Revista InterBuss | Edição 613 | 25.09.2022

Page 1

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 25 DE SETEMBRO DE 2022 • ANO 13 • NÚMERO 613 IVECO VAI NO GÁS JUSTIÇA DECRETA FALÊNCIA DO GRUPO ITAPEMIRIM FIM DA LINHA FIM DA LINHA
buss SEJAM BEM-VINDOS SÃO 12 ANOS DE MUITA INFORMAÇÃO UMA REVISTA DE QUALIDADE, MAIS CONTEÚDO VOCÊ QUER! BOA MOBILIDADE •
buss BEM-VINDOS À DE INTERBUSS, INFORMAÇÃO PRA VOCÊ! QUALIDADE, COM CONTEÚDO E DO JEITO QUE BOA LEITURA! • TRANSPORTE

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda.

ARTE E DIAGRAMAÇÃO

InterBuss Comunicação

SOBRE A REVISTA INTERBUSS

A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo.

Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes tercei ras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a re produção também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

PARA ANUNCIAR

Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal.

CONTATO

A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@por talinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido pos sível.

A EQUIPE INTERBUSS

A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e con seguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com re sponsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.

Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Por tal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro

horas por dia. /onibusdecampinasEXPEDIENTE o que tem na edição 613 06 editorial 07 a imagem da semana 08 a grande matéria 12 pôster 14 mobilidade no brasil 16 acervo portal interbuss 18 rede social 20 deu na imprensa 22 viagens & memória Os 12 anos de história da Revista InterBuss Ônibus sofre acidente em Belo Horizonte O fim da Viação Itapemirim Tribus Itapemirim, por Adriano Minervino Marcopolo participa de projeto com hidrogênio Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais As novidades publicadas na imprensa especializada Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz Foto da capa: Luciano Roncolato
buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 25 de setembro de 2022 08 O fim do conglomerado Itapemirim 14 Marcopolo em projeto de hidrogênio

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA

Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credi bilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso.

E tudo começou muito tempo antes, pelo me nos uma década, quando a internet ainda es tava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes so bre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público.

O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade jun to à população.

Mais tarde o site passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas fotos.

Passado mais um tempo, o formato de publica ção de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual.

Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibi lidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.

editorial

do O Tempo otempo.com.br

Belo Horizonte

Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022

Um ônibus perdeu o controle e atingiu o canteiro da avenida Pedro I, no sentido Cen tro, debaixo da Estação Pampulha, em Belo Horizonte. Uma viatura da BHTrans que estava no local foi atingida na traseira por um caminhão que passava pela região. O motorista do ônibus ficou ferido e foi socorrido pelo Samu com dores nos pés ao Hos pital João XXIII.

De acordo com a BHTrans, este ônibus é de turismo e estava vazio no momento do aci dente. Ele teria saído da região de Venda Nova com destino a uma garagem, no Centro da capital.

Com o acidente, o trânsito teve registro de lentidão na região. O congestionamento chegaou até a avenida General Olímpio Mourão Filho, no bairro Planalto.

Equipes da BHTrans e da Polícia Militar estiveram no local e auxiliaram os motoristas. O reboque foi acionado para a remoção do ônibus.

a imagem da semana
interbuss 613 acesse revistainterbuss.com.br8 a grande matéria FIM DA AGONIA: TJSP DECRETA FALÊNCIA DO GRUPO ITAPEMIRIM Transportadora Turística Suzano vai assumir toda a massa falida do grupo de transporte do GI | G1.globo.com

OTribunal de Justiça de São Paulo decretou nesta quarta-feira (21) a falência da Viação Itapemirim e do grupo ITA Transportes Aéreos. Com isso, houve deter minação do encerramento das atividades. Em recupera

interbuss 6139acesse revistainterbuss.com.br

a grande matéria

Kaissara foi uma tentativa de sobrevivência, que só prolongou a agonia

interbuss 613 acesse revistainterbuss.com.br10

ção judicial desde 2016 com dívidas de R$ 253 milhões, o Grupo Itapemirim já foi a maior empresa de transporte rodoviário do Brasil.

“Considerando-se tal quadro, a atual situação jurídica, fi nanceira e comercial das empresas pertencentes ao Grupo Itapemirim, em especial, os trâmites que seriam necessári os perante a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para se proceder de forma válida com o arrenda mento e posterior venda judicial destes ativos, opina que, no ensejo do art. 99, inciso IX da LREF, o Juízo, ao decretar a falência do Grupo, seja determinado o encerramento de suas atividades, lacração de estabelecimentos e arrecada ção de ativos”, diz a decisão;

O juiz João de Oliveira Rodrigues Filho autorizou que a Transportadora Turística Suzano Ltda. assuma a massa falida da Itapemirim para “liquidar os ativos do Grupo” e “resguardar os interesses da coletividade de credores”. Assim, a Transportadora Suzano vai assumir a operação das linhas de ônibus da Itapemirim.

“Na mesma oportunidade, autorize à Massa Falida a celeb ração de contrato emergencial de arrendamento de seus ativos nos termos da proposta apresentada, pelo prazo mínimo de 12 (doze) meses, em caráter liminar, visando preservar as atividades das linhas, nos termos do art. 117 e seguintes da LRF, até que haja designação de processo competitivo posterior para alienação da operação das linhas”, completa.

A EXM Partners, que é a administradora judicial do Grupo Itapemirim, afirmou, em nota, que “todas as manifesta ções serão feitas nos autos do processo”.

O PEDIDO

O pedido do Ministério Público foi feito no final do ano passado, após a empresa suspender todas as opera ções, deixando os passageiros sem voos às vésperas do Natal.

A promotoria afirma que os gestores descapitalizaram a empresa de ônibus para criar a linha aérea, que agora está suspensa.

A empresa está em recuperação judicial desde 2016 e deve cerca de R$ 253 milhões aos credores, além de R$ 2,2 bilhões em tributos. Mesmo assim, o grupo lançou em maio de 2021 sua companhia aérea, a ITA.

Em 2020, a empresa anunciou a contratação de cerca de 600 profissionais, entre pilotos, copilotos, técnicos de aeronave e comissários de bordo.

Meses depois, a companhia aérea também passou a en frentar uma série de problemas: atrasos de salários e de benefícios de funcionário, dívidas com fornecedores e voos cancelados.

interbuss

613acesse revistainterbuss.com.br 11
ADRIANO MINERVINO Viação Itapemirim interbuss MOBILIDADE • TRANSPORTE
MARCOPOLO PARTICIPA DE “POOL” POR ÔNIBUS A HIDROGÊNIO Unidade será exposta na Feira Internacional de Hannover da Marcopolo | marcopolo.com.br mobilidade no brasil interbuss 613 acesse revistainterbuss.com.br14

AMarcopolo, em parceria com a Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus, participa do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de Hidrogênio.

O projeto em fase de homologação será apresentado na IAA 2022, um dos maiores eventos internacionais de veículos comerciais, que será realizado em Hanover, de 19 a 25 de setembro.

A Marcopolo desenvolveu a carroceria do ônibus, do mod elo Audace 1050, produzida em sua unidade na China.

A Sinosynergy, fornece a parte central da tecnologia de cé lulas de combustível, incluindo as membranas e o aciona mento Fuel Cell, e a Feichi Bus/Allenbus, fornece o chassi de célula de combustível do ônibus.

As empresas já produziram dois veículos protótipos. Um será exposto na IAA 2022 e o outro está na China onde vem sendo submetido a testes para homologação.

O Audace movido a Hidrogênio tem PBT de 19 mil kg, ca pacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros.

O modelo apresentado tem 12.000mm de comprimento total, mas o modelo será oferecido nas opções de com primento total de 11.900mm a 12.600mm, largura de 2.480mm e distância entre eixos de 6.100mm a 6650 mm.

Possui motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de Hi drogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro).

É equipado ainda com transmissão Editron AMT de 4 ve locidades, eixo dianteiro independente ZF RL82EC, eixo traseiro motriz ZF AV133, caixa hidráulica ZF THP90, sistema de suspensão pneumática Knorr e freios Knorr (com EBS, ESP, AEB, LDWS).

O Audace desenvolvido pela parceira das empresas tam bém será produzido com opção de powertrain elétrico puro, com baterias de energia: CATL, LiFeO, (Lítio Ferro) de 423 kwh, com 12 Packs e autonomia de até 400 quilô metros em condições urbanas.

interbuss 61315acesse revistainterbuss.com.br
interbuss 613 acesse revistainterbuss.com.br16 Fábio Henrique Marcopolo Paradiso G6 1200 Caprioli Fevereiro de 2011 acervo portal interbuss Josenilton Cavalcante Mascarello Gran Via Cruzeiro do Sul Fevereiro de 2011 Felipe P. Albuquerque Caio Apache Vip Expresso Vitória Março de 2011 Gustavo Bayde Neobus Spectrum City Rio Rotas Março de 2011

Cavalcante da Cruz

Jorge Ciqueira

Marcopolo Paradiso G7 de

Igor Drumond Soares

interbuss 613acesse revistainterbuss.com.br 17
1200 TransTupi Fevereiro
2011
Busscar Urbanus Riodoce Junho de 2010

Mateus Barbosa

Marcopolo

Kelvin Caovila

Mateus Barbosa

Kelvin Caovila

interbuss 613 acesse revistainterbuss.com.br18 rede social
Paradiso G6 1350 Karavana Turismo @fb.com/groups/ocdholding
Busscar Vissta Buss LO Saritur @fb.com/groups/ocdholding
Marcopolo Paradiso G6 1350 Karavana Turismo @fb.com/groups/ocdholding
Marcopolo Paradiso G7 1600LD Gasparzinho @fb.com/groups/ocdholding
interbuss 613acesse revistainterbuss.com.br 19 @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso G6 Itapemirim @fb.com/groups/ocdholding 1600LD @fb.com/groups/ocdholding Windy Silva Comil Invictus DD 4Bus @fb.com/groups/ocdholding
interbuss 613 acesse revistainterbuss.com.br20 CAMINHÃO PESADO A GÁS COMEÇA A SER PRODUZIDO PELA IVECO Fabricação começa pela fábrica de Sete Lagoas da Automotive Business automotivebusiness.com.br deu na imprensa

AIveco

produzirá um novo modelo de caminhão em sua fábrica de Sete Lagoas (MG). Trata-se do modelo pesa do Hi-Way com powertrain movido a gás natural veicular (GNV), que demandou modernização de parte da unidade produtiva mineira. Segundo Marcio Querichelli, presidente para a América do Sul, um lote de 20 unidades já foi pro duzido e está em testes no país. Em setembro começa a produção regular do novo modelo.

O powertrain a gás também foi um tema explorado pela Iveco no Salão de Hannover, que ocorre nesta semana em Hannover, na Alemanha, marcado por forte presença dos caminhões e furgões eletrificados. O combustível é visto como elemento chave para a transição da frota brasileira à eletrificação, algo que, segundo o executivo, não deverá ocorrer em primeiro momento.

“Todos estes produtos apresentados aqui [Hannover] são para o mercado brasileiro, mas não agora. O TCO dos elétri cos, por exemplo, precisa fazer sentido primeiro”, disse Qu erichelli à Automotive Business na terça-feira, 20. A Iveco, junto com a Scania, são as duas montadoras que defendem a aplicação do gás dentro do contexto da transição elétrica no mercado brasileiro. A Mercedes-Benz, por sua vez, aposta as fichas na eletrificação sem tecnologia intermediária.

Montadora promoveu mudanças na fábrica A respeito das modificações realizadas na fábrica de Sete Lagoas, o executivo explicou que paralela à linha onde são montados os caminhões pesados foi instalada uma célula específica para a colocação dos cilindros de armazenagem do gás no chassi do Hi-Way. O setor, inclusive, é de respon sabilidade de um fornecedor não revelado, que teve de se instalar dentro da unidade mineira.

O caminhão a gás da Iveco é equipado com motor FPT Cur sor 13 de seis cilindros que gera 460 cv. O eixo traseiro é for necido pela Meritor e a caixa de transmissão é a ZF Traxon, de 12 marchas. A configuração do powertrain, a propósito, habilita o veículo à norma Euro 6 de emissões, a qual entrará em vigor no país para todos os caminhões produzidos local mente a partir de janeiro de 2023.

Locação de caminhões também está no radar da Iveco Outra novidade da montadora para o mercado brasileiro é o serviço de locação de caminhões chamado Gate, que na Europa tem em seu escopo a oferta de caminhões elétricos para frotistas com demandas de transporte de carga pon tuais. No Brasil, por outro lado, a oferta não se concentrará em futuros veículos elétricos da marca, como a nova e-Dai ly, apresentada no Salão de Hannover e ainda sem previsão de estreia no mercado brasileiro.

“A questão já não é se vamos ter um serviço de locação, mas quando teremos. A locação ganhou escala no Brasil por cau sa do cenário de juros altos e crédito restrito, que refletiu na compra de veículos novos em alguns segmentos. Por ora, estamos fazendo estudos de viabilidade para montar um plano local de negócios”, adiantou Querichelli.

interbuss 613acesse revistainterbuss.com.br 21

viagens & memória por marisa v. n. cruz

Paracambi, uma cidade do Vale do Café fluminense

Paracambi é uma cidade turística localizada na baixada fluminense, localizada a 80 quilômetros da capital flu minense. É uma cidade pacata, tranquila, voltada ao tur ismo de montanha.

Sua principal atração turística é o Parque Municipal do Curió, cuja entrada está localizada a aproximadamente 2 km do centro. Na Avenida dos Operários, a partir da Praça Castello Branco/Praça da Fábrica, inicia-se a en trada do parque, totalmente preservado pelos habitan tes.

Mais um quilômetro em linha reta, e atravessando o parque, avista-se o prédio histórico da antiga Compan hia Têxtil Brasil Industrial - atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, da Fundação Cecierj. Um pouco acima, há a Cachoeira da Cascata – a linha municipal NC02 passa por ali.

O centro de Paracambi agora tem um shopping ao lado da estação de trem, denominado Shopping Estação, in augurado este ano. E ao lado, diversos estabelecimen tos, como supermercados, drogarias, bancos, restau rantes.

Paracambi possui 8 linhas municipais que ligam pratica

mente todos os distritos da cidade passando pelo Cen tro, todos atendidos pela Transportes Blanco.

Desde julho deste ano, sua principal linha metropolita na de ônibus para a cidade de Japeri, a 112, foi reativada após a pandemia a pedido da prefeitura de Japeri.

Como chegar

Para chegar em Paracambi, há uma extensão de uma linha de trem da Supervia, partindo da cidade de Japeri em uma média de intervalo a cada 60 minutos, a um preço de 5 reais.

De ônibus a partir do centro do Rio de Janeiro: partindo da Central do Brasil tem a linha 193C, e partindo do Passeio Público, tem a linha executiva 1906C, ambas pela Transportes Blanco.

Em Nova Iguaçu, tem as linhas 105P e 106P da Blanco partindo da rodoviária da cidade.

De Vassouras, a Viação Progresso faz a linha (MP11). E da Barra do Piraí e Eng. Paulo de Frontin, a Viação Barra do Piraí (MP10, MP12 e MP13).

interbuss 613 acesse revistainterbuss.com.br22
À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO! 12 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO! buss MOBILIDADE • TRANSPORTE
À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO! 600 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO! buss MOBILIDADE • TRANSPORTE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.