Revista InterBuss | Edição 604 | 24.07.2022

Page 1

24 DE JULHO DE 2022 • ANO 13 • NÚMERO 604

TORINOS EM FORTALEZA

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

SANCETUR ASSUME EM S. VICENTE Empresa operará no lugar da Otrantur

INTERBUSS CITY TOUR 11

SUCESSO ABSOLUTO

Após três anos sem evento, City Tour voltou com recorde de participantes


SEJAM BEM

b

MOBILIDADE •

SÃO 12 ANOS D MUITA INFORMA

UMA REVISTA DE Q MAIS CONTEÚDO VOCÊ QUER! B


M-VINDOS À

buss

• TRANSPORTE

DE INTERBUSS, AÇÃO PRA VOCÊ!

QUALIDADE, COM O E DO JEITO QUE BOA LEITURA!


o que tem na edição 604 06 editorial

Os 12 anos de história da Revista InterBuss

07 a imagem da semana

SOU São Vicente vai operar no lugar da Otrantur

08 a grande matéria

City Tour 11 é um enorme sucesso

12 pôster

Marcopolo Paradiso G7, por Adriano Minervino

14 mobilidade no brasil Fortaleza recebe mais Torinos

16 acervo portal interbuss

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos

18 rede social

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

20 deu na imprensa

As novidades publicadas na imprensa especializada

22 viagens & memória

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

Foto da capa: Divulgação Caio Induscar

EXPEDIENTE

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda. ARTE E DIAGRAMAÇÃO InterBuss Comunicação SOBRE A REVISTA INTERBUSS A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo. Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido. PARA ANUNCIAR Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal. CONTATO A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

/onibusdecampinas

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@portalinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido possível. A EQUIPE INTERBUSS A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe. Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.


buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

24 de julho de 2022

08 City Tour 11 em Campinas é sucesso!

20 Ford demite para fabricar elétricos


editorial

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credibilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso. E tudo começou muito tempo antes, pelo menos uma década, quando a internet ainda estava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes sobre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público. O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas fotos. Passado mais um tempo, o formato de publicação de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual. Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibilidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade junto à população.

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Mais tarde o site passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.


a imagem da semana

do Diário do Litoral diariodolitoral.com.br

São Vicente Sexta-feira, 22 de Julho de 2022 Em uma live em suas redes sociais, o prefeito de São Vicente, Kaio Amado, afirmou que assina contrato - em caráter emergencial - com nova empresa de ônibus ainda nesta sexta-feira (22). A concessionária escolhida é a Santa Cecília Turismo (Sancetur), que ofereceu o menor custo dentre as empresas que se apresentaram, e inicia o serviço no dia 1º de agosto. “Fizemos um trabalho rigoroso e emergencial. Fizemos pesquisa de mercado, análise de capacidade técnica, financeira e operacional de diversas empresas foram realizadas, e a empresa que ofereceu o menor custo venceu”, explica o chefe do Executivo. A Sancetur operará na Cidade em caráter emergencial por seis meses. Durante este período, um estudo do sistema será realizado pela Prefeitura para definir melhorias. Após muitas polêmicas, o contrato com a Otrantur foi encerrado no último dia 1º de julho. “Sei que foi um mês difícil. Andei pela cidade e conversei com muita gente que teve dificuldade com transporte. Lamento muito a situação dos próprios trabalhadores que seguem trabalhando para esta empresa ruim, que não agregou em nada a nossa Cidade. Mas tudo chega ao fim quando a gente faz um trabalho sério”, comenta Amado.


a grande matéria

da Redação | revistainterbuss.com.br

11º INTERBUSS CITY TOUR FOI UM GRANDE SUCESSO Evento contou com o apoio do Grupo Belarmino, da Itajaí Transportes, da Emdec e da Prefeitura de Campinas

interbuss 604

8

acesse revistainterbuss.com.br


O

último sábado foi diferente para quem esteve na cidade de Campinas, quando foi realizada mais uma edição do InterBuss City Tour. Desta vez o evento foi mais grandioso, com muitas novidades e surpresas para que

acesse revistainterbuss.com.br

9

interbuss 604


a grande matéria Carros do MoV estiveram presentes no evento

interbuss 604

10

acesse revistainterbuss.com.br


participou. O número de inscritos foi recorde, assim como as abstenções, que foram as menores desde a primeira edição, realizada em 2007. O InterBuss City Tour não era realizado desde 2019 por conta da pandemia do novo Coronavirus, e por isso esta décima primeira edição teve um enorme número de interessados e que compareceram nas duas garagens que receberam os entusiastas do transporte público. Todos foram recebidos inicialmente na garagem da Capellini Transportes, localizada na cidade de Hortolândia. Lá, os convidados tomaram um café da manhã e puderam fotografar os destaques da frota do Grupo Belarmino, já que nessa unidade também são guardados os carros que fazem o sistema municipal da cidade-sede, de Monte Mor, fretamento da LiraBus, da própria Capellini e da West Side, além do serviço metropolitano prestado pelo Consórcio Bus+. Depois da visita, o ônibus, cedido gentilmente e sem custos pela garagem da VB1, localizada em Campinas, foi para a garagem da VB3, que fica às margens da Rodovia Dom Pedro I, também em Campinas. Lá três carros do sistema MoV estavam esperando os convidados, sendo um de cada cor: um da cidade de Sumaré, um da cidade de Paulínia e um da cidade de Louveira. Além disso, foram manobrados os veículos mais novos do grupo naquela unidade. Em ambas as visitas os entusiastas receberam as boasvindas da diretoria do Grupo Belarmino e das gerências de cada uma das unidades. Após isso, o City Tour teve início pelo Terminal Barão Geraldo, onde o ônibus parou por cerca de uma hora para que todos pudessem se alimentar nas imediações. Dado o tempo, o coletivo seguiu viagem para o Terminal Ouro Verde, que fica praticamente do outro lado da cidade. Nesse tempo os convidados puderam ver como estão as obras do sistema BRT, o que já está pronto e o que ainda está por fazer. No Ouro Verde houve o transbordo para um ônibus articulado da empresa Itajaí Transportes, que fez o passeio para o Terminal Campo Grande, ponto final daquele corredor BRT, e antes do encerramento todos puderam conhecer o funcionamento de uma das estações do corredor, mais especificamente a do Jardim Londres, onde as portas de vidro foram abertas automaticamente assim que o coletivo fez a parada. Por volta das 17 horas o ônibus terminou o passeio no Terminal Metropolitano de Campinas. Participaram do evento cerca de 75 pessoas, entre organizadores, imprensa e inscritos. O evento foi considerado um grande sucesso tanto para os organizadores quanto para os participantes. Tudo foi muito bem preparado para todos, em todo o momento. AGRADECIMENTOS A equipe organizadora agradece o empenho do Grupo Belarmino e toda a sua diretoria e gerências, além dos motoristas e instrutores, agradece também o empenho da Itajaí Transportes e seu motorista, agradece à Emdec e à Secretaria de Transportes pela dedicação e à Prefeitura de Campinas pelo apoio em todo momento. acesse revistainterbuss.com.br

11

interbuss 604


interbuss MOBILIDADE • TRANSPORTE

ADRIANO MINERVINO

Viação Cometa



mobilidade no brasil

da Marcopolo | marcopolo.com.br

MAIS MARCOPOLO TORINO PARA A CAPITAL DO CEARÁ Renovação de frota prossegue na cidade de Fortaleza

interbuss 604

14

acesse revistainterbuss.com.br


A

Auto Viação Fortaleza Ltda., um dos mais tradicionais operadores de transportes do Ceará, comemorou, neste mês de maio, 70 anos de atividades e renovou sua frota com 20 novos ônibus urbanos Torino. Os veículos já começaram a ser entregues por meio do representante Marcopolo na região, Ferrari J.G., e serão utilizados em linhas da capital cearense. “Comemorar 70 anos de atividades é algo muito especial. Para nós é uma honra poder participar desta celebração fornecendo novos e modernos veículos para a Auto Viação Fortaleza, cliente com frota 100% Marcopolo desde o ano 2000”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o Mercado Interno e de Marketing da Marcopolo. “Há muitos anos temos investido em inovações e tecnologias para oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. Este é um dos nossos princípios com a sociedade, o que inclui a contínua renovação de frota com os mais modernos e equipados veículos”, destaca Francisco Ronaldo Albuquerque Lima Filho, da Auto Viação Fortaleza. Os 20 ônibus Torino da Auto Viação Fortaleza têm 12.240 mm de comprimento, chassis Mercedes-Benz OF-1721L e capacidade para transportar 70 passageiros (sentados e em pé), além de um auxiliar. Possuem poltronas do modelo City, sistema de ar-condicionado Valeo CC 356, elevador para total acessibilidade, três portas de acesso, itinerário eletrônico e preparação para sistema de áudio e de monitoramento. Fundada em 1952, a Auto Viação Fortaleza é uma das grandes empresas de transporte urbano de Fortaleza/ CE e conta com uma frota de 176 veículos, com idade média de menos de cinco anos. Atua em 36 linhas na capital cearense, transportando diariamente cerca de 94 mil usuários.

acesse revistainterbuss.com.br

15

interbuss 604


acervo portal interbuss

Tiago Moraes

Igor Drumond Soa

Marcopolo Andare Class Wendling Novembro de 2010

Neobus Spectrum City Riodoce Agosto de 2010

Maicon Igor Barbosa

Lucas Filipe S. Pau

Busscar Urbanuss Pluss Escolar Novembro de 2010

Marcopolo Paradiso G6 1800 São Raphael Novembro de 2010

interbuss 604

16

acesse revistainterbuss.com.br


ares

Adriano Minervino Busscar Vissta Buss HI StyleBus Abril de 2011

ula

Rafael Nunes Pereira

0DD

Marcopolo Viaggio G7 Atual Setembro de 2010 acesse revistainterbuss.com.br

17

interbuss 604


rede social

Marco Garcia

Kelvin Caovila

Caio Apache Vip Campo Grande @fb.com/groups/ocdholding

Comil Campione Santa Cruz @fb.com/groups/ocdholding

Marcos Pedrazzi

Marco Garcia

Marcopolo Viale BRS Araçatuba @fb.com/groups/ocdholding

Neobus Mega Pavunense @fb.com/groups/ocdholding

interbuss 604

18

acesse revistainterbuss.com.br


Matheus Souza Busscar Vissta Buss 360 União @fb.com/groups/ocdholding

g

Kelvin Caovila Busscar El Buss 320 SulMinas @fb.com/groups/ocdholding

g acesse revistainterbuss.com.br

19

interbuss 604


deu na imprensa

da Automotive Business automotivebusiness.com.br

FORD VAI DEMITIR MILHARES PARA FABRICAR CARROS ELÉTRICOS Objetivo será fazer caixa para poder iniciar montagem dos novos carros

interbuss 604

20

acesse revistainterbuss.com.br


A

marca do oval vai cortar na carne para assegurar seu plano de eletrificação a longo prazo. Quer dizer, vai cortar a carne dos outros. A Ford planeja demitir 8 mil funcionários para poder financiar seus próximos carros elétricos. As informações são da agência de notícias Bloomberg. Segundo a publicação, a demissão em massa se concentraria na Ford Blue, a divisão recém-criada para desenvolvimento de motores a combustão tradicionais. Além disso, boa parte das dispensas ocorreria nos EUA, onde a montadora reúne 31 mil colaboradores. Ford vai demitir para fazer caixa A Ford tem planos de demitir essa quantidade de funcionários meses depois de iniciar uma reestruturação da empresa. Em março, a montadora criou duas divisões distintas: a Ford Blue, para veículos a combustão, e a Model E, para carros elétricos e eletrificados. Na ocasião, a marca também revelou a meta de cortar US$ 3 bilhões em custos até 2026. A redução nas despesas seria uma forma de tornar a Ford Blue a divisão mais rentável do grupo. O objetivo é aumentar os gastos com EVs para US$ 50 bilhões e construir dois milhões de carros 100% elétricos até 2026 - no ano passado, a montadora havia estabelecido investimento de US$ 30 bilhões em eletrificação até 2025. “Como parte disso, estabelecemos metas claras para reduzir nossa estrutura de custos para garantir que sejamos enxutos e totalmente competitivos com os melhores do setor”, disse o CCO da Ford, Mark Truby, em comunicado à Bloomberg, sem dar detalhes sobre os possíveis cortes. Vendas de carros elétricos da Ford A Ford quer ser a segunda maior montadora de elétricos do mundo. As apostas começam pelo mercado norte-americano, onde a empresa dobrou, em janeiro, a produção da picapona elétrica F-150 Lightning, com metas de vender 150 mil unidades do modelo este ano. Em 2012, a marca negociou apenas 27.140 EVs nos EUA. Esta não será a primeira demissão em massa recente na história da Ford. Há pouco mais de um ano, a empresa encerrou suas atividades industriais no Brasil, com a demissão de 5 mil funcionários em janeiro de 2021. acesse revistainterbuss.com.br

21

interbuss 604


viagens & memória por marisa v. n. cruz

Viação Santista – uma empresa que existiu até os anos 70 Em 1967, surgiu em São Vicente, no litoral de São Paulo, a Viação Santista. Este nome surgiu a partir de uma cisão da Viação Santos-São Vicente, passando a ser Sociedade Anônima em 10 de julho daquele mesmo ano, voltando a ser limitada em 15 de maio de 1975.

mesma finalidade e região, passou então a ser incorporada à Viação Santos – São Vicente Litoral, por serem dos mesmos proprietários. E ainda naquele ano, tiveram sua pintura trocada pela clássica branca com faixa azul.

Mas voltando à década de 1920, pesquisando em bibliotecas digitais, coincidentemente havia uma outra viação, intitulada Sociedade Auto Viação Santista, de Bren, Rogman e Comp., publicada sua falência em 16 de março de 1926 no Diário Oficial do Estado de São Paulo. E uma outra Viação Santista foi fundada em 21 de agosto de 1934, e encerrada em 31 de agosto de 1944.

Naquela época, além da Caio, seus proprietários tinham a Viação Guarujá, Translitoral, Viação Praia Grande e Viação Santos-Cubatão, além da rodoviária Única, que fazia a linha São Paulo – Rio de Janeiro e vendida para Itapemirim em 1980, e uma concessionária de veículos no litoral. A frota da Viação Santista era composta totalmente de veículos encarroçados pela Caio, passando por Jaraguá, Bela Vista e Gabriela I, já que a encarroçadora pertenciam aos mesmos proprietários. Uma pena que há pouquíssimas fotos da frota dessa empresa, e em relatos, somente em acervos de jornais da região.

A Viação Santista, entre os anos de 1967 e 1978, faziam as linhas intermunicipais 3, 5, 7 e 8, ligando São Vicente a Santos, em linhas circulares. Antes já operou as intermunicipais 2 e 24. Seu diretor na época era Raimundo de Lucca Filho e sua sede ficava na Avenida Augusto Severo, 661, em São Vicente - no mesmo lugar da Auto Viação Santos-São Vicente. Na primeira metade de 1978, talvez por não ter nenhum sentido manter mais de uma empresa com a interbuss 604

22

A Viação Santos-São Vicente surgiu em 1956 quando era do grupo da Expresso Brasileiro. No início dos anos 1960, esta empresa foi vendida para o grupo da encarroçadora Caio, formando assim o “Grupo Viação”. Foi vendida em 1993 para o Grupo Constantino. acesse revistainterbuss.com.br


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 12 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 600 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.