GESTÃO GLOBAL #6

Page 26

i nd úst r i a nacional

FERESPE NA VANGUARDA DA FUNDIÇÃO DE AÇO

A capacidade de produzir com muito valor acrescentado garante à Ferespe um lugar insubstituível nos mercados interno e externo.

A Ferespe, empresa de fundição de ferro e aço, localizada em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, orgulha-se de estar na linha da frente volvidos 31 anos desde a sua fundação. O início da atividade ficou marcado pela produção de ferros de alta liga, para preencher um nicho de mercado inexistente em Portugal, mas anos depois a empresa passou também a produzir aços de alta, média e baixa liga, bem como aços inos e aços inox super duplex, para a indústria em geral. Foi uma estratégia do fundador da Ferespe que veio motivar ainda mais os 71 colaboradores, entre os quais Acácio Alves e Sandra Coimbra, que se recordam desse momento como se fosse hoje. “O engenheiro Jorge Casais foi um visionário. Sempre defendeu que a empresa devia ser ativa e proativa face ao mercado para estar na vanguarda tecnológica. E nunca colocou entraves à formação profissional dos seus colaboradores”, afirma Acácio Alves, responsável pelo departamento de produção, na empresa há 31 anos. Por seu lado, Sandra Coimbra, responsável pelo departamento de qualidade, na empresa há 20 anos, realça que o fundador da Ferespe “cultivou uma cultura de empresa ao ponto de os colaboradores viverem a empresa e em prol do cliente”.

26

GESTÃO GLOBAL

Fevereiro 2013

Hoje a Ferespe especializou a produção na fundição de aços especiais, posicionando-se num nicho de mercado que se caracteriza por pequenas e médias séries. “A produção de peças unitárias, com uma quantidade extra de requisitos de acompanhamento, análises e ensaios que lhes garante muito valor acrescentado, colocou a empresa numa posição diferenciadora no mercado nacional”, afirma Sandra Coimbra. A produção unitária – para a qual a Ferespe possui um forno de 150 quilos – implica uma estrutura de planeamento em tudo diferente da das grandes séries, com “prazos de entrega exigidos muito curtos, padrões de qualidade muito elevados e o respeito pelo meio ambiente muito importante”, nota. Aposta na moldação manual

A capacidade de venda de peças fundidas é atualmente de 1200 toneladas por ano, 95% das quais se destinam ao mercado externo. As principais indústrias para as quais a Ferespe produz são a petrolífera, a alimentar e a ferroviária. A curto prazo a empresa de fundição prevê entrar também na indústria nuclear para produzir componentes para centros de produção de energia. A Ferespe possui moldação mecânica e moldação manual. De resto, a moldação manual – que permite produzir peças únicas de 500 quilos –, em virtude de


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.