Revista InterBuss | Edição 603 | 17.07.2022

Page 1

17 DE JULHO DE 2022 • ANO 13 • NÚMERO 603

HIGER NO CEARÁ

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

A HISTÓRIA DA VIAÇÃO SANTISTA Confira na coluna da Marisa Vanessa

SEGUE RENOVAÇÃO NA PENDOTIBA

NOVOS CAIO

Unidades vão operar no corredor de ônibus da cidade de Niterói, Estado do RJ


SEJAM BEM

b

MOBILIDADE •

SÃO 12 ANOS D MUITA INFORMA

UMA REVISTA DE Q MAIS CONTEÚDO VOCÊ QUER! B


M-VINDOS À

buss

• TRANSPORTE

DE INTERBUSS, AÇÃO PRA VOCÊ!

QUALIDADE, COM O E DO JEITO QUE BOA LEITURA!


o que tem na edição 603 06 editorial

Os 12 anos de história da Revista InterBuss

07 a imagem da semana

Acidente com ônibus urbano de Belo Horizonte

08 a grande matéria

Caio entrega lote de ônibus para Pendotiba

12 pôster

Caio Apache Vip, por Adriano Minervino

14 mobilidade no brasil

Princesa do Inhamus renova com Busscar

16 acervo portal interbuss

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos

18 rede social

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

20 deu na imprensa

As novidades publicadas na imprensa especializada

22 viagens & memória

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

Foto da capa: Divulgação Caio Induscar

EXPEDIENTE

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda. ARTE E DIAGRAMAÇÃO InterBuss Comunicação SOBRE A REVISTA INTERBUSS A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo. Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido. PARA ANUNCIAR Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal. CONTATO A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

/onibusdecampinas

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@portalinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido possível. A EQUIPE INTERBUSS A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe. Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.


buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

17 de julho de 2022

08 Pendotiba renova com Caio Millennium

14 Princesa do Inhamus vai de Busscar


editorial

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credibilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso. E tudo começou muito tempo antes, pelo menos uma década, quando a internet ainda estava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes sobre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público. O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas fotos. Passado mais um tempo, o formato de publicação de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual. Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibilidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade junto à população.

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Mais tarde o site passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.


a imagem da semana

do De Fato defatoonline.com.br

Belo Horizonte Quarta-feira, 13 de Julho de 2022 Um ônibus atingiu uma casa na rua Bom Jesus da Penha, bairro Santa Terezinha, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. O acidente foi no início da manhã desta quarta-feira (13) e o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o motorista do coletivo. Duas equipes dos bombeiros estiveram no local para socorrer o motorista do ônibus que estava preso às ferragens. Assim que o motorista foi retirado, ele foi repassado aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o conduziu ao hospital. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém da residência ficou ferido no acidente. Os bombeiros constaram o risco de colapso na estrutura e acionaram a Defesa Civil para que o órgão verificasse a situação.


a grande matéria

da Caio Induscar | caio.com.br

PENDOTIBA RENOVA FROTA COM MAIS CAIO MILLENNIUM PARA CORREDOR Frota da empresa já é composta por 100% de carrocerias da empresa paulista

interbuss 603

8

acesse revistainterbuss.com.br


A

Viação Pendotiba, que possui frota 100% marca Caio, realizou mais uma grande aquisição que beneficia a população de Niterói, RJ. A empresa, que foi umas das primeiras a obter a nova geração do Apache

acesse revistainterbuss.com.br

9

interbuss 603


a grande matéria

Todos os coletivos vendidos são equipados com Multiplex

interbuss 603

10

acesse revistainterbuss.com.br


Vip, ônibus urbano de motor dianteiro reestilizado no segundo semestre de 2021, agora consuma a compra de 10 unidades do Millennium, ônibus urbano de motor traseiro, ideal para rodar em grandes cidades e corredores de ônibus. Os veículos entram em operação no corredor viário BHS (Bus of High Level of Service), que possui 9,3 quilômetros de extensão e circula por 12 bairros da Região Oceânica da cidade de Niterói. Sobre o Millennium O Millennium, na versão piso baixo, tem 13.379 mm de comprimento e portas dos dois lados no nível da calçada, facilitando o embarque e desembarque dos passageiros. Essa configuração permite que os ônibus possam transitar tanto no corredor TransOceânico, como em vias normais, usando as portas à esquerda (padrão do corredor viário) e à direita da carroceria, respectivamente. Também dispõe de entradas USB para recarga de dispositivos móveis em pontos distribuídos por todo o salão interno. As unidades produzidas para o cliente contam com itens que conferem conforto aos passageiros, como poltronas totalmente estofadas e ergonômicas, ar condicionado e vidros com bloqueio aos efeitos solares. A acessibilidade é garantida por rampas de acesso, proporcionando segurança para pessoas com necessidades especiais, além de assentos preferenciais e box para cadeirante ou pessoa com apoio de cão-guia. Todos os ônibus possuem kit de proteção contra vírus e bactérias nos espaços dos motoristas e cobradores, com componentes de fácil limpeza e manutenção. Os itens fazem parte do conjunto de soluções Caio Protect, lançado em 2020 pela marca para manter a biossegurança do modal. Para otimizar a operação, os veículos são equipados com sistema multiplex, preparação para sistema de rádio, microcâmeras instaladas nas partes interna e externa do ônibus e monitor no cockpit do motorista, que permite visualizar as imagens captadas. A planta de pintura segue a identidade visual em tons de verde claro, característica do Consórcio TransOceânico, do qual a Pendotiba faz parte. Outras informações sobre a marca Caio podem também ser obtidas no site: http://www.caio.com.br, nas redes sociais @caioinduscaroficial e no LinkedIn Caio Induscar Oficial. acesse revistainterbuss.com.br

11

interbuss 603


interbuss MOBILIDADE • TRANSPORTE

ADRIANO MINERVINO

Auto Viação Jabour



mobilidade no brasil

da Busscar | busscar.com.br

PRINCESA DO INHAMUS RENOVA FROTA COM BUSSCAR Empresa nordestina já recebeu suas quatro unidades

interbuss 603

14

acesse revistainterbuss.com.br


A

elegância e a sofisticação do Vissta Buss 360 chegaram ao nordeste brasileiro, desta vez, pela Viação Princesa dos Inhamuns, de Fortaleza, Ceará. Os quatro veículos, com chassi Mercedes-Benz, foram entregues no início de julho à empresa. O Vissta Buss 360, modelo escolhido para agregar a frota que atende mais de 50 municípios da região, é equipado com sanitário, ar-condicionado, geladeira e entrada USB individual em cada uma das poltronas. São 42 lugares class leito turismo, que permitem o encaixe anatômico de costas e pernas, trazendo bem estar e relaxamento em viagens de médias e longas distâncias. Além de todo conforto e comodidade, o veículo se destaca pela suavidade nas formas e seus faróis e lanternas que são marca registrada da Busscar. Um monitor 7” na cabine e uma microcâmera para marcha à ré também foram instalados, assim como elevador, itinerário eletrônico e preparação para futura instalação de DVR com quatro câmeras. Este é o segundo modelo Busscar que a empresa tem em sua frota, o primeiro foi o Vissta Buss DD. Para Paulo Corso, diretor comercial, essa aquisição só mostra o quanto as carrocerias da marca agregam à frota. “Agora, os clientes da Viação Princesa, também podem usufruir do conforto ímpar do Vissta Buss 360”.

acesse revistainterbuss.com.br

15

interbuss 603


acervo portal interbuss

Adriano Minervino

Thiago Sione Silva

Marcopolo Torino Vera Cruz Abril de 2011

Marcopolo Senior Midi Cidade Canção Abril de 2011

Anderson Ribeiro

Aislan Nascimento

CMA Flecha Azul Cometa Janeiro de 2007

Mascarello Gran Via Pevê-Tur Abril de 2011

interbuss 603

16

acesse revistainterbuss.com.br


a (In Memorian)

Diego Almeida Marcopolo Paradiso G6 1200 Itapemirim Abril de 2011

o

Thiago Bonome Marcopolo Paradiso GV 1800DD Rápido Sumaré Janeiro de 2004 acesse revistainterbuss.com.br

17

interbuss 603


rede social

Kelvin Caovila

Rafael Pavan

Caio Apache Vip Autotrans @fb.com/groups/ocdholding

Comil Svelto Benfica BBTT @fb.com/groups/ocdholding

Kelvin Caovila

Kelvin Caovila

Marcopolo Paradiso G7 1800DD Catedral @fb.com/groups/ocdholding

Marcopolo Paradiso G7 1600 Intersul @fb.com/groups/ocdholding

interbuss 603

18

acesse revistainterbuss.com.br


Mateus C. Barbosa Marcopolo Paradiso G7 1800DD Adamantina @fb.com/groups/ocdholding

g

Kelvin Caovila Caio Amélia Alterosa @fb.com/groups/ocdholding

0LD

g acesse revistainterbuss.com.br

19

interbuss 603


deu na imprensa

da Automotive Business automotivebusiness.com.br

CEARÁ TERÁ SEGUNDA FÁBRICA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS DO BRASIL Higer assinou memorando de intenções com o governo local

interbuss 603

20

acesse revistainterbuss.com.br


O

Brasil ganhará mais uma fábrica de ônibus elétricos.

A TEVX Higer assinou, nesta quinta-feira, 14, memorando de intenções com o governo do Estado do Ceará para instalação de uma unidade da empresa. A linha será erguida no polo de Pecém, na região metropolitana de Fortaleza, com início da produção previsto para 2024. O documento foi assinado no Palácio da Abolição, sede do governo cearense, pela governadora Izolda Cela, o diretor da TEVX Higer, Alexandre Colonese, e o diretor da Higer Bus para América Latina, Marcelo Barella. Ônibus elétricos feitos no Ceará específicos para o Brasil Na fábrica do Ceará serão feitos dois modelos de ônibus elétricos: o urbano Azurea 12BR e o de fretamento FE10BR. Segundo a TEVX Higer, ambos foram desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro. “A meta é ter a fábrica produzindo já em 2024. Antes disso, já começamos a importação dos veículos e geração de empregos, com o treinamento e formação de profissionais especializados em veículos elétricos para atuar junto aos clientes”, disse Colonese. A produção de outros veículos elétricos na unidade cearense não está descartada. No comunicado, a empresa diz que a fábrica será responsável pela produção de ônibus zero combustão em “um primeiro momento”. Fusão de duas empresas A fábrica do Ceará será a primeira linha de montagem da marca chinesa na América Latina. Fruto de uma parceria entre a TEVX Motors e a Higer Bus, a fabricante atua em mais de 100 cidades pelo mundo, com ônibus elétricos e veículos a hidrogênio. “Queremos acelerar a eletromobilidade no Brasil e utilizaremos nossos parceiros globais, já instalados no país, gerando empregos e tornando o país um hub de inovação nesse mercado”, prometeu Barella. Segunda no Brasil A primeira fábrica de ônibus elétricos do país é da BYD, instalada em Campinas. acesse revistainterbuss.com.br

21

interbuss 603


viagens & memória por marisa v. n. cruz

Viação Santista – uma empresa que existiu até os anos 70 Em 1967, surgiu em São Vicente, no litoral de São Paulo, a Viação Santista. Este nome surgiu a partir de uma cisão da Viação Santos-São Vicente, passando a ser Sociedade Anônima em 10 de julho daquele mesmo ano, voltando a ser limitada em 15 de maio de 1975.

mesma finalidade e região, passou então a ser incorporada à Viação Santos – São Vicente Litoral, por serem dos mesmos proprietários. E ainda naquele ano, tiveram sua pintura trocada pela clássica branca com faixa azul.

Mas voltando à década de 1920, pesquisando em bibliotecas digitais, coincidentemente havia uma outra viação, intitulada Sociedade Auto Viação Santista, de Bren, Rogman e Comp., publicada sua falência em 16 de março de 1926 no Diário Oficial do Estado de São Paulo. E uma outra Viação Santista foi fundada em 21 de agosto de 1934, e encerrada em 31 de agosto de 1944.

Naquela época, além da Caio, seus proprietários tinham a Viação Guarujá, Translitoral, Viação Praia Grande e Viação Santos-Cubatão, além da rodoviária Única, que fazia a linha São Paulo – Rio de Janeiro e vendida para Itapemirim em 1980, e uma concessionária de veículos no litoral. A frota da Viação Santista era composta totalmente de veículos encarroçados pela Caio, passando por Jaraguá, Bela Vista e Gabriela I, já que a encarroçadora pertenciam aos mesmos proprietários. Uma pena que há pouquíssimas fotos da frota dessa empresa, e em relatos, somente em acervos de jornais da região.

A Viação Santista, entre os anos de 1967 e 1978, faziam as linhas intermunicipais 3, 5, 7 e 8, ligando São Vicente a Santos, em linhas circulares. Antes já operou as intermunicipais 2 e 24. Seu diretor na época era Raimundo de Lucca Filho e sua sede ficava na Avenida Augusto Severo, 661, em São Vicente - no mesmo lugar da Auto Viação Santos-São Vicente. Na primeira metade de 1978, talvez por não ter nenhum sentido manter mais de uma empresa com a interbuss 603

22

A Viação Santos-São Vicente surgiu em 1956 quando era do grupo da Expresso Brasileiro. No início dos anos 1960, esta empresa foi vendida para o grupo da encarroçadora Caio, formando assim o “Grupo Viação”. Foi vendida em 1993 para o Grupo Constantino. acesse revistainterbuss.com.br


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 12 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 600 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.