alcançar seus propósitos.

É claro que o Senhor está no controle de todas as coisas, mas isso não significa que não devamos planejar. Ao contrário, devemos confiar nEle como Aquele que estabelecerá nossos planos de acordo com seus propósitos amorosos. Ele planejou para a nossa alegria, e nós devemos planejar para a sua glória.

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bemsucedidos quando há muitos conselheiros.” Provérbios 15.22. Aqui, o autor diz que o sucesso de um planejamento está atrelado à vida em comunhão. Ninguém alcança o sucesso sozinho. Familiares, amigos e irmãos vão ajudar você a alcançar o alvo que deseja.

nosso Pai Celestial é um Deus que Planeja:

“Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o O que o autor de Provérbios basicamente diz é: Não seja que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tão independente a ponto de se achar acima do poder tinha decidido realizar por meio de Cristo. Esse plano é do conselho de alguém que o ama. Converse com pesso- unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, as experientes e sábias. Note a maneira como os outros tudo o que existe no céu e na terra.” Efésios 1.9-10. fazem as coisas e aprenda com seus erros e acertos. Jesus também tinha um plano. Quando sua mãe pediu“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus pla- -lhe para fazer um milagre nas bodas de Canãa, ele disse: “Minha hora ainda não chegou” (João 2.4). Havia nos serão bem-sucedidos.” Provérbios 16:3. uma hora certa para a revelação do Seu poder. Havia um A questão é: Como você pode planejar de tal forma que o planejamento. que você produz terá valor permanente? Resposta: Entregue ao Senhor. Ou seja, procure sempre a orientação e força O ano novo nos dá a oportunidade de planejar as coido Senhor em seu planejamento. Confie na sabedoria dEle sas mais importantes da nossa vida: passar tempo com e não na sua. Então seus planos darão frutos permanentes. seu cônjuge – ou, se você é solteiro, com seus amigos 22

revistalifenews.com


noVAS OPORTUNIDADES

MUDAR DE HÁBITOS

revistalifenews.com

23

CAPA

• para sermos ainda mais abençoados e abençoadores; • para sermos ainda mais úteis a Deus e aos que conosco convivem; • para exercitarmos ainda mais o amor fraterno e cordial com os nossos semelhantes; • para nos tornarmos ainda mais cordiais e compreensivos com os nossos próximos; E, o mais importante, elaborar uma estratégia para ter, • para vivermos com maior dignidade e honradez; diariamente, um tempo de oração e comunhão com • para lutarmos ainda mais pelos nossos ideais e projetos; Deus através da Sua Palavra. Sem um plano, estas coi- • para tornarmos mais concretos e palpáveis os nossos sas, que são as mais importantes de todas, sempre serão sonhos; deixadas de lado por pressões urgentes – que nem sem- • para aproveitarmos ainda mais os desafios que a arte pre são importantes. de viver nos oferece; • para persistirmos, com mais afinco e determinação, em A SEGUNDA COISA QUE 2020 TEM RESERVADO PARA nossos objetivos e metas; VOCÊ SÃO... • para valorizarmos ainda mais a família que Deus nos deu o privilégio de construir; • para refletirmos melhor acerca do significado e das razões de viver; • para ajudarmos aos necessitados e exercermos a miseA palavra “oportunidade” é definida como uma combi- ricórdia e a bondade; nação de circunstâncias favoráveis para um propósito. • para nos colocarmos como instrumentos nas mãos de Deus, a fim de que Ele haja em nós e através de nós; Cada ano que começa é uma nova oportunidade, uma • para termos um relacionamento ainda mais profundo nova chance para realizar coisas diferentes, completar com Deus e experimentarmos a plenitude do Pai. outras e consertar as que são necessárias. E, FINALMENTE , A ÚLTIMA COISA QUE 2020 TEM É uma nova oportunidade para completar velhos tra- RESERVADO PARA VOCÊ É A OPORTUNIDADE DE... balhos ou planos, para realizar aqueles propósitos que fizemos no passado e ainda não colocamos em prática. Se nos sentarmos para fazer uma lista, descobriremos muitas coisas que precisam ser terminadas. O homem tem uma boa capacidade de mudar, depenTrata-se também de uma oportunidade para fazer novos dendo de sua conveniência. Mudamos de cidade, de enpropósitos e planos. Pense naquelas coisas que você dereço, de computador, de celular, de emprego, de cargo nunca fez e naquelas que nunca fizeram parte dos seus e até de estado civil. Mas nossa maior dificuldade é no sonhos. Reflita sobre o que Deus espera de você. E então campo da mudança de hábitos. inclua entre as suas tarefas algumas novas ações, que Entende-se por hábito um modo recorrente de comporvocê precisa ou deseja fazer para Deus, para os outros tar-se. Algo que fazemos repetidamente e incorporamos ou para si mesmo. à nossos usos e costumes. Não se nasce com hábitos, Cada novo ano deve ser vivido de tal maneira que, ao eles são desenvolvidos pelo aprendizado e incorporados olhar para trás, não possamos considerá-lo como perdi- pela repetição. do, mas sim como um período proveitoso e abençoado Entre nossos hábitos existem os bons, que nos fazem de nossa vida (Sl. 90.12). bem, como o hábito da leitura, a atividade física, a ponQue esse ano que começa chegue com o firme propósito tualidade e o controle financeiro. no nosso coração de vivermos intensamente cada dia E existem também aqueles dos quais adoraríamos nos lique o nosso Deus nos conceder. vrar. Aqui sugerimos uma lista daqueles que, com a chegada do novo ano, temos a oportunidade de abandonar: UM ANO NOVO COM NOVAS OPORTUNIDADES - para aprofundar e fortalecer o relacionamento; passar tempo de qualidade brincando e ensinando às crianças; fazer a atividade física que você precisa para se manter saudável – lembre-se, nosso corpo é templo do Espírito Santo, 1Co. 6.19 -; dormir e comer o suficiente; procurar descanso e renovação espiritual.


CAPA

NOS COMPARARMOS COM OUTRAS PESSOAS

míDias soCiais

As redes sociais tornaram isso muito mais fácil de se cultivar. Ficar sentado desejando que estivesse viajando na Europa com o seu amigo, ou que seu trabalho fosse tão legal quanto o do cara da igreja, é uma receita para o sofrimento.

Vamos encarar um fato: todos temos argumentos. Argumentar não mudará a mente de ninguém, mas amar mudará o coração de muitos.

Chute para longe o hábito de desejar que sua vida fosse mais ativa, saia e tome alguma atitude para mudar isso!

abanDonar o Projeto que semPre Desejamos Começar

Dizer “vou ler mais quanDo eu tiver temPo” Infelizmente, você não vai magicamente ter mais tempo. Você terá que criar o hábito de fazer mais – e melhor - na mesma quantidade de tempo, 24 horas. Se o dia tiver 35 horas, nosso desperdício de tempo diário seria maior ainda.

Seja um ler um livro, consertar algo na sua casa ou até se Dizer “vou orar mais quanDo eu tiver temPo” encontrar com vizinhos, você se sentirá muito melhor quando estiver, de fato, fazendo o que projetou fazer. Separe um Orar é como se alimentar. Talvez você já pensou: não vou orar nem ler a Bíblia durante a semana, mas no sádia, uma tarde ou até mesmo meia hora, e comece. bado vou dedicar duas horas a isso. Bom, lhe faço um convite: passe a semana inteira sem se alimentar, e no DesPerDiçar ComiDa sábado coma tudo o que você não comeu durante a semana. Será que vai dar certo? Não, né? Pois é, com a Muitos de nós estamos contribuindo com o desperdício vida de oração é a mesma coisa. Não subestime o que só pelo fato de termos o terrível hábito de comprar mais Deus pode falar com você em 10 ou 15 minutos diários comida do que realmente precisamos ou não usar tudo de comunhão com Ele. A disciplina é o maior segredo. o que temos na geladeira. Isso precisa mudar!

esPerar Pelo Próximo granDe aConteCimento

viver Com baixa-estima

Você não é um erro, você não é burro e você é bom no que você faz. Não jogue fora o hábito de pensar seriamente sobre você mesmo, e firmar sua identidade na A vida não começa quando você se casa, quando você é comunhão com Deus. Trabalhe para que os pontos necontratado para o emprego dos seus sonhos, quando gativos virem positivos. você muda para uma outra cidade, nem quando você faz uma viajem ao redor do mundo ou qualquer outra coisa nesse estilo. fazer Do seu telefone a última Coisa A vida é feita de grandes e simples momentos. Se formos cheios do Espírito Santo, saberemos aproveitar cada um deles com intensidade.

ser CrítiCo sem ser ProDutivo Não existe nada errado em mostrar coisas que precisam ser mudadas, mas isso pode se tornar um hábito de crítica constante se você não trabalhar para ajudar a fazer as mudanças. Seja você a mudança!

entrar em uma interminável DisCussão nas

que voCê vê antes De Dormir (ou a Primeira quanDo voCê aCorDa) As pessoas que se deitam com seus telefones perto demoraram mais para dormir e passam menos tempo nos estágios mais profundos do sono (ou seja, não descansam). Que a última coisa que seus olhos vejam antes de dormir seja o sorriso da sua esposa ou seu marido, o descanso de seus filhos ou a folha que encerra o capítulo do livro que você está lendo. Seu descanso será mais profundo e saudável. 24

revistalifenews.com


algo que realmente precisa.

se Castigar Por não Conseguir muDar seus hábitos

A preocupação pode facilmente consumir a sua vida, existem situações que por mais que você se preocupe, nunca irão mudar. Deixe que Deus tome controle de to- Todas essas coisas valem a pena serem trabalhadas, mas das as coisas da sua vida (Sl. 37.5). nenhuma delas é motivo para se castigar. A graça de Deus não se acaba, as misericórdias do Pai se renovam Conferir o que aConteCe nas reDes soCiais diariamente (Lm. 3.22-23).

em CaDa momento que voCê estiver livre

2020 é o ano da realização dos sonhos. O ano em que veremos muitas promessas se cumprirem.

Existe um uso bem melhor para as pausas no seu dia (nas filas, nos faróis) do que olhar as atualizações de Só poderemos ser cheios de toda a plenitude de Deus status. Ore, pense em formas de melhorar o dia de algu- (Ef. 3.19) quando, de fato, tenhamos um relacionamento ma outra pessoa ou pergunte ao Espírito Santo o que Ele com o Espírito Santo. Ele é uma pessoa, não um amigo deseja que você faça, como você pode servi-lo melhor. imaginário. Ele deseja ter comunhão conosco.

ComPrar Por imPulso Acrescente um pouco de paciência ao seu hábito de comprar e tenha certeza de que você está comprando

revistalifenews.com

A amizade com ele é o caminho para que possamos continuar levando adiante a visão de sermos uma igreja família, vivendo o amor de Cristo, alcançando ao próximo e formando discípulos.W

25

CAPA

se PreoCuPar Com as Coisas que estão fora Do seu alCanCe


ESPECIAL

COISAS QUE O NÃO ENSINA MAS É BOM VOCÊ SABER

M

ark Zuckerberg fez definitivamente mais do que somente fornecer uma maneira de nos conectarmos com as pessoas ao criar esta poderosa Rede Social.

O nosso relacionamento com o Facebook é bem sério. Comemos, dormimos e respiramos Facebook. Através dele, mantemos contato com amigos, familiares distantes, escutamos músicas novas, recebemos notícias de novos eventos e outras coisas que nos interessam, e ele tem se tornado – infelizmente - nossa primeira fonte de notícias.

1. Você pode ter uma gigante lista de amigos, mas nenhum amigo verdadeiro. Quando pensamos sobre todas as pessoas que conhecemos, nos perguntamos como poderíamos ficar entediados ou sozinhos.

Mas, um amigo não é alguém com quem você teve contato uma vez na vida, nem é alguém que você só encontra ocasionalmente em algum passeio. Um Entrar na rede social do “joinha” se tornou algo tão verdadeiro amigo é alguém com quem você estabelece habitual como escovar os dentes. É a primeira coisa uma relação mútua de confiança e respeito; uma pessoa que fazemos quando acordamos e a última coisa que em quem você tem confiança e que irá estar do seu lado nas dificuldades e nas alegrias; uma pessoa que irá te olhamos antes de dormir. Mesmo que este possa ser um hábito questionável, confrontar quando for preciso; uma pessoa que faz você também há coisas positivas que a mídia social nos ensina: querer ser melhor, não pior. E, o mais importante, tem 26

revistalifenews.com


3. Não subestime quem está conectado com seu perfil Existem pessoas das quais, claramente, devemos manter distância. Mas nunca esqueça que Deus coloca pessoas em nossas vidas por um motivo. E Ele faz o mesmo com você para com os outros.

4. Comparar-se com outras pessoas é sempre uma má ideia. Com o fácil acesso que temos à vida de outras pessoas nestes dias, não é difícil de nos compararmos àqueles a nossa volta. Quando vemos que após uma etapa da vida, as pessoas com quem fizemos faculdade estão com carros e casa, enquanto nós continuamos andando de ônibus, isso pode gerar frustração.

com você um relacionamento que gera frutos.

2. Você não é a soma das suas “curtidas”.

Lembre-se que Deus criou a todos nós diferentes um do outro, e Ele tem planos diferentes para cada um de nós. E não faz bem compararmos nosso começo com o meio da história de alguém. Em vez de fixarmos nossos olhos nas pessoas com quem estamos conectados pelas redes sociais, precisamos fixar nossos olhos em Jesus. Se não, poderemos muito bem perdermos a porta que Ele abriu a nossa frente, porque estávamos muito ocupados olhando “a grama do vizinho”.

5. Fomos criados para muito mais.

Inicialmente, vemos nossas atividades online apenas como uma forma divertida de passar o tempo. Mas com o passar do tempo, algumas pessoas começam a se O que é mais importante: gastar horas tentando tirar importar menos com o que compartilham e mais com a a melhor “selfie” ou participar de uma comunidade de amigos verdadeira e compartilhar coisas que edificam? atenção que isso possa gerar. Precisamos refletir sobre quanto tempo gastamos com Isso não é saudável. Por quê? Pois, assim, as pessoas coisas triviais – seja na vida real ou online. Temos que ficam obcecadas com o número de “curtidas” que um lembrar que Deus nos criou para sermos parte de um post seu possa receber, e atrelam isso ao seu nível de plano eterno. Nosso tempo na terra é limitado. “popularidade” – como se isso fosse realmente um Não o desperdicemos. Vamos investir tempo nas coisas indicador válido do quanto somos - ou não - amados. que realmente valem: amizades verdadeiras, serviço ao As curtidas tornam-se um impulsionador do ego. próximo e, principalmente, comunhão com Deus.W revistalifenews.com

27

ESPECIAL

Consequentemente, quando uma postagem falha na missão em ganhar os “joinhas” virtuais, sentimosnos decepcionados. A verdade é: pessoas e coisas jamais nos satisfarão. Nossa confiança e amor próprio deve vir de Deus, da identidade que Ele nos dá em Cristo, e não das curtidas num post.


IMIGRAÇÃO

EUA agilizam processo de “reunificação familiar” de imigrantes

O

s imigrantes que obtêm o status de residente permanente legal (green card) nos EUA e os que mais tarde se tornam cidadãos norte-americanos naturalizados, muitas vezes desejam que seus parentes próximos no exterior também imigrem. Existem várias maneiras de ajudar um membro da família elegível a imigrar para os EUA, mas quase sempre esse processo complexo começa com o envio de um formulário essencial para estabelecer o relacionamento entre o solicitante e o beneficiário. Chama-se Formulário I-130, Petição de Parente Estrangeiro, e é o primeiro passo para patrocinar um parente que deseja imigrar aos EUA. Somente depois que o governo dos EUA aprovar essa petição, o membro da família poderá aplicar para se tornar um residente permanente legal, ou seja, portador do green card. Agora, pela primeira vez, os imigrantes poderão realizar esse processo eletronicamente. Os Serviços de Cidadania & Imigração (USCIS) anunciaram recentemente que disponibilizavam o formulário para preenchimento online. “O I-130 é um dos formulários do USCIS mais apresentados”, disse o diretor interino do USCIS, Ken Cuccinelli, em um comunicado à imprensa.

“À medida que continuamos nossa transição para operações sem papel, os peticionários agora podem experimentar a conveniência de preencher eletronicamente”, acrescentou o funcionário escolhido por Trump. COMO PATROCINAR UM MEMBRO DA FAMÍLIA: O primeiro passo é criar uma conta online, que pode ser aberta através do website: https://myaccount.uscis. dhs.gov, o qual oferece uma maneira segura para os imigrantes enviarem solicitações e revisarem seu status à medida que o processo avança. Depois de iniciado o processo, uma vez que o Departamento de Segurança Interna (DHS) tenha verificado a relação familiar e, consequentemente, tenha aprovado o Formulário I-130, os parentes “devem esperar até que haja um visto disponível antes de poderem se candidatar para se tornar um residente permanente legal”, explicam as autoridades. O próximo passo, se o membro da família já estiver nos EUA, é aplicar junto ao USCIS enviando o Formulário I-485, Pedido de Registro de Residência Permanente ou Ajuste de Status. Se o estrangeiro mora no exterior, ele ou ela deve solicitar um visto de imigrante nos consulados dos EUA espalhados em todo o mundo. 28

revistalifenews.com


O

governo de Portugal pretende lançar um visto especial de curta duração para imigrantes que desejem procurar trabalho no país. A proposta faz parte do plano do orçamento de 2020, apresentado pelo executivo do primeiro-ministro António Costa (Partido Socialista) ao Parlamento.

em Portugal e a que mais se beneficia do processo de legalização por contrato de trabalho. O número de cidadãos do Brasil residindo em Portugal disparou em 2018: uma alta de 23,4% em relação a ano anterior. Foi o segundo aumento consecutivo, após um período de seis anos de quedas nos números oficiais (de 2011 a 2016).

A medida é uma antiga reivindicação de várias entidades de apoio aos imigrantes, que defendem a necessidade de uma “porta de entrada” oficial para a mão de obra estrangeira, Além do visto temporário para quem procura emprego, muitas vezes para trabalhos menos qualificados, como no o orçamento também lista outras ações para facilitar o processo migratório para Portugal, especialmente setor de restaurantes e na agricultura. agilizando entraves burocráticos e simplificando a Pelo modelo atual, a maior parte dos imigrantes chega concessão e renovação de autorizações de residência. com status de turista e começa a trabalhar de forma irregular, apelando depois a um longo e burocrático Outro ponto que deve beneficiar os brasileiros é a processo de regularização, que inclui o pagamento de suspensão dos mecanismos de contingenciamento para uma multa pela permanência irregular em território luso. a concessão de vistos de trabalho para cidadãos de fora da União Europeia. No novo documento, o governo reforça a necessidade Atualmente, o governo pode estabelecer um número máximo de criar “canais formais de migração”. de vistos desse tipo, que acabam transformados em cotas. Presidente da Casa do Brasil, uma organização que presta apoio a imigrantes brasileiros, Cyntia de Paula diz que o Além disso, o processo de concessão do documento visto para quem procura emprego é benéfico, mas que é exige o parecer positivo do IEFP (Instituto do Emprego e preciso garantir que ele seja implementado evitando um Formação Profissional), uma etapa burocrática que pode dos principais problemas do sistema atual: a longa demora demorar e acaba afugentando potenciais contratantes. para conseguir finalizar os processos de regularização. Para a advogada especialista em direito migratório “Este visto teria como uma grande vantagem evitar Vanessa Rodrigues Lima, do escritório Abreu Advogados, que as pessoas ficassem longos períodos em situação a mudança deve “abrir as portas” para profissionais irregular, o que muitas vezes leva a uma situação de estrangeiros em Portugal, “mas não se sabe até que vulnerabilidade social e de precariedade laboral”, avalia. ponto”. “Podem ser estabelecidos outros critérios sobre Os brasileiros são hoje a maior comunidade estrangeira o assunto”, diz ela, que é luso-brasileira. revistalifenews.com

29

IMIGRAÇÃO

Portugal propõe visto para imigrantes à procura de trabalho


SAÚDE

Hipertensão: causas, sintomas diagnósticO e como baixar a pressão

A

hipertensão arterial é o aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Não à toa, a doença também é chamada de pressão alta.

Para chegar a cada parte do organismo, o sangue bombeado a partir do coração exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem. E é essa disputa que determina a pressão arterial.

sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais e por aí vai é significativamente maior. Aliás, entidades americanas já até baixaram o sarrafo para 13 por 8.

Para fazer a medição, é utilizado um aparelho chamado esfigmomanômetro, posicionado em volta do braço, e um estetoscópio para ouvir os sons do peito. O primeiro número é registrado no momento em que o coração libera o sangue. Essa é a pressão sistólica, ou máxima A pressão varia ao longo do dia. Numa pessoa deitada, – o recomendável é que não passe de 12 mmHg. O ela fica mais baixa. Quando nos movimentamos, os segundo valor é a pressão diastólica, ou mínima. O ideal valores sobem, porque o cérebro avisa que o corpo é que fique em torno de 8 mmHg. É o famoso 12 por 8. precisa de mais energia. Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão A pressão é apresentada em milímetros de mercúrio mais afetado. Como a circulação está prejudicada pelo (mmHg). O indivíduo é considerado hipertenso quando aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e 30

revistalifenews.com


Os rins também deixam de filtrar o sangue a contento Ela foi criada em 1997 e se baseia em generosas doses de quando a hipertensão se instala por muito tempo, e essa vegetais, frutas, legumes e grãos integrais no cardápio falha pode provocar insuficiência renal. como forma de combater a elevação da pressão. São alimentos carregados de nutrientes como potássio, A pressão alta interfere ainda nos vasos que irrigam a cálcio e magnésio – minerais que regulam a contração retina, tecido no fundo do olho crucial para captação dos vasos sanguíneos e do coração. das imagens. É por isso que alguns hipertensos relatam sofrer de visão embaçada. O consumo de sódio, por outro lado, deve ser moderado. Ele é o principal componente do sal de cozinha, e exagerar SINAIS E SINTOMAS na dose é um perigo. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingerir no máximo 5 gramas A hipertensão é uma doença silenciosa. Se os sintomas de sal por dia. Isso equivale a uma colher de chá. abaixo surgirem, provavelmente ela já estará em fase mais avançada. O ideal, portanto, é detectá-la com exames. Só não se esqueça de considerar os alimentos que têm sódio em sua composição, como o pãozinho, os • Dor de cabeça • Falta de ar • Visão borrada temperos prontos, embutidos e produtos processados. • Zumbido no ouvido • Tontura Hoje, estima-se que o brasileiro consuma mais ou menos o dobro de sódio do que deveria. Essa é uma das razões FATORES DE RISCO pelas quais 30% da população possui hipertensão. • Histórico familiar: filhos de pais hipertensos têm um risco 30% maior de ter pressão alta • Idade: a partir dos 60 anos de idade, as artérias perdem a flexibilidade • Etnia: a doença é mais prevalente na população negra e asiática • Obesidade • Poluição • Estresse • Sono irregular • Menopausa: a queda dos hormônios femininos danifica as artérias • Excesso de bebida alcoólica • Tabagismo • Alto consumo de sal • Sedentarismo • Diabetes • Doenças renais • Apneia do sono • Hipertireoidismo

Não fumar, não extrapolar na ingestão de bebidas alcoólicas e driblar a insônia são atitudes bem-vindas. É importante também arrumar uma brecha na agenda para incluir momentos de prazer capazes de aliviar o estresse do dia a dia, outro sabotador das artérias. O DIAGNÓSTICO

A PREVENÇÃO

Como a hipertensão não costuma dar sinais, é fundamental medir a pressão pelo menos uma vez por ano. Nas consultas de rotina, seja com o clínico geral ou algum especialista, sempre informe se algum parente sofre desse mal, sobretudo se for for o pai ou a mãe.

Um estilo de vida saudável influencia muito aqui. Dar

Para confirmar se uma pessoa possui pressão alta, a

revistalifenews.com

31

SAÚDE

oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento um basta no sedentarismo, especialmente se valendo de do músculo cardíaco, podendo ocasionar o infarto. atividades aeróbicas, como correr e nadar, induz a liberação óxido nítrico, substância vasodilatadora. Com as artérias O acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame, é relaxadas, a tendência é a pressão se manter mais baixa. outra consequência frequente da hipertensão. Com as constantes agressões da pressão, as artérias da cabeça não Verdade que, durante os treinos, é esperado que a conseguem se dilatar e ficam suscetíveis a entupimentos. pressão até suba um pouco – daí porque pacientes com Os picos hipertensivos acabam servindo de estopim para hipertensão devem ter certos cuidados com os exercícios um vaso ficar completamente obstruído ou então se romper. e buscar supervisão de um expert. Mas logo depois os números se estabilizam. Além do derrame, a pressão alta provoca uma série de pequenas obstruções e hemorragias no cérebro. Ao A alimentação é tão importante na prevenção da longo do tempo, esses episódios destroem os neurônios pressão alta que há uma dieta específica para esse fim. – o quadro é denominado demência vascular e leva à É a DASH, sigla em inglês para “dieta para combater a perda de memória. hipertensão”.


SAÚDE

medição tem que ser feita em três dias diferentes. Antes de cada uma, o paciente deve seguir orientações como evitar tomar café ou bebidas estimulantes, descansar bem e relaxar. Na hora do exame, não se deve conversar nem ficar se mexendo. Esses cuidados são importantes para que o resultado seja o mais confiável possível. Se ainda assim restar alguma dúvida, o especialista solicita um exame que vigia a pressão ao longo de 24 horas – é o holter.

seis meses ele vai medir a pressão novamente. Se os valores caíram, é possível continuar nesse caminho, mas lembrando que a doença não foi eliminada e que, portanto, é preciso manter os cuidados.

Se mesmo depois das mudanças no estilo de vida a pressão continua subindo ou estabiliza apenas em um patamar elevadíssimo, o especialista prescreve remédio para controlar a situação. Ele indica, entre as diferentes O rigor na medição ajuda ainda a identificar uma condição categorias de antihipertensivos, aquela que vai trazer os antes de chamada de pré-hipertensão – e agora rebatizada melhores resultados em cada caso. de pressão elevada. Entra nessa classificação quem estiver com a Alguns são diuréticos, ou seja, pressão acima dos 12 por 8 e abaixo Em mulheres eliminam o excesso de sódio dos 14 por 9, quando já se define a pelo xixi. Outros atuam como hipertensão propriamente. grávidas, a atenção vasodilatadores. Há ainda os que impedem a entrada de cálcio nas Essa faixa intermediária, além artérias, diminuindo a resistência é ainda maior. Isso de já causar eventuais estragos, para a passagem do sangue. revela que o indivíduo tem o dobro E um dos medicamentos mais para impedir o de risco de se tornar hipertenso. usados impede a produção de Quanto mais cedo essa ameaça é aparecimento da pré- angiotensina, molécula que faz os detectada, maior a chance de evitar vasos se contraírem e aumenta a que a doença se instale de vez. eclâmpsia. Trata-se de pressão. Em mulheres grávidas, a atenção é ainda maior. Isso para impedir o aparecimento da pré-eclâmpsia. Trata-se de uma complicação da gestação marcada pelo aumento da pressão arterial na gravidez.

uma complicação da gestação marcada pelo aumento da pressão arterial na gravidez.

A partir do estágio da doença classificado como moderado, a conduta é adotar dois ou mais antihipertensivos para atuar em diversas frentes.

Há também casos de hipertensão resistente – quando a pressão não fica abaixo de 14 por 9 mesmo com o uso de três classes de remédio. Aí, o cardiologista pode lançar mão de inovações a exemplo de um aparelho que emite ondas de alta frequência na região dos rins. O TRATAMENTO Como nos hipertensos o cérebro manda uma mensagem errada a esses órgãos para liberarem substâncias Uma pequena parcela de hipertensos (pequena, porém vasoconstritoras, o objetivo do método é cortar essa considerável) consegue dominar a doença apenas comunicação. com ajustes no cardápio, exercícios físicos e controle do estresse. Para tomar a decisão de não entrar Para isso, um cateter é introduzido na virilha e guiado até imediatamente com medicamentos, o médico se baseia as artérias renais. Nesse ponto, é disparada uma radiação em bons resultados gerais de exames como glicemia e capaz de queimar alguns nervos, fechando assim a conexão colesterol e se os rins estão funcionando direito. com o sistema nervoso. Sem o estímulo enviado aos rins, os vasos podem se dilatar e a pressão tende a melhorar. A ausência de outros problemas cardiovasculares também é considerada. Pesa ainda o fato de a pessoa A conduta, entretanto, depende de cada caso. Mas o ser ou não fumante. certo é que um estilo de vida balanceado sempre vai As avaliações são periódicas. Em geral, depois de ajudar, não importa a gravidade.W Essa condição aumenta a possibilidade de parto prematuro e, se não for controlada, evolui para eclâmpsia – quadro em que a mulher tem convulsões, com risco para a sua vida e a do bebê.

32

revistalifenews.com


O

O rapper Kanye West irá se juntar ao pastor Joel Osteen no Yankee Stadium, em Nova York. rapper Kanye West planeja se juntar ao pastor Joel Osteen e sua esposa, Victoria, para o evento “Night of Hope” (“Noite de Esperança”) em 2 de maio no Yankee Stadium de Nova York.

Seguindo o formato do movimento musical Sunday Service, West ficará responsável pela música enquanto Osteen levará uma mensagem. Será a terceira edição do Night of Hope no estádio, mas a primeira vez com o rapper. West chegou se apresentar em um culto na Igreja Lakewood, do pastor Osteen, em 17 de novembro.

me deu do Art Institute of Chicago”, disse West. “Todas essas coisas que Ele me deu: através das plataformas no Grammy, através das artes visuais, através do espaço, através de apresentações ao vivo — agora eu posso estar a serviço Dele”. O estádio da cidade de Nova York tem uma capacidade máxima de 54.251, quase 10.000 a mais que a Igreja Lakewood, e espera-se que os ingressos se esgotem rapidamente.

Nos bastidores, West disse à Fox News que se sente “livre no culto” depois de se tornar um cristão nascido de novo.

Osteen teria perguntado a West quando eles iriam se juntar novamente e eles concordaram com o Yankee Stadium, de acordo com a TMZ. Os ingressos no passado custaram 15 dólares e o evento durou cerca de duas horas e meia, mas os detalhes ainda estão sendo elaborados.

"Louvo a Deus pela unção e talento e pelo que Ele me deu desde os 5 anos de idade — ter estudado artes, ido para a escola de arte ou até mesmo a bolsa de estudos que Ele

Desde sua visita à Igreja, West lançou videoclipes para as músicas “Follow God” e “Closed on Sunday” do álbum Jesus Is King.

revistalifenews.com

33

CURTAS

Kanye West se unirá a pastor para ministrar em estádio em 2020


CURTAS

Priscilla Alcântara e Whinderson campeões no streaming

M

úsica “Girassol”, lançada pela cantora com o Whinderson Nunes no dia 12 de dezembro quebra record no mercado de música gospel no Brasil. Foi a sétima música mais ouvida na Deezer mundial. “Girassol” é uma das mais escutadas do Brasil. Segundo a Sony, gravadora da cantora, a canção é o hit do momento.

Maurício Soares comentou a façanha inédita alcançada no mercado nacional de música gospel. “Pulverizamos todos os recordes do mercado da música gospel no Brasil até então! A música chegou ontem nas plataformas digitais e o sucesso está sendo incrível. Não imaginava uma melhor forma de fecharmos o ano! Deus é fiel!”

“Quebrou todos os records da música digital no Brasil”, comentou Maurício Soares, diretor Executivo A&R da gravadora. Girassol tem mais de 1,2M de streams no Spotify. Encontra-se no Top1 do iTunes, de Vídeos em Alta no YouTube. A música também está em destaque nas Homes da Amazon Music, Apple Music e TikTok. E na Deezer, alcançou a inédita posição de Top2 Brasil e Top7 Global. “Simplesmente fantástico. Ainda temos muito a conquistar, mas sabia onde chegaria. Esse single é uma prova de podemos chegar muito perto. E que é possível chegaremos cada vez mais perto de emplacar cada vez mais músicas de qualidade e que atinge mais pessoas. Estamos muito felizes por isso, Lincoln Baena, curador de conteúdo gospel na plataforma de áudio Deezer. SOBRE A CANÇÃO A letra da música foi composta pelo Whinderson. Canção fala sobre dar valor à vida, além de um processo de cura interior. “Eu quero ser curado e ajudar curar também, Eu quero ser melhor do que eu nunca fui, Fazer o que eu posso pra me ajudar, Ser justo e paciente como era Jesus”. 34

revistalifenews.com


úsica “Girassol”, lançada pela cantora com o Whinderson Nunes no dia 12 de dezembro quebra record no mercado de música gospel no Brasil. Foi a sétima música mais ouvida na Deezer mundial. “Girassol” é uma das mais escutadas do Brasil. Segundo a Sony, gravadora da cantora, a canção é o hit do momento. A versão eletrônica da Bíblia, YouVersion, revela que Filipenses 4: 6 foi o verso mais popular de 2019. O aplicativo gratuito da Bíblia foi lançado em 2008 e cresceu 50 milhões de instalações únicas apenas este ano.

no YouVersion em comparação com 2018. O aplicativo YouVersion oferece 2.000 versões da Bíblia em mais de 1.350 idiomas. “Nosso desejo é ajudar as pessoas a crescer em seu relacionamento com Deus, incentivando-as a ler a Bíblia e procurá-Lo todos os dias”, disse o fundador da YouVersion, Bobby Gruenewald.

O versículo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Desde o seu lançamento, há 11 anos pela Life.Church, o YouVersion foi instalado 400 milhões de vezes em todo o mundo. A maioria dos 400 milhões de instalações ocorreu fora dos Estados Unidos. A Polônia, por exemplo, teve um aumento de 75% nas instalações este ano. A Índia teve 51% mais engajamento

revistalifenews.com

35

CURTAS

M

Filipenses 4:6 é o versículo mais popular da Bíblia de 2019, diz YouVersion


SOCIAL SOCIAL SOCIAL SOCIAL SOCIAL SOCIAL SOCIAL

CULTO DA VIRADA LIFEPOINT CHURCH

A Lifepoint Church realizou o Culto da Virada no dia 31 de dezembro. A igreja festejou a chegada da nova década e estabeleceu o tema do próximo ano para a igreja: 2020 - O Ano da Realização dos Sonhos. Confira as fotos!

36 ] www.revistalifenews.com


SOCIAL SOCIAL SOCIAL

revistalifenews.com

37


PALAVRA DO PASTOR

FELICIDADE E SONHO O tempo todo convivemos com o lúdico e o trágico. Nosso sono deslumbra sonhos e amarga pesadelos. No corpo, convivem a saúde e a doença, o vigor e a fadiga. O coração ama e aborrece, como a alma se alegra e se entristece.

N

osso tempo de vida é muito efêmero, como a neblina pela manhã. Por isso, ninguém deve carregar consigo a ideia fixa de que não é feliz. Tal sensação é uma agressão à natureza humana. Todavia, ninguém pense que a felicidade seja sinônimo de uma vida sem problemas. Isso é devaneio, ingenuidade! Afinal, nossa existência não é um conto de fadas. Nesta vida, ninguém tem imunidade contra a dor e os dissabores. Só os ingênuos imaginam-se num eterno Éden. Não somos anjos! Depois da Queda, o Paraíso ficou vulnerável ao sofrimento. No entanto, uma coisa é chorar; outra é viver chorando. A tristeza pode ser um momento da nossa existência, mas não deve estender-se por toda a vida. Há ocasiões em que o sofrimento é inevitável, mas ainda assim não podemos aceitá-lo como

companheiro eterno. O tempo todo convivemos com o lúdico e o trágico. Nosso sono deslumbra sonhos e amarga pesadelos. No corpo, convivem a saúde e a doença, o vigor e a fadiga. O coração ama e aborrece, como a alma se alegra e se entristece. O lar pode ser um pedaço do paraíso ou do inferno. A vida reclama a arte do equilíbrio. Tal experiência é adquirida por meio da serenidade, da moderação, do despojamento do eu e da simplicidade. Afinal, o que é felicidade? Felicidade é um estado de espírito. É paz interior. É a alegria de viver. É uma experiência que não se descreve; apenas se sente e sabese que é verdadeira pelo bem-estar da alma. É como um sonho! Um sonho factível. A felicidade é também um desafio

que se renova a cada instante. É a nostalgia que alegra o sonho persistente, entre os altos e baixos inevitáveis da vida. Logo, a felicidade não é apenas sensação, mas sabedoria somada à reflexão e à sensibilidade. É sonhar com os pés no chão, pois a vida é como uma longa estrada a ser percorrida e conquistada. A felicidade é a nossa conquista maior; um lugar que nos espera; um ponto de chegada. A felicidade é possível porque é um sonho que não acaba se repete! Ela vai além do sonho para converter-se em um projeto de Deus, que deseja ver o homem feliz. Sim, Ele quer ver-nos felizes, plenamente felizes. Por isso, o Senhor não nos prometeu apenas momentos de alegria, mas uma eternidade de regozijo. Aí, o que sonhávamos será convertido em realidade.

ESTEVAM FERNANDES DE OLIVEIRA a

é Pastor da 1 Igreja Batista de João Pessoa. Pscicólogo clínico, escritor, conferencista, mestre e doutor em Ciências Sociais.

38 ] www.revistalifenews.com 38

revistalifenews.com


Profile for Revista Lifenews

Revista Lifenews - Edição 39 - Dezembro/Janeiro 2020  

A Revista Lifenews é uma revista 100% cristã no idioma Português nos Estados Unidos.

Revista Lifenews - Edição 39 - Dezembro/Janeiro 2020  

A Revista Lifenews é uma revista 100% cristã no idioma Português nos Estados Unidos.

Advertisement