Revista InterBuss | Edição 632 | 19.02.2023

Page 1

CAIO VENDE APACHE VIP ELÉTRICO

Unidades são para exportação

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 19 DE FEVEREIRO DE 2023 • ANO 13 • NÚMERO 632
Ônibus e Caminhões já estão sendo fabricados na unidade de Curitiba/PR VOLVO INICIA LINHA EURO 6 VOLVO INICIA LINHA EURO 6
TRAGÉDIA NO PANAMÁ

SEJAM BEM-VINDOS

SÃO 12 ANOS DE MUITA INFORMAÇÃO

UMA REVISTA DE QUALIDADE, MAIS CONTEÚDO

VOCÊ QUER! BOA

buss
MOBILIDADE •

buss BEM-VINDOS À DE INTERBUSS, INFORMAÇÃO PRA VOCÊ!

QUALIDADE, COM

E DO JEITO QUE BOA LEITURA!

CONTEÚDO
• TRANSPORTE

o que tem na edição 632

06 editorial

Os 12 anos de história da Revista InterBuss

07 a imagem da semana

Tragédia com ônibus tombado no Panamá

08 a grande matéria

Volvo inicia produção de Euro 6

12 pôster

Comil Svelto, por Sérgio Carvalho

14 mobilidade no mundo

Caio exporta ônibus elétrico para o Chile

16 acervo portal interbuss

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos

18 rede social

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

20 deu na imprensa

As novidades publicadas na imprensa especializada

22 viagens & memória

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

Foto da capa: Divulgação Transurc

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda.

ARTE E DIAGRAMAÇÃO

InterBuss Comunicação

SOBRE A REVISTA INTERBUSS

A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo. Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

PARA ANUNCIAR

Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal.

CONTATO

A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@portalinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido possível.

A EQUIPE INTERBUSS

A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.

Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

/onibusdecampinas
EXPEDIENTE
buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 19 de fevereiro de 2023 08 Volvo dá a largada na produção E6 14 Caio faz ônibus elétrico para o Chile

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA

Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credibilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso.

E tudo começou muito tempo antes, pelo menos uma década, quando a internet ainda estava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes sobre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público.

O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade junto à população.

Mais tarde o site passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas fotos.

Passado mais um tempo, o formato de publicação de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual.

Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibilidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.

editorial

Panamá

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

Brasileiros estão entre as vítimas de um acidente envolvendo um ônibus na madrugada desta quarta-feira, 15, no Panamá. O veículo estaria lotado e transportando imigrantes em direção aos Estados Unidos, segundo a imprensa local.

De acordo com informações preliminares, ao menos 39 pessoas morreram no acidente e mais de 30 ficaram feridas. O Serviço Nacional de Migração do país divulgou a nacionalidade das vítimas, mas mas ainda não é possível confirmar se os brasileiros estão entre os mortos ou feridos. Segundo a imprensa do Panamá, o ônibus transportava imigrantes que tinham cruzado a selva de Darién, na fronteira do Panamá com a Colômbia, e caiu em um barranco. “A informação preliminar (...) indica que 39 pessoas, infelizmente, perderam a vida”, anunciou o Serviço Nacional de Migração, em um comunicado. A Unicef informou em uma nota que “pelo menos três crianças” morreram no acidente. O ônibus transportava os migrantes de Darién, área florestal fronteiriça com a Colômbia, até um abrigo na localidade de Gualaca, na província de Chiriquí, 400 km a oeste da Cidade do Panamá, na fronteira com a Costa Rica. De lá, os migrantes poderiam seguir a viagem para o norte. O veículo sofreu o acidente após quase 14 horas de viagem para percorrer 700 quilômetros.

a imagem da semana
do Terra terracom,br

VOLVO CELEBRA INÍCIO DE PRODUÇÃO DE CAMINHÕES E ÔNIBUS EURO 6

Planta de Curitiba já iniciou a produção de seus veículos com a nova tecnologia menos poluente

interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 8 a grande matéria
Volvo | volvo.com.br
Da

estão em plena produção na fábrica de Curitiba (PR) os novos caminhões e ônibus Volvo com tecnologia de emissões Euro 6. Além de atender à norma de emissões em vigor no Brasil desde janeiro, os novos veículos tra-

interbuss 632 9 acesse revistainterbuss.com.br

Equipe mostra novo motor já da geração Euro 6

interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 10 a
matéria
grande

zem muitos aprimoramentos em tecnologia, desempenho e segurança, com destaque também para a economia de combustível.

A introdução dos novos modelos Euro 6 no mercado brasileiro é mais um passo da Volvo na descarbonização dos transportes comerciais. A meta global da marca é reduzir as emissões de CO2 de seus caminhões em 50% até 2030 e em 100% até 2040.

Volvo FH Euro 6

Caminhão mais vendido do Brasil nos últimos anos, o Volvo FH 2023 chega com mais desempenho, maior economia de combustível e menos emissões.

Juntas, as inovações da nova geração Euro 6 resultaram num consumo de diesel até 8% menor. Com potências de 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o novo motor D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema de combustão mais eficiente.

Para reforçar sua vanguarda na área de segurança a Volvo ampliou ainda mais a lista de dispositivos de série do modelo, em linha com a visão Zero Acidentes da marca.

Volvo VM Euro 6

Os novos Volvo VM são os mais completos e avançados desde que essa linha foi lançada. Seu moderno motor 8 litros agora é de fabricação própria da Volvo e traz potências maiores, de 290cv e 360cv. Outra inovação é I-Shift de 7ª geração, também presente no FH.

Com uma inteligência maior, a caixa de câmbio teve aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves, resultando em maior desempenho, melhor dirigibilidade e conforto para o motorista.

Essas modernizações proporcionam um consumo de combustível até 10% menor no Volvo VM, dependendo da aplicação.

Volvo B510R

Também já está em produção o mais potente e mais avançado chassi rodoviário pesado do mercado: o Volvo B510R.

As inovações e novas tecnologias do veículo fazem com que o consumo de combustível da versão Euro 6 seja até 9% menor do que o da plataforma anterior. Com diversos avanços e aprimoramentos, o novo chassi está ainda mais conectado e seguro do que seus antecessores.

O motor e a caixa de câmbio são os mesmos que equipam o caminhão Volvo FH. A família de chassis rodoviários Volvo Euro 6 contempla ainda os modelos B380R, B420R e B460R, todos disponíveis nas versões 4x2, 6x2 e 8x2.

interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 11

interbuss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

SÉRGIO CARVALHO

West Side Boituva

BRASILEIRA CAIO EXPORTA ÔNIBUS ELÉTRICO PARA O CHILE

Veículos estão com revestimento em inox anti corrosivo

da Caio Induscar | caio.com.br mobilidade no mundo interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 14

ACaioestá fornecendo 32 unidades do ônibus urbano Apache Vip versão elétrico para o cliente Link Service, da cidade de Rancagua, região central do Chile.

Com presença em mais de 50 países, a Caio possui parceria com a Comercial Brasil Buses, que representa a marca no Chile.

Os veículos serão incorporados à frota de ônibus em operação e que realiza o transporte de colaboradores que trabalham na Mina de El Teniente.

Sobre os Apache Vip produzidos

Os Apache Vip possuem 11.805 mm, acomodam 44 passageiros sentados, com acesso dianteiro por porta pantográfica.

O amplo salão interno conta com iluminação em led, ar condicionado e calefação, sistema de aquecimento necessário devido às características climáticas da região.

As poltronas dos passageiros são no modelo rodoviário, estofadas, ergonômicas, com apoio para os pés e cinto de segurança, proporcionando conforto e segurança.

Os porta-pacotes conferem praticidade durante todo o trajeto.

Todos os veículos têm estrutura em aço inox, recebem vedação especial e tratamento anticorrosivo, aplicado em veículos que operam em áreas com clima severo, como alta salinidade e umidade, baixas temperaturas, que se alternam com o calor intenso.

Esses cuidados diferenciados no processo de fabricação aumentam ainda mais o padrão de qualidade e durabilidade dos ônibus, além da menor necessidade de manutenção.

São equipados com guarda-lamas, câmera de ré, gancho de reboque dianteiro e traseiro, farol de neblina e luz estroboscópica no vigia traseiro.

Completos, os Apache Vip também são preparados para futura instalação de microcâmeras, rádio transmissor e alto-falantes.

Os itinerários eletrônicos em LED, localizados em locais específicos da carroceria, contribuem para a melhor visibilidade das linhas.

Os veículos são fabricados pela Caio no Brasil e seguem para a Reborn Electric Motors, no Chile, responsável pela instalação do sistema de eletrificação por baterias.

Mais informações sobre a marca podem também ser obtidas no site: http://www.caio.com.br e nas redes sociais @ caioinduscaroficial.

interbuss 632 15 acesse revistainterbuss.com.br

acervo portal interbuss

Marcopolo Paradiso G6 1550LD

UTIL

Dezembro de 2010

Marcopolo Paradiso G6 1200

Itapemirim

Dezembro de 2010

Marcopolo Ideale

Breda

Dezembro de 2010

Neobus Mega

Viação Campos Gerais

Novembro de 2010

interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 16
Adriano Minervino Carlos Alberto Adam Xavier Edson Campos
interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 17 1200
Hofstetter Caio Mondego LA Biarticulado Itajaí Transportes Dezembro de
Almeida
Gontijo
Dennis
2010 Diego
Busscar El Buss 340
Dezembro de 2010

Mateus C. Barbosa

Marcopolo Paradiso G7 1200

Santa Cruz @fb.com/groups/ocdholding

Mateus C. Barbosa

Marcopolo Paradiso G7 1200

Cruz

interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 18
rede social
Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso G7 1200 Trans Margoo @fb.com/groups/ocdholding
Santa
@fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Nielson Diplomata 380 Dany Tur @fb.com/groups/ocdholding
interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 19 1200 @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso G6 1200 Sampaio @fb.com/groups/ocdholding @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso G7 1800DD TransMar @fb.com/groups/ocdholding
interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 20
CARROS ELÉTRICOS Medida deve valer a partir do ano de 2035 da Automotive Business automotivebusiness.com.br deu na imprensa
PARLAMENTO EUROPEU APROVA LEI QUE PERMITE APENAS

OParlamento Europeu aprovou a lei que proíbe a venda de carros novos movidos a combustão nos 27 países membros da União Europeia a partir de 2035.

A proposta, discutida no parlamento desde outubro de 2022, faz parte do esforço do bloco para combater as mudanças climáticas e acelerar a transição para veículos elétricos.

A nova legislação foi aprovada com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções.

Até 2035, as montadoras deverão eliminar 100% as emissões de carbono dos novos veículos comercializados.

Carros e vans novos vendidos a partir de 2030 terão que cumprir. respectivamente, um corte de 55% e 50% nas emissões de poluentes.

Nada de carro a combustão na União Europeia

Várias montadoras já começaram a se preparar para a transição.

As alemãs Audi e Volkswagen, por exemplo, anunciaram que vão produzir apenas veículos elétricos na Europa a partir de 2033.

Há também fabricantes que se opõem à nova lei, como a Renault.

A montadora francesa disse, em 2021 que pretendia buscar apoio para adiar a proibição da vendas de carros com motor a combustão.

A marca esperava adiar a transição para 2040 sob a justificativa de fornecer modelos “mais acessíveis” aos compradores de veículos elétricos

interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 21

viagens & memória por marisa v. n. cruz

Saudades do passeio de trólebus no aniversário de SP

Entre 2006 e 2016, com a ajuda do grupo Respira São Paulo, havia anualmente um passeio turístico de trólebus no dia do aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro.

No início eram pouquíssimos trólebus a serviço do turismo, e aos poucos foram incrementados guias turísticos, explicando a história do centro da cidade, e exposição de um ou dois trólebus antigos que complementaram todo o seu roteiro.

O itinerário do passeio de trólebus iniciava no Pátio do Colégio, Largo de São Bento, Praça do Patriarca, Viaduto do Chá (fazendo o caminho da linha de trólebus 4112) até a Av. São João, Praça da República, Viaduto Maria Paula até a praça João Mendes e em seguida nas ruas Roberto Simonsen e rua Wenceslau Braz. E eram servidos pelas empresas Ambiental (vinculado à SPTrans) e Metra (atual Next Mobilidade, vinculado à EMTU).

E ainda naquele tempo, com o auge dos veículos não poluentes como ônibus elétricos (como BYD) e até híbridos (se não me engano), estes estavam também em participações como demonstração aos passageiros.

Eu me lembro do ano de 2014. Aproveitando o sucesso daquele passeio de trólebus, a fabricante de refrigerantes Itubaína estava promovendo seu passeio turístico, do centro da cidade até o point de bares como Vila Madalena e Itaim Bibi com ônibus escolares americanos e monoblocos dos anos 1960 fretados para este evento, porém, a procura foi tanta que foi praticamente impossível testar sua operação. E assim, foi o seu único ano de participação.

Questões políticas: em 2017, com a chegada do então prefeito João Dória, uma das suas primeiras ações foi cortar

praticamente o passeio turístico de trólebus da cidade, infelizmente. Uma pena que de lá para cá, nunca foi retomado, sem nenhuma previsão.

Torço para que em 2024, os trólebus antigos e novos, sejam vinculados à SPTrans ou EMTU, voltem a circular devolvendo o brilho e o charme à capital paulistana, e oferecendo cultura aos seus visitantes.

Aqui estão algumas fotos marcantes do antigo passeio turístico, mais precisamente em 2013.

interbuss 632 acesse revistainterbuss.com.br 22

À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO!

12 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS!

CONTINUE CONOSCO!

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE

À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO!

600 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS!

CONTINUE CONOSCO!

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.