Revista InterBuss | Edição 542 | 02.05.2021

Page 1

2 DE MAIO DE 2021 • ANO 11 • NÚMERO 542

CHEGA A SPRINTER TRUCK

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

A DESPEDIDA DO MAIOR NOME DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL

KAIO, GRATIDÃO POR TUDO


SEJAM BEM

b

MOBILIDADE •

SÃO 10 ANOS D MUITA INFORMA

UMA REVISTA DE Q MAIS CONTEÚDO VOCÊ QUER! B


M-VINDOS À

buss

• TRANSPORTE

DE INTERBUSS, AÇÃO PRA VOCÊ!

QUALIDADE, COM O E DO JEITO QUE BOA LEITURA!


o que tem na edição 542 06 editorial

A falta de debate sobre políticas públicas de transporte urbano no Brasil

07 a imagem da semana

Acidente envolve ônibus na cidade de Salvador

08 a grande matéria

Kaio Castro morre e deixa enorme legado na história dos transportes

14 mobilidade no brasil

Mercedes-Benz lança a Sprinter Truck

16 pôster

Caio Apache Vip, por Tiago de Grande

18 deu na imprensa

As novidades publicadas na imprensa especializada

22 acervo portal interbuss

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 10 anos

26 rede social

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

28 mobilidade no mundo

Novo Civic já é vendido nos Estados Unidos

30 viagens & memória

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

EXPEDIENTE

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda. ARTE E DIAGRAMAÇÃO InterBuss Comunicação SOBRE A REVISTA INTERBUSS A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo. Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido. PARA ANUNCIAR Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal. CONTATO A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

/onibusdecampinas

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@portalinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido possível. A EQUIPE INTERBUSS A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe. Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.


buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

2 de maio de 2021

08 Kaio Castro, da VVR, morre aos 68

14 Mercedes-Benz lança a Sprinter Truck


editorial

A FALTA DE DEBATE DO ASSUNTO TRANSPORTE A imprensa brasileira não ajuda em nada o debate sobre qualquer assunto relacionado ao transporte coletivo, tanto urbano quando o rodoviário. O mesmo vale para a imprensa especializada, que mesmo com conhecimento de causa, gosta de dramatizar a situação com o objetivo de obter mais cliques em suas notícias. O problema maior é que tudo não leva a nada. As notícias que aparecem sobre a retirada do benefício do transporte gratuito em São Paulo para pessoas com idade entre 60 e 64 anos de idade são carregadas de emoção e sem nenhuma discussão. Os benefícios, quando concedidos no Brasil, infelizmente acabam se perpetuando pois nenhum político tem a coragem de fazer devidas correções quando são necessárias com medo de perder capital junto aos seus eleitores, e a imprensa, sempre em busca de maior audiência, dramatiza a situação sempre da forma mais ridícula. No final do ano passado o governador de São Paulo, João Doria, juntamente com o prefeito paulistano, Bruno Covas, anunciaram em conjunto que iam fazer a retirada do benefício da gratuidade para pessoas que têm entre 60 e 64 anos de idade. Todo mundo sabe que a gratuidade a idosos no transporte coletivo urbano e metropolitano ou semi-urbano é garantida por uma lei federal. Todos que têm mais de 65 anos podem andar gratuitamente e a tarifa dessas pessoas são custeadas pelas prefeituras ou governos estaduais, já que as empresas de ônibus não são instituições filantrópicas e têm custos. Mas infelizmente na maioria dos casos as tarifas dos idosos são rateadas entre os demais passage-

iros, fazendo com que o preço da passagem fica ainda mais cara do que já é. Em São Paulo havia uma pequena extensão desse benefício, sendo concedido para pessoas entre 60 e 64 anos, com subsídios pagos pelo Estado e pela prefeitura paulistana, porém agora o mesmo foi retirado e esse dinheiro será destinado para outras ações dos dois governos. A imprensa, como sempre, fez um escândalo e em nenhum momento debateu o assunto. Nos jornais de algumas emissoras a lamentação chegou a ser patética. Em um deles, o governo chegou a ser chamado de “insensível” por ter retirada a gratuidade dessa faixa etária. Será que é tão difícil saber que isso há um custo para toda a sociedade, que em qualquer gratuidade sempre há alguém pagando? A falta de caráter é tão grande que mostra idosos reclamando que precisarão pagar tarifa para irem trabalhar. A emissora esquece que o fornecimento do vale-transporte por parte do empregador é obrigatório? No caso da cidade de São Paulo, as empresas de ônibus recebem subsídios bilionários da prefeitura para a manutenção do serviço em operação com uma melhor qualidade, haja vista a quantidade crescente de coletivos equipados com ar condicionado e articulados circulando praticamente em todas as linhas. Com a retirada do benefício aos idosos da faixa etária supracitada, haverá uma economia de cerca de 5% nesses repasses. Pode parecer pouco, mas 5% de 2 bilhões de reais anuais são 100 milhões de reais, dinheiro que pode ser direcionado para outras ações. O debate é importante, mas ninguém quer colocar o dedo na ferida, já que dramatizar atrai mais audiência.


a imagem da semana

do BNews bnews.com.br

Salvador Sexta-feira, 30 de Abril de 2021 Um ônibus coletivo invadiu a calçada na Avenida Otávio Mangabeira, no Jardim dos Namorados, em Salvador. O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira (30). O veículo urbano transportava cerca de 15 pessoas e nenhuma delas chegou a ficou ferida. O motorista explicou ao site BNews que um carro de pequeno porte encostou na esquerda do ônibus. Para evitar uma colisão, o motorista precisou desviar o veículo para o acostamento, causando o incidente. O trânsito na região não foi afetado e a Transalvador, responsável pelo transporte coletivo urbano na capital baiana, foi até o local.


a grande matéria

da Redação revistainterbuss.com.br

A MEMÓRIA DOS TRANSPORTES NO BRASIL PERDE SEU MAIOR ÍCONE Kaio Castro, fundador do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, morre após complicações da Covid

interbuss 542

8

acesse revistainterbuss.com.br


A história do transporte de passageiros no Brasil registrou uma enorme perda nesta última semana. Faleceu aos 68 anos de idade Kaio Castro, fundador do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro.

acesse revistainterbuss.com.br

9

interbuss 542


a grande matéria

Kaio, sempre muito querido, na VVR de 2014 no Memorial da América Latina

interbuss 542

10

acesse revistainterbuss.com.br


Kaio estava lutando contra um câncer reincidente e acabou se infectando com o novo coronavirus durante um tratamento. Ele aguardava por um transplante. Ele ficou duas semanas internado em um hospital de São José dos Campos. O sepultamento aconteceu na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. A perda para a memória do transporte no Brasil é inestimável. Kaio também foi o criador da famosa exposição VVR - Viver, Ver e Rever, que aconteceu durante vários anos no Memorial da América Latina em São Paulo. Foi por meio de Kaio que a preservação da história do transporte no país ganhou grande projeção. Vários outros eventos similares à VVR aconteceram em diversas cidades. Na área de transportes, Kaio iniciou sua carreira no final dos anos 80, quando trabalhava para a empresa Expresso Redenção. Em 2003 realizou no pátio da empresa a primeira VVR. Desde então, a preservação da memória do transporte brasileiro passou a ganhar grande relevância e diversas moções em órgãos públicos. Além disso, Kaio também era um grande admirador de obras de arte. Pessoa extremamente culta, gentil e muito agradável, Kaio foi uma ponte para que vários veículos que iriam para a sucata fossem devidamente restaurados e preservados pelas suas empresas de origem. No Brasil, o transporte coletivo desde sempre é visto como algo “de pobre” e por isso sua história, que faz parte da vida de muita gente, acaba ficando de lado. O país tem poucos museus e eventos dedicados à preservação da história desse setor, e Kaio foi peça fundamental para mudar isso. A exposição VVR, que foi patrocinada pela MercedesBenz, montadora que reconheceu a importância da preservação da história do transporte no país, chegou a ser colocada no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. Sempre presente em eventos do setor, Kaio foi um lutador e deixará muitas saudades. Agora, cabe aos seus seguidores darem continuidade ao seu excelente trabalho frente ao setor de transportes, área em que era muito respeitado por todos os empresários, assim como Hélio Oliveira, falecido no final do ano passado. É necessário que esse formidável trabalho de Kaio continue, pois a história faz parte da vida e do crescimento de uma sociedade. Obrigado por tudo, Kaio. acesse revistainterbuss.com.br

11

interbuss 542


a grande matéria A área da montagem em Resende

A MOBILIDADE DEVE SER PARA TODOS.

interbuss 540-541

12

acesse revistainterbuss.com.br


buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE acesse revistainterbuss.com.br

13

interbuss 540-541


mobilidade no brasil

da Mercedes-Benz mercedesbenz.com.br

MERCEDES-BENZ LANÇA A SPRINTER TRUCK E SE REPOSICIONA Modelo chega ao mercado com vários diferenciais

interbuss 542

14

acesse revistainterbuss.com.br


A

Mercedes-Benz Vans divulga que os modelos de Sprinter da categoria Chassi passam a ser denominados como Sprinter Truck. A campanha publicitária, “Sprinter Truck. Tão forte que cada um vai chamar do seu jeito”, reforça o novo posicionamento do produto para a categoria de caminhões de 3,5 a 5 toneladas em diversos canais como as redes sociais da marca, rádio e revistas do segmento. Além disso, a nova denominação também estará estampada nos veículos por meio de um adesivo especialmente criado para identificar o novo posicionamento. “Os clientes da Sprinter Chassi já chamavam o produto de caminhão e nós, como marca, para evidenciar ainda mais os aspectos de resistência que sempre estiveram presentes no produto, posicionamos o veículo como Sprinter Truck para mostrar que oferecemos a melhor opção para o transporte de carga entre 3,5 e 5 toneladas”, comenta Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. A estrutura do Sprinter Truck se destaca pela sua versatilidade em se adaptar facilmente a diversos tipos de implementos como carga seca, baú, refrigerado, motorhome e foodtruck. Além disso, o modelo apresenta diferentes opções de tonelagem e distâncias de entre-eixos, oferecendo a maior capacidade de carga útil da categoria, chegando a 1.620 kg na versão Street (3,5 ton) e 2.220 kg na linha de 4 toneladas. O caminhão robusto garante mais estabilidade e conforto ao motorista para logísticas ágeis dentro dos centros urbanos ou até mesmo em longos percursos. A segurança e tecnologia com interatividade são outros diferenciais. O Sprinter Truck traz exclusividades Mercedes-Benz como o assistente ativo de frenagem (ABA), que detecta obstáculos a frente, alerta o motorista e até inicia a frenagem de forma autônoma, caso o motorista não atue. O veículo conta também com o sistema ESP adaptativo, o mais completo da categoria, que garante maior estabilidade e evita possíveis tombamentos do veículo em manobras bruscas. Outro item exclusivo da marca no segmento é a direção elétrica que oferece mais conforto e facilidade para manobrar em qualquer lugar. O sistema multimídia MBUX com espelhamento de smartphone, piloto automático e volante multifuncional trazem ainda mais praticidade e comodidade. Os veículos já estão disponíveis na ampla rede de concessionários Mercedes-Benz de Veículos Comerciais e os clientes e fãs da marca poderão conferir mais detalhes sobre o novo posicionamento a partir de maio no Facebook, Instagram @mbvansbr, Youtube e uma página exclusiva do produto. acesse revistainterbuss.com.br

15

interbuss 542


interbuss MOBILIDADE • TRANSPORTE

TIAGO DE GRANDE

E.T.T.Carapicuíba



deu na imprensa

do Automotive Business automotivebusiness.com.br

VENDA MUNDIAL DE CARROS ELÉTRICOS TEM GRANDE AUMENTO Mesmo assim, ainda falta incentivo de governos

interbuss 542

18

acesse revistainterbuss.com.br


A

venda global de veículos elétricos subiu 140% no primeiro trimestre de 2021,para 1,1 milhão de unidades. China, Europa e Estados Unidos puxaram a alta, segundo novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA). Apesar do crescimento, falta apoio dos governos para expandir as estações de recarga para estes veículos e proibir modelos movidos a combustíveis fósseis, diz a agência. Os bons números seguem a tendência dos últimos anos. Em 2020, enquanto a pandemia reduziu as vendas globais de automóveis em 16%, as de elétricos saltaram 41%, cerca de 3 milhões de veículos, aponta o documento. Na Europa e na China, o crescimento foi impulsionado pelo endurecimento dos padrões de emissões de CO2 e subsídios governamentais. No entanto, a expansão da venda de elétricos poderia ser maior e mais rápida se os governos adotassem medidas de incentivo à tecnologia, como mais investimento em estações de carga, padrões de economia de combustível, enrijecimento das metas de emissão de CO2. No ano passado, globalmente, os consumidores gastaram US$ 120 bilhões em veículos elétricos, enquanto os governos desembolsaram US$ 13 bilhões em subsídios, o equivalente a cerca de 10% dos gastos totais. O relatório da agência projeta que, com base nas tendências e políticas atuais, o mundo somará 145 milhões de veículos elétricos em circulação até 2030. No entanto, a frota global pode chegar a 230 milhões se os órgãos públicos acelerarem seus esforços para alcançar os objetivos internacionais de clima e a energia. “Os governos devem agora estar fazendo o trabalho básico essencial para acelerar a adoção de veículos elétricos, usando pacotes de recuperação econômica para investir na fabricação de baterias e no desenvolvimento de uma infraestrutura de recarga ampla e confiável”, afirmou o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, em nota. No Brasil a situação dos carros elétricos não é muito diferente. Falta incentivo para que mais pessoas possam fazer a aquisição desse tipo de veículo, até por conta de interesses de empresas petrolíferas, sobretudo as estatais latinas. acesse revistainterbuss.com.br

19

interbuss 542


deu na imprensa

do Automotive Business automotivebusiness.com.br

CUMMINS FAZ PARCERIA PARA CAMINHÃO AUTÔNOMO A GÁS Produto deve chegar ao mercado ainda no ano que vem

interbuss 542

20

acesse revistainterbuss.com.br


A

fabricante de motores Cummins e a empresa de tecnologia Plus (antiga Plus.ai) acabaram de fechar uma parceria para desenvolver os primeiros caminhões autônomos (supervisionados pelo motorista) movidos a gás natural do Brasil, segundo comunicado oficial divulgado na quinta-feira, dia 29. O planejamento é que a nova tecnologia já esteja operacional no ano que vem. A Cummins vai fornecer os motores a gás natural Near Zero, que produzem 90% menos emissões de NOx do que o exigido no atual padrão norte-americano da Agência de Proteção Ambiental (EPA). Já a Plus vai entrar com seu sistema de direção autônomo para caminhões, o Plus Drive, já testado em outros mercados e que deve entrar na fase de produção em massa neste segundo semestre nos EUA, China, Europa e outras partes da Ásia. Um dos direcionamentos do projeto, além de permitir o uso autônomo do caminhão, é obter um baixo nível de emissões e de consumo de combustível, já que a programação do sistema busca garantir que a condição de trabalho seja a mais próxima da eficiência total do conjunto mecânico. “Integrar os motores movidos a gás natural de última geração da Cummins aos caminhões autônomos supervisionados líderes do setor permite um novo tipo de solução de transporte e oferece aos clientes opções ainda maiores para cumprir suas metas de emissões”. A declaração foi de J. Michael Taylor, gerente geral de integração global de powertrain da Cummins Inc. “O transporte sustentável é bom para os negócios e para a humanidade. Esta é uma colaboração extraordinária que reúne duas excelentes equipes de engenharia para criar uma solução inovadora e pronta para a produção que terá um enorme impacto comercial e ambiental. ” A afirmação acima é de Shawn Kerrigan, COO e cofundador da Plus. No mundo vários caminhões do mesmo tipo estão surgindo como grandes alternativas. O problema maior ainda continua sendo o alto custo, mas as empresas buscam novas soluções. A falta de incentivos para esse tipo de tecnologia, mesmo sendo menos poluentes, continua sendo um grande obstáculo. O ano de 2022 deverá ter um grande número de empresas já fabricando tecnologias similares para o mercado comercial. acesse revistainterbuss.com.br

21

interbuss 542


acervo portal interbuss

Adriano Minervino

Anderson Ribeiro

Busscar Jum Buss 360 Gontijo Novembro de 2010

Marcopolo Paradiso G7 1200 Viação Cometa Novembro de 2010

Bruno Freitas

Caio Henrique

Comil Campione Itaúna Novembro de 2010

Caio Apache Vip e Marcopolo Del Rey e Penha Setembro de 2010

interbuss 542

22

acesse revistainterbuss.com.br


Cássio Moutinho

o

Marcopolo Paradiso G7 1200 Itamarati Setembro de 2010

0

Fábio Araujo Pinto

o Paradiso G6 1800DD

acesse revistainterbuss.com.br

Marcopolo Paradiso G7 1200 Viação Coimbra Novembro de 2010 23

interbuss 542


acervo portal interbuss

José Antonio Gama

Jorge Ciqueira

Marcopolo Paradiso GV 1450LD Transporte Rodrigues Novembro de 2010

Caio Foz Escolar Outubro de 2010

Thiago Bonome

Wesley Araujo

Mascarello Roma Solazer Novembro de 2010

Neobus Spectrum City Redentor Outubro de 2010

interbuss 542

24

acesse revistainterbuss.com.br


Cesar Castro Marcopolo Paradiso G7 1200 Eucatur Fevereiro de 2011

Diego Leão Marcopolo Torino Princesa do Norte Fevereiro de 2011 acesse revistainterbuss.com.br

25

interbuss 542


rede social

Kelvin Caovila

Wladimir Livrame

Marcopolo Viale Leme @fb.com/groups/ocdholding

Marcopolo Paradiso GV 1150 Rodritur @fb.com/groups/ocdholding

Marcos Pedrazzi

Pedro Vinicius

Marcopolo Paradiso GV 1150 Eucatur @fb.com/groups/ocdholding

Caio Apache Vip Evanil @fb.com/groups/ocdholding

interbuss 542

26

acesse revistainterbuss.com.br


ento

Rodrigo Gomes Marcopolo Viale BRT Jabour @fb.com/groups/ocdholding

0

g

Roger Custódio Caio Foz Super Aparecida @fb.com/groups/ocdholding

g acesse revistainterbuss.com.br

27

interbuss 542


mobilidade no mundo

do Automotive Business automotivebusiness.com.br

NOVO HONDA CIVIC JÁ COMEÇOU A SER VENDIDO NOS ESTADOS UNIDOS Modelo teve mudanças discretas e vem com airbag revolucionário

interbuss 542

28

acesse revistainterbuss.com.br


A

11ª geração do Honda Civic acabou de ser lançada nos Estados Unidos e segue aquele padrão recente para o sedã, que alterna o design mais conservador nas gerações ímpares com um visual ousado nas pares. A linha 2022 faz sua estreia mundial revelando um desenho mais comportado. Assim, a carroceria do Civic 11 traz menos vincos e os elementos como faróis e lanternas seguem estilo mais tradicional. Olhando a traseira, por exemplo, é praticamente impossível não lembrar do Volkswagen Jetta. O Civic norte-americano possui motorizações semelhantes às da 10ª geração vendida no Brasil, só que um pouco mais potentes. Configurações de entrada saem de fábrica com um 2.0 aspirado de 4 cilindros que gera 160 cv e 19,1 kgfm. Já as mais completas e caras são equipadas com o 1.5 turbo, também de 4 cilindros. Esse motor ganhou comando de válvulas variável no escape, além de um novo turbocompressor. Assim, a potência passou para 182 cv, enquanto o torque é de 24,5 kgfm. O câmbio é automático, do tipo CVT, para as duas motorizações. O interior do Honda Civic 2022 traz grandes mudanças. Uma delas é um estilo mais minimalista, graças a um novo quadro de instrumentos em formato mais convencional. A novidade é que nas versões topo de linha, ele é totalmente digital, e conta com tela de 10,2 polegadas. Nas opções de entrada, a tela é menor, de 7 polegadas. Além disso, o Civic recebeu novas centrais multimídia – com 7 ou 9 polegadas, de acordo com a versão. NOVOS AIRBAGS REVOLUCIONÁRIOS Envolvida no maior recall do mundo, de airbags da Takata, a Honda resolveu trazer para o Civic 2022 um sistema que promete ser revolucionário. Com a intenção de reduzir as lesões cerebrais decorrentes de acidentes de trânsito, a bolsa do lado do motorista agora possui o formato de um donut, enquanto o airbag do passageiro tem abertura em 3 estágios. Segundo a Honda, as novas bolsas foram “projetadas para acomodar e controlar a rotação da cabeça”. Além dos novos airbags, o Civic 11 traz o conhecido pacote de assistências Honda Sensing, que inclui equipamentos oferecidos no Accord vendido aqui no Brasil. A Honda diz que aprimorou o pacote, com a chegada do Traffic Jam Assist, com oito novos sensores. Segundo a empresa, isso permitiu que a tecnologia funcione de forma mais natural, além de ter reações mais rápidas ao usar o controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Nas medidas, o Civic 11 ficou ligeiramente maior. São 4,67 m de comprimento (3 cm extras), 2,74 m de entreeixos (3,5 cm a mais), 1,80 m de largura (mesma largura do modelo anterior) e 1,41 m de altura (2 cm a menos). Porém, o porta-malas encolheu 100 litros, passando para 419 litros. acesse revistainterbuss.com.br

29

interbuss 542


viagens & memória por marisa v. n. cruz

CCTC campineira – 38 anos de operações Após eu escrever a CCTC paulistana dos anos 1990 em uma coluna anterior, eu lembrei que havia outra CCTC, bem mais famosa e tradicional. Operava na cidade de Campinas, e era subsidiária da Viação Cometa. Em 18 de janeiro de 1950, foi constituída uma ata de assembleia geral preliminar, e no dia 23 uma ata definitiva, organizando a Companhia Campineira de Transportes Coletivos, que foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 9 de fevereiro do mesmo ano. Nesta ata, consta que a empresa a ser criada iniciará com 10 veículos, sendo 4 da Viação Cometa, todos modelo Chevrolet, e 6 da Transportes Coletivos Sorocabanos, sendo 5 Chevrolet e um único modelo Ford. Esta CCTC era um dos ícones tradicionais da história urbana brasileira, não somente por pertencer também à Viação Cometa, e sim por ser cliente fiel da Ciferal - o mesmo que encarroçava modelos rodoviários para esse fim, e por atuar em linhas urbanas não só na capital paulista até os anos 1960, como também em Ribeirão Preto também pela Viação Cometa. Enfim, deixou história, por ser a principal viação campineira. Nos anos 1980, aos poucos a Viação Cometa encerra suas operações em todos os sistemas urbanos, dedicando exclusivamente ao setor rodoviário. E a CCTC campineira foi encerrada em maio de 1988. Já as últimas aquisições de veículos foram de chassis Scania, encarroçados pela própria CMA, e segundo entusiastas, possivelmente teve monoblocos O-365 antes do encerramento. Antes, a viação teve em sua frota monoblocos Mercedes-Benz e chassis Scania encarroçados pela Ciferal. E felizmente, há admiradores e colecionadores que guardam não somente a memória e as fotos desses coletivos, e sim ter veículos pintados com as cores da CCTC!! Em tempo: A Companhia Auxiliar de Transportes Coletivos, que operava na Zona Leste de São Paulo até 1984, ao contrário do que dizem em grupos temáticos de transporte nas redes sociais, nunca teve alguma ligação com a Viação Cometa. Era uma empresa completamente independente. interbuss 542

30

acesse revistainterbuss.com.br


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 10 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 500 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.